Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Brasil

Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#55665 | MSá | 18 Jan 2004 18:20

Senhoras e senhores,
procuro informações sobre a ascendência de Antônio Leite Pereira e de sua mulher, dona Joanna Campos Sá, que estavam vivos em 1776, no Rio de Janeiro. E ficarei grato se alguém puder me ajudar.
MSá

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#58047 | MSá | 16 Feb 2004 00:14 | In reply to: #55665

Reitero o pedido.
Luiz M Sá

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#58055 | Ricardo de Oliveira | 16 Feb 2004 01:12 | In reply to: #58047

Caro colega

O primeiro passo é verificar no Colégio Brasileiro de Genealogia. Mande uma carta para eles com a sua questão e peça para olharem no imenso fichário de casamentos do Rio de Janeiro :

Colégio Brasileiro de Genealogia
Avenida Augusto Severo 8, 12o. and. (parte) CEP 20021-000- Lapa- Rio de Janeiro

Cumprimentos e boa sorte

Ricardo Costa de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#58112 | MSá | 16 Feb 2004 16:43 | In reply to: #58055

Muito agradecido pela orientação. Vou cumpri-la logo.
Luiz M. Sá

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#58173 | Lobo | 17 Feb 2004 18:17 | In reply to: #58112

Meu caro Luiz M. Sá

Tenho conhecimento de um António Leite Pereira da Gama LObo que fez parte do Governo Provisório em 23.6.1821.
Haverá alguma relação? Eu tenho ascendêcia Pereira Leite e Gama Lobo.
Se obtiver alguma informação agreço que tenha a amabilidade de me informar.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#58195 | MSá | 17 Feb 2004 23:07 | In reply to: #58173

Prezado Sepúlveda,
creio que não.

Tudo o que sei sobre este avoengo está em um registro em um livro de família, que reproduzo a seguir:

(ipsi literis)

Livro para lançar todos os fatos notáveis da família, escrito por Crisanto Leite Pereira de Sá, em Campos, 31 de janeiro de 1864.

Página 1

Notas sobre diversos eventos da família copiados em 31 de janeiro de 1864.

Meu Pai, o ilustríssimo senhor alferes José Leite Pereira de Sá, nasceu em 1766, na cidade do Rio de Janeiro, filho legítimo do capitão-mor Antônio Leite Pereira e de sua mulher, dona Joanna Campos Sá. Faleceu em 26 de outubro de 1835 (digo) ficou viúvo na data acima, faleceu em 24 de março de 1839. Foi sepultado na Ordem Terceira de S. Francisco de Paula, no Rio de Janeiro.

Minha estimável Mãe, a ilustríssima senhora dona Maria Genoveva da Conceição, filha legítima do senhor Capitão Mor João José (de Abreu?) e de sua mulher dona Tereza de Jesus Fortunata, nasceu em 6 de março de 1776, foi batizada na freguesia de N.S. da Conceição em Buenos Aires. Casou em 22 de janeiro de 1796, faleceu em 26 de outubro de 1835, foi sepultada em S.Franscisco de Paula no Rio de Janeiro.

(fim da citação.)

Cordialmente

Luiz M. Sá

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#58282 | Lobo | 18 Feb 2004 19:55 | In reply to: #58195

Caro Luiz M. de Sá

Muito grato pela sua informação.
Estou de acordo com a sua opinião.

Com os melhores cumprimentos

A. de Sepúlveda

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#62618 | Gilson Nazareth | 15 Apr 2004 19:59 | In reply to: #58173

Luiz
Onde vc reside?
Vai,aí,parte do que tenho de sua gente:
Gregório Dias Pinheiro (Cirurgião) nascido Santa Maria de Loures, patriarcado de Lisboa e falecido no Rio de Janeiro, Candelária, livro 2°/97v em 14/03/1693. Filho de Sebastião Dias Pinheiro e Domingas Antunes. Casado em Rio de Janeiro, Candelária, livro 1°/1 em 03/07/1675 com Joana de Campos e Sá nascida em Rio de Janeiro, Candelária 1°/119 e batizada 11/01/1655 e falecida em Rio de Janeiro, Sé livro 10/304 em 04/02/1724. Filha de André de Siqueira Lordelo e Madalena de Campos. Pais de entre outros:
1.1 – Antonia de Campos de Sá casada com José Luiz de Araújo nascido Freg. Santa Engracia de Lisbo filho de Cristóvão de Paiva Lobo e Antonia da Cunha. José Luiz de Araújo já era viúvo de Antonia da Costa Ribeiro. Do casamento com Antonia de Campos de Sá teve entre outros:
2.1 – Joana de Campos de Sá falecida em Rio de Janeiro em 01/05/1757 com testamento onde se vê que era senhora de chácara no Valongo onde se localiza até hoje a capela de Nossa Senhora da Saúde, no morro da Saúde. Dona Joana de Campos de Sá recebeu em 14/05/1724 dote com aras feito entre si e seu primeiro marido o Sargento Mor Manuel da Costa Negreiros. Foi casado em segundas núpcias com João Luiz dos Santos. Manuel da Costa Negreiros e Joana de Campos de Sá foram pais de entre outros:
3.1 – Dona Joana de campos de Sá que foi segunda mulher do comerciante Antonio Leite Pereira nascido em Freg. São João de Cabês, Conselho de Cabeceiras de Bastos, arcebispado de Braga, filho de João Gonçalves e Inácia Leite. Foram pais de:
4.1 – Antonia Leite Pereira
4.2 – Manuel
4.3 – Antonio... Todos vivos em 1757 sem mais notícias

Atenciosamente

Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#62776 | MSá | 17 Apr 2004 23:56 | In reply to: #62618

Caro Gilson Nazareth,

estou bastante agradecido pela sua solidária informação. Muito obrigado.

Vivo em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde estou às suas ordens.

Um abraço do

Luiz M. Sá

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#62777 | Gilson Nazareth | 18 Apr 2004 00:06 | In reply to: #62776

Luiz M.Sá
Fico feliz em servir.
A capela de NS da Saúde continua de pé,e preservada.
Voce pretende publicar trabalho sobre estes seus antepassados?
Posso lhe oferecer,gratuitamente,publicar no nosso jornal eletronico:www.joaodorio.com
Há nele uma seção OUTROS CONTEXTOS onde sempre publico genealogias.
Abraços
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Antonio Leite Pereira e Joana Campos de Sá, do Rio

#62784 | MSá | 18 Apr 2004 00:40 | In reply to: #62777

Caro Gilson

Na verdade, minha idéia é fazer um registro apenas para a família. Mas, vamos ver. Esta capela é uma que se vê bem no alto de um morro perto do porto? Se é, meu pai me disse um dia que tínhamos uma parente enterrada lá.
Vi o jornal João do Rio (personagem que conheci de um livro do Neves Manta, meu velho amigo).
Parabens.
Mais uma vez, muito obrigado. Espero ter a oportunidade de retribuir.
Um abraço do
Luiz M. Sá

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 07:09.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen