Nunes Teixeira / Melgaço

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões | Bibliografia

Nunes Teixeira / Melgaço

#56171 | JMSA | 27 Jan 2004 19:50

Caros Confrades

I.Jerónimo Nunes Teixeira, natural de Melgaço (ou Monção), casou com D.Francisca Coelho de Novaes, filha de Francisco da Rosa e de D.Maria Coelho de Novaes e neta materna de Gonçalo Afonso Coelho e de D.Violante de Novaes. Tiveram;
II.Jerónimo Nunes Teixeira Coelho de Novaes, Capitão-Mor de Melgaço, casou em 30.10.1680 com D.Maria Rodrigues, filha de Tomé Alves e de Isabel Monteiro, todos naturais de Melgaço. Tiveram;
III. Jerónimo Nunes Teixeira, n.11.5.1687 em Melgaço e f.aí em 21.3.1775. Casou com D.Isabel de Araújo, filha de Manuel Esteves da Costa e de D.Isabel de Araújo Bacelar, todos naturais também de Melgaço.

Grande parte desta informação foi retirada de "O meu livro das gerações Melgacenses" de Augusto César Esteves.
A varonia da minha família está nestes Nunes Teixeira, embora não tenha conseguido apurar com certeza se o 1º Jerónimo N.Teixeira era natural de Melgaço ou Monção.
Terão os Confrades alguma notícia desta família?
Agradeço a Vossa ajuda.

Melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#56200 | texmel | 28 Jan 2004 10:41 | In reply to: #56171

Caro confrade
Ontem na minha menssagem indiquei,por lapso,que se o segundo Jerónimo tivesse casado com mais de 2o anos se deveria alargar a pesqisa de 166o para cá,quando deve ser o contrário,ou seja de 166o para traz.
Cumprimentos
José Luiz T.C.Melo

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#56562 | JMSA | 01 Feb 2004 20:41 | In reply to: #56200

Caro Confrade
Peço-lhe desculpa por só agora agradecer a sua mensagem. Vou seguir o seu valioso conselho e tentar arranjar uma pista, através das datas, para as minhas buscas.
Melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#59243 | JMSA | 29 Feb 2004 23:54 | In reply to: #56200

Caro Confrade
Reparei agora num tópico onde pede informações sobre uns antepassados seus de Monção, Teixeiras e nomeadamente de António Teixeira Coelho da Silva. Com as informações que tenho e que expus neste tópico e dada a proximidade entre Monção e Melgaço, penso ser um "filão" a explorar este, pois com fortes probabilidades deveremos estar a falar dos mesmos Teixeiras e Coelhos. Que lhe parece?
Melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#65091 | JMSA | 16 Mai 2004 02:01 | In reply to: #56171

?

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#134301 | f.g | 16 Nov 2006 12:54 | In reply to: #56171

Caros Confrades

Ja conseguiram descobrir a naturalidade do Jerónimo Nunes Teixeira.

Melhores Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#134357 | JMSA | 16 Nov 2006 18:46 | In reply to: #134301

Caro Confrade
Infelizmente a resposta é ...não.
Gostaria de saber o seu interesse e se está também ligado a estes Teixeiras, de Melgaço.
Melhores cumprimentos
JMSA
PS: Estes Teixeiras já estão aqui, na base de dados do Genea, relativamente desenvolvidos. Se tiver mais alguma informação muito lhe agradeço se me informa.

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#134875 | f.g | 21 Nov 2006 09:26 | In reply to: #134357

Caro Confrade

(I)Jerónimo Teixeira (natural de Melgaço ou Monção) casou com Francisca Coelho (esta casou em 2ª núpcias com o Capitão Domingos Gomes de Abreu), filha de Francisco da Rosa (natural de Melgaço) e de sua mulher Maria Coelho (natural de Melgaço e filha de Gonçalo Afonso Coelho e de sua mulher Violante de Novais).
Tiveram pelo menos:
(II)Jerónimo Teixeira (Capitão), baptizado a 01/11/1665, em Melgaço. Casou a 13/10/1680, em Melgaço com Maria Rodrigues, filha de Tomé Álvares e de sua mulher Isabel Monteiro (moradores entre muros na vila de Melgaço).
Moradores na Rua Direita em Melgaço. Tiveram pelo menos:
(III) Jerónimo Teixeira ou Jerónimo Nunes, baptizado a 11/05/1687, em Melgaço. Casou a 03/04/1716, em Melgaço com Isabel de Araújo, baptizada a 08/11/1692, em Melgaço, filha de Manuel Esteves (da Costa) e de sua mulher 1ª mulher Isabel de Araújo.
Tiveram 2 filhos:
(IV-1) P.e Manuel Nunes de Araújo Teixeira (ver “O Meu Livro de Gerações Melgacenses” – Vol.1, pag.537)
(IV-2) Sebastião António de Araújo (ver “O Meu Livro de Gerações Melgacenses” – Vol.1, pag.538)

Manuel Esteves (da Costa), baptizado a 19/05/1658, em Melgaço, faleceu a 29/07/1728 em Melgaço com testamento e encontra-se sepultado na Igreja Matiz da referida vila. É filho de Gregório Esteves (nasceu no ano de 1621, na freguesia de S. Lourenço do Prado em Melgaço e faleceu a 21/11/1686, na vila de Melgaço, não fez testamento e encontra-se sepultado junto à porta e de frente ao altar de Nossa Senhora do Rosário, na Igreja Matriz de Melgaço) e de sua mulher Constança Rodrigues (baptizada a 12/09/1634, em Melgaço). Neto Paterno de Pêro Esteves da Costa (natural do lugar da Felha, freguesia da Quintela – Galiza, em solteiro veio para a freguesia de S. Lourenço do Prado em Melgaço) e de sua mulher Maria da Granja (natural do lugar da Granja, freguesia de Remoães em Melgaço), moradores no lugar do Rego, freguesia de S. Lourenço do Prado em Melgaço e eram lavradores honrados que viviam de suas fazendas. Neto materno de Domingos Gonçalves (natural do lugar de Sande, freguesia de S. Paio de Melgaço, filho de Gonçalo Esteves e sua mulher, moradores no lugar de Sande, freguesia de S. Paio em Melgaço) e de sua mulher Ana Monteiro (natural de Melgaço, filha de Afonso Monteiro e de sua mulher Constança Rodrigues, moradores na vila de Melgaço), casaram a 25/09/1634 em Melgaço.

Manuel Esteves (da Costa), casou em 1ª núpcias a 21/09/1688, na Capela de Nossa Senhora da Orada, arrabalde da vila de Melgaço, com dispensa de impedimento de consanguinidade no 3º e 4º grau, tendo presidido ao casamento o Rev.do Francisco de Araújo (natural de Melgaço), com ISABEL DE ARAÚJO, baptizada a 04/01/1664, em sua casa, situada no lugar das Carvalhiças, arrabalde da vila de Melgaço e faleceu com testamento a 21/10/1698, na referida vila, com cerca de 33 anos de idade, estando sepultada na Capela de Nossa Senhora do Amparo, Igreja Matriz de Melgaço. Filha de Domingos Gonçalves (ferrador) e de sua mulher Isabel de Araújo, natural da freguesia de Paços em Melgaço. Neta paterna de João Lopes Ribas e de Constança Rodrigues Pereira de Araújo, moradores no lugar das Carvalhiças e da Pigarra, arrabaldes da Vila de Melgaço e neta materna do Cirurgião João Lopes de Araújo (natural da freguesia de Paços em Melgaço, faleceu no ano de 1691, na sua freguesia natal), e de sua mulher Sabina da Ribeira (natural da freguesia de Paços em Melgaço e faleceu no ano de 1650 na sua freguesia natal).
Moradores no lugar do Campo da Feira da Vila de Melgaço. Tiveram pelo menos:
(1) MARIA DOS SANTOS DE ARAÚJO
(2) ISABEL DE ARAÚJO, casa com Jerónimo Teixeira ou Jerónimo Nunes
(3) ANTÓNIO ESTEVES ou ANTÓNIO DE ARAÚJO
(4) ANTÓNIO VENTURA DE ARAÚJO (P.e)
Manuel Esteves da (Costa), casou em 2ª núpcias a 19/01/1699, na Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena de Chaviães, com ISABEL GOMES, filha de António Esteves (natural de Chaviães, Melgaço) e de sua mulher Maria Pinheiro (natural de Melgaço), casaram a 19/07/1649 em Chaviães e moradores no lugar da Bouça, freguesia de Chaviães. Neta paterna de Lourenço Esteves e de sua mulher Maria Fernandes, moradores no lugar da Bouça em Chaviães. Neta materna de João Pinheiro e de sua mulher Maria Gomes de Abreu, casaram a 15/11/1628 em Melgaço (este casamento está desenvolvido em,bora com erros no “O Meu Livro de Gerações Melgacenses”
Moradores no lugar do Campo da Feira de Dentro, subúrbios da vila de Melgaço.
Tiveram pelo menos
(5) FRANCISCO GOMES DE ABREU (P.e)
(6) ANDRESA GOMES DE ABREU,
(7) MANUEL ESTEVES DA COSTA (P.e)
(8) ANDRÉ
(9) CONSTANTINO GOMES DE ABREU (P.e)
(10) CAETANA
(11) SABINA GOMES DE ABREU

Se souber mais informações ou se por acaso quiser saber a descendência de alguns indique.

Melhores Cumprimentos
f.g.

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#134936 | JMSA | 21 Nov 2006 18:26 | In reply to: #134875

Caro Confrade
Antes de mais quero agradecer lhe a sua mensagem e a quantidade de informação nela incluída.
Devo confessar que estou um bocado "baralhado" pois existem alguns dados que não estão para mim correctos. Tudo o que sei é o que está no livro das G.M. e mais alguma coisa que fui pesquisando. Vou estudar com calma estes novos dados que me deu e brevemente lhe darei notícias.
Sou descendente directo do P.Manuel Nunes de Araújo Teixeira que teve de Benta Maria (natural de Melgaço) a João Manuel de Araújo Teixeira - médico-cirurgião, que perfilhou e o nomeou seu herdeiro universal (este filho como sabe não vem no livro referido). Este João Manuel casa tb. em Melgaço com Maria Vitória de Souza da Gama e são os pais do meu 4º Avô, José Joaquim de Souza Araújo ou José Joaquim de Souza da Gama de Araújo Teixeira, como também usou.
Melhores cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#141342 | igrejas | 23 Jan 2007 18:06 | In reply to: #134936

Caros,

Iniciei recentemente a procura pelos meus antepassados e tenho grande parte deles em Monção e Arcos de Valdevez. Uma vez que não tenho mtas possibilidades de me deslocar ao ADVC gostaria que me indicassem alguma bibliografia mais especifica desta zona pois nos livros de Felgueiras Gaio quase não aparecem referências aos "meus" apelidos: Igrejas, Xavier, Fernandes, Nunes, Rodrigues e Roseiro.

Grata pela vossa ajuda,
Filipa Igrejas

Reply

Direct link:

RE: Nunes Teixeira / Melgaço

#235716 | JMSA | 04 Aug 2009 20:07 | In reply to: #134936

renovação de tópico

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 07:39.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen