Apelido Belbut

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Apelido Belbut

#57591 | Belbut | 11 Feb 2004 17:08

Um dos meus apelidos é BELBUT, é um apelido materno que tem origem no Algarve. A minha avó materna (casada com o detentor do apelido Belbut) contava que a origem deste apelido era inglesa e provinha de alguém que teria desembarcado no sul do país, no âmbito da Aliança Inglesa, para ajudar Portugal a combater a invasão francesa. a minha mãe diz que não, que o apelido é francês e deve ter origem aquando da invasão francesa. Eu, como tenho familiares que escrevem o apelido com E no final (BELBUTE) penso que o apelido deve ser português, pois inclusive há uma história infantil intitulada "O coelho de Belbute". Há 15 anos andei a investigar a origem do meu apelido (se não estou em erro foi na Conservatória de Lagoa -Algarve) e consegui uma certidão de baptismo do meu avô paterno, onde o nome vem escrito com E no final (o apelido do meu bisavô era Passarinho, para além de Belbute). Mas não me foi possível pesquisar mais nada porque para aprofundar o meu estudo teria que me deslocar a Faro, aos registos centrais, onde um incêndio destruiu uma série de documentos.
Também fui à Torre do Tombo, mas não encontrei nada acerca do meu apelido.
Tenho que salientar que este é um tema em relação ao qual sou bastante ignorante e talvez não tenha investigado bem.
Alguém sabe alguma coisa acerca deste apelido?
Obrigada

Reply

Direct link:

RE: Apelido Belbut

#169858 | LuisHowell | 11 Okt 2007 20:47 | In reply to: #57591

Conheço há muitos alguns familiares seus, entre os quais o Pedro Miguel Correia Belbute e a Sandra Belbut (sem o tal "E" no fim). Segundo esse meu amigo Pedro Belbute (que certamente será seu primo pois tem família no Algarve), a origem do nome é de facto inglesa e a família ter-se-á instalado inicialmente no norte de Portugal. Tratar-se-á de uma corruptela de Velvet, que derivou para Belbut e depois para Belbute.

Reply

Direct link:

RE: Apelido Belbut

#284259 | JIPE | 08 Aug 2011 20:29 | In reply to: #57591

Olá Belbut, eu conheço a história citada, li em uma revista Readers Digest, aqui no Brasil chamada "Seleções". Conheces a autora, se não me engano é inglesa. Sou grato

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Okt 2024, 15:12.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen