Enciclopedia da historia de Portugal
This topic is classified in rooms: Formação | Bibliografia
Enciclopedia da historia de Portugal
Ola amigos (se me permitem),
Gostaria de receber conselhos sobre enciclopedias da historia de Portugal.
Quero comprar uma mas sendo os preços um pouco elevados (+/- 1500 EUROS)preferia nao a comprar de "olhos fechados".
Penso encontrar aqui bons conhecedores !!!
Como tenho pouca paciência e queria começar jà a leitura, pedi a um tio meu o primeiro livra da enciclopedia que ele tem e jà cheguei à conquista de Lisboa (apos Santarem). O autor chamase ... Herculano se nao me engano.
Aqui fico, sem paciência :-), aguardando resposta.
Um abraço e obrigada
Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch
Direct link:
RE: Enciclopedia da historia de Portugal
Cara Cristina:
Se procura uma boa História de Portugal há duas que são as mais indicadas, pela sua recente elaboração e pela sua qualidade, e que são as aconselhadas na Universidade pelõs professores de História. É a "História de Portugal", direcção de José Mattoso (tem uma versão com imagens mais cara, e uma edição académica em papel pa~rdo e sem imagens por quase metade do preço, mas com texto igual) e a "Nova História de Portugal" com direcção de Joel Serrão e Oliveira Marques, que contudo tem falta de volumes para a Época Moderna que ainda estão para ser publicados. Ambas têm um múltiplo número de volumes, em torno da dezena, e podem ser encontradas em qualquer livraria razoável. Herculano está um pouco ultrapassado, pois o seu trabalho, ainda que fundamental para o desenvolvimento do trabalho histórico em Portugal remonta bem ao século XIX.
Uma última nota: ambas as edições que lhe indico são volumosas, e se procura algo mais resumido , mas contendo o essencial e com todo o rigor, há a edição de uma História de Portugal em 2 volumes, da autoria do professor Oliveira Marques, com muito interesse, além de um preço bastante convidativo.
Cumprimentos;
Nuno de Souza Falcão
P.S.- Espero que ajude.
Direct link:
Caro Nuno,
Muito obrigada pelos seus conselhos.
Afinal o livro que leio é de Fortunato de Almeida. Seja como for, gostava realmente de algo mais recente.
Vou me informar melhor a proposito das duas sugeridas pelo senhor.
Melhores cumprimentos
Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch
Direct link:
Cara Cristina de Matos,
Excelente escolha. A História de Portugal de Fortunato de Almeida está a ser reeditada, tendo saído há uns meses o 1º volume. Creio que o 2º sairá este mês e o 3º e último em Setembro.
Poderia ainda recomendar a História de Portugal de Joaquim Veríssimo Serrão, mas já vai em 15 volumes e ainda não chegou ao fim!
Como obra de consulta posso recomendar-lhe o Dicionário da História de Portugal, direcção de Joel Serrão, em 6 volumes.
Cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
Caro Alexandre,
Obrigada pelo conselho. Agora que estou habituada com F. de Almeida penso seguir com a obra deste.
Gostaria que me explica-se o que entende como "obra de consulta"? Em duas palavras, de que trata o dicionario da Historia de Portugal ?
Apresento-lhe os meus agradecimentos anticipados.
Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch
Direct link:
Cara Cristina,
O Dicionário da História de Portugal, como o nome sugere, é uma obra que lhe permitirá a consulta por ordem alfabética a nomes e factos da nossa História.
Não tem nada que agradecer.
Alexandre Burmester
Direct link:
Não acredito que não conheça Alexandre Herculano!
Não merece ajuda.
Direct link:
ao Sr.Luso
Não fale do que não sabe.
Sem querer ser juíza em causa alheia passo a esclarec~e-lo que a Crstina tem todo o mérito, porque embora esteja no estrangeiro desde os 14 anos, quer manter a sua ligação aos seus antepassados e a Portugal, inclusivé tentando conhecer melhor a História do seu país, o que não acontece a muitp boa gente que nunca emigrou.
cumprimentos.
melisa
Direct link:
Cara Senhora
Falei sem saber , as minhas sinceras desculpas à Cristina.
ptp
Direct link:
Caro Luso :-)
1 - nao vejo como tirou essa conclusao que nao conheço A. Herculano !?
2 - permita que lhe diga que no meu ponto de vista, é justamente quem nao connhece que precisa de ajuda. Estarei enganada?
3 - as desculpas nao se pedem, evitam-se !
4 - podia ignorar o que li, seria a maneira que melhor me caracteriza mas, tenho que aqui deixar os meus sinceros cumprimentos e um grande abraço a melissa.
Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch
Direct link:
Cara Cristina
Sem querer qualquer tipo de polémica, era perfeitamente irracional, permita-me discordar com o seu ponto 3.
Não há nada mais saudável do que reconhecer que se errou!
Os meus melhores cumprimentos.
Direct link:
Herculano
Caros amigos
eu também coloquei aqui uma pergunta faz alguns meses se valia a pena comprar a colecçao de Herculano por 600 Euros (pelo visto na Suiça é ainda mais caro).
Ao que parece ha 2 "Historia de Portugal" de Herculano, uma que ja tenho e pela qual paguei por volta de 40 Euros e que eu achava que fosse a unica...
E esta outra, muito pesada, que descobri em um alfarrabista em Belo Horizonte, no Brasil, por 600 Euros.
Gostaria de saber o parecer dos senhores sobre esta obra mais cara.
Obrigado
Alberto
ps: ao que parece o Luso se precipitou mas teve a honradez, boa educaçao e valentia de se desculpar, parabéns, Luso. E parabéns Cristina por seu interesse e amor pelos livros nesta época em que tantos jovens acham que encontram tudo na Internet!
Direct link:
Cara Cris
Não tem nada que agradecer, só que me incomoda ver tirarem-se conclusões precipitadas.
É claro que também eu acho que o Forum serve para tirar dúvidas a quem as tiver, e desde já lhe digo que muito tenho aprendido ao ler respostas a dúvidas que outros confrades pôem e que ainda só não as tinha tido, por estar num patamar mais atrasado.
É por isso que sigo todos os tópicos, incluindo este, com muito interesse.
Se eu que estou em Portugal, embora no Algarve,sinto tantas dificuldades, calculo as suas.
A talhe de foice, o autor meu preferido é o A.H.Oliveira Marques,que também já vi referido neste tópico (embora os volumes indicados sejam 3 e não dois, pois já há algum tempo saiu o 3º volume que estuda o período das revoluções liberais aos nossos dias). Também O Professor José Hermano Saraiva editou a "História Concisa de Portugal" que muito aprecio, que como ele próprio diz "É um livro que sem demorar muito tempo a ler nos dá uma imagem global da evolução histórica do povo português"
Já agora o meu username é melisa (de M.Elisa)
Força e boa sorte nas suas pesquisas (só prova que as mulheres quando se metem numa coisa são bem batalhadoras).
Um abraço
M.Elisa
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 13:01.