Informações sobre familias Aussenac e Larmand

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#63683 | Lila | 28 Apr 2004 11:18

Bom Dia,

Chamo-me Ália Aussenac Larmand Sardo e procuro qualquer informação sobre a minha familia "Aussenac" e "Larmand".

Gostaria de saber qualquer informação sobre o meu Bisavô "Jacques Pierre Eugène Victor Felix Aussenac" e da sua esposa "Blanche Marie Stéphanie Larmand" e ainda de sua filha "Marie Emilie Aussenac Larmand" que penso terem nascido em França, na zona de Marselha.

Marie Emilie tinha um filho que se chamava "Marcel Stephan Felix Aussenac Larmand Blanc", nascido na cidade do Porto em 14 de Agosto de 1908.

Os meus Bisavós vieram de frança para a cidade do porto onde nasceu uma outra filha em 20 de Julho de 1883, que se chamava "Marie Antoinette Aussenac" que casou com Jacques Victor Amédée de Broglie a 16 de Dezembro em Melbourne na Austrália e morreu a 31 de Outubro de 1971 em Abbeville.

Agradeço imenso a vossa ajuda pois mais nada sei. Poderão ajudar-me?

Obrigado
Ália Aussenac Larmand Sardo

Reply

Direct link:

RE: Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#63762 | ftalmeida | 28 Apr 2004 20:32 | In reply to: #63683

Cara Ália Sardo,

Não encontrei Aussenac (busca rápida limitada a Portugal).
Há um Luís Larmand Cardoso, que em 1995 esteve na Universidade de Coimbra e teve o mail . O mail será provavelmente inutil mas um contacto com a Universidade de Coimbra talvez permita localizá-lo.

Há uma professora da Escola Secundaria da Anadia Alexandra Paula Larmand Blanc C.P. Rosmaninho.
Na mesma escola em 2000, havia uma Alexandra Paula Larmand Blanc Alvim (pode ser a mesma) que significativamente teve um e-mail .

Como pode ter visto, a sua tia-avó que casou com o príncipe de Broglie, está na base de dados mas sem outras informações.

Desejo-lhe boa sorte,
Francisco Tavares de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#63902 | Lila | 30 Apr 2004 15:44 | In reply to: #63762

Boa tarde,

Em primeiro lugar, obrigado pela sua pronta resposta.

As pessoas que faz referencia na sua resposta são meus primos direitos e com quem mantenho contacto regular e também eles interessados na minha pesquisa.

O que pretendia na realidade era informações sobre as pessoas mais antigas da familia, pois pouco ou nada deles sabemos.

Mais uma vez obrigado pela sua resposta e caso consiga mais alguma informação desde já fico agradecida.

Obrigado
Ália Aussenac Larmand Sardo

Reply

Direct link:

RE: Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#63904 | ftalmeida | 30 Apr 2004 16:25 | In reply to: #63683

Boa tarde,

Lamento não ter sido útil mas a intenção era boa.
Não a posso ajudar mas sugeria-lhe abra novo tópico "Ajuda no Porto-Maria Antoinette Aussenac" centrando o pedido na localização da freguesia de nascimento de sua tia-avó.
Se conseguir, esse registo deve conter informações que lhe permitam prosseguir a pesquisa.
Se ainda não tentou essa via, sugeria-lhe ainda que contactasse o consulado de França para saber se nessa época existia consulado no Porto e se conservam registos. Era natural que, embora nascida em Portugal, os pais desejassem igualmente efectuar o registo em França até para lhe assegurar a possibilidade de optar pela nacionalidade francesa.

Boa sorte,
Francisco Tavares de Alemida

Reply

Direct link:

RE: Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#63912 | Lila | 30 Apr 2004 17:13 | In reply to: #63904

Olá boa tarde,

Quando diz abrir novo tópico, diz abrir "nova mensagem"? Pode dar-me algumas indicações, pois é a primeira vez que estou tentando ajuda neste site e não sei ainda como funcionam as coisas por aqui.

Relativamente á minha tia-avó já consegui alguns elementos, (sei por exemplo que foi uma eximia e internacional pianista) mas relativamente à irmã Marie Emilie Aussenac e seus pais nada obtive das diligencias que já fiz, incluindo o consulado de França no Porto, pois foi lá que se fixaram quando vieram para Portugal.

Teem-me dito que é dificil obter alguma informação, pois nada possuo além dos nomes e que sem qualquer data praticamente nada podem fazer. Daí o meu pedido, pois sou uma leiga no assunto e melhor que ninguem talvez este site me possa dar a ajuda que necessito.

Obrigado mais uma vez por todas as informações e conselhos
Ália Aussenac Larmand Sardo

Reply

Direct link:

RE: Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#63920 | ftalmeida | 30 Apr 2004 18:32 | In reply to: #63912

Olá,

Quando respondeu às minhas mensagens, preencheu o seu Username e Password.
Logo abaixo, estão duas opções:
O - Responder a esta mensagem O Novo Tópico
Para iniciar novo tópico "clique" na segunda opção.
Mais abaixo tem a Caixa [Assunto Tópico] onde pode pôr o que sugeri ou algo diferente mas a "Ajuda no Porto" parece-me o mais eficaz.
Ao contrário do que diz, tem uma data. A data de nascimento de sua tia-avó. E sabe que foi no Porto.
Não sabe se foi baptizada ou apenas registada civilmente (creio que nessa data já existiam conservatórias civis); mas em princípio deve existir um registo de baptismo ou de nascimento em alguma das freguesias do Porto e só um conhecedor e/ou frequentador do arquivo distrital a poderá ajudar.
Esse registo, em princípio, além do nome dos pais, que já sabe, deve indicar o local de casamento e/ou de nascimento, não sendo impossível que indique os avós.
Apesar do que me disse, acho muito estranho não a terem podido ajudar no Consulado do Porto porque, dadas as condições de Portugal nessa época, custa-me a crer que seus bisavós não quisessem assegurar a nacionalidade francesa para a filha.

Melhores cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#64116 | Lila | 04 Mai 2004 14:43 | In reply to: #63920

Boa Tarde,

Mais uma vez obrigado pela sua pronta resposta. Efectivamente no Consulado do Porto não teem registos da minha familia que veio de França, pois como disse não tenho datas. As unicas datas e informações que possuo são de Marie Antoinette Aussenac e de seu sobrinho (meu Avô). O Consulado deu-me várias direções para puder escrever mas encalho sempre no facto de não possuir qualquer data. Deduzo que Eles tenham vindo da zona de Marselha. Tenho feito várias pesquisas e enviado vários mails às pessoas com os apelidos Aussenac e Larmand e também não teem surtido muito efeito. Emperro sempre devido a ter apenas os nomes da parte da familia que nasceu em França.

Mais uma vez obrigado e os meus melhores cumprimentos,
Ália Aussenac Larmand Sardo

Reply

Direct link:

RE: Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#64447 | mjborges | 08 Mai 2004 01:14 | In reply to: #64116

Cara Lila

Fiz em tempos um pequeno artigo sobre a pianista Marie Antoinette d'Aussenac para uma actualização de um Dicionário de Música que, infelizmente, se não chegou a concretizar. Tenho, todavia, todo o gosto em lhe enviar os dados que na altura coligi e que estão, segundo vejo, incompletos, pois as suas informações trouxeram-me novos dados que não conhecia na época.
Aqui vai o meu artigo:
«MARIE ANTOINETTE D' AUSSENAC
Pianista portuguesa de ascendência francesa. É natural do Porto, mas não se lhe encontram referências acerca das suas datas de nascimento e morte, apenas se sabendo que era ainda muito jovem em 1895 (Rev."Amphion"); em 1920,Augusto Gil refere-se-lhe como «uma senhora em plena florescência da mocidade (Rev. "Atlântida"), e, em 1946 era ainda viva, conforme a referência no "Quem é Quem" desse ano.
Iniciou os seus estudos pianísticos com sua mãe, senhora de ascendência francesa, recebendo, igualmente, lições de violino com Moreira de Sá. Foi, aliás, em casa deste último que foi "descoberta", ainda menina, por Vianna da Mota, segundo uma referência do crítico musical António Arroio que se encontrava na altura presente. Vianna da Mota aconselhou os seus familiares a mandarem-na estudar no estrangeiro, tendo Marie Antoinette seguido para Paris, a fim de estudar no Conservatório sob a direcção de Marmontel e Duvernoy.
Em 1905 tinha já finalizado o seu curso, iniciando, desde logo, uma carreira de concertista na qual foi alvo dos melhores elogios. Vianna da Mota refere-se-lhe como um dos talentos mais completos que conheceu: técnica perfeita, bela sonoridade, leveza, poesia, ritmo,"verve", graça; e tudo isto numa harmonia e equilíbrio dignos de admiração (Arroio, op.cit.). Busoni apresenta-a, passados anos em Berlim como a “verdadeira personificação do génio pianístico feminino (Ibidem).
Foi uma celebrada intérprete de Bach e Chopin, mas para além disso merecem destaque os "Seis Concertos Históricos" que realizou em Lisboa, nos quais propôs passar em revista a literatura fundamental do piano, desde Bach, passando pelos românticos, até aos então modernos franceses. Acerca desta autêntica "maratona pianística” que o crítico António Arroio escreve em 1920 um artigo acerca dela, no qual insere uma carta de Augusto Gil a ela dirigida nos termos mais lisonjeiros.
A sua carreira de pianista estendeu-se a vários países do Mundo, tendo actuado não apenas em Portugal, mas em França, em Inglaterra, na Alemanha, na Bélgica, no Brasil e na Argentina. Foi uma carreira fulgurante, mas infelizmente curta pois, ao casar em 1926 com o príncipe Jean Victor Amadeu de Broglie, em Melbourne, abandonou a sua carreira musical.

Bibliografia:
Quem é alguém (1947),Lisboa,Portugália ed.,1947
ARROIO,António,"Um caso notável de interpretação pianística",art. in Revista Atlântida,Ano V,nº 48,vol.XII,pp.291 e segs. »

Espero que, apesar de tudo, estas informações possam ter alguma utilidade para si
Cumprimentos
Maria José Borges

Reply

Direct link:

RE: Informações sobre familias Aussenac e Larmand

#64448 | mjborges | 08 Mai 2004 01:17 | In reply to: #64447

Cara Ália

Desculpe tratá-la por "Lila", só depois é que reparei que não era esse o seu nome.
Cumprimentos
Maria José Borges

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 10:01.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen