Brasão da família Soares de Albergaria Tavares
This topic is classified in rooms: Heráldica
Gostaria de ver uma imagem do brasão de Alexandre Luciano Soares de Albergaria Tavares, que foi senhor da casa de Refojos em Vale de Cambra e alcançou brasão de armas por carta de 10 de Setembro de 1827. Dizem que foi desviado para a casa do barão d'Areias de Cambra, mas presumo que o que lá se encontra seja de Tomás António Leite Soares de Albergaria, pois tem Soares de Albergaria e Oliveira, do seu pai, e Leite e Mattos, da sua mãe. No tecto da capela da casa de Refojos está pintado um brasão que me parece ser de Soares de Albergaria e Tavares. Mas, onde estará o de pedra, que dizem que estava no portal da casa e desapareceu? Se alguém puder responder e confirmar estes dados, agradeço.PN
ReplyDirect link:
Para o JGil
Caro confrade:
Existe brasão dessa família aqui em Coimbra, em pedra, encimando o portão do que resta da antiga quinta de Vimarães, perto de Cruz de Celas, perto do Hospital Pediátrico de Coimbra, um e outro do mesmo lado da Av. Bissaya Barreto.
O escudo é partido de Soares de Albergaria, e de Tavares, e tem um filete de bastardia sobre o escudo (agora, de repente, não sei sobre qual dos partidos, de do I, se do II, se do todo). Actualmente, quem ali habita (a casa está habitável) é o Sr. Carlos Mascarenhas Mexia Santos, descendente directo de Carlos de Sacadura Bote Pinto Mascarenhas e de D. Emília Soares de Albergaria Pessoa (fª do Dr. José Pessoa da Silva Pinheiro Arnaut, e de D. Maria José Soares de Albergaria Tavares, por quem veio a dita quinta).
Espero tê-lo ajudado.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
RE: Para o JGil
Obrigado pela pronta informação! A D. Emília Soares de Albergaria Pessoa, seria então irmã da D. Maria d'Assumpção Soares de Albergaria Tavares (+ 1960), casada com o segundo conde de Fijô, Dr. José de Castro Falcão Corte Real.
O brasão que me descreve, da quinta de Vimarães, é contudo diferente do que está pintado no tecto da capela da Casa de Refojos, em Vale de Cambra, o qual é esquartelado, sendo o primeiro e quarto Soares de Albergaria e o segundo e terceiro Tavares. Qual dos dois será então o de Alexandre Luciano Soares de Albergaria Tavares, avô materno da D. Emília Soares de Albergaria Pessoa?
Direct link:
Caro jgil
No Sanches de Baena, Nº 32, actualizando a ortografia:
Alexandre Luciano Soares de Albergaria Tavares, natural do lugar de Refoios freguesia de Vila Chã, bispado de Aveiro, filho de Manuel Bernardo Soares de Albergaria, monteiro-mór do concelho de Cambra e senhor da quinta de Refoios, e de sua mulher D. Luísa Clara Soares de Albergaria; neto paterno do capitão-mor Alexandre Bernardo Soares de Albergaria, e de Teresa, solteira; e neto materno do capitão Manuel Soares Homem, e de sua mulher D. Maria Tavares.
Um escudo partido em pala; na primeira as armas dos Soares de Albergaria, e na segunda a dos Tavares. – Br. P. a 10 de Setembro de 1827. Reg. no Cart. da N., liv. VIII, fl. 207 v.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
Caro JGil:
Creio que o nosso confrade Vasco Jácome já respondeu à sua dúvida. Assim sendo, o brasão em questão encontra-se na dita quinta de Vimarães. Ainda hoje passei por lá; o portão principal, de acesso à casa, estava aberto (sinal de entradas e saídas frequentes) e o brasão lá continua desafiando o tempo e os homens.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
Boa tarde,
Vivi uma parte da minha vida na casa de refojos, e sei que existe uma pedra com uma data marcada e mais qualquer coisa.
Cumprimentos
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 16 Nov 2024, 03:39.