Família Rego /Algarve

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Rego /Algarve

#65879 | Jpteixeira | 25 Mai 2004 21:36

Caros Amigos:

Ando já há algum tempo a investigar a origem do topónimo CASAS DE MARTINHO ANNES, da Freguesia de Salir- Concelho de Loulé.
Em recente consulta a filmes de registos paroquiais de Salir, tive oportunidade de ler o registo de casamento de JOÃO REGO com DOMINGAS DE SOUSA, ambos solteiros, o qual ocorreu a 15-06-1712.
JOÃO REGO era filho de João do Rego e de Catarina Gonçalves, já falecidos à data do casamento, residindo nas Casas Martinho Annes, sendo também aí nascido.
DOMINGAS DE SOUSA era filha de Manuel Rodrigues e Domingas de Sousa.
Ora, estou em crer que este apelido REGO deve ser proveniente de Alte ou Silves.
Na realidade, deveria ter existido uma mobilidade da família Rego "daquelas bandas" para Salir, através do casamento de seu pai, outro João Rego por volta do ano de 1690.
Assim, solicito ajuda a quem, nas suas pesquisas, já tivesse encontrado este João Rego ( pai) ou eventualmente uma qualquer referência à família REGO de Alte ou de Silves.
Da mesma forma, solicito ainda ajuda na obtenção de informação acerca do topónimo CASAS MARTINHO ANNES, que julgo estar relacionado com alguém que, em determinada altura da nossa História, para ali veio residir, acabando por dar o nome aquele sítio. Possivelmente, também proveniente de Silves. Será ?
Antecipadamente grato pela atenção dispensada.
Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Família Rego /Algarve

#65902 | rgc | 26 Mai 2004 00:01 | In reply to: #65879

Caro Júlio Sousa

Nos ex-libris do Arq.º Segismundo Pinto.( Segismundo Manuel Peres Ramires Pinto.
Pode consultar estes armas no volumoso e importante obra do comante Sérgio de Avelar Duarte -EX-LIBRIS PORTUGUESES HERÁLDICOS-Liv.ª Civilização Editora- +orto- 1990.
Este notável heraldista, que também cultiva com grande valor artístico esta nobre arte é pertencente a ilustres famílias algarvias:Pinto - da Casa da Praça , de Loulé. As suas armas divisadas nos ex-libris heráldicos que usa apresenta: I Pinto II REGO III Leitão IV Pereira. Timbre de -Pinto.

E recordo-me de há anos,ter percebido serem os ref.º -Rego-família algarvia; se bem que já os encontrei (deste apelido ) em antigas pessoas de Almodôvar, sem poder agora precisar.

Um abraço.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Família Rego /Algarve

#65904 | rgc | 26 Mai 2004 00:05 | In reply to: #65902

Desculpe as gralhas. Hoje tenho abusado demasiado dos olhos. Mas é já "vício" fazer serão até tarde.
R. C

Reply

Direct link:

RE: Família Rego /Algarve

#65982 | Jpteixeira | 26 Mai 2004 18:08 | In reply to: #65902

Caro Rafael Carvalho:

Muito obrigado pela informação prestada. Vou ver se consigo consultar a referida obra.
Por outro lado, estou a organizar algumas linhas das famílias Teixeira, Dias e Marim de Salir. Quando tiver todos os elementos prontos, enviar-lhe-ei tal trabalho.

Um abraço.

Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Família Rego /Algarve

#65983 | rgc | 26 Mai 2004 19:06 | In reply to: #65982

Caro Júlio Sousa

Agradecer-lhe-ei muito tal atenção. Tb. há dias um distinto genealogista me ofereceu um valioso trabalho da autoria dele, mas de fam. do B.xo Alentejo e que se refere à minha região.
Aproveito em enviar-lhe um p/ap.º de uma testemunha, que figura no proc.º FSO de Manuel Guerreiro Camacho de Aboim( nat. da freg. de Santa Ana da Serra,termo de Ourique), chamada João do REGO Boim (Aboim)-cap.ão de auxiliares, homem nobre e da governança. Nat. de Almodôvar com 62 anos + ou - em 1702.

Ainda s/Teixeiras
O meu 5.º avô cap.ão Manuel Martins Coelho( qº.cas. a 1ª vez era ainda alferes e almotacé de Ourique) e no resp.º proc.º de FSO encontra-se o desta sua 1.ª esposa Maria TEIXEIRA (ano de 1753). Estes Teixeiras são desc. de André Frz e de Joana TEIXEIRA,da Aldeia do Fialho-São Pedro de Sólis; André filho do cap.ão André Fernandes, de Martinlongo e Joana filha de António Rodrigues, tb. da aldeia do Fialho e de N........Quando tiver mais tempo hei-de consultar o proc.º de Maria Teixeira de hab. p/o cas.º e se houver + alg. ap.º de interesse enviar-lho-ei.
Tenho mais 2 ou 3 pes. de apel.ºTeixeira mas, como são dispersos, talvez de pouco ou nenhum interesse para o seu estudo, pela dificuldade de relacioná-los, embora sejam da freg. de São Seb.ão de Gomes Aires e de São Barnabé e mor. na freg. de S.S.

Do parente amigo.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Família Rego /Algarve

#65992 | rgc | 26 Mai 2004 20:31 | In reply to: #65983

Nem que fosse de propósito, mas como estou com " a mão na massa"; isto é: a estudar o que trouxe há dias do Alentejo, vou enviar-lhe logo outro apont.ºsobre-TEIXEIRAS.

Mas antes desejo fazer uma observação,para evitar-se interpretação errada acerca da expressão " a mão na massa". Não será uma frase de "salão" ,mas usada na minha terra e eu sou nat. de uma aldeia ( por sinal muito bonita e cuja freg.ª é genealogicamente digna de alguma pesquisa ), como ia dizendo: antigamente,e na casa dos meus pais isso se fazia: a farinha de trigo, moida em moinhos que tínhamos, depois de peneirada era amassada com àgua e nela se punha o fermento de massa de trigo já fermentada ,que dep.de bem amassada ( para isto era preciso a criada ser robustae às vezes um criado dava ajuda ( sem ofensa para eles, eram assim conhecidos ).
A massa ficava pesada e difícil de manobrar.Depois era tapada e aconchegada com uma manta e aí levedava em grandes ou pequenos alguidares de barro vidrado ou de cobre. A massa aumentava muito de volume, e depois de
levedada passadas algumas horas era repartida em pães, merendeiros ou costas. Era quase um ritual, porque a massa era benzida e diziam-lhe orações. Daí a expressão " com a mão na massa",quando tendiam os pães.
Não estarei a contar nenhuma novidade ou nada de importante, mas espero que não me levem a mal recordá-lo, na presunção que possa haver quem desconheça
este ritual.Que o era.
Lembro-me bem da algazarra e brincadeiras das criadas e outros serviçais, namorados e vizinhos quando iamlevar o pão e buscá-lo emtabuleiros de madeira, à cabeça sobre uma rodela de pano e tapados com bons panos ou toalhas de linho alguns de linho crú, isto é que não sofreu muitas lavagens .
Desculpe esta lembrança; mas costumes que se perderam e muitos ignoram.
Bem, vamos lá à informação genealógica:
Aos 7.1.1750 cas. João Camacho Guerreiro, na igreja de São Barnabé,e morad. na Ribeira de Odelouca com Barbara TEIXEIRA ,viúva de Domingos Afilhado. Ele filho de Pedro Annes Martello já def.º morad. nos Murzelos, da freg.de S.Serra c/Maria Filipa.
Foi test.ª Barnabé Afilhado ( ele chamava-se Barnabé Guerreiro Afilhado Camacho de Aboim e era de Santa Suzana, hoje freg. de São Barnabé, sr. da casa do Vale de Loulé, da dita freg. além de meu parente é meu tio-avô por afinidade e a outra test.ªa foi um avô meu,António Dias, que era do Serro da Ursa, da ref.ªfreg.ª.
Era gente principal da região e lavradores muito ricos.
Certas mensagens adequam-se a inf. suplementares, que serão de pouca valia; mas o intuito é que não se vão perdendo na voragem dos tempos presentes, em que a identidade com o campo aos poucos se vai perdendo.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Família Rego /Algarve

#370769 | pbrito | 15 Jun 2016 01:01 | In reply to: #65983

Caro Rafael,

Venho perguntar-lhe se tem mais informações sobre o Capitão João de Rego Boim (Aboim), nomeadamente, sobre o processo que refere.
Deste antepassado directo (10 gerações) tenho que era filho de João do Regno e de Izabel Guerreira, e pai de Barbara do Rego de Aboim de Brito Figueiredo, tudo gente de Almodôvar, que passa por Loulé (com Lourenço António do Rego de Aboim, e mais tarde (ou será nesta caso "mais cedo") já por Faro, com a minha avó materna Luisa Maria Coelho Faria de Aboim de Brito. Caso esteja interessado tenho bastante informação sobre este ramo

Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 16:50.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen