Desembarques no Rio de Janeiro

This topic is classified in rooms: Brasil

Desembarques no Rio de Janeiro

#6666 | ZéCarioca | 05 Jul 2001 23:45

Boa noite
Entrei agora na lista e gostaria de pedir ajuda de alguém mais experiente para encontrar datas de desembarques de portugueses no Porto do Rio de Janeiro.
Desde já obrigado por qualquer ajuda.

Reply

Direct link:

RE: Desembarques no Rio de Janeiro

#6674 | fdmcv | 06 Jul 2001 03:19 | In reply to: #6666

Caro Zé,

O Arquivo Nacional possui microfilmes com as listas de desembarque no porto do Rio. Nestas listas, por data de desembarque e por navio, estão nome, idade e nacionalidade dos recém-chegados. É importante que você saiba a data, pois, especialmente depois de 1860 mais ou menos, são muitas pessoas chegando POR MÊS ! Se você souber o nome do navio, melhor ainda.

O Arquivo Nacional possui uma página na internet, mas não me preocupei em saber que tipo de serviço oferecem, preferi ir lá. Também sou novato, e já passei por essa experiência.

www.arquivonacional.gov.br

Boa sorte,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: Desembarques no Rio de Janeiro

#6704 | ZéCarioca | 07 Jul 2001 00:13 | In reply to: #6674

Obrigado por responder.
Mas o problema é que eu só sei que o meu familiar foi para o Rio no ano de 1930.assim fica difícil de encontrar pq em todo o lugar que se vai é perguntado pelo nome do navio que é justamente o que eu não sei.
Mas mesmo assim muito obrigado por ter respondido.
Um abraço

Reply

Direct link:

RE: Desembarques no Rio de Janeiro

#6707 | fdmcv | 07 Jul 2001 00:33 | In reply to: #6704

Se o seu familiar veio para o Rio em 1930 e aqui permaneceu até 1938-1942, ele foi obrigado a se registrar por lei do governo Getúlio Vargas. Assim, indo ao Arquivo Nacional com o nome completo de seu familiar, você poderá pedir uma cópia do registro de estrangeiros, o qual irá, possivelmente, conter uma série de informações úteis. No meu caso foi.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: Desembarques no Rio de Janeiro

#6708 | ZéCarioca | 07 Jul 2001 00:40 | In reply to: #6707

Fernando etamos falando quase ao mesmo tempo e eu vou aproveitar para responder dizendo que eu estou em Portugal e que não tenho essa possibilidade e já tentei screver para o Arquivo e não recebi nenhuma resposta.
Será que vc tem algum endereço para onde eu possa escrever e obter alguma resposta?
Obrigado pela ajuda.

Reply

Direct link:

RE: Desembarques no Rio de Janeiro

#6709 | fdmcv | 07 Jul 2001 01:25 | In reply to: #6708

Acabei de entrar na página do AN

http://www.arquivonacional.gov.br/

Lá existe uma chamada para "serviço ao público" indo com a seta até este ponto aparece um conjunto de opções contendo, entre outras, "consultas sobre entrada, naturalização e permanência de estrangeiros". Fazendo esta opção irá aparecer uma linha com "atendimento à distância". Não sei se funciona, pois não vale para nós aqui ... posso dizer que tentei duas vezes pedir uma certidão para o "Serviço Público Directo" aí de Portugal e não funcionou. Ainda estamos indo nestas coisas da informática, mas creio que o desejo de fazer existirem os serviços já me parece bom. Se você não conseguir por este caminho outros existem.

Boa sorte,

Fernando

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 14 Jun 2024, 02:55.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen