Desembarques no Rio de Janeiro

This topic is classified in rooms: Brasil

Desembarques no Rio de Janeiro

#6666 | ZéCarioca | 05 Jul 2001 23:45

Boa noite
Entrei agora na lista e gostaria de pedir ajuda de alguém mais experiente para encontrar datas de desembarques de portugueses no Porto do Rio de Janeiro.
Desde já obrigado por qualquer ajuda.

Reply

Direct link:

RE: Desembarques no Rio de Janeiro

#6674 | fdmcv | 06 Jul 2001 03:19 | In reply to: #6666

Caro Zé,

O Arquivo Nacional possui microfilmes com as listas de desembarque no porto do Rio. Nestas listas, por data de desembarque e por navio, estão nome, idade e nacionalidade dos recém-chegados. É importante que você saiba a data, pois, especialmente depois de 1860 mais ou menos, são muitas pessoas chegando POR MÊS ! Se você souber o nome do navio, melhor ainda.

O Arquivo Nacional possui uma página na internet, mas não me preocupei em saber que tipo de serviço oferecem, preferi ir lá. Também sou novato, e já passei por essa experiência.

www.arquivonacional.gov.br

Boa sorte,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: Desembarques no Rio de Janeiro

#6704 | ZéCarioca | 07 Jul 2001 00:13 | In reply to: #6674

Obrigado por responder.
Mas o problema é que eu só sei que o meu familiar foi para o Rio no ano de 1930.assim fica difícil de encontrar pq em todo o lugar que se vai é perguntado pelo nome do navio que é justamente o que eu não sei.
Mas mesmo assim muito obrigado por ter respondido.
Um abraço

Reply

Direct link:

RE: Desembarques no Rio de Janeiro

#6707 | fdmcv | 07 Jul 2001 00:33 | In reply to: #6704

Se o seu familiar veio para o Rio em 1930 e aqui permaneceu até 1938-1942, ele foi obrigado a se registrar por lei do governo Getúlio Vargas. Assim, indo ao Arquivo Nacional com o nome completo de seu familiar, você poderá pedir uma cópia do registro de estrangeiros, o qual irá, possivelmente, conter uma série de informações úteis. No meu caso foi.

Saudações,