Famílias de Vila Pouca de Aguiar
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Arquivos | Brasil
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
A minha família é da freguesia de Telões, Vila Pouca de Aguiar, apelidos Gonçalves e Lamas. Gostaria de saber se há ainda parentes lá residentes.
Gostaria ainda de pedir ajuda como obter cópia de um testamento no Brasil no arquivo de San Juan del Rei.
Mlamas
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro/a Mlamas,
A minha ascendência paterna é de V.Pouca.
O apelido Gonçalves é dos mais frequentes e aparece em freguesias extremas como Telões ou Parada Monteiros e, no caso da primeira, há diferentes Gonçalves em Souto, Outeiro ou Pontido; assim, se pudesse fornecer mais elementos talvez possa encontrar algumas ligações na minha base de dados.
A título de curiosidade, um meu 6º. avô aparece referenciado como João Gonçalves Lama (n. meados do séc. XVIII, no Castelo-Telões), f. de António Gonçalves c.c. Domingas Gonçalves, e a sua filha Francisca Teresa Gonçalves Lama também é referenciada com o mesmo apelido composto.
Cumprimentos,
Nunosp
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
caro Nunosp
Obrigado pela resposta; pelo que me indica somos ainda primos porque eu também descendo do casal António Gonçalves Lama ou Lamas e Domingas Gonçalves do Castelo, Telões.
Já pesquisei a família até 1636 mas gostava de saber mais coisas.
O meu e-mail é brou@sapo.pt e se concordar dar-lhe-ei notícias sobre o ramo que descende do neto desse casal chamado António Lamas que veio para Lisboa e casou com uma sobrinha Maria d'Arrábida Lamas filha de seu irmão Francisco.
Cumprimentos da prima Maria Helena
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa noite,
será que posso pedir ajuda à sua base de dados? tenho algumas pontas soltas, se me pudesse ajudar agradeço. antonio josé de sousa machado, natural de oiteiro, filho de joão rodrigues e teodozia gonçalves, casou em agosto de 1751 com joaquina maria de oliveira de suidros, atei. maria josé de sousa, filha de joão de sousa do souto, casou com antonio josé gomes ferreira em 1759. e por ultimo antonio gaspar, que casou com teresa maria gomes ferreira em 1723, era de parada.
cump
belmiro queirós ribeiro
www.travassos1.blogspot.com
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Belmiro Queirós Ribeiro,
Começando pelas "más noticias":
1. Não disponho de dados António José Gomes Ferreira, nem de Teresa Maria Gomes Ferreira.
No entanto os Gomes Ferreira estão conotados com a Quinta do Condado, em V.P.Aguiar, divino Salvador [a actual casa, com capela, estava ainda há poucos anos abandonada e em degradação].
No séc. XVII é referenciado um Pe. João Gomes Ferreira, com IG/Braga em 27.01.1685 (Pº. 1.981), filho de António Martins e de Maria Ferreira, irmão de Catarina Gomes e concerteza familiar de Maria Gomes Ferreira c.c. Domingos Machado, de Fontes-Soutelo de Aguiar (o qual voltou a casar, em 08.04.1688, com Ana Gonçalves Barria)
2. Também não consegui localizar António Gaspar, de Parada. [freguesia de Parada de Monteiros, S. Pedro ou lugar de Parada do Corgo, freguesia de Soutelo de Aguiar ?]
3. João de Sousa, pai de Maria José de Sousa. poderá ser João de Sousa (f. de Domingos Gonçalves e de Catarina de Sousa, ambos de Telões), n: 25.08.1704, em Souto - freguesia de Telões, c.c. em 28.05.1730 Catarina Gonçalves (f. de Baltazar Gonçalves, de Outeiro, e de Isabel Martins Dinis); assim sendo, terá um irmão igualmente chamado João de Sousa.
A título de informação complementar, Souto e Outeiro são dois lugares contíguos, separados por uma rua, da freguesia de Telões.
4. Joaquina Maria de Oliveira, de Saidros - S. Pedro de Atei, f. de António Lourenço da Costa e de Mariana Oliveira, neta pat. de Domingos Lourenço e de Margarida da Costa, neta mat. de João de Oliveira e de Maria Borges
c. em 02.08.1751, em Outeiro-Telões com
António José de Sousa Machado (tb. referido como António José Machado), f. de João Rodrigues (m. 06.08.1741) e de (c. 15.04.1736) Teodósia Gonçalves (m. 12.06.1757) [este João Rodrigues foi antes c.c. Luisa de Matos, tb. de Outeiro, m. em 28.10.1735]; neto pat. de Filipe Gonçalves (f. de António Gonçalves e de Domingas Gonçalves, esta de Trendeiras-Nª. Sª. de Afonsim), de Zimão-Telões, e de Domingas Fernandes (f. de António Domingues e de Isabel Fernandes) , de Outeiro;
tenho deste casal referenciados os seguintes filhos:
José Manuel de Sousa Machado, n: 26.02.1753;
João de Sousa Machado, n: 12.02.1756;
Maria Teresa de Oliveira (como costume na região, frequentemente a filha usa o nome da mãe e os filhos o do pai), que terá nascido por volta de 1801, morrendo com 71 anos em 12.12.1872, em Telões, c.c. José António Machado, que lhe sobreviveu;
Pe. Francisco José de Sousa, n. em 29.01.1758, com IG/Braga em 28.03.1778 (Pº. 29.885, pasta 1.322).
Caso disponha de mais dados que me possa fornecer sobre estas e outras pessoas das freguesias de V. P. Aguiar, desde já lhe agradeço, para completar a minha base de dados.
Entretanto, caso precise de mais informações fico desde já à inteira disposição.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa tarde,
1. sim são esses Gomes Ferreira da Quinta do Condado. os dados que eu tenho são: catarina e joão gomes ferreira, filhos de antonio martins de aguiar e maria gomes ferreira. do antonio não tenho mais nada, a maria era senhora da quinta do condado e filha de bartolomeu gonçalves ferreira e anna gomes. a catarina casou com pedro lourenço de quem também não sei nada e foram pais de thereza e joão gomes ferreira, ficando este com a quinta do condado, a thereza casou, 12 de agosto 1723, com antonio gaspar de parada, soutelo - filho de domingos gaspar e isabel fernandes de parada de corgo - e foram pais, 25 de novembro 1735, do meu antonio josé gomes ferreira, este casou em 1759 com maria josé de sousa. o antonio casou primeiro com Catarina Dias Figueira de quem teve filhos.
2. antonio gaspar filho de domingos gaspar e isabel fernandes, ambos já defuntos em 1723 parada do corgo, soutelo.
3. na minha pesquisa encontrei o casamento de joão sousa machado, filho de joão sousa souto e catharina gonçalves do lugar do soutto freguesia de salvador de telloins em 11 de abril 1752. penso que será irmão da minha maria josé. quanto ao pai tenho aqui um apontamento que me deixa intrigado, se calhar só me enganei a copiar, diz o seguinte: 30 de janeiro 1723 casamento entre joão de sousa machado e catarina de sousa, ele filho de domingos machado e anna gonçalves, ela filha de joão de sousa e francisca dias, ambos já defuntos. todos do lugar de fontes, soutelo.
4. esta maria tereza de oliveira tem a data de nascimento errada, se calhar é filha de outra maria tereza de oliveira, eu tenho uma que nasceu em 6 de outubro de 1760.
eu já tenho uma base de dados bastante grande, cerca de 1600 pessoas, interessam-me todas as ligações a travassos, o lugar onde nasci, na freguesia do bilhó, concelho de mondim de basto, no meio dessas 1600 há muita gente dos concelhos vizinhos, estes que falamos aqui estão directamente ligados à minha familia. se quiser informações de pessoas que tenham algumas ligações com esta zona é só pedir.
cumprimentos,
belmiro queirós ribeiro
www.travassos1.blogspot.pt
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
caro nuno pina,
no ponto 4 quando diz neto paterno de filipe gonçalves ... não será materno?
cump
belmiro
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno
Acabei de ler o tópico sobre famílias de Vila Pouca de Aguiar. Tenho alguns elementos sobre ascendentes meus em Pontido no decorrer do séc. XIX, mais precisamente Antónia Victorina que n. 3.ago.1819 em Vila Pouca de Aguiar e engravidou de um fidalgo de Pontido, que pelo apelidol, julgo ser um Sousa. Em Telões tenho uma Ana De Niz, filha de Domingos Dinis e Arcanja Rodrigues, ela sem nenhum dado de casamento ou nascimentos, os pais casados a 16.mai.1743 em Vila Pouca de Aguiar. Os avós paternos da mesma Ana fora m Domingos Dinis e Maria Dinis de Telões.Por esta altura, mais ou menos, tenho Mónica Gonçalves
natural de Carrazedo moça solteira, a ter descendencia de um Manuel Borges de Souza, do Salvador em Vila Poouca, que julgo ter nascido a 20.out.1695, filho de António Borges e Guiomar de Sousa. Caso tenho interesse em dados concretos destes casais ou me possa dar informaçoes complementares, podemos, se assim entender, trocar dados.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Belmiro,
1. Antes de mais, as minhas desculpas pelos dados efectivamente errados de Maria Teresa de Oliveira; esta deve ser neta de António José de Sousa Machado c.c. Joaquina Maria de Oliveira. O erro apareceu por esta ser referida no assento de óbito como filha de um homónimo, neste caso do avô.
2. António José de Sousa Machado é filho de João Rodrigues c.c. Teodósia Gonçalves.
João Rodrigues é filho de Filipe Gonçalves (este filho de António Gonçalves c.c. Domingas Gonçalves) e de Domingas Fernandes (esta filha de António Domingues c.c. Isabel Fernandes).
Teodósia Gonçalves é filha de Domingos Gonçalves e de Ana Gonçalves, solteira.
3. A dúvida em relação à "sua" Catarina (Ferreira) Gomes surge porque a tenho referenciada como casada com Pascoal Gonçalves; o que não é impeditivo de o ter sido igualmente com Pedro Lourenço, sendo frequentes os segundos casamentos.
Em todo o caso parece estarmos a falar da mesma pessoa, visto que esta é filha de António Martins, falecido antes de Fev. 1685 (este filho de António Martins c.c. Cristina Gonçalves) c.c. Maria Ferreira, do Condado de VPA (esta filha de Bartolomeu Gonçalves c.c. Ana Gomes).
Este último casal, da Casa do Condado, é referenciado como "não tiveram oficio, viviam de sua fazenda".
4. João de Sousa Machado, irmão de Maria José, é filho de João de Sousa e de Catarina Gonçalves; não disponho de dados seus relativamente a casamento.
João de Sousa é filho de Catarina de Sousa c.c. Domingos Gonçalves, que falece em 13.05.1709.
Catarina de Sousa casa em 18.02.1711 com António Leitão, de Fontes (também viuvo, de Ana Dias), que vem a falecer em 13.07.1742.
5. Esta Catarina de Sousa é sómente homónima da Catarina de Sousa c.c. Capitão João de Sousa Machado. Este (também referido como João Machado de Sousa), de Fontes, é dotado pelo pai Domingos Machado com todos os seus bens para casar, em 30.01.1723.
Mas, curiosamente, este casal acaba por ter uma ligação com Catarina Gomes Ferreira, referido no ponto 3., justamente pelo casamento com Pascoal Gonçalves.
Este casamento ter-se-á muito possivelmente realizado em 1688, pois é referido no assento de óbito deste (28.11.1720) ter havido dotação efectuada em 20.03.1688.
Este Pascoal Gonçalves era filho do Cap. Gonçalo Gonçalves Barria, de Fontes, c.c. Maria Rodrigues; não refiro, para não alongar, mas se interessar disponho de dados sobre os avós.
Tinha uma irmã, Ana Gonçalves (Barria) que em 08.04.1688 c.c. Domingos Machado (filho de Agostinho Machado e de Senhorinha Gonçalves, de Cabanes-Pensalvos); foi filho deste casal o mesmo Cap. João de Sousa Machado que c.c. Catarina de Sousa (esta filha de outro João de Sousa c.c. Francisca Dias, do Bragado).
Ao estudar a ascendência do meu Pai em Vila Pouca, apercebi-me que ao longo de séculos as ligações se faziam com familias da mesma freguesia ou de freguesias limítrofes, em todo o caso raramente de fora do concelho. O que nos faz uma grande família de primos... com o inconveniente de se repetirem nomes e apelidos, algumas vezes transmitidos pela Mãe, outros pelo Pai, o que não facilita em nada os nossos estudos!
O facto é que acabei (na realidade só agora comecei!...) por ter uma base - cerca de 3000 pessoas - de dados de inumeras familias (os tais primos) e me apercebi que qualquer dado acaba por se poder, de uma forma ou de outra, por ligar.
Todas as informações de que disponho estão à inteira disposição. Pelo meu lado desde já agradeço todo e qualquer dado que possa completar a minha base.
Cumprimentos
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
caro nuno,
eu também comecei à pouco tempo, primeiro a minha intenção era conhecer só a minha familia, depois decidi fazer todo o lugar de travassos, depois decidi fazer o blog para recolher também fotografias e documentos. agora acho que já é trabalho demais, mas não posso voltar para trás.
quanto à sua base de dados, não terá nada do antigo concelho cerva (limões, adoria, asnella, etc.)? tem sido o local mais complicado, por só ter onze anos de registos paroquiais no arquivo de vila real.
se precisar de alguma coisa cá deste lado é só dizer, agora estou a pesquisar atei e ermelo.
cump
belmiro
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno de Sousa Pina,
A informação que eu tenho é a seguinte:
1. Agostinho Machado de Souza, Capitão de Ordenanças de VPA, Viveu na casa do Souto, em Cabanes, casou com Senhorinha Gonçalves de Aguiar, Senhora da dita Casa do Souto. Tiveram, entre outros:
1.1 Domingos Machado, Juiz Ordinário de VPA (1727), Tabelião du Público Judicial e Notas e Escrivão dos Direitos Reais. Casou duas vezes. A 1ª com Maria Gomes Ferreira, da Quinta do Condado. A 2ª com Ana Gonçalves Bárria, Senhora da Casa do Capitão Velho em Fontes de Aguiar.
1.2 Isabel de Souza Machado, secedeu como 2ª Senhora da Casa do Souto em Cabanes, casou com seu parente Mathias Alvares Águia. Tiveram:
2.1.1 Thomé Álvares Machado
2.1.2 João de Souza Machado, 1º Morgado de Cidadelha, VPA, Capitão de Ordenanças, Juiz de VPA. Casou com Catarina de Matos, com geração nos Souza Machado, Souza Guedes Pinto Mourão. (de onde eu descendo).
Tenho mais dados sobre a descendência do casal Capitão João de Souza Machado e Catarina de Matos, que lhe posso ceder se estiver interessado, e eu também estou interessada em qualquer informação sobre os descendentes deste casal.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Guedes
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa tarde,
por engano copiei um casamento que me parece desta familia:
30 de janeiro 1723, casamento entre joão de sousa machado e catarina de sousa, ele filho de domingos machado e anna gonçalves e ela filha de joão de sousa e francisca dias, ambos já defuntos, penso que eram do lugar de fontes.
cump
belmiro
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Belmiro,
Os dados que tem entroncam de facto nesta família:
1.1 Domingos Machado, Juiz Ordinário de VPA (1727), Tabelião du Público Judicial e Notas e Escrivão dos Direitos Reais. Casou duas vezes. A 1ª com Maria Gomes Ferreira, da Quinta do Condado. A 2ª com Ana Gonçalves Bárria, Senhora da Casa do Capitão Velho em Fontes de Aguiar, de quem teve:
1.1.1 Maria Machado cc Gonçalo Dias de Freitas,Sr da Casa da Nogueira em Fontes.
1.1.2 João Machado, 3º Sr da Casa do Capitão Velho. Cipitão das ordenanças (1734) e Almotacé (1738). Casou a 30 Janeiro de 1723 com Catarina de Souza, filha dos 2ºs senhores da Casa do Cabo em Fontes, e que levou um dote de 500 mil reis em moedas de ouro.
Esta informação retirei-a do livro "Machado de Vila Pouca de Aguiar", onde pode encontrar informações sobre as famílias que usaram este apelido. Se não tiver o livro eu posso procurar qualquer outra informação que necessite.
Ana Maria Guedes
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
O nome coreto da cidade é SÃO JOÃO DEL REI.
Faça seu pedido à
AMAREI - Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del Rei.
Rua Marechal Deodoro, no Centro.
36.300-07 São João del Rei, Minas Gerais
Brasil
Telefone: (032) 3371-7663
Fax: (032) 3371-7663
iphan@mgconecta.com.br
Boa Sorte!
Frederico
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
cara ana,
de todos estes penso que só a maria gomes ferreira é minha antepassada, penso que esta maria foi casada com antonio martins de quem já era viúva em 1685, pais de catarina gomes ferreira e joão gomes ferreira.
quanto ao seu livro "machados de vila pouca de aguiar", será que pode ver se tem alguma referencia a manoel gaspar e luiza machada do lugar de asnella - cerva ou alguma referencia a uma familia jorge tembém de asnella.
procurei o seu apelido na minha base e encontrei uma maria guedes que terá nascido cerca de 1780, filha de antonio guedes e thereza fernandes, não terão ligações consigo?
cumprimentos,
miro
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa noite nuno,
será que posso voltar a pedir ajuda à sua base de dados, estive em agosto no adb e avancei um pouco mais.
preciso de dados sobre:
manoel josé martins, filho de francisco xavier martins e maria luiza, casou com maria engrácia da costa, terá nascido cerca de 1800. é natural da quinta de cima - ribeira de pena.
joão gomes ferreira, padre, filho de antonio martins e maria ferreira, neto paterno de antonio martins e catarina gonçalves e materno de bartolomeu gonçalves e anna gomes. ig 27 de janeiro 1685. quinta do condado - vp aguiar.
antonio de moura, filho de antonio pereira cardoso e jeronima de moura, neto paterno de gervasio pereira e marinha gonçalves e materno de simão alvares e azevedo (atei) e de maria martins (cerva). ig 14 de janeiro 1733
tem algum apelido queiroz ou queiró na sua base de dados?
quanto ao pedro lourenço que falámos no ponto 2 da sua mensagem descobri que veio de padrella - chaves.
cump
belmiro
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Alguns dados complementares de que disponho sobre pessoas referidas neste tópico:
1. Guiomar de Sousa, de Carrazedo - Bragado
Eventualmente a mesma, tenho-a referenciada como c.c. João Pinto, de quem teve António de Sousa Pinto, que c.c. (12.08.1744) Maria de Sousa Machado, de Vilela - S. Pedro de Bragado;
que, por sua vez, têm Mariana de Sousa, c.c. (24.05.1787) Matias José Machado, de Soutelinho do Monte, da Vreia de Bornes
2. Pe. João Gomes Ferreira (Pº. nº. 1981 de 27.01.1685 - IG/Braga)
filho de António Martins (já falecido em 01.1685) e de Maria Ferreira, neto pat. de António Martins e de Cristina Gonçalves, neto mat. de Bartolomeu Gonçalves e de Ana Gomes;
irmão de Catarina Gomes c.c. Pascoal Gonçalves (?), f. do Cap. Gonçalo Gonçalves Barrio (f. a 06'06'1728, em Soutelo de Aguiar) e de Maria Rodrigues (f. a 28.11.1720, tb em Soutelo).
Cmp,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Na TT existe uma habilitação de herdeiros (código PT-TT-JIM/JJU/2/81/9), de 1790, que não tive oportunidade de consultar, de "António Martins e de sua irmã Ana Maria, filhos de Manuel Martins e de Maria Gonçalves, naturais de Bornes, Vila Pouca de Aguiar, sua tia Teresa, filha de António Gonçalves Lama e de Domingas Gonçalves de Aguiar, natural de Telões, Vila Pouca de Aguiar".
Nesta, "os habilitantes - António Martins, irmã Ana Maria e tia Teresa - pretendem receber a terça da herança deixada por seu tio materno e irmão (poderá ser na realidade meio-irmão ?) Pedro Gonçalves de Aguiar, filho de António Gonçalves Lama e de Catarina Gonçalves Lama, casado com António Rangel de Sousa, também natural de Telões, falecido no Rio de Janeiro (1787); escrivão Francisco da Silva Braga".
Será que António Gonçalves Lama, sendo o mesmo, foi c.c. Domingas Gonçalves de Aguiar e Catarina Gonçalves Lama, tendo f. dos 2 matrimónios ?
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro primo Nuno
Tem toda a razão, fui à TT e vi o processo (mandei fotocopiar porque é extenso), mas pelo que li, o António Gonçalves Lama casou 2 vezes, a 1ª vez com Domingas Gonçalves de Aguiar e a 2ª com Catarina Gonçalves Lama, ambas do Castelo.
Quando tiver o processo conto mais pormenores
Um abraço
MLamas
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara prima,
Fico ansiosamente à espera de "novidades" para que possamos completar e melhorar este ramo comum.
Nuno Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa tarde,
O seu nome Nuno de Sousa Pina, não me é nada estranho e como descendente dos Souzas de Vila Pouca de Aguiar ao entrar neste Site por acaso. Vejo inumeras dúvidas e buscas e gostaria de sugerir o livro da Genealogia da Casa do Cabo de Fontes de meu tio Ernesto e meu pai Guilherme Flipe de Menezes (Souza)Fontes na qual tem inúmeras respostas para o aqui falado.
Por exemplo António de Souza ou de Souza Machado Capitão-mor de Vila Pouca de Aguiar etc etc era casado com Catarina Rodrigues, Srª da Casa e Quinta de Vila Meã de Bornes , pag. 15
Como práticamente não existem exemplares fico ao dispor qualquer consulta ou até fotocopiar.
Cumprimentos
MªRosário Fontes
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa tarde,
este antonio de souza é descendente de uma catarina de sousa? também tenho alguns antepassados na zona e não está fácil desprender os nós.
cump
belmiro queiroz ribeiro
www.travassos1.blogspot.com
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Estou interessadíssima em saber se António de Souza Machado e Catarina Rodrigues tiveram filhos e, em caso afirmativo, quem foram.
Melhores cumprimentos,
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa tarde, (Isabel)
Sim Tiveram 1 filho com o mesmo nome:
ANTONIO DE SOUZA MACHADO , Sr. da Quinta de Vila Meã,Capitão das Ordenanças de Vila Pouca de Aguiar, homem nobre do mesmo Concelho.Nasceu no Ano de 1628 na sua Casa de Vila Meã e morreu depois de 1702.Casou no ano de 1663 com FILIPA MENDES PEQUENO, que nasceu a 12.1.1640 na Vila de Chaves e morreu em 1702 em Vila Real; filha de Ricardo Mendes OLiveira e de sua mulher Jerónima Carneiro de Moraes; neta paterna de João Rodrigues de Oliveira, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real,Escrivão dos Orfãos da Vila de Chaves, e de sua mulher Ana Pequeno de Miranda; neta materna de Martim Carneiro de Moraes, homem nobre da Vila, e de sua 2ª mulher Filipa Mendes Pinto.
Filhos:
- Padre João de Souza Carneiro de Moraes
- Mariana Carneiro de Moraes
- Mariana Craneiro de Moraes e Souza
- Catarina de Souza Carneiro de Moraes
- Filipa Mendes de Oliveira
Espero ter sido útil.
Cumprimentos
MªRosário Fontes
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa tarde,
A Catarina de Souza (casada com José Pereira de São-Payo) é filha de Isabel Machado e Jorge Vaz Ferreira. Por sua vez, esta Isabel é irmã de António de Souza Machado. Assim sendo, o António de Souza Machado é tio de Catarina de Souza.
Cumprimentos,
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa tarde,
Obrigada pela informação supra.
Volto à minha árvore genealógica para tentar ajuda nos descendentes de António de Souza Machado e Catarina Rodrigues.
Segundo os dados de que disponho tiveram uma filha Maria de Souza (b. 16.X.1632) que casou com António Jorge (sr. da casa de Rebordochão). Estes, por sua vez, tiveram Catarina de Souza (n. 9.IV.1679 - m ? 1750) que casou com Pedro Álvares (n. 29.VI.1669 - m. ?1725), sr. da casa da Freixeda em S. João Baptista de Capeludos. Tiveram uma filha chamada Mariana de Souza Machado (sra. da casa de Rebordochão) em S. Martinho de Bornes (n. 4.VIII.1709 - na Freixeda e morreu antes de 1763 na casa de Rebordochão).
Será que tudo isto é verdade?
Melhores cumprimentos
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa tarde,
esta não deve ser a minha catarina de souza, a minha foi casada com domingos gonçalves que faleceu em 1709 depois do marido falecer casou com antonio leitão, de fontes.
serão parentes?
cump
belmiro ribeiro
www.travassos1.blogspot.com
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa noite,
Tenho no livro uma informação que ele tinha uma filha chamada Maria que foi baptizada em S.Martinho de Bornes a 16.10.1632 e morreu em Rebordechão.Casou cerca de 1658 com António Jorge, Lavrador Honrado, que nasceu em Tourencinho,freguesia do Salvador de Telões e morreu na sua casa de Rebordechão;filho de António Jorge, de Tourencinho, e de sua mulher Inês Martins, de Rebordechão.
--
Catarina de Souza , nasceu em Rebordechão a 9.4.1679, e morreu em Freixeda, depois de 1744.
Casou a 10.12.1702 na Igreja de S.Martinho de Bornes com Pedro Alvares, da Freixeda, onde nasceu a 29.06.1669 e morreu cerca de 1725;filho de Belchior Alvares e de sua mulher Maria Gonçalves.
--
Filha (uma dos muitos) Mariana de Souza Machado, nasceu na Freixeda a 4.08.1709,tendo herdado a casa de REbordechão.Casou a 11.10.1741 com António da Costa Machado, capitão de Ordenanças, Familiar do Santo Oficio (C.25.9.1741), homem de negócios na cidade de Lisboa e no Brasil, nasceu em Montenegrelo, na freguesia de S.Tiago de Soutelo, a 14.4.1695;filho de Santos da Costa e de sua mulher Senhorinha Machado.
Sabe uma coisa. Somos primas mesmo.
Eu descendo de um Thomé de Souza, 1º Sr. da Casa do Cabo de Fontes de Aguiar.
Estou agora sem tempo, mas vou ver melhor logo que possa.
Desculpe perguntar, mas vive em Portugal?
Cumprimentos
Rosário Fontes
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Bom dia Rosário!
Agradeço todas as suas informações que são, no geral, coincidentes com as de que disponho.
Podemos passar agora aos filhos do casal António da Costa Machado e Mariana de Souza Machado e, por agora, só possuo dois nomes:
- Baltazar Joaquim da Costa de Souza Machado (n. 20.XI.1743 - c. 2.VIII.1773), bacharel em leis, sr da casa de Rebordochão, Familiar do Santo Ofício)
- D. Maria Joaquina de Souza (?) (n. 1747 - c. 1770) com António Machado Álvares da Cruz (sr. da casa do Olmo, em ?)
Penso que também descendo de Thomé de Souza, mas só consigo entroncar esta enorme família na bisavó do meu avô materno (Joaquina de Souza Machado) de quem lha darei mais dados numa próxima oportunidade.
Acho que realmante somos primas.
Vivo em Portugal, toda a minha família do lado materno provém desta zona e os meus pais viviam nas Pedras Salgadas na altura do meu nascimento.
Moro em Lisboa há 35 anos.
Cumprimentos
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Isabel,
Infelizmente não tenho mais informação deste casal. Tenho um nota C.g.(com Geração) COSTAS DE SOUZA MACHADO, da Casa de Rebordechão em S. Martinho de Bornes). Deduzo haver registos ou um livro sobre a descendencia desta familia.
Até breve. (moro no Porto e já morei vários anos em Lisboa)
Cumprimentos
Rosário
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
sou descendente de portugues, tenho informação que bisavos eram de VPouca o sobrenome dele é FRANCISCO PINTO DE ARRUDA nasceu em junho de 1829, o outro é JOAO LEITE DA SILVA FREIRE nasceu em 1839 filho de joao alves da cunha e catarina alves da cunha ele casou aqui no brasil em 1880.
vc poderia me informar se tem com verificar nas igreja ou cartorio para mim ou informar onde posso procurar.
grato
gloria
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Este casal interessa-me muito! Alguns dados de que disponho:
1. Catarina de Sousa foi casada com Domingos Gonçalves (desconheço os ascendentes respectivos), que morre a 13.05.1709 no Outeiro, Telões.
Deste casamento teve:
- Domingos Gonçalves, referido no ass. óbito do pai como "o filho que houve na caza a quem deixou a sua graça";
- João de Sousa, n. a 25.08.1704, e que morre antes de 12.1766, tendo casado a 28.05.1730 com Catarina Gonçalves;
- António Gonçalves, nascido a 20.02.1707;
- José Gonçalves, nascido a 10.03.1709.
2. Catarina de Sousa casa novamente, a 18.02.1711, com António Leitão (tendo este, antes, sido casado com Ana Dias), de quem também desconheço a ascendência (poderá estar ligado aos Leitão de Ribeira de Pena ?).
Deste 2º. casamento teve:
- Maria de Sousa, que casa a 10.11.1737, com Dionisio Gonçalves, com geração conhecida nos Casais de Souto, casas ainda hoje pertencentes a descendentes;
- Ana de Sousa, que casa a 27.06.1746, com Domingos Rodrigues Pires, com descendência conhecida;
- Manuel de Sousa;
- Agostinho de Sousa;
- João de Sousa (Sotto), de Souto, que casa com Catarina Gonçalves, igualmente com descendência conhecida.
Agradeço qualquer dado complementar.
Cmp
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Primo Nuno
Já fui buscar a cópia à TT e é um documento muito grande com dezemas de testemunhas.
O essencial é o seguinte:
Data 1791
Trata-se de uma habilitação de herdeiros de António Martins e sua irmã Anna Maria filhos únicos e herdeiros de sua mãe Maria Gonçalves e de Manuel Martins que viveram no Lugar de Vila Meam, Raíz do Monte, Vila Pouca de Aguiar, a uma herança deixada em testamento por seu tio Pedro Gonçalves de Aguiar que morreu no Rio de Janeiro. A essa herança também é herdeira a meia irmã de Pedro Gonçalves de Aguiar, de nome Teresa, solteira, residente no Castelo, VPA.
Dizem os justificantes e as inúmeras testemunhas que Maria Gonçalves era jirmã de Pedro Gonçalves de Aguiar, ambos do Castelo e únicos filhos do 1º casamento de António Gonçalves Lama e sua mulher Catarina Gonçalves Lama ambos do lugar do Castelo e a Teresa era filha do 2º casamento de António Gonçalves Lama e de sua 2ª mulher Domingas de Aguiar, esta também do Castelo.
Esta explicação está de acordo com uma discrepância de datas que eu tinha nos casamentos de dois António Gonçalves Lama, mas não fala nos restantes filhos do 2º casamento de António Gonçalves Lama e de Domingas de Aguiar, visto que nas certidões vem a Teresa como irmã mais velha a que se seguiram outros filhos entre eles um António do qual somos descendentes. Provavelmente quando o Pedro Gonçalves de Aguiar (porque é que ele terá adoptado o apelido da madrasta? ou só usaria o apelido Gonçalves mas como era de Vola Pouca de Aguiar e havia muitos Gonçalves no Brasil, acrescentaram o nome da Terra?), foi para o Brasil ,só a meia irmã Teresa fosse nascida e assim não conhecesse os outros meios irmãos e por isso não os contemplou no testamento.
Vou agora refazer aquela parte da nossa genealogia.
Um abraço da prima
Maria Helena
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno,
Tenho muitas informações sobre os Leitão de Almeida da Quinta do Buxeiro de Ribeira de Pena. Se me disser quem são os pais de António Leitão, talvez eu consiga entroncá-lo nesta família.
Cumprimentos,
Ana Maria Guedes
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel Botelho,
Segundo o livro "Sousa Machado" em Vila Pouca de Aguiar, do Professor Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo (Instituto Português de Heráldica, 1977), aqui está uma pequena parte dos muitos dados sobre esta familia seus ascendentes e descendentes:
António Machado de Sousa, o Gordo (*1575 +1635), Senhor da Casa de Cimo de Rua em Vila Pouca de Aguiar, Alcaide de Vila Pouca de Aguiar (1601), Capitão-Mor (1613-1635), e Juiz Ordinário. CC Filipa de Chaves. Tiveram:
1. João de Sousa
2. Isabel Machado CC Jorge Vaz Ferreira, Senhor da Casa de Selhariz
3. Ana de Sousa CC António Gonçalves Maduro, do Bragado
4. Maria de Sousa CCAntónio Borges de Faria, de Telões
Teve de Maria Gonçalves, viúva de Cidadelha:
5. António Machado (+1672) cc Maria da Cunha. Viveram em Parada do Corgo.
e provavelmente também teve:
6. António de Sousa Machado (*Parada do Corgo 1610 +1664). Capitão das Ordenanças e Capitão-Mor de Vila Pouca, Juiz Ordinário. Viveu em Bornes, Vila Meã. CC Catarina Rodrigues (+1661)
Tenho muitos mais dados, principalmente sobre a descendência de Isabel Machado, a primeira filha de António Machado, o Gordo, além do livro mencionado, que lhe posso fornecer com todo o gosto.
Cumprimentos,
Ana Maria Guedes
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
viva nuno,
só tenho mais algumas informações sobre os pais da catarina gonçalves que casou com o joão de sousa, filho do domingos gonçalves e da catarina de sousa, então a catarina era filha de baltazar gonçalves, natural do outeiro, e de isabel martins diniz.
não terá algumas informções de familias do antigo concelho de cerva (asnella, limões, macieira, formozelos, etc.)?
cump
belmiro
www.travassos1.blogspot.com
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Ana Maria Guedes,
Será que possui algum dado sobre a descendência deste António de Souza Machado e de Catarina Rodrigues?
Terá existido uma Mariana de Souza Machado (n. 4.08.1709 - Freixeda) que casou com António da Costa Machado em 25.09.1741, este nascido em Montenegrelo, S. Tiago de Soutelo, em 14.4.1695?
Segundo os dados de que disponho tiveram dois filhos:
- Joaquina da Costa de Souza Machado
- Baltazar Joaquim da Costa de Souza Machado
Grata pelas informações que possa disponibilizar-me.
Cumprimentos,
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel Botelho,
Envio-lhe tudo o que está no livro "Os Sousa Machado em Vila Pouca de Aguiar", sobre a descendência que me pede. Espero que estes dados lhe dêem boas pistas para as suas investigações!
António de Sousa Machado (*Parada do Corgo 1610 +1664). Capitão das Ordenanças e Capitão-Mor de Vila Pouca, Juiz Ordinário de VPA. Viveu em Vila Meã de Bornes. (Provavelmente filho natural de António Machado, o Gordo, embora não haja qualquer documento que o confirme).
CC Catarina Rodrigues (+1661) de Vila Meã, sobrinha de Francisco Rodrigues, FSO em 1620. Tiveram:
1. Maria de Sousa (*16.10.1632) CC António Jorge, lavrador honrado, natural de Tourencinho. Tiveram, entre outros, Padre Martinho de Sousa, IG 1709.
2. Tomé de Sousa (*Vila Meã 1633 +Casa do Cabo 18.4.1700), Sr da Casa do Cabo em Fontes, Juiz Ordinário de VPA. CC Ana Gonçalves (+Casa do Cabo 11.11.1708). Tiveram entre outros:
2.1 Catarina Rodrigues de Sousa (*1657/8, +Parada, 6.3.1711) CC Matias Fernandes (+Parada, 30.10.1735) Juiz Ordinario de VPA.
2.2 João de Sousa, Sr da Casa do Cabo, CC Francisca Dias.
2.3 Padre Baltazar de Sousa, IG 1689.
3. António de Sousa Machado (*Vila Meã 1637/8, + 1702), Capitão das Ordenanças de VPA, homem nobre, morador na sua quinta de Vila Meã, CC Filipa Mendes Pequeno (*Chaves 12.1.1640). Tiveram:
3.1 António de Sousa
3.2 Padre João de Sousa Carneiro de Morais (*Vila Meã ~1670, + ~1744) IG 1691 e 1695, pároca de S. João da Pesqueira. Teve uma filha natural, Maria Leonarda, freira no Msteiro da Ribeira.
3.3 Mariana Carneiro de Morais (* Vila Mea, + Perosinho, 4.4.1737) CC Manuel Ferreira Ferrão, senhor da quinta do Fontão em Perosinho (remete para o livro da Casa do Cabo, 17 e seg)
3.4 Jerónima Carneiro de Sousa (*Vila Meã 27.6.1673, +~1744), vivia com o seu irmão o pároco de S. João da Pesqueira.
3.5 Catarina (remete para Casa do Cabo)
3.6 Filipa Mendes de Oliveira (*Vila Meã 16.2.1679 + Vila Meã 25.3.1733) CC Francisco Teixeira de Miranda (*Paços 7.3.1679, +~1754), Sargento-mor das Ordenanças de VPA (remete para o Livro Ascendência do Visconde de S. João da Pesqueira).
3.7 Domingos Pequeno Chaves (*Bornes 23.12.1682 +Cabeça Santa 16..3.1731) CC Susana Ferreira Ferrão, irmã de seu cunhado.
4. Padre João de Sousa Machado (+Vila Meã, 2.8.1718). Reitor de Tresminas.
Se eu puder ajudar em mais alguma coisa diga.
Ana Maria
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Rosário,
Estou há bastante tempo sem querer importuná-la com mais perguntas sobre os meus supostos antepassados, pois não consigo entroncá-los nos ramos mais recentes da família, dados esses obtidos há muitos anos na Torre do Tombo por um primo da minha mãe.
Esses dados mais recentes referem Maria Teresa Álvares de Sousa, casada com Paulino dos Santos Adão, que tiveram 14 filhos, todos eles nascidos em Soutelinho do Monte, um dos quais era o meu avô materno.
O mais velho era Acácio dos Santos Ribeiro, médico, e morava em Vila Meã.
O meu avô era o penúltimo, chamava-se João Manuel Álvares de Souza Santos, morava em Chaves e tinha também casa em Bornes, junto à quinta da Cabana.
De momento não disponho de datas, a não ser que o meu avô nasceu em 10.01.1900.
Quase todas as minhas tias avós moravam no centro das Pedras Salgadas, primeiro na antiga casa dos Serviços Florestais e depois na casa em frente.
Como nas livrarias não tenho conseguido encontrar praticamente nada sobre genealogia, a não ser em termos muitos gerais, gostaria que me dissesse se já ouviu falar nos nomes que indiquei.
Procurarei, se for caso disso, as respectivas datas.
Peço desculpa por este pedido um tanto fora do comum.
Cumprimentos,
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Procuro informações sobre:
- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?
De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.
Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Procuro informações sobre:
- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?
De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.
Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Procuro informações sobre:
- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?
De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.
Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Procuro informações sobre:
- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?
De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.
Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Procuro informações sobre:
- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?
De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.
Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Procuro informações sobre:
- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?
De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.
Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Procuro informações sobre:
- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?
De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.
Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Procuro informações sobre:
- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, filho de Francisco Dinis e de Ana Machado, "moradores que foram em Vrea". Vreia será. Agora Vreia de Bornes ou Vreia de Jales?
De qualquer das formas o casal FRANCISCO DINIS - ANA MACHADO terá casado entre 1660 - 1685.
Tem alguma informação sobre o seguinte casal e a sua Ascendência?
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Família de Antonio da Eira , filho de Zeferina da Eira ( pai desconhecido ), que foi casado com Ana Emilia da Eira. Suas filhas Maria José ( falecida em Portugal em 1937 , com menos de 01 ano ) e Vilma ( falecida no Brasil , talvez em 1936).Em 1938 , Ana Emilia retornou ao Brasil( estava em Portugal por ocasião da doença do marido, que estava na casa da mãe para tratar-se). Casou com meu avô Primo Persico , em Santos/São Paulo.
ReplyDirect link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Caros confrades
Ana Maria Guedes, Maria Helena Lamas, António Taveira, Nuno de Sousa Pina e outros
Do acompanhamento que tenho feito dos tópicos relacionados com Vila Pouca de Aguiar, percebo que todos têm um conhecimento mais ou menos aprofundado sobre as famílias daquele concelho, terra natal dos meus antepassados abaixo referenciados e dos quais herdei o apelido que ainda uso “de Aguiar”.
Da bibliografia que abaixo indico e de algumas visitas que em tempos tive oportunidade de fazer à Torre do Tombo, reuni os elementos genealógicos que enumero daqueles meus antepassados.
À distância que vai do Alentejo a Trás-os-Montes, não me é fácil uma deslocação àquela região para consulta dos arquivos locais ou regionais, pelo que vos ponho as seguintes questões, se for do vosso conhecimento:
1–O “Diogo Martins de Lago” e o “Curador-mór em Vila Real que depois foi Requeridor das Cizas do ramo de Riba de Pinhão” serão a mesma pessoa e o mesmo que foi meu antepassado ?
2–O apelido “Aguiar” viria por Diogo Martins ou por sua mulher Cecília Gonçalves ? Ou o Licenciado Amaro Gonçalves de Aguiar terá sido o primeiro da família a usá-lo ?
3–A Quinta de Lago Bom, na freg. de S. Martinho de Bornes e onde viveram, pertenceria originalmente a qual dos cônjuges ? – há quem defenda, sem apresentar provas, que pertencia a Cecília Gonçalves, acrescentando-lhe o nome “de Aguiar” – mas julgo que não passa duma hipótese.
4–Que “outros cargos nobres” aqueles meus antepassados (LETRA MAIÚSCULA) terão exercido ?
5–Terão havido outros filhos dos três casais referidos ?
6–Que arquivos municipais, regionais ou distritais poderão ter obras publicadas ou documentação daquela época e região (testamentos, habilitações, escrituras notariais, inventários, registos paroquiais, etc.) que eu possa um dia, quem sabe, ter disponibilidade para ir consultar ?
A lista de questões é vasta mas qualquer achega, mesmo que pequena e que desde já agradeço, poderá ser sempre útil para me orientar em futuras investigações.
Com os meus cumprimentos e votos de boas férias
António Pimenta de Aguiar
Segue a resenha do que consegui reconstituir
I – DIOGO MARTINS – o mais recuado que encontro, terá nascido pelo 2.º quartel de Quinhentos e vivia na segunda metade do século no concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde foi Capitão duma Bandeira, várias vezes juiz pela ordenação e onde exerceu outros cargos nobres.
Casou com CECÍLA GONÇALVES e foram moradores na sua Quinta de Lago Bom, freguesia de S. Martinho de Bornes, conc.º de V.P.A., vivendo sempre “à Lei da Nobreza”.
Tenho por investigar se este seria o Diogo Martins de Lago que, juntamente com o Padre Gaspar Borges, capelão em Santa Maria de Vreia, e com António Vaz de Vila Meã, “pessoas conforme a quem isto havia mister”, foi, para cumprimento duma provisão régia, encarregado em 1590 de “dar justa vedoria” na avaliação das benfeitorias feitas no Casal de Nossa Senhora de Vreia por António Pires e sua mulher Ana Dias, a quem o comendador Rui Dias da Câmara aforara aquele Casal pertencente à comenda de S. Martinho de Bornes.
Tenho também por investigar se poderá ter sido ainda o Diogo Martins que, sendo Curador-mór em Vila Real, recebeu d’el-Rei D. Sebastião carta da mercê do ofício de Requeridor das Cizas do ramo de Riba de Pinhão, termo daquela vila, que vagara por falecimento de Lopo Frz’, o qual o houvera d’el-Rei D. João III.
Diogo Martins e Cecília Gonçalves tiveram:
------1(II) Amaro Gonçalves de Aguiar - que segue
------2(II) Gonçalo Gonçalves de Aguiar – não se sabe se casou e com quem, mas teve:
------------1(III)Senhorinha Gonçalves de Aguiar – nat. de Cabanes, freg. de Pensalvos, termo de Vila Pouca de Aguiar, que herdou de seu irmão Domingos de Aguiar a Casa do Souto em Cabanes, onde viveu com seu marido, casados circa 1647 em Santa Eulália de Pensalvos, Agostinho Machado de Sousa, Capitão de Ordenanças de Vila Pouca de Aguiar, “pessoa principal que sempre se tratou à Lei da Nobreza” e herdeiro de seu tio paterno, o Diácono Agostinho Machado. C.g. conhecida.
II - AMARO GONÇALVES DE AGUIAR (Licenciado) – filho legítimo de Diogo Martins e de s.m. Cecília Gonçalves, foi nat. de S. Martinho de Bornes onde terá nascido no 3.º quartel de Quinhentos e licenciou-se em Leis pela Universidade de Coimbra, saindo bacharel formado em Cânones em 1589.
Provàvelmente depois desta data, casou com MARGARIDA ÁLVARES FERREIRA e foram moradores em Lago Bom, aí vivendo “sempre à Lei da Nobreza, sustentando cavalo e outras coisas que sustentam os nobres” e sendo “dos principais destas partes”.
D. Margarida era filha de Aleixo Álvares e de s.m. Helena Gonçalves, moradores em Anelhe, onde “viveram à lei da Nobreza”.
Tiveram:
-----1(III) Belchior de Aguiar Ferreira – que segue
-----2(III) Miguel Gonçalves de Aguiar – que foi proprietário e casou com Isabel Fernandes, do lugar do Guilhoado, freguesia do Salvador de Vila Pouca de Aguiar. C.g., entre outros, nos Barões de Arcossó.
III – BELCHIOR DE AGUIAR FERREIRA – filho legítimo do Licenciado Amaro Gonçalves de Aguiar e de s. m. Margarida Álvares Ferreira, foi natural de Lago Bom, onde terá nascido depois de 1589 e falecido antes de 1650.
Foi “homem nobre” e senhor das Casas de Lago Bom e Bornes de Aguiar.
Habilitou-se em 1619 a Familiar do Santo Ofício, sendo na altura capitão da mesma Bandeira em que servira seu avô paterno Diogo Martins.
Manuel Abranches de Soveral refere nos seus “Machado de V.P.A.) um Belchior de Aguiar Mourão, Sr. Da Quinta de Lago Bom, Juíz e vereador de Vila Pouca de Aguiar que, pela cronologia, poderia ser este ou um seu filho não conhecido.
Casou com ISABEL ÁLVARES MOURÃO, nasc. a 17.VI.1586, filha de Diogo Álvares Mourão, que instituiu o morgado da Cumieira em 1624, e de s.m. Maria Martins de Azevedo; neta pat. de Diogo Mourão e de Helena Álvares; e neta mat. de Martim Glz’ e de Suzana Vaz.
Viveram na sua Quinta de Lago Bom e foram pais de:
-----1(IV) Matias Álvares Mourão e Aguiar (Dr.) – nat. de Lago Bom, doutor em Leis e lente na sua Faculdade da Universidade de Coimbra, deputado da Mesa de Consciência e Ordens, Desembargador titular da Relação do Porto, Cavaleiro da Ordem de Cristo e 1.º administrador do morgado de Mateus vinculado à Capela de Nossa Senhora dos Prazeres e instituído em 5.XII.1641 pelo Dr. António Álvares Coelho, seu primo e também seu tio pelo casamento com D. Helena Álvares Mourão, irmã de sua mãe, os quais vieram a ser seus sogros; e 2.º administrador do acima referido morgado da Cumieira.
Fez testamento em 1675, deixando por sua universal herdeira em sua vida a sua mulher e prima co-irmã D. Maria Coelho, a Velha, que depois de viúva administrou os dois morgados, deixando em seu testamento (1691) a nomeação dos seus bens, vinculados em morgado, unidos e anexados ao prazo da sua Casa de Mateus instituído por seu Pai, em seu sobrinho e primo o Dr. Matias Álvares Botelho Mourão, o Morgado da Prata, e o mesmo para os prazos da Cumieira e Capela de seu avô Diogo Álvares Mourão, com os vínculos anexos a ele de seu tio o Dr. António Álvares Mourão, governador do bispado de Leiria, e de Baltazar Álvares Mourão.
D. Maria Coelho era filha do Dr. António Álvares Coelho, Senhor da Quinta de Mateus em Vila Real, que instituíu em morgado no seu testamento feito em 1643, e de sua mulher e prima D. Helena Álvares Mourão, nasc. a 17.V.1587 na Casa da Cumieira;
Neta pat. de Cristóvão Álvares Coelho e de s.m. D. Maria da Veiga de Figueiredo, cas. a 2.VI.1577 em S. Pedro de Vila Real; e neta mat. de Diogo Álvares Mourão, instituidor e Senhor da Casa da Cumieira, e de s.m. Maria Martins de Azevedo. S.g.
-----2(IV) Diogo Álvares Mourão (Dr.) – Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, Juíz do Fisco e Desembargador da Relação do Porto, Colegial e Reitor do Colégio de S. Pedro em Coimbra e Lente de Decretos.
Casou com sua prima co-irmã D. Isabel Álvares Coelho, irmã de sua cunhada D. Maria Coelho, acima.
Não teve descendência do casamento, mas de Maria Francisca da Fonseca, nat. de Coimbra, teve uma filha natural legitimada, em cuja descendência se continuou aquela sucessão e a representação da Casa, actualmente nos Condes de Vila Real, igualmente representantes, por posteriores casamentos, dos Condes de Melo e de Mangualde.
Apesar da sua “boa vida e costumes”, Belchior de Aguiar deixou filhos naturais de várias mulheres, nomeadamente de uma ANTÓNIA GONÇALVES, solteira, filha de um casal conhecido pela alcunha de “os surradores”, de quem teve:
5(IV) INÊS DE AGUIAR – casada e MINHA ANTEPASSADA, por onde me veio o apelido “de Aguiar”.
Bibliografia principal:
– Arq. da Univ. de Coimbra
– Chanc. de D. Sebastião, D. Henrique e D. António, L.º 1 - ANTT
– Chanc. da Ord. de Cristo, L.º 55 – ANTT
- GIL, Dr. António e VILANOVA, João – “MUI NOBRE E ILUSTRE TERRA DE AGUIAR”
- GUERRA, Luis de Bivar – “A HERÁLDICA DO SOLAR DE MATEUS”
– Hab. Santo Ofício, m.º 1, n.º 5 (1619) – ANTT
- PINTO, Albano da Silveira e BAÊNA, Visconde de Sanches de – “RESENHA DAS FAMÍLIAS TITULARES E GRANDES DE PORTUGAL”, Tomo I, tt.º Barão de Arcossó
- SÃO PAYO, Luis de Mello Vaz de – “SOUSA MACHADO EM VILA POUCA DE AGUIAR”
- SOVERAL, Manuel Abranches – “MACHADO DE VILA POUCA DE AGUIAR”
- TEIXEIRA, Dr. Júlio A. – “FIDALGOS E MORGADOS DE VILA REAL E SEU TERMO”
Direct link:
RE: Aguiar, de lago Bom
Cara Maria Helena Lamas
Uma vez que é descendente de António Glz' Lama e de sua 2.ª m.er Domingas Glz' de Aguiar, chamo a sua atenção para a mensagem que acabo de enviar para Ana Maria Guedes, neste tópico mas sob o título "Aguiar, de Lago Bom", na esperança que tenha algum dado adicional que me possa fornecer.
Os meus cumprimentos
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Nuno de Sousa Pina
Chamo a sua atenção para a mensagem que acabo de enviar para Ana Maria Guedes, neste tópico mas sob o título "Aguiar, de Lago Bom", na esperança que tenha algum dado adicional que me possa fornecer.
Os meus cumprimentos
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
boa tarde,
tambem eu tenho muitos antepassados naquela zona mas as minhas pesquisas chegaram a um beco sem saida desde que acabei de pesquisar os registos paroquiais, por isso aqui lhe envio alguns nomes qie me parecemser familiares dos seus, se tiver alguma informação agradeço.
bartolomeu alvares ferreira casado com anna gomes - vila pouca de aguiar pais de
joão gomes ferreira e
maria gomes ferreira casada com antonio martins de aguiar (faleceu antes de 1685), filho de antonio martins e cristina gonçalves
cump
belmiro ribeiro
www.travassos1.blogspot.com
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Caro Belmiro Queirós Ribeiro
Na realidade, existe muita semelhança de apelidos entre os meus e os seus nomes que aqui colocou, mas não consigo relacioná-los.
Por viver longe, não me tem sido possível consultar os arquivos com documentação da região de Vila Pouca de Aguiar e outras próximas, pelo que as minhas investigações incidiram essencialmente sobre a bibliografia que indiquei e uma ou outra já remota visita à TT.
Julgo que haverá alguma ligação entre os meus “Aguiar” e (muitos) outros que se detectam na região, bem como entre os vários “Ferreira”, mas sem uma busca mais aprofundada in loco não devo conseguir muito mais do que indiquei na minha anterior intervenção.
De qualquer forma, sobre os Ferreira da Casa do Condado, transcrevo da p.8 da “Mui Nobre e Ilustre Terra de Aguiar” o seguinte passo relativo a esta Casa e Quinta:
“Terá sido o seu 1.º Senhor João de Medeiros, cujos descendentes casam com os Machados da Escaleira de Vila Pouca de Aguiar, os Ferreiras de Chaves, os Botelhos de Constantim e os Sampayos Carneiros do Solar de Capeludos”.
Esta referência aos Ferreiras de Chaves transpõe presumivelmente as investigações para a zona de Chaves. Quem sabe por aí consiga encontrar mais pistas para o que pretende.
Relacionado com os seus e repetindo um pouco o que já aqui foi posto por Ana Maria Guedes e Nuno de Sousa Pina, retiro o seguinte das pp. 52-53 e 174-175 de “Machados ...” de Manuel Abranches de Soveral:
1-Bartolomeu Gonçalves Ferreira, Sr. Da Quinta do Condado, cas. c. Ana Gomes e tiveram:
2-Maria Ferreira, S.ra da mesma Quinta, cas. C. António Martins de Aguiar e tiveram:
-----3.1-Maria Gomes Ferreira, 1.ª m.er (s.g.) de Domingos Machado, “homem nobre” ... etc., fal. a 14.IX.1729 na sua Casa do Capitão Velho em Fontes de Aguiar, a qual pertencia a sua 2.ª m.er Ana Gonçalves Barria.
-----3.2-Padre João Gomes Ferreira, com I.G. de 27.I.1685 (Braga)
-----3.3-Catarina Gomes Ferreira, Sr.a da dita Quinta do Condado, cas. c. Pedro Lourenço e tiveram:
----------3.3.1-João Gomes Ferreira, Sr. daquela Quinta
----------3.3.2-Teresa Maria Gomes Ferreira, cas. a 12.VIII.1723 em Soutelo c. António Gaspar, m.or em Parada. C.g.
Da sua intervenção deduz-se, a não haver confusão, que houve outro João Gomes Ferreira, irmão de Maria Ferreira e tio do Padre seu homónimo. Será assim ?
Também procurei nos “Machado de Vila Pouca de Aguiar” mas não encontrei os seus Manoel Gaspar e Luiza Machada do lugar de Asnella
Com os meus cumprimentos
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro António Pimenta de Aguiar,
Vou começar a analisar os elementos que referiu, mal tenha quaisquer eventuais dados contacto.
Entretanto, tenho referenciado um MATIAS ALVARES MOURÃO, que não consigo relacionar exactamente com o que referiu, mas há concerteza ligações de parentesco próximas:
- nasceu em Freiria, Divino Salvador VPA, cerca de 166?, com IG/Braga em 16.08.1689 (Pº.4179, pasta 197);
- filho de António Machado, já falecido em 1689, casado cerca de 1660 com Maria de Aguiar, de Lagobom, Bornes de Aguiar; esta foi filha natural de Belchior de Aguiar Mourão, Sr. da Quinta de Lagobom, "lavrador honrado que vivia e se sustentava à lei da nobraza";
- neto paterno de Leonardo João, do Divino Salvador, "lavrador que viveu de suas fazendas" e de Catarina Machado;
Esta Catarina Machado era filha de Francisco Machado Pinto e de Maria de Oliveira, sendo que este foi tambem casado com Catarina Alves Ferreira (f. de Francisco Lourenço Ferreira).
Cumprimentos
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Caro Nuno de Sousa Pina
Parece-me que existe no meu arquivo alguma referência a este Matias Álvares Mourão, se não estou em erro umas informações do eng. José Ernesto de Menezes e Sousa de Fontes.
Vou tentar ver e depois digo-lhe o que encontrei.
Estou de saída para fim-de-semana, mas voltarei aqui para a próxima semana.
Obrigado pela sua intervenção e o seu interesse.
Cumprimentos
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
boa tarde,
penso que existiu esse outro joão gomes ferreira, as informações que tenho na minha base de daos são as sguintes:
Administrador de uma capela na vila de Alvito.
Escrivão das Sisas das vilas de Ilhavo e Eixo.
Escrivão do Público, Judicial e Notas do couto de Farelães.
será que alguem tem algumas informações de naturais do lugar de asnella ou cerva.
procuro tambem informações de queiroz ou queiró da mesma zona.
cump
belmiro
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Maria Rosário Fontes,
Estou procurando por Quitéria Rolla, do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Freguesia de Tres Minas. Ela pode ter sido a avó de meu trisavô Júlio Teixeira. Já solicitei o óbito dela à conservatória mas nunca me responderam. Ela pode ter falecido cerca de 1895 em Tres Minas e ela morava na Granja de Jales. Se ela era avó de Júlio Teixeira então ou ela era mãe de José Teixeira Osório ou ela era mãe de Cândida Luísa, que são os pais de Júlio Teixeira, o qual nasceu cerca de 1856.
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Tenho alguns dados, mas que são discordantes:
- JOÃO GOMES FERREIRA efectuou inquirições em Braga em 27.01.1685 (Pº. 1981, pasta 86), tendo nascido em 166?/167?, filho de Antonio Martins Aguiar c.c. Maria Gomes Ferreira; [Pai era falecido há data do IG ?]
- terá tido irmã Catarina Gomes c.c. um Pascoal (Gonçalves ?), este f. do Cap. Gonçalo Gonçalves Barria e de Maria Rodrigues;
- Assim sendo (tendo em conta dados de IG), Bartolomeu Gonçalves c.c. Ana Gomes, "não tiveram ofício, viviam de sua fazenda" e seriam avós (e não Pais) do referido João Gomes Ferreira, Pe.; são sim pais de Maria Gomes Ferreira, c.c. António Martins Aguiar (f. de António Martins c.c. Cristina Glz), o qual terá morrido entre 1685 e 1688, já que casa em 2ª nupcias (08.04.1688) com Domingos Machado (não tenho quaiquer dados sobre este ou eventual descendência).
Cumprimentos,
Nuno S. Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Tenho - será concerteza coincidência de nome:
MARIA ENGRACIA DA COSTA, do Bragado, c.c. Sebastião José Borges, pais de Carolina de Jesus Borges, n. em 1839 (?), a qual c.c. (30.04.1860) Manuel José Rodrigues de Sousa (f. de José Maria Rodrigues c.c. Maria José de Sousa, ambos de Telões), n. a 05.01.1841, f. 1896 (?).
Cumprimentos,
Nuno S. Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Dados de que disponho:
- Cap. JOÃO DE SOUSA MACHADO, f. de Domingos Machado, f. em 14.10.1729, em Fontes, c.c. Ana Gonçalves (Barria), f. em 18.0.1715, tb. em Fontes;
c.c. (30.01.1723) CATARINA DE SOUSA, f. de João de Sousa, n. em Fontes a 18.03.1663 e falecido já à data do casamento do f., e de Francisca Dias, do Bragado;
- Catarina de Sousa terá morrido em 18.08.1788, já viuva;
- este casal teve, pelo menos, 10 filhos:
João, n: 13.02.1724, fal. > 1787, c.c. Maria de Matos Rebelo, de Afonsim
Ana, n: 03.01.1726
José António, n: 04.02.1727
Teresa Maria, n: 06.04.1730, que terá sido gémea de
Ana Maria, esta fal. em 11.09.1760, em Fontes
Diogo, n: 19.01.1733
Jacinta, n: 21.01.1735
Maria José, n: 08.05.1737
Catarina, n: 15.04.1740
Luisa Jacinta,n: 06.05.1744.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa noite nuno,
obrigado pela resposta mas esta catarina de sousa não me parece a minha.
a minha casou primeiro com domingos gonçalves e em 1711 com antonio leitão.
não tem mais informações de familias do antigo concelho de cerva?
cump
belmiro ribeiro
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Caro Nuno de Sousa Pina
Analisei melhor a sua questão sobre o Padre João Gomes Ferreira e afinal concluí que estamos ambos de acordo.
Na minha intervenção de 20-07-2007 [15:03] também o coloquei (aliás copiei dos “Machado ...” de Manuel Abranches de Soveral) como filho de Maria Ferreira (N.2) e de seu marido António Martins de Aguiar; e neto materno de Bartolomeu Gonçalves Ferreira (N.1) c.c. Ana Gomes.
Relativamente ao casamento de sua irmã Catarina Gomes (Ferreira) com Pascoal (Gonçalves ?) e/ou com Pedro Lourenço, não lhe sei dizer nada, uma vez que a minha investigação se tem centrado mais nos “Aguiar” e o que tenho destes “Ferreira” é apenas cópia de trabalhos publicados, como é o caso acima referido. De qualquer forma não me parece impossível que ela tenha casado duas vezes, como era frequente.
Curiosamente tenho o Padre João Gomes Ferreira, coadjutor da Igreja do Salvador de Vila Pouca de Aguiar, a passar em 17-09-1689 um certificado incluído no processo de IG (Braga-1689) do Matias Álvares Mourão que me indicou, o qual tenho como neto do meu Belchior de Aguiar Ferreira.
A ter como certa uma informação que há anos me foi fornecida por investigador da zona e pessoa amiga, D. Isabel Álvares Mourão terá falecido por 1635, deixando seu marido Belchior de Aguiar Ferreira viúvo com cerca de 55 anos de idade.
Como mencionei na minha primeira intervenção em 19-07-2007 [11:25], este Belchior de Aguiar teve filhos naturais de várias mulheres e que julgo terão nascido depois daquela data. É o caso da minha antepassada Inês de Aguiar e será também o de Maria de Aguiar, mãe daquele Matias Álvares Mourão, e que foi criada em Lago Bom em casa de seu Pai (cf. referido por uma testemunha inquirida no decorrer do processo de Matias).
Por explicar está o facto de os netos de Belchior de Aguiar, filhos de suas filhas naturais, terem usado o nome “Mourão” ao qual aparentemente não teriam direito. Na minha ascendência, ainda nos séculos XVIII e XIX foi usado o nome “Aguiar Mourão” que só se perdeu com o meu bisavô, ficando reduzido a “Aguiar”.
Será que os “Álvares Ferreira” da mãe de Belchior de Aguiar pertenceriam aos ”Alvares Mourão” da Cumieira ? Julgo que não e não tenho outra explicação que não seja a da adopção do apelido.
Já agora, como tenho comigo cópia do processo de IG de Matias Álvares Mourão, coloco aqui os nomes de algumas testemunhas inquiridas a 17-09-1689 na Capela do Senhor de Vila Pouca de Aguiar, freg. do Salvador:
1-Joam de Sousa, homem nobre, morador e natural desta Vila de Aguiar, de 70 anos;
2-Francisco Machado, homem nobre e capitão que foi natural e morador nesta Vila de Aguiar, de 70 anos “pouco mais ou menos”;
3-António Machado, natural desta Vila Pouca de Aguiar, freg. do Salvador, lavrador que vive de suas fazendas, de 73 anos “pouco mais ou menos”;
4-Francisco Gonçalves, viúvo, natural do lugar de Guilhado e morador no lugar de Nuzedo, tudo freg. do Salvador de Vila Pouca de Aguiar, lavrador honrado que vive a Lei da Nobreza, de 85 anos “pouco mais ou menos”.
Espero que estes apontamentos sejam úteis
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Bom dia!
A família do marido da minha avó Ana Emília da Eira ( Teixeira em solteira ) ,sáo de Telões.O nome do esposo dela era Antonio da Eira falecido em Julho de 1938, em Telões ( veio do Brasil para tratamento ) era filho de Zeferina da Eira. Eles casaram em Santos/São Paulo em 1935 , sei que ele tinha um irmão.
Tento localizar parentes.
Tenho mais informações caso você possa me ajudar.
Meus cordiais cumprimentos,
Rita Persico
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Família de Antonio da Eira , filho de Zeferina da Eira ( pai desconhecido ), que foi casado com Ana Emilia da Eira. Suas filhas Maria José ( falecida em Portugal em 1937 , com menos de 01 ano ) e Vilma ( falecida no Brasil , talvez em 1936).Em 1938 , Ana Emilia retornou ao Brasil( estava em Portugal por ocasião da doença do marido, que estava na casa da mãe para tratar-se). Casou com meu avô Primo Persico , em Santos/São Paulo.
Será que alguém conhece essa família?
Cumprimentos,
Ritas Persico
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
boa noite,
estou sempre interessado neste topico. sou descendente desse segundo casamento entre catarina gomes ferreira e pedro lourenço (era natural de padrella - chaves, não tenho outros elementos, já defunto em 1723).
este belchior de aguiar ferreira está relacionado com os meus gomes ferreira ou martins de aguiar?
cump
belmiro ribeiro
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Caro Belmiro Queiroz Ribeiro
Como já referi noutra intervenção, o conhecimento que tenho desta "gente" transmontana, de onde herdei uma costela, baseia-se quase exclusivamente na bibliografia que indiquei e em dois ou três processos de IG para padres e do Santo Ofício a que tive acesso.
Há uns anos correspondi-me com o director do Arquivo Distrital de Vila Real para saber se valeria a pena uma deslocação lá para consulta dos registos paroquiais do século XVI e primeira metade do XVII de Vila Pouca de Aguiar, que é a zona que mais me interessa.
Recebi uma simpática resposta, mas infelizmente desincentivando-me dessa viagem, pois parece que aqueles registos desapareceram.
Haverá muitas outras fontes onde investigar (p.ex.: escrituras, testamentos, inventários, etc.), mas delas só no local poderei fazer o respectivo levantamenrto e consulta, o que, sem dados concretos, seria uma tarefa demasiado demorada para justificar uma viagem a Vila real, ou mesmo a Vila Pouca de Aguiar.
Vivo no Alentejo e não é muita a disponibilidade para uma viagem dessas e a necessária estadia.
Por isso, embora presuma que todos os "Aguiar" da região serão parentes uns dos outros, apesar de ser um sobrenome de origem toponímica, não tenho por enquanto dados concretos para comprovar essas ligações.
Em "Machado de Vila Pouca de Aguiar", Manuel Abranches de Soveral adianta algumas ligações, mas o trabalho dele incidiu lògicamente mais sobre os Machado.
O eng. José Ernesto de Menezes e Sousa de Fontes e seu irmão Guilherme estudaram muito esta região e parece que têm obra publicada.
Dos apontamentos que há mais de 20 anos ele me facultou sobre a "minha gente - os Aguiar" tinha muitas hipóteses de filiação por comprovar, o que não sei se chegou a fazer.
Quem sabe a sua sobrinha Rosário Fontes, filha do irmão Guilherme e que já interveio neste tópico, tenha algum dado sobre esta questão. De qualquer forma julgo que se os tivesse já teria intervindo em resposta às minhas questões.
Quanto aos "Ferreira" nunca procurei muita coisa, porque o que de princípio mais me interessou foi a origem dos "Aguiar", nome que ainda uso. As limitações para estes foram tantas que me desmotivei para aqueles.
Já agora, aproveito para lhe perguntar se sabe qual o limite mais longínquo dos registos paroquiais existentes de nascimentos, casamentos e óbitos da freg. de S. Martinho de Bornes, conc.º de V.P. de Aguiar. Haverá óbitos a partir de 1630-40 ?
Sem ter adiantado muito, envio os meus cumprimentos
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Caro António Pimenta de Aguiar,
A consulta de paroquiais pode ser efectuada não só no A.D. de Vila Real como também na TT-Lisboa ou nos centros 'Mormon's' (por consulta no site familysearch.org pode saber qual o local mais próximo).
Sem sair de casa pode, no mesmo site, saber quais os registos que os Mormon´s tem para consulta e que correspondem aos existentes no A.D. e T.T. (nestes já devem existir dados mais recentes, entretanto transferidos das conservatórias); para isso vai à opção Family history Library Catalog > Place Search e digita o nome da freguesia pretendida.
Por exemplo para S. Martinho de Bornes de Aguiar, temos os seguintes intervalos de dados (podendo faltar registos ou anos intermédios): batismos: 1670-1690, 1711-1881; casamentos: 1808-1862; óbitos: 1716-1741, 1808-1880.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Caro Nuno de Sousa Pina
Obrigado pela sua informação.
Vou testar o "caminho" indicado e tentar ver outras questões, uma vez que já respondeu à minha curiosidade para este caso.
Confirma-se a não existência de registos paroquiais para as épocas mais recuadas, nomeadamente finais do séc. XVI e primeira metade do XVII.
Vou ter que me socorrer de outras fontes para aprofundar mais a questão dos meus "Aguiar". Espero, como disse o poeta, ter para tanto engenho e arte ... e talvez também um pouco de sorte.
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa noite nuno,
será que me pode dar algumas indicações de como chegar à quinta do condado?
na próxima semana vou a trás os montes e gostava de conhecer.
cump
belmiro ribeiro
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Caro P Aguiar,
Um outro livro que eu consultei sobre a genealogia da Casa de Mateus é:
- Armando de Mattos - “O Solar de Mateus”, Edições Apolino, 1930
Consultei também a justificação de Nobreza de Lourenço de Souza Guedes Pinto Mourão, 1754.
O apelido Mourão entrou em Vila Pouca de Aguiar, não só pelo casamento de ISABEL ÁLVARES MOURÃO com Belchior de Aguiar Ferreira, Sr. Da Quinta de Lago Bom, mas também pelo casamento da sua prima MARIA MOURÃO com João Corrêa Machado, Sr. da Casa da Escaleira em VPA, Proprietário do Público Judicial e Notas de VPA.
Poderá haver por isso mais ligações ao apelido em causa, mas também essas ligações de parentesco poderiam não ser directas e o uso indevido.
Tenho também dúvidas quanto ao uso do apelido Mourão pela família da Casa de Campo de Jales, como vem descrito no livro “MACHADO DE VILA POUCA DE AGUIAR” (Soveral, 2000), pag. 159, onde diz que João Corrêa Machado casou duas vezes:
- O segundo casamento com MARIA MOURÃO (que no livro diz não ter mais notícia) era filha do Dr. Baltazar Álvares Mourão, Doutor em Leis pela Universidade de Coimbra, irmão de Dr. Diogo Álvares Mourão Senhor das Casas de Lago Bom e de Bornes em Vila Pouca, Juiz do Fisco em Coimbra, lente de Canones no Colégio Universitário de S. Pedro, desembargador do Porto. João Corrêa Machado teve deste segundo casamento Baltazar Álvares Mourão (3.1.1.2(VIII) da pag 161) pai da 1ª Morgada de Nossa Senhora da Conceição em Vila Pouca e avô de Lourenço a quem foi atribuído o brasão "Souza Guedes Pinto Mourão".
-Do primeiro casamento, com Isabel de Moura, teve uma filha, Ana Corrêa
Machado, cujo filho é senhor da Casa de Campo de Jales onde colocou Mourão no seu Brasão. Porque usa o filho de Ana Correa Machado o brasão dos Mourões, que supostamente é da sua madrasta, Maria Mourão, segunda mulher de seu pai?
Se quiser posso enviar-lhe toda a genealogia da família Mourão que possuo, mas parece-me que não tenho muito mais do que o que está aqui na base Genea.
Cumprimentos,
Ana Maria Guedes
Direct link:
RE: Aguiar, de Lago Bom
Cara Ana Maria Guedes
Agradeço a sua oferta, mas o meu interesse centra-se mais nos Aguiar.
A minha ligação aos Mourão julgo não ser nenhuma, a não ser o seu uso por alguns antepassados meus, descendentes de uma filha natural de Belchior de Aguiar Ferreira e de uma sua "amiga", portanto fora do seu casamento com Isabel Álvares Mourão ou mesmo já viúvo dela. Como já deixei dito noutra anterior intevenção, penso que o apelido terá sido assumido, talvez por aquela sua filha natural, de quem eu descendo, ter sido criada em sua casa, como aconteceu com outros/as filhos/as naturais dele.
Embora tenha conseguido identificar o avô paterno daquele meu antepassado Belchior de Aguiar Ferreira, chamado Diogo Martins, gostava de conseguir recuar um pouco mais nesta ascendência para tentar decobrir de onde proveio o apelido Aguiar.
Provàvelmente será uma tarefa impossível de concretizar, pois parece que muita da documentação anterior ao século XVII e relativa àquela região de V. P. de Aguiar terá sido destruída ou desaparecida.
De qualquer forma agradeço a sua informação. Tenho consultado toda a biografia que descubro relativa a esta minha ascendência, mas a obra que me indica de Armando de Mattos - O Solar de Mateus - ainda não lhe tive acesso. Vou tentar consultá-la, possìvelmente para completar com outros dados que não venham mencionados nos outros.
Obrigado e cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caros confrades
Pretendo encontrar a ascendêcia de Dona Maria de Sousa Machado que casou com Domingos Carvalho * Ribeira de Pena, São Salvador, Casa da Lage, 22.10.1642. Não foi possivel encontrar a filiação desta senhora pois não existe o termo do seu casameto nesta referida freguesia tal como o seu baptismo, logo presumo ser de Vila pouca de Aguiar. Contudo ela foi "Senhora da casa e quinta do Casal" da mesma Ferguesia do marido. Morre em 9.9.1719 onde é tratada por "Dona Viuva". No livro da ascêndência ribeirense do presidente Brasileiro Afonso Pena, de António Canavarro de Valadares refere Existirem fortes probablidades de pertencer à familia dos Sousa Machados, senhores da Honra da Trezena, na casa de senra de Baixo,em Ribeira de pena, descendentes de Jerónimo de Sousa Machado, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=344299, devido à análise de documentos autenticos de trocas de propriedades entre a casa do casal e a casa de Senra de Baixo, nomeadamente um lavrado em 14.6.1708 entre o João de Valadares Vieira de Meireles e Sousa, Senhor da casa de Senra de Baixo e "seus primos" Alferes José Machado de Sousa Carvalho 22.8.1680, filho dos acima casado com Dona Catarina Tomás Penha, Filha do capitão Francisco Gonçalves Penha
Dona Maria de Sousa Machado teve ainda dois filhos:
D. Senhorinha Machado de Sousa Carvalho * 30,9,1676
Domingos Machado de Sousa Carvalho * 8,7,1687
Ainda o pai de António Canavarro de Valadares, Francisco Xavier Canavarro de Valadares escreveu um livro sobre os Sousas, mas não tenho acesso a este e desconheço a sua informação.
Agradecia que alguém respondesse, e que possa disponiblizar informações relativas sobre esta Senhora ou da familia Sousa Machado de Vila Pouca de Aguiar.
Com os meus melhores comprimentos,
João Penha Ferreira
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nunosp
Gostaria de lhe perguntar se entre os seus Borges de Vila Pouca de Aguiar tem algum Francisco Borges que devera ter nascido cerca de 1670/80 talvez em Falperra.
Muito obrigada pela sua atencao
Isabel
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel,
Com nascimento na Falperra creio não ter nenhuma entrada.
No entanto, tenho referenciado Francisco Borges que se enquadra na zona de Bornes e nesse período:
FRANCISCO BORGES, de Parada de Monteiros, lavrador honrado que vivia de suas fazendas, c.c. Catarina Machado Martins, de Tinhela de Baixo - Bornes, tem f. FRANCISCO BORGES c.c. (em 05.01.1707) Ana Gonçalves, de Vilarinho - Capeludos, c/ larga descendência.
Igualmente tenho FRANCISCO BORGES DA CUNHA, f. de Manuel Borges e de Senhorinha de Meirelles, das Pereiras - Sta. Marinha de Ribeira de Pena c.c. (em 13.07.1716) Maria de Almeida Silva, c/ descendência, nomeadamente nos Dias Carneiro de Parada de Monteiros (por casamento de f. Quitéria de Almeida da Silva com Cap. José Domingos Dias Carneiro).
Lamento se não fui de grande utilidade na pesquisa do 'seu' Francisco Borges, mas continuo à disposição para o que puder ajudar.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno de Sousa Pina
Muito obrigada pela sua ajuda, mas este Francisco Borges devera' ser bem menos ilustre, infelizmente. Tera' casado com Luiza Fernandes em Fradizela, hoje concelho de Mirandela, com um filho Manuel Borges (coincidencia do primeiro nome) tambem ai' nascido.
Se me puder desculpar a ignorancia de lisboeta, Falperra e' mesmo freguesia de Vila Pouca de Aguiar? E' que nem ainda a consegui encontrar assinalada no mapa.
Mais uma vez obrigada pela sua amavel ajuda
Cumprimentos,
isabel
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel,
Creio que a Falperra está inserida no concelho de Sabrosa, no mesmo distrito de Vila Real.
Cumprimentos,
Nuno
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno
Muito obrigada pela sua ajuda mais uma vez
Cumprimentos,
Isabel
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Maria do Rosário Fontes,
Gostaria de lhe perguntar como posso obter o livro da "Genealogia da Casa do Cabo de Fontes".
Será que pode fazer o favor de mo enviar à cobrança?
Ou em fotocópias, pagando eu as despesas, claro!?
A minha morada é:
Isabel Botelho
Rua Augusto Pina, Lote 1493, 1º A
1500 Lisboa
Direct link:
Manuel de Sousa e Silva
Era com enorme prazer que gostaria de receber toda a informação possível reacionada com o Comendador Manuel de Sousa e Silva, de Vila Pouca de Aguiar, cujo palacete Silva, hoje propiedade do município de Vila Pouca de Aguiar, mando construir pelo mesmo no Século XIX para sua habitação. Grande benemérito como se constata de lápide existente na antiga igerja matriz, e que, possívelmente teria sido administardor do supracitado município.
As presumíveis respostas poderioa ser enviadas para o seguinte E-mai: francisousa@portugalmail.com
Com os meus antecipados agradecimentos.
Francisco José de Sousa
Avª. de Queirões, nº. 150,
4720-109 BARREIROS MAR
Telefone 253 993 161
Telemóvel: 919 430 227
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel
A casa dos serviços florestais a que se refer, será a antiga Pensão colonial?
As suas tias avós será as "meninas Seixas".
Meus avós também eram de Bornes
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro jpm,
Não sei se a casa dos Serviços Florestais foi a antiga Pensão Colonial, mas tentarei informar-me junto de familiares.
Quanto às "meninas Seixas", minhas tias avós, penso que eram realmante assim conhecidas, embora tivessem o apelido Álvares de Sousa Santos e tivessem nascido em Soutelinho do Monte.
O meu Avô, João Manuel Álvares de Sousa Santos, irmão delas, tinha casa em Bornes, bem como o tio Francisco Seixas, casado com a tia Olívia. Esta última casa penso que ainda está na posse dos descendentes todos residentes em Vila Real.
Gostaria de saber mais pormenores e estou há tempos a tentar reconstituir a minha árvore genealógica a partir do meu Avô materno.
Cumprimentos,
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel
Conheci essas Suas tias avós "meninas Seixas", como a casa do seu avó, mais conhecido por Joãozinho Santos.
A família Seixas continua com a casa do Pereiro e com a casa junto à capela de Bornes de Aguiar.
Meu Avós Maternos eram de Bornes de Aguiar
Actualmente moro no Algarve.
Cumprimentos,
João
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João,
O meu Avô, casado com Cesaltina Reis Santos, passava todos os verões em Bornes.
Durante o Inverno vivia em Chaves, no Terreiro de Cavalaria.
Tiveram duas filhas, ambas nascidas nas Pedras Salgadas:
- Maria Augusta Reis Santos (minha Mãe) que vive actualmente em Lisboa;
- Maria Helena Reis Santos que viveu sempre em Chaves.
Eu moro em Lisboa há trinta e tal anos e já sou Avó.
Fale-me da sua família de Bornes, está bem?
Cumprimentos,
Isabel
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel,
Aqui fica o meu Mail as6223208@sapo.pt
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro confrade Nuno de Sousa Pina
Li hoje uma sua msg neste tópico, já de 11-7-2006, em que se refere , no ponto 4, a Joaquina Maria de Oliveira, de S. Pedro de Atei, Mondim de Basto, filha de António Lourenço da Costa e de Mariana de Oliveira.
Há bastante tempo que procuro laços familiares de minha trisavó Clara Joaquina de Oliveira e da irmã desta Germana Maria de Oliveira, ambas naturais de S. Pedo de Atei, filhas de Bento José da Costa e de sua mulher Teresa Alves ou, como aparece em outros assentos filhas de João Liveira e mulher Maria Alves, em qualquer dos casos, naturais de Atei.
Do assento de nascimento de uma filha da Clara Joaquina( nascida em 24-1-1816, consta ter sido seu padrinho Francisco José da Costa, de Atei.
Esclareço que a Clara Joaquina casou em 1808 na freguesia de Salvador da Vila de Arcos de Valdevez e a Germana casou na freguesia de Giela, do mesmo concelho, em 1791.
Não sei se ainda vem a este tópico e, em caso afirmativo, se poderá facultar-me quaisquer esclarecimentos.
De qualquer modo, os meus antecipados agradecimentos e os melhores cumprimentos,
DD
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João,
Eis o meu mail ibotelho@hotmail.com
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel,
O seu mail dá-me sempre erro, manda-me algo para o meu mail.
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João,
A antiga Pensão Colonial era a primeira casas das minhas tias avós e foi aí que nasceram a minha Mãe e a minha Tia
- Maria Augusta Reis Santos
- Maria Helena Reis Santos
Cumprimentos,
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa Noite,
Ficaria muito agradecido se me pudessem ajudar com alguma informação
referente ao meu bisavó paterno :
Albino José Pereira, nascido +- em 1866 em Parada de Monteiros concelho de Vila Pouca de Aguiar, casado com Luisa de Jesus Gonçalves nascida em Pensalvos, concelho de Vila Pouca de Aguiar.Viajou varias vezes para o Brasil entre 1902 e 1910
Tiveram 3 filhas Ana Gonçalves e Leonor Gonçalves que foram para o Brasil e ai faleceram e Maria Olimpia que permaneceu em Parada de Monteiros e casou com Antonio Ferreira Pinto, natural de Paços de Ferreira.
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa Noite,
Ficaria muito agradecido se me pudessem ajudar com alguma informação
referente ao meu bisavó paterno :
Albino José Pereira, nascido +- em 1866 em Parada de Monteiros concelho de Vila Pouca de Aguiar, casado com Luisa de Jesus Gonçalves nascida em Pensalvos, concelho de Vila Pouca de Aguiar.Viajou varias vezes para o Brasil entre 1902 e 1910
Tiveram 3 filhas Ana Gonçalves e Leonor Gonçalves que foram para o Brasil e ai faleceram e Maria Olimpia que permaneceu em Parada de Monteiros e casou com Antonio Ferreira Pinto, natural de Paços de Ferreira.
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Lourval:
Sei que busca o rasto do seu antepassado Júlio Teixeira. Pesquisando no site do ADVR encontrei o seguinte:
PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1637/738 - Cota original 1022 - Título Registo de passaporte - Datas Vila Real, 05//09/1896 - Nível de descrição Documento Simples - Dimensão e suporte 160x210 mm.; Papel - Âmbito e conteúdo Requerente: Júlio Teixeira Cândido (brasileiro) Idade: 40 anos Freguesia: São Nicolau Concelho: Mesão Frio Distrito: Vila Real Destino: Brasil - Localização F. 185
Será este o seu antepassado ?
Cumprimentos.
António Taveira
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
António Taveira !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Você achou meu trisavô !!!!!!!!!!!!!!!! Ele realmente nasceu em 1856. E ele esteve em Portugal em 1896 a passeio . É ele!!!!!!!
Eu estou muito mas muito feliz !!!!!!!!!!!!!!
Muitíssimo obrigado!!!!!!!!!!
Lourval
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Lourval:
Fiquei feliz por lhe ter proporcionado essa alegria. Estava pesquisando no site do ADVR por registos de passaporte de meu bisavô e outros familiares que foram para o Brasil e lembrei-me da sua questão. Fui ver os seus dados e resolvi pesquisar Teixeira Osório. Não obtive resultados. Resolvi pesquisar "Júlio Teixeira", entre os resultados apareceu-me aquele Júlio Teixeira CÂNDIDO, que me parecia ajustar aos dados do seu trisavô. Vi no site do Genea que ele nascera em 1856, a mãe era Cândida e os filhos assinaram Teixeira Cândido. Havia uma hipótese considerável de ser a mesma pessoa. De imediato lhe comuniquei o achado.
Abraço amigo.
António Taveira
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caros Nuno e Maria Helena,
aproveitando o facto de falarem em Martins, e talvez um pouco a despropósito, procuro alguma coisa acerca do meu trisavô António José Martins, natural de Vreia ou sabrosa de Bornes, onde nasceu ca. 1850, filho de José Bernardo (ou Bernardo José) Martins e de sua mulher Matilde. Esteve emigrado no Brasil, onde foi importante negociante e capitalista, casando com D. Carlota Lopes. Fez segundas núpcias com D. Antónia Cardoso Pinto, vivendo os últimos anos em Matosinhos. Morreu em 1910 na sua terra natal, estando sepultado em capela-jazigo de família no cemitério de sabrosa.
A minhas questão é se porventura com estes (escassos) dados poderão fazer alguma ideia de quem é e saber alguma coisa acerca da sua família.
Com os meus melhores cumprimentos;
Nuno Falcão
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Retomo a questão.
obrigado e cumprimentos,
Nuno Falcão
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Há uns dois meses atrás passei em Vila Pouca e aproveitei para passar na Casa do Condado.
Felizmente, a Casa foi recuperada pela C.M. e aproveitada como pequeno museu da história do Concelho; de realçar a referência ao foral medival.
Das 'terras', já quase nada resta, absorvidas pelo crescimento do burgo.
O último (? - se é verdade que já não subsiste descendência directa) Senhor do Condado, era exímio talhador de madeira - e teria sido disto que subsistiu, nos anos 60 e/ou 70, com exemplares expostos na Casa.
Passo a publicidade para quem queira pernoitar na região: 2 boas casa de turismo de habitação na recta que vem de VPA para Vila Real, do lado direito: Casa da Nogueirinha, em Pontido-Telões, dos Aguiar Machado; (não me recordo do nome da Casa) dos Gonçalves, quase no término de Telões, em Soutelinho.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno de Sousa Pina
Esperando não estar a abusar da sua boa vontade e da sua base de dados, vou-lhe colocar duas questões:
1ª - Tem alguma notícia sobre um Domingos da Fonseca, natural de Fontes (24/11/1660), casado em Fontes (11/9/1680) com Maria de Mansilha, da mesma naturalidade (ignoro a data do nascimento)?; foram pais de João da Fonseca, natural de Fontes (12/9/1681), casado com Maria Gonçalves, natural de Bobadela, Boticas; ele, era filho do casal João da Fonseca-Maria Martins, naturais de Fontes; quanto a ela, ignoro a ascendência.
2ª - Ainda não consegui encontrar a ascendência de Luís Guedes de Figueiredo Alcoforado; este personagem, dito natural de São Miguel de Fontelas, Comarca de Sobre Tâmega, Concelho de Penaguião, não consta nos assentos de baptismo dessa região - dados retirados do assento de casamento (Izei, Chaves, 3/2/1778)do seu filho José Joaquim Guedes de Figueiredo Osório (mesma naturalidade...mas também não constando!).
Este último, viúvo de Maria Caetana da Silveira, casou com Maria Margarida de Moraes Sarmento, e foram pais de Joana Rita (Guedes de Figueiredo de Moraes Sarmento) - esta, nascida em Chaves (20/3/1782) teve, como padrinho de baptismo, Dom (sic) Teotónio Guedes Alcorado (natural de Fontelas, e representado por Sebastião de Figueiredo Pinto Osório).
Apesar destes apelidos, não consigo "enquadrar" estes Guedes de Figueiredo!
Será que me pode dar uma ajuda?
Cumprimentos
João Ramos Dias
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João
Sobra a ascendencia da Maria Gertrudes do Cabo e Abreu, ramo de Lisboa, conseguiu recuar mais alguma geração?
Cumprimentos
João m.
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro correlegionário:a casa do Condado pertenceu até há muito poucas décadas a 5 irmãos de apelidos Marinho (de Celorico de Basto) e ferreira Botelho.Um abraço Volila
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João Ramos Dias,
Infelizmente creio não o poder neste momento ajudar: tive que me auto-limitar ao concelho de Vila Pouca de Aguiar e tenho escassas referências a outros concelhos; em relação às pessoas de Fontes não as tenho referenciadas.
Se vier a encontrar entroncamento com as familias da base de dados volto a contactar.
Cumprimentos
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro OMSD,
Penso que tenho referenciada a família Pereira de Parada de Monteiros, embora - sujeito a confirmação - com um seu tio-bisavô paterno, 1º. de nome, cujas datas entram em contradição com um nascimento em 1866 (mas muito possível se for 1 ou 2 anos depois, em que era uso voltar a dar o nome - 2º. neste caso. - de filho anteriormente falecido):
ALBINO JOSÉ PEREIRA (AGUIAR) nasce a 02.01.1857 e morre a 28.03.1867, f. de António José Pereira Aguiar (2º. de nome), n. a 12.12.1813 em Parada de Monteiros c.c. Maria Teresa Pinto, n. a 15.12.1818 e m. em 12.11.1871, ambos de P.M., neto paterno de António Manuel Alves e de Maria José Rodrigues Pereira.
Parece-me credível que possa ter nascido, após 03.1867 um outro filho Albino - 2º. de nome; igualmente, como muitos do Concelho as datas enquadram-se com emigração para o Brasil.
Permito-me sugerir consulta junto do A.D. de Vila Real (creio ser agora possível via net) no sentido de apurar se há registos de pedido de "passaporte".
Na eventualidade de se confirmar a ligação, disponho de dados sobre ramos ascendentes, que óbviamente lhe facultarei.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Manuel de Sousa e Silva
Caro Francisco José de Sousa,
As minhas desculpas pelo contacto tardio, mas tenho muitas dificuldades em consultar novas entradas nos tópicos, sobretudo quando estes começam a ter muitas participações.
A Casa a que se refere será a actual Câmara, quem vêm de Vila Real do lado direito, estando o actual Tribunal à esquerda ? [sendo esta, creio que nos anos 60/70 (?), dos 'Jordões' de Guimarães].
Assim sendo, possívelmente poderá obter melhores informações junto da própria Câmara (pelouro da cultura ?).
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João Mamede
Não investiguei mais a ascendência deste ramo familiar, pois já se afasta dos limites que tracei para as minhas pesquizas familiares.
Se, entretanto, mudar de ideias, ou se tiver acesso a alguma informação com interesse para si, dar-lhe-ei notícia imediatamente.
Cumprimentos
João Ramos Dias
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno de Sousa Pina
Agradeço-lhe a resposta pronta. Fico a aguardar qualquer informação sobre aqueles temas.
No entanto, é de facto frustrante não conseguir "situar" aqueles Guedes de Figueiredo, não só pelos apelidos, a que se juntam Osório e Alcoforado, como pela época e zona onde viveram... Como lhe disse, não constam em assentos paroquiais (claro que não "bati" todas as freguesias das redondezas, e são dezenas!), nem nos nobiliários: Felgueiras Gayo, Manso de Lima, Alão de Moraes, Sousa da Silva, Júlio Teixeira; enfim...
Cumprimentos
João Ramos Dias
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João Ramos Dias:
Os apelidos compostos "Guedes de Figueiredo", "Guedes Alcoforado" e "Guedes Osório" encontram-se na zona de Lobrigos, Sanhoane, Peso da Régua e Cidadelhe. Talvez também em Loureiro e Fontelas.
Episódicamente tenho-os encontrado. Quem busca?
Cumprimentos
António Taveira
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Meu caro António Taveira
Se conseguir ajudar-me tanto quanto me ajudou na "Casa Grande" de Freixo de Numão, ficarei satisfeito!
Para não me estar a repetir, peço-lhe para ler a minha mensagem, neste mesmo tópico, de 22/1/2009, onde pode ver o que pretendo exactamente. Só aproveito para acrescentar o seguinte: o Luís Guedes de Figueiredo Alcoforado foi casado com Margarida Josefa de Azevedo (também dada como natural de Fontelas do Douro...).
Tal como disse, só tenho datas a partir do casamento do José Joaquim Guedes de Figueiredo Osório.
Um abraço
João Ramos Dias
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João Ramos Dias:
A Casa Grande de Freixo interessa-me "directamente". Daí ter reunido informação que, com a ajuda preciosa de Óscar Caeiro Pinto nos processos da inquisição e com a sua, trouxe resultados "novos". Já o mesmo não sucede em relação a estes Guedes de Figueiredo, Alcoforado. Tenho-me encontrado com eles pelas freguesias que refiro, sem os investigar, "helás". Os livros paroquiais de Fontelas existem para que datas? Consultou o Casas Brasonados do Douro, de Correia de Azevedo? Sendo obra sem grande critério, pode no entanto ter referências que lhe aproveitem. Isto já sem referir o FMVR.
Estarei atento, daqui para a frente, ao que me aparecer.
Cumprimentos
António Taveira
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro António Taveira
Os livros paroquiais de Fontelas, Peso da Régua, apresentam as seguintes datas extremas: 1774 - 1882. Penso que, por aí, não vou a lado nenhum!
Pode ser que apareça algum investigador que tenha "tropeçado" naqueles personagens...
Cumprimentos
João Ramos Dias
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Sr. Nuno Pina
Muito agradeço desde já pela sua resposta.
Parece-me que tudo o que disse se confirma, pois consultei via Internet os registos
de pedido de passaporte e o ultimo data de 1910, pelo o Albino Jose Pereira que menciona será meu tio-bisavô paterno.
Agradecia que se possivel me enviasse as informações que dispõe em relativos aos ramos ascendentes.
Cumprimentos
Marco Pinto
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Marco Pinto,
Começando por Albino José Pereira (Aguiar), que terá tido pelo menos, além do irmão homónimo: José António (n: 06.08.1847), Luisa Maria (n: 15.05.1849), José Luis (n: 22.10.1853) e Albertino José (n: 1861, que morre com 3 anos), todos de Parada de Monteiros (PM), eis o que tenho referenciado como ascendência paterna e materna:
PAI:
António José Pereira Aguiar, 2º. de nome (1º. morre em 01.03.1806), n: 12.12.1813 (em PM - seguidamente, sem referência a outra localidade, subentende-se que terão nascido ou morrido em PM)
f. de António Manuel Alves,n: 01.04.1776, m: 10.04.1831 c.c. (29.07.1801) Maria José Rodrigues Pereira, m: 06.04.1837.
Maria José Rodrigues Pereira era f. de João Rodrigues Pereira, de Salvador de VPA (este f. de André Pereira, m: antes 05.1775, e de Luisa Pereira, ambos de Salvador de VPA), c.c. (28.05.1775) Rosa Rodrigues Aguiar (que casa 2ª. vez, em 31.05.1780, com José António Borges, f. de João Rodrigues Aguiar, m: 10.12.1788, e de Maria Borges, m: 22.09.1777, ambos em PM).
António Manuel Alves era f. de Manuel Alves, n: 02.08.1736 (f. de Domingos Alvares, de Pena Longa - Canedo, S. Salvador - Chaves, m: 20.01.1766 em PM e de Catarina Dias, de PM, m: 16.07.1757, tb. em PM) c.c. (23.12.1770) Rosa Dias Veloso, n: 06.09.1740, m: 27.10.1780, com ascendentes a seguir descritos.
Manuel Alves casa 2ª. vez (13.08.1781) com Maria Alvares de Freitas (m: 23.04.1795).
Rosa Dias Veloso era f. de João Francisco, 2º. de nome, n: 24.12.1711, m: 22.05.1740, em Soutelo de Aguiar (f. de Inácio Francisco, "herdeiro e testamenteiro do Pai", m: 04.09.1753, e de Maria Dias, m: 08.03.1750, que tiveram pelo menos mais 9 filhos, neto paterno de Francisco Dias, m: 10.10.1707) e de Francisca Veloso, n: 28.03.1714, m: 14.05.1778 (a qual casa, 2ª. vez em 09.01.1746, com José da Costa).
Francisca Veloso era filha do Cap. (de Ordenanças - cargo a que sucederam pelo menos filho e neto) Baltazar Dias, n: 30.04.1683, m: 15.07.1729, e de Comba Veloso, de Campo d' Águas - S. Tiago da Ribeira - Chaves, m: 03.01.1753 (esta f. de Miguel Rodrigues, m: antes de 06.1704, e de Catarina Veloso, de Salvador Vilar Nantes - Chaves).
[curiosidade: os Dias (Carneiro) deveriam ter sido Miguelistas, pois ainda há uns 10 anos havia uma porta pintada com as cores]
Baltazar Dias era f. de Pedro Dias, n: 10.10.1638, m: 17.04.1714 (este f. de outro Pedro Dias, m: após 06.1690, de IG do neto Manuel Dias, e de Maria Gonçalves) e de Maria Rodrigues, n: Afonsim, Sta. Maria, m: 27.12.1715 (esta f. de Miguel Dias, de Afonsim, e de Catarina Rodrigues, de Guilhado - S. Salvador de VPA).
MÃE:
Maria Teresa Pinto, n: 15.12.1818, m: 12.11.1871, aparece c.c. António José Pereira Aguiar, que será o seu 2º. marido (1º.: Bento José Rodrigues), no ass.bat. (11.08.1847) do f. José António; morre deixando 2 f. "ambos ausentes para o Império do Brazil".
Era f. de Francisco José Pinto, n: 06.11.1774, m: 15.06.1836 (f. natural de Maria Veloso, n: 03.08.1753, neto materno de João Pinto, n: 28.01.1720, m: 18.10.1776 - este por sua vez f. de António Pinto e de Maria Pinto, m: antes de 11.1761 - e de Ana Veloso, n: 04.04.1712, m: 04.01.1788 - esta por sua vez f. do casal Cap. Baltazar Dias e Comba Veloso, anteriormente referido) e de Teresa Inácia Lopes Adão, n: 28.11.1800, m: 02.12.1874, e que, já viúva de Francisco José Pinto têm f. natural.
Teresa Inácia Lopes Adão era f. de Simão Adão, n: 22.10.1750, m: 26.01.1823, e de Catarina da Silva, n: 22.03.1772 em Cabanes - Pensalvos, Sta. Eulália, m: 22.07.1832. Ambos com ascendência a seguir descrita:
Simão Adão era f. de João Lopes, n: 12.04.1722, m: 10.11.1798 (este f. de António Lopes, m: antes de 05.1766, c.c. (10.06.1730) Angela Gonçalves, m: 20.05.1766, neto pat. de Pedro Lopes e Maria de Sousa e neto mat. de António Gonçalves e Maria Gonçalves) e de Maria Adão, de Fontes - Soutelo de Aguiar.
Maria Adão era f. de António Dias, de Fontes, c.c. (27.01.1731) Rosa Adão, b: 29.05.1695, neta pat. de Domingos Dias e de Catarina Borges, ambos de Fontes, neta mat. de Pedro Adão, m: 13.10.1713, e de Maria Dias, m: após 09.1714.
Catarina da Silva era f. de António Gonçalves, neta pat. de António Rodrigues, de Gouvães da Serra, S. Jorge (este por sua vez f. de José Gonçalves, m: antes 06.1722, e de Ana Rodrigues, ambos de Gouvães da Serra) e de Maria Gonçalves, de Cabanes (esta por sua vez f. de Pedro Gonçalves, m: antes de 06.1722, e de Comba Gonçalves, ambos de Cabanes) e de Ana Maria da Silva, com ascendentes a seguir descritos.
Ana Maria da Silva era f. de António Domingues, de Cabanes (este f. de João Domingues, m: antes 02.1721, e de Margarida Gonçalves, ambos de Cabanes) c.c. (20.02.1721) Maria da Silva, de Pensalvos.
Maria da Silva era f. de João Gonçalves, de Pensalvos, m: antes de 02.1721 (este f. de João Bocarro e de Maria Lourenço, "lavradores muito honrados") e de Madalena da Silva (esta f. de António Gonçalves, "fabricante de pipas" e de Ângela Fernandes).
Desde já lhe agradeço todos os elementos complementares que me possa fornecer, quer sobre ascendências, quer sobre descendências.
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
para obter testamentos e inventarios de são joão del rei consulte
http://geocities.yahoo.com.br/projetocompartilhar
http://geocities.yahoo.com.br/projetocompartilhar
gileno caldas barboza
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
para obter dados de inventarios e testamentos de são joão del rei consulte
http://geocities.yahoo.com.br/projetocompartilhar
gileno caldas barboza
pai de Rogerio de Matos Barboza
casado com
Ascendants de LISIE MARIA LEMOS LISIE
Jusqu'à la 17e génération.
Génération 1
1 - LISIE MARIA LEMOS LISIE 1967-
Génération 2
2 - PEDRO PAULO LEMOS 1932-2009
3 - MARIA DE LOURDES LEMOS DONA LURDINHA 1933-
Génération 3
4 - José Lemos VILLELA
5 - Maria da Conceicao PADUA
Génération 4
8 - Urias Pinto VILLELA 1868
9 - Hipolita de Paula LEMOS
Génération 5
16 - JOSÉ PINTO VILLELA
17 - MARIANA CEZARINA ANDRADE
18 - Carlos José LEMOS
19 - MARIANA DE PAULA LEMOS
Génération 6
32 - João Pinto (magalhães ou) VILLELA
33 - Umbelina Candido de São José VILLELA
36 - Manoel José LEMOS 1788-1852
37 - Hipolita Cassiana CARMO
38 - Antonio Julio LEMOS
39 - Hipolita Lemos PAULA
Génération 7
64 - Francisco Pinto DE MAGALHÃES
65 - MARIA CUSTODIA DE ASSUNÇÃO LEITE RIBEIRO
66 - Jose Joaquim Santana de CARVALHO
67 - Antonia Maria de Jesus ou Tewreza Maria GONÇALVES
72 - ? ?
73 - ? ?
74 - Antonio da Silveira FERNANDES
75 - Isabel PrudenianaNA CARMO
76 => 36
77 => 37
Génération 8
128 - JOAQUIM LEONEL VILLELA
129 - MARIA FRANCISCA JUNQUEIRA
132 - mANOEL pEREIRA DE CARVALHO
133 - bRIGIDA aNGELICA TOLEDO
134 - Domingos Gomes de MACEDO
135 - tEREZA gONÇALVES CARDOSO
Génération 9
256 - BENTO PINTO
257 - SENHORIA RIBEIRO
264 - João Pereira de CARVALHO
265 - Ana Maria 1724 NASCIMENTO 1724-1808
266 - Gaspar Francisco Ferreira de ANDRADE
267 - Gertrudes Maria de TOLEDO
Génération 10
512 - ANTONIO PINTO DE MAGALHÃES
513 - MARGARIDA FRANCISCA DA FONSECA
514 - MANOEL AFONSECA
515 - ANGELA RIBEIRO
528 - Paulo (filho) PEREIRA
529 - Maria CARVALHO
530 - Diogo GARCIA 1690
531 - Julia Maria 1707 CARIDADE 1707-1787
Génération 11
1 060 - Mateus Luis II GARCIA †1824
1 061 - Anna1649 GARCIA †1703
1 062 - Manoel Gonçalves CORREA 1670-1724
1 063 - Maria (DA Conceição)1667 NUNES 1667-1742
Génération 12
2 120 - FRANCISCO 5755- VIDE Nº 2843-5752-2840 LUIS †
2 121 - Maria 1615 -5753- VIDE Nº 2841 MARTINS 1610-1665
2 122 - Diogo 5754- VIDE Nº 2842 RODRIGUES 1610-1704
2 123 - Barbara Goulart 5755- VIDE Nº 2843 DUARTE 1620-1677
2 124 - João GONÇALVES
2 125 - Ignez CORREIA
2 126 - João (Lourenço) NUNES
2 127 - Madalena GEORGE 1642-1722
Génération 13
4 252 - MANOEL LOURENÇO
4 253 - AGUEDA NUNES
4 254 - Diogo DIAS 1573
4 255 - CATARINA GEORGE 1560-1620
Génération 14
8 508 - DIOGO = PAI DIAS
8 509 - ANNA GONÇALVES
8 510 - GASPAR GEORGE 1520
8 511 - Catherina PIRES 1530
Génération 15
17 016 - SALVADOR DIAS 1525-1592
17 017 - ISABEL PIRES
Génération 16
34 032 - GASPAR DIAS
34 033 - CATARINA GONÇALVES
Génération 17
68 064 - GONÇALO DIAS
68 065 - MARIA (PENSALVOS-PT) GONÇALVES 1649
dados em estudo, agradeço qualquer colaboração
gileno caldas barboza
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João,
Eis o meu mail actual belibotelho@gmail. com
Cumprimentos,
Isabel Botelho
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Senhor Nuno S.P.
Tenho conhecimento de que uma senhora da casa do condado, em Vila Pouca de Aguiar, se encontra no lar da Sanra Casa da Misericórdia de mesma localidade.
E sei também que tem alguns conhecimentos sobre o capitão de viduedo.
Repeitosos cumprimentos.
romeiro1
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Romeiro1,
Tenho alguns conhecimentos sobre o capitão de viduedo.
Se pretender algumas informações o meu email é nunocarvalhinha@hotmail.com
Cumprimentos,
Nuno Carvalhinha Alves Costa
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro primo Nuno
Tentei enviar-lhe um mail para o endereço que me deu mas veio para trás. Já mudou? Tenho algumas novidades e 3 dúvidas.
Um abraço da prima Maria Helena
Direct link:
RE: Manuel de Sousa e Silva
Senhor
Nuno de Sousa Pina,
meu preclaro amigo:
Peço o favor de relevar a minha falta de comunicação, mas creia que só hoje reparei na sua prestimosa informação.
Consultei a autarquia, mas em vez de me dar infomações, ainda a solicotou a mim. Daí o motivo de que pouco ou nada averiguei.
Grato por tudo.
Franciscom Sousa
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa Tarde
Ficaria muito agradecida se me conseguissem dar algumas informações acerca da minha familia. Os meus bisavós paternos eram da aldeia de Viduedo: Luisa Maria Pipa e António Joaquim Ribeiro, tiveram 9 filhos entre eles o meu avõ José Luis Pipa Ribeiro que casou com a minha avó Arminda Neiva, filha de Albino Neiva também de Viduedo e uma Maria (não sei apelido ) que era da Povoa em Ribeira de Pena.
O meu avô paterno também era da aldeia de viduedo chamava-se João do Cabo e casou com Ana Goçalves de Santa Marta da Montanha( ou Santa Marta do Alvão).
Como se vê pouco sei dos meus ascendentes mas a curiosidade é muita, não sei se estas informações serão suficientes.
Obrigada
VÂnia Ribeiro do Cabo
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
consegui saber agora que a minha avó materna Arminda Neiva foi batpizada em 1932 na Igreja de Salvador em Ribeira de Pena.
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caros Confrades,
Procuro informação genealógica sobre:
-Domingos Gonçalves Dinis, do lugar de Macieira ? concelho da Cerva ;
-Manuel Gonçalves Dinis, do lugar de Macieira? concelho da Cerva:
-Maria Teresa Gonçalves, casada com Manuel Sousa Machado do lugar do Souto concelho de Vila Pouca de Aguiar;
-Ana Gonçalves, casada com Domingos Gaspar do lugar de Macieira ? concelho da Cerva;
-António José Gonçalves da Faria, do lugar de Favais do concelho da Cerva ;
-Bernardo José Gonçalves, lavrador da herdade de Aguas Belinhas, morador na vila de Coruche;
Os quais, figuram numa escritura* de quitação de bens da herança que aqueles pertencem pelo falecimento do capitão António José Gonçalves**, celebrada a com viúva do capitão António José Gonçalves, D. Joaquina Rosa, no dia 11 de Julho de 1798, em casa desta na vila de Coruche. Segundo a mesma, serão Tios e Primos do falecido capitão António José Gonçalves.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
* Lavrada de fols. 82 V.º a fols. 84 do Livro de Notas do Tabelião Silvestre Pinto Gastão, (Livro de Ordem n.º 150, Fundo Notarial de Coruche).
**António José Gonçalves também foi lavrador da herdade da Azervada.
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Confrade,
Boa tarde.
Deixo aqui umas informações:
• MANUEL TEIXEIRA MACHADO, nat. de Vreia de Bornes, filho de Ana Machado (viúva de Martinho Álvares) e de Francisco Diniz, casados em 1671 em Vreia de Bornes.
• LUCAS DE MORAIS e CUSTÓDIA GONÇALVES, casados em Carrazedo de Montenegro no dia 9 de Junho de 1715. LUCAS era filho de João Fernandes e de Catarina Martins e CUSTÓDIA era filha de Frutuoso Gonçalves e de Isabel Fernandes.
• JOÃO RODRIGUES PEREIRA, casado com JOSEFA MARIA FERNANDES, ambos do lugar de Cubo, Carrazedo de Montenegro. JOÃO nasceu em 1728 e era filho de Domingos Gonçalves «o Novo» e de Maria Rodrigues (esta de Santa Leocádia).
-----------------------------------------------
JOSÉ ANTÓNIO MANUEL GOMES, nat. de Mascarenhas, n. 26 de Setembro de 1802; m. no dia 15 de Novembro de 1853, em Mascarenhas. Casou no ano de 1825 em Abambres, com dispensa no 3º grau de consanguinidade de tronco comum, com D. ANA MARIA GOMES, nat. de Vale de Juncal, freg.ª de Abambres, concelho de Mirandela, nascida no dia 13 de Novembro de 1794, f.ª de Manuel Martins, e de D. Catarina de Cepeda; neta pat. de Domingos Martins e de D. Madalena e neta mat. de Domingos Gonçalves de Cepeda e de D. Ana Maria Machado, casados em Mascarenhas no dia 16 de Março de 1752. Por seu avô materno era bisneta de José de Cepeda, de Vale de Juncal, e de Catarina Alves e por sua avó materna era f.ª de MANUEL TEIXEIRA MACHADO e de Bernarda Fernandes (também chamada de Bernarda Bola).
D. GENOVEVA TEIXEIRA (irmã de D. ANA MARIA MACHADO, acima nomeda) era filha de MANUEL TEIXEIRA MACHADO (baptizado em Vreia de Bornes no dia 4 de Setembro de 1663) e de Bernarda Fernandes (ou Bernarda Bola), casados no dia 25 de Junho de 1713 em Mascarenhas. Neta, por varonia, de Francisco Diniz e de D. Ana Machado, naturais da freg.ª de Vreia de Bornes (casados no dia 1 de Julho de 1671, em vreia de Bornes), concelho de Vila Pouca de Aguiar. MANUEL TEIXEIRA MACHADO m. 4 de Agosto de 1767 em Mascarenhas onde fez o seu testamento.
Cumprimentos,
Luís
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Confrade Luís
Agradeço-lhe a informação.
Caso seja possível, peço-lhe que explicite alguma ligação das pessoas que menciona às mencionadas na referida escritura.
Segundo a escritura* celebrada em 4 de Outubro de 1786, na herdade da Azervada, Feliciano José Gonçalves e seu Irmão António José Gonçalves (e a mulher deste, D. Joaquina Rosa), doaram a seu outro Irmão Frei Domingos de São José, religioso de S. Paulo, as suas partes numa morada de casas altas ou nobres na vila de Coruche.
Ou seja, António José Gonçalves teria pelo menos dois irmãos:
- Feliciano José Gonçalves;
- Frei Domingos de São José, religioso de S. Paulo
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
*Lavrada de fols. 31 V.º a fols. 33 do Livro de Notas do Tabelião Silvestre Pinto Gastão, (Livro de Ordem n.º 150, Fundo Notarial de Coruche).
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Confrade,
Boa noite.
Peço desculpa de não ter lido a mensagem toda até ao final........ Mas como vi os apelidos SOUSA e MACHADO...... mandei-lhe os dados que tenho sobre estes meus antepassados.
Cumprimentos,
Luís
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa noite,
tenho um josé de sousa machado do lugar de souto - telões, filho de joão de sousa e catarina gonçalves. este joão de sousa machado casou em abril de 1752 com luisa maria de oliveira. deverá ser familiar do seu manuel de sousa machado.
cump
miro
Direct link:
TELÕES -- Machado/ Sousa/ Gonçalves/ Diniz e outros
Caro Confrade,
Bom dia.
Procuro informações sobre a ascendência de:
I- FRANCISCO DINIZ, filho de DOMINGOS DINIZ e de Senhorinha Gonçalves, de Telões (Soutelinho do Mezio). Deve ter nascido entre 1630 - 1655. Casou com Ana Machado (viúva de Martinho Álvares), em 1671, em Vreia de Bornes.
Tiveram, pelo menos:
II- MANUEL TEIXEIRA MACHADO, c.g.
-------------------------
JOSÉ ANTÓNIO MANUEL GOMES, nat. de Mascarenhas, n. 26 de Setembro de 1802; m. no dia 15 de Novembro de 1853, em Mascarenhas. Casou no ano de 1825 em Abambres, com dispensa no 3º grau de consanguinidade de tronco comum, com D. ANA MARIA GOMES, nat. de Vale de Juncal, freg.ª de Abambres, concelho de Mirandela, nascida no dia 13 de Novembro de 1794, f.ª de Manuel Martins, e de D. Catarina de Cepeda; neta pat. de Domingos Martins e de D. Madalena e neta mat. de Domingos Gonçalves de Cepeda e de D. Ana Maria Machado, casados em Mascarenhas no dia 16 de Março de 1752. Por seu avô materno era bisneta de José de Cepeda, de Vale de Juncal, e de Catarina Alves e por sua avó materna era f.ª de MANUEL TEIXEIRA MACHADO (referido, supra, em II) e de Bernarda Fernandes (também chamada de Bernarda Bola).
D. GENOVEVA TEIXEIRA (irmã de D. ANA MARIA MACHADO, acima nomeda) era filha de MANUEL TEIXEIRA MACHADO (baptizado em Vreia de Bornes no dia 4 de Setembro de 1663) e de Bernarda Fernandes (ou Bernarda Bola), casados no dia 25 de Junho de 1713 em Mascarenhas. Neta, por varonia, de Francisco Diniz e de D. Ana Machado, naturais da freg.ª de Vreia de Bornes (casados no dia 1 de Julho de 1671, em vreia de Bornes), concelho de Vila Pouca de Aguiar. MANUEL TEIXEIRA MACHADO m. 4 de Agosto de 1767 em Mascarenhas onde fez o seu testamento.
Votos de Um Santo Natal e de um Próspero Ano Novo!
Agradeço pistas e informações!
Cumprimentos,
Luís
Direct link:
RE: TELÕES -- Machado/ Sousa/ Gonçalves/ Diniz e outros
Caro Confrade Luís
O que segue é apenas uma pista, e muito ténue, não mais do que isso. Na verdade, nada me permite ligar nem os seus Dinis, nem os seus Machado, a Coruche.
Porém, Diniz e Machado também os houve em Coruche.
No que aos Diniz respeita, há pelo menos uma diligência possível. A consulta no Arquivo Distrital de Évora do Processo de Habilitação de Genere de Manuel Couceiro das Neves, filho de Cristóvão Couceiro das Neves e de Maria Inácia Dinis (que também usou Maria Inácia Facamelo), neto materno de Manuel Martins Vieira, natural de Lavre, e de Margarida Dinis, natural de S. Torcato. O qual, contém os assentos de batismos dos Avós maternos, segundo é referido em:
http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=1057340
Sugiro-lhe que veja o tópico “Capitão-mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo”. No qual aliás, laborei em alguns lapsos que oportunamente irei corrigir.
Um deles é que não houve um Manuel Couceiro das Neves e um Manuel Couceiro das Neves Facamelo, um e outro são a mesma pessoa. Sucede que na 1.ª parte da vida usou, tão só, Manuel Couceiro das Neves e depois, o mesmo, passou a usar Manuel Couceiro das Neves Facamelo …
Assim, de Cristóvão Couceiro das Neves, natural da freguesia de N. S. da Assunção de Lavre, e de s. m. Maria Inácia Dinis, que também usou Maria Inácia Facamelo, natural da vila de Coruche, houve pelo menos 2 filhos:
I - Manuel Couceiro Neves, o qual também usou Manuel Couceiro Neves Facamelo, natural da vila de Coruche (Capitão de Ordenanças de Coruche em 30/7/1772, Capitão-mor de Ordenanças de Coruche em 10/5/1793).
O qual, em 1.ªs núpcias casou com D. Margarida Freire Bandeira, natural da vila de Coruche, filha de Fernando de Valadares Cota Bandeira, natural da vila de Coruche, e de Francisca Soares, natural da freguesia de N. S. da Graça de Almagreira de Montemor -o- Velho;
E, em 2.ªs núpcias, na Ermida de St.º António da herdade da Raposeira, em 19/10/1784 casou com D. Maria Benedita Alexandrina Delgado, filha do Doutor Apolinário José Nunes, [Juiz das Coutadas; Capitão de Ordenanças da freguesia de St.º António do Couço em 10/11/1756 que vagou pela sua passagem ao estado eclesiástico*), e de D. Ana Joaquina de São José Delegado, ambos, naturais da freguesia de St.ª Iria da vila de Santarém.
II- D. Joana Margarida Neves, a qual também usou Joana Margarida Neves Facamelo, casou com Francisco Pedro Baptista, natural de Salvaterra de Magos, filho de Simão Ferreira dos Santos, natural da freguesia da Ajuda da cidade de Lisboa, e de D. Luísa Antónia de Sequeira, natural de Salvaterra de Magos (Capitão de Ordenanças da Companhia da freguesia de N. S. do Peso em 31/8/1772**).
Do casamento celebrado, na Ermida de St.º António da herdade da Raposeira, em 19 de Outubro de 1784, do Capitão Manuel Couceiro das Neves Facamelo, viúvo de D. Margarida Freire Bandeira, com D. Maria Benedita Alexandrina Delgado, solteira, filha do doutor Apolinário José Nunes e de D. Ana Joaquina de São José Delegado, foram testemunhas o capitão Teotónio Machado da Silva, o capitão Francisco Pedro Baptista e o doutor Caetano José Nunes; Coruche S. João Baptista (fotograma 317/microfilme1680).
O Capitão Francisco Pedro Baptista era cunhado noivo, o Doutor Caetano José Nunes será familiar da noiva, e o Capitão Teotónio Machado da Silva*** familiar de um dos noivos.
No tópico, aliás por oportuna lembrança do Confrade João Barroca, é referido José Baltazar Dinis Facamelo, Capitão de Ordenanças de Coruche em 6/11/1756, sobre a sua ascendência e, eventual, descendência ainda nada apurei. Da leitura dos registos paroquiais recordo, de memória, que umas vezes assinava José Baltazar Dinis Facamelo, outras apenas José Baltazar Dinis.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
*“ As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, de Nuno Borrego, 2006, I Volume, página 406.
**“ As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, de Nuno Borrego, 2006, I Volume, página 405.
***Capitão de Ordenanças das freguesias de Santa Ana do Mato e São Torcato, termo de Coruche, em 18/7/1774, “ As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, de Nuno Borrego, 2006, I Volume, página 405.
Direct link:
RE: TELÕES -- Machado/ Sousa/ Gonçalves/ Diniz e outros
Caríssimo!
Boa noite.
Peço desculpa, mas não consigo perceber qual a relação entre os DINIZ, de Telões (Vila Pouca de Aguiar) e Coruche e ao Capitão-mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo.....
Será que me podia ajudar, se fizer o favor?
Cumprimentos,
Luís
Direct link:
RE: TELÕES -- Machado/ Sousa/ Gonçalves/ Diniz e outros
Caro Confrade Luís
Peço-lhe desculpa de porventura não me ter exprimido com propriedade.
Na minha anterior mensagem julgava ter ficado claro que nada me permitia ligar nem os seus Dinis, nem os seus Machado, a Coruche.
Não obstante, dava-lhe conta que Dinis e Machado também os tinha havido em Coruche.
O que recordará surge na sequência de uma busca para o aclaramento das relações familiares entre o falecido capitão António José Gonçalves, o qual também foi lavrador da herdade da Azervada, e:
- Domingos Gonçalves Dinis, do lugar de Macieira concelho da Cerva;
- Manuel Gonçalves Dinis, do lugar de Macieira concelho da Cerva;
- Maria Teresa Gonçalves, casada com Manuel de Sousa Machado do lugar do Souto concelho de Vila Pouca de Aguiar;
- Ana Gonçalves, casada com Domingos Gaspar do lugar de Macieira concelho da Cerva;
-António José Gonçalves de Faria, do lugar de Favais do concelho da Cerva;
-Bernardo José Gonçalves, lavrador da herdade de Aguas Belinhas, morador na vila de Coruche;
Os quais são mencionados na escritura de quitação de bens da herança que aqueles pertencem pelo falecimento do capitão António José Gonçalves celebrada com a sua viúva, D. Joaquina Rosa, no dia 11 de Julho de 1798, em casa desta na vila de Coruche.
Relativamente ao Capitão-mor Manuel Couceiro das Neves Facamelo, apenas sei que sua Mãe usou Maria Inácia Dinis, e sua Avó materna usou Margarida Dinis, e que do seu segundo casamento uma das testemunhas foi o capitão Teotónio Machado da Silva (Capitão de Ordenanças das freguesias de Santa Ana do Mato e São Torcato, termo de Coruche, em 18/7/1774).
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Senhor: Li com atenção toda a partilha de informação que sobre este tópico tem vindo a ser produzida desde 2004(?). Eu tenho vindo a fazer uma pequena pesquisa apenas sobre a minha ascendência directa (toda ela quase exclusivamente centrada no distrito de Leiria) e surpreendentemente acabo de constatar que um dos meus 7ºs avôs - José Ferreira Souto, casado com Maria Quaresma (ou Coresma) Franca (casamentos Peniche - freguesia de N. Sra. da Ajuda - 19-6-1690) é natural do Lugar de Souto, termo de Vila Pouca de Aguiar, onde foi baptizado, na freguesia de S. Salavdor de Tolois(?) (sic), filho de Domingos Gonçalves de Souto e de Senhorinha Jorge. Dado o seu interesse em Vila Pouca de Aguiar e suas freguesias, ouso importuná-lo, perguntando-lhe se tem informações sobre estes meus 8ºs avós, colocando desde já à sua disposição a informação que tenho sobre os "Ferreiras Soutos" que se relacionaram com outros membros da minha família, tão distantes do seu lugar de origem. A rica toponímia de Vila Pouca de Aguiar é-me totalmente desconhecida, as abreviaturas usadas pelos padres nos registos paroquiais tornam-se indecifráveis para mim, pelo que esta minha remota ascendência corre o risco de não ter mais caminho para fazer.
Antecipadamente grata,
Isabel Prata
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel Prata,
Há muito tempo que não frequentava estas lides e, muito francamente, não sei se no caso concreto serei de grande ajuda.
Sei ser frequente que alguém saindo da 'sua terra' passe a ser conhecido pelo topónimo e, neste caso, seria Souto, aldeia de freguesia de S. Salvador de Telões.
Tenho registo de um casal que poderão serem os seus 8os. Avós., pelos nomes e datas, mas tenho-os como sendo de Telões, mas tal pode ser por aí viverem no momento do nascimento dos filhos, sem prejuízo de terem nascido em Souto (aliás há muitos Gonçalves em Souto e no vizinho Outeiro).
Infelizmente os elementos que tenho são muito parcos, mas eis o que sei:
Domingos Gonçalves casa com Senhorinha (Gonçalves), com uma filha (única de que tenho registo), falecida em 20.11.1740 em Telões, casada que foi com João Borges, falecido a 18.5.1755. Deste casamento nasceram, pelo menos, Domingos Borges, com Inquirição de Génere em Braga, nascido a 30.2.1702, António Borges, também com IG, nascido a 10.6.1707, e Mateus Borges, nascido a 12.4.1710, com descendência no Concelho.
Caso venha a apurar mais detalhes venho novamente à sua presença.
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno de Sousa Pina:
Muito Obrigada pela pronta resposta. Em breve lhe enviarei, se tiver interesse, os dados que tenho sobre os "Ferreira de Souto" que vieram casar e ter descendência em Peniche, três gerações antes, e que também partiram para o Brasil onde ocuparam cargos na administração daquele território. Lembro-lhe, por exemplo, que o 1º Intendente Geral da Polícia criado pelo Marquês de Pombal, foi Inácio Ferreira Souto, desembargador. Da leitura do assento de casamento que tenho, não parece haver dúvidas quanto a Souto, como local de nascimento (até esta altura eu não tinha dados nenhuns que me permitissem associar o apelido Souto destes meus antepassados, a uma localidade, uma vez que o 1º Ferreira Souto que tenho é um 5º avô que casou com Isabel Joaquina Ozório de Atouguia da Baleia). Também me parece claro que o apelido desta minha 8ª avó é Jorge e não Borges, mas tenho uma enorme expectativa sobre este lado completamente desconhecido da minha família transmontana, sobretudo porque da leitura que fiz deste forum, parece haver muita investigação sobre as famílias desta região, com várias obras publicadas, e que eu desconheço. Se achar que alguma dessas obras me pode ajudar, por favor indique-mas, que terei todo o gosto em as adquirir.
Muito grata,
Isabel Prata
Direct link:
RE: Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa Noite!
Cara Ana Maria,
GASPAR MACHADO, (nasceu entre 1680-1710), em Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.
Filho de FRANCISCO MACHADO e de MARIA FERNANDES (nasceram entre 1650-1680), em Vila Pouca de Aguiar.
Consegue descobrir alguma informação sobre estas pessoas?
Cumprimentos,
BLino
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Isabel Prata
Foi com muito interesse que li o seu histórico sobre os Ferreiras Souto.
Sou de Souto / Telões / Vila Pouca de Aguiar e penso que temos dados comuns relativamente aos nossos antepassados.
Estamos a tentar investigar alguns factos relacionados com a aldeia e que nos parecem curiosos.
Gostaria de trocar algumas impressões consigo, pelo que lhe peço me contacte para o mail:
oscarcarvalhinhasousa@gmail.com
Agradecendo com amizade
oscar sousa
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Óscar Sousa:
Agradeço a sua mensagem para este Fórum e com todo o gosto entrarei em contacto consigo para o seu mail pessoal. Tenho muito interesse em aprofundar o conhecimento deste meu ramo transmontano.
Aproveito para lhe desejar Boas Fetas e um excelente Ano Novo de 2015,
Cumprimentos cordiais,
Isabel Prata
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Bom Dia!
Estou a fazer uma pesquisa sobre a minha genealogia e aqui encontrei alguma informação que me interessa muito... reparei que fala aqui no João de Sousa Machado, Filho de João de Sousa Soutto e Catharina Gonçalves, que terá casado com Maria Luísa de Oliveira a 11 de Abril de 1752, tendo um registo de casamento de fazer inveja... Ao que tudo indica, este João de Sousa Machado seria meu 10º Avô (avô do avô do avô do meu bisavô), e uma vez que tenho tido alguma dificuldade para encontrar mais algumas coisas, gostava de saber se me puder dizer, que mais encontrou sobre ele...
João Pedro Naia da Silva
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Prezados, por favor peço ajuda para descobrir a origem da minha bisavó Maria Jales de Carvalho que veio para o Brasil por volta de 1890 e segundo nos contam ela era da região de Traz os montes. Fico muito agradecida se tiverem qualquer pista. Abraços Geilsa
ReplyDirect link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro João Pedro Naia da Silva,
Somos certamente parentes, já que descendo de Maria de Sousa, irmã de João de Sousa Souto. Partilho desde já alguns dados de que disponho, ficando à inteira disposição para os poder complementar no que tiver na minha base de dados; e também desde já agradeço todas as informações em falta que puder prestar.
- João de Sousa Souto é filho de António Leitão, de S. Tiago de Soutelo [residente ?, nascido ?], viúvo de Ana Dias, e c.c. (18 Fev 1711) Catarina de Sousa [ascendentes ?], de Souto - Salvador de Telões;
- c.c. Catarina Gonçalves, sem mais dados; foi herdeira conjuntamente com os filhos na morte do marido, em 11 Out 1742, assim como herdeira do filho António José, em 23 Abr 1746;
- deste casamento têm pelo menos 3 filhos, dos quais o seu João de Sousa Machado [proveniência de 'Machado' ?] que c.c. (11 Abr 1752) Maria Luisa de Oliveira, f. de António Lourenço da Costa e Mariana de Oliveira, de S. Pedro de Atei;
- este ultimo casal têm pelo menos 1 filho, António José de Sousa c.c. (18 Jul 1797) Rosa Maria Gonçalves Marques, também de Souto [sem mais dados].
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro António Pena Monteiro,
Tenho na minha base de dados um Manuel António de Sousa Machado c.c Maria Teresa Gonçalves, de Souto - Salvador de Telões, que poderão ser aqueles que procura.
Infelizmente não tenho informação sobre ascendência.
Mas tiveram pelo menos 2 filhos, que casaram com 2 irmãos, filhos de António Calvo e de Maria Teresa Dias, também de Souto:
Baltazar de Sousa Machado c.c. Maria Teresa Dias, em 02 Jun 1825
Maria José de Sousa c.c. Manuel António Dias, em 05 Jun 1825.
Espero que possa ser de alguma ajuda.
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno de Sousa Pina
Muito lhe agradeço o seu interesse e a informação.
Infelizmente é pesquisa ainda pendente. Porquanto, embora muito buscado, ainda não encontrei o assento de casamento do Capitão António José Gonçalves com D. Joaquina Rosa.
Assento esse que me permitiria estabelecer a filiação do Capitão António José Gonçalves.
Todavia porque a informação, também, algum dia terá interesse para a pesquisa de outrem, aqui deixo um apontamento:
D. Joaquina Rosa é natural da vila de Coruche, filha de António José Teixeira (+ Coruche, 9.4.1801), natural de Samaiões, freguesia de N. S. da Expectação, termo de Chaves, Arcebispado de Braga, e de Isabel dos Santos (+ Coruche, 12.8.1778), natural da freguesia de N. S. do Peso (Coruche); neta paterna António Teixeira e de Maria Gonçalves; neta materna de Santos Nunes, natural da freguesia de São Torcato (Coruche), e de Maria Lopes, natural da freguesia de N. S. do Peso (Coruche).
1.º - Casamento de D. Joaquina Rosa com José Pinto do Couto, natural da vila de Coruche, viúvo de Joana Margarida (+Coruche, 12.10.1778), filho de António Gomes do Couto, natural da freguesia de S. Pedro de Pensalves da cidade do Porto, e de Natália(?) Lopes, natural da freguesia de S. Torcato (Coruche). Deste casamento, pelo menos, houve uma filha:
- D. Maria Isabel Teixeira Pinto do Couto (+ Coruche, 17.10.1828) casou com João de Sousa Freire Galhardo e Moura * Montargil, St.º Ildefonso, bp. 18.2.1769 + Coruche, 9.2.1830, filho de João Soares Freire Galhardo e de D. Teodora Ludovina Bárbara de Feitas e Macedo. Com fonte, em “Subsídios genealógicos para o estudo das famílias Galhardo e Bandeira de Mello, descendência de João Soares Freire Galhardo”, de Ernesto Ferreira Jordão, Lisboa, 2005, I Volume, p. 73.
2.º- Casamento de D. Joaquina Rosa com o Capitão António José Gonçalves que foi lavrador da herdade da Azervada, é irmão de Feliciano José Gonçalves, e de Domingos Gonçalves, religioso que tomou o nome de Frei Domingos de São José.
3.º- Casamento de D. Joaquina Rosa, na vila de Coruche, em 2.2.1808, com José Vieira Borralho, morador em Montargil, natural da vila de Pavia, filho de João Vieira e Antónia de Mira.
José Vieira Borralho foi Capitão da 1ª Companhia de Ordenanças de Coruche em 10.3.1812, grande proprietário fundiário, viúvo de D. Joaquina Rosa, faleceu em 6.1.1856 na vila de Coruche.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno de Sousa Pina
Chamo a sua atenção para a resposta que hoje lhe enviou o confrade António Pena Monteiro e que, certamente por engano, foi enviada para mim.
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro António Pimenta de Aguiar
Muito obrigado pela sua diligência.
O puzzle da família Gonçalves, com origem no concelho de Cerva, que se estabeleceu em Coruche é complexo.
No tópico “Familias de Cerva ou Serva?” fiz algumas considerações, algumas delas meramente hipotéticas. Sem pretender reproduzir neste tópico essas considerações, parece-me oportuno reavivar o seguinte:
A) José António Gonçalves dos Santos, filho de José António Gonçalves dos Santos e de Catarina da Costa, natural da freguesia de S. João dos Limões, Arcebispado de Braga, solteiro, com dispensa de consanguinidade em 2º grau, em 18.6.1781, na freguesia de S. João Baptista de Coruche, casou com Maria Josefa, viúva de João Gonçalves dos Santos.
B) Bernardo José Gonçalves, lavrador da Herdade de Aguas Belinhas, freguesia de St.º António do Couço, casou com D. Maria Inácia Caetana de Faria (que dele viúva, foi moradora na vila de Coruche pelo menos desde Setembro de 1800). Deste casamento, pelo menos, houve: - D. Maria Jacinta Mariscote ? casou com José Joaquim da Silva, o qual também usou José Joaquim da Silva Barros.
C) O Padre António Alves Lage, Vigário da Paróquia da vila de Coruche onde faleceu, em data anterior à do mês de Setembro de 1800), é irmão de Maria Gonçalves, que enviuvou de Manuel Afonso, mãe de Joaquina Teresa que casou com Francisco José Martins, moradores que foram no lugar da Escoureda do concelho da Cerva.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
boa tarde,
IG do padre antonio alvares lage
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9DV-W28S?wc=SSVZ-6BL%3A363117901%2C363483601%2C1077032710%2C1077037125%3Fcc%3D2125025&cc=2125025
tenho registo de um antonio gonçalves do santo casado com catarina da freguesia de limões no inicio do século XVIII que pode ser um dos seus.
cump,
miro
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Miro
Muito obrigado pela sua informação que é bem interessante.
Esta pesquisa algum dia dará os seus frutos.
Tanto quanto me parece, não houve geração nem do casamento de D. Joaquina Rosa com o Capitão António José Gonçalves, nem do 3.º casamento desta Senhora com o (Capitão) José Viera Borralho.
Todavia, parecendo-me uma evidência a boa implantação destes Gonçalves em Coruche no séc. 18, é muito provável que tenham deixado numerosa descendência no concelho.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa tarde. Nas pesquisas para a minha árvore genealógica, encontrei antepassados em Parada do Corgo (Soutelo de Aguiar - Vila Pouca de Aguiar). A minha 8ª avó chamava-se Maria Machado, moradora em Parada do Corgo e aí faleceu em 1722. Era casada com João Gonçalves e teve, entre outros, uma filha chamada Mariana Machado nascida em 1716. A minha dificuldade, neste momento é saber onde e quando nasceu Maria Machado. Pesquisei em Parada do Corgo e encontrei várias Marias mas nenhuma cujos pais tivessem apelido Machado. Na verdade, não tenho a certeza que ela fosse natural de Parada do Corgo. Alguém possui alguma informação acerca desta Maria Machado. Desde já, o meu grande obrigado. Valter
ReplyDirect link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Ex.mo Sr.,
Procuro informações sobre uma família Machado, do Lugar de Bornes de Aguiar, freguesia do mesmo nome, concelho de Vila Pouca de Aguiar, sobre a qual apenas sei que:
Gonçalo Dias (viúvo e de 60 anos +/- em 1714), diz que um irmão dele é casado com uma sobrinha do meu antepassado, Domingos Machado (falecido em 1682, que foi casar e deixou descendência no lugar do Redial, freguesia de Vilela do Tâmega, Chaves). Esse meu antepassado (Domingos Machado) era natural de Bornes e originário do bairro "o rabaldo", e vivia na casa chamado do "serralheiro", antes de sair de Bornes.
Este Gonçalo Dias faleceu no dia 19-01-1723, e tinha pelo menos uma filha, Arcangela, que foi madrinha em 12-12-1715, sendo solteira à data.
Não tenho mais informações sobre a família, se tiver algum dado que possa compartilhar para me ajudar a conseguir encaixar o meu Domingos em na sua respectiva família ficaria muito grato.
Com os melhores cumprimentos,
Rui
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Exmo. Sr,
O meu quinto avô do lado materno chamava-se José Joaquim machado (natural de Bornes de Aguiar) n. 02-03-1798 filho de José António Machado e de Caetana Maria Machado e neto pelo lado paterno de Manoel Machado e de Maria Bernarda Pinto.
Cumprimentos,
João
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa noite,
Maria Bernarda Pinto, filha de Escolástica Pinto Saraiva e Francisco Gonçalves Mendes?
Manuela Lobo
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Cara Ana Maria Guedes, boa tarde
Será que no livro "Sousa Machado" em Vila Pouca de Aguiar, do Professor Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo (Instituto Português de Heráldica, 1977), consta a descendência da filha abaixo referida de António Machado de Sousa, o Gordo (*1575 +1635), Senhor da Casa de Cimo de Rua em Vila Pouca de Aguiar, Alcaide de Vila Pouca de Aguiar (1601), Capitão-Mor (1613-1635), e Juiz Ordinário. CC Filipa de Chaves?
3. Ana de Sousa CC António Gonçalves Maduro, do Bragado
Procuro entroncar no padre Matias Gonçalves Maduro, n. 1.8.1708 em Pensalvos, Vila Pouca de Aguiar, filho de Salvador Dias Águia Cc Catarina Borges, que fez IG em Braga em 1720:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1351513&ht=matias
Salvador Dias Águia, n. c. 1765, era filho de Gaspar Dias Águia Cc Catarina Gonçalves.
O padre Matias Gonçalves Maduro era irmão do Sargento-Mor de Vila Pouca de Aguiar, Miguel Borges Águia, n. 3.5.1707 em Pensalvos.
Obrigado, cumprimentos
António BR
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Confrade:
Ando à procura de alguém com apelido Monteiro que tenha morado em Pontido sendo casado pouco depois do ano 1916 com uma sobrinha do Abade Manuel António de Morais Miranda, de Vilar de Ferreiros, Mondim de Basto. Este tal Monteiro ficou herdeiro de duas tias ricas proprietárias em Pontido. Do casamento teve pelo menos 6 ou 7 filhos aí nascidos e mais alguns natural filhos de empregadas.
Qualquer informação é muito bem-vinda e agradecida.
Cumprimentos.
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Boa noite!
Por acaso algum dos confrades me sabe dizer se algum dos elementos da família Mourão que neste tópico são referidos entronca com uns "Mourão" que me aparecem no concelho de Mondim de Basto (freguesia da Paradança) cerca de 1719. Na verdade refiro-me a Manuel Mourão que com Maria Gonçalves, teve entre 1719 e 1727, na referida freguesia, quatro filhos.
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos
Canuta
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Recentemente encontrei um ascendente que nasceu por volta de 1690 na freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Vreia de Jales, Vila Pouca de Aguiar.
Consultando o sítio do Arquivo Distrital de Vila Real, verifiquei que lá só existem livros posteriores a 1766.
Sei que a freguesia é anterior a esta data, conforme pude verificar nas informações contidas no ADVR.
Algum dos colegas saberia dizer-me onde posso encontrar tais livros?
Com os melhores cumprimentos,
Stanley Savoretti de Souza
Belo Horizonte, Brasil
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Alguém possui informação sobre Serafina Vaz de Moura e Castro (século XVII), nascida em Soutelo do Vale/Vila Pouco Aguiar/Vila Real, que casou com Manoel Dias de Mendonça Furtado (n. 1681 freguesia S. Paulo/Lisboa, foi cirurgião-mor - Lisboa e Regimento Infantaria de Chaves)
Grata,
Ana
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caros Colegas!
Temos em família um grande mistério a desvendar sobre a origem de nosso patriarca, que imigrou para o Brasil em 1929, segundo os registos que temos:
Nome: Manuel Joaquim (Desconfiamos que ele mudou o nome de baptismo ao solicitar o passaporte para imigrar ao Brasil)
Mãe: Arminda Rosa Candida.
Irmão: Aníbal Chaves (Não sabemos se era irmão de sangue).
Suposta data de nascimento: 14/04/1908
Código de referência do registro de passaporte: PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/51/732.
Bilhete de identidade número 80058 (Porto)
Lugar: Vilarelho
Freguesia: Trêsminas
Concelho: Vila Pouca de Aguiar
Distrito: Vila Real
Partiu em maio de 1929 do porto de Leixões no vapor Eubeé, chegando ao Rio de Janeiro em Junho do mesmo ano.
Como ele faleceu em 1995 não conseguimos maiores informações.
Solicitei o pedido de reprodução de certidão de nascimento ou baptismo no sítio do Arquivo Distrital de Vila Real, mas me responderam que não possuem registos de 1908 da referida paróquia.
Agradeço vossa ajuda com qualquer informação que nos ajude a resgatar a origem dele.
Grato,
Luciano Joaquim
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Luciano Joaquim
O Arquivo Distrital de Vila Real só tem os batismos de Tresminas até 1906.
Os livros de batismos de 1908 devem estar ainda na Conservatória do Registo Civil de Vila Pouca de Aguiar.
Deverá pois contactar essa Conservatória e pedir-lhes para procurarem esse batismo.
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Já agora, neste link pode ver a fotografia do Manuel Joaquim que pediu esse passaporte:
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1115940
(selecione a imagem 186.tif, é o registo nº 672)
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro António
Este assunto interessa-me muito.
1 - Gaspar Dias, natural de Pensalvos, filho de Gonçalo Dias (Bragado) e de sm Maria Gonçalves (Pensalvos), casou 1ª vez com Catarina Gonçalves (irmã da segunda mulher de José Gomes FSO). Tiveram:
2.1 - Salvador Dias (Pensalvos) casou com Catarina Borges (Vila Pouca), filha do Capitão Sebastião Borges e de sua mulher Catarina Borges (Vila Pouca). Tiveram:
3.1 - Matias Gonçalves Maduro (I.G. de 1720)
3.2 - Gaspar Dias Águia (C.O.X.)
Gaspar Dias casou 2ª vez (talvez no Bragado, e viveram em Pensalvos) com Maria de Chaves, filha de Filipe de Chaves e de sm, todos do Lugar de Vilela . Bragado. Tiveram:
2.1 - Ana de Chaves casou (tavez em Sapiãos) com João Gomes do Rio, filho de João Glz Palhete e de sm Maria Miz do Rio (Sapiãos). Tiveram:
3.1 - Mateus Gonçalves Maduro (I.G. de 1733)
2.2 - Maria de Chaves casou com António Borges, filho do Capitão Sebastião Borges e de sm Catarina Borges (Vila Pouca). Tiveram:
3.1 - João de Sousa B. 21/01/1700 (I.G. de 1721)
2.2 - Catarina de Chaves casou em Pensalvos ou Bobadela com João Dinis, filho de Baltazar Dinis e de sm Inês Álvares (Bobadela). Tiveram:
3.1 - Maria Dinis Chaves n. 28/11/1714 na Bobadela - Boticas.
Existe um João de Sousa Machado B. 06/05/1708 Vilela - Bragado (I.G. de 1730) filho de António de Chaves e de Maria Machado, neto paterno de Filipe de Chaves (que será irmão ou eventualmente o pai da Maria de Chaves) e de sm Ana Glz, neto materno de João Glz Machado e de sm Mónica Machado.
Imagino que exista uma ligação com o casal António Gonçalves Maduro / Ana de Sousa Machado, mas não tenho dados que o comprovem.
Um abraço
João
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro António Pimenta de Aguiar,
Reparei que neste tópico é referida Margarida ÁLVARES FERREIRA c.c Amaro Gonçalves de Aguiar, e filha de Aleixo Álvares e de sua mulher Helena Gonçalves, moradores em Anelhe, onde “viveram à lei da Nobreza”.
Tenho na minha ascendência Belchior ÁLVARES FERREIRA, natural de Anelhe, referido numa inquirição como "pessoa muito nobre" e que "teve os ofícios de escrivão do público, que depois vendeu, quando casou com a sua mulher". Calculo que Belchior tenha nascido cerca de 1540.
Tendo em atenção a semelhança de apelidos e do lugar Anelhe, seriam Margarida e Belchior parentes? Talvez irmãos, ou sobrinha/tio?
Na mesma inquirição é referido que Belchior "era parente muito chegado do Dr. Francisco Baía Teixeira, que foi Lente em Coimbra e Desembargador do Paço".
Agradeço qualquer informação adicional que possa querer partilhar.
Obrigado desde já.
Os melhores cumprimentos,
Nuno Alves
Direct link:
Famílias de Vila Pouca de Aguiar
Caro Nuno,
caros confrades,
alguém saberia indicar quem foram os pais do Cap. Gonçalo Gonçalves Barria, de Fontes, e de sua mulher Maria Rodrigues?
Desde já deixo aqui meus agradecimentos pelas informações!
Melhores cumprimentos,
Cleber P.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 06 Jan 2025, 05:16.