Ascendentes de Maria Eugenia de Mesquita

This topic is classified in rooms: Pessoas

Ascendentes de Maria Eugenia de Mesquita

#7461 | Filgueira | 25 Jul 2001 13:45

Caros amigos,

A família Castelo Branco tem início no Brasil em Francisco da Cunha Castelo Branco e D.Maria Eugenia de Mesquita.Disponho de poucas informações sobre os ascendentes dessa senhora e apelo para quem puder ajudar nesta procura.

As pistas de que disponho são as seguintes:

1.Na genealogia da família Sotomayor, encontro:

I.Pedro da Cunha Sotomayor n.1552 c.c.EUGENIA da Costa de Mesquita, filha de Manuel da Costa de Mesquita e Brites Alvares.

2.Na genealogia da família Sousa encontro :

I.Pedro de Sousa casado com EUGENIA de Mesquita filha de Manuel da Cunha e Mesquita (teriam vivido entre 1520 e 1580?), com sucessão feminina.

3.No Dicionário de Famílias Brasileiras de Carlos Barata encontro:

I.Ana de Mesquita c.c. Manuel de Sousa.Pais de:

II.EUGENIA Maria de Mesquita c.c.Manuel Pinheiro Mariz.Pais de:
III.Maria EUGENIA de Mesquita casada em 1650 com D. Francisco da Cunha Castelo Branco, tronco dessa família no estado do Piauí, dos quais descendo pelos Cesar Burlamaqui.

1.Como fazer a ligação, se é que existe, entre essas informações?

2.Esses Costas de Mesquita que se ligam aos Sotomayor,seriam legítimos Mesquitas ou seriam do ramo cristão-novo a que pertencia o rico banqueiro Gaspar da Costa Mesquita, cujos descendentes passaram ao Brasil (São Paulo)e foram presos pelo Santo Ofício.Gaspar tinha um irmão de nome Manuel?

Agradeço as informações enviadas

Marcos Filgueira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Maria Eugenia de Mesquita

#312663 | Maria Ribeiro | 28 Aug 2012 17:13 | In reply to: #7461

Confrade Filgueiras
Ao procurar informações sobre Maria Eugénia de Mesquita ( sobre o assunto coloquei uma mensagem a 27/08), deparei-me com a sua mensagem, já muito antiga, de 2001. Entretanto, encontrei novas informações que lhe fornecerei se continuar interessado. Não as coloco já aqui porque receio que não leia a mensagem e são algo demoradas de transcrever. È possível que eu ainda consiga mais informações.
Maria Ribeiro

Reply

Direct link:

Ascendentes de Maria Eugenia de Mesquita

#432784 | Reginaldo Lima | 13 Apr 2021 21:25 | In reply to: #7461

Prezados amigos,

Há anos estou com uma dúvida genealógica relacionada se a linhagem matrilinear de D.Maria Eugênia de Mesquita era cristã nova, procedente de judeus sefarditas perseguidos pela Inquisição. Até o presente momento, sabe-se que ela teve entre os ascendentes paternos, Isabel Pinheiro, considerada de origem judaica, conforme demonstrou Marcos Filgueira.
Com relação à linhagem matrilinear, o problema está em se saber se ANA ROSA DO LAGO era realmente filha de ANA ROSA PEREIRA TEREZA DO LAGO e neta materna de D. MARIA EUGÊNIA DE MESQUITA, conforme apresentado por Gilberto Sodré, em um trabalho sobre JOSÉ CARVALHO DE ALMEIDA.
A pesquisa com mtDNA FULL no Piauí tem encontrado dois resultados pertencentes ao mtDNA I5a1b1 (com vários matches entre judeus e descendentes de criptojudeus na Espanha, Polônia, Portugal e Tunísia). Um destes, possui genealogia documental até ANA ROSA DO LAGO.
Na Bahia, essa mesma pesquisa encontrou dois resultados no mesmo haplogrupo mtDNA I5a1b1. Suas famílias são provenientes da região de Irecê e Xique-Xique, Bahia. Isso me faz perguntar se teriam alguma ligação com a ANA ROSA PEREIRA TEREZA DO LAGO, nascida em Jacobina Velha, Bahia.
Espero poder encontrar maiores esclarecimentos sobre essa dúvida em minha genealogia.
Com atenção,
Reginaldo Lima

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 17:33.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen