José Castelo Branco

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

José Castelo Branco

#75839 | JM Pinto | 26 Okt 2004 01:18

Senhores,

Li aí que José Castelo Branco tinha um irmão de sobrenome Silva Vieira. E que CastelloBranco lhe vinha de sua mãe. Serão seus pais os mesmos que está ai em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=280545 ? Peço desculpa ao pessoal se não forem e estou mesmo querendo saber se podemos excluir essa possibilidade.
JMP

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#75840 | JM Pinto | 26 Okt 2004 01:23 | In reply to: #75839

Senhores,

Me desculpem por insistir mas tinha que corrijir o mail anterior. Li essa informação num jornal, creio que no Tal e Qual.

Obrigado

JMP

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#75849 | FS | 26 Okt 2004 09:21 | In reply to: #75839

Bom Dia
Se reparar a data de nascimento dessa senhora é 1956 por isso é-lhe completamente impossivel ter um filho de quarenta e tal anos que é a idade de José Castelo Branco.

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#75850 | joão pombo | 26 Okt 2004 09:44 | In reply to: #75840

Caro JMP:

Há muitos meses, eu pp. abri um tópico sobre o referenciado, salvo erro a propósito da sua detenção no aeroporto da Portela.
Julgo que os Pais não são os que constam desta BD e que refere, mas se consultar aquele tópico que iniciei, verá que a identificação deles foi fornecida por outros Participantes. O pp. José Castelo Branco (da Silva Vieira) e ascendência constam, ao que parece, d'"Os Luso-Descendentes da Índia Portuguesa", obra por demais citada aqui nesta BD.
Cumprimentos,
João Pombo

P.S. José Castelo Branco é de facto irmão de Sérgio Vieira, militante da Frelimo, antigo Ministro e actualmente figura de grande peso na política moçambicana.

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76621 | Valdez | 05 Nov 2004 21:48 | In reply to: #75849

Caros confrades tem de entender que foi pelo facto da senhora ser tão precoçe que o rebento saiu assim........

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76630 | abivar | 06 Nov 2004 00:48 | In reply to: #75840

Caro Confrade:

Como informou o confrade João Pombo, vem nos "Luso-descendentes" e os pais são Francisco José Joaquim Frutuoso da Silva Vieira e D. Inês Paulino Castelo-Branco. O Pai era bisneto por varonia legítima de um Governador de Damão e Timor e Fidalgo-Cavaleiro da Casa Real e era também neto paterno de uma Senhora Lobato de Faria, descendente legítima do 5º Conde de S. Vicente e do 9º Conde de Atouguia (titulares do século XVIII) e por aí de quem se pode imaginar ou ver aqui no Genea. Por muito que custe a engolir, é esta a realidade...

Cumprimentos,

António Bivar

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76740 | joão pombo | 08 Nov 2004 12:27 | In reply to: #76630

Caro António Bivar:

Só por curiosidade, pode confirmar se José Castelo Branco é de facto primo dos Irmãos Costa, Ricardo (jornalista e director da SIC NOTÍCIAS) e António (Ex-Ministro da Justiça e actual Eurodeputado) e como se opera esse parentesco?
Muito obrigado.
Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76743 | abivar | 08 Nov 2004 13:14 | In reply to: #76740

Caro João Pombo:

Não tenho essa informação, mas lembro-me de alguém a ter divulgado aqui no fórum. Julgo que a família Costa dos dois referidos é uma antiga família goesa mas não luso-descendente, pelo que não consta do livro atrás citado. Segundo me esclareceu um distinto representante de uma família também goesa, esse conjunto de famílias convertidas ao Cristianismo a partir do século XVI e consequentemente adoptando os apelidos portugueses dos padrinhos, como era norma e direito legal para os convertidos, mantiveram também, em geral, a memória das linhagens Indus de quem provinham, bem como alguns costumes ligados às respectivas castas.

Em particular foram durante todos estes séculos avessos a casamentos fora da respectiva casta e portanto obviamente ao casamento com portugueses ou luso-descendentes; não quer dizer que alguns não tivessem desrespeitado esses usos, perdendo embora o "estatuto" que a casta lhes conferia; se não me engano estes Costas seriam Brâmanes (?) o que tornaria ainda mais "escandaloso" o casamento com luso-descendentes.

Cumprimentos,

António Bivar

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76753 | joão pombo | 08 Nov 2004 15:06 | In reply to: #76743

Caro António Bivar:

Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Lembro-me de um episódio que me contaram a propósito do Prof. André Gonçalves Pereira, enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros e durante uma viagem a Goa (ou Damão?), ou pelo menos durante uma recepção a um dignitário indiano de casta "superior".
Mas então os luso-descendentes da Índia Portuguesa descendem todos de portugueses que foram para a Índia durante a época colonial, ou também há entre os mesmos gente de sangue indiano ou mestiços?
Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76754 | JMCM | 08 Nov 2004 15:17 | In reply to: #76753

Penso que a ligação entre eles é através dos Frechaul Fernandes, de Mocambique.

Cumprimentos

JMC Melo

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76772 | LCM | 08 Nov 2004 20:37 | In reply to: #76753

Caro João Pombo,

O parentesco com os manos Costa é, salvo o erro, pelos Frechaud Fernandes, família de Tete mas que penso originária da Índia, a que pertencia a avó materna de José Castelo Branco.
Tanto quanto sei, o Costa destes dois irmãos, não é da conhecida família Costa de origem Bramane, com larga descendância em Portugal.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76798 | joão pombo | 09 Nov 2004 10:28 | In reply to: #76772

Caro Lourenço Correia de Matos:

Obrigado pelo esclarecimento.
Quanto aos Manos Costa, já estive a ver a sua ascendência aqui na BD, e julgo que estão ligados a esses Costa, ainda que por via feminina. Em todo o caso, é feita a referência à obra que trata dessa Família.
Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: José Castelo Branco

#76812 | LCM | 09 Nov 2004 14:04 | In reply to: #76798

Caro João Pombo,

Tem toda a razão. Os manos Costa também são dos de Margão, como o Alfredo da Costa, os Nobre da Costa, etc
Do Livro citado, ainda não editado, é co-autor o Pedro do Carmo Costa que costuma "andar" por aqui. Ainda não deve ter reparado neste tópico.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 18:02.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen