Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Autor: Custódio Adriano (responder para o fórum)
Srs:. José Liberato e Júlio Sousa; Sr.ªs: Maria Manuela Pereira e Fernanda Farrajota
Há cerca de 8 anos comecei com uma brincadeira que foi investigar um pouco as minhas origens, desconhecendo eu na altura que a isso se chamava genealogia, mesmo assim, em relação a todos vocês, considero-me um leigo nesta matéria e que preciso de ajuda, no entanto, penso que tambem tenho informação que vos poderá ser útil.
Em 05/11/2004 pela 1.ª vez acedi ao Genea Portugal e pude ler com enorme satisfação que o sr.J Liberato em 13/07/2003 se referiu a JOÃO GUERREIRO, natural dos Gorjões-Santa Bárbara de Nexe, N- 15/11/1694 como sendo o seu 8.º avô, que é filho de Gregório Guerreiro e de Simõa Rodrigues.
Pois bem, o meu 8.º avô é o PEDRO CONTREIRAS N-29/06/1699, que casou em 07/06/1728 em Loulé com Catarina Lopez e que é filho de Gregório Guerreiro com Simõa Rodrigues, sendo esta filha de João Guterres e de Maria Lourenço.
Sendo assim os nossos 9.º avós são os mesmos, eu não só conheço esses nomes como estou ligado a eles.
Em 23/07/2003 o sr Júlio Sousa na sua MSG diz que descende de João Baptista Guterres e de Maria Lourenço, meus 9.º avós, referindo os outros filhos alem da Simõa Rodrigues que não conhecia.
No registo de casamento do João Batista com Beatriz Varela não existe o nome Guterres, somente João Baptista.
No entanto ficam ambos a saber que existe mais uma filha a MARIA SIMÕES c.c. Manuel Viegas em 07/02/1711 em Santa Bárbara de Nexe.
Em 30/05/2004 a Sr.ª Maria Manuela Pereira refere os sete filhos do Major Tomé Martins Faísca: Antónia; Joana; Tenente Tomé; Alferes Estevão: Capitão Francisco; Manuel e António.
Em 31/05/2004 a srª Fernanda Farrajota refere que falta acrescentar mais uma filha a D. Teresa Jesus Carmo Faísca c.c. Pedro Contreiras Estaço, filho de Pedro Contreiras e Catharina Lopez.
Ora, o PEDRO CONTREIRAS e a CATARINA LOPEZ são os meus 7.º avós, e eu tenho como filhos destes o MANUEL GUERREIRO ESTAÇO que é o meu 6.º avô, o ANTÓNIO N-06/12/1736 e o PEDRO N- 05/11/1739, que será certamente o PEDRO CONTREIRAS ESTAÇO, que a sr.ª Fernanda Farrajota refere que c.c. D. TERESA JESUS CARMO FAÍSCA, filha do Major Thomé Martins Faísca e D. Antónia Maria.
No registo da filha de Manuel Guerreiro Estaço, ANA GUERREIRA o nome do pai é o indicado, no registo do filho JOSÉ N-27/04/1761, o pai é só Pedro Contreiras. Este JOSÉ certamente será o JOSÉ GUERREIRO ESTAÇO que em 04/08/1794, num casamento em Santa Bárbara de Nexe aparece como PADRE.
No entanto no casamentos destes: Manuel Guerreiro Estaço e Maria de Mendonça, meus 6.ºs avós, em 28/06/1760 em Santa Bárbara, refere-o como filho de Pedro Contreiras Guerreiro e Catarina Lopez.
Já no casamentos do próprio PEDRO CONTREIRAS com a CATARINA LOPEZ este não tem o nome Guerreiro.
Sr. J. Liberato, o meu 6.º avô MANUEL GUERREIRO ESTAÇO, como já referi, c.c MARIA DE MENDONÇA N-18/11/1740 em Santa Bárbara em 28/01/1760, a sua 5.ª avó MARIA DA CONCEIÇÃO N-24/09/1765 e é filha de FRANCISCO DE MENDONÇA e TERESA DE SOUSA, ele por sua vez é filho de MARIA DE MENDONÇA, ora bem, tudo leva a crêr que o seu 6.º avô terá nascido a + ou - 1740/45.
- Será que os pais o seu 6.º avô e da minha 6.ª avó serão irmãos?
- A minha é filha de Manuel de Mendonça e de Inês Gomes ambos de Querença, casados em 12/11/1741 e o seu?
Se tiver alguns dados neste sentido agradecia que mos facultasse se possivel.
Srª. Fernanda Farrajota:
Do PEDRO CONTREIRAS ESTAÇO N-05/11/1738, quatro dos filhos dele nasceram entre 1767 e 1784, os outros 3 casaram entre 1804 e 1833 terão nascido + ou- entre 1780 e 1810.
- Quando nasceu a D. TERESA JESUS CARMO FAISCA?
- Será que casou com o PEDRO CONTREIRAS com este já com uma idade avançada?
Para todos pergunto se algum tem na sua base de dados elementos sobre o Alferes António Guerreiro Estaço c.c. Maria da Encarnação, ambos da Horta da Campina Loulé + ou - em 1770 anos?
Com os melhores cumprimentos:
assina: Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Senhor Adriano,
Tal como o senhor, fiz a pesquisa há 8/9 anos, voltei a interessar-me por ela, desde que entrei no fórum e verifiquei que havia muitas pessoas com os mesmos antepassados de meu marido. Não sou nenhuma especialista, até porque quando a fiz, estava com pressa de fazer a minha genealogia e desperdicei muitos dados por não saber ligá-los.
No entanto, vou tentar responder com os dados que disponho e assim poderemos completar o puzle.
Do casamento do Pedro Contreiras cc. Catarina Lopez, tenho 4 filhos: o Pedro, o Manuel, o Joaquim e acrescentei o rev .José Guerreiro Estaço (sem qualquer pesquisa, só intuição), porque penso fazer uma pesquisa sobre padres algarvios.
Tenho encontrado outros padres que penso estarem ligados à família, alguns já confirmei.
Da Catarina Lopez (mãe da Catarina Lopes cc.Pedro Contreiras) cc. João Rodriguez 1 set 1697, tem por acaso o casamento cc. Gonçalo da Ponte?
A Maria Simões, que se refere cc. Manuel Viegas, presumo que seja filha de João Batista Guterres e Beatriz Varela, agradeço me confirme. Tenho filhos deste casal:
Catarina cc. Thomé Martins Faísca, Domingos cc.Joana Martins (filha João Martins Faísca e Bárbara Martins) e Maria Batista cc.Manuel Fernandes(viúvo de Maria Correia).
O Pedro Contreiras Estaço nasc. 5/11/1738 (não tinha a data de nascimento, agradeço se tiver o nome dos padrinhos e padre de batismo, me informe) cc. D.Teresa Jesus Carmo Faísca em 8 agosto 1799. Teria 61 anos, era viúvo de Ana Maria. Deste casal tenho seis filhos todos casados, excepto o Francisco nasc. 6 dez 1813. Não tenho datas de nascimento dos outros filhos. Dos filhos que o senhor refere terem nascido entre 1767 e 1784, não tenho notícia, serão filhos da Ana Maria?
Do Major Thomé Martins Faísca tenho mais uma filha a Francisca morreu 6 janeiro 1859, com 80 anos de idade.
Sobre o Alferes António Guerreiro Estaço, o que tenho não sei se será o que procura. António Guerreiro Estaço cc. Josepha da Encarnação Aboim, filho de Pedro Fernandez de Sousa e Maria Guerreira, dos Canos, tenho 4 filhos deste casal, o Joseph 1750 (será o padre), a Joana 1754, Manuel 1756 e a Simoa 1762. Outro António Guerreiro Estaço cc.Theresa de Jesus Freitas, filho do alferes António Guerreiro Estaço a mulher desconhecida. Não tenho ligação destes Estaços aos outros.
Aguardo notícias, os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Senhor Custódio:
Verifico, com satisfação, que já acedeu ao Fórum e começou logo com informação abundante. Creio que, no que se refere à família Faísca, a D. Fernanda Farrajota, a D. Manuela Sousa e o Senhor Rui Pereira, irão contactá-lo para troca de informação, uma vez que "são os mais bem informados" sobre a mesma.
Espero encontrá-lo em Faro, na Quarta-feira de manhã, na igreja Mórmon, para continuarmos as nossas pesquisas.
Cumprimentos.
Júlio Sousa
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Meu caro Custódio Adriano,
Benvindo ao clube dos interessados por estas freguesias do Algarve!
Foi com imenso interesse que vi a sua mensagem.
Somos portanto parentes. Para já propunha-lhe trocarmos em privado as nossas descendências até à actualidade. Pode contactar-me para jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Somos ambos descendentes do casal Gregório Guerreiro e Simoa Rodrigues. Estas pessoas figuram também na base de dados deste site. Casaram aos 30-07-1685 em Santa Bárbara de Nexe e dele descendem vários dos participantes deste Forum bem como o Prof. Aníbal Cavaco Silva.
Quanto ao Pedro Contreiras presumo que seja o Pedro Guerreiro que, em 1723, foi padrinho de baptismo da minha antepassada Josefa Rodrigues, sua sobrinha.
Descendo também obviamente do casal João Guterres e Maria Lourenço.
A minha Maria de Mendonça casou com Manuel Nunes Cabrita e teve em Santa Bárbara de Nexe aos 13-08-1736, Francisco Mendonça. Mas presumo que não se trata da mesma Maria de Mendonça que o meu amigo menciona.
Sugiro que veja os tópicos referentes a Santa Bárbara de Nexe, Querença e São Clemente de Loulé existentes neste Forum e a intervir neles para aumentar a informação deles constante.
Aguardo com expectativa a mencionada descendência.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Autor: Custódio Adriano
Cara Senhora FFarrajota,
Do casamneto do Pedro Contreiras c.c. Catarina Lopez existem ainda mais dois filhos: uma filha, a MARIA que nasceu em Santa Bárbara em 22/05/1734, e um filho, o ANTÓNIO N-06/12/1736. Este António penso que seja o Alferes António Guerreiro Estaço, e respondendo a parte final da sua MSG resposta c.c. Maria da Encarnação natuaral de S. Clemente, que são pais de FRANCISCO GUERREIRO ESTAÇO, casado em Loulé em 30/04/1800 e outro António Guerreiro Estaço cc. Treresa de Jesus Freitas, estes tiveram pelo menos uma filha, a Bernarda Rita de Freitas de São José que casou com o Tenente Manuel Nunes Estaço, moradores que foram na Horta da Campina - Loulé. Em tempos encontrei este casamento e anotei os dados, excepto a data por descuido e até porque não lhe dei grande importância na altura.
Quanto ao Rev. JOSÉ GUERREIRO EStAÇO que por intuição indicou como filho do casal está correcto, pois no registo de nascimento do JOAQUIM, N-19/08/1775, filho do meu 6.º avô Manuel Guerreiro Estaço cc. Maria de Mendonça diz que foi baptizado por seu tio Padre José Guerreiro Estaço.
- Agradeço desde já o envio de todos os dados que tiver do nascimento do meu 6.º avô MANUEL GUERREIRO ESTAÇO e do outro Irmão o JOAQUIM cuja existência desconhecia.
- Pelo que descrevi em cima, será que até ver deverei considerar o ANTÓNIO N-06/12/1736. com sendo o Alferes António Guerreiro Estaço?
- Disse que tem encontrado outros padres que já confirmou estarem ligados à família, se possivel agradecia o envio desses dados.
Quanto à Catarina Lopes casada com o João Rodrigues desconhecia que ela tivesse c.c Gonçalo da Ponte, por isso não tenho dados.
A Maria Simões que eu referi c.c. Manuel Viegas é filha de João Guterres e de Maria Lourenço, portanto irmâ do João Baptista c.c. Beatriz Varela.
-Aqui deverá rectificar um lapso meu: O CASAMENTO FOI COM JOSEPH VIEGAS e NÃO Manuel Viegas, não sei como isso aconteceu.
Quanto ao PEDRO CONTREIRAS ESTAÇO nasceu a 05/11/1739, o ano que inicialmente referi foi mal indicado devido ao bater na tecla e eu não me apercebi da falha na altura. O padre foi MANUEL JESUS CORREIA. Os padrinhos foram MANUEL GUTERRES DA COSTAc.c Isabel Vieira de Barros e DOMINGAS GUERREIRA, filha de Miguel Guerreiro e Maria Dias.
Os filhos que eu referi como filhos do Pedro Contreiras Estaço na parte final, foi um erro de todo o tamanho, o que eu queria dizer era que 4 dos filhos do Major Thomé Martins Faísca e de D. Antónia Maria nasceram entre 1767 e 1784, os outros 3 casaram entre 1804 e 1833, + - teriam nascido entre 1780 e 1810, portanto quando é que teria nascido a D. Teresa Jesus Carmo Faisca para ter casado com o Pedro Contreiras Estaço que nasceu em 05/11/1739. referindo eu que o Pedro Contreiras Estaço teria casado com uma idade jà avançada com a D. Teresa Jesus Carmo Faisca.
Pelo desculpa pela confusão que possa ter causado ao não me ter explicado bem, e pela gafe que cometi na parte final da minha MSG inicial, talvez devido à ânsia de responder rápidamente às mensagens que li no Forum.
Ficom aguardando notícias suas, com os meus cumprimentos:
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
AGRADEÇO QUE NÃO RESPONDAM A ESTA MSG, DEVERÃO FAZÊ-LO SEMPRE PARA A DE 07 NOV 2004, a minha falta de prática e o desconhecimento fizeram com que a colocasse neste lugar.
Cumprimentos:
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Sr Júlio Sousa:
Obrigado pela dica, já fui contactado pela D. Fernanda Farrrajota, a minha ligação com a família Faisca é através de um irmão do meu 6.º avô Pedro Contreiras Estaço que cc. D. Teresa Jesus Carmo Faísca, filha do Major Tomé Martins Faísca.
Brevemente nos encontraremos.
Cumprimentos:
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Senhor Adriano,
Agradeço as informações prestadas. Tal como os Faíscas e Farrajotas, os Estaços também se repetem nos nomes próprios e dão um pouco de confusão. Certamente que com a troca de dados lá chegaremos.
Um dos António Guerreiro Estaço( filho de Pedro Fernandez de Sousa e Maria Guerreira) cc. Josepha Encarnação Aboim (filha do tenente Sebastião Pereira Morato e Joana Maria Aboim), não percebi se o senhor considera esta Josepha Encarnação a sua Maria da Encarnação. De qualquer maneira, acho que este não será o António -alferes nasc. 16 dez 1736, porque os pais são os acima referidos.
Além disso, tem os filhos
- Joseph nasc 10712/1750 bat.19/12-padrinhos rev.Diogo Guerreiro Camacho Aboim e Antónia Maria, filha de Manuel Gonçalves e Maria de Sousa
-Joana nasc. 28/6/1754- padrinhos Dr.Anselmo José e Maria Josepha
-Manuel nasc 10/6/1758 padrinhos capitão José Lobo Pessanha por procuração do cunhado José Francisco Xavier Lobo Pessanha
-Simoa nasc 28/10/1762 - bat. 7/11 padrinho Dr.Francisco Xavier Lobo
O Francisco Guerreiro Estaço casado a 30 abril 1800 com Ignacia Caetana (filha de Cristóvão Viegas e Maria Correia, neta paterna de Lourenço Viegas Maria Mendonça, materna de Francisco Sousa e Maria Correia, de Sta. Bárbara) tenho-o como filho de António Guerreiro Estaço e Theresa de Jesus Freitas. As testemunhas de casamento o coronel de milícias Francisco Paulla e seu irmão Dr.Nuno Mascarenhas Lobo, padre: João Rebello Estaço.
Não sei se haverá aqui nos meus dados alguma confusão. Os padres que tenho encontrado, e que digo que serão da família, não quero dizer que sejam todos da família Estaço, são da família por ex. Barros e outras. Como já disse, fiz a pesquisa há tempo e na altura não liguei esses padres a supostos pais, por isso não lhe posso fornecer os nomes. O padre João Rebello Estaço, deverá ser da família, encontrei-o agora nas notas do casamento. Como este terei outros, que agora me são difíceis de encontrar.
Não posso fornecer-lhe os padrinhos de batismo do Manuel Guerreiro Estaço, porque na altura, não tirava notas de padrinhos. Tenho é as testemunhas de casamento Padre José Guerreiro de Brito, de Loulé e António Botelho da Cunha, celebrante padre Lourenço Correia Netto.
O Joaquim devo tê-lo encontrado sendo padrinho de algum sobrinho, ou alguém neste fórum mo forneceu.
Tenho muitos Estaços sem ligação, vou tentar fazer uma lista e brevemente a fornecerei.
Quanto ao 1º. casamento da Catarina cc. Gonçalo da Ponte, é muito importante porque só assim se poderá encontrar a filiação.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro JLiberato
Só ontem é que me apercebi que na minha 1.ª intervenção devia ter respondido ao tema: às famílias de Santa Bárbara, não o fiz por desconhecimento da forma correcta de responder e lancei um novo tema que afinal está relacionado com o 1.º.
Quando refere a troca em privado das nossas descendências até à actualidade é toda ou só na parte dos Guerreiros e Estaços.
Refere que do casal Gregório Guerreiro c.c. Simoa Rodrigues descende também o Prof. Aníbal Cavaco Silva, convém aqui clarificar que o Prof. Aníbal Cavaco Silva descende de uma irmã do Gregório Guerreiro a MARIA SIMÕES c.c. o Capitão MANUEL RODRIGUES GUERREIRO em18/10/1694 em Loulé, portanto os nossos 9.ºs avós: Alferes BARTOLOMEU MENDES ESTAÇO ou BARTOLOMEU MENDES e MARIA GUERREIRA casados em 01/06/1654, são os 8.º avós do Professor.
O Pedro Contreiras que refere como Pedro Guerreiro no baptizado em 1723, certamente será o PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO, porque ele no registo de nascimento de uns filhos tem PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO, noutros PEDRO CONTREIRAS e nessa altura ele teria 24 anos.
Na parte final refere que presume não se tratar da mesma Maria de Mendonça, mas o que eu perguntei foi se será que os pais do seu 6.º avô Francisco Mendonça e da minha avó Maria de Mendonça serão irmãos? é que eu não consigo encontrar o seguimento dessa geração.
Cumprimentos:
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pela sua resposta.
Os seus comentários concordam em tudo com o que tenho.
Quanto ao seu último parágrafo, a sua questão é se os pais do Francisco de Mendonça serão irmãos da sua Maria Mendonça. Presumo que se refere à mãe que também se chamava Maria de Mendonça.
O problema é que nunca encontrei o casamento entre Manuel Nunes Cabrita e Maria de Mendonça, pelo que não conheço os pais dela e sem essa informação não posso progredir.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara Sr.ª F Farrajota,
Em resposta à 1.ª parte NÃO considero a Josefa da Encarnação com a minha Maria da Encarnação e pergunto se todos os registos que me indicou dos filhos do António Guerreiro Estaço com Maria Josepha da Encarnação são de Santa Bárbara?
No que diz respeito ao meu 6.º avô Manuel Guerreiro Estaço se tiver a data de nascimento agradeço que ma indique pois eu não a encontro.
Há já bastante tempo, quando procurava pelo Nascimento do meu 6.º avô Manuel Guerreiro Estaço em Santa Bárbara de Nexe encontrei:
- O MANUEL, N-20/11/1728, filho de Pedro Contreiras Estaço c.c. Maria Caetana, neto paterno de Pedro Contreiras Estaço e Teresa do Carmo Faísca, materno de José Caetano e Maria Pires.
- O MANUEL N-20/05/1733, filho de António Contreiras Estaço, casado com Pimenta Farias, neto de avós paternos incógnitos e maternos de Manuel Viegas Mendonça e de Maria Viegas.
- MANUEL, N-24/10/1737, filho de José Pedro Contreiras e de Gertrudes da Conceição, neto paterno de Pedro Contreiras Estaço e de Teresa do Carmo Faísca.
O que acontece é que não encontro nenhum registo de casamento de todos os pais que falei nem dos avós.
Verificando as datas dos três nascimentos 1728/33/37 e comparando-as com as dos filhos do Pedro Contreiras c.c. Catarina Lopez entre 1731 e 1739, tudo leva a crer que este Pedro Contreiras Guerreiro c.c. Teresa do Carmo Faísca será filho do Alferes Bartolomeu Mendes e de Maria Guerreira. Será que é correcto?
- Se alguém tiver alguma tiver alguma indicação neste sentido agradeço o seu envio.
Aproveito para agradecer os dados que me tem fornecido.
Com os meus cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Senhor Adriano,
O seu Manuel Guerreiro Estaço nasceu 18 novembro de 1740-S.Clemente-Loulé.
Os filhos do António Guerreiro Estaço cc. Josepha Encarnação Aboim nasceram todos em S.Clemente-Loulé.
O Pedro Contreiras Estaço cc. Maria Caetana, de Sta. Bárbara tiveram :
-Maria 25 out 1826
-Manuel não tinha a data, segundo a sua informação seria 20 out 1828 (não 1728)
-Maria nasc. 1 jun 1842, Sta. Bárbara.
O José Pedro Contreyras Estaço cc. Maria Gertrudes tiveram:
-Maria 4 dez 1825
-José 27 nov 1827
-Manuel 24 out 1837 (segundo a sua informação 1737?)
O Pedro Contreyras Estaço cc. Teresa de Jesus Faísca é filho de Pedro Contreyras e Catarina Loppez
O Pedro Contreyras cc. Catarina Loppez é filho de Gregório Guerreiro e Simoa Rodriguez Guterres
Estes são os antepassados de meu marido.
Além do avô Gregório Guerreiro, meu marido descende também do irmão Álvaro Mendes Estaço nasc 7 out 1675, S.Clemente-Loulé, cc.Joana Viegas. 30 jul 1698.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caros participantes;
Depois de ter verificado aquilo que vos vou expor gostaria da vossa opinião sobre o seguinte assunto, já discutido particularmente com o caro Adriano, e que embora devesse estar num dos outros tópicos, achei por bem colocar aqui pois creio que tem algo a ver com o tema :
A) Tomé Martins Faísca, nasce em 26-12-1677 e casa a 1.ª vez com Francisca Guerreira, em data, que estupidamente não apontei, mas ainda no Sec. XVII.
1) Casa 2.ª vez com Catarina Guterres em 16-04-1708;
2) Vem a Falecer, com testamento, em 22-04-1756, com 79 anos.
B) Catarina Guterres, nasce em (Segundo Miguel Centeno Neves – 1675, segundo Fernanda Farrajota – 1685)
1) casa com Tomé Martins Faísca, em 16-04-1708
2) Vem a falecer, com testamento, em 23-12-1754.
Destes, e pelo menos mencionados pelos respectivos testamentos, encontro os filhos - “que darão conta dos testamentos”:
AB-1) – João Martins (que falece a seguir a sua mãe),
AB-2) – Tomé Martins,
... e também de acordo com os assentos de casamento, encontrei;
AB-3) – Catarina de Sousa (filha também de Tomé Martins e de Catarina Guterres) casada com António Rodrigues Pinheiro em S. Bárbara de Nexe, em 28-09-1757 ( testemunhas – Domingos Baptista c.c. Joana Martins e Manuel Mendes c.c. Teresa de Jesus – TODOS dos Gorjões);
....e ainda pelos assentos de casamento dos netos, filhos do casal anterior, verifico as seguintes datas;
AB3.1 – Loulé - 22-11-1798 – José de Sousa c.c. Maria de Jesus,
AB3.2 – Loulé – 01-05-1799 – Lourenço de Sousa c.c. Maria de Jesus,
AB3.3 – Loulé – 11-01-1804 - meu avô Manuel de Sousa, c.c. Joana Maria (filha de Manuel Guerreiro c.c. Joana Maria, neta. paterna de Francisco Guerreiro e de Isabel Viegas e materna de Manuel da Costa e Maria de S. José, foram testemunhas – Joaquim de Sousa c.c. Maria Guerreira e Joaquim da Costa, viuvo de Antónia Maria – TODOS de Vale d’Éguas).
Ora bem, por mais que tente, não acho coerentes estas datas e as idades possíveis dos intervenientes, pois parecem-me completamente fora de nexo, embora é claro, não tenha a data de nascimento da filha do casal, a Catarina de Sousa, nem dos seus filhos ou irmãos.
Mas de qualquer modo vejamos, se Catarina de Sousa tiver nascido 20 anos antes do seu casamento (em 1737), significaria que, pelo menos, o pai desta, Tome Martins Faísca, teria já na altura 60 anos de idade.
Quanto a sua mãe Catarina Guterres, de acordo com as datas propostas pelos acima mencionados, esta teria em 1737 a bonita idade de 62 anos ou então 52 anos. Algo que acho tarde de mais para ser mãe, naquela época....não sei.
Quanto aos netos verifico que também nestes e em relação aos pais e avós as idades são muito irreais, sobretudo em relação ao meu avô casado em 11-01-1804.
De acordo com o acima mencionado, será que tudo isto é possível ou temos um outro casal (Tomé + Catarina), com os mesmos apelidos, das mesmas zonas paroquiais mas posterior ao casal casado em 1708, ou as datas de nascimento da Catarina Guterres estão erradas, ou há erro no registo de paroquial .
Teremos algum filho do 1.º casamento do Tomé Martins Faísca, com nome identico ao do pai, e que por acaso possa ter casado com uma outra Catarina Guterres (este nome surge amiúde) noutro local que não os que estamos habituados a ver?.
O facto é que em nenhum dos registos que li mencionava que os avós eram defuntos, mesmo depois de ter encontrado o falecimento do casal de 1708.
Gostaria de saber se já se depararam com casos similares ou não.
Cumprimentos
J. Cabecinha
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro José Cabecinha,
O Tomé Martins Faísca, nasc.26 dez 1677 casou-se com Francisca Guerreira a 30 de abril de 1698, com 21 anos de idade, testemunhas de casamento Luís Gonçalves e Vicente. Com a Catarina Guterres em 16 de abril 1708, ela com 23 anos de idade. Deste casamento tenho os seguintes filhos: Thomé, Simão, João, Maria, Laurentia, Catarina e Manuel. É muito natural que tenham tido mais filhos. Não tenho datas de nascimento destes filhos, quando tiver tempo irei pesquisar. Não se sabe se a sua Catarina terá sido a primeira ou a última filha. Se foi a última destes 7 filhos, o primeiro terá nascido em 1709 mais 6 filhos, a um filho por ano, pela lógica de um filho por ano ela teria nasc. 1715 (se foi a última destes 7 filhos). Se por acaso tiveram mais de 7 filhos, como era normal para a época, e não um por ano, a sua Catarina poderá ser ainda mais nova.
Esta é a minha lógica, que poderá não concordar.
Terei que particularmente responder-lhe à sua mensagem que me enviou há dias.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara Fernanda,
Muito obrigado pela sua resposta.
Em relação a ela considerando um iato de uma média de 2,5 anos entre o nascimento dos filhos, e tendo em conta, salvo o erro, de que há um par de gémeos no casal, isto daria após 1708, e para a Catarina, um possível nascimento em 1723.
Ora assim sendo nessa altura Catarina Guterres teria 38 anos, o que torna tudo muito mais possível.
Que lhe parece?
Creio mesmo que ela deve ter nascido mais tarde, mas enquanto não encontrar o seu assento, nada possodizer.
De qualquer forma e para que conste, há que fazer contas com mais esta filha do casal.
Cumprimentos
J. Cabecinha.
PS- aguardo o seu mail para discutir consigo, antes de tudo, um certo Manuel Martins Contreiras c.c. Maria Teresa (sec XVIII).
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara Fernanda
Agradeço que me confirme se o casamento de Álvaro Mendes Estaço com Joana Viegas se realizou em Sta Bárbara de Nexe.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Fernando Ventura Pinto,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Famílias de Santa Bárbara de Nexe".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J Liberato,
Brevemente lhe enviarei o que me pediu, faltam-me acrescentar bastantes dados na minha base de dados, que até aqui andavam dispersos, mas que agora com alguma da informação adquirida atravé do forum se encaixam devidamente na minha árvore directa, ou nos colaterias.
Com os melhores cumprimentos.
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado. Fico a aguardar.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara Senhora F.Farrajota,
O meu obrigado pelas informações que me enviou, agradeço também pela ajuda que me deu ao enviar-me os nomes e datas de nascimento dos filhos do Pedro Contreiras Estaço e do José Pedro Contreiras, pois só assim eu consegui encaixa-los no seu devido lugar na árvore.
As 3 datas que eu referi são efectivamente em 1828, 1833 e 1837. O que aconteceu foi que quando eu fiz uma pesquisa exaustiva à procura do registo de nascimento do meu 6.º avô Manuel Guerreiro Estaço, após já ter feito outras infrutíferas, por engano coloquei o microfilme que abrangia as datas 1828 e 1837 pensando ser o do século anterior, quando surgiu o 1.º registo em péssimas condições para a leitura consegui ver o dia e o mês com dificuldade e anotei o ano no século errado neste e nos registos seguintes. Foi este o motivo pelo qual eu noutras pesquisas não encontrava ninguém pois procurava-os 100 anos antes.
Referiu-me somente os filhos do Pedro Contreiras Estaço c.c. Maria Caetana e do António Guerreiro Estaço c.c. Josefa da Encarnação Aboim. Eu indiquei-lhe ainda o Manuel N-20/05/1833 filho de outro casal o António Contreiras Estaço c.c. Pimenta Farias, que embora diga no registo que os pais dele são incógnitos, não o são, certamente será mais um filho do seu Pedro Contreiras com D. Teresa Jesus Carmo Faísca, eu pelo menos considerava-o assim.
Por aquilo que referiu na parte final, os 7.ºs avós do seu marido são também os meus.
Não sei se tem a data de casamento do Pedro Contreiras Estaço com a Maria Caetana das Dores, se não tem a data é 04/11/1825.
Tenho ainda nos meus apontamentos a descendência do José de Sousa c.c. Catharina Guerreira (filha de Gregório Guerreiro c.c. Simoa Rodrigues ) em 12/04/1728 até 1816.
Com os meus cumprimentos:
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Fernando
O casamento do Álvaro Mendes Estaço com Joana Viegas tenho-o em Sta. Bárbara, sendo testemunhas Francisco Palermo de Faria, Manuel Rodrigues Guerreiro o celebrante foi o padre Francisco Fernandes Coelho.
Vejo que tem continuado com as pesquisas, por acaso alguma vez encontrou a filiação do Manuel Mendes Estaço cc. Brittes ou Beatriz Vieira de Barros?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara Fernanda
Obrigado pela informação.
Não me tem sido possível fazer pesquisas e Manuel Mendes Estaço é para mim desconhecido. Qual o parentesco com Álvaro?
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Senhor Adriano,
O António Contreiras Estaço, não consta nos meus dados. Será que a mulher é mesmo Pimenta Farias ou Palerma Farias? Digo Palerma ou Palermo Farias porque há ligações nestas famílias. Se tem pais incógnitos é natural que use o nome de padrinhos.
Não tinha a data de casamento do Pedro Contreiras Estaço cc.Maria Caetana, agradeço se tiver nome de testemunhas e padre me forneça.
Tenho uma Teresa Caetana cc. Joaquim Martins Farrajota,a 22 jul 1846, filha de José Gonçalves Contreiras e Maria d'Assunção, neta paterna de Manuel Gonçalves Contreiras e Teresa Caetana. Por acaso não tem estes Contreiras.
Pedi ao senhor Júlio Sousa, já vi que se conhecem, para lhe fornecer o meu endereço electrónico, assim poderemos fornecer listas dos familiares.
Também não tinha a Catharina Guerreira, filha do Gregório Guerreiro cc.Simoa, de quem é filho o José de Sousa, gosto de saber porque às vezes poderá estar ligado a algum familiar.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Fernando
Não sei qual a ligação ao Álvaro Mendes Estaço, penso que poderá ser filho.Há um filho Manuel, que encontrei referido como Manuel Mendes Guerreiro que poderá ser o Mendes Estaço, visto que os padres estão sempre a modificar os apelidos. O Manuel Mendes Estaço casou-se com a Brites ou Beatriz em 1732, o Manuel Mendes Guerreiro(filho do Álvaro) cc. Beatriz Maria Mendonça (poderia ser viúvo da Brites), não tenho a data deste casamento, tenho o primeiro filho nascido em 1750.
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Sr. Ventura Pinto.
A data do casamento do Álvaro Mendes Estaço com a Joana Viegas foi em 30/07/1698.
Cumprimentos:
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Cabecinha
Além do que já falamos sobre o assunto tenho a dizer-te que deverás considerar o que dizes no ante-pnúltimo parágrafo da tua MSG e fazer uma pesquisa exaustiva à procura efectivamente dos filhos do 1.º casamento. poderá eventualmente estar aí o desenrolar do embróglio.
Quanto a casos desse quem é que não se depara com eles aqui ou ali.
Cumprimentos:
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Custódio Adriano
Obrigado
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara F.Farrajota
Dizer que o registo onde se encontra o casamento do António Contreiras Estaço se encontra em péssimo estado é favor , o que eu decifrei inicialmente foi que ele casou com Pimenta Farias, (?) hoje com ajuda conseguimos decifrar que se trata de Teresa de Jesus, (?) é precisamente esta parte a mais difícil de ler, e ela é filha de Manuel Viegas Mendonça e de Isabel Viegas e não Maria Viegas.
Quanto ao uso do nome dos padrinhos é negativos pois os mesmos são José Domingos de Sousa e Maria Joana.
As testemunhas do casamento do Pedro Contreiras Estaço com Maria Caetana são: o Capitão José Pedro de Barros e Manuel Joaquim de Mendonça, casado com Isabel das Dores (da Goldra-Santa Bárbara) e o padre foi José Pires de Mendonça.
Quanto aos contreiras pais de Teresa Caetana que me referiu não tenho nada.
O José de Sousa casado com a Catharina Guerreira é filho de José de Sousa e Isabel Luis (da Cabeça de Caimbra-Loulé.
O José de Sousa c.c. Catharina Guerreira têm um neto de nome Manuel Guerreiro Estaço (o mesmo nome do meu 6.º avô), que c.c. Maria de Jesus, da Goldra os padrinhos foram os irmãos do meu 6.º avô: Reverendo Padre José Guerreiro Estaço e o Pedro Contreiras Estaço casado com a sua Teresa do Carmo Faisca.
Referiu que o João Rodrigues Galhofa c.c. a Catharina Lopez em 01/09/1697, eu não tinha essa data.
- Onde casaram eles? Qual o nome dos pais? Quem foram os padrinhos e padre?
Nunca liguei ao nome dos padrinhos e padre até à bem pouco tempo, mas vejo que tem muita importância.
Com os melhores cumprimentos:
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caros amigos,
Mais uma ligação que por acaso descobri hoje e que possivelmente algum de vós me pode dar noticias de ascendentes:
Domingos Martins Cabrita (I) c.c. Catarina de Taíde em S.B. de Nexe a 22-02-1683, a Catarina de Taíde é filha de Francisco Mendes Estaço e de Francisca Mendes, ele é viuvo de Maria Gonçalves.
Do 1.º casamento de Domingos (I) c.c. Maria Gonçalves, descende o meu avô Domingos Martins Cabrita (II) c.c. Catarina Viegas, filha do Alferes António Dias da Costa c.c. Maria Fernandes.
Se algum de vós tem datas destas uniões e padrinhos agradeço a informação.
Já agora pergunto (e porque estou quase certo pela localização geográfica da residencia dos abaixo mencionados), não serão alguns destes "Estaços"???.
Francisco José, filho de
António Afonso
Bárbara Gonçalves
n. paterno de Domingos Afonso e de Ana de Sousa,
n. materno de Manuel Correia e de Maria Mendes
c.c. Maria Guerreira, em 27-04-1796 (S. Clemente)
filha de Vicente Martins e de Maria Guerreira,
n. paterna de Vicente Martins e de Maria da Conceição,
n. materna de Baltazar Domingues e de Maria Mendes
TODOS ELES de Vale Telheiro.
Testemunhas - António Santos c.c. Maria da Conceição e Manuel Viegas c.c. Antónia Maria.
Cumprimentos a todos
J. Cabecinha
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Senhor Adriano,
Obrigada por todas as informações.
O neto do José de Sousa e da Catarina Guerreiro, Manuel Guerreiro Estaço, de quem é filho?
O capitão José Pedro de Barros, que indicou como testemunha de casamento, é cunhado do Pedro Contreiras Estaço, avô de meu marido, casado com D.Teresa do Carmo Contreiras.
Desconhecia o apelido Galhofa (deveria de ser divertido) do João Rodrigues cc. Catarina Lopez. Eles casaram em S.Clemente Loulé 1 set 1697, tenho como test. capitão João (não consegui decifrar mais ), o padre é Manuel Gago Raposo. Ele filho de Domingos Gonçalves e Margarida Gonçalves casados 26 maio 1670, não tenho test. nem o padre. A Catarina Lopez, viúva de Gonçalo da Ponte. Por isso é importante encontrar este casamento para saber a sua filiação. Tenho por acaso noutro ramo de família uma Catarina Lopez, sem casamento, da mesma época mas sem o casamento não posso dizer que seja a mesma.
A partir duma certa época comecei a anotar os padres e padrinhos, regra geral há uma certa familiaridade. Não sei se já reparou nos anos em que há padres de apelidos como Pinxo ou Pincho, aparecem famílias com o mesmo apelido, Raposo, idem, Estaços, idem, Barros, Guterres, etc.etc. Penso que estes padres ao serem nomeados para determinada paróquia levavam irmãos, irmãs, etc.e aí se instalavam.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara Sr.ª F.Farrajota
Agradeço-lhe tambem pelos dados que me tem disponibilizado.
O neto do José de Sousa e da Catharina Guerreiro de nome Manuel Guerreiro Estaço é filho de SEBASTIÃO VIEGAS e de ANA GUERREIRA (da Goldra) casados em 25/09/1750 em Santa Bárbara.
Por aquilo que me diz é mesmo necessério encontrar o casamento da Catharina Lopez com o Gonçalo da Ponte, por acaso sabe de onde é que ela e ele são naturais para facilitar mais a pesquisa?
Quanto à última parte já reparei e tambem concordo plenamente consigo.
A data que me deu sobre o nascimento do meu 6.º avô Manuel Guerreiro Estaço, em 18/11/1740, em São Clemente- Loulé não deve estar correcta, pois eu ao confirmar esse registo deparei com um Manuel Filho de MANUEL GUERREIRO E ISABEL LUÍS, (ROLO 498), ou será que não foi em S.Clemente?
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Senhor Adriano,
Desculpe se lhe passei uma informação errada, não sei onde fui buscar a data. Fui verificar o nascimento do irmão o Pedro Contreiras Estaço, é em Sta. Bárbara, não sei se o nascimento do seu avô Manuel foi pesquisado por mim ou se me foi facultado aqui neste fórum. Talvez o Sr. Liberato , também descendente de Estaços, o possa ajudar.
Quanto ao casamento da Catarina Loppez e Gonçalo da Ponte, também o Sr.Liberato anda no encalço . Estou à espera de uns microfilmes, já requisitados há dois meses, para ver se encontro o casamento. Como meu marido tem antepassados Ponte, sempre que encontro este apelido tomo nota. Por enquanto ainda não encontrei nada. Mas nisto da genealogia, nem sempre o que parece é. Ando há anos na peugada dum casamento dum Farrajota, em Loulé, esta semana a pesquisar um casamento duma avó materna em Alte, encontro o dito casamento que procuro há uns sete anos. Esta família Farrajota é muito fugídia, encontro o dito casamento, o noivo era viúvo. Passo uma tarde à procura do 1º.casamento, ao rebobinar o filme, paro e na paragem que fiz estava lá o casamento. Tomei nota, voltei para casa, ao outro dia vou procurar o casamento dos pais do noivo, encontro vários noivos com o mesmo nome e apelido, as noivas todas com nome diferente, uma tinha o mesmo nome o apelido Monteiro, eu tinha visto Martins, outra de nome Maria Martins eu tinha Isabel Martins. Pensando que tinha visto mal, volto ao casamento do filho para confirmar a filiação, estive hora e meia com o filme da frente para trás e trás para a frente e desisti, não consegui encontrá-lo. Parece bruxedo, esqueci de anotar o número da página, mas tinha a data do casamento, seis anos antes do segundo, o certo é que não o encontrei. Mas isto na genealogia é assim, quando menos esperamos depara-se com o que não procuramos, felizmente.
Esqueci-me de lhe fornecer a restante família do João Rodrigues. O Domingos Gonçalves cc.Margarida Gonçalves 26 maio 1670 era filho de João Gonçalves e Maria Álvares, a Margarida de Francisco Rodrigues e Margarida Gonçalves.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Custódio.
O seu contributo neste Fórum é bem-vindo pela grande quantidade de informação disponibilizada a todos os participantes, designadamente, aos que têm raízes no eixo triangular Faro-Loulé-S. Brás deAlportel.
Na próxima semana preciso de falar consigo para lhe "fornecer" o e-mail da D. Fernanda Farrajota e ainda para trocarmos algumas ideias sobre os ascendentes de José Guerreiro Estaço, n. dos Gorjões e que casou com Domingas Rodrigues, do Vale Luís Neto, cerca de 1805. Este José Guerreiro Estaço interessa-lhe por dois motivos: desde logo porque é um Estaço e ainda porque o seu filho, Manuel Guerreiro Estaço, c.c. Ana de Sousa Pires, da Amoreira, Freguesia de Cachopo ( Tavira), filha de João Rodrigues Cavaco e de Maria de Sousa Pires. Ora, justamente, a família Rodrigues Cavaco do Barranco do Velho/ Cachopo interessa--lhe também, motivo pelo qual se justifica a pesquisa dos ascendentes do já citado José Guerreiro Estaço. Assim, deverá estabelecer contactos com o nosso amigo José Maria Ferreira, um "expert" da família Rodrigues Cavaco e que descende, segundo creio, do casamento de João Rodrigues Cavaco com Maria de Sousa Pires.
A melhor forma de estabelecer tal contacto será através do tópico Sousa Pires.
Desta forma, desejo-lhe a continuação de um resto de bom fim de semana.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Senhora F.Farrajota,
O Pedro Contreiras Estaço (irmão do meu 6.º avô) casou com D. Teresa do Carmo Faísca e lógicamente teve a sua descendência, da qual provavelmente a D. Fernanda terá conhecimento, se possivel agradecia que ma facultasse.
O que acontece é o seguinte: ao ler um excerto da Monografia do Concelho de Loulé, pude constatar que que JOSÉ PEDRO DE BARROS c.c. D. TERESA DO CARMO CONTREIRAS FAÍSCA e desse casamento nasceram João Batista de Barros Vasco, advogado distinto na Vila de Loulé entre outros.
A dedução que eu tiro daqui, é que a D. Teresa do Carmo Contreiras Faíca é de certeza filha do Pedro Contreiras Estaço e da D. Teresa do Carmo Faisca, a qual adquiriu o nome igual ao da mãe, sendo-lhe acrescentado o Contreiras do por parte do pai.
-Este raciocínio está correcto?
-Tem dados que possam confirmar isto?
-Se os tiver agradecia qu mos enviasse.
Encontrei tambem no excerto referido um MANUEL MENDES ESTAÇO c.c. D. BEATRIZ VIEIRA DE BARRROS.
-Tem alguns elementos sobre este Estaço que me possa enviar? Agradeço.
Com os melhores cumprimentos
Custódio adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Júlio Sousa,
Obrigado pela deferência.
Na próxima semana será bem provável que não se possa encontrar comigo, no entanto vou fazer todos os possíveis para na Próxima Quarta Feira nos encontrarmos no local habitual por volta das 13H30.
Quanto à família RODRIGUES CAVACO, o meu amigo já sabe que tudo isso me interessa, pois a minha ascendência a partir do meu bisavô paterno é toda Rodrigues Cavaco, foi precisamente por aí que eu comecei com a minha árvore, a qual já está bem crescidinha tem troncos com cerca de 250 anos.
Saber que a família Guerreiro Estaço se liga à família Rodrigues Cavaco muito mais interessante se torna. Gostaria mesmo de trocar ideias consigo sobre esse assunto.
Por indicação sua já consultei grande parte dos links sobre os Sousa Pires e não encontrei nada sobre os Rodrigues Cavaco, faltam ainda consultar alguns.
Desejo-lhe também a continuação de um bom fim de semana.
Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Acabei de chegar, fui ao teatro ver um jantar de idiotas, muito interessante, e vim dar uma espreitadela ao fórum.`
É com todo o gosto que lhe forneço a lista dos filhos do capitao José Pedro de Barros, são doze os que tenho. O José Pedro Barros Contreiras (avô de meu marido), Dr.João Batista Barros Contreiras, Pedro Barros, Ana Barros, Maria Barros, Miguel Barros Contreiras, Ana Rosa Vasco Barros, Teresa Barros,D.Bárbara Barros, Helena Barros e Manuel de Barros Vasco Contreiras.
O senhor Sousa já me contactou e disse-me que na próxima quarta feira, quando estiverem juntos, lhe fornecerá o meu endereço electrónico, depois lhe darei mais pormenores da família.
Esse Manuel Mendes Estaço cc.D.Beatriz ou Brittes Vieira de Barros, também tem sido um quebra cabeças que não consigo desvendar de quem ele é filho. A D.Beatriz é filha do alferes Pedro Fernandes Pirez de Barros e D.Leonor Rodrigues Soarez Adains (os antepassados Barros mais longíquos) que até agora descobri. Como era militar é natural que tenha sido destacado para o Algarve.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Senhora F.Farrajota
Mais uma vez agradeço os dados que me enviou.
Durante as minhas pesquisas ao longo do tempo, por várias vezes tenho encontrado gente da família Faísca, inicialmente despertaram-me alguma curiosidade pelo facto de vários serem militares com patente, mas depois de saber que essa família se ligou aos Contreiras Estaço através do casamento do Pedro Contreiras Estaço com a D. Teresa do Carmo Faísca esse interesse aumentou, e já agora para completar isto um pouco mais peço-lhe que me envie os dados que tiver dos filhos deste casamento
Encontrei há algum tempo um António Guerreiro c.c. uma Maria Francisca em 21/09/1928, filho de Manuel Guerreiro e de. Maria de Jesus, dos Gorjões, neto paterno de Manuel Guerreiro Estaço e de Maria de Jesus, o que acontece é que não encontro nem o casamento nem o nascimento dos pais para saber onde liga-los.
Encontrei também o casamento de um Manuel Guerreiro com Maria do Carmo em 20/02/1823, filho de Manuel Viegas Guerreiro e de Teresa de Jesus, neto paterno de Domingos Viegas Cabrita e de Luzia Guerreiro de Mendonça, que pelo nome me parece ser filha de Manuel Guerreiro Estaço e de Maria de Mendonça, no entanto não tenho quaisquer dados que me confirmem isso.
Agradeço à D. Fernanda ou a qualquer um dos confrades qualquer ajuda que me possa ser dada nesse sentido.
Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J.Cabecinha,
Relativamente ao António Dias da Costa: não será ele parente dos Dias da Costa de Alvor? Sobre estes, incluindo um António Dias da Costa, encontra informação em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=60403
Cumprimentos,
J.Valdeira
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J. Valdeira,
Vou ler com atenção esta sua sugestão e depois lhe direi algo.
Até lá os meus cumprimentos e obrigado pela sua "dica".
J. Cabecinha.
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caros Fernanda Farrojota e Adriano,
Como andam muito pelos "Contreiras", vejam lá se já viram este que me aparece em Moncarapacho, mas que tenho quase a certeza que será de outro lado, possívelmente S. Bárbara ou S. Brás de Alportel:
Manuel Martins Contreiras c.c. Maria Teresa ( 1720/1750).
Teve uma filha chamada Maria das Candeias, que foi casada com um Tomáz de Sousa.
Cumprimentos J. Cabecinha
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro José Cabecinha
Por acaso anotaste o nome dos pais desse Manuel Martins Contreiras? Se a resposta for positiva e corresponder a algum Contreiras Guerrreiro; Contreiras Estaço ou vice versa agradeço que me mandes esses dados.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Adriano,
Não anotei porque este casal apareceu-me como avós de um outro, num casamento em Moncarapacho.
Como sabes pouco tenho desta zona e os microfilmes ainda não chegaram.
Peço-te é que se acaso vires nas tuas buscas algo que te chame à atenção a este respeito, anotes e depois me digas.
Creio que além dos Contreiras Guerreiros, e dos Contreiras Estaços, teremos também Martins Contreiras (o que não me admira nada), nas zonas que andas a investigar.
Obrigado e um abraço.
J. Cabecinha
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J. Valdeira,
Vamos ao que tenho:
(396/397) José Sousa c.c. CATARINA VIEGAS em S. Bárbara de Nexe (residem no Pé do Serro) em 31-03-1729 , (testemunhas – Manuel Fernandes Peraque, de S. João da Venda, e Bartolomeu Viegas).
Ele, filho de André da Costa e Bárbara de Sousa (já defunta em 1729),
ELA, filha de Domingos Martins Cabrita e de CATARINA VIEGAS.
Ele, neto de ??? (ainda não vi).
ELA, neta paterna de Domingos Martins Cabrita e de Maria Gonçalves,
e materna do ALFERES ANTÓNIO DIAS DA COSTA e de Marta Fernandes.
Não se menciona no casamento que haja dispensa por motivos de consanguinidade, por isso não creio que os Costas do José de Sousa sejam da mesma família, mas...
Na sua mensagem não se mencionam datas e segundo o meu casamento todos os ascendentes do casal (396 + 397) já serão do Sec. XVII, provavelmente os pais casados em 1670/80 e os avós 1620/30 (e até agora e sem ter confirmação , como sendo parte da família dela – Catarina Viegas - oriunda com muitas probabilidades de Loulé).
Que lhe parece????. Vejo os seus dados todos geograficamente situados fora das zonas que mencionei mas nada impede que sejam familiares, mais ainda com todas essas funções militares que menciona.
Ficarei atento com algo que venha a descobrir e peço-lhe que me não esqueça nas suas pesquisas também, pois pode ser que tenhamos algo em comum.
Diga algo e cumprimentos
J. Cabecinha.
PS – espero que a cara Fernanda Farrajota também veja esta mensagem pois creio que há tempos perguntava sobre o apelido Peraque.
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Custódio Adriano,
Aonde encontrou o nome Galhofa que dá a João Rodrigues, de quem descendo? Qual é a sua fonte? É que se trata da primeira vez que vejo este nome atribuído a este meu antepassado.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo
Direct link:
Manuel Guerreiro Estaço
Cara Fernanda,
Quanto ao baptismo de Manuel Guerreiro Estaço aos 18-11-1740 não fui eu que lho dei, porque ele não consta da minha base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo
Direct link:
RE: Manuel Guerreiro Estaço
Caro Sr.Liberato,
Desculpe se pensei ter sido o senhor a dar-me a data de batismo. Já agora, aproveito para lhe comunicar que encontrei hoje o registo de uma Catarina filha de Domingos Gonçalves e Margarida Gonçalves, nasc. 23 nov. 1670, de Vale de Judeu. O casamento do Gonçalo da Ponte e a Catarina ainda não encontrei. Tenho esperança de o encontrar em uma outra qualquer freguesia. A pesquisar um casamento de antepassados do lado materno encontrei um casamento que há mais de 9 anos procurava. O que é vivo sempre aparece, neste caso o que está morto também aparece.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Manuel Guerreiro Estaço
Cara Fernanda,
Então a Catarina que encontrou era irmã do nosso João Rodrigues. Um pouco estranho pois o Domingos Gonçalves e a Margarida Gonçalves casaram aos 26-05-1670.
É um pouco estranho. Casaram em Maio de 1670, teriam tido a Catarina em Novembro de 1670 e o João em Fevereiro de 1671. Algo está errado. Provavelmente tratar-se-á de outro casal com os mesmos nomes.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro José Cabecinha,
Tenho um antepassado Manuel Fernandez Panaque, de S.João da Venda cc. Iria Mendonça, que penso ser o mesmo que refere. Tenho o casamento de Luzia Mendonça, em Sta.Bárbara , 29 out 1788 e o avó materno é o tal Manuel Fz Panaque, que penso ser alcunha, apesar de um dos filhos o ter como Manuel Panaque Mendonça.
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Os filhos que possuo do Pedro Contreyras Estaço e D.Teresa Faísca são: a D.Teresa cc. capitão José Pedro Barros, Maria do Carmo, José Pedro Contreyras Estaço, Manuel Pedro Contreyras e Francisco Contreyras Estaço.
A data de casamento de António Guerreiro Estaço cc. Maria Francisca é mesmo 1928? Porque tenho um casamento de um Manuel Guerreiro Estaço e Maria de Jesus, da Goldra 27 maio 1782.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J. Liberato
Não posso precisar neste momento onde encontrei o nome Galhofa, mas penso, e quase de certeza que foi no registo do casamento do João Rodrigues Galhofa com a Catarina Lopez em 01/09/1697 em São Clemente-Loulé e se não o foi, foi então no casamento do Pedro Contreiras com a Catarina Lopez em 07/01/1728, pag. 106 Loulé. Poderei confirmar isso na próxima semana.
Pela indicação que o sr. colocou no forum e que deu origem à minha primeira intervenção no forum, o sr. descende tal como eu, do casal Gregório Guerreiro c.c. Simoa Rodrigues nossos 8.º avós, sendo ele filho de Bartolomeu Mendes ou Bartolomeu Mendes Estaço c.c Maria Guerreira e ela filha de João Guterres c.c. Maria Lourenço.
A Catarina Lopez é casada com Pedro Contreiras ou Pedro Contreiras Guerreiro que são os meus 7.ºs avós.
O João Rodrigues Galhofa é o pai da catarina Lopez que é casada com um sobrinho do seu 7.º avô.
A minha minha fonte são os microfilmes solicitados aos Mormons ou por mim visionados na T.T. e ultimamente alguns dados têm-me sido fornecidos aqui no forum e muitos já foram por mim confirmados.
Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Júlio Sousa,
Por sugestão sua, conforme já lhe tinha dito consultei alguns links do tópico Sousa Pires e não encontrei nada sobre a família RODRIGUES CAVACO, nem da sua ligação à família GUERREIRO ESTAÇO hoje tive a oportunidade de consultar todos os links do tópico referido.
Não sabe a alegria que foi para mim ao confirmar aquilo que o meu amigo disse, estes RODRIGUES CAVACO são os meus, o 5.º avô do sr. José Maria Ferreira é irmão do meu 5.º avô MANUEL RODRIGUES CAVACO c.c. JOANA RODRIGUES.
Obrigado mais uma vez, amanhã encontramo-nos por volta das 13H30.
Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Manuel Guerreiro Estaço
Caro Sr.Liberato,
Quando lhe mandei a mensagem tive a mesma dúvida, porque fiz a conta entre o casamento e o nascimento, dava 7 meses, não tinha era conhecimento que o João tinha nascido em fevereiro 1671. Já uma vez tive a dúvida de um outro casal aliás, na altura expus-lhe o caso. Esse casal tem o mesmo nome, são avós também de meu marido, tanto aparece como Domingos Gonçalves cc. Margarida Gonçalves ou Domingos Gonçalves Reis, são da mesma época, da mesma zona, casaram 1661, 9 anos antes. Se me puder facultar a data de nasc. do João, padrinhos e padre, agradeço. Sendo assim a Catarina passa para o outro casal.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
Galhofa
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Essa do Galhofa está a interessar-me muito. No casamento julgo que não é, porque se fosse teria tomado nota. Mas posso ter-me enganado. Se pudesse esclarecer a questão, no interesse mútuo, seria óptimo.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo
Direct link:
RE: Galhofa
Caro J Liberato
Como já referi na minha anterior MSG, na próxima semana esclarecerei o assunto, até porque neste momento tenho acessíveis esses microfilmes. No entanto se eu o trouxe à “baila” é porque eu o li e reli em qualquer lugar, certamente onde eu já referi.
O nome Galhofa, quando eu o encontrei despertou-me alguma curiosidade e até achei alguma graça devido ao significado da palavra, que neste caso é um nome próprio, como a D. F.Farrajota referiu quando soube:”(deveria ser divertido)” tive para não o colocar no fórum, mas é o correcto.
Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Sr.ª F.Farrajota
Obrigado + uma vez pelos dados enviados.
Estranhei não me ter mandado a resposta aquilo que lhe pedi, mas afinal de contas ela estava cá e só ontem às 23H00 é que me apercebi, quando lhe fui para responder tive de largar o computador para o ceder ao meu filho por causa dos estudos e os outros não têm acesso à Internet.
Efectivamente a data que eu dei para o casamento do António Guerreiro Estaço com a Maria Francisca está mesmo errada (falha ao bater na tecla, pois o nove está ao lado do 8 e o resultado são só 100 anos de diferença). A data correcta é 21/09/1828.
O casamento que indicou do Manuel Guerreiro Estaço com a Maria de Jesus, da Goldra em 27/05/1782 certamente corresponderá ao dos pais do António Guerreiro. Também os considera assim?
Se tiver os nomes referentes aos pais deste Manuel Guerreiro Estaço c.c. a Maria de Jesus agradeço que mos disponibilize, pois penso que assim completarei mais este puzle, deduzo que ele seja o filho mais velho dos meus 6.ºs avós Manuel Guerreiro Estaço e Maria de Mendonça.
Tenho também uma Luzia Guerreiro de Mendonça c.c. Domingos Viegas Cabrita, pais de Manuel Viegas guerreiro casado com Teresa de Jesus e avós de Manuel Guerreiro c.c. Maria do Carmo em 02/02/1823. Prefiro colocar no ar sempre o maior número de dados possível para que quem se interessar por eles os aproveite.
O que eu precise daqui é o nome dos pais desta luzia, pois eu também penso que sejam os meus 6.ºs avós, mas não encontro elementos para o confirmar.
Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Gostaria de responder logo que recebo mensagens mas nem sempre posso. O meu filho geralmente está por cá ao fim de semana, não foi o caso desta vez,e o meu marido também usa mais a internet ao fim de semana. Para não demorar muito já à sua última, penso que pouco posso ajudar. Tenho 3 Luzias Mendonça, mas não casadas com o Domingos Viegas Cabrita.
Sobre o Manuel guerreiro Estaço cc. Maria de Jesus, tenho-o sem ligação. De qualquer maneira tenho a filiação de ambos. O Manuel filho de Sebastião Viegas e Ana Guerreira, ela de José Guerreiro e Maria Mendes, dos Gorjões, testemunhas de casamento José Guerreiro Estaço, e Pedro Contreiyras Estaço cc.Ana Maria este é o avô de meu marido -1ºcasamento)-padre Manuel Pires de Sousa, Sta. Bárbara. Dá ideia que ele é Guerreiro Estaço através da mãe não acha?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Agora mesmo a actualizar dados encontrei um casamento que penso foi em Loulé, sem certezas, a data tenho só 1713. Manuel Mendes Estaço cc. Leonor Josefa, ele filho de Manuel Mendes Estaço e Joana Viegas, ela de Joaquim Rodrigues? e Isabel Viegas. testemunhas D.Barão do vale, Padre Ignacio Fonseca, padre Gregório de Sousa e Simão Romeyro Bello. Tem este casamento, eles andam por aí dispersos.
Fernanda Farrajota
Direct link:
Rodrigues Carrusca-Loulé e Salir
Alguém neste fórum tem esta família?
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Sr.ª F.Farrajota
Ontem cerca das 08H40 tinha a resposta pronta par lhe enviar, após ter respondido a outras, quando fui para o fazer deu um “Vaip” no computador, “caiu” a Net e tudo se perdeu, e só agora é que tive disponibilidade para lhe responder.
Por aquilo que me indica não tenho dúvidas nenhumas de que efectivamente o nome Estaço lhe advém por parte da mãe.
Se reparar num pequeno pormenor verifica que os padrinhos são dois dos irmãos do meu 6.º avô, sendo um deles do lado do seu marido não sei se 6.º também.
Consigo tirar ainda outra elação dos dados que me enviou surgindo-me estes pensamentos:
-Será que este José Guerreiro c.c. a Maria Mendes também tem origem nos Estaços?
- Não será daqui que depois surgiu o tal Manuel Mendes Estaço que no principio e penso que até agora não conseguimos encontrar a ligação?
- Será que isto é um pensamento com fundamento e que deverá ser explorado?
Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara D. F.Farrajota
Por acasa em tempos deparei com esses nomes, numa altura em que eu só seguia a árvore na vertical, deixando para trás os colaterais, não tenho portanto elementos nenhuns sobre o casamento de Manuel Mendes Estaço com a Leonor Josefa, dentro das minhas possibilidades tentarei consegui-los.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J.Liberato
Cá estou eu para esclarecer essa do Galhofa. Eu tinha referido que teria visto isso certamente num dos casamentos mas não o foi.
Consta no casamento do Pedro Contreiras Estaço cm D. Teresa do Carmo Faísca em 08/08/1789, na pág 138 verso, Item 7 do rolo 449 e microfilme 1422252. Aí refere que ele é filho de Catharina Lopez e neto materno de João Rodrigues Galhofa. Penso que não foi só aqui que vi, foi também noutro registo.
Já agora, afim de ficar esclarecido, aproveito para lhe perguntar o seguinte:
-Estes casos acontecem nos registos de nascimento ou casamento dos netos e não nos registos de nascimento ou de casamento dos filhos ou no casamento dos próprios, voltando às vezes a aparecer nos óbitos, deveremos ou não considerar esses nomes? Ou será melhor omiti-los?
Com os melhores esclarecimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pelas suas explicações. Já agora a avó materna é também Catarina Lopes? Diz de onde era esta Catarina Lopes (a avó)?
É muito difícil estabelecer um critério. Uma possibilidade é a de adoptar o nome utilizado no casamento.
No caso presente trata-se provavelmente de uma alcunha. Eu vou considerá-lo como tal na minha base de dados.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
João Rodrigues
Cara Fernanda,
O João Rodrigues (Galhofa, provavelmente de alcunha) foi baptizado aos 08-02-1671 em São Clemente de Loulé. Era filho de Domingos Gonçalves e Maragarida Gonçalves, dos Corgos.
Não registei o padre, mas os padrinhos foram Manuel mendes Caeiro e Leonor Luís, mulher de Jerónimo de Brito.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro J.Liberato
É afirmativo, a mãe do Pedro Contreiras Estaço chama-se Catharina Lopez C.C. Pedro Contreiras ou Pedro Contreiras Guerreiro e a avó chama-se Catharina Lopez c.c. João Rodrigues "Galhofa"
Esta Catharina Lopez é de Loulé.
Cumprimentos
Custódio adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado. Esta Catarina Lopes é um mistério. Eu e a nossa confrade Fernanda andamos à procura dela há bastante tempo. Eu há 15 anos!
É que ela teve um primeiro casamento com Gonçalo da Ponte e é nesse assento que estarão os nomes dos pais dela. Mas deve ter casado notro sítio.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro J.Liberato
Procuro tambem esse casamento e na passada Quinta Feira à tarde tive uma disponibilidade inesperada e durante 3H00 consecutivas procurei esse casamento sem qualquer resultado mas não vou desistir, Gonçalo da Ponte e Catharina Lopes nõ podem ser um mistério.
Cumprimentos
Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro JLiberato
Tenho verificado que, por vezes, nos seus próprios casamentos as mulheres surgem apenas com os seus primeiros nomes e só depois nos casamentos dos filhos ou no baptismo dos netos aparecem com os nomes de família.
Como proceder nesses casos?
Os meus cumprimentos
M.Elisa
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara M. Elisa,
Não me parece que exista regra para isto.
No baptismo em geral só há um nome, o nome próprio. No casamento é que o nome já aparece formado.
Acontece que, por vezes, passados uns anos, mesmo depois do falecimento, os descendentes poderão atribuir-lhe nomes um pouco fantasiosos.
Por isso prefiro o casamento do próprio.
Mas não me parece mal que se utilizem outros critérios.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J.Cabecinha,
É como diz, o "seu" António Dias da Costa é anterior ao Luis Dias da Costa de Alvor que deverá ter nascido por volta de 1720, talvez em Alvor ou talvez não.. Dias e Costa são apelidos comuns mas a conjugação Dias da Costa no Algarve e na época em causa não me parece que o seja.
O âmbito geográfico não me parece impedir nada, afinal de contas de Loulé a Alvor não é assim tão longe... se descobrir algo darei conta.
Cumprimentos,
J.Valdeira
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro parente,
Não sei se lhe disse mas também apanhei um "certo" Diogo Dias da Costa em Quelfes, Olhão - Faro.
Este também se situa nos inícios do sec. XVIII, e pode ser da família do outro.
Ficarei atento por estes lados também.
Já agora gostaria de trocar com o meu amigo alguns dados, mas em particular. Vê algum inconveniente nisso?.
O meu mail particular é jcabec@hotmail.pt.
Cumprimentos.
J. Cabecinha
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro JLiberato
Eu também utilizo a regra do nome no casamento, embora tenha constatado que com alguma frequência, pelo menos nas freguesias que tenho consultado, o que refiro em relação às mulheres. Quando isso acontece e se tal se verifica em mais do que um baptismo dos filhos, utilizo parênteses, a fim saber a sua origem no caso de um seu descendente utilizar o referido sobrenome.
Os meus cumprimentos
M.Elisa
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Ainda em complemento à mensagem anterior, caso encontre a assinatura da pessoa em questão, é o nome que registo mesmo que o padre refira o nome incompleto.
renovados cumprimentos
M.Elisa
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J.Cabecinha,
Já lhe tentei enviar um mail mas não consigo... o meu é jorgevaldeira@sapo.pt
Cumprimentos,
JValdeira
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara F.Farrajota
Além da resposta que lhe enviei em 20/11/04 às 16H00 tenho a dizer-lhe o seguinte:
- Analisando um pouco melhor as anotações que tenho em meu poder.
- Aproveitando a dica que a sr.ª me deu em 16/11/04 às 21H43, dizendo que tem um casamento de um Manuel Guerreiro Estaço com uma Maria de Jesus , da Goldra em 27/05/1782, em resposta à minha MSG de 15/11/04.
- Acrescentando a indicação sobre a filiação deste Manuel Guerreiro Estaço por si referida em 18/11/2004, a qual vem de encontro aos dados que eu tenho.
Posso concluir o seguinte:
- O António Guerreiro c.c. Maria Francisca em 21/09/1828 é filho de Manuel Guerreiro e de Maria de Jesus, dos Gorjões.
- Tem como avós: Manuel Guerreiro Estaço e Maria de Jesus, da Goldra, casados em 27/05/1782.
- Bisavós: Sebastião Viegas e Ana Guerreira, da Goldra, casados em 25/09/1750.
- Os pais desta são: José de Sousa e Catharina Guerreira, dos Gorjões, casados em 18/04/1728. Sendo esta por sua vez filha de GREGÓRIO GUERREIRO c.c. SIMOA RODRIGUES.
Fica assim desde já resolvida mais uma parte do nosso puzle esclarecendo a origem deste António Guerreiro Estaço e a ligação do Manuel Guerreiro Estaço que a sr.ª não tinha. Afinal este também é descendente do Gregório Guerreiro e da Simoa Rodrigues, meus 8.ºs avós, do sr. J.Liberato e do seu marido.
Tenho nos meus apontamentos um MANUEL GUERREIRO, proprietário, c.c. Maria Rita em 02/03/1826, que faleceu em 15/02/1876, nos Gorjões, sem deixar descendência.
Ele é filho de Manuel Guerreiro Estaço e Bárbara Maria e neto paterno de José Guerreiro e Maria Viegas, materno de João de Sousa e Maria do Espírito Santo, todos dos Gorjões.
Se tiver alguma ascendência destes agradeço o sua divulgação.
Com os meus melhores cumprimentos.
Custódio Adriano
Direct link:
Gregório Guerreiro
Caro Custódiuo Adriano,
O Gregório Guerreiro e a Simoa Rodrigues já estão na base de dados do GENEA. Eu apenas pus o filho que me dá descendência. Seria interessante contribuir com o que apurou.
Continuo sem conseguir ver o que me mandou.
O software do PAF-5, que desconheço, não permite fazer a descendência de uma pessoa (por exemplo Gregório Guerreiro) até si?
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro José Liberato
No PAF 5 ou nos outros mais antigos consegue fazer precisamente isso, partir do Gregório Guerreiro e vir até à actualidade, tanto na sua descencência como na minha ou qualquer um outro. è interessante precisamente por isso.
Irei enviar-lhe novamente a minha árvore em Paint mas ficha por ficha de cada um menbro.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado.
Já viu a base de dados aqui do Forum? No índice de pessoas pesquisar Gregório Guerreiro.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro J Liberato
Fui ver a base de dados, que está exactamente igual como da 1.º vez que lhe acedi antes de começar a participar no Fórum. O único descendente que lá está é precisamente o seu 7.º avô João Guerreiro.
O sr. colocou o filho do Gregório Guerreiro e da Simoa Rodrigues que lhe dá a sua descendência.
Seria bom que se lhe acrescentassem os outros irmãos dele:
- Domingos Guerreiro N-01/04/1703;
- Pedro Contreiras Guerreiro; N- 29/06/1699; (meu 7.º avô)
- Catharina Guerreira N-24/11/1696;
- Miguel N-25/12/1692;
- Maria N-05/07/1690
- José N-14/03/1688;
- Manuel N- 16/08/1686
Referiu anteriormente que seria bom se eu contribuísse com a minha parte, com os dados que adquiri.
Estou disponível para o fazê-lo
Como é que eu o faço?
È através daquela parte onde diz “pedir para alterar página?
Eu pensei que alguém do Fórum analisava os dados aqui colocados e fazia isso.
Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro Custódio Adriano,
Deve clickar em "sugerir correcção a esta página" e acrescentar os outros irmãos. O Genea validará a correcção, para que os participantes não acrescentem informação errada. Demora sempre bastante tempo: várias semanas, infelizmente, derivado do número felizmente elevado de contribuições.
Penso que se trata de um dos pontos fortes deste site. Não sei se tem acesso ao nível Genea Plus. Se tiver (assinatura anual), verá ainda mais informção como os costados e os locais de nascimento.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Acho que a sua contribuição podia ser muito valiosa.
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro J Liberato,
Fico grato pelo seu esclarecimento.
Brevemente irei contruibuir com a informação que tenho. Deverei acrescentar só os irmãos do João Guerreiro ou tambem a descendência que tenho de alguns deles?
Quanto ao Genea Plus ainda não tenho esse acesso, devido mais à indisponibilidade do que há anuidade.
Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro Custódio Adriano,
Porá o que entender. Do meu ponto de vista, quanto mais melhor.
Evidentemente que quanto mais puser mais probabilidade existe de um nosso confrade se interessar e acrescentar mais informação. Mas o critério é seu.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Mais uma resolução da família Estaço, penso só, que por distracção pôs o Sebastião Viegas e Ana Guerreiro como bisavós, eu tenho-os como avós. Agradeço me confirme.
Agradeço me forneça os pais do Sebastião Viegas, e testemunhas casamento, testemunhas do casamento de António Guerreiro Estaço cc. Maria Francisca 21/9/1828 e a filiação da Maria Francisca, também testemunhas do casamento do José Sousa e Catarina Guerreiro. Os pais de José de Sousa são José de Sousa e Isabel Luís, de Cabeça de Câmara?
O Manuel Guerreiro Estaço cc.Maria Rita 2/3/1826, não tenho nada para informar, desconhecia-os.
O Senhor Sousa ainda não lhe forneceu o meu endereço electrónico para podermos trocar outros dados? Tenho andado mais por Salir, amanhã deverei voltar a S.Clemente, tenho uns avós a pesquisar, pode ser que encontre mais alguém de Estaços.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Senhora F.Farrajota,
Como referiu é mais uma resolução na família Estaço.
Os dados que lhe forneci estão todos correctos, não há qualquer distracção ou engano neste caso, o Sebastião Viegas e a Ana Guerreiro são efectivamente os bisavós do António Guerreiro c.c. Maria Francisca, certamente haverá alguma confusão nos seus apontamentos, devido à grande semelhança no nome dos pais e dos avós, para confirmar o que digo esclareço o seguinte:
- Os pais da Maria de Jesus c.c. Manuel Guerreiro, portanto avós maternos do António Guerreiro são António Viegas Cavaco c.c. Isabel de Mendonça, dos Gorjões.
- Os pais da Maria de Jesus c.c. Manuel Guerreiro Estaço, portanto bisavós maternos do António Guerreiro são José guerreiro e Maria Mendes, dos Gorjões.
Os pais do Sebastião Viegas são: Domingos Viegas e Joana Coelho, das Pereiras-Loulé
Os pais do José de Sousa são efectivamente os que indicou.
Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Realmente, a falta era minha, obrigada pelo esclarecimento.
Estou, desde ontem, a eliminar apontamentos que ainda tenho guardados. Antes da eliminação, estou a verificar o que tenho e encontrei alguma família Estaço que não sei onde entroncá-los mas que talvez venham a fazer falta. Sempre é melhor compartilhar com alguém para o caso de vir a precisar. O que tenho não sei se foi em Sta. Bárbara ou Loulé que vi.
-Viriato, nasc. 4 abril 1837,filho de José Joaquim Camaxo, proprietário e Eugénia Augusta do Sacramento, de Almodôvar, paterno de Manuel Martins Estaço e Joaquina Bárbara Camaxo.
- Joaquim José Estaço cc. Ana Joaquina d'Aragão, filho de Manuel Affonso e Maria Josefa, da Cabanita. A Ana Joaquina filha de Manuel José Nogueira e Francisca Teresa d'Aragão.
Filhos:- Manuel, nasc 6 mai 1777, padrinhos Padre Manuel Ferro de Sousa e Isabel Teresa da Costa Aragão, filha de António Rocha Neto e Maria Rita Palermo d'Aragão.
- Josefa, não tenho data de nascimento, porque na altura não ligava muito aos colaterais.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
re: Mais Estaços
Caro Sr.Adriano
Encontrei mais os seguintes Estaços:
Manuel Estaço (viúvo de Margarida Martins, do Freixo-Salir) cc. Sebastiana, viúva de Domingos Affonso Pousado, do Mamprolé-Loulé 11 fevereiro 1699, testemunhas de casamento: Manuel Mendes Estaço, António Mattos Homem, João Gonçalves, do Pé da Serra, padre António Fernandez Giraldes
Manuel Mendes Estaço cc. Leonor Gonçalves
filhos: Manuel nasc 17/10/1716, padrinhos de bat. Padre Diogo Fernandes Rasquinho c/procuração D.Inocência Maria do Valle e o Dr. Barão do Valle Rasquinho, da cidade de Faro
Isabel nasc 17/2/1721 padrinhos bat. Tenente Dionísio de Azevedo e Sousa filha do sargento João Azevedo e Sousa e D.Maria Silveira
Luís Estaço Farinha cc.Catarina Maria Micaela 28/7/1746, filho de António Palermo da Ponte e D.Ignez rebella Pitta ela de Luís Farinha da Ponte e Maria Miranda.
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara F Farrajota,
Com a pressa de lhe responder ao seu pedido de 29/11/2004 e devido à minha indisponibilidade nestes dias, não lhe enviei os padrinhos dos casamentos que são os seguintes:
Casamento da CATHARINA GUERREIRA:
- Padre: Manuel da Luz.
- Testemunhas: Domingos Baptista e Domingos Viegas, dos Gorjões.
Casamento da ANA GUERREIRA:
- Padre: Manuel de Jesus Correia.
- Testemunhas: Marcos Viegas e Domingos Martins Correia, da Goldra.
Casamento do MANUEL GUERREIRO ESTAÇO:
- Padre: Manuel Pires de Sousa.
- Testemunhas: Ver. Padre José Guerreiro Estaço e Pedro Contreiras, (Gorjões
Casamento do MANUEL GUERREIRO: (não tenho o casamento)
- Padre:
- Testemunhas:
Casamento da ANA GUERREIRA:
- Padre: José Pires de Mendonça.
- Testemunhas: Manuel Joaquim Mendonça e José Caetano.
A sr.ª tem sorte de eu presentemente tirar todos estes dados, porque isso acontece não à muito tempo, mas é muito importante, foi um erro de todo o tamanho não o fazer antes, encontra-se neles muita informação.
Tenho muitos dados dispersos referentes aos Guerreiro e Estaços aos poucos vou-lhos também indicando.
Quanto ao seu endereço electrónico, o sr. Júlio forneceu-mo e “trocamos” os nossos n.ºs de telefone, o que acontece é que isso foi anotado já à pressa quando saímos, no verso de uma folha de apontamentos que depois de passar a limpo rasguei e deitei fora.
O sr. Júlio certamente lerá esta MSG, agradeço que depois ligue para mim e mo forneça novamente pelo telefone.
Mandou-me mais duas MSGs mas agora por agora não tenho tempo para responder.
Com os melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
re: Mais Estaços
Cara Sr.ª F.Farrajota,
Referente aos nomes que me indicou, penso que não tenho elementos que a possam ajudar a enquadra-los, no entanto é bom "coloca-los no ar", pois poderão fazer falta a alguém.
Dispersos de entre outros Guerreiros e Estaços ou os dois juntos tambem tenho:
-António da Ponte c.c. Maria Guerreiro em 20/02/1718 em S. Clemente, ele filho de Domingos da Ponte e Domingas Gonçalves, da Picota e ela filha de de Francisco Gonçalves e Margarida Guerreiro.
- José Guerreiro Estaço c.c. Domingas Rodrigues em 13/10/1800 (penso que em Santa Bárbara) e falecido em 21/08/1804 em Monchique, filho de José Guerreiro e Maria Viegas, neto paterno de Miguel Guerreiro e Maria Dias e materno de António Afonso Neves e Bárbara Viegas.
Cumprimentos
Custádio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caros Confrades,
Encontrei casualmente numa paragem que fiz ao rebobinar um rolo de São Clemete, o óbito de uma Isabel Guerreira em 02/03/1669.
Será esta a Isabel Guerreira c.c. Manuel Afonso Contreiras, portanto mãe da Maria Guerreira N-20/08/1635 c.c. o Alferes Bartolomeu Mendes?
Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
Isabel Guerreira
Caro Custódio Adriano,
Lamento mas não é.
A Isabel Guerreira faleceu aos 20-07-1675, mulher de Manuel Afonso Contreiras. Morava em Apra, São Clemente de Loulé. Foi enterrada na Matriz. Fez testamento. O seu marido foi o testamenteiro.
Nunca encontrei o óbito do Manuel Afonso Contreiras que ocorreu portanto depois de 1675. Se o encontrar estou evidentemente muito interessado.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro confrades,
Tenho-me apercebido durante os contactos aqui no Fórum da importância do site Genea Portugal para todos nós que o utilizamos.
Só assim me foi possível saber que incluindo eu, existem na actualidade pelo menos seis famílias diferentes descendentes do casal BARTOLOMEU MENDES ESTAÇO e MARIA GUERREIRA, casados em 01/06/1654, ele filho de filho de Álvaro Mendes e Beatriz Simões, e ela filha de Manuel Afonso Contreiras e de Isabel Guerreira .
Pedi ajuda sobre este assunto no tópico Famílias de Estói, que também já existia anteriormente com dados sobre esta família, como não obtive qualquer resposta volto a pedir ajuda, tenho:
- GREGÓRIO GUERREIRO C.C. Simoa Rodrigues em 30/07/1685 em Santa Bárbara, F- 16/11/1746. Não tenho o nascimento dele.
- O ALVARO MENDES ESTAÇO nascido em 07/10/1675 em São Clemente, C.C. Joana Viegas em 30/07/1698 em Santa Bárbara. Não tenho o óbito dele.
MARIA SIMÕES, C.C. o Capitão Manuel Rodrigues Guerreiro em 18/10/1694 em Loulé e não tenho o nascimento dela nem o óbito.
JOÃO GREGÓRIO ESTAÇO N- 08/02/1671 em São Clemente, não tenho o casamento, nem o óbito e portanto não tenho qualquer descendência se é que existiu ou existe.
- Não sei também se existe mais algum membro nesta irmandade.
-Não tenho também o nascimento, o casamento e o óbito do Manuel Afonso Contreiras nem o nascimento da Isabel Guerreira
Agradeço qualquer ajuda que possa vir no sentido de completar estes dados e outros.
Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Li a sua mensagem no tópico "Famílias de Estói " não tenho tido muita disponibilidade para responder. Não tenho nenhuma das datas pedidas entretanto, se ao pesquisar, encontrar logo o informarei. Não sei se o informei que o meu marido descende do Gregório Guerreiro e do irmão Álvaro Mendes Estaço.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Custódio Adriano,
Tenho estudado o Gregório Guerreiro, o Manuel Afonso Contreiras e a Isabel Guerreira nos últimos 15 anos. Os outros não, pois não são meus antepassados.
Não vai ser fácil. Mas é bom saber que somos vários na pesquisa. Um dia destes vamos encontrá-los.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara sr.ª FFarrajota,
Obrigado por ter respondido é que eu pensei e mal que não tivessem lido a minha MSG no outro tópico.
Informou-me certamente que o seu marido é descendente de Gregório Guerreiro, porque eu tenho presente que ele descende do irmão Álvaro Mendes Estaço.
É bom sabermos que somos muitos direccionados ao mesmo objectivo.
Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Sr.ªF.Farrajota,
Encontrei há dias uns dados que possivelmente ainda não terá, que lhe interessam e que até têm uma certa graça, se for o que eu penso:
Quando há tempos a confrontei com o facto de a Teresa do Carmo Faísca ter casado com o Pedro Contreiras Estaço, referindo eu que este já deveria de ter uma idade avançada, concluímos que este tinha 60 anos quando casou, uma vez que já era viúvo de Ana Maria.
Encontrei agora o casamento de um PEDRO GUERREIRO ESTAÇO com uma ANA MARIA, casaram em 21/01/1755 em Santa Bárbara de Nexe, ele é filho de Pedro Contreiras e Catharina Lopes.
Será este outro filho do casal Pedro Contreiras e Catharina Lopes?
Ou este será o Pedro Contreiras que 1.º casou com a Ana Maria e depois com a Teresa do Carmo Faísca e o padre colocou mal o nome?
Se assim for ele casou com 16 anos sendo ela já viúva de Manuel Rodrigues, dos Agostos-Santa Bárbara de Nexe.
Com os meus melhores cumprimentos.
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Não tinha a data de casamento do Pedro Contreiras com a Ana Maria, tinha só conhecimento deste primeiro casamento. Se me puder fornecer o nome do padre e testemunhas, agradeço.
Espero que tenha recebido a minha mensagem sobre os netos e filhos das Catarinas Lopez, em Querença . Tenho uma lista de Contreiras, assim que puder vou-lhe enviar.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Srª. Fernanda Farrajota.
Peço-lhe que leia com atenção a minha última MSG e que me responda a isso.
Deduzo que tenha considerado como sendo o casamento do Pedro Contreiras com Ana Maria, embora o registo encontrado tenha um PEDRO GUERREIRO ESTAÇO com uma ANA MARIA, casaram em 21/01/1755 em Santa Bárbara de Nexe, porque se assim não fôr este será outro filho do Pedro Contreiras e da Catharina Lopes que eu até agora desconhecia.
O padre foi Neto Lourenço.
As testemunhas são o Reverendo Prior João Alvares Fragoso e o Reverendo Ajudador Gaspar Afonso de Sousa.
Com os meus melhores cumpriomentos.
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Sr Custódio
Desculpe a intromissão, mas creio que não era permitido pôr o mesmo nome próprio em dois irmãos, penso que quando nos aparece 2ºs de nome, o 1º tinha falecido.
Susana
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Susana,
Has-de reparar bem mas os nomes não são iguais, um é Pedro Contreiras e o outro Pedro Guerreiro Estaço. Lê bem as duas MSGs e diz de tua justiça o que entenderes delas.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Sr Custódio
Depois de ter lido as mensagens, eu deduzo que Pedro Contreiras e Pedro Guerreiro Estaço são a mesma pessoa, pelo seguinte:
- A filiação é a mesma;
- A esposa é a mesma;
- As datas coincidem e
- na minha opinião não poderiam 2 irmãos ter o mesmo nome próprio sendo os dois vivos.
O facto da 1º esposa ser viúva não quer necessariamente dizer que ela seria muito mais velha do que ele.
A questão da troca dos nomes é possível tanto que esse nomes se encaixam perfeitamente nos nomes utilizados pela familia.
Cumprimentos
Susana gama
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Susana e Adriano,
Há anos que fiz a pesquisa e tive sempre o Pedro Contreiras Estaço como viúvo da Ana Maria, só não sabia a data de casamento porque não me interessou, visto meu marido ser descendente do segundo matrimónio. Tenho uma vaga lembrança que o encontrei uma vez como sendo Guerreiro, não será de estranhar porque descende de Guerreiros. Também o encontrei como testemunha de batisados e casamentos ainda casado com a Ana Maria. Penso que não será um outro irmão.
De qualquer maneira não seria estranho haver outro irmão com o mesmo nome. O avô paterno Farrajota de meu marido, tinha dois irmãos com o nome José, o primeiro José estava muito doente e pensando que ele morreria a mãe pôs o mesmo nome ao irmão que entretanto nasceu. No final, sobreviveram os dois, vindo a ser conhecidos pelos lugares onde viviam.
À Susana, peço desculpa de não lhe ter respondido sobre a família Faísca, vi que o Sr.Rui Pereira o tinha feito, eu não iria acrescentar nada mais. Quando tiver mais resultados, gostaria de ter conhecimento.
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Susana.
Quando coloquei o assunto embora dirigido a alguem, foi na esperança de algum caro confrade se pronunciar sobre o mesmo e essa tua dedução vem precisamente ao encontro da minha. É que se fosse outro irmão eu não teria qualquer indício da existência dele.
Obrigado pela resposta.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara F.Farrajota,
Respondo ao seu e-mail particular neste tópico, porque assim a informação fica acessível a todos os que se interessarem por ela. Noutras situações de cariz mais particular não o farei por aqui como é lógico.
Esse João Rodrigues é irmão da Catharina Lopes?
Se possível agradeço a indicação da irmandade dela que tiver.
Além desses dois filhos de João Correia c.c. Maria Lopes, tenho um outro filho o Manuel Guerreiro Lopes que casou com Antónia do Espírito Santo em25/01/1790 em Santa Bárbara, não tenho a data do casamento dos pais.
Quanto ao casamento do Pedro Contreiras com a Ignez Gomes eu tive conhecimento dele ontem, pois encontrei o registo do ÓBITO do PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO em 02/07/1778, em Santa Bárbara de Nexe e aí refere que ele era viúvo de Ignez Gomes, dos Gorjões.
Fez testamento que deu conta seu filho Reverendo Padre José Guerreiro Estaço.
Aproveito para referir que no registo de nascimento e no casamento de alguns dos filhos do meu 6.º avô Manuel Guerreiro Estaço refere que eles são netos de PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO c.c. Catharina Lopes. No casamento do próprio só refere Pedro Contreiras e agora no Óbito refere novamente PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO.
Eu até agora tenho-o considerado como sendo PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO e vocês não, vou continuar a faze-lo, concordam com isso ou não?
Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Fernanda,
Acabei por lhe mandar a resposta ao seu e-mail particular e esta ficou por responder.
Obrigado pela sua ultima resposta de 18/12, pois assim somos três com a mesma dedução/conclusão.
Referiu que encontrou o Pedro Contreiras Estaço c. c. a Ana Maria como testemunhas nalguns casamentos e baptizados, é curioso porque nesta família os padrinhos são quase sempre os irmãos Pedro Contreiras Estaço e o Reverendo Padre José Guerreiro Estaço ou o Manuel Guerreiro Estaço meu 6.º avô, eu já os encontrei os dois primeiros umas 10 vezes ou mais, vou indicar duas situações que dão origem a saber-se o ano em que a Ana Maria faleceu.
O Pedro Contreiras Estaço c.c Ana Maria foi padrinho do casamento do sobrinho Joaquim Guerreiro com a Josefa Maria em 12/02/1798 em Santa Bárbara, (este foi o último registo de casamento onde os encontrei juntos).
O Pedro Contreiras Estaço, viúvo, casou com a D. Teresa do Carmo Faísca em 08/08/1799 em Santa Bárbara.
Conclusão óbvia: a Ana Maria Faleceu, muito provavelmente em 1798 ou por último em 1799.
Com os meus cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Adriano,
Manuel Guerreiro Lopes cc. Antónia Espírito Santo, poderá dar-me a filiação da Antónia?Meu marido descende por duas vias de avós com o apelido Esp.Santo, gostaria de saber se esta Antónia será de algum dos ramos. Já encontrei mais Esp.Santos mas não têm nada a ver. Parece que era usual, no sacramento do crisma, as mulheres tomarem o nome Esp.Santo, visto que não encontrei os seus antepassados com este apelido.
Quanto ao Pedro Contreiras Guerreiro, eu vou continuar com o apelido Contreiras, até porque a filha tem o mesmo, e é-me mais fácil encontrar Contreiras quando quero localizá-lo do que Guerreiro, a lista de Guerreiros é longa.
Fernanda
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Sr.ª Fernanda´,
Os pais da Antónia do Espírito Santo c.c. Manuel Guerreiro Lopes são Manuel da Costa e Maria Do espírito santo, avós paternos João da Costa e Domingos Nunes,da Golgra, maternos Sebastião Rodrigues e Maria do Espírito Santo, dos agostos.
Quanto ao Pedro Contreiras Guerreiro eu vou continuar a referi-lo a ssim nos meus apontamentos, penso que seja o mais correcto, mediante aquilo que referi, não quero com isso dizer que não concordo com a sua forma de o identificar.
Curprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Senhor Adriano,
Obrigada pela informação, não têm ligação às família que tenho.No entanto, ficou registado nas anotações.
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Sr.º Fernanda,
Aqui vão mais três famílias com o apelido Espírito Santo, que por acaso eu apontei porque estão ligadas a Guerreiros mas ainda não lhes apanhei a ligação aos meus:
- Maria do Espírito Santo, filha de Manuel da Costa e Maria do Espírito Santo.
- Lucrécia de Jesus, filha de João Rodrigues e Maria do espírito Santo.
- Miguel Guerreiro, filho de Caetano Guerreiro e Maria do Espítrito Santo, neto de José Viegas e de Maria de Sousa.
Espero que alguns destes a possam ajudar.
Cumprimentos
Custódio adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Srª Fernanda,
Li algures num tópico aqui no Fórum que a Sr.ª ou o seu marido se ligam à família PALERMO DE FARIAS, pois bem, com os elementos que tenho pude constatar o seguinte:
O Pedro Contreiras Estaço um avô do seu marido que é irmão do meu 6.º avô, casou com D. Teresa do Carmo Faísca em 08/08/1799 e tiveram 7 filhos incluindo o MANUEL PEDRO CONTREIRAS que c.c. MARIA IGNÁCIA PALERMA em 28/08/1826, ela é filha do Tenente António Correia de Oliveira e de D. Antónia Palerma de Faria, de São Romão, neta paterna do Alferes Faustino Correia, de Santa Catarina e de Isabel Gonçalves de Estoy e neta materna do Capitão Francisco Palermo de Farias, de São Brás c. c. Maria de Sousa Dourado, de Santa Bárbara.
Mas a nossa ligação aos Palermo de Faria não fica por aqui, a avó materna da Maria Ignácio Palermo é a MARIA DE SOUSA DOURADO c. c. o Capitão Francisco Palermo de Faria, como já acima referi , acontece que a MARIA DE SOUSA DOURADO é filha da MARIA GUERREIRA e de MANUEL DE SOUSA DOURADO e neta do meu 6.º avô MANUEL GUERREIRO ESTAÇO com MARIA DE MENDONÇA.
Tenho ainda bastante informação sobre os Palermo de Faria que fui apontando ao longo dos tempos por eles aparecerem muito nos registos de Estoi, mas encontrei muitos que não apontei. Fi-lo por achar que era um a família interessante e porque a minha ascendência em várias vertentes é de Estoi e achei que mais cedo ou mais tarde se ligariam aos meus antepassados, como afinal veio a acontecer.
Com os Meus Melhores cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Custódio Adriano
A ligação do seu 6º avô Manuel Guerreiro Estaço, aos Palermos Faria, parece confirmar-se não só por laços familiares como até por relações profissionais.
O capitão da 8ª companhia do Regimento de Milícias de Tavira, António Palermo de Faria, reformou-se em 1798, o seu lugar foi ocupado pelo Alferes António Palermo de Faria, possilvelmente um seu filho que lhe sucedeu no cargo. Na 7ª companhia tinhamos o tenente Francisco Palermo da Fonseca e Faria que se reformou em tenente a 21 de Outubro de 1807. Na 8ª companhia tinhamos o alferes João Palermo de Faria e o tenente Manuel Guerreiro Estaço.
Quanto aos Rodrigues Cavaco, prefiro não lhe dizer algo, é tamanha a confusão que ainda iria baralhá-lo mais. Posso acrescentar que na Amoreira existiram duas famílias (de primos) Rodrigues Cavaco que durante o séc. XVIII, nunca se cruzaram! Evidentemente por serem primos entre si, usavam quase sempre os mesmos nomes próprios o que os torna difícil distinguir. No Regimento de Milícias de Faro, havia o alferes Manuel Rodrigues Cavaco que no ano de 1798, foi promovido a capitão da 5ª Companhia, vago pela reforma do capitão Francisco Correia.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro José Maria
Desde 19/12/2004 até agora, não tenho acedido ao Fórum ou a qualquer outra coisa na Internet devido a problemas informáticos, causados por pessoas que sobrevivem à conta do mal dos outros arranjando mil e uma artimanhas para prejudicar qualquer um, desde que ganhem com isso, inventando Vírus, Spyweres, Trojans e sei lá o que mais.
O meu obrigado por estes dados que me enviou porque era informação que eu desconhecia.
Já agora aproveito para lhe perguntar se souber é claro, algo mais sobre o Tenente MANUEL GUERREIRO ESTAÇO, isto p’lo seguinte:
Na minha árvore genealógica e portanto na minha base de dados, tenho somente dois indivíduos com este nome, um deles é o meu 6.º avô que nasce provavelmente entre 1728 e 1735 é o único de uma irmandade de pelo menos 6, que eu não encontrei o registo, que casa em 28/01/1760 e faleceu em 25/02/1775 e o outro com o mesmo nome é um neto deste, filho de José Guerreiro Estaço e Maria Viegas, irmão do meu 5.º avô, que faleceu em 11/12/1830
Qual destes será o que refere como tenente?
Quanto aos Rodrigues Cavaco eu percebo o que me está a referir, eu até agora tenho 3 famílias com este apelido que ainda não as consegui interligar, no entanto vou-lhe fornecer novos dados no tópico Famílias Rodrigues Cavaco de Cachopo.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Custódio Adriano
Manuel Guerreiro Estaço, foi promovido a 12 de Setembro de 1798 para tenente da 8.ª Companhia do Regimento de Milícias de Tavira. Portanto para esta altura, só se poderá adaptar ao seu tio avô, caso não se refira a promoção a um outro homónimo.
Também naquela mesma data foi promovido a primeiro-ajudante com soldo de 6.000 reis, Sebastião Fernandes Estaço, que tinha sido cadete daquele mesmo Regimento de Tavira.
É tudo o que se me oferece dizer sobre os anteriormente citados e que consta do Boletim do Arquivo Militar vol.33 pag. 329.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro José Maria
Obrigado mais uma vez.
Sendo assim não se adapta ao meu tio avô mas sim ao filho deste de nome Manuel Guerreiro Estaço.
Eu nunca fiz pesquisa em documentação do genero que refere e pelo que me estou a aperceber nesses documentos não consta a filiação.
Penso que essa documentação à semelhança dos outros registos estará disponivel na T.T. agradeço que me confirme e se possivel me indique a partir de que data.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Adriano Custódio
Trata-se do Boletim do Arquivo Militar do A.H.M.e está disponível no mesmo ou até em algumas bibliotecas públicas. Tem informação catalogada dos decretos do Conselho de Guerra desde a sua criação no tempo de D. João IV até ao sec. passado.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
Catharina Lopes
Caros confrades
Somos vários os interessados na descoberta dos ascendentes de CATHARINA LOPEZ CC PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO e penso de que todos os interessados, talvez eu seja o menos entendido em Genealogia.
Para todos nós o ideal e mais correcto seria encontrarmos o casamento dela com com o GONÇALO DA PONTE, o que até agora parece não ter sido possivel.
Acontece que eu encontrei nos registos de São Clemente - Loulé uma CATHARINA nascida em 15/02/1674, página 9, Item 2, Rolo 497, que é filha de ANTÓNIO LOPES e de BRITTES CORREIA e num espaço largo foi a única que encontrei com pais de nome Lopes.
A Catharina Lopes cc o João Rodrigues em 01/09/1697, se fôr a mesma tinha 23 anos quando casou, tudo se encaixa.
O que eu pergunto é se poderemos ou deveremos considerar esta Catharina como sendo a CATHARINA LOPES?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Senhor Adriano,
Já há tempos pus a hipótese de uma Catarina Lopez, nasc. 10/8/1664, filha de Rafael Lopez e Guiomar da Ponte, irmã duma Guimar avó de meu marido ser a que procuramos. Ela teria 33 anos no segundo casamento. Agora com essa sua Catarina é melhor não arriscarmos. Penso que vai aparecer e numa freguesia diferente das que no momento pesquisamos, já lhe disse que me tem acontecido tanto com a minha família como com a de meu marido.
No entanto, fez bem em mais uma vez colocá-la aqui no fórum, poderemos ter sorte de alguém a encontrar.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Custódio Adriano,
A minha resposta à sua pergunta é negativa.
Pode ser que seja a mesma, mas nada nos garante.
Ainda se fossem nomes invulgares, talvez pudessemos dar o salto. Mas Catarina e Lopes não o permitem.
Um dos erros mais graves que se podem fazer em genealogia é exactamente aceitar raciocínios pouco seguros e partir para construções mais fantasiosas.
Falo de cor porque estou em Lisboa. Creio que há uma falha nos casamentos de Querença. O casamento que procuramos é capaz de là estar.
Uma sugestão que, provavelmente, é a que eu próprio vou seguir: fazer um comentário à pessoa da Catarina Lopes do género "poderá ser a Catarina, filha de... que se encontra em Fls. tais do livro tal...", mas não prosseguir a investigação e não considerar os antepassados dela como nossos antepassados.
Eis a minha opinião. Tenho outros casos parecidos noutros pontos do País.
E muito obrigado pela indicação. Tudo quanto respeita a Catarina Lopes me interessa.
Um grande abraço do
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Custódio Adriano,
Em complemento da minha mensagem.
Escrevo-lhe sem muitos dos meus apontamentos que não estão aqui comigo.
Mas procurou filhos de Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes antes de 1697? E o óbito de Gonçalo da Ponte antes de 1697?
Talvez se possa encontrar uma pista milagrosa para um caminho mais seguro...
Um abraço
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Cara senhora Fernanda
Obrigado pela sua resposta, coloquei a pergunta no Forum contando de receber uma resposta do género, que aliás no fundo tambem é esse o meu entender, mas gosto de ouvir outras opiniões nestes casos.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Jliberato
Obrigado pela sua resposta
Coloquei esta questão no Forum consciente de que pelo menos o sr. e a srª. Farrajota me iriam responder, neste caso e em quaisquer outros sobre os quais tenho dúvidas sempre foi meu hábito gostar de ouvir os mais entendidos ou mais experientes e daí tirar a minha elação. Fi-lo com a convicção de que não poderia considerar esta Catarina como sendo a Catharina Lopes, pois poderia causar um erro de todo o tamanho na minha árvore genealógica, mas assim são três opiniões no mesmo sentido.
Vou aceitar a sua sugestão e considerar este caso num comentário à Catharina Lopes.
Já procurei os registos de nascimento dos possíveis filho do Gonçalo da Ponte com a Catharina Lopes e não encontrei nenhuns.
O óbito do Gonçalo da Ponte ainda não procurei. logo que possivel irei fazê-lo.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Mais uma filha da Catharina Lopes
Caros confrades
Encontrei mais uma filha do casal Pedro Contreiras Guerreiro e Catharina Lopes, veio muito fora do tempo em relação aos outros irmãos mas tambem é filha, trata-se da CATHARINA que nasceu em 22/04/1750 em Santa Bárbara de Nexe. casou provavelmente antes de 1775 com Joaquim Rodrigues Neto e tiveram uma filha a ISABEL que nasceu em 08/05/1775 em São Brás do Alportel.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
Gonçalo da Ponte!
Cara Custódio,
Encontrei um elemento muito interessante àcerca do Gonçalo da Ponte! O óbito!
Aos 29-05-1697 se enterrou nesta matriz Gonçalo da Ponte, de Clarianes. Fez testamento. O prior Manuel Gago Raposo.
Págs. 33 Lº 1-O de São Clemente de Loulé.
O que quer dizer que viviam em Clarianes e que a nossa Catarina Lopes casou segunda vez quase exactamente três meses depois de enviuvar.
Um abraço
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte!
Caro JLiberato
Obrigado pela indicação destes novos dados.
Clareanes pertence à Freguesia de São Clemente-Loulé, se o Gonçalo da Ponte é de lá e o 2.º casamento da Catarina Lopes foi em São Clemente quer dizer que deveremos então direccionar e intensificar a nossa pesquisa nesta freguesia, não descorando no entanto a possibilidade já anteriormente por si referida que seria Querença, se não obtivermos resultados.
Quanto à nossa Catharina Lopes até dá para dizer que nem deixou arrefecer a cama. Enviuvou em 29/05/1967 e casou novamente em 01/09/1697, mas compreende-se naquele tempo a vida de certeza que não era nada fácil.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte!
Caro Custódio,
O promeiro casamento de Catarina Lopes em São Clemente já o procurei mais de uma vez sem sucesso. A nossa confrade Fernanda penso que também.
Mas é sempre bom outros olhos procurarem. Boa sorte.
Um abraço
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte!
Caros Senhores Adriano e Liberato,
Essa de arrefecer a cama dá pistas. Ou ela seria muito jovem e os pais arranjaram logo outro casamento ou então teria tido uma criança muito próximo à viuvez. Quando tinham crianças muito pequenas geralmente casavam logo a seguir à viuvez. Temos que ver se encontramos o casamento de um filho do Gonçalo e Catarina. Embora, nessa época, muitos padres ainda omitiam o nome dos avós. Neste momento estou a rever casamentos dentro dessa época.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte!
Caro JLiberato
Acontece é que eu tambem já procurei o casamento do Gonçalo da Ponte com a Catarina Lopes em Querença e São Clemente, várias vezes, p'lo menos 3 ou 4, sem quaisquer resultados, no entanto tentarei novamente.
A sr.ª Fernanada Farrajota tambem já o fez.
Não sei bem, mas penso que Clareanes fica perto dos limites de São Clemente, Querença e São Brás. Destes, o único local onde não procurei foi em São Brás e penso que é mais uma opção a ter em conta, se eu não estiver errado.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte!
Caro Custódio.
Clarianes fica junto aos limites de Querença.
Julgo que já vi São Brás. Mas será mais uma pessoa a verificar.
Um abraço
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte!
Cara Senhora Fernanda
Concordo com a sua análise sobre o casamento é bem provável que tenha acontecido por um desses motivos.
Refere que temos de ver se encontramos o casamento de um filho do Gonçalo da Ponte com a Catarina Lopes.
Por acaso tem nos seus apontamentos ou na sua base de dados o registo de algum filho deles?
Se enventualmente tiver, agradeço a divulgação desses elementos, pois eu até esta data não encontrei nenhum.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte!
Caro JLiberato,
Tenho andado muito afastado do FORUM, como já deve ter notado não tenho participado, tenho seguido outros ramos da minha árvore que tinham ficado um pouco esquecidos no entanto tenho procurado incansavelmente pelo casamento do Gonçalo da Ponte e não o encontro e não só, tambem não encontro descendência deste com a Catharina Lopez.
Por incrivel que pareça tenho encontrado registos de filhos de tudo quanto é Pontes e parece que só não encontro do Gonçalo.
Certamente tambem não encontrou o casamento, porque se o tivesse encontrado já o teria referido.
Por acaso tem mais alguns dados que possam ajudar nessa pesquisa?
Cumprimentos
Custodio Adriano
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte!
Caro Custodio Adriano,
Continuo à procura do casamento de Gonçalo da Ponte com Catarina Lopes, mas ainda não encontrei. Quando encontrar hei-de pô-lo aqui.
Mas infelizmente tenho a suspeita que o casamento terá ocorrido em Querença, freguesia aonde os registos de casamento têm uma quebra entre 1659 e 1719.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Jliberato,
Efectivamente existe essa quebra e desde 1651, mas por aquilo que eu menciono a seguir penso que ela terá casado entre 1690 e 1697.
Na minha MSG 31/01/2005 às 23H33 eu referi o Seguinte:
“ Encontrei nos registos de São Clemente - Loulé uma CATHARINA nascida em 15/02/1674, página 9, Item 2, Rolo 497, que é filha de ANTÓNIO LOPES e de BRITTES CORREIA e num espaço largo foi a única que encontrei com pais de nome Lopes.
A Catharina Lopes cc o João Rodrigues em 01/09/1697, se fôr a mesma tinha 23 anos quando casou, tudo se encaixa.”
Nessa altura eu perguntei se poderíamos ou deveríamos considerar esta Catharina como sendo a CATHARINA LOPES?
Em 01/02 a Sr.ª Fernanda Farrajota discordou e o Sr. Também dizendo que em relação a isso iria anotar um comentário dizendo que esta poderia ser…. Mas que não era de prosseguir com a investigação, sugestão que eu próprio também assumi.
Em 12/02 a Sr.ª Fernanda Farrajota, referindo-se à Catharina Lopes disse:
“Essa de arrefecer a cama dá pistas. Ou ela seria muito jovem e os pais arranjaram logo outro casamento ou então teria tido uma criança muito próximo à viuvez. Quando tinham crianças muito pequenas geralmente casavam logo a seguir à viuvez”.
Agora acontece o seguinte:
Eu já encontrei registos de vários filhos do casal João Rodrigues e Catharina Lopes, a 1.ª foi a Catharina Lopes N- 07/02/1699 e o último foi o Manuel N-01/12/1712, treze anos depois, o que quer dizer que de facto ela era mesmo nova quando casou, havendo assim mais uma probabilidade da Catarina ser a que consta no registo que encontrei N-15/02/1674.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Custódio Adriano,
Lembro-me muito bem da nossa discussão.
Mas a minha opinião mantem-se. É possível que seja, mas nada prova.
E a genealogia deve fazer-se com rigor. O seu raciocínio tem sentido, mas só encontrando o primeiro casamento de Catarina Lopes podemos ter certezas.
Encontrei hoje o casamento de Pedro Contreiras Guerreiro com Catarina Lopes, filha da Catarina Lopes que procuramos. Foi em São Clemente de Loulé aos 07-06-1728.
A propósito, não sei se foi o meu amigo que pôs informação sobre esta gente na base de dados do GENEA, mas há vários erros.
A Catarina Lopes filha não pode ter nascido aos 07-01-1728, porque então teria casado com 5 meses de idade...
Se foi o meu amigo, peço que verifique e faça a respectiva correcção, dado que é informação que eu gostava também de completar com a informação de que disponho.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro JLiberato,
Eu na minha MSG anterior simplesmente referi que havia mais uma probabilidade de ser e que coloquei isso em anotação, à semelhança do que o sr. disse que iria fazer (considerar uma anotação).
Quanto a terem colocado dados no Genea referentes ao Pedro Contreiras Guerreiro e à Catarina Lopes efectivamente fui eu, pela segunda vez, pedi a correcção da página, acrescentei mais alguns elementos e cumpri escrupulosamente as indicações.
- Acrescentei o nascimento do Pedro em 29/06/1699; o nascimento da Catarina em 07/02/1699 e o casamento de ambos em 07/06/1728 dando a indicação do n.º do Rolo, Item e página onde se encontram os registos.
- Acrescentei tambem os filhos: -Manuel Guerreiro Estaço casado em 28/01/1760; o Padre José Guerreiro Estaço nascido em 03/11/1731; -a Maria Lopes, nascida a 22/05/1734 eo António Guerreiro Estaço, nascido a 06/12/1736, dando a indicação do n.º do Rolo, Item e página onde se encontram os registos.
Acabei de dar uma olhadela superficialmente à momentos a esses dados após ver esta sua MSG e só vi que na pagina onde aparece o Pedro Contreiras casado com a Catarina Lopes com um * indicando com nascimento em 1728 mas no local do casamento, acho que não foi falha minha, no entanto vou verificar todos os dados e pedir a correcção.
Refere que há vários erros, seria bom que os indicasse, não seja o caso de eventualmente eu ter alguns dados mal é que como sabe à registos difíceis de ler.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Custódio Adriano,
Não disse de maneira nenhuma que era culpa sua.
Tenho a maior consideração genealógica pelo meu amigo.
O que eu queria dizer muito objectivamente é que o nascimento estava mal e que o casamento era 07-06-1728 em São Clemente de Loulé. Mas vejo que o meu amigo já fez tudo quanto era necessário. Demora sempre um tempo.
Mas talvez me tenha expressado mal e peço-lhe desculpa por isso.
Um abraço e muito obrigado pelas contribuições que tem dado.
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro JLiberato,
Não tem que pedir desculpa, nesta coisas não precisa isso. eu não levei de forma alguma a mal o seu alerta e penso que todas as falhas/erros sejam elas de que for devem ser corrigidas para bem da genealogia, que a queremos muito séria.
Segundo já apurei, para enviar os dados ao GENEA com uma árvore genealógica parece que obedece a alguns requisitos incluindo uma outra estensão, se a explicação que me deram foi a correcta. Tenho pensado muito sériamente em criar uma página sobre esta geração de Guerreiros, que diz?
Aproveito para lhe falar de outra geração de Guerreiros que são os Guerreiros Farinha, referente aos quais tenho descendência tambem até à actualidade na pessoa de minha esposa e desde o casamento mais antigo em 1701.
No outro dia referi-lhe que a Catarina Lopes casada com o João Rodrigues tinha filhos nascidos entre 1699 e 1712, não sei se tem esses dados, é que eu tenho oito filhos dele na minha base de dados, incluindo a minha Catharina Lopes e a sua Margarida Gonçalves.
Cumprimentos
Custódio
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Custódio,
Acho bem que crie uma página com a sua genealogia, mas sugiro que mantenha as suas contribuições para a grande base de dados, porque é esta que é vista por toda a gente e que é objecto de maior cooperação entre todos.
Sobre os Guerreiro Farinha não tenho nada infelizmente.
Estou muito interessado em recapitular os oito filhos do casal. Pode pô-loa aqui?Presumo que nunca encontrou filhos do primeiro casamento de Catarina Lopes.
Outra sugestão: parece-me preferível actualizar a ortografia. Isto já foi objecto de um debate no Forum. Mas quando se recorre a pesquisas informáticas mais eu penso que se torna necessário. Imagine que alguém pretende introduzir a mesma Catarina Lopes, sem saber que ela já cà está. Deve primeiro verificar se a pessoa não consta da base de dados. Fazendo a consulta "Catarina Lopes" encontrará 36. E nenhuma é a nossa Catarina Lopes, pois esta está como Catharina. Pode surgir uma duplicação.
Digo isto consciente que há opiniões diferentes.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro JLiberato
Achei de muito interesse a sua observação. No caso das Catarinas e CatHarinas Lopes ou outros exemplos semelhantes; gostaria muito de ver, a seguir aos respectivos nomes, entre ( ) a terra da nat. e se possível a do cas.º ou do obº. e assim evitar-se, algumas vezes, perda de tempo para sabermos logo de onde são e quem serão, etc. Há outros processos práticos, que me esqueci, certamente. Por isso, gostaria de recordá-los com a vossa ajuda.
Um abraço.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Jliberato,
O meu muito obrigado pela suas sugestões, quanto a actualizar a ortografia, eu sou daqueles que tem uma opinião diferente, acho que se deve manter os nomes como eles foram escritos originalmente, mas vendo as coisas pelo aspecto que referiu, concordo plenamente com essa actualização e ainda por um outro pequeno facto: “amanhã” quando eu inconscientemente der um erro nesses nomes em situações actuais, o dicionário do computador vai aceita-lo porque eu já acrescentei a palavra no dicionário.
Os filhos do casal JOÃO RODRIGUES e CATARINA LOPES de que eu tenho conhecimento são:
- Catarina Lopes * 07/02/1699 cc Pedro Contreiras Guerreiro em 07/06/1728.
- Margarida Gonçalves * 14/10/1700 cc João Guerreiro em 28/02/1718.
- João * 15/04/1703.
- Domingos Rodrigues * 01/08/1706 cc Maria Mestra.
- Domingas * 16/07/1709.
- Manuel * 01/02/1712.
- Sebastiana Rodrigues cc António Mendes
- António Rodrigues cc Josefa Rodrigues.
Nunca encontrei filhos do 1.º casamento da Catarina Lopes.
Quanto ao João Rodrigues, há algum tempo encontrei um registo em que ele foi padrinho e assinou o apelido Galhofa e a Susana encontrou outro com ele como padrinho com esse apelido.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pela preciosa informação.
Tenho alguma coisa a acrescentar. Assim:
-João usou o nome João Rodrigues e teve um filho, também João, aos 14-05-1748.
-A Maria Mestra, que casou com o Domingos Rodrigues, era filha de Baltazar Mestre e Filipa Martins, meus antepassados também.
-A Domingas usou o nome de Domingas Lopes e casou aos 30-09-1731.
-O casamento de Sebastiana Rodrigues com António Mendes foi aos 31-07-1735.
-O casamento de António Rodrigues com Josefa Rodrigues foi aos 02-05-1737, faz hoje 268 anos!
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro JLiberato,
Obrigado tambem pela informação que me facultou pois metade dela eu não tinha.
Já agora aproveito para lhe enviar os restantes dados que tenho sobre estes elementos desta família, não lhos enviei logo porque pensava que não se interessava muito pelos colaterais, cujos registos encontrei há cerca de um mês e que são os seguintes:
JOSÉ *23/02/1723 filho da sua Margarida Gonçalves e seu João Guerreiro.
JOSÉ *02/03/1745 filho de Sebastiana Rodrigues e António Mendes.
JOSÉ *19/02/1745, filho de Domingos Rodrigues e Maria Mestra.
MANUEL *17/02/1745, filho de António Rodrigues e Josefa Rodrigues.
Já encontrámos registos de 8 filhos de não sei quantos netos do casal João Rodrigues e Catarina Lopes, só não encontramos é o casamento da Catarina Lopes com o Gonçalo da Ponte, é pena.
Por curiosidade já agora, o único registo com o nascimento de um Gonçalo filho de um Ponte que encontrei foi um que nasceu em 01/04/1596, em São Clemente, filho de um Domingos da Ponte e de uma Guiomar Luis que eventualmente até poderá ser pai ou avô do outro. O que nós queremos não e certamente porque senão teria falecido com 101 anos o que naquela época seria uma probabilidade muito remota.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Senhor Adriana,
Tenho andado muito ocupada com outras coisas, dedicando um único dia da semana para a pesquisa. Tenho estado a rever casamentos de S. Clemente não tenho encontrado nada de especial.
Encontrei o casamento de Maria Guterres (filha de João Rodrigues Contreiras e Maria Guterres), de Sta. Bárbara cc. António Mendonça (filho de Francisco Mendonça e Maria Andrade), de Sta. Bárbara, a 6/7/1777, testemunhas de casamento João de Sousa e Domingos Correia, padre João Diogo Guerreiro Camacho Aboim.
Quanto aos filhos de Catarina Loppez e João Rodrigues só tenho 5 filhos, gostaria de ter os outros e descendência se estiver disposto a fornecer.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Cara Srª Fernanda,
Há já bastante tempo que eu lhe mandei um email para o seu email particular e não obtive qualquer resposta, até pensei que não a tivesse recebido, fico satisfeito por aparecer de novo aqui, cheguei a pensar que já se tinha cansado da Genealogia ou então que se tivesse ausentado por uns tempos.
Quanto à descendência do casal Catarina Lopes e João Rodrigues tem a informação referente a oito filhos na minha MSG de 27/04/05 às 22H26, incluindo dois casamentos, tem tambem referências a mais alguns casamentos de filhos e nascimento de netos na MSG de 02/05/05 às 06H23 do Sr. JLiberato e mais netos na minha de 02/05/05 às 23H30.
Já agora, encontrou algo mais sobre o Gonçalo da Ponte ou sobre o casamento deste com a Catarina Lopes?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
Aávaro Mendes e Beatriz Simões
Caros Srs. Jliberato e Fernanda Farrajota,
Sei que à algum tempo atrás não tinham dados referentes ao casamento do casal Álvaro Mendes e Beatriz Simões, de qualquer modo não faz mal perguntar. Têm a data deste casamento?
Não me lembro se já referi anteriormente que este casal além do filho Bartolomeu Mendes Estaço (Alferes) tem um outro filho, o GASPAR, que nasceu em São Clemente em 02/02/1627, por acaso têm o registo de mais algum filho deles?
Tenho o registo de mais três irmãos da Maria Guerreira mulher do Bartolomeu Mendes Estaço, mas esses tenho a impressão que já os divulguei antes.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano,
Não tenho o casamento de Álvaro Mendes e Beatriz Simões. Procurei-o há vários anos em São Clemente de Loulé e não encontrei.
Não tinha o Gaspar, que agradeço.
E não tenho os irmãos de de Maria Guerreira, que me interessam.
Mas sobretudo, de entre os mencionados, interessar-me-ia o casamento referido em primeiro lugar nesta mensagem. Não deixe de me dizer algo se encontrar.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caros JLiberato e Custódio Adriano
Algum dos Senhores tem a data de nascimento e a de casamento de Bartolomeu Mendes Estaço (Alferes)?
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Pode dizer-nos qual é o seu interesse?
Nasceu aos 10-06-1633.
Pode ver na nossa base de dados:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=306511
No caso de ser assinante do GENEA plus poderá ver toda a informação.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro JLiberato
Agradeço a informação dispensada.
Bartolomeu Mendes Estaço era meu 8º avô.
Só tenho acesso ao Genea Basic.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Isso significa que se junta ao clube dos descendentes do Bartolomeu Mendes! Já há um número apreciável. Era meu 9º avô!
Não está interessado em trocar, em privado, as nossas respectivas descendências até à actualidade, em regime de reciprocidade?
O meu contacto é jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Aávaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Senhor Adriano,
Tenho o casamento do Gaspar cc. Leonor Cruz, da Apra (filha de José Vaz e Maria Gonçalves) a 27/4/1656, foram testemunhas Jerónimo, Sebastião de Sousa,João da Costa, António Azevedo, o padre foi João Pincho. Agradeço me forneça os padrinhos de batismo do Gaspar. Não tenho mais nenhum filho.
Irmãos da Maria Guerreira só tenho a Ana cc.Manuel Mendes (filho de Álvaro Mendes e Maria Mendes) a 31/7/1662, foram testemunhas António Siqueira, Manuel Barros e Gregório Palermo, o padre João Pincho. Se me quiser fornecer as restantes irmâs agradeço.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Senhor Pinto,
Como vão as suas pesquisas? Não esqueça de colocar aqui alguma das suas descobertas ligadas ao Bartolomeu Mendes Estaço. Há sempre interessados e, vamos enriquecendo sempre mais a nossa árvore.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Cara Fernanda
Infelizmente não tenho feito progressos nesse ramo, mas se conseguir não deixarei de partilhar.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Senhor Adriano,
Pode fornecer-me os padrinhos dos seguintes filhos do João Rodrigues(Galhofa) e Catarina Lopez :
- João
-Domingos e os pais da mulher Maria Mestra
-Domingas
-Manuel
Tenho o casamento da Domingas cc.Marcos Pires (filho de António Pires e Maria Dias, da Cabanita) , 30/7/1731, testemunhas Nuno Mascarenhas Peçanha, Manuel Mendes Caeiro,Manuel Rodrigues e Francisco Martins, de Clareanes. Tenho também duas filhas a Catarina nasc. 25/11/1749 e a Margarida 21/9/1751
O João tenho-o casado c. Maria Assumpção, de Querença (filha de Domingos Reis e Maria Veiga, moradores nos Bornos?(não sei se existirá este sítio) de Querença. Tenho um filho João nasc. 14/3/1748, em Querença, é filho do terceiro matrimónio paterno.
Não sei se teria estas dados, se tiver outros estou sempre aguardando novidades.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
A data do casamento é 01.07.1654 em Loulé, mas como o JLiberato lhe deu a indicação do local onde pode ir consultar quase toda a informação que temos pouco mais há a adiantar.
O Bartolomeu Mendes Entaço é o seu 9.º avô e o meu 9.º avô tambem e proveitando um pouco as palavras do JLiberato bem vindo ao clube dos descendentes do Bartolomeu Mendes que já são muitos.
Aproveito para lhe perguntar se tem mais alguns dados sobre a escendência do Bartolomeu, nomeadamente o casamento dos pais Álvaro Mendes e Beatriz Simões, uma vez que tambem pesquisa nesta Área.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
Agradeço a sua mensagem.
Os dados do Bartolomeu Mendes que tenho foram obtidos no Genea.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Jliberato,
O
Os irmãos da Maria Guerreira * 20.08.1635, e portanto filhos de Manuel Afonso Contreiras e Isabel Guerreira, cujos registos eu encontrei são:
- ANTÓNIO *11.04.1633 em São Clemente.
- MANUEL * 06.03.1631 em São Clemente.
- JOSEPH * 28.03.1629 em São Clemente
Sabemos assim que em principio a filha mais velha encontrada até agora nasceu em Março de 1629, portanto o casamento dos pais será anterior a esta data, acontece que eu já pesquisei muito à procura do casamento dos pais, por várias vezes e não encontrei, encontrei sim coisas muitos interessantes até 1583 que até agora não consegui confirmar a ligação, sobre as quais falaremos mais tarde.
Esta madrugada ao responder ao Fernando Ventura Pinto, por descuido referi que o 9.º avô dele era o meu 9.º avô, espero que ele leia isto, porque o seu 9.º avô é que é o meu 9.º avô e em simultaneo o 8.º avô dele.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pelos novos e interessantes dados. Não me recordo de os ter visto antes.
Quando procurei o casamento de Álvaro Mendes e Beatriz Simões (seguramente há mais de 15 anos) escrevi nas minhas notas que tinha procurado entre 1608 e 1635 sem sucesso. Mas pode acontecer que me tenha escapado.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Senhor Adriano,
Se pudesse fornecer os padrinhos dos irmãos da Maria Guerreira, agradecia.
Talvez o casamento seja noutra freguesia, quem sabe Almodôvar! Há um colega de pesquisa que me dizia que encontrava muitos Contreiras e Estaços no Alentejo, chegou até a fornecer-me nomes que não consegui ligar. Lembro-me de ter encontrado em S.Clemente ou Sta. Bárbara naturais de Almodôvar, é por isso que talvez se possa encontrar aí o casamento.
Estou ocupada com muitas outras coisas, mas faço os possíveis por pesquisar uma vez por semana e vou estando atenta.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Cara Sr.ª Fernanda Farrajota,
Obrigado pela informação que me disponibilizou.
Quanto a querer fornecer-lhe as restantes irmãs da Maria Guerreiro, saiba que tenho o maior prazer nisso, como também me dá imensa satisfação receber a sua informação e a de outros. Dar e receber é maravilhoso.
Não sei como mas só agora me apercebi desta sua MSG, talvez com a pressa de consultar o Fórum e de ter de sair logo, ou por de repente terem aparecido dois grupos de MSGs separadas, referentes a Álvaro Mendes e Beatriz Simões e isso me ter confundido, respondi às 15H22 ao Sr. JLiberato indicando-lhe os irmãos da Maria Guerreiro e agora apercebo-me que a Sr.ª encontrou o registo de casamento de mais uma irmã que eu também não tinha, a sua resposta sendo assim pode ser consultada na minha MSG anterior e o Sr. JLiberato em principio também verá esta e a sua, que lhe indicará mais uma irmã.
Os dados referentes ao casamento do Gaspar também não os tinha, tenho muita pena de não lhe poder indicar os padrinhos de baptizo dele porque na altura não tirei, posso somente dizer-lhe que está na pág. 9, Item 5, Rolo 496 de São Clemente, se não o tiver disponível de momento eu posso consulta-lo na 2.º Feira e tomar nota para depois lhe disponibilizar.
Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano.
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Cara Senhora Fernanda
Obrigado pelos dados dispolibilizados.
Lamento não poder facultar-lhe os dados que me pede sobre os padrinhos, porque não os anotei na altura, no entanto se a Srª. não tiver o microfilme acessível eu tenho-o e na próxima Segunda ou Terça Feira já poderei tirar esse apontamento.
Quanto aos pais da Maria Mestra segundo Jliberato são: Baltazar Mestre e Filipa Martins, ambos dos Corgos.
Nas datas que me referiu para o casamento da Domingas 30.07.1731 e para o nascimento do João 14.03.1738, filho do João e Maria da Asupção, segundo uma mensagem anterior de JLiberato é 30.09.1731 e 14.05.1748, respectivamente, portando algum dos dois deve ter isso mal, embora eu depois vá verificar por mim mesmo.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Alvaro Mendes e Beatriz Simões
Cara Fernanda
Encontrei há uns tempos o óbito de uma Leonor Luis, viúva de Gaspar Mendes a 14.07.1693 em S. Clemente, foi seu testamenteiro o filho Manuel Mendes.
Infelizmente não referia o local onde viviam.
Apesar da diferença entre o Cruz e o Luis, poderei ter lido mal o assento nesta parte.
Cumprimentos
Susana
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Senhor Adriano,
Tem toda a razão, foi um lapso meu, as datas que lhe dei estavam erradas. Não reparei ao escrever carreguei em teclas erradas. As minhas desculpas mas ainda bem que já tinha datas correctas fornecidas pelo amigo Sr.Liberato.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Alvaro Mendes e Beatriz Simões
Cara Susana,
É bem capaz da Leonor ser a Cruz mulher de Gaspar Mendes. No entanto, são 43 anos de diferença entre o casamento e a morte, a longevidade segundo estatísticas, nessa época, seria menor. Temos que considerar que algumas mulheres casavam muito novas e quando resistiam aos partos, epidemias etc. também tinham vidas longas. Com estas minhas deduções vou acrescentar o óbito à Leonor e o filho até outras notícias.
Tenho andado muito atarefada e não lhe respondi ao seu aviso de mudança de endereço electrónico.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado por mais estes elementos.
Não tinha o José, filho de João Guerreiro e irmão da Josefa Rodrigues.
É um pouco estranho pois a minha antepassada nasceu aos 29-07-1723 e o José aos 23-02-1723. Cinco meses de diferença não é possível. Mas talvez derive de desfazamentos entre baptizados e nascimentos.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo
Direct link:
RE: Alvaro Mendes e Beatriz Simões
Cara Senhora Fernanda,
Respondo-lhe aqui à sua MSG de 05/05/05 às 21H45 e a esta em simultâneo.
O Gaspar Mendes * 02.02.1627 teve como padrinho de baptizo Melchior Velloso do Amaral e o padre que o baptizou foi João Pincho.
A srª. refere que o Gaspar Mendes cc Leonor cruz.
A susana Gama refere que encontrou o óbito de uma Leonor Luis, mulher de Gaspar Mendes em 14/07/1693 em São Clemente, dando o benefício da dúvida de ser Leonor Cruz.
A sr.ª Fernanda argumenta aqui que vai acrescentar esse dado, dizendo que é bem capaz de esta ser a Leonor Cruz.
Acontece que hoje, ao verificar esse registo de casamento em 27.04.1656 com estrema atenção, constatei que se trata de LEONOR LUIS e é filha de JOÃO VAZ e não de José Vaz (a abreviatura que lá tem é Jº = João) a testemunha de nome Gerónimo é Domingos Gerónimo de Brito, depois pedi ao Cabecinha e à Susana que lessem este registo e ambos foram unânimes na sua leitura que corresponde à minha. Na nossa interpretação esta chamava-se LEONOR LUIS e faleceu em São Clemente em 14.07.1693.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
Filhos de Isabel Guerreira e Manuel Af. Contreiras
Caros Senhores J.Liberato, Fernanda Farrajota e outros.
Quando enviei os dados referentes aos filhos deste casal, por erro meu referi que o Manuel * 06.03. 1631 quando na realidade *17.03.1631.
O correcto é:
- ANTÓNIO *11.04.1633 em São Clemente. Testemunha: António da Cunha de Sousa. Padre que baptizou: Francisco da Luz.
- MANUEL * 17.03.1631 em São Clemente. Padrinhos: Luis Anes de Faro e Maria Gonçalves, filha de Luis Gonçalves da Apra. Padre que baptizou: Álvaro Mendes.
- JOSEPH * 28.03.1629 em São Clemente. Padrinhos: Gerónimo da Cunha e outros ilegíveis, Padre que baptizou: Álvaro Mendes
- JOANA * ??
Aproveito tambem para rectificar outro erro, a Srª. Fernanda na sua MSG de 05.05. às 21H44 referiu uma Ana cc Manuel Mendes em 31.07.1662, filha de Manuel Afonso Contreiras e Isabel Guerreira, hoje ao verificar esse registo constatei que sem qualquer ipótese de duvida, no registo tem lá escrito JOANA, portanto esta filha chama-se Joana.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Filhos de Isabel Guerreira e Manuel Af. Contreiras
Caros Senhores J.Liberato, Fernanda Farrajota e outros.
Em Adiatmento à minha MSG anterior e ainda para reforçar o que referi sobre a ser JOANA e não Ana, posso acrescentar que encontrei nos meus apontamentos o casamento da JOANA GUERREIRA com JOÃO MARTINS, que até esta data não tinha conseguido enquadrar, em São Clemente em 19.04.1683, sendo esta já ViÚVA DE MANUEL MENDES da Apra, neste casamento os noivos foram dispensados do 4.º º de consanguinidade e foram padrinhos: Manuel Guerreiro;Francisco Dourado; Nuno Taíde e Rodrigues Dias.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Catharina Lopes
Cara Senhora Fernanda,
O JOÃO teve por padrinhos: Manuel da Ponte e Catharina? Gonçalves.
O padre que o baptizou foi Manuel Gago Raposo.
O DOMINGOS teve por padrinho: Manuel Rodrigues, marido de Antónia da Ponte.
O padre que o baptizou foi Paulo Madeira Raposo.
O MANUEL teve por padrinhos: Francisco Martins e Maria de Leirya de Querença.
O padre que o baptizou foi Paulo Madeira Raposo.
A DOMINGAS teve por padrinhos: Domingos Gonçalves e Margarida Martins mulher de Domingos Viegas de Querença.
O padre que o baptizou foi Manuel Rodrigues Hegram?
Com os meus melhores Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Caros confrades:
Do casal ÁLVARO MENDES ESTAÇO e JOANA VIEGAS, tenho os seguintes filhos:
- JOSEFA MENDES ESTAÇO cc Tomé Nunes
- JOANA GUERREIRA cc Domingos Varela
- CATHARINA MENDES ESTAÇO cc José Viegas Ramos
- MARIA DE SÃO JOSÉ cc António Machado Palermo
Por acaso algum dos confrades interessado nestas pesquisas tem conhecimento de mais algum filho deste casal ou das datas de nascimento destes?
Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Caro Sr Custódio
Na minha BD tenho:
- Catarina Mendes (Estaço) c.c José Viegas (Ramos) em 02.12.1747
- Joana Viegas do Nascimento de Jesus c.c Bras Nunes Mialha em 16.01.1732 em
Sta Barbara
- Josefa Mendes c.c Tomé Nunes (tiveram um filho: José em 23.10.1747)
- José baptizado em 25.10.1716 em S. Clemente
- Inácio Mendes Varela c.c Feliciana de Mendonça em 02.07.1747
- Manuel Mendes (Estaço) c.c Beatriz Maria (tiveram um filho: Alvaro em
08.10.1749)
Cumprimentos
Susana Gama
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Cara Susana,
Obrigado pelos novos dados, eu tinha as datas dos casamentos que referi, escepto da Josefa, desconhecia era a existência dos três novos irmãos que mencionas-te.
Cumprimentos
Custódio adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Cara susana,
Já agora para isto ficar um pouco mais completo, agradecia se possivel que me dissesses onde foi feito o registo de nascimento do Álvaro * 08.10.1749 e do José * 23.10.1747 e o casamento do Inácio Mendes.
Da Josefa Mendes Estaço cc José Nunes tenho mais dois filhos:
- MANUEL NUNES ESTAÇO cc Isabel do Espírito Santo em 09.07.1784, não apontei onde não sei porquê.
-JOÃO NUNES cc Maria Guerreira em 25.01.1786 em Querença.
Cumprimentos
Custódio adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Caro Sr Custódio
O Alvaro nasceu na Goldra, Loulé a 08.10.1749 e foi baptizado a 15.10.1749 em S. Clemente (pag 149)
A data do casamento do Ten. Inácio Mendes Varela tirei-o aqui no Forúm, mas tenho registo do filho dele Alexandre que nasceu na Apra a 03.05.1748 e foi baptizado a 09.05.1748 em S. Clemente (pag 76).
Cumprimentos
Susana
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Caros Custódio Adriano e Suzana Gama:
Tenho um Manuel Mendes Estaço c.c. D. Brites Vieira de Barros em 1732. Não sei quem são os ascendentes destas pessoas.
Sobre os seus descendentes, tenho Matias Mendes Vieira, que casou em 1758 com D. Bárbara de Sousa Baião, os quais por sua vez tiveram uma filha, D. Ana Rosa de Barros, a qual casou com o Capitão José Ricardo de Sousa, que por sua vez tiveram um filho chamado José Bernardo de Sousa (Capitão), tendo o mesmo casado com D. Maria Thomásia Pallermo de Aragão, no ano de 1821.
Por acaso têm informação sobre os ascendentes do casal inicial, Manuel Mendes Estaço c.c. D. Brites Vieira de Barros ?
Cumprimentos.
Júlio Sousa.
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Caro Senhor Adriano:
Verifiquei que a Susana já lhe respondeu, faltava-me o filho José.
Indica a Joana cc. Domingos Varela, tal como a Susana indica, o marido é Brás Nunes Mialha, estes são avós de meu marido. Tenho a Catarina com dois casamentos, o José e o Manuel Mendes.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Caro Júlio,
Não sei se será ou não, mas o mais próximo que tenho é o Manuel Mendes Estaço cc Beatriz Maria. Este casal teve um filho de nome Álvaro indicado hoje pela Susana Gama, nascido em 08/10/1749.
A data coincide para que possa ser o mesmo, há muito tempo que eu tenho os dados por si agora referidos mas não os enquadrei aqui, e se o fizer é com um ponto de interrogação, embora ele quase que de certeza seja o mesmo.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Cara Senhora Fernanda,
O Manuel Mendes que refere como marido da Ctharina Mendes Estaço no 2.º casamento será certamente o Manuel Mendes Correia.
Referente a este casamento não tenho a data, no entanto tenho o registo um filho de ambos: o ANDRÉ MENDES GUERREIRO cc Maria José em 30/07/1792 em Santa Bárbara de Nexe.
Por acaso tem a data deste casamento que me faculte?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Бlvaro Mendes e Joana Viegas
Caro Custodio,
Infelizmente nao tenho nenhum dos nomes que cita. Sao ramos que nao estudei, porque nao sao meus antepassados.
Um abraço
JLiberato
Calpe (Espanha)
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Cara confrades,
Em tempos já tinha divulgado e pedido alguns destes dados, mas como de vez enquando se vão acrescentando novos elementos, convém recapitular.
Registos de filhos de Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira tenho:
-Gregório Guerreiro * ?????? cc com Simoa Rodrigues em 30.07.1685 em Santa Bárbara.
-Álvaro Mendes Estaço * 07.10. 1675 em S. Clemente cc Joana Viegas em 30.07.1698 em Santa Bárbara.
-Maria Simões * ?????? cc Cap. Manuel Rodrigues Guerreiro em 18.10,1694 em Loulé.
-Catharina Guerreira * ?????? cc Bartolomeu Lourenço Madeira em 06.10.1681.
-João Gregório Estaço * 08.02.1671
-António Guerreiro * ?????? (este encontrei-o algures como padrinho, onde fazia referência que era filho de Bartolomeu Mendes, penso que também seja filho deste casal)
Alguém por acaso tem conhecimento das datas de nascimento em falta, ou da existência de mais alguns filhos deste casal?
Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Sr Custódio
O António Guerreiro é de facto filho do Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira. Nasceu a 19.01.1679 na Apra, foram seus padrinhos Pedro da Fonseca e Maria Coelha esposa de José Guerreiro, celebrou o Pe Bras Guerreiro (pag 88).
Foi casado com Sebastiana Viegas
Deste António Guerreiro tenho registo de dois filhos:
1- João Guerreiro c.c Ana de Sousa (filha dos meus avós Domingos Baptista e Joana Martins (Faisca), tiveram Domingos nascido a 11.02.1747
2- Joana Guerreira c.c Manuel Mendes (filho de Domingos Mendes e Margarida de Brito, dos Corgos), tiveram entre outros Antónia nascida a 13.06.1747
Cumprimentos
Susana Gama
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Cara Susana,
O Domingos nascido a 11.02.1747 e a Antónia nascida a 13.06.1747nasceram onde?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Caro Senhor Adriano,
Não tenho a data de casamento com o Manuel Mendes, só o com o José Viegas Ramos, 2/12/1747. Diz o padre que não tiveram bençãos por ambos serem viúvos.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Sr Custódio
Apra e Corgos, respectivamente.
Cumprimentos
Susana Gama
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Custódio Adriano
Recebi o seu e-mail e nas mensagens que refere, já tinha verificado mas não encontrei nada que encaixasse nas pessoas em causa. No entanto tenho um Francisco Palermo de Faria e um João Rodrigues Guerreiro que faziam parte do Terço de Auxiliares da Comarca de Tavira que por Dec. de 4/9/1762 foram nomeados a Capitães.
Ponha-se a hipótese de João poder ser o João Guerreiro que casou com Ana de Sousa.
Acerca dos Dourados, tenho um cap. João Martins Dourado que casou em 1779 com Catarina Joaquina Cavaca filha do Cap. João Rodrigues Cavaco.
Os meus melhores cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
Álvaro Mendes Estaço e Joana Viegas
Caro Sr Custódio
O Manuel Mendes Estaço c.c Beatriz Maria é filho do Alvaro Mendes Estaço.
Este dado pode ser confirmado através do registo da filha do casal na pag 234:
Luzia 13.12.1753 S. Clemente
filha de Manuel Mendes Estaço e Beatriz Maria da Goldra
neto paterno de Alvaro Mendes Estaço e Joana Viegas, da Goldra, e
neto materno de Manuel Rodrigues de Mendonça e Maria Viegas, dos Gorjões
Padrinhos: Tenente João Baptista e sua filha Maria Bernarda de Barros
Manuel Mendes Estaço e Beatriz Maria tiveram também uma filha, Maria de São José, casada com Filipe Correia, filho do meu tio Simão Gonçalves c.c Maria Correia e neto dos meus avós António Gonçalves e Margarida Rodrigues, da Apra.
A Beatriz Maria tinha uma irmã: Catarina de Mendonça c.c Rodrigo Gonçalves filho dos meus avós acima referidos.
Cumprimentos
Susana Gama
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Custódio Adriano:
Como sabe, não tenho tempo para nada. Quanto ao assunto em questão, os Estaços, preciso de localizar o casamento de Manuel Mendes Estaço com D. Brites ( Beatriz) Vieira de Barros, ocorrido na data de 07-05-1732, mas não sei a localidade- mas que presumo ser Loulé ou Boliqueime.
Em concreto, não sei o nome dos pais dos noivos, nem a relação existente entre este Manuel Mendes Estaço e Álvaro Mendes Estaço. Por acaso possui algum destes dados ?
Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Júlio Sousa,
O Manuel Mendes Estaço que refere cc D.Brites ( Beatriz) Vieira de Barros, não sei se se é o mesmo que eu tenho, pois eu tenho um Manuel Mendes Estaço casado com Beatriz Maria, que até poderá ser a Beatriz Vieira de Barros que o meu amigo refere ?!!.
Se efectivamente for este, então é filho de Álvaro Mendes Estaço, da Apra, cc Joana Viegas de Santa Bárbara e ela filha de Manuel Rodrigues Mendonça e de Maria Viegas, dos Gorjões.
Hei-de tambem de procurar na data que menciona para ver se encontro esse casamento.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Custódio Adriano:
Obrigado pela colaboração prestada que, como é seu hábito, é sempre rápida.
No caso concreto deste Manuel Mendes Estaço c.c. Brites (ou Beatriz) Vieira de Barros, pais de Matias Mendes Vieira, o qual c.c. Bárbara de Sousa Baião, não conheço os seus ascendentes, mas que poderão ser perfeitamente os que mencionou.
No entanto, através da nossa amiga D. Fernanda Farrajota, ela refere que os ascendentes de Brites Vieira de Barros são o Alferes Pedro Afonso Pires de Barros e Leonor Rodrigues Soares Adains, pelo que, não são as mesmas pessoas que mencionou como sendo os pais da Beatriz Maria que refere.
Será necessário verificar o casamento para chegarmos a alguma certeza sobre os ascendentes de Manuel Mendes Estaço.
Cumprimentos.
Júlio sousa
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caros Senhores Sousa e Adriano,
Acabando de ler as vossas mensagens, fui ver o que tinha sobre Manuel Mendes Estaço. Não sei se vos vou elucidar ou baralhar ainda mais. Deixem-me um pouco de espaço porque neste momento vou ter de me dedicar a um outro assunto, talvez daqui a uma hora vos forneça informação.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Julio Sousa,
Eu referi na ipótese de ser, e uma vez que não é voltamos à primeira forma, esquecendo tudo o que eu disse.
No entanto poderá ainda surgir alguma surpresa, poderá vir a acontecer que o Manuel Mendes Estaço, filho de Álvaro Mendes Estaço, que eu referi como sendo casado com Beatriz Maria seja o mesmo que casou com a Beatriz Vieira de Barros.
Disse que já tinha procurado o registo do casamento, onde é que já procurou ?
ou onde é que ainda falta procuar?
Não é que me esteja directamente ligado mas como sabe isto é quase que como o meu "cavalo de batalha" levei este ramo familiar tão a peito que arrastei para a minha árvore além dos meus ascendentes directos todos os colaterais que encontrei.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caros Senhores,
O casamento do Manuel Mendes Estaço e Brites ou Beatriz Vieira de Barros não é mencionado o nome dos pais do Manuel, o padre celebrante foi João Batista de Barros, 7/5/1732.
Estava convencida que o Manuel seria filho de Álvaro Mendes Estaço, entretanto fiquei com dúvidas porque encontrei outros Manuel Mendes Estaço e também não sei de quem são filhos.
O outro Manuel cc. Maria Rodrigues (sem data de casamento) com os seguintes filhos:
- Francisca de Sousa cc. Manuel Correia Faísca (filho de Manuel Correia e Joana
Gonçalves) 5/5/1738 - padre: Paulo Madeira Raposo
- José Mendes Estaço cc. Maria das Candeias (filha de Manuel Correia e Joana
Gonçalves) 30/4/1736, testemunhas de casamento António Correia Faísca,
Clemente Correia e Thomé Martins, deste casamento não tenho descendência.
Outro casamento do José Mendes Estaço cc. Maria Mendes (não tenho data de
casamento), filhos:
1 - Margarida da Conceição cc. André Vicente (filho de Domingos Vicente e
Maria da Ponte) teve :
Manuel cc. Ignacia Teresa (viúva de Manuel Gonçalves
Rasquinho), 5/6/1803, S.Clemente, testemunhas José Mendes cc.Rosa Maria,
de Alfeição, Manuel Rodrigues cc, Ana Joaquina, da Fonte Fria.
2 - José nasc. 20/2/1754 bat. 27/2, padre João Diogo Guerreiro Camacho
3 - Isabel Maria cc. Amaro Pires (filho de Maria Josepha, da Cabanita),
26/5/1732, test. Padre Diogo Fernandes Rasquinho, padre Manulel Correia e
Martinho Afonso, padre celebrante: Paulo Madeira Raposo
4 - Maria da Conceição cc. Lourenço Matos Neto-alferes, de Vale Telheiro, viúvo
de Maria Mendes, testemunhas Domingos Rodrigues , padre celebrante
Manuel Ferreira do Amaral
- Outro Manuel Mendes Estaço cc.Joana Viegas (não tenho o casamento)
Filho Manuel Mendes Estaço cc. Leonor Josefa Rodrigues (filha de João Joaquim
Rodrigues e Isabel Viegas) julho 1713 (não tenho dia), foram
testemunhas D.Barão do Vale, Padre Ignacio da Fonseca e Simão
Romeyro Bello, padre celebrante Gregório de Sousa, e tiveram:
- Manuel 17/10/1716, padrinhos Padre Diogo Fernandes Rasquinho
c/procuração do Dr.Barão do Valle Rasquinho, da cidade de Faro
- Isabel 17/2/1721, padrinhos Tenente Dionísio de Azevedo e Sousa e
D.Isabel Leonarda de Azevedo e Sousa filha do sargento mor João
Azevedo e Sousa e D.Maria da Silveyra.
- Outro Manuel Mendes Estaço cc.Teresa Rodrigues (não tenho data de
casamento) tiveram
José Mendes Estaço cc. Maria Mendes (filho de Sebastião Mendes e Isabel
Dias) sem data de casamento tiveram
- Francisco nasc. 27/9/1756, bat. 4/10/1756, padrinhos António Mendes e
sua mulher Isabel Mendes, padre Joseph M. Andrada
Se chegarem a alguma conclusão, agradeço notícias.
Fernanda
-
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Custódio Adriano,
Não tenho mais informação sobre este casal e respectivos filhos.
Agradeço contudo tê-las sistematizado.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Joana Viegas
Caro Custódio Adriano,
Deste casal não tenho mais informção.
Lamento.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes Estaço e Joana Viegas
Cara Susana,
Já tinha a confirmação de que o Manuel Mendes Estaço cc Beatriz Maria era filho do Álvaro Mendes Estaço, porque já tinha encontrado o registo de um outro filho, o Álvaro que nasceu em 08.10.1749 na Goldra P-148 de São Clemente.
Estes novos elementos que me envias-te agora é que não os tinha, obrigado. Já tens agora através deles ligação à um descendente do Bartolomeu Mendes Estaço.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caros Confrades:
Embora devendo colocar isto só no tópico de Loulé, preferi fazê-lo também aqui por razões óbvias que se prendem com maioria dos frequentadores.
Confirmo a ligação à muito suposta mas agora verificada pelo seguinte casamento:
(Pag. 140v)
A 01 de Maio de 1730, casam em S. Clemente Loulé, Manuel Mendes, filho de Domingos Mendes e Margarida de Brito, dos Corgos, Loulé, com Joana Mendes (ou Joana Guerreira), filha de António Guerreiro e de Sebastiana Viegas.
R.P. - (Pag. 140v) - Testemunhas: Padre André Mendes Varela, José Guerreiro de Brito, Francisco da Silva e Padre José Guerreiro Pereira.
Acrescento também a dados existentes de muitos confrades:
(Pag. 165v)
A 23 de Março de 1698, em S. Clemente, Loulé, casam Manuel Correia de Sousa, filho de Francisco Rodrigues e de Maria Varela, de Betunes, com Maria do Espirito Santo, filha de João Martins Faísca e de Bárbara Martins, da Apra. Testemunham; Manuel de Sousa Machado, João de Azevedo, Vicente Martins e Luís Gonçalves.
também:
Pag ?
Loulé, S. Clemente, a 13-01-1687, casam António de Figueiredo Pacheco, com Catarina Guerreira, filha de Manuel Guerreiro Farinha e de Leonor Viegas. Testemunham, Padre Francisco Guerreiro, Padre Manuel Colaço e Rui Dias.
e
Pag. 45v,
A 27-02-1724, em S. Clemente, Loulé, casam Manuel Mendes, filho de Álvaro Mendes e de Maria Correia da Apra, com Catarina Mendes, filha de Álvaro Mendes e Joana Viegas, da Goldra.
Testemunham – Capitão Jerónimo Correia, João de Mendonça do Vale, Padre Nunes Mascarenhas Pessanha e José Caetano.
Foram dispensados em 3.º Grau – muito interessante...?.
Cumprimentos, J. Cabecinha
Direct link:
RE: Álvaro Mendes Estaço e Joana Viegas
Caro Sr Custódio
Tenho ligações por afinidade a vários Estaços, mas não tenho ligação directa com eles.
Os dados que vou tirando coloco-os aqui no Forum para informação dos vários descendentes do Bartolomeu Mendes Estaço.
Cumprimentos
Susana
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Cara Senhora Fernanda,
Obrigado pelos dados por si disponibilizados.
O Manuel Mendes Estaço cc Beatriz Maria é sem dúvida alguma filho do Álvaro Mendes Estaço e da Joana Viegas.
Quanto à listagem que divulgou posso acrescentar que quanto ao Manuel Mendes Estaço cc Maria Rodrigues, tambem não sei qual a sua ascendência, já tinha o registo de casamento do filho José Mendes Estaço cc Maria das Candeias que moraram em Vale Telheiro, os quais tiveram um filho, o BARTOLOMEU * 24/08/1837 P-20v em São Clemente.
O Manuel Mendes Estaço cc Joana Viegas, tambem não sei qual a sua ascendência, tenho é o registo do casamento do filho deste tambem de nome Manuel Mends estaço com a Leonor Josefa Rodrigues em 22.04.1713 P-67 São Clemente.
Quanto ao Manuel Mendes Estaço cc Teresa Rodrigues não tenho dados nenhuns nem sabia da sua existência.
Tenho é ainda além destes, outro Manuel Mendes Estaço, que cc Leonor Viegas em 20.04.1713, P-67 São Clemente, ele é filho de Afonso Mendes Estaço e Isabel (?) e ela filha de João (Vaz?) e de Isabel Viegas.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Filhos de Isabel Guerreira e Manuel Af. Contreiras
Caro Custódio Adriano,
Muito obrigado pelas preciosas informações, que já introduzi nos meus elementos. Não há nenhuma contradição com o que já tinha. Infelizmente não possuo nenhum elemento adicional, para além da minha (nossa, julgo) antepassada Maria Guerreira nascida em Apra, São Clemente aos 20-08-1635.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Cabecinha
Obrigado pelo dados disponibilizados.
Dizes que devias de colocar estes dados só no tópico famílias de Loulé mas que por outros motivos colocas-te aqui.
Pois eu acho que se neste tópico tens tudo relacionado com Guerreiros Contreiras e Estaços, mesmo que o faças noutro lado deverás sempre faze-lo aqui.
Neste caso, por aquilo que dizes referente ao casamento da P-140v de 01.05.1730 em São Clemente a noiva Joana Guerreira é neta do Bartolomeu Mendes Estaço e da Maria Guerreira.
- Pergunto-te qual é a tua ligação familiar aos noivos?
- Pergunto-te qual é o nome que a noiva tem no casamento referido, Joana Mendes ou Joana Guerreiro?
Eu não tinha a data deste casamento.
Quanto ao casamento da Catarina Guerreira filha de Manuel Guerreiro Farinha e da Leonor Viegas eu tenho esse dados, não me lembro e se eles foram mencionados no Tópico " Guerreiros Farinha"
Quanto ao casamento do Manuel Mendes com a Catarina Mendes P-45v em 27.02.1724 em São Clemente, eu tambem nã tinha esta data, mas tinha um filho desse casal, o André Mendes Guerreiro cc Maria José em 30.07.1792 em santa bárbara que no casamento deste refere o pai com o nome Mauel Mendes Correia e a mãe Catarina Mendes Estaço.
Dizes que foram dispensados do 3.º grau de consanguinidade, isso quer dizer que os avós são irmãos, que o Álvaro Mendes é filho de um irmão do Bartolomeu Mendes Estaço e irmãos do Bartolomeu eu até agora só tenho o Gaspar e a Catarina.
Era optimo que se encontrasse o casamento do Álvaro Mendes cc Maria Correia. Este Álvaro Mendes Faleceu em São Clemente em 15.02.1719.
Cumprimentos
Custódio adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Custódio,
O António Guerreiro é meu 6.º avô, o Bartolomeu Mendes o 7.º etc... Como recordas eu tinha e tenho muitos dados sobre os Mendes Estaços, por ter feito um ramo destes (O Manuel Mendes Estaço c.c Beatriz Vieira) erradamente. Agoro com este casamento fui repescar os que tinha, e é alguma coisita, embora a necessitarem de ser revistos. No Casamento do Manuel Mendes com a Joana Guerreira, esta aparece mencionada como Joana Mendes.
Já agora no dia 18-10-1694, casam em simultâneo:
Maria Simões e Manuel Mendes Estaço (irmãos), filhos do Bartolomeu Mendes e da Maria Guerreira, com Manuel Rodrigues Guerreiro e Bárbara Mendes (irmãos), filhos de Manuel Rodrigues Guerreiro e de Maria Mendes. Também no mesmo dia Casa uma outra filha deste casal, chamada Polónia Guerreira, com o António Rodrigues de Aragão, filho de João Rodrigues de Aragão e Ana Luís, para além de pensar que mais para traz haverem laços mais estreitos atravez da mulher do Manuel Rodrigues Guerreiro a Maria Mendes.
E se calhar por ele também.
Pelas minhas contas e estou cada vez mais seguro, estes estão ligados aos Guerreiro Farinha, aos Colaço Farinha e aos Luís, de Loulé.
Quando estivermos juntos logo falamos sobre tudo isto e sobre o que tenho.
Um abraço
Zé Cabecinha.
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Custóio, desculpa o arrazoado mas isto foi ao correr da pena e só agoa vi que o que pensei na cabeça não passou ao teclado. Aqui vai a correcção.
A Polónia Guerreira é filha do casal Manuel Rodrigues Guerreiro e Maria Mendes.
São estes últimos que creio estarem ligados aos nossos Guerreiros e Estaços, por ele e também se calhar por ela, embora em nenhum dos casamentos da mensagem anterior se mencione consanguinidade.
Um abraço
Zé Cabecinha
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Meu caro amigo Cabecinha,
Bem vindo ao clube dos descendentes do Bartolomeu Mendes Estaço e da Maria Guerreira. Salvo erro já somos 8.
Obrigado mais uma vez por estes novos dados.
Analisando as tuas MSGs de 29/05/05 às 23H24 e 23H31 verifico que acabas-te de nos transmitir a existência de mais um filho do casal Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira, que segundo eu penso, ninguém teria conhecimento dele, uma vez que à bem pouco tempo eu transmiti o que tinha e pedi aos outros membros que são descendentes deste casal, que acrescentassem mais algum que tivessem, mandando-lhes inclusive um e-mail particular e alguns deles responderam negativamente e uns dois não responderam.
Sendo assim com os novos dados referidos por ti, temos agora 6 filhos do casal Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira, devendo acrescentar-se aos que eu mencionei na minha MSG de 21.05.05 às 21H22, o Manuel Mendes cc Bárbara Mendes em 18.10.1694.
Quanto aos dados que tens sobre os Estaços, se conseguires enquadra-los nalgumas das MGS deste tópico fá-lo, pois ficarão acessíveis a toda a gente.
Quanto ao Guerreiro Farinha logo dás uma olhadela ao tópico para veres se tens algo que possas acrescentar.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro,Estaços
Caro José Cabecinha
Sobre o assunto do mail tentarei quando for possível dizer alguma coisa; agora por ler aqui sobre-Estaços-( Estasso, como aparece num dos meus antepassados -Guerreiro Estasso, como não tenho isto bem memorizado, ou é da freg. de Santana da Serra ou da de São Barnabé; não os pesquisei, mas curiosidade em famílias deste apelido, tb. ainda exist. em Almodôvar na família por afinidade de minha mulher q.D.t. , embora os presentes já não usem este apelido).
Recordo tb. a "FAMÍLIA dos ESTAÇOS", citado por D. aNTONIO cAETANO DE sOUSA, em hIST. gEN. dA cASA rEAL pORTUGUESA, da autoria de Gaspar Estaço e tb. os Estaços , de Évora ( ref. em A Cidade de Évora, . n.º53-54 ano XXVII-XXVIII-jAN~º dEZ.º 1970-71, inc. no estudo -SUBSÍDIOS para uma BIBLIOGRAFIA GENEALÓGICA de algumas FAMÍLIAS do ALENTEJO, por António Pedro de S.A. Sameiro ( é um estudo valiosíssimo, com ref. ª a centenas de famílias alentejanas; imprescindível ).
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro,Estaços
Caro Rafael, obrigado pela sua disponibilidade. Agradeço-lhe muito o seu possivel empenho em ver o que lhe peço, pois está o assunto ligado à minha varonia.
Não creio que seja fácil pesquisar sobre o assunto, mas o importante para mim seria a descoberta dos casamentos que tenha tido Diogo Raposo, ou se quizer Diogo de Brito Raposo, isto é se é que os houve.
Já agora pergunto-lhe se sabe algo sobre Luís Baião, casado com Brázia Fialha, ambos de Beja, antes de 1674, e sobre Bento Teixeira casado com Maria Estevens, e Domingos Lourenço casado com Maria Mendes, ambos os casais de Mértola S. João e Espirito Santo (de cerca de 1650).
Cumprimentos
J. Cabecinha
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro,Estaços
Caros Custódio Adriano, Susana Gama, José Cabecinha e outros interessados:
Encontrei 2 Estaços em Salir.
Manuel Estaço casou com Margarida Martins, do Freixo, em Salir no ano de1694 ( página 13, livro C2). A Margarida Martins faleceu em 1698. Desconheço se este Estaço casou outra vez.
Outro estaço:
José Guerreiro Estaço c.c. Domingas Rodrigues a 13-10-1800, em Salir (livro C-5). Domingas Rodrigues era de Vale Luís Neto e foi aqui que o José Guerreiro Estaço faleceu no ano de 1804. Este casal deixou descendência, sendo que o seu filho, Manuel, c.c. Ana de Sousa Pires, filha de João Rodrigues Cavaco, da Amoreira (freguesia de Cachopo) e de Maria de Sousa Pires, da Boiça, S. B. de Alportel.
O apelido Estaço perdeu-se nesta geração. As gerações seguintes usaram os apelidos Guerreiro Pires, os quais perduram na actualidade, existindo pessoas que o transportam e residentes nas Cortiçadas (Salir) Corte D’Ouro (Ameixial), Alvalade do Sado, Loulé, Almancil e Faro.
Sobre os pais de Ana de Sousa Pires, João Rodrigues Cavaco e Maria de Sousa Pires, já troquei informação com o nosso amigo e parente José Maria Ferreira no tópico Sousa Pires.
Conto esta semana ter mais dados sobre estes Estaços.
Cumprimentos.
Júlio Sousa
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro,Estaços
Caro Júlio Sousa
Não se esqueça também de mim, acerca dos -Estaços :-) e seus afins.
Vamos lá ver se ainda mês poderei passar por aí e tirarmos as tais fotografias. Estou deveras curioso, porque devem interessar a mais gente do que pensamos.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Família Aboim Guerreiro
Caro J. Cabecinha
Em-ABOIM GUERREIRO LEITÃO D'AGUIAR-o Anuário da Nobreza de Portugal III Tomo II -1985, família dos Alcaides-mores de Almodôvar e Capitães-móres de Ourique tem esta família como descendente de Bartolomeu Gomes de Aboim, homem nobre da Governança de Beja , séc.XV , da Casa dos BRITOS Lobos RAPOZOS.
Posso transcrever com alguma reserva, , porque se consultar no tópico Aboim Guerreiro-Anuário da Nobreza a msg. de António ASSIS para João Francisco Guerreiro , diz que há, de facto, falsidade; não dos referidos, mas relativamente à pessoa que entendeu dar-se como descendente deles e diz: "Do Anuário salvar-se-á parte da introdução " ( foi de onde tirei a informação que lhe envio,e do mais que lá está poderei enviar-lhe, se estiver interessado, porque realmente está documentado: nos Paroquiais, no Desembargo do Paço, nas Ordens Militares, no Cartório da Nobreza, Real Mesa Censória, Genealogias manuscritas, em muitos Proc- do Santo Ofício. Leitura de Bachareis, Desembargo do Paço, Nobiliários e em obras saídas a público seja a rEVISTA aRMAS & Troféus, do I.P.Her. ; nos Boletins da Academia Portuguesa de Ex-Libris, e em algumas obras publicadas não há muito tempo,etc.,embora um ou outro pormenor na Introdução mencionada possa merecer algum reparo ou interrogação, não tanto no conteúdo , mas na explanação do assunto.
Há confrades que se podem pronunciar sobre isto também, e com benefício para todos os interessados.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Família Aboim Guerreiro
Caro Rafael,
obrigado pela sua mensagem e estive a ler o tópico sugerido. Muito interessante e...divertido. Não imaginava nada daquilo nem sequer que se chegue a determinadas atitudes.
Continuo no entanto curioso sobre sobre o que lhe mencionei, independentemente do que se possa apurar. Os meus dados são dos registos paroquiais de Loulé Pexão, Quelfes e Moncarapacho, e o casamento ou casamentos de Diogo Raposo, podem fazer a diferença, para deslindar uma série de famílias da zona de Loulé, sobretudo.
Assim sendo tudo o que achar por bem enviar, levando em conta o seu tempo, será muito bem acolhido.
Um abraço, J. Cabecinha.
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Cabecinha,
Ao confirmar os dados por ti enviados, apercebi-me de uma falha tua que convem clarificar. O filho do Bartolomeu Mendes Estaço e de Maria Guerreira que casou em 18.10.1694 com Bárbara Mendes, em São Clemente Loulé, não se chamava Manuel Mendes Estaço mas sim MANUEL AFONSO ESTAÇO. Esta é a leitura que eu faço e penso que seja a correcta até porque se lê bem o registo. E já agora, as testemunhas foram Manuel de Figueiredo, António Mendes de Brito Manuel Mendes
e Martim Eanes Cabrita.
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira
Caro Custódio,
Como te disse eram dados antigos e por isso sujeitos a todas as correcções. Se deste uma vista de olhos e apuras o que mandas agora melhor. Não há nada como uma segunda opinião sobre os dados aqui lançados. Viste os outros do mesmo dia????.
Se sim e tens algo de novo sobre ele diz.
Cumprimentos
J. Cabecinha
Direct link:
João Guterres e Maria Lourenço
Caros confrades:
Há muito que não se fala nestes nomes e eventualmente poderá haver álguem que saiba algo mais sobre os mesmos. Por isso:
Do casal JOÃO GUTERRES e MARIA LOURENÇO, cujo registo de casamento não tenho, tenho os seguintes filhos:
- SIMÕA RODRIGUES cc Simão Martins em 29.07.1680 e cc Gregório Guerreiro em 30.07.1685
- JOÃO BAPTISTA cc Beatriz Varela 29.07.1680
- MANUEL GUTERRES cc Francisca da Costa em 25.01.1702
- MARIA GUTERRES cc António Rodrigues Inácio em 26.10.1682 e com Manuel Martins Cabrita em 09.12.1705.
- CATARINA LOURENÇO cc António Afonso em 09.09.1686
- MARIA SIMÕES cc José Viegas em 07.02.1711
Por acaso algum dos confrades interessado nestas pesquisas tem conhecimento de mais algum filho deste casal ou das datas de nascimento destes que indico?
Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Sr Valdez
É muito interessante a sua mensagem mas completamente inapropriada neste tópico, que não tratando de familias reais, trata de familias algarvias que muito valor têm para os descendentes dos mesmos.
Agradeço aos restantes confrades que não respondam à mensagem do Sr Valdez neste tópico, pois caso o façam contribuirão para a confusão de assuntos que nada têm em comum.
Cumprimentos
Susana Rilhó Gama
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro Custódio Adriano,
Tenho um elemento a acrescentar à descendência de Gregório Guerreiro e Simoa Rodrigues.
José Guerreiro, filho de ambos, Casou em São Clemente de Loulé, aos 29-07-1715, com Maria Salem, filha de Gonçalo Silvestre Rodrigues.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Apoio na totalidade a tua mensagem. Não tem cabimento algum.
José cabecinha
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro JLiberato,
Obrigado por esse novo elemento, somente tinha a data de nascimento do José, a mãe da esposa deste, deduzo que se não mencionou é porque no registo não tem!
Não sei se se apercebeu da minha MSG de 04.06. às 22H25, e se terá algo a dizer sobre a mesma.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Rodrigues Carrusca-Loulé e Salir
Colega,
meu avo chamava-se Accacio Carrusca Parra, ers de Sta. Catarina da Fonte do Bispo, no Algarve. Qualquer informações que possamos trocar sera ótimo.
Paulo Parra, do Brasil
Direct link:
RE: João Guterres e Maria Lourenço
Caro Custódio Adriano,
Só para informar que Maria Guterres e António Rodrigues Inácio tiveram Domingos baptizado aos 27-02-1684.
Um abraço
Jliberato
Bruxelas
Direct link:
RE: João Guterres e Maria Lourenço
Caro José Liberato
Este Domingos usou o nome Domingos Lourenço e casou em Loulé, a 07.11.1712 com Catarina de Sousa, da Apra, filha de Manuel Martins e Isabel Martins.
Cumprimentos
Susana Rilhó Gama
Direct link:
RE: João Guterres e Maria Lourenço
Caro JLiberato e suzy Gama,
Obrigado a ambos pelos dados enviados pois eu não dispunha deles, não tinha qualquer descendência da Maria Guterres, como tambem não tenho das irmãns desta: Catarina Lourenço nem da Maria simões, dos restantes tenho informação que provavelmente ambos terão.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Rodrigues Carrusca-Loulé e Salir
Caro Paulo,
Tenho andado super ocupada, por isso só hoje o contacto.
Gostaria de saber de que época são os seus antepassados? Os antepassados que tenho são:
- André Rodrigues Carrusca, de S.Brás (filho de João Rodrigues e Domingas, de
S.Brás) cc. Maria Viegas, em S.Clemente -Loulé 12/9/1703 e tiveram João,
André e Manuel.
Além destes antepassados encontrei outros Carruscas que penso terão ligação aos acima mas, ainda não fiz a ligação, são eles
- Manuel Rodrigues Carrusca, de Sta. Bárbara, ( filho de António Afonso Fragoso e Bárbara Rodrigues, dos Gorjões-Sta. Bárbara) cc. Maria da Silva, do Vale de Alcaide, casaram em Sta. Bárbara a 14/10/1743 e tiveram Francisca nasc. 14/10/1753, Joaquim 12/5/1755 e Isabel 10/5/1759.
É tudo o que tenho sobre a família Carrusca, não sendo um nome muito vulgar é natural que tenham ligação aos seus.
Aguardo notícias.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caros D. Fernanda Farrajota e Custódio Adriano:
Maria do Carmo, filha do casal Pedro Contreiras Estaço eTeresa do Carmo, c.c. José Caetano em data anterior a 1840. O casal residiu nos Gorjões.
Desse casamento, tenho conhecimento de um filho, Joaquim Caetano, que casou com Sebastiana Guerreiro, do Serro das Casas, Freguesia de Salir, no dia 25 de Janeiro de 1871, na Igreja Paroquial de S. Sebastião de Salir.
Na data do casamento ambos os noivos eram solteiros, ele com 31 anos e ela com 24.
Os ascendentes da noiva eram os seguintes:
2- António Guerreiro, da freguesia de Alte
3- Mariana de Sousa Pires, do Serro das Casas, Salir
4- José Guerreiro
5- Teodora Maria
6- José Correia
7- Brites de Sousa Pires.
Foram padrinhos de casamento: José Correia e Manuel Contreiras, ambos casados, lavradores e moradores na freguesia de Santa Bárbara.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro amigo Júlio Sousa,
Por acaso eu tenho nos meus apontamentos a MARIA DO CARMO, filha do casal Pedro Contreiras Estaço e D. Teresa de Jesus do Carmo Faísca, acontece que não sei como nem onde adquiri esse nome que tenho incluido numa irmandade de sete filhos do casal referido, no entanto não tenho a data do nascimento dela, nem tinha muitos dos dados que agora me enviou.
Acontece que tenho um irmão da Maria do Carmo, o PEDRO CONTREIRAS ESTAÇO cc Maria Caetana das Dores em 04.11.1825, sendo esta filha de José Caetano e de Maria Pires, ambos da Goldra.
Penso que haverá ligação entre estes Caetanos. Deduzo que não sabe o nome dos pais do José Caetano que referiu, uma vez que indicou a data aproximada do casamento.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro amigo Custódio Adriano:
Realmente não indiquei os pais de José Caetano c.c. Maria do Carmo. São exactamente José Caetano e Maria Pires da Goldra.
Desta forma, temos que Maria do Carmo e Pedro Contreiras Estaço, irmãos, casaram com José Caetano e Maria Caetana das Dores, igualmente irmãos.
Não tenho a data do casamento de José Caetano com Maria do Carmo. Ao que suponho, tal casamento deverá ter ocorrido entre 1830 a 1839.
Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa.
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caros Senhores Sousa e Adriano,
Continuo sem tempo para me dedicar à genealogia mas após ter lido as vossas mensagens não posso deixar de colaborar na família Contreiras. Os dois irmãos também tenho a informação de que são casados com irmãos. Do casal José Caetano e Maria do Carmo tenho 4 filhos:
- José nasc 12/11/1821, padrinho capitão José Pedro de Barros
- João nasc. 19/3/1824, padrinhos João Batista e Maria Caetana ambos solteiros
filhos dos avós paternos
- Joaquim nasc. 4/1/1827, padrinhos José Pedro de Barros tio materno
- Pedro nasc. 1/2/1840, padrinho João Caetano, solteiro tio paterno.
Filhos do Pedro e da Maria caetana tenho:
- Maria 25/10/1826
- Manuel 20/10/1828
-Maria 1/6/1842
Não tenho data de casamento da Maria do Carmo e do José Caetano.
Tenho uma Teresa Caetana cc. Joaquim Martins Farrajota 22/7/1846, que tudo leva a crer ser ligada à família Contreiras mas que ainda não consegui ligar. É filha de José Gonçalves Contreiras e Maria d'Assunção, neta paterna de Manuel Gonçalves Contreiras e Teresa Caetana. Por acaso, têm conhecimento desta família Contreiras/Caetano?
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota
-
Direct link:
RE: Rodrigues Carrusca-Loulé e Salir
Caro confrade,
Estive ausente dos contactos com o Forum durante vários dias, só lhe acedi no passado dia 5 e não me apercebi desta sua MSG, só hoje é que a vizualizei.
As pessoas que refere, aparentemente não estão relacionadas com as que este tópico trata. Deduzo que entrou precisamente por se ter apercebido de que algumas das pessoas referidas neste tópico são naturais de Santa Catarina da Fonte do Bispo.
Há já bastante tempo que pelo menos umas 3 ou 4 vezes encontrei registos em São Brás do Alportel e salvo erro em Santa Catarina ou Santa Bárbara, referentes à família Carrusca, que até tive para anotar mas não o fiz.
Acontece que por acaso tenho uma neta de um meio irmão da minha avó paterna que é casada com um Carrusca.
Se tiver a possibilidade de me indicar + ou- a data de nascimento deste seu avô e o nome dos pais dele ajuda-lo-ei na sua pesquisa.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Rodrigues Carrusca-Loulé e Salir
Fernanda, desculpe a demora mas estava em férias.Os Carruscas que tenho noticia são por enquanto do seculo xix.São naturais de sta. catarina da fonte do bispo. quando obtiver os registros creio que poderei ajudar mais.por sinal, em um site que perdi encontrei um Carrusca tabelião la pelo 1600. Talveaz valha a pesquisa...
Paulo
Direct link:
RE: Rodrigues Carrusca-Loulé e Salir
Caro Custódio ,
sou neto de um Carrusca nascido em sta. catarina da fonte do bispo. tenho nomes até meu trisavo. sra que posso ajudar?
paulo
Direct link:
RE: Rodrigues Carrusca-Loulé e Salir
Caro Paulo,
De momento, estou bastante ocupada para continuar a fazer pesquisa, logo que retome e tenha mais dados sobre os Carrusca, contactá-lo-ei.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Rodrigues Carrusca-Loulé e Salir
Caro Paulo,
Quando fez o seu 1.º contacto aqui neste tópico prontifiquei-me a tentar ajuda-lo por ter ficado com a ideia de que estava no Brasil e procurava estes seus familiares em Santa Catarina da Fonte do Bispo.
Pergunta-me agora se me pode ajudar, pois como eu já anteriormente lhe referi que por acaso tenho uma neta de um meio irmão da minha avó paterna que é casada com um Carrusca, mas não explorei essa parte, não quero com isto dizer que posteriormente não o faça. (Eventualmente até poderá ligar-se aos seus)
As pessoas que refere, aparentemente não estão relacionadas com as que este tópico trata, o ideal será o meu amigo CRIAR UM NOVO TÓPICO destinado a esses seus ascendentes, e através dele os interessados trocarão informações consigo.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
Na sua mensagem de 6/5/2005, menciona 1/7/1654 como a data de casamento de Bartolomeu Mendes com Maria Guerreira, mas na fotocópia do assento parece-me ser 20/6/1657.
Também Bartolomeu Mendes e seu filho Álvaro Mendes, são referidos muitas vezes com mais o apelido Estaço, mas eu ainda não encontrei menção a este apelido.
Agradeço a sua opinião
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Para aumentar a confusão, eu li 01-06-1654.
Quanto ao Estaço, é verdade que ele pertencia à família Estaço, mas como nunca vi o nome dele dessa maneira para mim ele é o Bartolomeu Mendes.
Não me diga que também descende dele?
Não deixe de ver o tópico "Famílias de São Clemente de Loulé".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro José Liberato
Já trocámos mensagens neste fórum e também mails.
Outra dúvida, é o posto de Alferes, que ainda não vi referido em nenhum documento.
Se estiver interessado, envio-lhe para o e-mail o assento de casamento de Bartolomeu Mendes.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caros: Fernando Ventura Pinto e José Liberato,
Efectivamente referi na minha MSG de 06/05/2005 o casamento de Bartolomeu Mendes com a Maria Guerreira a 01.07.1654, certamente por falha no bater da tecla, porque em todos os meus apontamentos tenho à semelhança do JLiberato 01.06.1654.
Quanto ao apelido ESTAÇO no Bartolomeu Mendes, posso dizer que p'lo menos em dois registos de nascimento ou de casamento de filhos ou netos do Bartolomeu EU encontrei o nome BARTOLOMEU MENDES ESTAÇO. (não tenho cópias desses registos nem da grande maioria) e para verificar de momento não me é possivel e ainda porque filhos dele tenho 8 e netos 20, mas penso (quase com a certeza) de que tenha sido em dois netos que são filhos do meu 8.º avô Gregório Guerreiro.
Quanto ao posto de Alferes, tirei esse apontamento da árvore do Professor Cavaco Silva, no Jornal o Idependente, na sua edição de 19/07/1991, não me recordo se encontrei essa indicação em mais algum lado.
Se houver a possibilidade de fazerem chegar ao meu e-mail a cópia do assento do casamento tambem agradeço, pedindo para o efeito o sr Fernado ao sr Liberato o meu e-mail, ou então este quando o receber que mo reenvie.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando,
O nosso confrade respondeu com precisão às suas questões.
Gostaria de ver o assento. Pode pô-lo aqui ou enviar para o meu email que é composto pelo meu nickname seguido de arroba e de europarl.eu.int
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custodio Adriano
Enviei agora assento de casamento de Bartolomeu Mendes para o JLiberato e pedi-lhe que o reenviasse para si.
Depois de o analisar, agradeço que diga a que conclusão chegou.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caros Fernanda Farrajota e Custódio Adriano:
Encontrei hoje a assento do nascimento de Maria das Dores Contreiras, no arquivo da Câmara Municipal de Loulé. Estes assentos são importantes porque os livros de 1910 ainda não estão disponíveis no Arquivo Distrital de Faro.
Assim, Maria das Dores Contreiras nasceu a 5-09-1910 e foi registada a 5-11-1910, filha de Manuel Francisco Contreiras Júnior e Maria do Pilar Contreiras, ele militar reformado da marinha, residentes na Rua da Estalagem em Loulé.
Neta paterna de Manuel Francisco Contreiras, agenciário, natural de Santa Bárbara de Nexe e de Deolinda Victória.
Neta materna de Francisco Gonçalves Contreiras e de Maria dos Dores Griseta, moradores na referida Rua da Estalagem.
Foram testemunhas, José da Costa Ascensão, casado,proprietário e natural de S. Clemente e Manuel da Costa, casado, industrial, naturalk e rsidente na vila de Loulé.
Não sei se o nome, Maria das Dores, vos diz alguma coisa. Mas para além disso, temos dambém os ascendentes, especialmente os da família Contreiras, fundamentais para um estudo global desta família.
Cumprimentos
Júlio Sousa
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
O JLiberato disse-me que não encontra o seu mail, caso queira que eu lhe envie o assento de casamento de Bartolomeu Mendes, terá que me dá-lo
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: João Guterres e Maria Lourenço
Caros confrades,
Cometi uma pequena/grande "gafe" na data de casamento da MARIA SIMÕES com o JOSÉ VIEGAS, que casou em Faro-Santa Bárbara em 07.02.1713 (P-6,I-5,Rolo 499) e não em em 07/02/1711como inicialmente indiquei.
Pior ainda é que além disso cometi um erro de todo o tamanho e não sei como isso aconteceu, ao colocar a MARIA SIMÕES como filha de João Guterres e de Maria Lourenço, quando na realidade ELA é filha de GREGÓRIO GUERREIRO E SIMÕA RODRIGUES.
Portanto sugiro que retirem da lista dos filhos de João Guterres a Maria Simões, e a coloquem na lista dos filhos de Gregório Querreiro e da Simõa Rodrigues.
As minhas desculpas pela confusão que isto possa ter causado a alguém. Diz-se que errar é humano, pois bem, eu sou humano, só que não gosto de errar, mas`ás vezes acontece.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: João Guterres e Maria Lourenço
Correcção da minha MSG anterior:
Eu disse para acrescentarem a Maria Simões à lista dos filhos de Gregório Guerreiro e da Simoa Rodrigues, quando na realidade devem considera-la como a filha destes que nasceu em 05.07.1690.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caros JLiberato, Fernada Farrajota e outros confrades.
Aqui vão mais alguns dados sobre a filha do casal Gregório Guerreiro e Simõa Rodrigues:
MARIA SIMÕES nascida a 05.07.1690 nos Gorjões - Santa Bárbara de Nexe, cc JOSÉ VIEGAS CABRITA, filho de António Viegas e de Maria Varela, de Santa Bárbara em 07.02.1713 em Santa Bárbara e tiveram:
1 - DOMINGOS VIEGAS CABRITA, que 1.º casou com MARIA GUERREIRA e tiveram MANUEL VIEGAS GUERREIRO, depois cc com LUZIA GUERREIRO DE MENDONÇA, filha de Francisco de Mendonça e de Maria Guerreira, da Tôr- Loulé, em Santa Bárbara em 09.10.1743 e tiveram: MANUEL VIEGAS GUERREIRO; MARIA GUERREIRA e FRANCISCO VIEGAS DE MENDONÇA.
2 - MANUEL VIEGAS GUERREIRO que cc MARIA LOPES, filha de Marcos Pires e Domingas Lopes, neta paterna de António Pires e Maria Dias, da Cabanita e materna de João Rodrigues e Catarina Lopes, dos Corgos e tiveram MANUEL GUERREIRO.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Depois de analisar as datas anteriores e posteriores ao casamento de Bartolomeu Mendes com a Maria Guerreira em 01.06.1654 em Loulé concluí que efectivamente a data está correcta.
Compreendo a sua dúvida porque efectivamente ao vermos no próprio registo, o último dígito (um 4 mal feito) parece-nos um sete, no entanto se verificar as folhas 102v até à 104v verá que referem o ano 1654; verificando as folhas 108 e verso já verá sem dúvida alguma o ano 1655; a folha 107v tem um casamento em 02.09.1654 e a 108 um casamento em 11.01. 1655. Quanto ao dia o que eu leio é o seguinte: "Ao primeiro de Junho" estando o 1.º abreviado.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
Agradeço a sua preciosa ajuda.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Por acaso viu as minhas duas MSGs de 18.09.05 referentes a uma correcção nos descendentes de João Guterres e Maria Lourenço?
Já se tinha identificado com tendo uns ascendentes comuns na sua árvore e na minha mas não sei se era nesta parte que convem rectificar.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
Leio sempre com atenção as suas mensagens e as do confrade JLiberato relacionadas com o Algarve, lamentavelmente, nunca mais por aqui apareceu o Frederico Carvalho Santos, que também me ajudou.
Eu descendo de Álvaro Mendes Estaço, filho de Bartolomeu Mendes Estaço.
Cumprimentos
Fernando ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Benvindo ao clube! É notável como o Bartolomeu Mendes e a mulher geraram tal descendência.
Não está interessado em trocar em privado as nossas respectivas descendências até à actualidade?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro JLiberato
Já trocámos
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro Custódio Adriano,
Já fez o pedido formal de correcção no espaço "sugerir correcção desta página"?
Porque, como sabe, é essa a única maneira de o fazer e convem realmente alterar o que là está.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Estou um pouco confuso, àcerca da nossa troca de genealogias até à actualidade.
Estive a rever os seus emils, o primeiro sendo de 14 de Setembro e não encontrei.
Foi há muito tempo, isto é, muito antes deste nosso debate sobre a data do Bartolomeu Mendes? Pode dizer-me a data?
Muito obrigado
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro JLiberato
Foi em Maio do corrente ano, possivelmente no dia 5.
Mas poderei reenviar.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Júlio Sousa:
Obrigado por estes novos dados, desculpe não ter respondido mais cedo, mas só à momentos é que me apercebi desta MSG.
Como sabe, na minhas ascendência tenho vários Contreiras.
Tenho muitos elementos referentes aos Contreiras e a Fernanda Farrajota tambem, muitos certamente não se ligarão aos meus, agora tenho mais estes para juntar e tentar liga-los, o que seria bom, pois seria mais uma família existente até quase à actualidade.
Quanto ao nome Maria das Dores num passado tão recente não me diz nada.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto e outros interessados:
Já agora, recapitulando um pouco, junto aqui os vários elementos dispersos em várias msgs deste tópico sobre os ascendentes (filhos) do seu ascendente directo Álvaro Mendes Estaço, (não me lembro se já fiz isso anteriormente e ao dar uma pequena "vista de olhos" não encontrei), os quais são:
- Josefa Mendes Guerreira cc Tomé Nunes de Farias 30.09.1739 em Santa Bárbara.
- Joana Guerreira cc Domingos Varela 17.09.1727.
- Catarina Mendes Estaço cc Manuel Mesdes correia em 27.02.1724 em São - Clemente e depois cc José Viegas Ramos em Santa Bárbara em 02.12.1747.
- Joana Viegas do Nascimento de Jesus cc Brás Nunes Mialha en Santa Bárbara em 16.01.1732
- Tenente Inácio Mendes cc Feliciana de Mendonça em 02.07.1747
- Maria de são José cc António Machado Palermo
- Manuel Mendes Estaço cc Beatriz Maria
- José * São Clemente 25.10.1716.
Tenho tambem alguns descendentes destes, mas se há mais algum filho desconheço.
Se por acaso alguem tiver dados que aqui não estejam referidos agredeço que os divulguem.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Não consigo encontrar. Peço-lhe desculpa. Não quererá renviá-los?
Se precisar da minha parte estou evidentemente à disposição.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
Maria Guerreira de S. José casada com António Mendes Pinto e filha de José Viegas Ramos e de Catarina Mendes, era minha 5ª avó.
Tem a data de nascimento de algum destes meus antepassados?
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto:
Eu tenho nos meus apontamentos a Maria Guerreira de São José * em 1748 e + 16.04.1718 em Santa Bárbara de Nexe.
O António Mendes Pinto tenho-o * 1744 e + 08.05.1797 em Santa Bárbara de Nexe.
José Viegas Ramos tenho-o * em Gorjões-Santa Bárbara em 1699.
Catarina Mende Estaço * em Gorjões-Santa Bárbara em 1700.
Alguns destes dados foram retirados por mim outros foram-me facultados e ainda não confirmados.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
A data do óbito de Maria Guerreira de S. José está errada.
Cumprimentos
Fernando ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Continuação da minha MSG anterior:
Do casal António Mendes Pinto cc Maria Guerreiro de são José em 26.10.1768 em Snat Bárbara, tenho referenciados 5 filhos:
-Maria Guerreira
-Catarina Guerreira
-Manuel Mendes Pinto
-Ana Guerreira
-António Mendes pinto
Cumprimentos
Custódio adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
Do Manuel Mendes Pinto ( filho de Ant Mendes Pinto e Mª Guerreira de S. José) cc Maria da Luz, tenho * 1777 e os seguintes filhos:
-Manuel Mendes Pinto 3/11/1801
-Joaquina 13/1/1807
-Clara 6/8/1810
-António 9/1/1818
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Efectivamente a data do óbito da Maria Guerreira de São José que eu indiquei está errada, ela não podia morrer 30 anos antes de nascer a data correcta é 16.04.1818 e não 1718.
Quanto aos filhos do Manuel Mendes Pinto com a Maria da Luz eu não tinha o ANTÓNIO nem a JOAQUINA, alem dos já referidos tenho a MARIA GUERREIRA cc Manuel Martins Faisca, os quais tiveram um filho de nome Manuel *em Estoi-Faro em 07.10.1708.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
ALTERAÇÃO/CORRECÇÃO DA MINHA MENSAGEM ANTERIOR.
Caro Fernando Ventura Pinto e outros confrades.
Não deve ser considerada esta MARIA GUERREIRA como filha do Manuel Mendes Pinto, foi um erro meu ao tirar da folha do Pav. Peço desculpa pela milha falha, ausentei-me e agora quando cheguei, com a pressa de responder "meti água".
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
A data de falecimento de António Mendes Pinto (este casado com Mª Guerreira de S. José) 8/5/1797 está correcta ? É que os Mendes Pinto são muitos.
E tem algumas datas de Manuel Mendes Pinto e sua mulher Maria da Luz?
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
Sobre eles só tenho o que referi anteriormente.
Se a data de falecimento de António Mendes Pinto está correcta, penso que sim, mas como alguns destes dados foram retirados por mim outros foram-me facultados não me lembro como os adquiri. Só vasculhando muitas das folhas de rescunho que tenho é que poderia saber, o que lhe facultei já tenho introduzido no Pav.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Fernando Ventura Pinto,
O António e a Joaquina , filhos de António Mendes Pinto e a Maria Guerreira de São José à semelhança dos outros irmãos tambem nasceram em São Brás de alportel?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Custódio Adriano
Manuel, Joaquina, Clara e António, referidos na minha mensagem das 15:36, são filhos de Manuel Mendes Pinto e de Maria da Luz, todos naturais de S. Brás.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro JLiberato,
Respondo-lhe tardiamente porque só agora me apercebi da existência desta sua msg.
Por acaso anteriormente ainda não tinha pedido ao Genea a introdução da Maria Simões como filha de Gregório Guerreiro.
Tinha pedido sim a introdução da Maria Simões filha de Bartolomeu Mendes e portanto irmã do Gregório Guerreiro, como lá está, por isso não necessita de pedir qualquer correcção.
Agradeço na mesma o alerta.
Já pedi ao Genea a introdução dos outros filhos do Gregório Guerreiro cc Simõa Rodrigues incluindo a Maria Simões.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro Custódio
Muito obrigado pela sua resposta.
Como deve ter visto, a descendência pelo meu lado, está já no meu bisavô, Joaquim José Cortez.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Gregório Guerreiro
Caro JLiberato,
Eu já "desci" pela sua árvore desde os nossos parentes comuns até ao seu bisavô. Tenho muita pena de eu não estar com a minha mais perto da actualidade e isso só aconteceu por desconhecimento.
Em Fevereiro deste ano quando pedi ao Genea a alteração da pagina do Pedro Contreiras Guerreiro cc Catarina Lopes, dei a indicação dos seis filhos deste, incluindo o meu 6.º avô Manuel Guerreiro Estaço, só que não dei logo a indicação do casamento dele com a Maria de Mendonça e por isso não me é possível aceder à página dele.
Em 30 de Maio deste ano, ao pedir ao Genea a alteração do nome completo e correcto da Catarina Lopes irmã do meu 6.º avô, indiquei também o casamento desta com O Joaquim Rodrigues Mealha, no passado mês de Agosto quando o Genea alterou esses dados é que eu me apercebi de que só assim (depois de introduzir os casamentos) é que as páginas de cada um ficam acessíveis.
Mas não importa, com o tempo lá chegaremos, é pena é o Genea não fazer as actualizações mais rápido, mas também se compreende o porquê disso, eu nem quero imaginar a confusão que por lá vai, com tanta gente a enviar dados e por aquilo que ouvi dizer são só duas pessoas a fazer todo o serviço.
A propósito disso li algures num tópico que alguém quis colaborar com o Genea prontificando-se a ceder meios humanos para a introdução de dados a custo zero. Se foi aceite ou não, isso não sei.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
Filho de Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes
Caro JLiberato; Fernanda Farrajota e outros confrades;
Hoje encontrei o nascimento de MARIA, filha de Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes, de Clareanes * Loulé - São Clemente em 28.10.1696, e teve como padrinhos Diogo Barros Sousa e António da Ponte e foi baptizado pelo padre Manuel Gago Raposo, procurei minuciosamente pelo nascimento de outros filhos deste casamento e não encontrei mais nenhum.
Precisamente como a Sr.ª Fernanda Farrajota disse em 10.02.2005: "Ou ela seria muito jovem e os pais arranjaram logo outro casamento ou então teria tido uma criança muito próximo à viuvez. Quando tinham crianças muito pequenas geralmente casavam logo a seguir à viuvez".
Portanto, a filha de ambos nasceu em 28.10.1696.
Sete meses depois, em 29.05.1697 o Gonçalo da Ponte faleceu e deixou viúva a Catarina Lopes.
Três meses depois, em 01.09.1697 a Catarina Lopes cc João Rodrigues * 08.02.1671, portanto este com 26 anos.
A Catarina teve com o João Rodrigues 8 filhos entre 07.02.1699 e 01.02.1712.
Quer isto dizer que se ela teve filhos desde 29.05.1697 até 01.02.1712, portanto durante 15 anos, é porque ela era nova quando casou.
Ora bem eu só encontrei o registo de nascimento de uma única CATARINA * em 15.02.1674, filha de ANTÓNIO LOPES e BRITIS CORREIA, da Apra que a ser esta teria 22 anos quando a 1.ª filha nasceu e portanto 37 quando nasceu o último dos filhos de que tenho conhecimento.
Só o que não consigo encontrar é o casamento do Gonçalo da Ponte com a Catarina Lopes nem eu nem nenhum dos outros que a procuram se é que ainda não desistiram, Desculpe-me aqui o Sr. .JLiberato pela minha insistência nesta parte mas eu não consigo pensar de outra forma, e após ponderar todos os factos estou mesmo à beira de considerar esta Catarina.
No entanto gostaria até de ouvir outras opiniões diferentes, porque eu até levo isto muito a sério..
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Filho de Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes
Caro Custódio Adriano,
O seu raciocínio é muto convincente. Estou quase convencido...
Estou sempre de olhos alerta no casamento que tudo nos resolveria. Mas manifestamente não deve existir o registo. Já o teríamos encontrado se existisse.
Agora depende de cada um. Eu, por enquanto ainda não o considero. Mas talvez mude de ideias depois de madura reflexão.
Muito obrigado pelo elemento novo que nos traz.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Senhor Adriano,
Arredadíssima de qualquer pesquisa, de vez em quando consulto o fórum, mas sem tempo para responder. Agora, que estou com um pouco de tempo, estou a ver o que se tem dito sobre os Contreiras e caí aqui neste seu tópico. Fiquei surpreendida com o nome da Joana Viegas cc. Brás Nunes Viegas, que é como sabe avó de meu marido, desconhecia o apelido de Jesus Nascimento, poderá informar-me se possível onde encontrou o Jesus Nascimento?
Não sei se tem mais os elementos que vou fornecer sobre a Maria de São José cc. Ant. Machado Palermo (filho de Pedro Vaz Farinha e Madalena Pessoa Miranda) cas. 16/5/1722, S.Clemente.
- O Manuel Mendes Estaço cc. Beatriz Maria (filha de Manuel Rodrigues Mendonça e Maria Viegas dos Gorjões de Sta. Bárbara)
Tem a filiação do Manuel Mendes Correia, como também tenho Correia na família gostaria de ver se haverá alguma ligação à minha.
Muito grata pelo aviso sobre o vírus.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Senhor Sousa:
Agradeço a informação sobre a Maria das Dores Contreiras, embora não a consiga encaixar na minha genealogia. Tenho Pilares Conttreiras e Franciscos Gonçalves Contreiras mas não ligam. De qulauer modo registei a informação. Tenho andado muito ocupada, não sei quando terei vagar para me dedicar à pesquisa, já não faço previsóes, têm saído furadas.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Filho de Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes
Caro Senhor Adriano,
Cá continuo a ver o que se passou , enquanto estive mais ou menos ausente. Essa sua Catarina Lopes é melhor do que a minha que tinha sugerido ao Sr. Liberato, nasc. 10/8/1664 e para a qual não tinha encontrado casamento. Esta minha teria 48 anos quando do último filho, registo a sua como possibilidade até encontrar o casamento. Continuo atenta a este casal, porque ainda antes de ver ansiedade dos descendentes neste fórum, também já existia em mim uma certa curiosidade. Tenho andado, realmente, fora das pesquisas mas logo que recomeçar estarei atenta em todas as freguesias algarvias que consulte. Não desisto porque já tive muitos casos quando menos esperava os encontrava.
Agora, ainda sobre a família Contreiras, a informação que nos forneceu o Sr.Sousa sobre a Maria das Dores, tem alguém a quem a ligar?
Cumprimentos,
Fernanda
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Cara Fernanda Farrajota:
Desculpe-me a informalidade, mas gostaria também que me tratasse de forma mais informal, apenas por Júlio Sousa.
Também eu ando muito ocupado e não sei quando é que terei maior disponibilidade para me dedicar à pesquisa. Por enquanto, vou apenas tratando dos registos informáticos que já não é pouca coisa.
Sei que esteve no dia 15 de Agosto passado, no sítio dos Machados, num almoço/reunião com outros membros da família Farrajota. A Ana Marta Farrajota, minha colega, já me informou de tal facto.
Quando vier a Loulé diga-me qualquer coisa, para termos a possibilidade de trocarmos alguns pontos de vista.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa
Direct link:
RE: Catarina Lopes
Cara Srª. Fernanda,
De facto há muito que a senhora "não aparecia".
Tive mesmo muita pena de não ter podido ir ao jantar que o Júlio Sousa se referiu na mensagem, de 02.10, quando o Manuel da Costa me convidou não confirmei a minha presença porque iria estar ausente, como aconteceu, certamente terá havido muita troca de informação sobre os nossos antepassados, pois é o mínimo que se espera de um jantar de genealogistas.
Sobre o casamento do Gonçalo da Ponte com a Catarina Lopes, só se "calhar a tropeçar" nesse registo é que o anotarei ou se alguém mo indicar, porque já fiz todo o tipo de pesquisa que consigo imaginar e até quase à saturação.
A tese por mim defendida na minha msg de 26.09.05 continuará de pé. Para mim já considerei a CATARINA * 15.06.1674, em Loulé, filha de António Lopes e Britis Correia, da Apra Loulé, como sendo a minha 8.ª avó, até alguém provar o contrário, esta por acaso é a única Catarina que encontrei filha de um Lopes.
Sobre a Maria Das Dores e sua ligação aos Contreiras nada sei e não consegui encontrar a msg que refere para me situar melhor.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Catarina Lopes
Caro Senhor Adriano,
Estive no almoço da família, o Manuel Costa disse-me que talvez algum dos senhores aparecesse, infelizmente ainda não foi desta vez que tivemos a oportunidade dum encontro.
Agora, que vai começar a época de menos confusão nas terras algarvias, um destes domingos certamente faremos um roteiro gastronómico e vou tentar avisar. Pode ser que meu marido esteja disposto a um fim de semana, seria mais prático.
Quanto à Maria das Dores Contreiras é ler a mensagem que o Sr.Sousa nos enviou no dia 14/9/2005.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Cara Fernanda Farrajota,
A Joana Viegas é cc Brás Nunes Mialha e não Viegas como referiu, no casamento destes no dia 16.01.1732. pag. 66, Item 5 de Santa Bárbara Faro, consta o nome completo da noiva: Joana Viegas do Nascimento de Jesus. Filhos deles tenho referenciados:
- Antónia Joaquina cc Lourenço Correia em 03.06.1774.
- Maria de São José cc Pedro José de Barros, cuja data de casamento não tenho nem me lembro onde fui buscar este casal.
Sobre a Maria de São José cc António Machado Palermo já tinha os dados que referiu.
Do casal Manuel Mendes Estaço e Beatriz Maria, não tenho a data de casamento, somente tenho o nascimento de 3 filhos:
- ALVARO * São Clemente de Loulé em 08.10.1749.
- LUZIA * São Clemente de Loulé em 13.12.1756.
- MARIA DE SÃO JOSÉ * São Clemente de Loulé E CC Filipe Correia cuja data de casamento por descuido não apontei..
O Manuel Mendes Correia é filho de Álvaro Mendes, de Momprolé e de Maria Correia de São Clemente de Loulé.
Os meus cumprimentos
Custódio Adriano.
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Adriano,
Tem toda a razão foi um lapso ao escrever Viegas em vez de Mialha. Não sei como não reparei no nome completo da Joana Viegas, porque tenho testemunhas e padre nas notas de casamento, tudo me leva a crer que fui eu que pesquisei o casamento, mas às vezes passam-nos ao lado certos pormenores. Ainda há dias descobri mais um apelido duma avó e até uma fotografia do registo de casamento tinha tirado, não sei quantas vezes consultei o casamento para me levar a outras pistas e só da última vez vi que tinha mais um apelido, acontece.
Quanto aos filhos deste casal a Antónia é avó de meu marido e a Maria de São José cc. capitão Pedro José de Barros 9/77/1769, é a primeira mulher do capitão Pedro José de Barros (avô de meu marido)
Além destas duas filhas tenho
Josefa nasc. 28/2/1738
José cc. Maria Rosa
Ana nasc. 25/12/1745
Do casal Manuel Mendes Estaço cc. Beatriz Maria tenho os seguintes filhos:
- Maria 17/7/1750
- Luzia 13/12/1753
- João 7/9/1756, devo ter feito uma troca.
Os meus cumprimentos,
Fernanda
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Cara Fernanda.
Eu entendi nesta sua msg que a Antónia Joaquina é avó do seu marido e que esta foi a 2ª. mulher do Cap- Pedro José de Barros, sendo a 1.ª mulher deste a Maria de São José, irmã da Antónia. Corrija-me se interpretei mal.
Não é que directamente me diga respeito, mas como tenho feito parte da árvore dos colaterais dos meus ascendentes agradecia que me indicasse:
- Onde nasceram as filhas do casal Brás Nunes Mialha e Joana Viegas.
- A data de nascimento da Antónia Joaquina.
- O local e a data de nascimento da Joana Viegas do Nascimento de Jesus e do Brás Nunes Mialha se tiver.
Os filhos do casal Manuel Mendes Estaço e Beatriz Maria que indicou, deduzo que tenham nascido à semelhança dos irmãos em São Clemente de Loulé?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Manuel Guerreiro Estaço
Caro amigo Júlio,
Há muito tempo encontrou o registo do óbito de um Manuel Guerreiro Estaço cc Domingas Rodrigues, em Monchique, que o meu amigo não conseguiu ligar a ninguem nem eu, embora tenhamos ficados convictos de que se ligaria aos meus.
Este Manuel Guerreiro Estaço cc Domingas Rodrigues em Santa Bárbara de Nexe em 13.10.1800 é bisneto dos meus 6.ºs avós Manuel Guerreiro Estaço e de Maria de Mendonça.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Caro JLiberato, Fernanda Farrajota e outros confrades:
Penso que em tempos já tinha falado nisto mas não tão documentado:
- A nossa Maria Guerreira cc Bartolomeu Mendes Estaço é da Apra- Loulé.
- Os pais Manuel Afonso Contreiras cc Isabel Guerreira são da Apra – Loulé.
- Eu em tempos tinha encontrado o registo de uma ISABEL * Apra- São Clemente - Loulé em 25.06.1592, filha de JOÃO GUERREIRO e de MARIA DA PONTE, da Apra - Loulé casados em São Clemente em 29.02.1588, neta paterna de e GASPAR GUERREIRO e de GUIOMAR ARGANJA e materna de LOPO FERNANDES DA PONTE (Padre entre 1588 e 1590 em Loulé) e de LEONOR RABALA.
- Portanto considerando-a, esta nasceu em 25.06.1592, não se sabe quando casou com o Manuel Afonso Contreiras, sabe-se sim que teve 5 filhos, quatro deles nascidos entre Março de 1629 e Agosto de 1635 e que faleceu em 20.07.1675, teria assim 37 anos quando nasceu o 1.º filho e 43 quando nasceu o último e 83 anos quando faleceu.
- Ter falecido com 83 anos nesta família parece não ser nada estranho porque a filha da Isabel Guerreira de Nome Maria Guerreira cc Bartolomeu Mendes faleceu com 88 anos e teve filhos até aos 44 anos, Não esquecendo ainda que a Catarina Lopes cc Pedro Contreiras Guerreiro, neto desta Maria Guerreiro, teve a última filha naquele tempo, já com 51 anos e que este Pedro faleceu com 79 anos.
- Esta Isabel tem 4 irmãos nascidos em Loulé:
Guiomar * 13.12.1588
Lopo * 06.11.1594
Maria * 14.12.1597
João * 07.06.1599.
Que dizeis perante estes factos?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Caro Custódio Adriano,
Digo que estamos numa situação semelhante à Catarina Lopes, de que já falámos abundantemente.
Felicito-o pela investigação, mas, do ponto de vista genealógico, não podemos ir mais além do que dizer que Isabel Guerreira é possivelmente a Isabel que menciona.
E procurou bem o casamento de Manuel Afonso Contreiras e Isabel Guerreira? Nunca o encontrei mas realmente se toda esta gente é de Apra, o que revela uma certa estabilidade, talvez o casamento nos tenha escapado.
Um abraço
José Liberato
Bruxelas
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Caro JLiberato,
Quanto a mim, as probabilidades de ser esta a nossa Isabel Guerreira são de 99%, coincide nos nomes de família; no local onde moravam uns e outros; quando a Isabel que eu referi nasceu, os pais João Guerreiro e Maria da Ponte moravam na Apra, a Isabel Guerreira é da Apra, esta ter tido os filhos entre os 37 e os 43 anos, não sai para além do possível, no entanto não descuro a hipótese mínima existente de não ser.
Quanto ao casamento de Manuel Afonso Contreiras com a Isabel Guerreira, como já deve ter imaginado já vasculhei por quase todo lado, incluindo Alte e não o encontrei, resta-me a única hipótese de ver os registos individualmente, pois não seja este um dos casos em que o Padre colocou mal os nomes dos noivos ao lado da página como eu já constatei noutros registos, e se não resultar, considerar esta Isabel como sendo a minha até que alguém me dê provas do contrário.
É pena que outros confrades, principalmente os interessados, não comentem a minha msg anterior e depois não digam qual o veredicto deles.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Caro Custódio Adriano,
Não deixe de me manter ao corrente.
Eu procuro sempre responder, às vezes com um pouco de atraso, porque o trabalho não permite outra solução.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro JLiberato, Fernanda Farrajota, Ventura Pinto e outros confrades interessados:
Não sei se já anteriormente referi, mas penso que não, as datas de nascimento dos filhos do Bartolomeu Mendes Estaço e da Maria Guerreira a seguir referidos:
- Maria Simões * São Clemente de Loulé a 26.09.1664 cc Cap- Manuel Rodrigues Guerreiro.
- Manuel Afonso Estaço * São Clemente de Loulé a 26.01.1668.
- António Guerreiro * São Clemente de Loulé a 16.01.1679.
- Da Catarina Guerreira e do Gregório Guerreiro não tenho a data de nascimento.
Os outros três penso que já foram referidos anteriormente.
Encontrei também recentemente o registo de um Manuel * São Clemente de Loulé a 01.09.1666, sobrinho do casal referido, filho de Joana Guerreira e de Manuel Mendes. Alem de outro Manuel * 04.02.1674 irmão deste.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro Custódio Adriano
Do casal Bartolomeu Mendes Estaço/Maria Guerreiro, também há o filho Álvaro Mendes (Estaço) * Apra - S. Clemente de Loulé a 7.10.1675, cc Joana Viegas
Cumprimentos Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro Fernando Ventura Pinto,
Eu nesta msg coloquei as datas de nascimento destes 3 filhos do Bartolomeu Mendes Estaço e de Maria Guerreira porque penso que anteriormente não as divulguei e se o fiz de certeza que não foram todas, portanto o seu Álvaro Mendes Estaço NÃO está incluído nos 1ºs. que eu mencionei, mas sim nos outros 3 que faço referência na minha msg. mas que afinal são só dois.
Colocou o apelido Estaço no Álvaro Mendes Estaço entre parênteses. Não é necessário pois ele tem mesmo esse apelido bem como mais dois irmãos. E para que não haja confusão, embora já tenham sido divulgados, vão aqui novamente mencionados todos os filhos do Bartolomeu Mendes Estaço e da Maria Guerreira de que eu tenho conhecimento:
- Gregório Guerreiro * São Clemente de Loulé cc Simõa Rodrigues em 30.07.1685 (meus 8.º avós)
- Catarina Guerreira * São Clemente de Loulé cc Bartolomeu Lourenço em 06.10.1681
- Maria Simões * São Clemente de Loulé a 26.09.1664 cc Cap- Manuel Rodrigues Guerreiro em 18.10.1694.
- Manuel Afonso Estaço * São Clemente de Loulé a 26.01.1668 cc Bárbara Mendes 18.10.1694.
- João Gregório Estaço * São Clemente de Loulé a 08.02.1671
- Álvaro Mendes Estaço * São Clemente de Loulé a 07.10.1675 cc Joana Viegas 30.07.1698
- António Guerreiro * São Clemente de Loulé a 16.01.1679 cc Sebastiana Viegas, cuja data de casamento não tenho, mas tenho a de dois filhos deles: a Joana Guerreiro Mendes em 01.05.1730 em São Clemente-Loulé e o João Guerreiro Cabrita em 09.01.1737 em Santa Bárbara de Nexe.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro Custódio Adraiano
Coloquei o apelido Estaço entre parênteses, porque no registo de casamento aparece só Álvaro Mendes.
Também Bartolomeu Mendes Estaço, aparece no assento do seu casamento e no de seu filho Álvaro, sem o apelido Estaço.
Tem a data de nascimento de Catarina Mendes, filha de Álvaro Mendes Estaço e de Joana Viegas?
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro Ventura Pinto,
Em relação ao que refere na 1.ª parte até poderei estar errado, mas eu desde que me apareça no registo de um filho mais um nome eu aceito-o sempre. Num caso concreto que é o do meu 7.º avô Pedro Contreiras Guerreiro, ele no casamento só tem Pedro Contreiras, no registo de alguns filhos e netos tem Pedro Contreiras Guerreiro e no óbito tambem.
Quanto à data de nascimento da Catarina Mendes, filha do Álvaro Mendes Estaço e de Joana Viegas não tenho a data de nascimento, tenho sim a indicação do ano 1700, que me foi dado por alguem. Tenho somente a data do casamento com o José Viegas Ramos em 02.12.1747 em Santa Bárbara de Nexe.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro Custódio Adriano,
Procuro há muito tempo a data de nascimento do Gregório Guerreiro, que é meu antepassado. Pesquisei São Clemente de Loulé entre 1648 e 1673 sem sucesso.
A mãe dele, Maria Guerreira, nasceu em 1635 e casou em 1654 com 18 anos.
Graças às nossas pesquisas estão identificados quatro filhos com datas. O primeiro nasceu quando ela tinha 29 anos, o quarto quando ela tinha 44.
Não é lógico que ela, tendo casado com 18 anos, não tenha tido filhos entre os 18 e 29 e depois tenha tido quatro entre os 29 e os 44.
A única explicação é o casal ter vivido noutro sítio entre 1654 e 1664. Talvez em Santa Bárbara de Nexe? Só que, infelizmente, julgo que não há registos para essas datas.
O que me diz?
Um abraço
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Caro Senhor Adriano,
Muitos parabéns por tanta informação. Continuo sem tempo para me dedicar à pesquisa. Se puder fornecer a padrinhagem de todos os filhos do João Guerreiro e da Maria da Ponte, assim como as testemunhas de casamento do casal, agradeço.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro Sr.Adriano,
Como tenho estado ausente da genealogia e agora a rever o que se tem passado, sobre os filhos da Joana cc. Manuel Mendes tem os padrinhos e padre de batismos ?
Fernanda
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro Sr.Adriano,
Mais os padrinhos dos filhos do António Guerreiro e Sebastiana Viegas, se puder, agradeço.
Fernanda
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro Senhor Adriano,
A resposta vai bastante atrasada sobre as irmãs Antónia Joaquina e a Maria de São José.
A Antónia Joaquina é com efeito avó de meu marido casada com Lourenço Correia 3/7/1774 e não com o Cap. Pedro José de Barros , uma neta dela a Luzia Nunes Correia é que casa com um neto do capitão Pedro José de Barros, o José Pedro de Barros .
A Maria São José é a primeira mulher do capitão Pedro José de Barros, casados a 9/11/1769 . Deste casamento tenho uma filha D.Luisa Rosa de Barros.
O segundo casamento do capitão Pedro José de Barros foi com a D.Bárbara Joaquina Rosa Vasco (filha de Fernando Gonçalves Madeira Vasco, de Estói e Margarida São José Sousa, deS. Brás), de quem meu marido é descendente.
Não tenho data de nascimento dos Brás Nunes Mialha nem da Joana Viegas, só casamento.
Da Antónia Joaquina também não tenho data nasc., só casamento 3/6/1774, e foi dispensada em 4º. grau de consag.cc.Lourenço Correia(filho de Bartolomeu Viegas e Josefa Viegas, da Goldra)
Sobre os filhos de Manuel Mendes Estaço e Beatriz Maria tenho-os nascidos em S.Clemente-Loulé.
Espero ter respondido ao pedido e não ter algo em atraso.
Se por acaso não respondi a qualquer outra mensagem, agradeço me faça lembrar.
Fernanda
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro JLiberato,
Tenho sido muito persistente na pesquisa do registo de nascimento do nosso antepassado Gregório Guerreiro e sua esposa Maria Simões, mas nunca consegui nada, e já procurei registo a registo em São Clemente.
Identificados com datas temos cinco filhos e não quatro.
Corroboro na integra com a sua explicação. Já fiz precisamente a mesma interpretação e a única explicação que encontro, ressalvando uma doença é a de que o casal Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira viveram noutro sitio entre 1654 1664. Por acaso já tinha até feito esse comentário com o nosso confrade Cabecinha,
Também já procurei em Querença entre 1654 e 1659, não procurei mais por não haver registos a partir daí até 1671. Em Santa Bárbara de Nexe não existem registos anteriores a 1678.
Alem de tudo isto surgiu-me mesmo agora um pensamento: O Bartolomeu Mendes, segundo o que refere no Jornal o Independente, na sua edição de 19.07.1991, onde foi publicada a árvore do Professor Cavaco Silva, foi Alferes. Ora bem, temos aqui a possibilidade deste ter morado perto do aquartelamento onde prestou serviço, durante esses anos, só que não sabemos onde e não sei se haverá essa possibilidade.
Quem poderá ajudar aqui um pouco será o nosso confrade Júlio Sousa, pois em tempos vi aqui no Fórum algo dele fazendo referência à localização dos Quartéis no Algarve.
E mais não sei.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Cara Fernanda Farrajota,
Com o devido respeito sugiro que retiremos o senhor ou senhora das nossas msgs, isto se não se importar.
Padrinhos de baptizo dos filhos de João Guerreiro e Maria da Ponte, nascidos em Apra, São Clemente, Loulé e padres celebrantes:
- GUIOMAR * 13.12.1588, padrinhos: João Taíde, Catarina Afonso (mulher de Duarte Lobo) e a parteira frei senhora Inês Dores. Padre Joanne Mendes Estaço.
- ISABEL * 25.06.1591 (por lapso indiquei 1592 inicialmente). Padrinhos: Pexo? De Sousa e Isabel Taíde, ambos de Loulé. Padre Domingos Guterres.
- LOPO * 06.11.1594. Padrinhos: Fernão Fogaça de Melo e Isabel Nella. Padre Domingos Guterres.
- MARIA * 14.12.1597. Padrinhos: Isabel Velha e Manuel da Rocheta, ambos de Loulé. Padre Domingos Gonçalves.
- JOÃO * 27.06.1599 (por lapso indiquei dia 7). Padrinhos: Duarte de Barros da Silva e Catarina Lopes, ambos de Loulé. Padre André Nogueira.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Caro Custódio Adriano
O padrinho de Isabel não será Pero de Sousa?
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Caro Fernando Ventura Pinto,
E muito provável que seja Pero, p´lo menos tem mais jeito do que Pexo, foi por isso que coloquei o ?.
"Vejo" que está sempre atento.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Cara Fernanda Farrajota,
Do casal António Guerreiro e Sebastiana Viegas só tenho 2 filhos mas não sei a data de nascimento deles, somente sei as datas de casamento:
- João Guerreiro Cabrita cc Ana de Sousa em 09.01.1737 em Santa Bárbara de Nexe, não tirei o nome dos padrinhos nem do padre.
- Joana Mendes cc Manuel Mendes em 01.05.1730 em São Clemente. O padre foi José Guerreiro de Brito, Testemunhas: André Mendes Varela, Francisco José Correia e Francisco da Silva.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Cara Fernanda Farrrajota,
O meu obrigado pelo seu esclarecimento, assim tem mais jeito e fica tudo nos lugares devidos.
Cumprimentos
Custódio adriano
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Cara Fernanda Farrajota,
De momento não sei qual é a Joana cc Manuel Mendes que se está a referir, se é a bisneta de Manuel Afonso Contreiras e Isabel Guerreira, filha de António Guerreiro
ou a Irmã da Maria Guerreiro cc Bartolomeu Mendes e portanto filha do Manuel Afonso Contreiras e Isabel Guerreira, mas penso que seja esta.
Seria bom que sempre que responda a msgs com algum atraso, faça menção às msgs que está a responder, ou até em todas..
Dos padrinhos e padres dos baptizos dos filhos de Manuel Mendes com a Joana Guerreira, nascidos em São Clemente de Loulé tenho o seguinte:
- MANUEL * 01.09.1666, não tenho os padrinhos nem o padre.
- MARIA * 20.03.1669, Padrinhos: José Guerreiro e Maria Coelha, padre Brás Guerreiro.
- ÁLVARO * 22.11.1671, padrinhos: Francisco de Sousa e Maria Coelha, padre Brás Guerreiro.
- MANUEL * 24.02.1674, padrinhos: Bartolomeu Mendes e filha Catarina Guerreira, padre Simão Farias.
- ANTÓNIO *13.09.1676, padrinhos: Gregório Mendes e Beatriz Mendes, Padre Luís Brito….
- CATARINA GUERREIRA, Não tenho data e portanto padrinhos também não.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: PAIS de Isabel Guerreira ?
Caros Confrades interessados.
Nos dados que referi na minha msg de 13.10.2005 às 01H14, seguiram algumas falhas que eu já corrigi com a msg de 12.11.05 às 20H57, que foi o nascimento da Isabel em 1591 e não 92 e o o nascimento do João em 27/06/1599 e não 07.06.
Agora covém corrigir o nome da avó materna da Isabel que é LEONOR MACHADA e não Leonor Rabala como me pareceu inicialmente. Agora após verificar bem e com a colaboração do companheiro de pesquisa Manuel da Costa, chegamos à conclusão de que é Leonor machada.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: filha de Maria Guerreira de São José
Caro Ventura Pinto,
Penso que os dados que se seguem lhe dizem respeito directamente:
Encontrei à pouco dias o registo de nascimento de dois gemeos: o Francisco e o Joseph *s 30.12.1813 em São Brás de Alportel, filhos Manuel Martins Faisca e de Maria Guerreira (2.º casamento desta), que anteriormente tinha cc Francisco Viegas de Oliveira em 30.01.1788 em Santa Bárbara de Nexe, netos paternos de Manuel Martins e Isabel Martins, dos Juncais, e maternos de António Mendes Pinto e de Maria Guerreiro de São José, da Palhagueira, Santa Bárbara de Nexe.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: filha de Maria Guerreira de São José
Caro Custódio Adriano
Agradeço a sua atenção.
Embora sejam colaterais, é sempre bom saber.
O meu ramo vem dum irmão de Maria Guerreira, Manuel Mendes Pinto.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro JLiberato,
É com emorme satisfação que digo: CHEGÁMOS ÁS TREZENTAS. Trezentas msgs num tópico é quase um recorde.
Após ter analizado um pouco mais atenciosamente os dados sobre o casal GASPAR MENDES e LEONOR LUIS reparei que estes casaram em 27.04.1656 em São Clemente e que 3 dos 4 filhos com o registo encontrado por mim nasceram em 1668, 1670 e 1673, em São Clemente, o 1.º doze anos depois do casamento, precisamente o que aconteceu com o seu irmão (nossos avós) Bartolomeu Mendes Estaço e Maria Guerreira que como já constatamos e comentados em msgs anteriores, casou em 01.06.1654 em São Clemente e 5 dos 7 filhos, cujos registos foram encontrados nasceram em 1664,1668.1671,1675 e 1679, o 1.º dez anos depois do casamento.
Quererá isto dizer que ambos casaram em São Clemente, que se ausentaram da zona com toda a família, residindo noutro local onde certamente terão tido outros filhos e depois vieram juntos para São Clemente?
Não sei mais o que pensar sobre isto.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Filhos Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
Caro Custódio Adriano
Parabéns pelo êxito do tópico. Como todas as moedas têm duas faces, o problema é que começa a ser difícil circular no tópico.
Mas mais vale informação a mais do que a menos.
Eu já tinha observado o mesmo relativamente a Bartomeu Mendes-Maria Guerreira. Presumo que tenham vivido notro sítio.
Outra hipótese seria a negligência do pároco. Mas seria difícil que fosse em tão larga escala.
Um dia descobriremos algo...
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Adriano,
Com os problemas que tive com o computador perdi alguns dados, endereços electrónicos entre eles o seu.
Desejo um Bom Ano 2006
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Cabecinha,
Perdi o seu endereço electrónico, com os problemas que tive com o computador.
Bom Ano 2006
Os meus melhores cumprimentos
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Cara Fernanda Farrajota,
Um Bom Ano para si e sua família.
Com estima
José Cabecinha
jcabec@hotmail.com
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro J. Liberato
Embora não hajam intervenções minhas já há algum tempo aqui no Fórum não quer dizer que tenha estado parado. O que aqui lhe trago não sei se já terá. No mínimo é curioso e interessante.
Ambos os meus 7.ºs avós PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO cc CATARINA LOPES são irmãos dos seus 8.ºs avós JOÃO GUERREIRO cc MARGARIDA GONÇALVES.
Ora bem estes meus avós, além de outros, de que também tem conhecimento, têm um filho que é o Padre JOSÉ GUERREIRO ESTAÇO.
Como sabe estes nossos avós têm além de outros, um irmão que é o MIGUEL GUERREIRO * 25.12.1692 cc MARIA DIAS, os quais tiveram 7 filhos que são:
- CATARINA GUERREIRA cc Manuel Viegas em 13.12.1747. Testemunhas: Reverendo Padre Manuel de Jesus e Reverendo Padre Manuel de Sousa Lima
- DOMINGAS GUERREIRA cc Manuel Viegas em 24.04.1748. Testemunhas: Reverendo Manuel de Jesus Correia e Reverendo Padre José Guerreiro de Brito.
- MANUEL GUERREIRO CONTREIRAS cc Catarina da Fonseca em 08.11.1751 Testemunhas: Reverendo Padre José Guerreiro de Brito e Reverendo Padre André Mendes.
- MARIA GUERREIRO cc João Viegas Pinheiro em 09.10.1752.
- JOSÉ GUERREIRO cc Maria Viegas em 22.11.1756.
- CAETANO GUERREIRO cc Maria do Espírito Santo em ??
- VICTÓRIO GUERREIRO cc Maria da Conceição antes em ??
O curioso e interessante é o seguinte: O primo deles era o Padre JOSÉ GUERREIRO ESTAÇO e certamente por isso as testemunhas de casamento de quatro destes irmãos
São Padres. Quando pesquisei não apontei o padrinho dos outros.
Por acaso não tem a data de casamento do MIGUEL GUERREIRO com a MARIA DIAS?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Custódio Adriano,
Infelizmente não tenho o casamento que menciona.
E não sabia que o casal dos meus avós era irmão dos seus.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Sobre os Estaços na minha cidade de Elvas só conheço um padre que aqui viveu no séc. XVIII. Trata-se de Manuel Gomes Estaço (nalguns documentos está Estácio) que inclusivé deixou o seu nome ligado a uma rua.
ReplyDirect link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro Jliberato,
Já lhe tinha referido isso à muito tempo em outras mensagens mas só numa é que falei que eram os dois.
O meu 7.ºs avô PEDRO CONTREIRAS GUERREIRO é irmão do seu 8.º avô JOÃO GUERREIRO que cc CATARINA LOPES, (minha 7.ª avó) esta é irmã da sua 8.ª avó MARGARIDA GONÇALVES que casou com o JOÃO GUERREIRO.
Dois irmãos casados com duas irmãs.
Portanto o casal GREGÓRIO GUERREIRO e SIMÕA RODRIGUES são os meus 8.ºs e seus 9.º avós respectivamente.
O JOÂO RODRIGUES cc CATARINA LOPES são meus 8.ºs e seus 9.ºs avós respectivamente.
O GREGÓRIO GUERREIRO nosso 7.º e 8.º avô respectivamente é irmão da MARIA SIMÕES cc Cap. MANUEL RODRIGUES GUERREIRO 7.ºs avós do Prof. Doutor Cavaco Silva.
Reparou na curiosidade referente aos Padres que eu referi na msg anterior?
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Rui Jesuino
Poderá ou não ter alguma relação, o Padre que aqui se refere JOSÉ GUERREIRO ESTAÇO viveu tambem em meados do secúlo XVIII, aliás nasceu a 03.11. 1731 mas em Santa Bárbara de Nexe.
Encontrei um outro tambem já mais para o fim desse século de nome JOÃO GUERREIRO ESTAÇO, que não consegui ainda ligar neste tópico, muito provavelmente será da mesma familia.
Quanto aos Estaços desta familia tambem aparecem às vezes como Estacio
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Custódio Adriano,
Pesquisei mais um pouco, não fosse interessar-lhe este Estaço que encontrei em Elvas e vi que afinal o Padre Manuel Gomes Estaço era cura beneficiado nesta cidade mas no séc. XVII. Em 1614 desempenhava as suas funções na igreja de São Pedro tendo passado depois para a Sé onde estava já em 1654. Parece que parte da família Estaço ou Estácio esteve nesta cidade desde o final do séc. XVI até pelo menos ao séc. XVIII.
Abraço, Rui.
Direct link:
RE: Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bár
Caro Rui Jesuino,
Como já anteriormente referi poderá eventualmente estar relacionado, e se as Igrejas de São Pedro e Sé que refere nesta sua msg, são as da Cidade de Faro no Algarve ainda mais probabilidades há na ligação, Santa Bárbara, Freguesia de onde é oriundo o Padre José Guerreiro Estaço é tambem uma Freguesia de Faro.
Vou estar atento ao desenrolar da situação.
Obrigado pela seu interesse e intenção de ajudar.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
RE: Álvaro Mendes e Beatriz Simões
Caro JLiberato (e outros interessados):
O nosso confrade Cabecinha encontrou um documento para mim e penso que para outros muito interessante, cujo apontamento anotou e muito entusiasmado e gentilmente me entregou.
O Nosso Avô Gregório Guerreiro era lavrador, tem no final do nome o apelido Estaço e assina como tal.
Seu nome completo é GREGÓRIO GUERREIRO ESTAÇO como se pode ver na escritura pública em que este é interveniente, lavrada em 22.05.18708 (Cota M-1003 do Tabelião José pinto Barbosa no 6.º Cartório Notarial de Faro)
O filho dos nosso avós Gregório Guerreiro e Maria Simões de nome José Guerreiro, (irmão do seu avô João Guerreiro e do meu Pedro Contreiras Guerreiro, em 1708, quando este tinha 20 anos e deveria cumprir o serviço militar não o fez porque em seu lugar seguiu um outro indivíduo a quem o seu pai Gregório Guerreiro pagou a quantia de 30.000 Reis para cumprir o serviço militar no lugar de seu filho, constando isso na Escritura Contrato acima indicada.
Cumprimentos
Custódio Adriano
Direct link:
Domingos Afonso Pousado c.c Sebastiana Varela
Boa noite Fernanda
Não sei se interessa mas deixo aqui o registo do 1º casamento da Sebastiana Varela, que posteriormente casou com o Manuel Estaço:
Casamento Sta Barbara de Nexe 04.03.1685
Domingos Afonso Pousado, filho de António Afonso e de Inêz Vaz, com
Sebastiana Varela, filha de Bartolomeu (?) Mestre e Catarina Simões
(pag 155)
Cumprimentos
Susana R. Gama
Direct link:
Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Olá! Comecei há pouco tempo a investigar a minha árvore genealógic e com isto descobri que tenho família “Contreiras” com origem em Gorjões, Santa Bárbara de Nexe, Faro. O meu bisavô paterno chamava-se Joaquim Contreiras Palermo e nasceu nos Gorjões, bem como o seu pai que partilhava do mesmo nome. Alguém possui alguma informação em relação a esta família que me possa ajudar? Ou já alguém se cruzou na sua árvore com o nome do meu bisavô e trisavô?
Obrigada,
Constança
Direct link:
Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Boa tarde
Talvez se recuar um pouco mais possa entroncar em ramos já estudados de Contreiras Palermo.
Qual é data de nascimento do seu trisavô e de quem era filho?
Cumprimentos
Susana de Sousa
Direct link:
Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Ola! Pedro Contreiras Estaço, meu antepassado da 6.ª geração, ele nasceu nos Gorjões, Santa Barbara de Nexe, 05/11/ 1739. Seu pai, Pedro Contreiras Guerreiro, 29 de junho de 1699 Gorjões, Santa Barbara de Nexe, c c Catharina Lopes,7 de fev. de 1699, Clareanes, São Clemente, No momento estou procurando o registro paroquial, de Manuel Afonso Contreiras, não estou certo da data, arrisco, 1595, sua esposa, Isabel Guerreiro, 25 de junho de 1591, Apra, São Clemente, são meus antepassados, da 10.ª geração. Sem as fontes credíveis (registros paroquiais) chegue até Lopo Fernandes Caldeirão cc Constança Pires, meus antepassados da 14.ª geração. Rui de Sousa c c Maria Mendes, (eles estão complicados de encontrar) progenitores de Álvaro Mendes de Sousa c c Catharina Mendes, não estou certo das datas, arrisco, ele 1565 ela 1568.
Cumprimentos
Luís Miguel
Direct link:
Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caros confrades,
Eu tenho Maria Guerreira, natural de Apra, São Clemente de Loulé, baptizada aos 20 de Agosto de 1635 em São Clemente de Loulé.
Filha de Manuel Afonso Contreiras e Isabel Guerreira. Nunca encontrei o casamento destes e já ando de volta destas pessoas há mais de 20 anos.
Cumprimentos,
JLiberato
Lisboa
Direct link:
Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara
Caro José Liberato
Segundo a genealogia de José CIRILO de SOUSA CABECINHA
Gaspar Guerreiro *c. 1533 em Almodôvar cc. Guiomar Aranha em Loulé. Tiveram João Guerreiro *c. 1563 em Loulé. João Guerreiro cc. Maria Fernandes da Ponte em Loulé. Tiveram Isabel Guerreira *c. 1591. Isabel Guerreiro cc. Manuel Afonso Contreiras em Loulé c. 1635. Tiveram Maria Guerreiro 1635
Lopo Fernandes Caldeirão* c. 1465 cc. Constança Pires * c. 1475 . Tiveram Francisco Fernandes Caldeirão *c. 1500. Francisco Fernandes Caldeirão cc. Catarina Fernandes da Ponte * c. 1507. Tiveram Lopo Fernandes da Ponte * c. 1533 em S. Clemente -Loulé. Lopo Fernandes da Ponte cc. Leonor Machado * c. 1545. Tiveram: Maria Fernandes da Ponte,* c. 1570 em Apra-Loulé. Maria Fernandes da Ponte cc. João Guerreiro. Tiveram Isabel Guerreiro * c, 1591 . Isabel Guerreiro cc. Manuel Afonso Contreiras em Loulé c. 1635. Tiveram Maria Guerreiro 1635.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Dez 2024, 07:28.