Descendentes de D. Francisco de Almeida

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Descendentes de D. Francisco de Almeida

#7878 | anuska | 14 Aug 2001 12:58

Tenho a informação de que a familia do meu Pai( de apelido "Coutinho de Almeida") é descendente de Dom Francisco de Almeida (1º vice rei da India).
Gostaria de saber se proventura haverá outros supostos descendentes, ou alguém que tenha alguma informação relacionada com aquilo que aqui exponho.
Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Descendentes de D. Francisco de Almeida

#7879 | 2910 | 14 Aug 2001 13:10 | In reply to: #7878

Por acaso esses Almeidas são da freg. de Trevões(S.João da Pesqueira) ?

Reply

Direct link:

RE: Descendentes de D. Francisco de Almeida

#7885 | anuska | 14 Aug 2001 15:59 | In reply to: #7879

Só lhe sei dizer que quase toda a familia do meu pai é originária de Vila do Conde.

Reply

Direct link:

RE: Descendentes de D. Francisco de Almeida

#8264 | Vasco Jácome | 26 Aug 2001 22:04 | In reply to: #7878

Cara Anuska

A descendência de D. Francisco de Almeida está no Felgueiras Gayo ttº de Almeidas § 2: além de um filho que deve ter morrido solteiro e sem descendência, teve como filha herdeira D. Leonor de Almeida. Esta foi casada 2 vezes: a 1ª com Francisco de Mendonça (ttº de Mendonças Furtados §15 N13) do qual teve D. Brites m.er de D. Francisco de Sousa (constam aqui no GP, embora D. Leonor surja separada da família do 2º casamento e do pai), Sr. da Casa de Calhariz e antepassado directo dos Duques de Palmela (onde deve estar a representação do Vice-Rei); e D. Maria m.er de D. Duarte da Costa com geração no ttº de Costas §201 N6.
D. Leonor foi também casada com D. Rodrigo de Melo, 1º Marquês de Ferreira e 1º Conde de Tentúgal, antepassado directo dos Duques de Cadaval (ttº de Melos §4 N13). Este casamento já está aqui referido no GP. Falta é fazer a ligação de D. Leonor a D. Francisco. Este, pode ter tido outra filha D. Susana de Almeida cc Diogo de Barbudo de quem teve D. Francisca de Barbudo cc Fernão de Melo cs na Beira e descrita no ttº de Melos §29 N12.

Por vários motivos (tipo de famílias com que se aliou a descendência de D. Francisco de Almeida, zonas geográficas e até porque não vejo descendência a continuar o apelido Almeida), não me parece que em Vila do Conde haja família do Vice-Rei.

Sugiro é que tente fazer uma pesquisa à origem do seu Almeida através dos paroquiais que devem existir no Porto no Arquivo Distrital (http://www.adporto.org).

Aproveitando para responder aqui à sua outra questão sobre famílias notáveis de Vila do Conde. Indico, a título de exemplo, as mencionadas nas “Últimas Gerações” (nas Fontes do GP - UGEM), todas no Vol. II e Canaes de Figueiredo (nas Fontes do GP – ACFIP):

-Casa Grande, dos Pereira Gayo
-Casa da Costa, dos Carneiro Pizarro
-Casa do Freixo (Guilhabreu), dos Sousa Cirne
-Casa de S. Bento, dos Carneiro de Sá
-Casa de S. Sebastião, dos Pereira Coutinho de Vilhena
-Casa da Senra, dos Carneiro Vilhena

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Descendentes de D. Francisco de Almeida

#8343 | anuska | 28 Aug 2001 17:47 | In reply to: #8264

Caro Vasco

agradeço antes de mais todas as informações que me deu...
É possivel que a descência de D. Francisco de Almeida nada tenha a ver com a cidade de Vila do Conde, apenas sei que os meus avós e bisavós eram de lá...
Mas aquilo que posso adiantar é que esta história já era contada pela familia á algumas gerações, e que mais tarde o meu pai comprovou indo á Torre do Tombo...
Agora falta-me saber toda a história da descendencia, uma vez que tudo isto foi contado pelo meu pai á alguns anos, hoje ele já não é vivo...

Reply

Direct link:

RE: Descendentes de D. Francisco de Almeida

#294274 | margaridaf | 08 Jan 2012 19:55 | In reply to: #8343

sou descendente do francisco de almeida... o meu primo em 2º grau tem o seu anel de brasão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 08:40.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen