Penha da regiao de Bombarral e Beira

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80693 | Conceicao | 03 Jan 2005 18:31

Agradecia qualquer informacao que me pudessem dar. Bem Hajam. Maria da Conceicao.

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80733 | JMSA | 04 Jan 2005 00:12 | In reply to: #80693

Se quiser dar mais informações sobre o seu ramo Penha é possível que a possa ajudar (só agora reparei neste seu segundo tópico sobre os Penha!)
Cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80736 | Conceicao | 04 Jan 2005 00:23 | In reply to: #80733

Caro? JMSA, obrigada pelo raio de esperanca que entona. A minha familia materna e preciamente da area do Cadaval. Sei que havia um primo direito na area do Bombarral, Isaac Penha. Os Penha da minha parte, casaram com os Costa que vieram de Gouveia para a area do Cadaval. O meu problema e que nao consigo passar alem dum trisavo que a partir de 1851, comecou a usar o nome de Penha. Como nao consegui ainda uma das certidoes dele, nao consigo ir para a frente, alias para traz. Estou estancada ate que algo caia no meu regaco, e nao sera necessario serem rosas, basta uma pista. Obrigada, Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80741 | JMSA | 04 Jan 2005 00:35 | In reply to: #80736

Estamos a falar do mesmo assunto em 2 tópicos diferentes. Proponho ficarmos só por um deles para não fazer confusão!
Conheço uma família Penha e Costa e não sei se é a ela que se refere. Ainda não consegui perceber se se trata da mesma familia ou não. Quanto aos nomes que refere e principalmente o nome Issac Penha tem realmente muito interesse pelo motivo que lhe dei na minha outra mensagem. Gostaria de saber o nome do seu trisavô Penha que refere e convido-a a pesquisar os Almeida-Penha que estão aqui no Genea. Por aí poderá ver a origem desta família e o que até agora se sabe.
JMSA
PS: Não se preocupe com o "Caro", é um tratamento como qualquer outro.

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80742 | Conceicao | 04 Jan 2005 00:44 | In reply to: #80741

Sim, so que por iniciais nunca se sabe se e caro ou cara?
No meu caso eramos Costa Penha. Como disse antes, nao sei donde vieram ainda os meus Penha. Chamava-se esse trisavo, Antonio Francisco da Costa e aparentemente a partir de 1851 adicionou Penha. E um grande misterio para mim. Os "Penha" da minha familia, teem olhos muito ramudos. (pestanas grandes e longas). Sofrem tambem de problemas osseos, reumatico, etc. Os Penha da Holanda nao teem esse problema. Ha os tambem na Ilha de Curacao, etc.
O meu bisavo Jose da Costa Penha, casou com uma Fortunata, filha de um Sr. vindo de Espanha nos principios de 1800s, de uma freguesia que tambem nao encontro em Ourense. O nome era as vezes assinado David, Davide, ou daVide. Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80743 | JMSA | 04 Jan 2005 01:01 | In reply to: #80742

É bem possível que o seu Trisavô tenha ido buscar o apelido a um antepassado. Se conseguir encontrar o assento de nascimento com certeza que encontrará a resposta.
Em relação às armas dos Penha usadas em Espanha, desconheço por completo se alguma vez alguém as usou no nosso País. O que lhe posso adiantar é que os Almeida-Penha estão aparentados com todas as familias cristãs-novas que foram nobilitadas nos sec.XVII e XVIII. Tanto os Almeida como os Penha eram de origem judaica portanto foram todos presos. Durante séculos eles casaram entre primos da mesma origem e no meu caso, a primeira a casar com um cristão-velho, foi a minha Bisavó e isto já em pleno século XIX (cerca de 1870!). Era um grande clã que se manteve muito para além do fim da Inquisição e da perseguição aos judeus.
Desconhecia por completo que existiam Penhas na Holanda e quanto ao reumático, realmente tb. o há e abundância (infelizmente!) na minha Família, quem sabe não vem daí!?

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80745 | Conceicao | 04 Jan 2005 01:21 | In reply to: #80743

Interessante, precisamente por causa da inquisicao que a familia se alastrou por toda a Europa e tambem, norte africa,e americas. E uma historia fantastica, embora tragica, mas do tipo de filmes que ganhariam festivais.
Por acaso sabe que os primeiros colonos no que e hoje Texas, Novo Mexico, e Mexico eram portugueses da area das Beiras?
Que o nosso nome pereceu em Treblinka e outros campos de concentracao? Direitinhos da Alemanha e especialmente da Holanda. Ui tanto que lhe poderei dizer sobre o assunto. Tenho tal como os tentaculos da inquisicao, tentado contactar antepassados dos nossos antepassados por todo o mundo. A iberia perdeu, e quem ganhou? A inglaterra e a Holanda. Maria da Conceicao Penha etc.

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80746 | Conceicao | 04 Jan 2005 01:24 | In reply to: #80743

Veja aqui na heraldica. Temos familia na Holanda que ainda hoje se assina de delaPenha. O que e interessante neste brasao, e que segundo a universidade de Salamanca, a Abadia San Juan delaPenha onde foi dado o brasao, nunca existiu nas proximidades de Salamnca, mas sim ainda hoje existe como um dos maiores monumentos nacionais Espanhois na area de Burgos, de onde a familia Penha e originaria. Ja ai deve ser tardissimo. 01:30!

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#80747 | Conceicao | 04 Jan 2005 01:27 | In reply to: #80743

As armas foram usadas pelos La penha e hoje Penha. Foram levadas para o Brasil e divididas entre irmaos, para Penha e Deus Dara. Deus Dara foi dado a familia da irma do Padre Antonio Vieira, que pereceu numa viagem do Brasil para Lisboa. E tudo tao interessante nao e? Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80842 | JMSA | 04 Jan 2005 20:04 | In reply to: #80745

Cara Maria da Conceição
A descoberta do meu costado judaico é muito recente embora fascinante pela "teia" que estes meus antepassados criaram. Ninguém da minha família sonhava com estes costados já que tanto a minha Avó como toda a sua Família (pelo menos a mais próxima e de quem ainda os conheceu) eram católicos praticantes e nunca se falou em tal origem. Penso que a conversão (à religião católica) dos meus antepassados deva ser já bem antiga porque em caso contrário seria normal pelo menos ter ouvido qualquer coisa a esse respeito, o que nunca aconteceu. Só quando iniciei o estudo genealógico dos antepassados desta minha Avó é que fui confrontado com todos os processos da Inquisição a que foram submetidos assim como o parentesco constante nos casamentos. Apartir daí e com a ajuda de alguns Confrades que frequentam este forum fomos contruindo uma gigantesca "teia" familiar, como referi.
Espero, na continuação das minhas pesquisas, saber de que cidade de Espanha são naturais os meus Penha. O mais antigo que até agora pesquisei é um António Rodrigues de la Peña que terá vivido no principio do sec.XVII (se não estou enganado).
Melhores cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80849 | Conceicao | 04 Jan 2005 21:15 | In reply to: #80842

Caro Jose Maria, Os delaPenha escrito com o H foram para a Holanda, atravez da cidade Espanhola de Sevilha. Como sabe, antigamente os nomes escreviam-se de muitas maneiras. Portanto, o usar o H ou nao, nao sei se sera muito importante.
meu Caro, como deve calcular, foram todos convertidos. Contra todas as circunstancias e para sobreviver era necessario ser muito catolico. Alguns costumes existiam entre os cristao novos, que so atravez dos stempos se foram perdendo, ,mas outros ficaram. Para mim foi muito chocante ler oalguns dos processos dos Penha. Ja agora quais verificou? Por acaso viu o do Velho do Mogadouro? Esse, Lopes Penha, ou os seus descendentes encontram-se espalhados pela america latina, onde teem sido grandes figuras. Os outros estao nas Ilhas de Cuaracao. Alias se tentar fazer google para Curacao, geralmente uma das primeiras fotos que mostram, e precisamente o simbolico edificio dos Penha e filhos. E um mundo pequeno. Acho que a Maria David conhece uma pessoa que tem informacao dos Penha da Covilha, e acho que um dos tios foi para a area do Bombarral. Sera esse Sr, primo direito de meu Avo Isaac Penha, o tio dessa Sra? Tantas perguntas. Mas, nao e um nome muito comun, Talvez la chegemos. maria da Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80858 | JMSA | 04 Jan 2005 22:30 | In reply to: #80849

Cara Maria da Conceição
Assim vamos avançando mais um pouco...Se me diz que o primo do seu Avô era da Covilhã e foi para o Bombarral, então estamos a falar dos mesmos, porque todos os Penha da Covilhã...são Almeida Penha. Repare que quando lhe falo em Freixo de Numão e na Vila de Almeida, estou a falar há muitos séculos atrás. Mais tarde uns foram para Cedovim, em Vila Nova de Fozcôa e outros para a Covilhã, nomeadamente um irmão da minha Bisavó, Ayres d'Almeida Penha que casou com uma Senhora da Covilhã onde nasceram todos os seus filhos. Sei que houve mais casamentos com pessoas da Covilhã mas que agora não tenho de memória (houve vários com a família Castro, da Covilhã, tb. de ascendência x.n.). Isto tudo passa-se em pleno sec.XIX. Se fizer uma busca no Genea pode ter uma ideia da família incluindo as pessoas que ainda hoje usam este apelido.
Agradeço-lhe as informações que me dá sobre a expansão dos Penha no mundo e que não fazia ideia.
Não desista de tentar subir mais algumas gerações da sua família, porque é possível que venha a entrocar com muitos que já estão no Genea.
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80859 | JMSA | 04 Jan 2005 22:34 | In reply to: #80849

Esqueci-me de lhe dizer que já tinha conhecimento dos Penha de Mogadouro mas infelizmente nunca consegui fazer qualquer ligação com os meus, no entanto não me custa a crer que estamos a falar dos mesmos.
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80891 | Conceicao | 05 Jan 2005 00:51 | In reply to: #80858

A situacao do primo direito e tio de meu Avo, que se radicou na area do Bombarral, creio ter vindo da Covilha, mas necessitava falar com a amiga da Maria David, para ter a certeza. Sei que ela me mencionou um tio que tinha ido para aquela zona, mas nao estou certa 100%. Em breve terei copia do assento desse primo Isaac Penha que faleceu em Obidos. A minha AVo materna era de Obidos tambem.
Caro Jose Maria, o mais interessante e que mesmo depois de serem xn, ficaram a casar-se entre si. Eram conhecidos como "dos Nossos".
Acho que tambem a penhas em Ribeira da Camara? La para Braganca. Havia-os que viviam em Nogadouro e na Espanha logo ali perto da fronteira. Ja leu algo sobre a comunidade de Amsterdao? A banca, os grandes negocios da Companhia das Indias, os bancarios na Inglaterra, e os que queriam ajudar os que ficaram em Portugal, faziam negocios sob nomes diferentes com a coroa Portuguesa. Meu caro, assim se perdeu a forca dos novo mundos, a forca de podermos ser alguem, e ficamos com a mantra do parece mal. E mesmo triste. conceicao

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80893 | Conceicao | 05 Jan 2005 01:03 | In reply to: #80858

J.M. se quizer, eu poderei enviar-lhe uma lista de livros para ler sobre o assunto.
Na Republica Dominicana, um Penha foi Ministro de qualquer coisa. Noutros paises da america latina, houve grandes poetas, escritores, e pessoas do governo.
Para as Caraibas foram os Holandeses que os enviaram para as ilhas que lhes pertenciam, compa gamento dos pobres. Dessas ilhas e do Brasil se propagaram. As primeiras rocas de cana de acucar fora do Brasil, foram os nossos que deixaram o Brasil, quando a Holanda perdeu a guerra contra Portugal. Tenho tido contactos com varias pessoas de diversas universidades do mundo, que me enviam a informacao que temm, ou em Espanhol, ou Ingles. Tambem ha Penhas na India. Ha varios em Cabo Verde. A primeira sinagoga no continente americano foi no Brasil, Pernanbuco, depois em Curacao, onde o chao ainda hoje e de areia, e logo a seguir, a primeira nos EUA, e em NYC e e Portuguesa. E um monumento nacional, tal como outra no estado de Rhode Island, chamada Touro. Houve plantacoes de xn que ao sairem de Portugal voltaram ha religiao antiga, e se radicaram nos estados da Carolina e Georgia. A poetisa que escreveu o poema aos emigrantes, que esta na estatua da liberdade em NYC, chamava-se Emma Lazzarus, descendente de Portugueses. Podiamos estar toda a noite a falar no assunto. Todos que ficamos em Portugal, ficamos catolicos. Nao havia outra hipotese. Mas muitos costumes ficaram. Veja saudadessefarad.org ou sephardim.com, muito interessante. Cumprimentos. Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80895 | Conceicao | 05 Jan 2005 01:08 | In reply to: #80859

JM, tenho quase a certeza que os de Mogadouro sao os familiares dos que se encontram hoje em Curacao. Lopes Penha. Ha-os tambem em Castelo Branco.
Estou certa que os que foram para Portugal depois de 1492, devem ser da mesma familia. Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80981 | JMSA | 05 Jan 2005 22:46 | In reply to: #80893

Cara Maria da Conceição
Acredito, como diz, que mesmo depois da conversão se tenha mantido um elo entre todas aquelas famílias. Não tenho os seus conhecimentos, que noto vastos e profundos, sobre a expansão dos judeus da peninsula para o mundo e a importância histórica que a mesma revela. Mesmo ainda sem sonhar com estes meus costados, deliciei-me a ler o livro "A Senhora" que concerteza conhece. É bem um exemplo daquilo que referiu.
Foi uma época da história que felizmente já está há muito enterrada e que a própria Igreja Católica através do seu maior representante na Terra, o Papa, já teve oportunidade e a humildade de pedir publicamente desculpa por esta triste página na História da Igreja.
Mas hoje venho falar-lhe de outros Penha que "pesquei" e que talvez não conheça (tb. ainda não consegui ligar com os meus):

1. JOÃO PENHA (mercador), n. de Escarigo(?) c.c. LEONOR NUNES, n.da Guarda. Tiveram:
1.1. FRANCISCO ESTEVES (de La) ou (da) PENHA, n. da Guarda c.c. BRANCA RODRIGUES ( filha de FERNÃO DIAS, n.da Guarda, e de BRITES FERNANDES DE CASTRO, n.de Trancoso). Tiveram:
1.1.1. BRITES DA PENHA, fº solt.ª
1.1.2. VIOLANTE DA PENHA, fº solt.ª
1.1.3. CLARA DA PENHA, fº solt.ª
1.1.4. ANTÓNIA DA PENHA, fº solt.ª
1.1.5. LEONOR DA PENHA, presa pela Inquisição, processo nº5915
1.2. DIOGO DA PENHA, n.da Guarda. Casou I com a sua sobrinha, LEONOR NUNES. Tiveram:
1.2.1. FRANCISCO, morreu criança
1.2.2. JOÃO DA PENHA c.c. GUIOMAR DE ANDRADE (xn)
c.II c. MARIA MENDES, sem descendência
1.3. VIOLANTE DA PENHA casou em Sevilha com ...(?). Tiveram:
1.3.1. MANUEL MENDES, viveu em Sevilha
1.3.2. LEONOR NUNES, casada com seu tio, DIOGO DA PENHA, com sucessão acima.
Espero que goste. Também tenho a genealogia dos Penha de Mogadouro, mas essa concerteza que já conhece.
Melhores cumprimentos
JMSA
PS: Quando tiver o assento do Issac Penha não deixe de dar noticias!
Tenho o maior interesse nos livros que refere, principalmente aqueles que falem sobre esta familia, como é óbvio.

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80989 | Conceicao | 05 Jan 2005 23:43 | In reply to: #80981

Agradeco imenso esta arvore. Nao nao tenho a arvore dos do Mogadouro mas seria interessante ter, e envia lo ei tambei para a Christine em Curacao, que quer dizer coracao. Como sabe antigamente havia muito analfabetismo, alias era perigoso saber ler. Vi hoje na TV INtl, a jornada das familias da Madeira para Trinidade, EUA, por causa da Inquisicao,e depois muitos para Havai. Muito interessante. Tornaram-se protestantes em Portugal. Isto nos fins do seculo XVIII principios de XIX
Sim, a minha prima de Caldas da Rainha, ja pediu a assento. Espero sinceramento que possa descobrir algo. Ha tambem a hipotese de terem vindo com as tropas Francesas Napoleonicas. Sim ja li o livro que mencionou. Tenho uma vasta biblioteca sobre o assunto quando e depois de descobrir as nossas origens em 2000.
Mais uma vez agradecida pela informacao que me enviou. Estaremos em ctc.
Esperamos um grande nevao seguido de granizo, estou com receio que falta a luz.
mvs24@aol.com. Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80996 | JMSA | 06 Jan 2005 00:43 | In reply to: #80989

Aqui vão então os PENHA de Mogadouro:

FERNÃO DE LEDESMA
ANDRÉ FERNANDEZ (?)
ANTÓNIO DE LA PEÑA
São os 3 irmãos e todos naturais do Reino de Castela. Desconheço o nome dos pais.
ANTÓNIO DE LA PEÑA era c.c. BRANCA LOPES, n. de Castela (filha de AFONSO DE ALMEIDA). Tiveram:
1. FRANCISCO LOPES PENHA "O VELHO", n.1603 em Mogadouro onde morou. Marcador. Preso pela Inquisição em 17.3.1651, processo 4396/Coimbra. Casou I com ISABEL RODRIGUES (xn), sem descendência. Casou II com JOANA LOPES (xn), filha de LUIS LOPES e de BRANCA PEREIRA. Tiveram:
1.1. BRANCA LOPES c.c. BALTAZAR LOPES DE OLIVEIRA
1.2. ANA PEREIRA c.c. JOÃO MENDES (xn)
2. PASCOAL DE LA PEÑA c.c. ...(?). Tiveram:
2.1. ÁLVARO LOPES c.c. MARIA LOPES
2.2. FRANCISCO LOPES PENHA " O MOÇO" c.c. LUISA PEREIRA
3. FRANCISCA DE LA PEÑA, ausente em Castela
4. MARIA DE LA PEÑA c.c. FRANCISCO MANOEL

Espero que estas informações lhe sejam úteis. Tal como os da Guarda ainda não consegui estabelecer uma ligação com os meus mas acredito que sejam todos os mesmos e como tal...é apenas uma questão de tempo e paciência!
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#80997 | Conceicao | 06 Jan 2005 01:00 | In reply to: #80996

Mais uma vez Jose Maria, os meus agradecimentos. Foi um processo que eu vi, aliaz o primeiro, e disturbou-me tanto que tive de sair a correr da TT. Antonio, Francisco e Jose sao nomes ainda na minha familia. A minha bisavo Davide era Fortunata. Nome esquisito. A minha Mae e Florinda. Bem Haja. Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#81034 | Conceicao | 06 Jan 2005 14:49 | In reply to: #80981

Pena nao haver nem uma data. Mas parece que o nome de Leonor era muito popular nesta epoca, visto eu ter varias na familia, e haver muitas na zona de cadaval. Mas, a rainha Dona Leonor mandou fazer o hospital em Caldas da Rainha, talvez seja por isso. Mas, nao creio que as datas coincidam? alguem pode dizer se Leonor era muito comun? As suas mensagens estou a envia las tambem para David dela Penha de Amsterdao. Um dos unicos descendentes dos Penhas da exterminacao Hitleriana. Como dizem os Judeus, La Cheim! A Vida! Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Os Penha

#81086 | Conceicao | 06 Jan 2005 23:31 | In reply to: #80996

Caro Jose Maria, acabo de receber mensagem de Lisboa sobre os tais familiares.
Isaac Penha ( diz o filho que o Pai insistia que o nome tinha dois aas) nasceu a 30 de Agosto de !926 freguesia de S. Pedro, Obidos. Faleceu em 1975 em Obidos e era filho de Jose Penha e Alice do Carmo. Temos doCarmo previamente na familia.
O Pai Jose Penha nasceu na Rolica, concelho do Bombarral e era filho de Francisco Penha e Rosalina da Nazare. temos de pedir agora todos estes assentos para sabermos mais. O meu Franciscoda Costa Penha, casou com Gertrudes Maria do Carmo. a 15 Dez 1834. O meu bisavo nasceu a 9Nov 1837, Jose da Costa Penha
e casou a 6Nov1865 com Fortunata Maria de Jesus, o meu Avo, Delmiro Penha nasceu a 21 de Agosto 1866. Vamos lentamente progredindo, mas ainda com os misterios por desvendar. Os Penhas do Bombarral, ou Rolica, ainda hoje sao conhecidos pelas vinhas e campos de caca, com c de cedilha que eu nao tenho.
Por hoje e tudo. Na Holanda, o David deve estar a cocar a cabeca com a informacao que lhe enviei, visto ele ter ligada a familia a Sevilha. Isto de genealogia, alem das grandes esperas, e muito interessante. Cumprimentos, Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Penha da regiao de Bombarral e Beira

#81676 | Conceicao | 12 Jan 2005 22:13 | In reply to: #80693

veja a minha mensagem sobre delapenha, onde descrevo informacao sobre o Isaac penha da area do bombarral. Conceicao.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 06 Jul 2024, 23:33.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen