Beatriz de Portugal
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Títulos
Beatriz de Portugal
Agradecia qualquer informacao sobre D. Beatriz de Portugal, filha de D. Joao I de Portugal e de Ines Pires ou Peres. Neta materna do Barbadao da Guarda.
Esta princesa, irma de D. Afonso, I Duque de Braganca, filhos ambos de D. Joao e da tal Ines, foram nascidos antes do casamento de D. Joao com Dona Filipa de Lencastre. Qualquer informacao seria imensamente agradecida. Cumprimentos e um Bom Ano. Maria da Conceicao
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Cara Conceição
Fiquei curiosa com a existencia de D. Beatriz. O que encontrei deve conhecer, vem na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que passo a citar:
" Filha natural de D. João I, quando este era ainda Mestre de Aviz e de Inez pires Esteves, e irmã do primeiro duque de Bragança, D. Afonso.Em 1405 casou por procuração, com o conde de arundel , fidalgo inglês, sendo este casamento contratado por João Vaz de Almada e Martim de Océm. A noiva partiu em seguida para Inglaterra, onde o arcebispo da Cantuáriaratificou o casamento. Falecido o conde de Arundel, passou a segundas núpcias, em 1415 com o barão de Irchenfield. Enviuvou pela segunda vez em 1419, e desfrutou até à morte os feudos que seu marido possuira."
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Cara? Agradeco imenso a sua prontidao. Segundo outras fontes, esta princesa portuguesa, casou tres vezes em Inglaterra onde faleceu. Por favor veja o nome de Thomas Phettiplace, terceiro marido. Obrigada Conceicao
ReplyDirect link:
RE: Beatriz de Portugal
Vera, muito prazer e muito obrigada pela sua resposta. Maria da Conceicao.
ReplyDirect link:
RE: Beatriz de Portugal
Casou, no ano de 1405, com Tomás Fitzalan, 7 ° conde de Arundel, pelo que seguiu para Inglaterra; e, tendo enviuvado, a 13 de Outubro de 1415, tornou-se esposa de Gilberto Talbot, barão de Irchenfield, f. pouco depois. Pretende-se que em 1432 a infanta voltou a casar com John Holland, filho do duque de Exeter.
Faleceu de peste.
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Caro Luis, veja este website para ver onde ela esta sepultada, e com quem. Grandes misterios. Porque sera que em Portugal, o casamento dela com sir Thomas Phetteplace nao faz parte da sua genealogia? E simplesmente incrivil, e seria bom que de uma vez para sempre os responsaveis pela genealogia real, investigassem a verdade.
(...)
Obrigada pela informacao Maria da Conceicao
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Maria da Conceição
Estou abismado, com a informação que me transmitiu.
Existem discrepâncias sobre datas ( ano de nascimento/falecimento ) e locais, pois nos meus registos consta que ela nasceu em 1382 ( Veiros ) e faleceu com peste em Bordeus ( França ) em 1439
Estava longe de imaginar onde ela estaria sepultada
Fiquei surpreendido, e vou investigar.
Grato
Luis
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Minha Senhora:
Só hoje vi a sua nota. O livro:
Montalvão Machado, J. T. - "Dom Afonso, Primeiro Duque de Bragança" - Ed. da Livr. Bertrand, Lisboa, 1964,
tem uma extensa notícia sobre D. Beatriz e fotografias do túmulo dos 7.os Condes de Arundel, da estátua jacente de D. Beatriz e da campa de D. Inês de Oliveira , dama de companhia da princesa.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Caro Sr. J de Castro e Mello Trovisqueira, agradeco imenso a informacao sobre o livo, mas entao a capela que existe na Inglaterra, com o tumulo e armas de D. Beatriz de Portugal, nao com o Conde de Arundel, mas com Sir Thomas Phettiplace, que quer dizer? E preciso notar tambem, que descendentes deste casal, foram depois embaixadores da Corte Inglesa para Portugal, e muitos servicos foram por eles feitos entre ambos reinos por falarem o Portugues. Senao houvesse a ligacao do nome a princesa, tal nao deveria ser possivel.
Alem disso, Phettiplace foi um nome de grande destaque, ao ponto de na epoca, haverem cancoes, os os nomes dessa familia. Veja por favor a pagina que vou novamente indicar, pois parece ter sido apagada na mensagem interior.
http://www.btinternet.com/~brifett/fortune.htm Maria da Conceicao
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Cara sra. D. Conceição,
O site que indica não é a fonte mais fiável para o que procura.
Ao que parece, foi estabelecida em 1623 uma confusão entre duas distintas Beatriz, uma, irmã do 1º duque de Bragança que efectivamente casou com o conde de Arundel e mais tarde com Gilbert, lord Talbot. Esta Beatriz, apesar do 2º casamento foi sepultada junto do 1º marido Thomas, conde de Arundel.
Uma segunda Beatriz, identificada como "filha do rei Afonso de Portugal" é que efectivamente casou com sir Thomas Fettiplace. Discute-se a exacta identidade desta 2ª Beatriz, que poderia ser filha de D. Afonso III, ou apenas de um dos Sousa de Arronches o que tem alguma verificação heráldica pela análise das armas que usou.
Aconselho-a a ir ao mais conhecido motor de busca, escolher grupos, escolher questões sociais, cultura, escolher genealogia, escolher gen-medieval e, nesse grupo fazer uma pesquisa "Beatrice Fettiplace".
Ficará surpreendida com o muito que poderá ler.
Melhores cumprimentos
Fernando Aguiar
PS.- Não é necessário responder-me, muito menos agradecer.
FA
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Cara sra. D. Maria da Conceição,
Corrigindo para quem não consulte a fonte, é claro que cronologicamente não podia ser filha de nenhum Afonso, nem do IV mas as armas, para além de um quartel quase certamente Pinto que muito dificulta a identificação, são as de Portugal até Afonso III, daí a hipótese Sousa de Arronches. Assim o "daughter of Al
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
continuando..
"daughter to Alphoncius Kink of Portingall" deve ser entendido como descendente e não literalmente filha.
Renovados cumprimentos
Fernando Aguiar
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Cara sra. D. Maria da Conceição,
Peço-lhe que me desculpe e, como se interessa a fundo pelo tópico, aliás apixonante, e desfaça as muitas confusões que fiz.
Existiram de facto duas Beatriz, ambas casaram mais de uma vez, a que casou com o conde de Arundel não é a que casou com sir Thomas Fettiplace, mas parece que troquei as identidades e a ordem dos casamentos.
Males da idade e da hora.
Renovados cumprimentos,
Fernando Aguiar
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Caro Sr. Fernando Aguiar. Obrigada pelas informacoes. Nao e da idade decerto, da hora talvez, e das circunstancias ainda maior a probablidade. E realmente um assunto com obstaculos. Falei com um historiador de grande reputacao na Inglaterra, que tambem nao consegue resolver o misterio. Se procurar ma genealogia Real Britanica ou por Pais Portugal, la aparecem os problemas.
Beatriz deveria de ser um nome realmente muito popular. Cumprimentos e boa noite. Maria da Conceicao
Direct link:
RE: Beatriz de Portugal
Caros srs;
Tirada da vossa pagina sob Rei D. Joao I, passo a transcrever...
"25.12.1447
Em East Shefford, Berkshire, Inglaterra, morre D. Beatriz de Portugal, filha de D. João I e irmã do 1º duque de Bragança"
Nessa capela em East Shefford, estao enterrados num caixao de alabaster, duas figuras, Sir Thomas Phettiplace and D. Beatrice of Portugal. Porque haveria entao tamanho engano na sepultura? As datas pelo menos estao certas. Morreu a 25 de Dezembro de 1447. E necessario verificar tambem, que esta propriedade e da famil.ia Phetteplace, tendo sido a antiga residencia demolida em 1871, mas a capela ainda existe. Seu filho, John Phettiplace esta nao muito longe, na Capela de Appleton Church, onde existe ainda um dos solares da familia. Como deveis saber, ha varias familias a dizer descenderam de esta familia Phetteplace e D. Beatriz de Portugal, embora so uma possa existir. Ha varios monumentos dedicados a esta familia na Inglaterra, um St. Mary's Church, Swimbrook, Oxfordshire. Para vossa informacao, foi tambem um Phetteplace o primeiro Presidente da Camara de Oxford, e um dos contibuintes para a edificacao da universidade. Ha ainda hoje em Oxford, uma rua dedicada a Phetteplace. alemm da cancao das criancas. Seria bom, de uma vez para sempre, ficar esclarecida e historia de uma princesa portuguesa que casou e faleceu em Inglaterra, e onde deixou mais que uma linhagens. Coitada da Sra, nem em morte tem descanso.
As paginas historicas Inglesas, dao informacao diferente das nossas. Seria bom, que falassem uns com os outros para que houvesse so uma historia, e sim a historia verdadeira. O mesmo acontece com paginas reais europeias, que na internet dao o titulo ao nosso D. JoaoI, o cognome de o Falso. Nao havera ninguem que possa fazer tais correcoes? Amistosamente, Conceicao
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 20:24.