RE: Perestrelo da Madeira

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Perestrelo da Madeira

#823 | domconde | 07 Nov 2000 21:56

Olá comunidade

Procuro descendencia de Bratolomeu Perestrelo.
Quem estiver nestas circunstâncias, diga-me.

fbteixeira@mail.telepac.pt

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#836 | Falconet | 09 Nov 2000 00:13 | In reply to: #823

Aconselho-o a procurar no Nobiliário da Ilha da Madeira, de Henrique Henriques de Noronha, do ano de 1700, cujo original se encontra na Biblioteca Municipal do Funchal, no tomo III, além do Felgueiras Gaio, Alão de Morais e Manuel de Sousa e Silva.
Existem Perestrelos em Ponte de Lima, Barcelos e Coimbra, todos descendentres de Bartolomeu Perestrelo

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#840 | domconde | 09 Nov 2000 06:41 | In reply to: #836

Muito obrigado pelo interessante e avisado comentário. Muito boa referência me indica. Aquilo que procuro nesta lista é a Perestrelos vivos! O Arquivo Regional da Madeira está a fazer um trabalho notabilissimo que é a publicação em indice dos registos de casamento da Madeira, até à data só saíram 4 volumes, mas mais estão na forja. Tomara que a nossa Torre do Tombo, ou qualquer outro arquivo assim o fizessem tambem.
Convido-o a visitar o meu site www.geocities.com/Heartland/Village/5807
Divirta-se e boa pesquisa.!
Até breve

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#843 | Falconet | 09 Nov 2000 15:40 | In reply to: #840

Ainda em resposta à sua mensagem, peço-lhe que procure em Viscondes de Sinde, Título criado por el-Rei D. Luis a favor de Francisco Perestrelo Marinho Pereira de Araújo, por decreto de 30-10-1885.
Este era filho de Francisco Manuel Perestrelo Marinho Pereira, Sr. da Casa das Regadas em Arcozelo, Ponte de Lima, do Morgado da Conceição em Arcos de Valdevez, da Casa dos Perestrelos em Ponte de Lima, etc., Tenente Coronel de Infantaria e de sua mulher D. Maria José do Carmo Pereira Cirne de Araújo e Vasconcelos.
O visconde era o 7.º filho, o mais novo. Seu irmão primogénito foi o Coronel Inácio Perestrelo Marinho de Araújo, foi um dos heróis da batalha de Wagram, tendo recebido a Legião de Honra. Tomou parte na Conspiração de 29-1-1829 foi condenado à morte e degolado no Cais do Sodré, em Lisboa juntamente com Gomes Freire de Andrade, com o nome declarado de Carlos Barreiros, em Ponte de Lima, sua terra natal existe uma Rua com o seu nome, onde por acaso moram alguns membros desta família, descendentes de outro irmão de nome José, que são meus parentes (um dos meus apelido é Marinho)

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#845 | fadoria | 09 Nov 2000 19:42 | In reply to: #823

Ora, Francisco, descendo do Perestrelo pelas filhas casadas com Pero Correia e com Mem Rodrigues de Vasconcellos.

F. A. Doria

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#846 | domconde | 09 Nov 2000 20:20 | In reply to: #845

Meu caro homonimo, acabo de pedir para o Arquivo da Madeira 43 assentos de casamentos sendo 75% de Perestrelos. Vou tentar fazer uma descendência dos Perestrelos desde Bartolomeu Perestrelo, o primeiro Capitão Donatário. Quer me ajudar? Vou colocar tudo no meu site.

Receba um abraço

Francisco

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#847 | fadoria | 09 Nov 2000 20:45 | In reply to: #846

Com grande prazer. Veja, no entanto, que a linha que tenho - chegando até minha 5a. avó D. Antonia Luiza de Vasconcellos Doria (1745-1825) é, em boa parte, baseada nos nobiliários.

Forte abraço,

fad

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#848 | domconde | 09 Nov 2000 23:50 | In reply to: #847

Já lá está um pequeno início. Terrível família esta! Quando não estavam pelos ajustes liquidavam suas mulheres!

Vou seguindo o Felgueiras Gayo com uma ou outra correcção de outras fontes. Para já este quebra a linha de sucessão dos donatários. Foi num livro do século passado que apanhei essa linha. Já a confirmei no manuscrito de Henrique Henriques de Noronha.

Toda e qualquer correcção ou anotação é muito benvinda.

Até breve

Francisco

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#849 | fadoria | 10 Nov 2000 04:40 | In reply to: #848

Passo a você, então, um bom sumário de minha linha, que aparece numa tabela de descendência. Dela nos originamos minha mulher e eu... Sobrinhos do `titio' Colombo :)

Me mande seu e-mail, que não vejo aparecer na msg do forum.

fa

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#855 | domconde | 10 Nov 2000 19:14 | In reply to: #849

Meu caro Professor!

Eu sou Francisco Braz Teixeira, que tenho aparecido diversas vezes lá pela lista de discussão da rootsweb portugal-l!
Aqui estão meus dados
fbteixeira@mail.telepac.pt
www.geocities.com/Heartland/Village/5807
que você se deve lembrar!

Receba um abraço primo!

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#858 | fadoria | 10 Nov 2000 20:01 | In reply to: #855

Envio já a vc em pvt um .pdf dos Perestrellos/Vasconcellos da Bahia, que sai agora no meu livro _Caramuru e Catarina_ (Senac-SP, 2000).

Abcs do primo:)

fa

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#931 | domconde | 18 Nov 2000 23:09 | In reply to: #836

Deixe-me corrigi-lo
Os perestrelos de Ponte de Lima, Barcelos. Coimbra, Santarém, e quase todos os do continente, nomeadamente o ramo dos Balsemões, descende não de Bartolomeu Perestrelo, mas sim de seu irmão Rafael Perestrelo, ambos filhos de Filippe Pallestrelli. O Ramo da da Madeira é que descende de Bartolomeu Perestrelo.
Já agora O nobiliárquico de Henrique Henriques de Noronha tem uma cópia na Biblioteca Nacional, na sala dos Reservados, bem como vários outros manuscritos, nomeadamnete um do mesmo Henrique Henriques de Noronha com cerca de 210 àrvores de costado Madeirenses. Se experimentar dar uma volta no sistema da biblioteca nacional, o porbase que se ncontra momentaneamente em off, vai ficar surpreendido com a informação que aí se encontra. Deixam a kilometros de distancia os genealogistas básicos, como o Gayo, o Alão de Morais, etc.
Até breve.

Francisco Braz Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#976 | Falconet | 23 Nov 2000 00:52 | In reply to: #931

Respondendo à mensagem que me dirigiu, quero informá-lo que relativamente aos Perestrellos, ainda não tive oportunidade de estudá-los convenientemente, mas apesar disso possuo alguns dados que me permitem afirmar com exactidão donde descendem estes Perestrelos de Ponte de Lima, e pode ser que haja algumas surpresas..., (por acaso até são meus parentes).
É claro que vou estudá-los convenientemente após a publicação do meu trabalho sobre Marinhos Falcões de Ponte de Lima, essa sim a minha prioridade ao longo destes últimos 15 anos.
Felgueiras Gaio, apenas começa estes Peretrelos de Ponte de Lima no § 11 do Tít. Perestrelos, com António Perestrelo Pessoa, o que apenas está correcto em parte.
Quanto ao Nobiliário da Ilha da Madeira, de Henrique Henriques de Noronha, tenho o prazer de contar com ele entre os meus livros, possuo a edição da Biblioteca Genealógica Latina (Revista Genealógica Brasileira)editado na década de 40.
Asssim como também possuo o Nobiliário de Alentem, anotado e editado pelo Visconde de Cortegaça (Viana do Castelo 1955), obra que reveste bastante interesse, mas que apenas poucos o possuem, isto porque começou a ser editado em fascículos, mas logo foi cancelado. Eu tive a sorte de ter privado de perto com o seu herdeiro o Dr. Pedro de Magalhães Abreu Coutinho, que me ofereceu os restantes fascículos, estando todos impressos excepto um que ainda está manuscrito. Aqui aparecem alguns Perestrelos bem estudados.
Não sei se conheceu o Dr. Pedro Abreu Coutinho, que a morte prematuramente levou, além de ter sido um brilhante genealogista, veja-se por exemplo o seu trabalho « Fagundes e Descoberta do Canadá», separata das Actas do Congresso Internacional Bartolomeu Dias e sua Época, onde é descrita toda a descendência até à actualidade de João Àlvares Fagundes e muitos outros que ainda possívelmente irão ser publicados e que estão em posse da família. Pela sua ligação, através dos Visconde de Sinde a este ramo, elaborou também algumas notas àcerca destes Perestrelos, que eu tive acesso e que como anteriormente referi concerteza irão trazer novidades. (notas que falam da descoberta e povoamento da Madeira e Porto Santo, de Colombo, de Bartomeu Perestrelo, etc.
Ainda a poucos dias no Porto no lançamento do livro do amigo comum e companheiro de algumas lutas tavadas em defesa do ideal monárquico, Dr. Augusto Ferreira do Amaral, o mesmo me referia que muito pouca gente em Portugal deveria ter uma biblioteca genealógica e um arquivo documental particular da categoria do da Casa das Pereiras em Ponte de Lima, propriedade do Dr. Pedro Coutinho.
Além de Genealogista era Paleográfo, escreveu uma introdução à Paleografia, que está por editar, aquando da sua presença no Brasil, na década de 70, onde foi responsável pela inventariação e catalogação do Arquivo Imperial Brasileiro. Para além de uma introdução(onde ensina como ler toda a carta) e correcção à famosa Carta de Pero Vaz de Caminha.
Peço-lhe que me desculpe se me alonguei, mas sempre que tenho oportunidade faço referência à sua pessoa, que foi o meu Mestre nestas andanças, e que sempre me disponibilizou toda a informação e documentos pretendidos. Ainda hoje em dia sempre que necessito de efectuar alguma consulta de algum livro que não possua ou de algum dos seu apontamentos, sempre muito bem documentados, as suas portas para mim estão abertas.
Com isto não pretendo entrar em polémicas, porque não tenho tempo para responder. O pouco que me sobra é para acabar o meu trabalho.
Todos nós sabemos que o Gaio tem as suas limitações, mas para todos foi concerteza a rampa de lançamento, O Alão de Morais, devido ao seu espírito crítico, é para mim uma obra com grande interesse, bem como o Abade de Prozelo, (existe o manuscrito na Biblioteca Municipal do Porto), e o Manuel de Souza e Silva, principalmente para as famílias da minha zona (Distrito de Viana do Castelo). também para esta zona é interessaante ver alguns genealogistas Galegos, como o Vasco de Aponte, etc.

Cumprimentos

José Aníbal Marinho Gomes

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#981 | domconde | 23 Nov 2000 07:36 | In reply to: #976

Até quando e até onde vai esta feira de vaidades?
Temo que o cavalheiro não tenha entendido a minha mensagem, e insista em projectar o seu saber, a sua biblioteca, e demais conhecimentos. Felicito-o por esse facto! Penso, todavia, que o forum não é o local mais apropriado para esse efeito.
Receba os meus cumprimentos e as melhores venturas para as suas pesquisas e trabalhos.

Francisco Braz Teixeira
fbteixeira@mail.telepac.pt
www.geocities.com/Heartland/Village/5807

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#994 | Falconet | 24 Nov 2000 01:16 | In reply to: #981

Ex. mº Senhor
Quando e aonde é que estão as minhas vaidades, nunca neste fórum me ouviu dizer que era descendente de A ou B, o mesmo não posso dizer de V.ª Ex.ª. Mas por concordar inteiramente que o fórum não é local para estes assuntos, envio-lhe a minha resposta para o seu e-mail que fez o favor de mo enviar.

Cumprimentos

José Aníbal Gomes

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#1308 | Cascais | 12 Dez 2000 12:14 | In reply to: #846

Caro Francisco "domconde"

Só hoje vi este seu tópico "pois já andava nas ultimas paginas".
Se procura descendentes vivos de Bartolomeu Perestrelo posso ajudar, o meu cunhado é Perestrelo Favila Vieira, de que aliás eu criei um tópico com este nome. Gostava de saber a origem dos três apelidos juntos, pois o meu cunhado não sabe ir alem do avô que já usava estes três apelidos. Obrigado.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#1319 | domconde | 12 Dez 2000 20:02 | In reply to: #1308

Muito gostava que me desse mais indicações sobre o seu cunhado, primo da minha mulher.
O meu e-mail é fbteixeira@mail.telepac.pt, ou, se preferir pode verificar na minha página, como aliás já lho hei identificado.

Receba um abraço

Francisco Braz Teixeira
www.geocities.com/Heartland/Village/5807

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#1353 | fsomr | 14 Dez 2000 23:24 | In reply to: #843

Gostava de saber informações sobre uma família Montanha Perestrelo, da Madeira

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22183 | artur41 | 31 Mai 2002 11:55 | In reply to: #1319

Caros colegas


Como descendente de Branca Dias Perestrello, gostaria de saber se algum de vós me pode indicar a ascendência de Gabriel Pallastrelli, seu avô paterno.

Sabe-se que era um fidalgo, morador em Placência(Lombardia), e que casou com Madame Bertolina: mas, quais terão sido as suas origens?


Melhores cumprimentos

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22216 | doria_gen | 01 Jun 2002 11:56 | In reply to: #22183

Artur:

Devo ter um esboço dessa genealogia, que aliás alguém já postou aqui no forum. Vou checar.

fa

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22238 | artur41 | 01 Jun 2002 20:53 | In reply to: #22216

Francisco António,


Se não for incómodo, agradeço!


Abraços

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22239 | doria_gen | 01 Jun 2002 20:58 | In reply to: #22238

Artur, me dá até amanhã, por favor. Vou procurar onde está, aqui nos meus arquivos.

Forte abraço, fa

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22282 | vpsc | 02 Jun 2002 22:59 | In reply to: #823

Bartolomeu Perestrello foi o sogro de C Colombo
O 2º Bartolomeu Perestrello na mesma familia foi o fundador do Morgado da Ermegeira que passou para a familia dos Viscondes de Balsemao
Posuo genealogia completa dos Perestrellos da Ermegeira e do Hespanhol que posso fornecer

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22437 | fsomr | 06 Jun 2002 13:03 | In reply to: #846

Caro Francisco,
Sabe alguma coisa de uma família Montanha Perestrelo da Madeira?
Obrigado,
Francisco Monatanha Rebelo

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22438 | fsomr | 06 Jun 2002 13:07 | In reply to: #22282

Caro vpsc,
Gostava que fornecesse a genealogia dos Perestrellos da Ermegeira e do Hespanhol pois a minha mulher descende deles.
Obrigado,
Francisco Montanha Rebelo

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22442 | doria_gen | 06 Jun 2002 13:50 | In reply to: #22238

Artur,

Creio que vc tem meu .pdf com a genealogia familiar. Ao final há um apêndice sobre os Vasconcellos, e numa longa nota a seu pé, essa genealogia dos Pallastrellis.

Aliás, nome curioso; viria de palla + stella? ou de pallastra, um aumentativo de palla?

Gdes abcs, fa

PS: Tenho nova versão desse .pdf, mas as correções não afetam esta nota.

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22446 | artur41 | 06 Jun 2002 15:50 | In reply to: #22442

Francisco António,


Obrigado pela chamada de atenção para a "nota".


Quanto às origens do apelido, é um caso a estudar!



Grande abraço

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22448 | Portuguez | 06 Jun 2002 18:10 | In reply to: #823

Caro Francisco Brás Teixeira
Procurei no Diccº e no GP, este não lhe indica casamento, aquele diz-nos que foi pai de Filipa Moniz, mulher de Cº Colombo, que aqui no GP não tem pais indicados nem link a Bartolomeu Perestrelo. Quem foi a mulher, e já agora o nome dos filhos se os houver? Obrigado
Alexandre Tavares Festas

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22460 | vpsc | 06 Jun 2002 23:07 | In reply to: #22438

Favor enviar mail
Mandarei arvore genealogica dos perestrello feita em auto cad ou se mandar morada mandarei impressa
meu mail vpsc@mail.telepac.pt
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22660 | vpsc | 10 Jun 2002 01:44 | In reply to: #22438

Sr Francisco Montanha Rebelo
Favor enviar morada para vpsc@mail.telepac.pt
Enviarei Arv Geneal

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#22664 | doria_gen | 10 Jun 2002 02:09 | In reply to: #22448

Prezado Alexandre:

Bartolomeu Perestrelo casou ao menos duas vezes. Da primeira com uma Brites, ou Catarina, Furtada, filha de um Afonso Furtado. Teve três filhas, ao menos.

Depois casou (ou, segundo alguns autores italianos, coabitou maritalmente - o que naquelas lonjuras, àquele tempo, já seria um casamento) com Isabel Moniz, figura controversa. Já volto a ela.

Tiveram vários filhos e filhas:

- Briolanja ou Violante, casada com Miguel Muylaert e depois com Francesco de' Bardi, florentino.

- Filipa, mulher de Colombo, † 1480, provavelmente de parto.

- Bartolomeu Moniz, depois Perestrello, 2o. capitão-mor.

- Ana, casada com Francisco de Garay.

Fonte: Consuelo Varela, _Colón y los Florentinos_, Alianza, 1988.

Todos são personagens bem documentados. E' interessante notar que sempre se chamaram Moniz, ou Muñiz, até o filho Bartolomeu herdar a capitania.

Isabel Moniz é um mistério. Braamcamp Freire faz uma tremenda confusão para colocá-la entre os Gil Monizes, quando desde o século XVI os autores madeirenses colocam-na entre os Monizes da Madeira. (O sinete que Braamcamp discute, onde vê as armas dos Teixeiras, veria antes a dos Barretos, nos quais se casaram os Monizes de Silves, de onde provêm os da Madeira.)

Isso é outra discussão, que prefiro agora deixar em suspenso.

fa

Reply

Direct link:

Pallastrelli

#47683 | aburma | 13 Sep 2003 00:33 | In reply to: #22442

Caro Francisco,

Esses Pallastrelli também me interessam! Seria possível disponibilizar a sua informação?

Muito obrigado e grande abraço

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#248790 | Luisa Pere | 29 Jan 2010 18:40 | In reply to: #823

Por um acaso do destino sou descendente de alguns ramos da família Perestrelo.
A minha mãe pertence ao ramo de Machico e é neta do fundador dos "Perestrellos Photografos".
O meu pai,que por sinal não tinha Perestrelo no nome,era Perestrelo quer pelo pai quer pela mãe,os dois do Porto Santo.

Reply

Direct link:

RE: Perestrelo da Madeira

#249989 | Arthur999 | 16 Feb 2010 14:22 | In reply to: #823

Penso que conheço descendentes vivos de Bartolomeu Perestrelo, sogro de Cristóvão Colombo. Como este tópico existe há muitos anos, creio que já tem toda a informação que queria, mas ... em qualquer caso ... Arthur.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 11:55.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen