arquivo notarial e fontes (Coimbra...)

This topic is classified in rooms:

arquivo notarial e fontes (Coimbra...)

#86756 | san1 | 23 Mär 2005 18:58

Bom dia para todos,
gostava de saber como se passa uma pesquisa num arquivo notarial. Que tipo de informações são precisas (data de obito, localidade...), mas também que tipo de informações se encontram no famoso arquivo.
Por exemplo, eu procuro pessoas do concelho de Cantanhede. Ja vi no site do Arquivo de Coimbra que o arquivo notarial fica dividido por concelhos. Mas depois? E dividido por freguesias, por datas, ou outra coisa?

Ja consegui varios nomes dos meus antepassados, mas queria que fossem mais do que nomes e dar-lhes vida. Por isso estou a ver as diversas fontes que posso consultar. Pensei nos jornais locais (mas estão limitados no tempo), nas monografias locais, nos arquivos notariais, nos arquivos das freguesias (não sei se podem ser consultadas, nem onde ficam guardadas)... Nao tenho mais ideias...

Se alguém me pudesse informar, seria-lhe grata.
Cumprimentos, e uma boa Pascoa para todos...

Sandra Carvalho,
França

Reply

Direct link:

RE: arquivo notarial e fontes (Coimbra...)

#86758 | victorferreira | 23 Mär 2005 19:21 | In reply to: #86756

Cara Sandra,
Não se percebe bem se deseja ver registos de nascimentos, óbitos, casamentos, ou seja Livros Paroquiais ou das Igrejas/Paróquias, se quer livros notariais mesmo ou seja de transacções, quitações de dívidas, arrendamentos. Estes últimos são os Livros dos Notários ou Tabeliães.
De qualquer maneira, para mais de cem anos, mais coisa menos coisa, eles estarão nos Arquivos Distritais. Cada Distrito tem o seu. Pode ver no site do Instituto Arquivos Nacionais Torre do Tombo as direcções postais, telefones, sites, endereços de e-mail e até os nomes dos funcionários responsáveis por cada um desses Arquivos Distritais.
Pelo menos no de Viseu, se não estou em êrro os Notariais estão por Concelho e por Notário ou Tabelião. Os Paroquiais estão como sempre por Concelho (um Distrito é composto por vários Concelhos) e por Freguesia ou Paróquia. Claro que tudo isso por ordem cronológica.
Se ainda não deu por isso, na barra verde do topo deste site está uma colecção de Mapas com todos os actuais Concelhos e Freguesias do país.
Atenção que houve uma reorganização dos Concelhos lá pelas primeiras décadas do séc XIX e muitos foram extintos e incorporados em outros.
Mas isso está tudo bem claro nos manuais de utilização locais e nas listagens de documentos e datas publicadas em pelo menos alguns sites de Arquivos.
Com base em datas (pelo menos aproximadas) e em locais, tanto quanto possível Freguesias, vai-se ao livro respectivo e tenta-se descobrir o registo, de preferência já na posse dos nomes dos pais para contra-prova. Por isso é necessário começar o mais próximo de si possível. Mas isso a Sandra Carvalho já sabe, não é?

Se não respondi ou não fui claro em alguma das suas dúvidas, diga.
Santa Páscoa.
VF

Reply

Direct link:

... em tempo

#86760 | victorferreira | 23 Mär 2005 19:30 | In reply to: #86756

Li melhor a sua mensagem.
O que você parece que quer é esse 'miolo', o recheio com pedaços da vida e da interacção dos seus ancestrais com o meio em que viveram.
Com efeito eu próprio já o fiz ... e deu-me uma trabalheira.
Tive que ver livro a livro, tabelião a tabelião, dos Concelhos limítrofes e do da residência dos meus ancestrais até encontrar alguma coisa. Por sorte encontrei o notário (o "homem que tomava as notas", "que escrevia as coisas") que um meu ancestral-alvo escolheu para ser o seu. O problema é que a escolha, embora limitada, podia ser por vários tabeliães/notários.
Se é como eu penso, vai ter muito trablho pela frente.
Boas pesquisas.
VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 25 Sep 2024, 17:26.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen