Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87487 | Jogmar | 02 Apr 2005 18:10

Caros confrades na minha pesquisa geneologica apareceu um ramo Da Costa e outro Da Costa Caldas ambos até ao momento cerca de 1820 da Freguesia Da Correlhã Ponte do Lima, só que daqui para trás deixa de haver rasto destas familias nos respectivos livros desta paróquia.
Será que alguem poderá dar alguma ajuda ?

Desde já fico grato.

Jogmar

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87488 | jliberato | 02 Apr 2005 18:17 | In reply to: #87487

Caro Jogmar,
A única maneira de ser ajudado é pôr aqui o assento de casamento ou de baptismo mais antigo que possui, trancrevendo-o na íntegra com nomes e datas precisas.
Só assim será possível alguém ajudar.
Cumprimentos
Jliberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87491 | montargil | 02 Apr 2005 18:35 | In reply to: #87487

Caro Jogmar,
Subscrevo inteiramente a sugestão de Jliberato.

Entretanto deixa-nos com suposições...

Será que se trata da família de José CALDAS (sec.XIX) Viana do Castelo ?

atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87492 | Jogmar | 02 Apr 2005 18:36 | In reply to: #87488

Ana Da Costa Caldas filha de João Da Costa Brito e de Josefa Da Costa Caldas nascida a 5-1-1862 os Pais casaram a 29-12-1851 Dos Avós Ainda Não consegui datas.

Grato
Jogmar

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87493 | Jogmar | 02 Apr 2005 18:42 | In reply to: #87491

Não sei a ultima referencia que tenho é da freguesia da Correlhã Ponte Do Lima e as datas que tenho como ultimas referencias tambem a conselho do Jliberato já estão aqui no forum.

Grato

Jogmar

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87504 | jliberato | 02 Apr 2005 20:46 | In reply to: #87492

Caro Jogmar,
Se tem o casamento de João da Costa Brito e Josefa da Costa Caldas tem também os nomes dos avós, que não pôs aqui. Mas isso permite-lhe procurar o baptismo dos pais. Se casaram em 1851 terá de procurar de 1835 para trás. No assento de casamento deve figurar a freguesia desses baptismos, o que eu não posso adivinhar, como compreenderá.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87556 | Jogmar | 03 Apr 2005 10:21 | In reply to: #87504

Caro jliberato
Tentarei numa proxima visita ao arquivo de V. do Castelo encontrar o seguimento da arvore e respectivas datas, as quais da ultima vez que estive no arquivo não consegui encontrar, talvez penso eu esta familia ter ligações a outra localidade que não a de Correlhã.
Por esse motivo e não só é que eu pedi ajuda.
Cumprimentos.

Jogmar

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87558 | jliberato | 03 Apr 2005 10:28 | In reply to: #87556

Caro Jogmar,
Desculpe insistir mas o que é que diz o documento de que dispõe? Quais são as freguesias de nascimento de João Costa Brito e Josefa da Costa Caldas?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87604 | Jogmar | 03 Apr 2005 17:53 | In reply to: #87558

Como já disse o ultimo registo que encontrei é do baptismo de Ana Da Costa caldas que nasceu no Lugar da Costa Freguesia da Correlhã concelho de Ponte do Lima a 5 de janeiro de 1862 tendo como pais João Da Costa Brito e Josefa Da Costa Caldas neta Paterna de Manoel Da Costa e Maria ? e Materna João Da Costa Caldas e Maria Rodrigues e até ao momento não consegui encontrar mais nada.

Mais uma vez fico grato pela atenção.

Jogmar

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87629 | montargil | 03 Apr 2005 23:19 | In reply to: #87493

Caro Jogmar,
Vou tentar:
1ro: saber se o lugar da Costa nessas datas pertencia ou deixou de pertencer á Correlhã......Pois creio que houve mudança.
2do: quando eu for ao ADV, verificarei esse registo, e responderei á adequada pergunta do n/confrade Jliberato (ficou sem resposta)...será então que o reverendo tivesse esquecido de anotar a naturalidade dos pais.

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#87633 | Jogmar | 03 Apr 2005 23:53 | In reply to: #87629

Ficarei grato.

Com os melhores cumprimentos.

Jogmar

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#88043 | montargil | 08 Apr 2005 23:09 | In reply to: #87633

Caro Jogmar,
Aqui vai o assento de casamento do João Costa Brito:
Recebimento de Joºao da Costa Brito do lugar de Mourello com osefa Caldas do lugar da Bezerra desta freguesia de S. Thomé da Correlhã.
No dia 29\12\1851 depois de lido as Proclamaç......e não tendo impedimento algum, nem eu o soubesse, na forma que....por palavras de presente se receberão nesta parochial Igreja de S. Thomé da Correlhã, na presença de mi; Manoel Jozé Rocha Abbade d'esta, e das testemunhas Jozé Caldas e Francisco Caldas, ambos desta freguesia. João da Costa Brito, filho legítimo de Manoel da Costa e de sua mulher Maria xxxxx do lugar de Mourello desta mesma freguesia com Josefa Caldas, filha legítima de João da Costa Caldas e de sua mulher Maria Rodrigues, já defunta; e não receberão beçãos nupciais por não estar a contraente nas circunstancias. Para que conste ...... no dia 29\12\1851.
(assinaturas) padre M. Jozé da Rocha / Jozé Caldas / Francisco Caldas

Com os meus cumprimentos

Luís Filipe Vieira Santos

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#88158 | Jogmar | 10 Apr 2005 08:15 | In reply to: #88043

Caro montargil.
Em primeiro de tudo fico muito grato pela atenção e pela ajuda.
Quanto ao respectivo assunto, tendo eu tambem o assento de Baptismo da Ana Da Costa Caldas, não encontro é depois os assentos de Baptismo nem os Avós de João Da Costa Brito e Josefa Da Costa Caldas tendo a referencia de que o Manoel Da Costa e a Maria.....? Eram moradores no L. Do Mourello Correlhã, mas pelo menos até ao momento e já passei os assentos da Correlhã algumas vezes não encontro mais nada, passando-se o mesmo com os Pais da Josefa os Quais nem a referencia de onde são ou onde moravam tenho porque tambem não consegui encontrar mais referencias.

Termino com votos de um bom Domingo e agradecendo desde alguma ajuda que possa dar.

Jogmar

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#88521 | montargil | 13 Apr 2005 22:15 | In reply to: #88158

Caro Jogmar,

Gostaria, já agora de saber (qual a cota) do registo de nascimento da ANNA, pois eu não o encontrei.....o paroquial-baptismos para o ano de 1861, termina salvo erro em 26 ou 27 de Dez. para o ano de 1862 começa a 28 de Janeiro.....

Na realidade o Sr. deseja que eu encontre o casamento dos avós, será isso?

Mas afinal não chegou a investigar os padrinhos que são descritos no que eu lhe enviei, e são igualmente tios....... e também da mesma paróquia...

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#88527 | Jogmar | 13 Apr 2005 23:30 | In reply to: #88521

Caro Luís

O que eu conseguii encontrar foi o seguinte:

Ana Da Costa Caldas Nascida não no ano de 1861 mas sim no ano de 1865 (não com toda a certeza). Este registo foi encontrado no livro de S. Thomé da Correlhã concelho de P. de Lima com a cota 3.13.3.26 na página 5 nas páginas verdes.

A Ana é filha de João Da Costa Brito e de Josefa Da Costa Caldas que por sua vez casaram em 29/12/1851 na Correlhã concelho de P. de Lima. Este registo foi encontrado no livro de casamentos da Correlhã com a cota 3.13.4.4 nas páginas 16 e 16 verso.
A Ana é nete paterna de Manoel Da Costa e de Maria.......? que são do lugar do Mourello da Correlhã e é neta materna de João Da Costa Caldas e de Maria Rodrigues que não sei de onde são.

O que não consegui encontrar foi os casamentos dos Avós da Ana.


Com os melhores cumprimentos:

Jogmar

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#89282 | montargil | 22 Apr 2005 22:55 | In reply to: #88527

Caro Confrade,

Optei por recolher todos os dados pelo menos os mais evidentes e ou relacionados do paroquial abaixo referenciado; verifiquei, que existem três tipos de problemas:

I. Homónimos,
II. grande quantidade de Costas e de Caldas,
III.discrepância nos nomes de casados e de baptismo

Todos os dados foram colhidos no livro casamentos (mistos) 1805-1840, com a cota 3.13.3.24.
A serem seus ascendentes são todos da sua família, a única maneira é de encontrar os casamentos referidos inicialmente …., e isso só indo assento por assento, lendo em cada um, os nomes dos pais e avós…. e fazer a concordância…..o que, como sabe, equivale a transcrever os dados quasi todos, mas o problema é sem dúvida a caligrafia dos oficiosos…já me esquecia de lhe dizer que penso que é uma alcunha a Maria XXXX c.c. Manoel da Costa será sem dúvida e seguramente a maneira que o padre teria para diferenciar.

Mas tal que poderá ver, os pais da Josefa e avós aqui estão descritos em casamentos nº4 e a mesma (Josefa) tem o irmão Joaquim descrito em baptismos nº 2. e a irmã Maria referenciada em baptismos nº3, e estes são seus ascendentes, assim já poderá, seguramente ir mais além.

CASAMENTOS
1) António da Costa, c.c. Custodia de Costa, em 24\05\1820
02 Manoel da Costa Caldas, do lugar do Pregal
03 Maria Fernandes, do lugar do Pregal

Custodia de Costa
02 Custódio de Costa Pires, do lugar do Pregal
03 Maria Antónia, do lugar do Pregal
pág 26 verso
_____________________________
2) Manoel da Costa Caldas c.c. Anna Pereira, em 13\12\1821
02 António da Costa Caldas, lugar do Pregal
03Maria Antónia Carneiro, lugar do Pregal

Anna Pereira
02 João Martins, lugar de Barros
03 Maria Luiza, lugar de Barros

3) Manoel da Costa c.c. Maria da Costa, em 29\12\1826
02 Manoel da Costa, lugar do Mourello
03 Maria Vós, lugar do Mourello

Maria da Costa
02 Francisco José da Costa, lugar da Costa
03 Mariana da Costa, lugar da Costa
Padrinhos:
Jozé Grazia, solteiro natural do reino da Galiza
Manoel Fernandes filho de Joaquim Fernandes

4) António de Caldas c.c. Anna Martins, em 24\06\1835
02 João de Caldas
03 Maria Rodrigues

Anna Martins
02 Pedro Martins
03 Maria Roza
Todos da mesma freguesia
______________________________

BAPTISMOS

1) Manoel, n.07\10\1830
02 Manoel da Costa
03 Maria da Costa
04 Manoel da Costa
05 Maria Vós
06 Francisco José da Costa
07 Mariana da Costa
Padrinhos: prof. Manoel Luís Calheiros, Ana da Costa, tia do Baptisado

2) Joaquim, n.17\12\1834
02 João de Caldas
03 Maria Rodrigues
04 António da Costa Caldas
05 Maria Antónia Carneira
06 António Rodrigues
07 Maria Luiza
Padrinhos: Francisco Fernandes do Rego, Joanna Carneira
Todos desta freguesia


3) Thomás, n. 11\01\1838, faleceu 03\05\1892
02 António Jozé Caldas, lugar da Pedroza
03 Anna Martins, lugar da Pedroza
04 João de Caldas, lugar da Costa
05 Maria Rodrigues lugar da Costa
06 Pedro Martins, lugar da Pedroza
07 Maria Roza, lugar da Pedroza
Padrinhos: Thomás Rodrigues, Maria filha do dito João de Caldas e tia do baptisado.

Cumprimentos
Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Reply

Direct link:

RE: Da Costa Caldas \ Correlhã Ponte do Lima.

#89310 | Jogmar | 23 Apr 2005 07:10 | In reply to: #89282

Caro Luis.
Desde já lhe fico grato pela ajuda prestada que será retribuida caso um dia o poder ajudar tambem.
Tentarei agora ir mais longe.

Cumprimentos.

Jogmar.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 06 Jul 2024, 22:03.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen