RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias | Património
Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Procuro a ascendencia do
1-Padre LOPO DE CASTRO, natural da freg. de Merufe, relacionado com CECILIA ESTEVES, moça solteira, natural da freg. de Tangil, teve a seguinte filha natural :
2-ANA DE CASTRO, casou com FRANCISCO GONÇALVES, moradores no lugar de Santa Marinha, freg. de Tangil. Filhos :
3-Padre Gabriel Gonçalves de Castro. Teve Inq.G. a 4/9/1732 , proc.27639 pasta 1212.
3-MANUEL GONÇALVES, casou na freg. de Tangil a 16/8/1721 com PAULA ÁLVARES, filha de Pedro Álvares e de s. m. Maria Álvares, já defuntos, naturais da freg. de S.Pedro de Riba de Mouro, conc. de Monção. Filho :
4-JOSÉ GONÇALVES DE CASTRO, casou com HELENA MARTINS, filha de João Martins e de s. m. Senhorinha Martins, (casados em Tangil a 20/9/1721). Neta paterna de Miguel Martins e de s. m. Francisca Esteves, neta materna de João Martins e de s. m. Isabel Gonçalves, todos naturais do lugar de Santa Marinha. Filhos :
5-Francisco, nasceu a 28/4/1763, teve por padrinhos “Francisco Ferreira Vellozo, testemunhas o Padre Gabriel Gonçalves de Castro e o Padre Manuel Lobato de Sousa ambos desta freguesia.”
5-Francisco António, nasceu a 25/6/1766
5-JOÃO GONÇALVES DE CASTRO, nasceu a 18/6/1761, baptizado “pelo padre Gabriel Gonçalves de Castro por licença do reverendo parocho”, teve por padrinhos Paulo Veloso e Maria Esteves.Casou com MARIA LUÍSA FERREIRA VELOSO, nascida no mesmo lugar de Santa Marinha, a 3./3/1772, filha de Paulo Ferreira Veloso e de s.m. Maria Martins, neta paterna de João Domingues Veloso da Costa e de s. m. Maria Martins Ferreira de Caldas, neta materna de Manuel Martins e de s. m. Maria Afonso. Filho :
6-BENTO LUÍS GONÇALVES DE CASTRO, casou com MARIA JOSÉ ALVES, de Fornelos, filha de António Alves e de s. m. Maria Teresa Fernandes, do lugar de Fornelos, neta paterna de Manuel Alves e de s. m. Isabel Esteves, neta materna de Ana Maria Alves e de N……?. Filha :
7-MARIA JOAQUINA GONÇALVES DE CASTRO, conhecida
na região como a " Morgadinha de Fornelos" .Casou a 25 de
Junho de 1854 com JOSÉ LUÍS GONÇALVES, nascido em Tangil a 6/1/1827, conhecido por "José da Escaleira", por ser da Casa da Escaleira, filho de Manuel Luís Gonçalves e de s. m. Isabel Lourenço, do lugar de Cotinho, freg. de Tangil, neto paterno de António Gonçalves e de s. m. Maria Teresa Rodrigues do lugar de Pulgido, freg. de Tangil, neto materno de Manuel José Lourenço e de s. m. Maria Joana Rodrigues, do lugar de Carris, freg. de S.Pedro de Merufe. Filho :
8-MANUEL JOAQUIM GONÇALVES DE CASTRO, nasceu no lugar de Fornelos, freguesia de Tangil, concelho de Monção, a 16 de Junho de 1854, faleceu na freg. de Lomar, Braga a 6/3/1926. Foi professor primário, escritor, redactor e proprietário do jornal Gazeta do Norte (orgão do professorado transmontano: jornal politico, d'instrucção publica, litterario e noticioso ). Escreveu vários livros, como põe exemplo; O coração de luto, Porto : Typ. Universal, 1908; - Horas d'ocio no equador Lisboa : Typ. de E. da Cunha e Sá, 1908; -Namoros do Alto Minho 2ª ed . - Porto : Typ. Universal1907; -Patria e republica Lisboa : Casa E. da Cunha e Sá, 1912; -Moral e doutrina crista... Lisboa : F. Pastor, 1901, - Indice dos Boletins Officiaes da Provincia da Guiné nos annos de 1897 a 1909 Bolama : Imp. Nacional, 1912. Foi redactor e director do jornal O commercio de Chaves 1887-1891, redactor no jornal , O correio de Chaves: jornal politico, d'instrucção publica litterario e noticioso / orgão do Partido Regenerador Faleceu em Braga na Quinta de Lomar a 7/3/1926.
Casou com D.ANA ADELAIDE DAS DORES DE MORAIS, nascida em Chaves, morreu de congestão pulmonar a bordo de um navio a 29 de Dezembro de 1900, que ia de São Tomé e Príncipe para Portugal (foi lançada ao mar nas cercanias de Cabo Verde). Filha de José Manuel Teixeira Fernandes de Carvalho e de s. m. D.Ana Augusta de Morais, (que esteve no Brasil na companhia do Visconde de Ouro Preto), neta paterna de Joaquim Teixeira Fernandes de Carvalho (Morou em Abambres, Vila Real) e de s. m. Joana Taveira de Carvalho, neta materna de Vicente de Morais (n. 1787, na Freguesia de Moiros; f. 1842), casou em 1809 c. . Ana da Conceição de Morais (n. 1793, em Sesmil, freguesia de Travancas ).
Casou segundas núpcias a 30/12/1919 com Maria Albertina Rodrigues.
Filhos do primeiro matrimónio . C.g. nos Morais e Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Colega,
Em minha Grande base sobre os Castros, tenho 3 (três abade / padre) Lopo de Castro. Um deles, de Tangil, me consta alguns filhos, mas não é citado a esposa. Não sei se algum deles trata-se daquele que procuras. Caso se confirme, tenho interesse em toda a descendência dele. Peço que me contate pelo meu e-mail. Fico no aguardo e a disposição. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Samuel de Castro
Já remeti o pedido para castro.genealogia@bol.com.br
Fico a aguardar
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
2910@sapo.pt
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caros Colegas
Felisberto Gonçalves de Castro, trisavô de minha mulher, nasceu na freguesia de Sistelo em 31/12/1826, filho de Manuel Gonçalves Coutinho, da mesma freguesia, e de Maria Rosa GONÇALVES DE CASTRO natural do lugar de Santa Marinha da fª de Tangil.
Rosa Maria era filha de Manuel José Gonçalves.....? e Maria José Gonçalves de Castro, natural do dito lugar de Santa Marinha.
Foram padrinhos de Felisberto seus tios maternos António Joaquim Gonçalves de Castro e Joaquina Gonçalves de Castro.
Maria José Gonçalves de Castro terá nascido antes de 1780.
Atendendo à coincidência de nome, datas e locais é fortemente possível que Felisberto fosse da mesma família referida nesta tema.
Mas como entroncam?
Haverá da vossa parte alguma informação complementar que me possa esclarecer?
Aguardo notícias com os meus cumprimentos
António Forjó
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro António Forjó
Realmente é possivel existir parentesco, já consultor os P.R. de Tangil ?
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
P.s. Vou ver o que dizem os R.P. sobre os seus Gonçalves de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Procuro informações sobre o Padre Lopo de Castro que está em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=208822
ReplyDirect link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Estimado Óscar Caeiro Pinto
Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Caso se confirme algum dos Lopo de Castro que lhe informei, incluindo o da sua mensagem de hoje (11:19), tenho interesse em toda a descendência dele.
Fico no aguardo da confirmação e à disposição. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Óscar Caeiro Pinto
Muito obrigado pela sua mensagem.
Consultei os RP da zona mas somente para a pesquisa desta linha, que deixou de usar Castro.
A possível ligação aos Conçalves de Castro só se tornou evidente com a leitura deste tema.
Um abraço do
AF
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Exmº Senhor Óscar Caeiro Pinto,
Infelizmente nada de relevante tenho a acrescentar ao seu pedido, contudo, tenho uma pequena "estória", que lhe passo a descrever, relacionada com Castro de Merufe e Tangil:
1 - José Luis Fernandes de Castro, dado como nascido a 4 de Fevereiro de 1827 no lugar de Abreu, Sº Pedro de Merufe, Monção (não encontrei a certidão de nascimento nos livros paroquiais) e falecido no Porto a 23 de Fevereiro de 1905 estando sepultado no cemitério de agramonte, Jazigo Capela dos Castros, 3ª secção, nrº 125.
Casou a 27 de Janeiro de 1855 com D. Elvira Rosa do Sacramento Barbosa que nasceu por volta de 1835 na freguesia da Vitória no Porto e faleceu aí a 7 de Janeiro de 1882, filha de Marcelino Ribeiro Barbosa e de sua mulher D. ana Rosa do Sacramento Silva, naturais de Cristelo, Paredes; irmã de Arnaldo Ribeiro Barbosa, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e Fidalgo de Cota de Armas com armas plenas de Barbosa.
Por incrivel que possa parecer na certidão de casmento José Luis é dado como filho de País incógnitos, contudo no nascimento de seus filhos já aparecem como avós das crianças, Manuel José Fernandez de Castro e Maria Luisa Dias Pereira de Castro. Diz a tradição oral familiar que Manuel José Fernandez de Castro era Galego e que veio para Monção; Maria Luisa Dias Pereira de Castro teria nascido também em Sº Pedro de Merufe e era aparentada com os Pereiras de Castro da Casa da Andorinha em Arcos de Valdevez e Senhores da Torre de Abreu em Merufe.
José Luis Fernandes de Castro residiu no Porto, no Largo dos Lóios nrº 24, foi Cavaleiro da Ordem de Cristo, Comendador da Ordem de Nº Srª da Conceição de Vila Viçosa, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e Fidalgo de Cota de Armas (Armas Novas) com umas armas bastante elaboradas e engraçadas.
Tiveram 3 Filhos:
2 - Eduardo Barbosa Fernandes de Castro, ou como é mais conhecido, Eduardo Barbosa de Castro, nasceu a 13 de Novembro de 1855 na Freguesia da Vitória Porto e faleceu a 23 de Novembro de 1922. Casou a com D. Laura Júlia Vilar Cardoso, senhora do Palácio dos Cardosas no Porto, Capitalista e Proprietária.
Tem larga descendência nas familias Castro Lencastre, Castro Pizarro Monteiro, Castro Mendonça, Castro Miranda, Castro Kendal, de Los Rios e Castro, Castro Infante da Câmara, etc.
2 - Alfredo Alcino Fernandes de Castro, nasceu a 28 de Fevereiro de 1857 na Ferguesia da Vitória Porto e faleceu a 11 de Março de 1932. Licenciado em Direito pela Univ. de Coimbra enveredou pela carreira diplomática. O último cargo que ocupou nesta carreira foi o de Ministro Plenipotenciário em Sº Petersburgo junto da corte do Czar, de onde foi saneado em 1910 por se recusar a servira a républica e se manter fiel aos seus principios monárquicos. Amigo Pessoal de S.M. El-Rei D. Manuel II, que visitava amiúde em Inglaterra já que se sentia deslocado no Portugal republicano. Fez parte da reduzida comitiva Portuguesa que acompanhou S.M. El-Rei por ocasião do seu casamento em Agosto de 1913, com o cargo de Camarista de El-Rei, tendo sido por esta ocasião agraciado por El-Rei com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e pelo Anfitrião, Pai da Noiva, Princesa Vitória Augusta, Principe Guilherme de Hohenzollern, com a comenda de Hohenzollern. Não casou nem teve descendência.
2 - José Luis Barbosa Fernandes de Castro, ou José Luis Fernandes de Castro Junior como é referido, nasceu a 10 de Setembro de 1859 na Freguesia da Vitória, Porto. Licenciado em Direito pela Univ. de Coimbra. Casou com D. Margarida Rosa Pereira de Machado, filha dos Viscondes de Pereira Machado. é representante desta ramo, hoje em dia, D. João Castro Mendia, 10º Conde de Resende.
Maço-o com esta pequena/longa "estória" pelo seguinte: - é de tradição oral na familia que estes Fernandes de Castro teriam uns parentes Castro com uma casa (solar) na Freguesia de Tangil junto ao Rio Mouro, ainda hoje na posse dessa familia (Tenho inclusivé um tio-avô que diz que sabe perfeitamente qual é a casa e onde se situa, mas tem mais de 70 anos e uma saúde débil e é dificil levalo até Monção...). Srá que esses parentes serão os seus Gonçalves de Castro? será que existe alguma ligação?
Enfim vou tentando tudo para deslindar a ascêndencia destes meus avoengos. Se entender que me pode dar alguma contribuição para esta demanda fico-lhe muito grato.
Com os meus cumprimentos,
Miguel de Castro Mendonça
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Miguel
Penso que já lhe apontei noutro tópico as unicas casas existentes em S. Salvador de Tangil: Casa do Pedral e Casa de Ladreda, mas nenhuma delas conhecida por ligações a Castros. A do Pedral ligada aos Vilarinhos, a de Ladreda ligada aos Escaleiras.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caririssimo Eduardo,
É verdade que sim, já me tinha apontado as casas num outro tópico e este assunto foi adiado para uma oportunidade de levar o meu tio a Tangil para identificar a casa. Contudo no incio deste tópico é referido o seguinte:
"7-MARIA JOAQUINA GONÇALVES DE CASTRO, conhecida
na região como a " Morgadinha de Fornelos" .Casou a 25 de
Junho de 1854 com JOSÉ LUÍS GONÇALVES, nascido em Tangil a 6/1/1827, conhecido por "José da Escaleira", por ser da Casa da Escaleira, filho de Manuel Luís Gonçalves e de s. m. Isabel Lourenço, do lugar de Cotinho, freg. de Tangil, neto paterno de António Gonçalves e de s. m. Maria Teresa Rodrigues do lugar de Pulgido, freg. de Tangil, neto materno de Manuel José Lourenço e de s. m. Maria Joana Rodrigues, do lugar de Carris, freg. de S.Pedro de Merufe. Filho :
8-MANUEL JOAQUIM GONÇALVES DE CASTRO, nasceu no lugar de Fornelos, freguesia de Tangil, concelho de Monção, a 16 de Junho de 1854, faleceu na freg. de Lomar, Braga a 6/3/1926.....continua"
Estes Castros já tinha "tropeçado" neles nas inquirições de génere em Braga. Era mais uma pista, por muito remota que fosse, a explorar já que o meus Castros de Tangil, e eventualmente da Galiza, continuam a ser um beco sem saida.
Aliás, são os meus Castros de Tangil e os meus Guerreiros de Lanhelas. (Tenho azar no Alto Minho!!!!)
Tenho na minha ascendência um Luís António Guerreiro de Lima, Negociante no Porto, Proprietário do Oficio de Tabelião do Público Judicial e Notas do Concelho de Baião, natural de Lanhelas, Caminha, filho natural de Manuel António Guerreiro de Lima e de Ana Ferreira. Casou no Porto em 1815. Os registo de Lanhelas anteriores a 1820 ninguém sabe onde andam, na TT na leitura de bachareis no processo do referido Luis António diz que este é filho e neto dos nomeados, pessoas que viviam de seus bens e á lei da Nobreza, mas, em todo o processo, apenas lhe nomeia os Pais e nunca os Avós.
Enfim pequenas "estórias" que fazem destas demandas caminhos que vale a pena precorrer á procura de todas as oportunidades de desatar os "nós"...
Com un abraço,
Miguel Mendonça
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Miguel
A casa que refere deve ser a Casa da Ladreda ou Escaleira, que entrou na família Gonçalves de Castro por casamento, sendo seus descendentes conhecidos pela alcunha de "Escaleiras".
Portanto é possivel existir algum parentesco com os seus Castro.
Os melhores cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto
8-Rosa Teresa Gonçalves de Castro, n. Fornelos- Tangil, (irmã do escritor Manuel Joaquim Gonçalves de Castro) possuía juntamente com os familiares,lugar
exclusivo na igreja de Tangil.
Casou c. João Manuel Fernandes (Podame - Monção).Filho :
9-José luis Fernandes (Fornelos - Tangil - Monção), conhecido pelo “José Escaleira, casou c.Amélia dos Anjos de Araújo Magalhães, herdeira da Casa da Ladreda -
Tangil – Monção(também chamada da Escaleira), filha Augusto de Araújo Magalhães (Barqueira - Penso - Melgaço)e de s. m. Maria das Dores de Sousa (Fontelo - Tangil -
Monção).Filho :
10-Anacleto Magalhães Fernandes, co-herdeiro da Casa da Escaleira, juntamente com os seus 7 irmãos. Advogado, Piloto da Aeronaútica, Escola Superior de Guerra, poeta e escritor. Autor do livro Pomar das Afeições, 1975, dedicado aos "Escaleiras".
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Miguel Mandonça,
Se não fôr muito incómodo poderia contar com foi que "tropeçou" nestes Castros nas inquirições de génere em Braga?
Muito obrigada,
cumprimentos,
Joana Morais e Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Cara Joana Morais e Castro,
Antes de mais permita-me que a corriga, Miguel Mendonça e não Miguel Mandonça...
Quando me referia a "tropeçar" nos Castro nas inquirições de génere referia-me, óbviamente aos Gonçalves de Castro, já que vários tem inquirição de génere no ADB.
Não sei se tem conhecimento do site do Arquivo Distrital de Braga onde é possivel, após registo, consultar as inquirições de génere on-line, podendo ser feita uma busca por nome, datas, distritos, concelhos ou freguesias.
Esta pesquisa indica-lhe alguns dados básicos como o nome do inquirido, nome dos pais, freguesia e concelho de origem, data da inquirição e eventuais relações de parentesco com outros inquiridos. Indica-lhe também a cota, pasta, etc onde se encontra o processo em causa, caso o pretenda consultar fisicamente no ADB. Esta facilidade evita perdas de tempo e a ida a Braga ao engano. Veja em: www.adb.uminho.pt
Melhores cumprimentos
Miguel Mendonça
Já agora indico mais um dado em que "tropecei" no âmbito de uma outra pequisa efectuada em Arcos de Valdevez:
"JOSÉ FERNANDES DE CASTRO, FILHO DE JOSÉ FERNANDES DE CASTRO E ANA DOS GUIMARÃES, NATURAL DE SANTA MARIA DE ENTRIMO, GALIZA, MORADORES NA CIVIDADE, BRAGA, CASOU A 14 DE AGOSTO DE 1729 EM SALVADOR, ARCOS, COM MARIA DE ARAÚJO, FILHA DE JOÃO DOMINGUES DE ARAÚJO E ANGELA ALVES"
Registos Paroquiais, Salvador, Arcos, fl. 60
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro António Forjó
Andei a investigar e afinal existe parentesco com os seus Gonçalves de Castro.
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
2910@sapo.pt
P.S.Fico a aguardar a descendencia do Felisberto Gonçalves de Castro, trisavô da sua mulher.
1-Padre, LOPO DE CASTRO, natural da freg. de Merufe (Monção), teve relacionamento com CECILIA ESTEVES, moça solteira, natural da freg. de Tangil, da qual nasceu a seguinte filha natural :
2-ANA DE CASTRO, casou com FRANCISCO GONÇALVES, natural do lugar de Santa Marinha, freg. de Tangil, filho de Estevão Gonçalves e de s. m. Maria Esteves, naturais da dita freg. . Filhos nascidos no lugar de Santa Marinha, Tangil :
3-Francisca, nascida a 6/5/1713, padrinho João Gonçalves Delgado
3-Padre, Gabriel Gonçalves de Castro, com Inquirição de Génere a 4/9/1732 (proc. Nº 27639, pasta 1212). Faleceu com testamento a 5/3/1778, foi sepultado no dia 7.
Fez testamento.
3-António Gonçalves
3-MANUEL GONÇALVES (DE CASTRO), casou na freg. de Tangil a 16/8/1721 com PAULA ÁLVARES, natural também do lugar de Santa Marinha de Tangil. Esta a 3/2/1764 “faleceu de morte apreçada na freguesia de Sestelo hindo para a feyra dos Arcos e ainda recebeo a estremauçam”, ficando sepultada dentro da igreja de S.João de Sestelo. Filha de Pedro Álvares e de s. m. Maria Álvares, já defuntos, naturais da freg. de S.Pedro de Riba de Mouro, conc. de Monção. Filhos :
4-Maria Gonçalves, casada no lugar de Pulgido, com Manuel Domingues, filho de Matias Domingues e de Ventura Pires, do lugar do Pulgido. Foi contemplada, com bens no testamento de seu tio o Padre Gabriel Gonçalves de Castro. Filhos nascidos em Tangil (Pulgido) :
5-Manuel, nasceu a 28/7/1765
4-Senhorinha Gonçalves, casou com Vicente Domingues da Costa, filho de Domingos da Costa e Maria Gonçalves, do lugar de Mourisca, freg. de santo André da Portela, termo dos Arcos. Filhos nascidos em Tangil (Santa Marinha) :
5-Gabriel, nascido a 20/4/1766
5-António, nasceu a 12/6/1773
5-Maria Isabel, nasceu a 12/2/1770
4-JOSÉ LUÍS GONÇALVES DE CASTRO, faleceu no lugar de Santa Marinha de Tangil a 4/4/1797, com testamento.
Casou com HELENA MARTINS, filha de João Martins e de s. m. Senhorinha Martins, (casados em Tangil a 20/9/1721). Neta paterna de Miguel Martins e de s. m. Francisca Esteves, neta materna de João Martins e de s. m. Isabel Gonçalves, todos naturais do lugar de Santa Marinha. Filhos :
5-João, nasceu a 18/6/1761, baptizado pelo Padre Gabriel Gonçalves de Castro por licença do reverendo paroco”. Padrinhos Paulo Veloso e Maria Esteves.
5-Francisco, nasceu a 28/4/1763, teve por padrinhos “Francisco Ferreira Vellozo, testemunhas o Padre Gabriel Gonçalves de Castro e o Padre Manuel Lobato de Sousa ambos desta freguesia.”
5-Francisco António Gonçalves de Castro, nasceu a 25/6/1766, casou com Isabel Luiza Martins do lugar de Santa Marinha de Tangil, filha de Bernardo Martins e Maria Luíza Afonso. Viveram no lugar de Santa Marinha. Filhos nascidos em Tangil :
6-José Luís, nasceu a 31/3/1793 baptizado pelo Padre José Luís Gonçalves de
Castro que foi também seu padrinho.
6-Rosa Maria, nasceu a 11/8/1795, teve por padrinhos de baptismo “O Reverendo
José Luíz Gonçalves de Castro e Rosa Maria Martins “.
6-Maria José, nasceu a 6/4/1798, foi baptizada pelo Padre José Luís Gonçalves de
Castro que foi também seu padrinho.
6-Duarte José, nasceu a 15/6/1806
5-Maria José Gonçalves de Castro, casou com Manuel José Gonçalves Barreira, filho de Manuel Gonçalves Barreira e de Maria Ventura Alves, do lugar de Fornelos. Filhos nascidos em Tangil :
6-Joaquina Gonçalves de Castro, nasceu a 8/7/1795
6-Maria Rosa Gonçalves de Castro, nasceu a 31/3/1801, teve por padrinhos de
baptismo “ Manuel José Fernandes e Maria Rosa Fernandes, moradores na Granja
de S.Pedro de Merufe”.
Casou com Manuel Gonçalves Coutinho, da freg. de Sistelo. Filho :
7-Felisberto Gonçalves de Castro, n Sistelo, c.g.
6-António Joaquim Gonçalves de Castro, nasceu a 30/4/1804 “ padrinho o Reverendo José Luís Gonçalves de
Castro de Santa Marinha por procuração do Reverendo António Joaquim da
Congregação do Porto “.
6-Luís Caetano, nasceu a 28/5/1805 “foram seus padrinhos o Padre José Luís
Gonçalves de Castro de mesmo lugar de Santa marinha e Maria José Gonçalves de
Castro mulher de António Esteves do lugar da Sobreira da freg. de Gavea”.
6-Josefa Luísa, nasceu a 7/2/1810, padrinhos o Reverendo José Luís Gonçalves de
Castro e Joaquina Gonçalves solteira do lugar de Santa Marinha”.
6-Joana Luísa, nasceu a 3/8/1812 “padrinhos Luis Pereira Velho de Moscoso e sua
irmã Dona Joana Joaquina Pereira de Moscoso da casa e quinta da Barjoeira e por
procuração destes assistiu o Reverendo Padre José Luís Gonçalves de Castro”.
5-JOÃO GONÇALVES DE CASTRO, nasceu a 18/6/1761, baptizado “pelo padre Gabriel Gonçalves de Castro por licença do reverendo parocho”, teve por padrinhos Paulo Veloso e Maria Esteves.
Casou com MARIA LUÍSA FERREIRA VELOSO, nascida no mesmo lugar de Santa Marinha, a 3./3/1772, filha de Paulo Domingues Ferreira Veloso (falecido com testamento a 28/12/1801) e de s.m. Maria Martins, (falecida com testamento a 18/4/1799) neta paterna de João Domingues Ferreira Veloso e de s. m. Maria Martins Ferreira, neta materna de Manuel Martins e de s. m. Maria Afonso. Filhos :
6-Maria Marcelina, nasceu a 18/6/1792, foi baptizada pelo Reverendo José Gonçalves de Castro, “foram padrinhos o mesmo Reverendo José Gonçalves de Castro e sua irmã Maria José Gonçalves de Castro ambos do mesmo lugar de Santa Marinha”.
6-Joaquina Teresa, nasceu a 27/3/1794
6-Rosa Maria, nasceu a 27/3/1794, gemea da anterior, teve como “padrinhos Manuel Luís Ferreira Velloso do lugar de Villar e Rosa Maria Ferreira Velloso solteira do mesmo lugar “.
6-José Luís, nasceu a 25/7/1810
6-BENTO LUÍS GONÇALVES DE CASTRO, nasceu a 21/3/1808, teve por padrinho de baptismo Manuel Luís Ferreira e sua mulher Francisca Luisa.
Casou com MARIA JOSÉ ALVES, natural do lugar de Fornelos, freg. de Tangil, filha de António Alves, nascido em Tangila, a 10/6/1751 e de s. m. Maria Teresa Fernandes, nascida a 10/3/1771 do dito lugar de Fornelos, neta paterna de Manuel Alves e de s. m. Isabel Esteves, neta materna de Ana Maria Alves e de N...?. Filha :
7-MARIA JOAQUINA GONÇALVES DE CASTRO, nasceu no lugar de Fornelos, conhecida na região como a “morgadinha de Fornelos”.
Casou em Tangil, a 25/6/1854 com JOSÉ LUÍS GONÇALVES, também natural de Tangil, filho de Manuel Luís Gonçalves e de s. m. Isabel Lourenço, do lugar de Potinho, freg. de Tangil, neto paterno de António Gonçalves e de s. m. Maria Teresa Rodrigues (casados a 13/1/1777), da lugar de Pulugido, neto materno de Manuel José Lourenço e de s. m. Maria Joana Rodrigues, do lugar de Carris, freg. de S.Pedro de Merufe. C.g.
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Estimado Oscar,
Dos três Lopo de Castro que lhe informei, já conseguiu saber qual deles é o que procuras ?
Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Estimado Oscar Caiero Pinto,
Tive conhecimento através da prima Joana e, já confirmei aqui no Genea, que a ascendência dos Gonçalves de Castro se confirmou em um dos padres Lopo de Castro que sugeri através do anexo que lhe enviei.
Para que fique aqui registrado e, para proveito de todos, peço sua gentileza de aqui expor os dados da documentação em que se baseou essa confirmação. Antecipo agradecimentos. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Miguel Mendonça
Sou descendente de José Luis Fernandes de Castro, último filho de José Luis FC, e pouco sei sobre estes avós.
Gostava de saber um pouco mais acerca de Manuel José Fernandes e sua mulher D. Maria Luisa Dias Pereira de Castro, que apenas sei que são de Monção.
Cumprimentos
Francisco de Mendia
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro "Primo",
Já experimentou colocar no Google "José Luis Fernandes de Castro" com as aspas? Logo encontrará um Site do meu irmão, José Luis, com toda a família.
Um abraço,
António Ribas
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro primo Francisco,
Eu sou descendente do Eduardo Barbosa Fernandes de Castro, irmão mais velho do seu antepassado José Luis Fernandes de Castro Júnior. O nosso primo António Ribas já lhe deu os dados para aceder ao site que o irmão dele criou na NET com a familia toda que é bastante interessante e está muito bem feito.
Quanto a Manuel José Fernandes de Castro e sua mulher D. Maria Luisa Dias Pereira de Castro, todos andamos á procura de mais, mas até agora pouco ou nada encontramos de concreto.
As tradições orais na familia são de que Manuel José Fernandes de Castro era Galego (de familias nobres da Galiza - Fernandez de Castro) e que casou com Maria Luisa Dias Pereira de Castro (dos Pereira de Castro senhores do Morgado da Casa de Andorinha em Arcos de Valdevez e da Torre da Grade (casa mães dos Abreus) em S. Pedro de Merufe, Monção). Até hoje ninguêm encontrou este casamento nos paroquiais de Merufe. O filho José Luis Fernandes de Castro terá nascido a 4 de Fevereiro de 1827 no lugar de Abreu, Sº Pedro de Merufe, Monção e faleceu a 23 de Fevereiro de 1905 no Porto. Até hoje também não se encontrou o seu registo de nascimento.
Enfim quase um "caso policial". O nosso tio Eduardo Lencastre afiirma que Manuel José Fernandez de Castro tinha uns primos em Tangil com um belo solar (dai a possibilidade de ter algo em comum com estes Castros de Merufe e Tangil referidos neste forum).
Enfim, as tradições orais valem o que valem e muitas vezes são "douradas", mas eu ainda não desisti de encontrar o fio á meada, vou continuar a procurar e tendo novidades com todo o gosto as partilharei consigo.
Um abraço
Miguel
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caros António e Miguel
Já conhecia o site, que tem muita informação. Ñão tinha ideia que tinhamos tantos primos e parentes por este lado, até porque o nosso ramo é muito reduzido.
Gostava de entrar em contacto convosco, o meu email é franciscomendia at hotmail.com.
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Estimado António Forjó,
Mandei-lhe um e-mail e o mesmo voltou. Estou solicitando seu contato ao Genea, peço sua gentileza contatar-me. Muito grato. Um abraço.
Samuel c o Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Estimado Óscar Caeiro Pinto,
Reitero meu pedido aqui de 2.2.2006 e a confirmação se recebeu meu e-mail recente. Grato. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Samuel de Castro
Estou a ultimar o ficheiro sobre os Morais e Castro, mas aproveito para adiantar que existe nos paroquiais de Merufe referencia a Francisca de Castro que fez uma capela de S.Caetano em Merufe, documento
assinado por Felix Pereira de Castro .Esta Francisca, deve ser a http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=448453
filha do Francisco de Abreu e de Francisca de Castro, irmã portanto do dito
padre Lopo de Castro referido pelo Gaio.
Abraços do
Óscar Caeiro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Estimado Óscar Caeiro Pinto,
Assim que concluir o ficheiro sobre os Morais e Castro e puder disponibilizar para meu e-mail, fico-lhe muitíssimo agradecido.
Achei bastante interessante a referência da Francisca de Castro nos paroquiais de Merufe, desejo que desvende a confirmação de tratar-se daquela que se refere. Esse Félix Pereira de Castro é um de meus ancestrais diretos.
O que achas de aqui colocar a referência da confirmação do padre Lopo de Castro ser filho do casal que está aqui no Genea ?
Espero tenha recebido meu e-mail com o anexo enviado. Muitíssimo obrigado pela atenção. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Francisco
Não tenho o teu e-mail, manda-me se faz favor:
correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt
Abraço
Lourenço
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Lourenço,
Não haverá aí um pouco de distracção relativamente ao conteúdo da mensagem que está a responder....(:-))
Cumprimentos
António Ribas
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro António,
Porque pergunta isso? Abri uma mensagem do Francisco Mendia no tópico mais recente onde o encontrei, e escrevi uma como resposta. A "nota" de mensagem nova foi parar a si e não a ele?
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro Lourenço,
Peço desculpa, se fui mal entendido, pois foi apenas uma brincadeira que pretendi inocente. É que exactamente nesse "tópico mais recente" ele informa o seu, dele, email.
Cumprimentos
António Ribas
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Caro António,
Tem toda a razão. Não sei onde ando com a cabeça! Muito obrigado.
Cumprimentos
LCM
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Prezado Francisco de Mendia,
EUREKA..........
Peço a gentileza de observar que, nosso ilustre colega Casimiro Puga, no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=339068&fview=e , nas mensagens de 05-12-2013, 19:52 , e, 04-12-2013, 18:43 , fez-nos um grandioso e especial favor de localizar os ascendentes do José Luís Fernandes de Castro.
Continuo a disposição. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Prezado Miguel de Castro Mendonça
EUREKA..........
Peço a gentileza de observar que, nosso ilustre colega Casimiro Puga, no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=339068&fview=e , nas mensagens de 05-12-2013, 19:52 , e, 04-12-2013, 18:43 , fez-nos um grandioso e especial favor de localizar os ascendentes do José Luís Fernandes de Castro.
Continuo a disposição. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Prezado Óscar Caeiro Pinto,
Já há tempos não tenho conseguido contato com o colega António Forjó, que participou neste tópico.
Naquela época (2005), escreveste para ele:
"Fico a aguardar a descendência do Felisberto Gonçalves de Castro, trisavô da sua mulher"
Por acaso recebeste dele os dados da descendência do citado Felisberto?
Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Castro, de Merufe e Tangil (Monção)
Prezado Óscar Caeiro Pinto,
Repito minha mensagem de 27.1.2014:
Já há tempos não tenho conseguido contato com o colega António Forjó, que participou neste tópico.
Naquela época (2005), escreveste para ele:
"Fico a aguardar a descendência do Felisberto Gonçalves de Castro, trisavô da sua mulher"
Por acaso recebeste dele os dados da descendência do citado Felisberto?
Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jan 2025, 17:47.