assento de baptismo/nascimento

This topic is classified in rooms: Formação | Arquivos

assento de baptismo/nascimento

#89433 | alicemilao1976 | 25 Apr 2005 17:12

Boa tarde a todos! Acabei de receber algumas certidoes de nascimento mas acho que nao vêm la todos os dados de que necessito! Sera que ao pedir os assentos de Baptismo poderei assim ter acesso à informaçao que me falta?? Poderei pedir os assentos de batismo na Conservatoria do RG/ (- 100 anos) ou sera que terei que pedir nas Paroquias dos baptizados??
Muita agradeço a vossa ajuda, Alice Milao

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#89446 | Maria Barreiro | 25 Apr 2005 22:09 | In reply to: #89433

Cara Alice Milao

Creio que depende da data que procura (mesmo sendo após 1900). Quando pedi duas certidões de nascimentos numa conservatória, uma de 1909 outra de 1915, a primeira era de facto um registo de baptismo e a segunda um registo de nascimento. Nesta última apenas não consta os dados referentes ao baptismo (data, nome de padrinhos, nome do padre, igreja).
Que dados pensa que faltam nas certidões que recebeu?

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#89497 | alicemilao1976 | 26 Apr 2005 17:45 | In reply to: #89446

Cara Maria
A minha questao é que por vezes os assentos de baptismo podem ter as informaçoes que eu nao encontro nos registo de nascimento! Sera que os assentos de Baptismo sao imprescindiveis para um avanço genealogico? Por exemplo: Ao pedir a certidao de nascimento do meu pai, fiquei a saber que o meu pai era filho ilegitimo ( legitimado posteriormente pelo casamento dos seus pais). A partir deste registo fiquei a saber a data de casamento dos meus avos paternos. Sera que no registo de baptismo havera algum averbamento util para a continuaçao das minhas pesquisas?

obrigada
Alice

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#89502 | vik | 26 Apr 2005 18:45 | In reply to: #89497

Salvo erro com a instituição do registo civil obrigatório, a partir de 1 de Abril, de 1911, os factos a ele sujeitos constam de livros de registos ou de assentos lavrados em repartições de registo civil, deixando de ter eficácia civil os factos que nos outros livros constassem, salvo se ocorrido até essa data

Antes de 1 de Abril de 1911, os livros paroquiais e de administração do concelho tinham eficácia civil, e eram razoavelmente pormenorizados, não obstante o nome dos indivíduos no assen-to paroquial de baptismo conter um vocábulo sendo referenciado pelo nome dos pais, só mais tarde fixando este o nome completo, no primeiro acto de relevo da sua vida civil.

Por vezes o assento de baptismo pode ser avalidao como meio de prova para rectificação de registos ou suprimento destes, se omissos

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#89518 | Maria Barreiro | 26 Apr 2005 21:18 | In reply to: #89497

Cara Alice

Depende de até que ponto quer aprofundar a sua pesquisa. Se apenas quer saber os nomes de seus ascendentes, então o que tem chega. Já sabe a data de casamento de seus avós, logo pode obter o registo de casamento deles (sabendo também a freguesia onde casaram), no qual deverá estar registado a idade que tinham aquando do casamento, a freguesia de onde eram naturais e nomes de seus bisavós. Com estes dados consegue chegar ao assento de baptismo ou nascimento de seus avós e e com este assento chega ao assento de casamento de seus bisavós.
Se tiver dúvidas, disponha.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#89519 | Maria Barreiro | 26 Apr 2005 21:18 | In reply to: #89497

Cara Alice

Depende de até que ponto quer aprofundar a sua pesquisa. Se apenas quer saber os nomes de seus ascendentes, então o que tem chega. Já sabe a data de casamento de seus avós, logo pode obter o registo de casamento deles (sabendo também a freguesia onde casaram), no qual deverá estar registado a idade que tinham aquando do casamento, a freguesia de onde eram naturais e nomes de seus bisavós. Com estes dados consegue chegar ao assento de baptismo ou nascimento de seus avós e e com este assento chega ao assento de casamento de seus bisavós.
Se tiver dúvidas, disponha.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#90422 | didikopke | 10 Mai 2005 17:09 | In reply to: #89433

Onde devo solicitar cópia da certidão de batismo de uma pessoa que nasceu no Porto por volta de 1771 a 1777 ?

Saudações !

Diego Kopke

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#90444 | vik | 10 Mai 2005 18:31 | In reply to: #90422

O Arquivo Distrital do Porto ?

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#90445 | vik | 10 Mai 2005 18:36 | In reply to: #90444

Arquivo Distrital do Porto http://www.adporto.org/ ?

Reply

Direct link:

RE: assento de baptismo/nascimento

#90453 | didikopke | 10 Mai 2005 19:10 | In reply to: #90445

Muitissimo obrigado!

Não sei exatamente se neste arquivo, mas estarei pesquisando lá.

Um abraço.

Diego Kopke

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 06 Jul 2024, 00:11.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen