Família Jácome
This topic is classified in rooms: Famílias
Família Jácome
Boa noite.
Procuro informações sobre famílias de apelido Jácome na região da Covilhã. No século XVII este apelido existia pelo menos em duas localidades desta zona: Casegas e Ourondo.
i) Frei Paulo Vaz Jácome, vigário de Idanha-a-Nova, professo da Ordem de Avis e da Ordem de Cristo, faleceu em 27 de Julho de 1709. Era sobrinho de Teresa Simão, e filho de Manuel Vaz e Catarina Rodrigues, ambos de Casegas (casaram em 1663). Não encontrei o seu registo de baptismo. Os outros filhos deste casal que tenho documentados são: Maria (n. 1665), Manuel (n. 1667), Maria Vaz (n. 29.06.1670), Catarina Vaz dos Santos (n. 29.10.1674), Ana Vaz Freire (n. 1680) e Frei Aleixo Vaz Freire (n. 1683), prior de Meimoa e professo da Ordem de Avis, que foi herdeiro e testamenteiro do irmão.
ii) Pedro Fernandes Jácome nasceu em 1667 no lugar das Relvas, freguesia de Ourondo. Era filho de Pedro Fernandes e Maria Francisca, ambos das Relvas. Casou três vezes: com Maria Fernandes, das Relvas (03.08.1698), com Ana Fernandes André, de Casegas (18.01.1711), e com Ana Carvalho.
Refira-se que Ana Carvalho, terceira mulher de Pedro Fernandes Jácome, era irmã do Capitão Paulo de Carvalho, marido de Ana Vaz Freire, irmã de Frei Paulo Vaz Jácome.
Agradeço desde já qualquer informação relacionada com a ascendência destas duas pessoas.
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo Rui Pereira,
Não sendo ascendentes, devem ser família do ii ... :)
Manuel Afonso Jácome, solteiro, filho de Domingos Afonso Joaquim e de Maria Jácome, já defuntos, moradores no Ourondo, cc Marta dos Santos, solteira, filha de António Fernandes Beirão (Beiram?) e Maria Gonçalves, do casal de São Martinho, em 28.12.1706. (item 1, Microfilme 272, 1350067)
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo José Fernandes Rodriguez:
Muito obrigado por mais estes dados.
Domingos Afonso Joaquim e Maria Jácome foram também pais de Manuel Afonso Joaquim, que casou no mesmo dia 28.12.1706 em Silvares com Maria dos Santos, da Barroca, também filha de António Fernandes Beirão e Maria Gonçalves. Esse casamento que indica foi no Ourondo? É que me parece demasiado azar cada um de nós reparar num casamento e não no outro!
António Fernandes Beirão e Maria Gonçalves foram ainda pais de Manuel Fernandes Beirão, que casou a 10.02.1698 no Ourondo com Catarina Fernandes, de Lavacolhos, já viúva de Manuel Francisco.
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo Rui Pereira,
O casamento foi em Silvares, portanto estamos a falar do mesmo casamento, pois os restantes dados são coincidentes.
Deve ser um erro de leitura da minha parte, mas no registo de baptismo da filha, Maria, em 03.08.1707 (pág. 22, item 1, microfilme 272/1350067), de Manuel Afonso J... e Marta dos Santos, voltei a achar que era Jácome...
Vou verificar e, se possível, tirar fotocópia, para lhe enviar a respectiva imagem.
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo José Fernandes Rodriguez:
É provável que tenha lido Jácome por Joaquim mas o maior erro, pelo qual peço desculpa, foi meu: a minha distracção foi tal que troquei o pai pelo filho, não reparei no nome da mulher e pensei estar perante um caso de dois irmãos casando com duas irmãs.
Esse Manuel Afonso Joaquim tem de Maria dos Santos um filho também chamado Manuel Afonso Joaquim que casa primeira vez a 18.06.1737 no Ourondo com Maria Álvares Ferreirinho (filha de Manuel Fernandes Ferreirinho e Ana Fernandes) e segunda vez a 23.04.1751 no Ourondo com Ana Simão. Teve pelo menos uma filha do primeiro casamento, Maria Natália, com muita geração.
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Rui Pereira
Tenho Pedro Fernandes Jácome como neto paterno de Lucas Lourenço, Relvas e Ana Jácome, (n. a 27-2-1610 Erada) casados 13 09 1632, Erada.
Lucas Lourenço era filho de Pedro Lourenço e Ana Fernandes, Relvas.
Ana Jácome era filha de Francisco (Alfaia) Galvão a Maria Fernandes (2-4-1581-?-5-1625) cc 11-12-1605 Erada.
Francisco (Alfaia) Galvão era filho de Francisco Alfaia Galvão e Isabel Rodrigues.
Maria Fernandes Tenho-a como a Maria filha de Domingos Pires (+ 20-11-1625 deixou capela de 2 missas) e Inês Jácome nascida naquela data (2-4-1581)
Tenho um 4º casamento para Pedro Fds Jácome em 3-12-1723 com Ana Fernandes André fª fe André Fernandes e Ana Pires
Faço notar a semelhança de apelidos Alfaia Galvão com os Galvão de Penamacor, nomeadamente António Alfaia Galvão cc Ana Freire cerca de 1560
Cumprimentos
G Santos
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Gabriel Santos:
Muito obrigado pelas suas interessantes informações. Gostaria de saber como avançou para lá dos pais de Pedro Fernandes Jácome, Pedro Fernandes e Maria Francisca. Encontrou o respectivo casamento? Eu nunca o encontrei, e por isso mesmo nunca fui além desse casal.
Como nota complementar, creio que existirá um equívoco na sua indicação de um quarto casamento para Pedro Fernandes Jácome, pois a Ana Fernandes André que indica é a segunda mulher que com ele casa a 18.01.1711. O casamento que se realiza a 30.12.1723 é o terceiro, com Ana Carvalho, cuja data ainda não conhecia quando em 2001 iniciei este tópico.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Rui Pereira
Houve Jácomes tb no Freixial, com origem em Évora. Não sei que descendência tiveram, a não ser uma filha que casou com Lourenço Barreiros de Oliveira e Cunha.
PEDRO FERNANDES ROL casou com Isabel Jácome batizada no Freixial em 14-12-1566 (Livro 1-mistos fl 5vº) filha de Bartolomeu Jácome, de Évora, falecido no Souto da Casa em 26-02-1606 (Livro 1 Mistos Fl 173) e de sua 1ª mulher Margarida André Gonçalves, falecida em 1567, filha de André Gonçalves morador na Aldeia Nova do Cabo falecido em 1539 e de Andreza Vaz da Cunha, falecida em 1554.
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Rui Pereira
Peço desculpa pela falta de assinatura.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Rui Pereira
Como disse anteriormente tenho Pedro Fernandes Jácome como neto paterno de Lucas Lourenço, o que nada mais é que uma hipótese com grandes probabilidades de certeza.
Quando estudei os paroquiais de Ourondo procurava outros ramos familiares pelo que não aprofundei muito o que havia sobre a família Lourenço, nomeadamente seus baptismos ou casamentos.
No entanto, o que me leva a considerar Pedro Fernandes "Pai" como filho de Lucas Lourenço:
1. As datas, proximidade geográfica, e a origem (Relvas)
2. O apelido Fernandes que herdaria das duas avós
3. O própro nome Pedro que herdaria do avô Pedro Lourenço
4. O facto de na época não haver mais alguém com apelido Jácome nas Relvas além de Ana.
5. O forte relacionamento familiar da família Lourenço com Erada e Casegas.
6. Já tinha verificado a informação prestada por Manuel da Silva Rolão mas não achei qualquer relação desses Jácomes com Relvas.
Resta em aberto a hipótese de a Inês Jácome casada cerca 1580 com Domingues Pires da Erada pertencer a essa família de Évora.
Cumprimentos
GSantos
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Manuel da Silva Rolão:
Muito obrigado pelas suas mensagens.
Quando coloquei a mensagem inicial eu não tinha qualquer indicação sobre a possível origem do apelido de Pedro Fernandes Jácome. Actualmente já tenho documentados mais alguns Jácomes nas freguesias do Ourondo, Erada e Barco, mas não tão antigos como os que refere. Não sei se serão todos da mesma família.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Gabriel Santos:
Muito obrigado pela sua resposta.
Para além de Pedro Fernandes Jácome, encontro no Ourondo uma Maria Jácome c. c. Domingos Afonso Joaquim, ambos já defuntos em 1706 quando seu filho Manuel Afonso Joaquim casa em Silvares com Maria dos Santos, de São Martinho. Talvez sejam dos mesmos.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Rui Pereira
Mando-lhe mais Jácome isolados. Pelo menos dá para ver por onde andaram.
MARIA TERESA CUSTÓDIA DA SILVA casou em Alpedrinha em 27-01-1733 com Pedro Dias Jácome 2º deste, filho de Manuel Dias Jácome e de Ana Gonçalves ou Fernandes naturais de Alpedrinha
ISABEL ANTUNES que casou com Manuel Nunes filho de Belchior Nunes e de Catarina Antunes, do Louriçal do Campo, irmão de Catarina Antunes casada no Louriçal do Campo em 11-09-1661 com Manuel Martins Isabelinha, filho de Bartolomeu Martins e de Érea Jácome, viúvo de Maria Pires filha de Domingos Pires e de Maria Fernandes.
BALTAZAR FERNANDES SECO que casou com Rufina Jácome. Em 20-10-1616 faleceu no Louriçal do Campo Baltazar Fernandes, casado com Inês Domingues (sua 2ª mulher?). Foi testemunha no Louriçal do Campo em 08-07-1607.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Rui Pereira
Possivelmente já conhecerá outros Jácomes da Erada que seguem:
Outros com apelido Jácome da Erada
1. Domingos Pires (+20 11 1625) cc Inês Jácome
2. Clara Jácome que poderá ser filha(b.c. 1567-Erada) cc Francisco Rodrigues, Erada
3. Francisco Rodrigues (b.6 04 1587-Erada;d.15 09 1625)
2. Inês Jácome que poderá ser filha(c. 1567-Erada) cc Gonçalo Fernandes
3. Pedro Fernandes (c.30 03 1587-Erada)
3. António Jácome cc Maria Fernandes (+11 01 1636)
4. Isabel Jácome (b.1 06 1640-Erada) cc Francisco Pires, S.Jorge da Beira
5. Miguel Pires Jácome (b.29 09 1672-Erada)cc Maria Carvalho, Erada
5. Maria Jácome cc Manuel de Proença, do Ourondo
Os Jácomes do Barco serão provavelmente desta família se considerarmos o casamento de Maria Duarte (Jácome) com Pedro Fernandes Folgado em 29-7-1636 como um regresso às origens.
Cumprimentos
GSantos
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo Rui Pereira,
Voltei a visualizar os RP de Silvares e confirmo a minha leitura inicial. Contudo, em pelo menos um registo, em que a Marta dos Santos é madrinha (pág. 18, item 1, Microfilme 272), o Padre escreve Manuel Afonso Joaquim (Joachim) e não Jácome. Perante os dados, podemos assumir que era conhecido pelos dois apelidos.
Manuel Afonso Jácome nos seguintes registos:
Manuel Afonso Jacome, solteiro, filho de Domingos Afonso Joaquim e de Maria Jácome, já defuntos, moradores no Ourondo, cc Marta dos Santos, solteira, filha de António Fernandes Beirão e Maria Gonçalves, do casal de São Martinho, em 28.12.1706. (pág. 69, item 1, Microfilme 272, 1350067);
Maria, que nasce em 03.08.1707, filha de Manuel Afonso Jacome, natural do Ourondo e da sua 1ª mulher Marta dos santos, natural de São Martinho... (pág. 22, item 1, Microfilme 272, 1350067);
Maria (outra...), que nasce em 23.06.1708, filha de Manuel Afonso Jacome ... (pág. 28, item 1, Microfilme 272, 1350067).
A quase sobreposição temporal permite assumir que a 1ª Maria terá falecido (ainda não verifiquei os óbitos...)
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Confrade,
Tenho em Silvares, o casal Manuel de Proença, do Ourondo e Maria Jácome, de Silvares. Tiveram:
Bartolomeu, b.31?.08.1681 (Pág. 10, item 6, Microfilme 271)
Isabel, b.16.02.1684 (Pág. 13, item 6, Microfilme 271)
Pedro de Proença Jácome, b.20.12.1686 (pág. 17, item 6, 271)
Isabel, b.20.11.1690 (Pág. 26, item 6, 271)
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo Rui Pereira,
Em 29.05.1710, em Silvares (pág. 80, item 1, 272/1350067), tenho o casamento de Antão Fernandes, viúvo, filho de Manuel Fernandes e de Maria Vaz, já defuntos, de Casegas, com Ana Francisca, filha de Francisco Dias e Marta Fernandes, de Silvares, já defuntos.
O Antão Fernandes casou 1ª vez com Maria João, viúva, filha de Domingos João e Lúcia Fernandes, de Casegas.
Conhece a descendência deste casal e a ascendência do casal Manuel Fernandes e Maria Vaz. Esta será dos seus Vaz (Freire)?
A ascendência conhecida de 1. Ana Francisco (b02.07.1684-Silvares,Fundão):
2. Francisco Dias (n.21.11.1641, Silvares,Fundão) casa em 10.02.1666, Silvares, com
3. Marta Fernandes (f.12.04.1701-Silvares,Fundão)
4. Francisco Dias
5. Maria Francisca
6. Sebastião Francisco (f.22.11.1665, Silvares) casa em 22.10.1634, Silvares, com
7. Marta Fernandes, Ourondo, Covilhã
12. António Francisco, Silvares
13. Ana Domingues
14. Pedro Lourenço, Ourondo, Covilhã
15. Maria Fernandes, Ourondo, Covilhã
Com consideração,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Confrade,
Em complemento à anterior mensagem, tenho ainda, a Inês de Proença, filha de Manuel Proença e de Maria Jácome, que cc Manuel Mateus, filho de Mateus Antunes e de Maria Francisca, em 17.06.1708 (Pág. 76, item 1, 272), em Silvares.
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Manuel da Silva Rolão:
Muito obrigado pelas informações adicionais.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Gabriel Santos:
Muito obrigado pelas suas informações. Conhecia alguns dos Jácomes que refere, mas não outros. Tenho o nome do marido de Inês Jácome como Gaspar Antunes.
Recentemente alguns destes Jácomes da Erada foram debatidos em outro tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=233664
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo José Fernandes Rodriguez:
Muito obrigado pelas suas várias mensagens neste tópico.
Relativamente às questões que coloca:
Da descendência de Antão Fernandes conheço do primeiro casamento uma filha, Ana Fernandes, que casou a 15.02.1730 com Francisco Gonçalves, de Unhais da Serra. Do segundo casamento conheço três filhos: José Fernandes Antão, casado a 24.01.1737 no Ourondo com Maria Francisca, das Relvas; Antão Fernandes, casado a 20.04.1749 em Casegas com Maria Duarte Nabo, de Casegas; e Manuel Fernandes Antão, casado a 07.12.1757 no Peso com Maria da Conceição, dos Vales do Rio.
Os pais de Maria João, Domingos João e Luzia Fernandes, casaram a 11.03.1680 em Casegas mas o registo não indica as filiações. Domingos João era viúvo de Isabel Lopes, com quem casara a 30.09.1658 em Casegas.
O primeiro marido de Maria João foi Manuel Marques, do Sobral de Casegas, com quem ela casara a 15.03.1697 em Casegas.
Manuel Fernandes e Maria Vaz casaram a 23.11.1653 em Casegas. Este era já o terceiro casamento de Manuel Fernandes, que fora anteriormente casado com Catarina Antunes e Ana Duarte, ambas da Erada.
Manuel Fernandes era filho de Jerónimo Gonçalves e Ana Fernandes.
Maria Vaz era filha de Domingos Vaz e Ana Fernandes Simão, casados a 03.10.1627 em Casegas, neta paterna de Sebastião Afonso e ... ...eda (???), e neta materna de Manuel Simão e Maria Fernandes. Parece-me provável que estes Vaz sejam, tal como alguns outros que pela mesma época se encontram em Casegas, dos mesmos dos Vaz Freire mas não consegui até agora estabelecer a ligação.
Verifico que no costado de Ana Francisca indica a filiação do número 2, Francisco Dias, que segundo os meus apontamentos não consta do respectivo registo de casamento. Onde a descobriu?
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo Rui Pereira,
Como bem refere, no registo de casamento de Francisco Dias e Marta Fernandes, em 10.02.1666 (pág. 136, item 5, 271) não é referida a filiação do primeiro. Esta foi obtida por dedução, baseada em factos, que me parecem suficientemente sólidos:
Em 20.06.1664 (pág. 135, item 5, 271), Francisco Dias, filho de Francisco Dias e de Maria Francisca (os pais são explicitamente referidos), casa com Ana Francisco, filha de André Gregório, dos Boxinos, Silvares e penso que da Ana Francisca (o nome da mãe não é referido). O André Gregório teve antes, como esposa, uma Maria Fernandes, f. 30.06.1625.
No registo anterior, na mesma data e página, Marta Francisca, filha do casal Francisco Dias e Maria Francisca, casa com Francisco Gregório, filho de André Gregório e de Ana Francisca, dos Boxinos.
A Ana Francisco falece em 20.04.1665 (pág. 210, item 5, 271). Não devemos, ainda, esquecer que o registo de casamento com a Marta Fernandes é na página seguinte (pág. 136), o que poderá justificar a não repetição dos ascendentes... :)
O que o Primo Rui Pereira acha destes factos? Deduzia o mesmo?
O casal Francisco Dias e Maria Francisco teve os seguintes filhos (listagem ainda não exaustiva):
Maria, n. 15.10.1628;
Francisco, n.12.03.1631;
Marta Francisca, n.13.01.1636;
Manuel, b.05.12.1638;
Francisco Dias, 21.11.1641;
Domingos Dias, 21.02.1645;
Catarina, b.17.01.1655;
Isabel Francisca,
Duas informações interessantes e questões relacionadas:
1. Na página 17, item 4, 271, na listagem dos crismados de 1624, refere-se que Francisco Dias é filho de (Francisco Álvares) Frutuoso de Madeiros e de Maria Dias. O padrinho foi Francisco Gonçalves.
O nome completo do pai de Francisco Dias é Francisco Álvares Frutuoso de Medeiros, como é explicitamente referido num registo de casamento, em 08.06.1620, em que entra como testemunha, entre Domingos Jerónimo, do Castelejo, e Maria Francisca, filha de Francisco Domingues, dos Boxinos (pág. 96, item 4, 271).
Na mesma época temos, em Silvares, o Francisco Álvares Ferreiro (certamente relacionado com a Isabel Fernandes Ferreira/o, como explico no tópico em que tratamos desta relação), Francisco Álvares Alfaiate e Francisco Álvares do terreiro e outro F. A. do (? Que poderá ser um dos anteriores.). Penso que perante esta multiplicação, fica explicada em geral a utilização dos apelidos “Frutuoso de Medeiros”.
Entre os referidos F.A. existem relações familiares, por exemplo, os últimos dois são cunhados entre si e de Domingos Fernandes do Outeiro.
A Maria Dias - mãe de Francisco Dias - falece em 08.11.1617 (pág. 131, item 4, 271). F. A. Frutuoso de Medeiros volta a casar, com Maria Afonso.
2. O Pedro Fernandes (o Alferes?), viúvo, de Casegas, cc Águeda Francisca, filha de Francisco Álvares e de Maria Fernandes, em 10.02.1658, em Silvares (pág. 132, item 5, microfilme 271). A Maria Fernandes falece em 25.03.1692.
Não aprofundei esta ascendência, mas será que o Dias, do Pedro Fernandes Dias e do irmão Capitão António Dias da Silva, não entroncará com os “Dias” de Silvares?
Lembro que, sem estar sistematizado tenho, na década de 20 do século XVII: Francisco Álvares do terreiro casado com Maria Dias e Leonor Dias com António Fernandes do Outeiro.
Abraços,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro José Fernandes Rodriguez
Sobre Francisco Dias ser filho de Francisco Dias:
Do facto de vir um registo na página seguinte, isso nada obsta a que não repitam os pais.
De centenas (se não milhares) dos registos que vi, de casamento, apenas eram omitidos os nomes dos pais nos seguintes casos:
Ou por ser muito conhecido (o que era rara mesmo assim a omissão)
Ou por ser ou serem viúvos
Ou porque simplesmente o padre não os colocava (facto muito comum, nos registos mais antigos).
Ou, obviamente, se não soubessem quem eram os pais.
Nunca para evitar repetições.
Quanto ao nascimento de dois Franciscos, qualquer deles tem idade para ser o que casa.
Também não é invulgar haver dois irmãos com o mesmo nome próprio, ainda por cima com 10 anos de diferença.
Mas é uma questão de ver pelos óbitos, quantos Franciscos faleceram ainda menores. É provavel que encontre só um, podendo dessa maneira concluir a filiação que propõe.
E ver os óbitos todos, porque pode encontrar alguma referência nas missas deixadas por alma.
Outros registos a ver, são os batismos todos, porque quando eram padrinhos, sendo solteiros, o Padre colocava pelo menos o nome do Pai (normalmente, claro).
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro confrade Manuel da Silva Rolão,
É evidente que a referência à página seguinte e a não repetição dos pais era uma "boutade", acompanhada de um smile.
Concordo com tudo o que afirma e pouco a pouco vou limando o costado em causa, desde que os registos permitam. Logo que me seja possível, pois estou em várias frentes ao mesmo tempo, vou seguir os seus conselhos.
Muito obrigado pela atenção e ajuda,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caros Confrades,
Com a excitação da descoberta dos dados referenciados em 1 e a raridade do nome próprio Frutuoso não reparei nas assinaturas das testemunhas. Podemos estar em presença de duas pessoas distintas, isto é, um Francisco Álvares e um Frutuoso de Medeiros. Na próxima semana vou verificar esta situação.
Da minha possível precipitação peço, antecipadamente, desculpas.
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
caro rui
perdi o seu contacto se puder contacte me para
jorge_arez@hotmail.com
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo José Fernandes Rodriguez:
Venho por este meio agradecer os novos dados que disponibilizou, e que irei analisar com atenção.
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Contacto por e-mail
Caro Jorge Arez:
Já seguiu mensagem para o seu e-mail.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Confrade,
De acordo com o que lhe tinha dito, segui os seus conselhos e fui ver dos óbitos, para desfazer o problema dos dois Francisco (n. 1631 e 1641). Com pena minha verifiquei que os óbitos de 1628 a 1654 dos RP de Silvares não foram microfilmados. O respectivo livro extraviou-se - desviando-se para algum lugar mais ou menos privado - ou o tempo fez uma vitima !?
Descobri, no entanto, que o Francisco Dias (Pai) já era falecido em 1669, no óbito da filha, Ana Francisca, que falece em 24.11.1669, em Silvares.
Vou continuar a aprofundar/cruzar estas e outras informações para suportar factualmente as referidas ligações familiares...
Os meus melhores cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo Rui Pereira,
Espero que a sua análise informada amplie o nosso conhecimento sobre estas ligações, que certamente estarão relacionadas com as freguesias limítrofes. Muitos destes Dias casam em Lavacolhos, Ourondo, etc.
Peço desculpas pela confusão sobre os pais de Francisco Dias (Pai). Hoje verifiquei novamente os registos e na referida página 17, item 4, 271, na listagem dos crismados de 04.05.1622 e não de 1624 como erradamente tinha referido, encontra-se a seguinte referência: "Francisco Dias filho de Frutuoso de Medeiros e de Maria Dias. O padrinho foi Francisco Gonçalves."
No referido casamento, de 08.06.1620, nenhuma das testemunhas assina, mas num registo posterior é possível confirmar que estamos apenas a falar de "Frutuoso de Medeiros". Peço desculpas por lhe querer acrescentar, a moda de prefixo, o nome muito vulgar na área de "Francisco Álvares".
Esse é, no entanto, o nome de um dos filhos do casal Domingos Álvares Ferreiro e Isabel Francisca, que lhe falei em relação aos Fernandes Ferreiro/a do Ourondo, também referenciado na referida listagem de crismados.
Abraços,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caro Primo Rui Pereira,
Em relação ao Pedro Fernandes de Casegas tenho duas dúvidas para lhe colocar:
1. A 1ª mulher de Pedro Fernandes chamava-se Maria Francisca?
Num registo de baptismo de Domingos, filho de Francisco Álvares do terreiro e de Maria Fernandes, em 08.10.1654, em Silvares (Pág. 123, item 4, 271), a madrinha foi Maria Francisca, de Casegas, mulher de Pedro Fernandes. Esta Maria Francisca entre a referida data e 1658 deverá ter falecido... pois 10.02.1658, Pedro Fernandes, viúvo, de Casegas, cc Águeda Francisca, filha de Francisco Álvares e de Maria Fernandes, em Silvares (pág. 132, item 5, microfilme 271).
2. Tem o casamento, em Casegas, entre Maria Fernandes e Francisco Álvares, de Silvares, nos finais de 1640 e início de 1650?
Esta Maria Fernandes será certamente familiar de Pedro Fernandes, de Casegas(?)
Abraços,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Pedro Fernandes Alferes
Caro Primo José Fernandes Rodriguez:
O Alferes Pedro Fernandes - penso que é mesmo uma patente militar e não apenas alcunha - habitualmente referido como "Pedro Fernandes Alferes" é, como não podia deixar de ser, meu antepassado. Não sei qual o nome da primeira mulher. O apelido Dias não sei de onde vem.
Casou, como refere, a 10.02.1658 em Silvares com Águeda Francisca. Faleceram ambos em Casegas, ele a 30.01.1690 e ela a 04.08.1708. Conheço-lhes dois filhos com descendência: o Cap. António Dias da Silva, casado a 12.01.1707 no Ourondo com Maria Lopes, das Relvas, e Isabel Dias da Silva, casada também a 12.01.1707 mas em Casegas com Pedro Lopes Ferreira, irmão de Maria Lopes. Estes irmãos Lopes viviam nas Relvas mas a sua ascendência é do Paul.
Pedro Fernandes Alferes aparece também (sem indicação do nome da mulher) como pai de Pedro Fernandes Dias, de Casegas, que casa a 19.01.1694 em Silvares com Maria Antão, daí, filha de Antão Fernandes.
Eu descendo dos filhos Cap. António Dias da Silva e Pedro Fernandes Dias.
Águeda Francisca, segunda mulher de Pedro Fernandes Alferes, parece ter casado muito nova, com 10/11 anos, pois seus pais serão o Francisco Álvares, de Silvares (já viúvo), e a Maria Fernandes, de Casegas (filha de Francisco Fernandes e Ana Francisca) que casam em Casegas a 15.04.1646.
Por outro lado, a sua referência ao Pedro Fernandes casado com Maria Francisca fez-me notar uma coincidência. Tenho referenciado o que julgo ser esse casal: casaram a 29.10.1651 em Casegas. Ele era filho de Francisco Fernandes e Ana Francisca, de Casegas, e ela era filha de Simão Francisco, de Silvares, e Maria João, da Coutada.
Mas esses Francisco Fernandes e Ana Francisca são exactamente os pais da Maria Fernandes que casou com Francisco Álvares. Então, se o casamento de 1651 é o primeiro de Pedro Fernandes Alferes e se o casamento de 1646 corresponde aos pais da segunda mulher, Pedro Fernandes Alferes e Águeda Francisca são tio e sobrinha.
Não é impossível mas parece improvável, especialmente porque o registo de casamento não indica nenhuma dispensa. É possível que o Pedro Fernandes que casou em 1651 não seja o Alferes (pela época existiam vários Pedros Fernandes em Casegas) e, especialmente, é provável que o casamento de 1646 não seja o dos pais da segunda mulher.
Relativamente à questão de Francisco Álvares / Frutuoso de Medeiros, esse tipo de confusão pode ocorrer dada a habitual ausência de vírgulas entre os nomes.
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Pedro Fernandes Alferes
Caro Primo Rui Pereira,
Muito obrigado pelas suas respostas. As minhas questões iniciais relacionavam-se exactamente com a idade de Águeda Francisca e com o apelido Dias. Penso que no registo de casamento de 10.02.1658, o Padre comete um erro, referindo a Águeda Francisca como filha de Maria Fernandes.
Apresento-lhe seguidamente os casamentos e a descendência de Francisco Álvares do terreiro, pai de Águeda Francisca.
[Nota: depois de enviuvar, a Maria Fernandes passou também a ser referida como do terreiro e na borda de um registo, mais próximo do final do século XVII, da Praça]
Francisco Álvares do terreiro, filho de Francisco Álvares e de Apolónia Francisca, já defuntos em 1633, casa pela 1ª vez (?), com Isabel Pires, com pelo menos uma filha: Marta, que é b.15.01.1630 (pág. 36, item 4, 271);
Em 31.07.1633 (pág. 103, item 4, 271), em Silvares, casa com Maria Dias, filha de Pedro Francisco e Joana Dias, de Bogas, Silvares, com dispensa de 4º grau. Deste casamento tenho os seguintes filhos:
Maria, 08.04.1634 (pág. 47, item 4, 271);
Francisco, 15.06.1635 (pág. 49, item 4, 271)
Águeda, 15.09.1638 (pág. 56, item 4, 271)
[Dos dados que me enviou..] Em 15.04.1646, Francisco Álvares do terreiro casa pela 3(?) vez, com Maria Fernandes, em Casegas, filha de Francisco Fernandes e Ana Francisca. Deste casamento tenho:
- Domingos, 08.10.1654 (pág. 123, item 4, 271). [Neste baptismo, como já referi, temos como madrinha: Maria Francisca, de Casegas, mulher de Pedro Fernandes, que como referiu casaram em 29.10.1651, em Casegas];
- João Álvares, 21.08.1660 (pág. 9/10, item 5, 271);
- António Fernandes;
- Maria Fernandes.
(Ainda não encontrei uma filha chamada Águeda...)
Em relação à Águeda Francisca, segunda mulher de Pedro Fernandes Alferes, penso que será filha de Maria Dias e não de Maria Fernandes. Repare que Águeda, filha de Maria Dias, teria 20 anos quando casou em 1658 com o Pedro Fernandes Alferes. Este engano justificaria completamente a razão porque o registo de casamento não indica nenhuma dispensa. Permite, ainda, perceber a entrada do apelido Dias na descendência de Pedro Fernandes e Águeda Francisca
Caro Primo, o que acha desta hipótese?
Conhece a ascendência de Francisco Fernandes e Ana Francisca, de Casegas?
Abraços,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Pedro Fernandes Alferes
Caro Primo José Fernandes Rodriguez:
Muito obrigado pela sua resposta.
Realmente a sua hipótese parece fazer todo o sentido. Uma vez que consultou o registo de 1658, presumo que a sua leitura confirme que o nome da mãe está mesmo como "Maria Fernandes".
De Francisco Fernandes e Ana Francisca não tenho a ascendência e não encontrei o registo de casamento. Talvez tenham casado antes de 1620, data de início dos registos de Casegas.
Pedro Francisco e Joana Dias, de Bogas de Cima, foram também pais de António Francisco, que casou a 07.06.1648 em Dornelas com Maria Giraldes, b. 19.11.1619, filha de Simão Fernandes e Helena Giraldes, da Barroca.
Um abraço,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Pedro Fernandes Alferes
Caro Primo Rui Pereira,
Confirmo que no registo de 1658 está a Maria Fernandes como mãe. Todavia, não faz muito sentido, tanto pela falta de informação em termos de afinidade como em relação à idade. A hipótese Águeda Francisca filha da anterior mulher de FA, Maria Dias, faz muito mais sentido... e é concordante com as datas dos registos que entretanto cruzamos... mas,... os registos é que mandam (?!)
Como não sabia a data de casamento de Francisco Álvares e Maria Fernandes não me concentrei nos registos de baptismo posteriores a 1646. Na próxima semana vou ver isto e depois mando notícias sobre uma possível Águeda a nascer entre 1646/48.
Continuação de Bom fim-de-semana,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Família Jácome
Caros Confrades,
A Maria Jácome, referida como de Silvares, é natural da Erada e moradora em Silvares, de acordo com o baptismo do neto José, filho de Pedro de Proença e Anastácia Antunes, em Lavacolhos (b.10.11.1728, pág. 12, item 8, Micro 263). A referida Anastácia é filha de Francisco Gaspar Castelhano, de Lavacolhos e de Maria Antunes, do Telhado.
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
Família Jácome
Existira algum primo que assinou este topico do Forum que tenha maiores informacoes a respetio do casal:
Maria Jacome de Melo e Goncalo Pimenta de Carvalho?
Encontrei boas informacoes a respeito dele no endereco: http://www.consuladocaipira.pro.br/txtgenealogia/PrimeirasGeracoesPimentasCarvalhoBrasil.pdf.
Foram pais, defende o autor: Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, dos capitaes: Manuel e Joao Pimenta de Carvalho, originarios de dois ramos muito numerosos no Brasil.
O paragrafo 1o., pags. 269 e 270, descrevem quem sao. Obrigado.
Direct link:
Família Jácome
Esqueci de acrescentar. Em sua obra: "A MATA DO PECANHA, SUA HISTORIA E SUA GENTE", o falecido professor Dermeval Jose Pimenta descreveu um ramo ligando nossos dados familiares ao capitao Manuel Pimenta de Carvalho.
Na tese, pelos estudos apresentados, a familia deveria estar ligada ao ramo do capitao Joao Pimenta de Carvalho.
Neste endereco: https://val51mabar.wordpress.com/2015/07/22/um-nosso-lado-cristao-novo-e-talvez-outro-paulistano/, eu copiei tanto as paginas do livro do professor Pimenta quanto da tese e exponho a verdade de que nao ha ainda certeza de qual ramo devemos adotar como correto.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 20:17.