Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#90809 | Francisca258 | 13 Mai 2005 16:25

Gostaria de saber quais as ligações familiares destas famílias nas imediações de Oliveira de Azeméis.
Agradecia que me pudessem dizer qualquer coisa, pois estou a elaborar um estudo acerca da minha família e precisava de algumas ajudas.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#90857 | jliberato | 13 Mai 2005 23:23 | In reply to: #90809

Cara Francisca,
Sugiro que ponha aqui no Forum os resultados das suas investigações, a fim de que possamos ajudá-la.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

Família Ferreire e Rebelo

#91020 | Francisca258 | 15 Mai 2005 23:23 | In reply to: #90857

Ainda estou no início das minhas investigações. Contudo, os dados mais actuais de que disponho em relação às famílias Ferreira e Rebelo são nomes de alguns familiares meus: os padres João e António Ferreira de Oliveira e as suas irmãs Ana e Isaura Ferreira de Oliveira, que se lincenciou na primeira metade do séc XX em Matemática na Universidade de Coimbra, cidade em que depois passou a residir; Alcides Soares da Costa Rebelo. Todos são oriundos de Oliveira de Azeméis, particularmente da vila de Nogueira do Cravo. Agradecia que assim que pudessem me dissessem alguma coisa.
Grata pela atenção e com os meus melhores cumprimentos,
Francisca

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#94087 | Francisca258 | 22 Jun 2005 11:37 | In reply to: #90857

Caro Sr. J. Liberato,
agradeço a atenção prestada e peço desculpa pela demora na resposta.
Infelizmente devo dizer-lhe que não possuo muita informação, pois em tempos houve desavenças familiares que levaram a que o assunto não fosse falado em casa dos meus bisavós e dos meus avós.
Devo dizer-lhe que à família Ferreira pertencia a minha avó (Elvira Alves da Costa, nascida a 24 de Abril de 1912 (?)) e os seus primos directos Pe. António Ferreira de Oliveira, Pe. Manuel Ferreira de Oliveira, Isaura Ferreira da Costa, licenciada em Matemática pela universiade de Coimbra e casada com alguém que exercia um cargo nas forças armadas. Penso eu que é a este ramo que está ligada a família Rebelo, da qual ainda existem descendentes na vila de Nogueira do Cravo, que pertence a Oliveira de Azeméis. Tb está relacionada com este lado da minha família a família Melo de Cesar, vila do concelho de Oliveira de Azeméis, da qual descende a jornalista e apresentadora de televisão Manuela Melo, que tb esteve na câmara do Porto.
Sou ainda descendente directa da família Vieira de Sá da mesma zona, mas penso que é oriunda de Cortegaça. este ramo familiar está ligado aos Vieira de Castro e aos Vieira de Carvalho, ao qual pertence o antigo ministro Luís Filipe Vieira de Carvalho. Sei que neste lado tenho um parente que está a fazer um estudo genealógico.
Infelizmente não tenho muitas mais referências devido aos motivos que referi. toda a ajuda é bem vinda, por isso pedia ao sr. J. Liberato que me pudesse fornecer os dados que puder.
Devo ainda dizer que todos estes ramos familiares são nobres mas não sei as origens nem os títulos.
Com os melhores cumprimentos,
Francisca.

Ps.- Agradecia que me respondesse com urgência

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#94100 | jliberato | 22 Jun 2005 13:40 | In reply to: #94087

Cara Francisca,
Terá de ver a certidão de nascimento da sua avó. Ela conterá o nome dos pais dela. Depois procurar o casamento destes e assim sucessivamente. Qualquer outro raciocínio é mera especulação.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#94206 | Francisca258 | 23 Jun 2005 20:54 | In reply to: #94100

Caro Sr. J. Liberato,
Tal como lhe disse, houve alguns problemas familiares que impediram a continuação dos nomes da minha família. No entanto chegou até mim o nome do meu trisavô: Domingos Geraldo Godinho Pinto de Sá. Não se por acaso aparecerá no livro de registos. Bom, mas relamente deve aparecer porque o meu primo Pe. António Ferreira de Oliveira, um dos últimos párocos da vila de Nogueira do Cravo, tinha em seu poder o livro de registos e baptimos, que continha toda a informação acerca da minha família. Posteriormente esse livro foi dado à paróquia e, agora, suponho que se deve encontrar no Arquivo Distrital de Aveiro. A minha bisavó ( cujo nome era apenas Umbelina Alves da Costa, sendo o da Costa apelido do meu bisavô - Domingos Soares da Costa) e a restante família ficaram sem os nomes, permanecendo apenas os nomes nobiliárquicos noutros ramos familiares que já referi na mensagem anterior. Dos meus primos do lado de Vieira de Castro é descente a família Soares da Costa. Somos amigos de um dos elementos dessa família desde sempre e em conversa viemos a descobrir que temos os mesmos ascendentes, sendo precisamente esse elemento que está a fazer um levantamento genealógico da nossa família, mas também se está a deparar com algumas dificuldades, tal como eu, devido aos problemas que já mencionei.
Assim que puder agradecia que me respondesse.
Grata pela a atenção prestada e com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#94208 | jliberato | 23 Jun 2005 21:10 | In reply to: #94206

Cara Francisca,
Mantenho o que lhe escrevi.
Terá de procurar o nascimento da sua avó e aí iniciar a sua investigação.
Relativamente aos nomes que refere não tenho nada. E só por coincidência alguém no Forum terá os meus nomes. O que não quer dizer que não aconteça.
Única solução: investigar, como eu fiz com a minha genealogia, e hoje tenho mais de 1300 avós identificados.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#94253 | Francisca258 | 24 Jun 2005 11:05 | In reply to: #94208

Caro Sr. J. Liberato,
Agradeço os concelhos e toda a tenção prestada. É o que farei, emboa tenha muita dificuldade de deslocação a Aveiro, pois vivo no norte de Portugal: resido em Ponte de Lima e estou a fazer o mestrado em Literatura Portuguesa - Época Contemporânea em Braga, deslocando-me todos os dias para lá. De qualquer forma tenho muita curiosidade em saber a história da minha família e a minha. Assim que tiver oportunidade deslocar-me-ei a Aveiro.
Não sei se o Sr. J. Liberato pertence a alguma destes ramos da minha família e o que eu descobrir fornecer-lhei se estiver interessado.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#94768 | Francisca258 | 30 Jun 2005 16:15 | In reply to: #94208

Caro Sr. J. Liberato,
Será que me consegue saber alguma coisa através do nome do meu trisavô Domingos Geraldo Godinho Pinto de Sá ou só Domingos, oriundo do distrito de Aveiro. Agradecia que me pudesse dizer qualquer coisa. Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#94795 | jliberato | 30 Jun 2005 21:54 | In reply to: #94768

Cara Francisca,
O distrito de Aveiro é grande, com mais de uma centena de paróquias.
Eu estudei três ou quatro.
Terá de ver o que consta do baptismo de um filho e depois investigar, como todos nós.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Famílias Ferreira; Rebelo e Mello

#94835 | Francisca258 | 01 Jul 2005 10:00 | In reply to: #94795

Agradeço a atenção.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisca.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 14:05.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen