Iniciar uma Genealogia

This topic is classified in rooms: Formação

Iniciar uma Genealogia

#91194 | cardosoamaral | 18 Mai 2005 08:51

Caros Forenses
Como é que eu me posso iniciar na pesquisa genealógia relativamente à minha família
Um abraço
Cardoso do Amaral

Reply

Direct link:

RE: Iniciar uma Genealogia

#91208 | JCC | 18 Mai 2005 10:36 | In reply to: #91194

Caro Cardoso do Amaral

Vá à página inicial deste site e consulte a opção "Iniciação à Genealogia". Para sua comodidade siga o link:

http://genealogia.sapo.pt/home/newpes.php

Depois faça uma pesquisa neste Forum sobre o tema Formação e leia muito. Leia tudo, tudo, tudo.

Se ainda lhe restarem dúvidas ponha as suas questões que, certamente, alguém o ajudará.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Iniciar uma Genealogia

#91209 | josemariaferreira | 18 Mai 2005 10:39 | In reply to: #91194

Caro Cardoso do Amaral

Pode consultar directamente a página Iniciação à Genealogia, aqui no Genea em:http://genealogia.sapo.pt/home/newpes.php

Para construir uma árvore genealógica é necessário apontar em primeiro lugar todos os elementos de que dispõe sobre os nomes, datas e locais de nascimento e baptismo, casamento e morte dos seus ascendentes e dos seus descendentes.

Para a confirmação desses mesmos dados deverá socorrer-se das Conservatórias dos Registos Civis e das Paróquias onde os factos que conhece foram registados. Nesses locais deverá obter certidões dos registos desses eventos.

Nesses registos recolherá nova informação sobre os nomes, locais onde nasceram, foram baptizados ou casaram os ascendentes das pessoas a que os registos se referem. Poderá então dirigir-se a esses locais, quer sejam Conservatórias do Registo Civil, quer Paróquias, para obter os registos desses novos factos. Assim sucessivamente, recuará no tempo, avançando a sua pesquisa, sempre com documentos autênticos que a possam comprovar.

Com mais de cem anos, os factos procurados, em Portugal, devem encontrar-se em livros que transitaram para os Arquivos Distritais correspondentes aos locais respectivos. Nesses Arquivos também se podem obter certidões do resultado da pesquisa. Quer nos Arquivos Distritais, quer na Torre do Tombo (que é, simultâneamente, Arquivo Distrital de Lisboa) existem funcionários que podem orientar a procura de qualquer registo, caso seja necessário.

A sua árvore genealógica começou então a ganhar forma e consistência porque está sustentada em documentos autênticos. Quando recuar mais no tempo verificará que existem outras fontes às quais poderá recorrer para justificar os dados que a compõem. Entre elas, arquivos notariais, testamentos, registos profissionais, publicações de diversa espécie, e um grande número de outras fontes cuja credibilidade permitirá aumentar a sua árvore.

Os trabalhos de outros genealogistas, nomeadamente os que estão reproduzidos no nosso site, servirão eventualmente de auxílio. Mas existem inúmeras obras fidedignas de genealogia que tomamos por sérias, e (ainda) não estão cá reproduzidas.

Quando entender, poderá ver a sua pesquisa editada na net, utilizando para esse efeito os instrumentos disponibilizados na página "Páginas Familiares", que permite a construção de uma página utilizando o software do Genea Portugal. Ao divulgar por este meio os resultados da sua pesquisa, torna-a mais facilmente acessível a um maior número de pessoas do que poderá resultar inesperados contributos de quem possa ou queira auxiliá-lo no crescimento da sua própria genealogia.

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Iniciar uma Genealogia

#92487 | cristina190464 | 03 Jun 2005 10:25 | In reply to: #91194

como posso iniar uma genealogia?

Reply

Direct link:

RE: Iniciar uma Genealogia

#92489 | victorferreira | 03 Jun 2005 10:40 | In reply to: #92487

Leia as mensagens do JCC e do josemariaferreira ...

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 23 Jan 2025, 15:16.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen