Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

This topic is classified in rooms: Famílias | Heráldica | Arquivos | Regiões

Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#91779 | anna | 25 Mai 2005 14:42

Boa tarde,

Conforme referi na msg Fortes – Clemente Vaz Mestre,

Tentarei colocar aqui alguns elementos interessantes, respeitantes a famílias de F. do Zêzere

Cartas de Brasão I – nºs 97 e 361 (GOES) - Tancos


Beco – Ferreira do Zêzere
9/10/1668

Manuel Esteves de Goes (filho de João Esteves de Goes, já defunto)
E de sm Maria Machado, moradores em Tancos

Cc Catarina de Sousa e Vasconcelos, filha de
Luís Mendes de Vasconcelos e de sm Marianna de Sousa

O Contraente já tinha sido casado com Isabel Coelho
Filha de Theodoro Lourenço e sm Isabel Coelho, de Tancos

Cumprimentos,

Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92123 | anna | 30 Mai 2005 10:13 | In reply to: #91779

Bom dia,

Continuação da msg. anterior:

Beco – Ferreira Zêzere
3/04/1714

Baptizado de António

Filho de António Vasconcelos Parada
E de s.m. Maria Josepha de Miranda

n.p. do Capitão Manuel Esteves de Goes (já defunto) e de s.m Catarina de Sousa
n.m. de João Cotrim e de Mª Josepha de Miranda (já defuntos) e moradores que foram na Azinhaga, termo de Santarém

padrinho: Frey Fco. Coelho da Silva, vigário da Junceira (Tomar)
e D. Catarina Teresa de Campos FREIRE, de Santarém,
por procuração a José Coelho de Vasconcelos, filho de Manuel Coelho da Silva, do mesmo lugar da Junceira

cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92137 | nuno27 | 30 Mai 2005 13:31 | In reply to: #92123

Cara Anna, parabéns por ter aberto este tópico sobre Ferreira do Zêzere.

São meus antepassados:

2 – Manuel Heitor (de Sousa), n. 1654 ?, Beco, casado em 1682, com
3 – Maria da Cal, n. 1652, Paio Mendes, e já viúva de Manuel Dias

4 – Manuel Heitor de Sousa, n. cerca 1620?
5 – Inês Mendes, n. cerca 1620, moradores no Beco
6 – Cap. Belchior Cotrim, n. cerca 1620?, casada com
7 – Ângela da Cal, n.c.1620, que depois de viúva casou com Gonçalo Cardoso Cotrim, estes dois últimos e os próximos referidos em Felgueiras Gayo

14 - ? Cap. Manuel da Cal
15 – Catarina Mendes (de Vasconcelos)

30 – Luís Mendes de Vasconcelos

Pode a Anna através dos seus dados confirmar-me estas informações e se for possível acrescentar algo mais, principalmente no ramo dos Heitor de Sousa, explicando-me como se ligam estes aos mais antigos.

Obrigado

Nuno Alves (nunocalves arroba sapo.pt)

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/outras famílias

#92145 | rafael | 30 Mai 2005 14:59 | In reply to: #92137

Cara Ana e caro confrade Nuno Alves

Ao ler o apelido -CAL-lembrei-me de ir consultar a Monografia de Castanheira de Pera , de Kalidás Barreto- ed. da C Municipal-1989 ( a ed. mais recente é de 2004), na pág. 43 acerca do lugar de Mouta ( de onde são antepassados meus - Alvares e Denis ,Pereira ) leio que existem apenas ruinas da antiga capela e que em 1758 pertencia ao capitão João da CAL e Silva e que admite-se que tivesse sido fundada no séc. XIV por Brás Pires irmão de Martinho Pires, bispo de Coimbra. e no documento de outorga da freg.ª a 8.12..1502 aparece como primeiro nome um homem da Mouta , de nome Pedro Alvares , que poderá ser o mesmo , da que no compromisso da fundação a 15.11.1502 aparece com o nome Pero Alvarenga, também da Mouta .
Já agora e como informação que pode ser pertinente refiro que a pedra de armas existente nas proximidades, no lugar de Pera é a que se refere à família de José Xavier Dinis Pereira de Almeida Serra ( na referida Monografia, isto não vem explicado), do lugar de Alfucheira , filho do bacharel João Xavier de Almeuida Serra e de sua mulher D. Maria Rosa Diniz Pereira , neto pat. de Francisco Lopes e de Catarina Teresa da Serra , filha de Manuel Simão de Almeida e de Maria Dias da Serra e neta de Simão Thomaz da Serra, tio de Manuel da Serra , tenente-general pai de José da Serra , governador do Grão Pará e Maranhão; e neto materno de do cap.ão Dionysio João Pereira e de sua 2.ª mulher Natália Nunes Pereira.
Armas de: Almeida, Serras, Pereira e Simões- v/pág. 429 do Arq.vo Her.º e Gen.º de Sanches de Baena. É ( era quando a vi e a fotografei numa antiga casa de Pera ) uma bela e completa pedra de armas: elmo,paquife,correias, bem emoldurada com timbre de Almeida.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92149 | anna | 30 Mai 2005 15:37 | In reply to: #92137

Caro Nuno,

Relativamente aos dados que me pede, só em casa poderei consultar as minhas notas.

Quanto ao Capitão de Dornes, Manuel da Cal casado com Catarina Mendes de Vasconcelos pode ver dados aqui no Genea (não estão completos).

Normalmente as genealogias têm 1 ou 2 filhos e na realidade os pais tiveram 7, 8 ou mais….
:)
Cumprimentos, primo………..
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/outras famílias

#92150 | anna | 30 Mai 2005 15:46 | In reply to: #92145

Caro Rafael Carvalho,

Muito obrigada pela sua mensagem; esses dados são preciosos.
Eu também tenho a monografia, mas quase não tive tempo de ler. Quanto aos nomes que menciona, esses apelidos são-me todos familiares…….
Quanto à família “da Cal” não me parece que exista mais do que uma, em Portugal (espalhada por Sernache, F. Zêzere, etc.) que se cruzam com os da família Carvalho, em “todas as frentes”!!!!
Mais uma achega para os seus Carvalho de Pedrogão…..
Penso, que não se livra de vir a “descobrir” que ainda é nosso primo!!!!!!!!
:)

Cumprimentos,
Anna

Nota: Agora, o dever chama!!!!!!!!!!
:)

Reply

Direct link:

RE: Consang.de e perg.s/ Queiró

#92153 | rafael | 30 Mai 2005 16:26 | In reply to: #92145

Cara Ana
Antes que me esqueça, porque agora não tenho vagar para acrescentar mais, informo que o cap.ão Dionisio é primo em 3.º grau de consanguinidade de sua mulher Natália.
Sobre- QUEIRÓS- de Pedrógão Grande e limítrofes sabe alguma coisa ?
Também sobre o "nosso parentesco" seria muito agradável e útil para mim. Deus queira!
Obs: As informações que envio acerca do parentesco do casal e das armas devo-as ao nosso prestimoso confrade Pedro França.
Até breve, espero.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92190 | jliberato | 30 Mai 2005 22:18 | In reply to: #92149

Cara Anna,
Já viu o meu tópico sobre Dornes, aonde tenho antepassados?
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33836
Agradecia que o visse e me dissesse se tem algum comentário aos nomes que dele constam.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92233 | anna | 31 Mai 2005 10:26 | In reply to: #92137

Caro Nuno,

Ora então aqui vão os dados que tinha à mão:

Luis Mendes de Vasconcelos é pai de:

Catarina Mendes de Vasconcelos cc Capitão Manuel da Cal (Dornes)

Têm, entre outros a:
Ângela nasce 7/2/1625 – Dornes cc Capitão Belchior Cotrim

Filhos, entre outros: Mª DA CAL

Inês Mendes e Manuel Heitor de Sousa
Têm entre outros filhos: MANUEL HEITOR DE SOUSA
Mariana Mendes de Sousa
(ver aqui no Genea- Mariana casa com Luís de Carvalho (da Silva)- filho de Pedro Vaz da Silva, o rico e de Maria de Carvalho
Nota: Quando Mariana casa, os pais já são dados como defuntos

MANUEL HEITOR DE SOUSA E MARIA DA CAL CASAM NO BECO, A 1682


Quanto à ascendência de Manuel H. de Sousa e Inês Mendes, verdade seja dita que nas minhas pesquisas não me debrucei ainda sobre eles; todavia, penso que ele ou é filho de:

Paulo Heitor de Sousa e Mª Mendes (os progenitores dos Heitores de Sousa do Beco, ramo que é o mais conhecido)

Ou de: Antão Heitor e Marta Silveira (ele, irmão de Paulo Heitor de Sousa); em 1624 existe no Beco, um Manuel Heitor de Sousa (padrinho num baptizado), dado como solteiro, filho de Antão Heitor

As hipóteses não devem ser muitas mais.

Os meus cumprimentos,
:)
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92237 | anna | 31 Mai 2005 11:55 | In reply to: #92190

Caro JLiberato,

Claro que sim, que já vi o seu tópico há muito tempo.
:)
Todavia, sabe que eu não consigo estar em "todas as frentes" ao mesmo tempo, embora tente.......
Também eu tenho família de um lado e do outro do rio. Às vezes penso que se deviam divertir imenso, sempre de barco, de uma margem para a outra!
Nunca intervim, por falta de tempo..... sabe que às vezes temos que ter prioridades.
Todavia, meu caro, esses nomes de família todas as famílias de Dornes e "arredores" têm.... Hei-de arranjar um bocadinho um destes dias para me "por em campo"; aliás, tb não tenho dúvidas de que tb seremos primos por algum lado. ou mesmo vários.....
:)
Cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92252 | anna | 31 Mai 2005 12:52 | In reply to: #92233

Caros,
Evidentemente quando disse que Luis Carvalho da Silva, era "filho" de Pedro Vaz da Silva, o rico, deveria ter escrito "neto".

Sorry...
:)

Anna

Reply

Direct link:

RE: Consang.de e perg.s/ Queiró

#92254 | anna | 31 Mai 2005 13:17 | In reply to: #92153

Caro Rafael Carvalho,

Como disponibilizou o seu e-mail aqui no Genea, enviei-lhe digitalizada alguma informação que contém "Queiróz"; o que não tem graça nenhuma é que enviei a informação referente a Queiróz de Figueiró e não de Pedrogão (existe muita informação); peço desculpa pelo lapso (amanhã ou depois já lhe envio os de Pedrogão);
Sabe que acabei de constatar que querendo fazer tudo ao mesmo tempo, acontecem falhas. Se me permitem, vou "abrandar o ritmo", para que não voltem a suceder. Como já disse uma vez, para quem trabalha, não é fácil.....
:)
Os meus cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92263 | nuno27 | 31 Mai 2005 17:49 | In reply to: #92233

Cara Anna, muito obrigado pela sua resposta.

Eu talvez apontasse mais para o meu Manuel Heitor de Sousa ser antes neto (ou mesmo bisneto) ou do Paulo Heitor de Sousa, que pelos meus cálculos deverá ter nascido cerca de 1535, ou do seu irmão Antão Heitor, que penso terem tido imensos filhos. Até pelas informações que se podem tirar da Monografia de Ferreira de Zêzere da autoria de Antónuio Baião.

Já agora, sobre Ângela da Cal, a data que pôs é do nascimento ou do baptismo? E este assento diz o nome dos pais e de onde eram? Se fosse possível mandar-me o nº do fólio onde está esse assnto, eu agradecia-lhe.

Os melhores cumprimentos

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/outras famílias

#92264 | nuno27 | 31 Mai 2005 17:55 | In reply to: #92145

Caro Rafael, muito obrigado pela sua resposta, que vou ter ainda que examinar com muito mais atenção.

Em relação aos Cal que viveram em Ferreira do Zêzere, segundo a monografia de Ferreira do Zêzere escrita por António Baião, parecem todos descender dos filhos legitimados que teve o Fr. João da Cal que foi vigário de Dornes por volta de 1536.

Donde e que era Fr. João da Cal é que é mais complicado.

Melhores cumprimentos

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92265 | anna | 31 Mai 2005 18:03 | In reply to: #92263

Caro Nuno,

A data que coloquei é a data de baptismo; Ângela é filha de Manuel da Cal e Catarina Mendes Vasc.
Sabe Nuno, o Paulo Heitor de Sousa tem filhos a casar já nos anos de 16e tal....
:)
Também ainda não tive tempo para "apurar" todos os factos, mas existem dados nas genealogias que não estão correctos.......
Eu própria descendo de uma filha de Paulo Heitor e se não fosse confirmar as datas, ainda hoje não tinha entendido quem eram os meus avós.....
diga-se de passagem que descendo dos HS, por várias vias....
:)
Cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92269 | anna | 31 Mai 2005 18:29 | In reply to: #92265

Caro Nuno:
Aditamento:
Livro de Baptizados Dornes - ano de 1625 - 7/02
Baptizado em Dornes de Ângela (diz apenas os nomes dos pais, que foram os que já mencionei)
Padrinhos: Licenciado Gaspar Fernandes Curado e Ângela Heitor

Não tenho mais dados
:)
Cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92327 | nuno27 | 01 Jun 2005 10:49 | In reply to: #92269

Cara Anna, mais uma vez muito obrigado pela sua resposta.

Em relação a outra família do concelho de Ferreira de Zêzere, mais propriamente freguesia de Pias, tenho como antepassados:

Matias Lagoa, nascido c. 1670, lugar do Telheiro, freg. Pias

fº. de Matias Lagoa e de Joana de Matos, nascidos c. 1640 e moradores nesse lugar do Telheiro.

Terá a Anna alguns dados sobre esta família?

Cumprimentos

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92478 | anna | 03 Jun 2005 08:54 | In reply to: #92327

Caro Nuno,

Realmente não tenho dados sobre essa família.

Sorry...
:)
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92491 | nuno27 | 03 Jun 2005 10:47 | In reply to: #92478

Não há problema, Anna.

A propósito dos Heitor de Sousa, que tanto a Anna como eu temos como antepassados, seria bom haver uma genealogia mais bem estruturada do que os dados soltos que aparecem no livro de António Baião e também no Cândido Teixeira, pois como a Anna disse, às vezes existem umas confusões nestes dados e datas que não batem certo.
Talvez fosse uma boa ideia tentar colocar aqui neste ou noutro tópico os dados que possuímos.

Em relação à primeira msg que a Anna colocou neste tópico, fala-se em Theodoro Lourenço, de Tancos.
Na freguesia da Asseiceira, foram testemunhas de um casamento em 24-11-1709 o Cap. Teodósio Lourenço, da Golegã (pode ser o Theodoro), e o Cap. Simão Lourenço, de Tancos. Este ultimo parece ser o mesmo Cap. Simão Louenço Coelho que instituiu um vinculo que abrangia propriedades nas vilas de Tancos, Atalaia e Asseiceira.
Tenho alguns antepassados da freguesia da Asseiceira, mais propriamente Casais da Linhaceira, com apelido Lourenço.

Melhores cumprimentos

Nuno Alves

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92500 | anna | 03 Jun 2005 11:49 | In reply to: #92491

Caro Nuno,

Os elementos que nos propõe são muito interessantes....
O nome que coloquei é o que consta nos registos paroquiais (Theodoro); agora, que são família, não tenho dúvidas.... o tempo e as suas investigações o dirão...
:)
Quanto aos HS, parece-me bem que se vá colocando dados; tb quero chamar a atenção para o facto de alguns registos paroquiais estarem falsificados (faz-me lembrar uma nota do Director do Arquivo Distrital da Madeira que chama algures a atenção para esse facto (diz que uns foram apagados e outros falsificados....).
A homonomia também ajudava.....

Por exemplo, no meu caso: só Paulos Heitores casados com Maria Mendes, havia 2.... (na mesma vila); casados com outras sras, havia outros..... na mesma vila....
Então, se não se tem informação consistente, às vezes escolhe-se o "mais interessante"....
Neste caso, tive que confirmar por outras vias....
Este é filho de Thomaz Carvalho e Marta Heytor ( no Genea constam muitos filhos mas não o Paulo); que me lembre, nasce em 1605 e casa em 1626; entretanto o outro Paulo H. casado com a outra Mª Mendes falece em 1625, 3 ou 4 dias depois de lhe ter nascido um filho (achei estranhíssimo, aliás!) Penso que é a sua viúva que vem a casar em 2ªas núpcias com João Cotrim de Vasconcelos.
:)
Cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92577 | josemssantos | 04 Jun 2005 02:35 | In reply to: #92123

Caros Ana e Nuno

Têm informação sobre esta família Leitão/ Carvalho, do Beco?

José Leitão Monteiro de Carvalho, nat.do Beco, bacharel em leis pela Universidade de Coimbra, filho de António Ferreira Monteiro e de Maria Josefa Leitoa de Carvalho, casou-se com uma quinta avó minha , Teresa Umbelina de Sousa Câmara, morgada da Quinta do Paço/S.Pedro de Alviobeira.
Segue-se o RP do Casamento dos pais de José Leitão, meu 5º avô.

A 8.1.1730, em Ceras em presença do rev. Padre Antonio Leitão, Cura do Bispado de Leiria e de minha licença, recebeu Antonio Ferreira Monteiro, n. do lugar do Beco,frg. Sto.Aleixo e filho de Manuel da Silva, já defunto, natural do lugar do Oiteiro, freg. S.Vicente de Paio Mendes, Bispado de Coimbra e de sua mulher Maria Monteira, natural do sobredito lugar do Beco, por sua mulher a Maria Josefa Leitoa de Carvalho, filha do Capitam Matias Mendes de Carvalho, n. do lugar do Souto, freg.Sto.Aleixo do Beco Bispado de Coimbra e de sua mulher Maria Nunes Leitoa, já defunta, n. do lugar de Ceras desta freg. de S. Pedro de Alviobeira; eles contratatantes foram viver ai dito lugar de Ceras. Testemunhas presentes Manuel Roiz Bizarro, João Duarte, Manuel Roiz Fortuna, Simão Carrasco(era tabelião), Joseph Nunes, João Martins todos de Ceras
Vigario Antonio Ribeiro
(em Lº Casamentos 2 de S.Pedro de Alviobeira, fls.49)

Cumprimentos e obrigado por qualquer informação

José Maria Simões dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92658 | nuno27 | 05 Jun 2005 20:55 | In reply to: #92577

Caro José, infelizmente não tenho dados que o possam ajudar.
Também eu tenho antepassados em S. Pedro de Alviobeira, de apelidos Ribeiro, Vicente, Luís, Nunes Lagoa (já referi estes Lagoa anteriormente, e que são originários de S. Luís de Pias), Marques, Antunes.
Os livros mais antigos estão na Torre do Tombo e estão microfilmados (Registos Paroquiais, Rolos 1783 e 1784 SGU). Infelizmente os primeiros baptismos, entre 1658 e 1704 não estão microfilmados e o livro correspondente (B-1) não vem à leitura por estar em mau estado devido à acidez da tinta.
Mas vou dar-lhe uma notícia que talvez não saiba: existem assentos de casamentos no livro de óbitos O-1 desta freguesia, entre 1677 e 1706, dispersos e não ordenados. È provável que lá encontre o casamento do Cap. Matias Mendes de Carvalho e Maria Nunes Leitoa, se não, poderá estar na freguesia do Beco (em Lisboa só encontra nos Mórmons).
……………
Em relação à sua antepassada Teresa Umbelina, tem de me explicar como se liga a estes:

1 – D. Mariana de Azevedo e Sousa da Câmara, n.c. 1685, falecida antes de 29-5-1721, Comendadora da Quinta do Paço, c.c. António GODINHO. Foram moradores em Assamaça, freguesia dos Casais, Tomar, e depois na sua Quinta do Paço, Alviobeira.
Tiveram:

2 – Maria Godinha de Azevedo Sousa da Câmara, n. Assamaça, Casais e morava na sua Quinta do Paço em 1721.

Casou 1ª. Vez em 1721, Igr. Alviobeira, com António de Oliveira, n. lugar de Peruche, freg. Freixiandas, filho de Simão Francisco e Paula de Oliveira.
Tiveram:

3 – D. Maria Inácia de Azevedo Sousa da Câmara , n.c. 1722, em Peruche?, que casou em 1738, na Ermida de S. Martinho, Alviobeira, com Dr. José Duarte de Sousa, de Tomar, filho do Cap. João Mendes Duarte e Joana de Sousa
Tiveram:

4 – Diogo, b. 1757, Tomar

Casou 2ª. Vez em 1724, Ermida de S. Martinho, com Cap. Manuel Martins da Costa, de freg. Vila Flor, Braga, que era viúvo, e morou em Tancos, filho de Pedro Martins e Luzia Lopes
Tiveram:

3 – José, b. 1733, Alviobeira

Casou 3ª. Vez em 1739, Alviobeira, com João Mendes Duarte, de Tomar, filho dos já citados Cap. João Mendes Duarte e Joana de Sousa. C. g.?

…..
Dos assentos paroquiais da freguesia dos Casais:

“foi madrinha Maria, filha de Antº Godinho, da Quinta do Paço, Alviobeira e 14-2-1715…”

”foram padrinhos Antº Godinho e sua filha Maria, da Quinta do Paço, Alviobeira em 4-10-1716…”

“em 2-11-1642, faleceu uma filha da Godinha, da Assamaça, que veio doente do campo. Não fez testamento…” (livro M-3, f. 53)

Sabe quem são estes Godinhos? Tenho na freguesia da Junceira, uns antepassados Manuel Antunes e Maria Nunes, nascidos cerca de 1655, um deles muito provavelmente no lugar da Dejusta, freguesia dos Casais, que têm filhos de apelido Antunes, mas também PEREIRA e GODINHO. Estes últimos até poderão ter algo a ver com estes da Assamaça. Tem alguns dados?

Cumprimentos

Nuno Alves

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92670 | josemssantos | 06 Jun 2005 00:27 | In reply to: #92658

Caro Nuno

Muito obrigado pela sua resposta.
Como lhe disse nada sei sobre os antepassados do meu 5º avô José Leitão Monteiro de Carvalho,nat. do Beco, também porque até hoje nada pesquisei nesse sentido.Não fui aos Livros de Ferreira e daí ter pedido ajuda.
Quanto à restante informação enviada ela respeita avós meus, na linha Sousa que viveram na Quinta do Paço, admito que desde o tempo do Infante D.Henrique quando este se torna Administrador da Ordem de Cristo. Gonçalo de Sousa, um dos meus 15º avôs, comendador-mor da OC, e por inerência comendador de Dornes, até ca. 1475, foi criado na Casa do Infante, de acordo com o seu epitáfio no sarcófago que hoje se encontra no Museu do Carmo, em Lisboa.Reconstruíu a Igreja de Dornes em 1453, conforme placa na parede exterior da Igreja, onde é dito ser filho de Gonçalo Anes de Sousa(este morreu no regresso da conquista de Ceuta, em 1415).Este era filho de Martim Afonso de Sousa, o da Batalha Real, cc Maria de Briteiros.
O quinto filho de Gonçalo de Sousa foi:

14.Henrique de Sousa,n.ca.1455, m.??? cc Isabel Ferreira, fª legitimada de Alvaro Ferreira, Comendador da Póvoa, Vila de Rei e Puços, na OC
Henrique foi Comendador da Torre/Tomar, na OC.Tiveram pelo menos(p.m.) 4 filhos, sendo primogénito:

13.Bartolomeu de Sousa, n.ca 1480, m.31.7.1545(pedra tumular está hoje no exterior da Igreja de S.Pedro de Alviobeira) cc Antónia Brandão,fª Duarte Brandão, Almoxarife de Tomar
Tiveram p.m. 2 filhos, sendo primogénito:

12.Simão de Sousa,n.ca.1520,m.1593+ cc Guiomar Moniz(?), sem geração(s.g.)

11.Mécia de Sousa,n. ca.1560, fª legitimada em 1586(Chancelaria do rei Filipe I) de Simão de Sousa e Maria Nunes, cc Manuel Gomes da Silva.Tiveram:

10.Antónia de Sousa,n. ca.1585 cc Pedro Azevedo, em 1620, e tiveram como primogénito:

9.Francisco Azevedo e Sousa, n. ca 1625,m. ca. 1696 cc Inácia Arruda, fª João Arruda Thaca/Tomar.Tiveram p.m. um fº- José- e 4 filhas, sendo Mariana a mais velha

8.Mariana Azevedo e Sousa, n.ca.1660, m. ca 1705 cc António Godinho( n. ca 1655, m.1722).Tiveram:

7.Maria Godinho Azevedo de Sousa Câmara, n. ca 1695,na Assamassa/Casais, m.1778, 1ºcc Antonio Oliveira, 2º cc Manuel Martins da Costa, 3º cc João Mendes Duarte.Tiveram p.m. 3 filhos do 2º casamento, sendo primogénito:

6.João Sousa da Câmara, n.1725 e m.1778, cc Jacinta Duarte Henriques, m.1801. Tiveram 4 filhos, sendo primogénita:

5.Teresa Umbelina de Sousa Câmara, n.1750 e m.1833 cc Dr. José Leitão Monteiro de Carvalho, Bacharel em Leis, n. 1730 no Beco/Ferreira do Zêzere e m. 1808. Tiveram 6 filhos, sendo primogénito António Lino de Sousa Câmara, bacharel em leis, meu 4º avô.

Estes são os meus avós Sousa , de Teresa Umbelina para cima até ao 17º avô Martim Afonso de Sousa, que é bisneto de Martim Afonso, o Chichorro(20ªgeração), bastardo de D.Afonso III.
A minha bisavó Maria Cândida de Sousa Câmara foi a última Sousa da minha linha a nascer na Quinta do Paço, em 1846.Hoje em dia a Quinta do Paço são meia dúzia de casas e algumas paredes do antigamente, como possívelmente conhece!

Agradecia que me dissesse onde conseguiu a data de nascimento de Mariana (8.) que diz ser ca. 1685.

Como li quase todos os Livros de Casais e de Alviobeira, aqui ficam alguns registos, a maioria sem rntroncamentos, com nomes que possívelmente lhe interessam.

Alviobeira/Casamentos 1 1598-1633
* 6.11.1603/S.Pedro de Alviobeira, casamento pelo Frei Pedro Fernandes,de Antonio Luis, filho de Antonio Luis , defunto, e de Brites Simoa, sua mulher moradores no lugar de Alviobeira, com Esperança Ferreira, filha de Alvaro Ferreira e de Maria Marques, sua legitima mulher, moradores nos Lamasseiros, sendo Alvaro Ferreira já defunto.

Casais/Mistos2 (1626-1652)
*9.3.1631/Torre,fl.25v.Foram pp. bapt. de Maria, Manuel Godinho e sua mulher moradores em Ceras

*14.5.1634/Torre, fl39, bapt. Bernardo filho de Manuel Ribeiro e Maria Nunes da Torre .Foram pp.Manuel de Magalhães de Tomar e Inês de Sousa

Casais/Mistos2(1640-1670)

*30.10.1650/Torre,no fim do livro, Casamento de Francisco Godinho, filho de António Godinho e Isabel Godinha, com Gracia Nunes, filha de Luis Mendes e Maria Nunes da Torre.
(Seriam os pais de Antonio Godinho?A data é plausível!)

Casais/Mistos 3(1632-1674) c/ Óbitos e Baptizados

*10.2.1664, fl.87,Torre, faleceu Maria Duarte mulher de José Ribeiro, e está sepultada dentro da igreja , diante do altar do Espirito Santo
Padre João Antunes
*17.10.1667, fl.98v. , faleceu Josefa Ribeiro, da Torre e está enterrada dentro da Igreja
*22.10.1688, fl.102, faleceu Bernardo Ribeiro da Torre.Não fez testamento e está enterrado dentro da Igreja
*22.11.1671, fl.112,faleceu um filho de Francisco Godinho, da Assamaça e está enterrado no adro da Igreja.........do seu pai lhe há-de cumprir sua alma
fr.luis godinho
*10.1.1672, fl.112v, faleceu um filho de João Duarte da Torre, de menor idade, e está enterrado dentro da Igreja.
*21.10.1673, fl.117, faleceu Mariana, fª de João Duarte e de Vitoria Ribeiro, da Torre:passa de 7 anos e está enterrada dentro da igreja
*17.6.1674, fl.118v. faleceu Maria, solteira, fª de José Ribeiro da Torre, herdada do pai e mãe, está enterrda dentro da Igreja e fez tesatmento e seus herdeiroa hão-de cumprir sua alma
*17.11.1658, Torre, fl.178v. bapt.José, fº de José Ribeiro e de sua mulher Maria Duarte
*5.9.1660, Torre, fl.183v., bapt.Antonio, fº de Pedro Fernandes e de sua mulher Barbara Ribeiro.Foram pp. Antonio Gracia, solteiro soldado do Alentejo e Isabel, solteira, moradora na quinta de Gabriel de Sousa, chamada o Paço

Alviobeira/Óbitos 1-1661-1706(microfilme)
*5.9.1663 m. Manuel Godinho/Ceras, filho de Vicente Godinho e está sepultado dentro da Igreja de S.Pedro de Alv.
*6.10.1672 faleceu Vicente Godinho, do lugar de Ceras
*5.11.1731 faleceu Vitoria Godinha, solteira, da quinta do Paço desta Freg.Recebeu os sacramentos da penitência, sacro-viático e extrema unção, e foi sepultada em sepultura própria na Igreja.Fez testamento( Minha nota:Era irmã de Antonio Godinho)

Baptismos/Alviobeira(microfilme)-1730-1760
p.99/QdP, 10.8.1853, bapt.Manuel, n.7.7.1853, filho legítimo de João de Sousa e de Maria do Carmo, moradores na QdP, ele daí e ela da Portela de Nexebra.Neto paterno do Dr.Antonio Lino e de sua mulher Dona Maria do Carmo(Taborda), da dita QdP, ele nat. Do lugar da Torre/Casais e ela do lugar da Calçada/N.Sra. da Conceição do bispado de Leiria.Neto materno de Francisco Antonio Rodrigues e de sua mulher Damasia Ferreira do referido lugar de Nexebra, ela dali mesmo natural e ele das Ortas , freg. da Igreja Nova.Padrinhos foram Manuel Godinho da vila das Pias e Balbina Rosa, solteira do lugar da Fonte de Prata, freg. de Ferreira.Testemunhas: Severiano Antunes e Luis Pereira de Alviobeira

Os meus cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92687 | anna | 06 Jun 2005 09:50 | In reply to: #92670

Meus Caros,

Toda essa gente da Alviobeira, Ceras, F. Zêzere, Soure, Tomar, são todos da mesma família; tem piada que tb tenho um avô chamado Matias Mendes (só o descobri há poucos dias...); existem Sousas da Câmara em Paio Mendes (por sua vez ligados aos Carvalho da Silva de Alviobeira (tb do Beco e no Genea (ver Pedro vaz da Silva, o Rico) e por sua vez aos Queiróz, que dão os Sousa Otto.

Cumprimentos,
:)
Anna
Nota: tenho que deslindar o caso, com calma, please!!!

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92689 | anna | 06 Jun 2005 10:23 | In reply to: #92687

Caros,
Esqueci-me de dizer que, como sabem, os Queiróz são: Leitão de Queiróz e Andrade.

cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêz

#92699 | rafael | 06 Jun 2005 15:27 | In reply to: #92689

Cara Ana

Tenho tido problemas na recepção de correio, mas se me enviar os ficheiros para
octaviocarvalhoarrobamailpontotelepacpontopt devo recebê-los.

Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêz

#92702 | anna | 06 Jun 2005 15:38 | In reply to: #92699

Caro Rafael,

No outro dia enviei o ficheiro que lhe disse; agora, para enviar o ficheiro dos Queiroz de Pedrogão, quem está com problemas no mail sou eu!
Vou tentar ao fim da tarde,
:)
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92707 | nuno27 | 06 Jun 2005 16:34 | In reply to: #92670

Caro José, obrigado pela sua muito vasta resposta.
A data que apontei como nascimento de Mariana era apenas um cálculo meu. Mas o José tem dados mais correctos.

Em relação à Quinta do Paço, não conheço. Sou da zona de Lisboa. Simplesmente como tenho antepassados na zona e com apelidos semelhantes interessei-me por esta família. Até pela suposta ligação (só mesmo suposta) dos Heitores de Sousa, aos Comendadores da Ordem de Cristo.

As informações que colocou nesta msg merecem da minha parte a maior das atenções. Ando muito atarefado, mas vou analisar estes dados com todo o cuidado.

os meus melhores cumprimentos

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92708 | nuno27 | 06 Jun 2005 16:55 | In reply to: #92500

Cara Anna, não me esqueci de si. Tenho andado bastante atarefado e sem internet, mas entretanto consegui responder ao José, e estou agora a responder-lhe a si.

Registos apagados e falsificados? Acho isto muito mau para a genealogia. Só não percebi se o sr. da Madeira se estava a referir em concreto aos registos das freguesias de Ferreira do Zêzere.

Em relação à genealogia dos Heitor de Sousa, que propus que fizessemos, podíamos tentar seguir mais ou menos o Cândido Teixeira, embora eu acho que será um trabalho vasto e demorado. Devo-lhe dizer que tenho muitos poucos dados, pois só há pouco tempo consultei registos de Ferreira do Zêzere nos Mórmons. (E as condições de trabalho não são as melhores). Acho porém que o António Baião dá excelentes referências. Gostaria também que mais pessoas que conhecem e têm muitos dados sobre esta família, quisessem colaborar introduzindo aqui dados, o que só melhoraria as hipóteses de sucesso e esclarecimento. Gostaria porém que todos os dados inseridos fizessem refrência às fontes (registos paroquiais, genealogias, livros, habilitações, etc.) e tentassem sempre colocar as datas, mesmo quando são um cálculo nosso.

cumprimentos

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92710 | anna | 06 Jun 2005 17:20 | In reply to: #92708

Caro Nuno,
Não sei porquê o Nuno faz-me lembrar alguém, que conheço não sei de onde....

O Director do Arquivo Distrital da Madeira referia-se aos arquivos da Madeira, concretamente no Funchal (Índices de Casamentos).

O arquivo de F. Zêzere e outros também têm falsificações, como têm muitos outros no país.

O meu intuito era dar um outro olhar sobre estas famílias.
O Nuno fará como quiser, mas eu que ainda nem sequer tive tempo de passar a minha genealogia toda para computador, farei o que puder, quando puder. Não assumo compromissos.
Quantos aos H. Sousa como refere na outra msg antes desta, claro que não está provado. Todavia, o mais provável é serem descendentes de um bastardo do marido da D. Aldonça de Sousa, penso eu.
o tempo o dirá..
cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92714 | nuno27 | 06 Jun 2005 17:53 | In reply to: #92710

Cara Anna, penso que o meu pedido geral de querer esclarecer melhor a genealogia dos Heitor de Sousa, foi feito com a melhor das intenções.

Não a quero de forma nenhuma pressionar, porque também não gosto que me pressionem.
De qualquer forma, visto a minha intenção ser apenas conhecer e dar a conhecer mais dados de genealogia, tentarei na medida do tempo disponível colocar aqui os meus dados e outros que já sendo do conhecimento geral, podem ser relevantes para explicar a história completa.

Em relação aos HS serem descendentes do marido de D. Aldonça, talvez sim, talvez não. Eu até o veria com bastante gosto, pois aumentaria um pouco a minha árvore genealógica, e poderia trazer mais documentos a pesquisar. Mas de acordo com uma das notas finais do livro do António Baião, em que se refere um documento com o testamento da referida sra. eles, HS, seriam apenas criados dela, e que teriam sido seus herdeiros, por ela não ter descendentes nem ascendentes.

Em relação à forma como iniciou a sua resposta, achei um pouco estranho, pois tenho para mim que realmente não nos conhecemos.
E embora eu não goste de ser confundido com alguém que não sei quem é, só espero que a Anna tenha em boa conta essa pessoa.

Melhores cumprimentos

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92716 | nuno27 | 06 Jun 2005 18:05 | In reply to: #92670

Aditamento:
Caro José dei um saltinho à Torre do Tombo, donde lhe estou a escrever:

(Livro Óbitos O-1 , f. 178, 178v)

Matias Mendes, do Souto, Beco, fº. de Manuel Antunes, já falecido e de Maria Mendes, casou a 3-11-1697, Alviobeira, com Maria Nunes Leitoa, fª. de ..... (folha completamente danificada, impossível de ler o microfime)...Testemunhas:...Heitor de Sousa...
Na lateral diz: "foram viver em Tomar"

Existem muitos Leitões na freguesia da Alviobeira.

Se calhar dei-lhe uma notícia que já sabia. Espero ter ajudado de qualquer forma.

cumprimentos

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92718 | anna | 06 Jun 2005 18:10 | In reply to: #92714

Caro Nuno,

Nota: a forma como iniciei a minha resposta queria apenas dizer que isto "não é uma competição" para ver quem sabe mais..... ou quem comete erros; às vezes sinto que devia acabar com estas intervenções e guardar o tempo para mim, porque as pessoas nunca entendem; tento ser simpática e nunca "atacar" ninguém e compreender, mas enfim.... devo ser única no mundo!!
Detesto quando se começa logo a atingir as pessoas.... Deve ter sido o Nuno a única pessoa que não percebeu a história do ADMadeira... (desculpe dizer isto), mas é o que acho.
A história dos "criados" é como a do Duque de Lafões ser criado do rei.... (agora não me venham os descendentes do Duque de Lafões pedir "contas".... (foi o primeiro Duque que me veio à cabeça...)

Veja, também por favor no mesmo livro, que o dito beneficiado do testamento tinha feito um testamento antes da "patroa" morrer... ninguém fala no testamento dele (antes de herdar os bens da "patroa"). Também o procurador da "terra" a Lisboa era da família, um tal Fernão Heitor (ou Fernam de Toor, como escreve António Baião). Também nunca se escreve, por exemplo, que deste homem ("o criado") descende o Marquês de Sá da Bandeira; se escrevem, eu não vejo (nem está no Genea)...

Outra coisa: a sra. que não tinha "ascendentes" - terá nascido de quem?
:)
cumprimentos,
Anna

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92735 | nuno27 | 06 Jun 2005 19:35 | In reply to: #92718

Cara Anna, cheguei agora a casa e como já tenho internet outra vez, vi o seu comentário ao que escrevi na msg anterior.
Quando eu disse que Aldonsa de Sousa não tinha ascendentes, quis dizer ascendentes vivos na altura em que morreu. E se eu não entendi a estória do Sr. da Madeira (que realmente não entendi, e devo ter sido o único no mundo), pelos vistos a Anna também não entendeu (ou se entendeu está a brincar) a estória dos ascendentes.

E quero agradecer-lhe o facto de ter chamado a atenção para as datas dos testamentos. Isto para mim é troca de ideias e genealogia. É isto só que me interessa.

E com isto, quero dizer-lhe que embora não tenha sido isso que a Anna fez, não estou interessado em trocas de diálogos que não levam a lado nenhum, em que o único resultado será as pessoas acabarem chateadas umas com as outras. Acabei de a conhecer, portanto acho que é muito cedo para nos chatearmos.

Despeço-me cordialmente, desejando-lhe excelentes pesquisas genealógicas.

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92787 | anna | 07 Jun 2005 10:17 | In reply to: #92735

Caro Nuno27,

Não iniciei diálogo com ninguém.
Este tópico destinava-se apenas a dar "pistas" para ligações familiares que talvez nem todos tenham entendido e seriam colocadas à medida que as fosse descobrindo, também eu.
Não estou a pensar voltar a este Forum, nem responder a qualquer outra mensagem (muitas vezes, os diálogos por aqui são apenas um reflexo do que está mal na sociedade portuguesa).

Com os meus cumprimentos e votos de boas pesquisas, também,
Ana

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92789 | Eleny | 07 Jun 2005 10:44 | In reply to: #92787

Cara Anna,talvez não seja caso para tanto,afinal,com as suas descobertas é normal que choque com outros pontos de vista.Mas da discussão faz-se a luz.Estou a lembrar-me do caso do Dr. Luciano da Silva,com teorias e algumas provas que Colombo era Português.Espero um dia ver o seu trabalho reconhecido porque as descobertas originais em História e outras Ciências, muitas têm sido feitas por amadores.Por isso peço que intervenha sempre,eu gosto de a ler,e suponho não ser a unica.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#92796 | josemssantos | 07 Jun 2005 12:24 | In reply to: #92716

caro Nuno

Muito obg.

Não tinha essa info.
Vou estar menos interveniente pois estou no Alentejo durante 10 dias.

Cumprimentos

zé maria

Reply

Direct link:

RE: Um novo olhar s/as famílias de Ferreira do Zêzere

#221902 | fantoniosj | 23 Feb 2009 10:43 | In reply to: #92137

Caros Confrades

Procuro os antepassados das seguintes pessoas do actual concelho de Ferreira do Zêzere e agradeço aos meus caros amigos António Júlio e Paulo que me deram estas informações:

Primeiro casal:
- André Luís que morou na Besteira (Águas Belas – actualmente do concelho de Ferreira do Zêzere). Casou com Grácia da Cal em Águas Belas a 22.06.1627.
Tiveram pelo menos os seguintes filhos que usaram os apelidos de Cotrim, Luís e Mendes:
- Maria Cotrim ou Luís.
- Joana Luís (Madrinha em Paio Mendes a 23.2.1648).
- José Luís nasceu na Besteira, Aguas Belas. Casou com Maria Marques, filha de Simão Marques e Catarina Antunes a 1 Setembro 1653 em Paio Mendes.
- Isabel Mendes. Casou com João Ribeiro.

Segundo Casal:
- Luís Nunes (Águas Belas) casou com Maria Ramos (Águas Belas).
Tiveram pelo menos os seguintes filhos:
- Andreza Nunes. Casou com Manuel Correia a 04.06.1678.
- Francisco Nunes Ramos. Casou com I com Maria Ferreira e II com Maria Mendes. Foi familiar do Santo Ofício, avô do Licenciado Manuel Marques de Azevedo, Deão da Sé de Goa, Presidente da Inquisição de Goa, Fidalgo da Casa Real.

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 15:29.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen