Familia Contreiras e família Simão

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

#92288 | genea1946 | 31 Mai 2005 20:34

Quem pode ajudar?
São os apelidos dos meus avós paternos. O paradeiro mais antigo que conheço foi na aldeia dos Aivados Concelho de Ourique ou Castro Verde, Alentejo.
O que estará para trás?

Obrigado

Reply

Direct link:

Pesquise um pouco nos tópicos

#92289 | victorferreira | 31 Mai 2005 20:44 | In reply to: #92288

Quando um tema está a ser debatido em outro tópico, convém entrar e ler o que lá há antes de lançarmos um novo.

Há pelo menos três Tópicos a correr neste Forum que falam de "Contreiras".
Já os explorou bem antes de lançar este?

1- "Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara", do confrade Custódio Adriano, com pelo nmenos 103 intervenções;
2- "Famílias:Guerreiro, Contreiras e Estaços S.Bárbara" também do confrade Custódio Adriano, outro com nome igual, com 2 intervenções
3- "Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)".

No espaço à esquerda de "Todas as salas" escreva Contreiras e escolha "por tópico" ou "por mensagem". A seguir 'clique' no pesquisar e é só explorar.
VF

Reply

Direct link:

RE: Pesquise um pouco nos tópicos

#92293 | genea1946 | 31 Mai 2005 21:51 | In reply to: #92289

Caro Vitor Ferreira
Agradeço a sua atençao. Comecei hoje nesta tentativa sobre as origens. SÓ hoje, e por acaso, conheci o "Genea".
Agradeço mais uma vez as suas sugestões, que já me ajudaram na procura.

genea1946(AS)

Reply

Direct link:

RE: Pesquise um pouco nos tópicos

#108514 | ffarrajota | 31 Dez 2005 23:50 | In reply to: #92289

Caro Victor Ferreira,
Estando ausente, durante algum tempo, por motivos de avaria no meu computador, não quero deixar passar esta ocasião para lhe desejar Bom Ano 2006.
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota

Reply

Direct link:

Likewise!

#108556 | victorferreira | 01 Jan 2006 20:36 | In reply to: #108514

Caríssima,
Saudações Beirãs (onde estive no Natal, logicamente).
Se 'o melhor do mundo' chegar, então é mesmo isso o que lhe desejo.
Bom Ano de 2006.
VF

Reply

Direct link:

RE: Familia Contreiras e família Simão

#119037 | xisco | 21 Mai 2006 21:14 | In reply to: #92288

Talvez possa ajudá-lo pois sou Contreiras e (tão longe quanto consigo documentar) sou trisneto de José Contreiras, casado com Maria Manuela Espada (de Montes Velhos, concelho de Aljustrel), uma das famílias de lavradores que terá fundado juntamente com os Sobral e os Nobre a aldeia de Alcarias na Freguesia da Conceição e concelho de Ourique. De José Contreiras descende José Contreiras (Revéz?) casado com Assunção da Costa Pimenta (de Garvão, Ourique) e deles a minha avó paterna Mariana Contreiras da Costa. Se tiver outros dados com os quais possa cruzar os meus agradeço-lhe.
Conta-se também na nossa família que o trisavô José Contreiras tinha relações de grande proximidade com os Falcão (de Odemira) e com José Nobre da Torre Vã.

Reply

Direct link:

#119047 | genea1946 | 21 Mai 2006 23:24 | In reply to: #119037

Obrigado Xisco
De momento tenho poucos elementos. Sei que minha avó paterna se chamava Joana Contreiras, pertencia a uma família de lavradores das zona de Castro Verde, Ourique......... .Teve dez filhos, um deles, Rogério Contreiras, mais mediático porque foi guarda redes do Benfica na década de 40.
Até breve

Reply

Direct link:

#187376 | Forbes | 08 Mär 2008 07:49 | In reply to: #119037

Bom dia

Um ramo dos Contreiras foi para o Brasil nos fins do sec. XVIII e ali(suponho) juntou-se aos Vaz sendo Vaz Contreiras; mais tarde parte deles foi fixar-se em Angola. Sei que é muito remoto mas algum dos senhores tem noticia familiar disto?

Agradecido desde já

Cumprimentos
Jose Bessa
josefbessa@sapo.pt

Reply

Direct link:

#222877 | FSIMAO1950 | 05 Mär 2009 00:14 | In reply to: #92288

OLA BOA NOITE SOU NETA DE JOANA CONTREIRAS E MANUEL SIMAO, FILHA DE UM DOS FILHOS, JOAQUIM CONTREIRAS SIMÃO E SOBRINHA DE ROGÉRIO CONTREIRAS, JÁ FALECIDO.

AGUARDO NOTÍCIAS.

MFERNANDA SIMAO

Reply

Direct link:

#222909 | Saba | 05 Mär 2009 14:13 | In reply to: #187376

Conheco uma Brasileira, da cidade de Sao Paulo que descende da familia Contreiras.

Luis Ramos

Reply

Direct link:

#222922 | Forbes | 05 Mär 2009 16:22 | In reply to: #222909

Caro Luis Ramos

Obrigado pela sua mensagem.
Seri interessante trocar impressoes com a amiga embora este elo perdido ja seja um pouco remoto. Sera que a sua amiga tem informacoes sobre a chegada ao Brasil desses Contreiras? Seria interessante verificar se sao os mesmos.

Obrigado desee ja

Jose Bessa

Reply

Direct link:

#222923 | Forbes | 05 Mär 2009 16:26 | In reply to: #222877

Cara Maria Fernanda

Infelizmente sobre os Contreiras em Portugal nao tenho mais informacoes dos constantes no Genea.
La para tras uma das pessoas intervenientes menciona um casamento entre uma Vaz e um Contreiras, escrevi a inquirir sobre isso mas parece que ha muito nao participa no forum..

Obg
Jose Bessa

Reply

Direct link:

#222929 | Saba | 05 Mär 2009 17:21 | In reply to: #222922

Caro Jose Bessa,

Nao, ela nao tem informacoes. Alias, ela nao sabia sequer que era um apelido Portugues. Mas a proxima vez que estiver com ela vou perguntar-lhe de que parte do Brasil veio a avo' ou avo^ dela que tinha esse nome.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Reply

Direct link:

#222938 | FSIMAO1950 | 05 Mär 2009 17:55 | In reply to: #222923

há aqui um equivoco, eu sei quem é a minha família.estava só a responder a uma dúvida surgida no forum em 2005. Sou da família Contreiras e Simão do Monte dos Aivados. Gostava de esclarecer a pessoa que suscitou a dúvida e que diz ser neto/a de D.Joana Contreiras.

Reply

Direct link:

#232019 | Contras | 16 Jun 2009 12:02 | In reply to: #92288

Sobre a família Contreiras, é oriunda do sul de España no século 18 de descendência Moura. A meados do século 18 foi dada uma porção de terreno no norte de España ao qual teve o nome de Vila Contreras que fica província de Burgos e actualmente município de Contreras, aí nasceram os vários ramos da família. O nome de Contreras foi dado a esta família por serem sempre contra o Rei, e contra o regime em que vivia o povo, contra tudo o que era feito sem anexo,
Foram senhores de grande importância, senhores da guerra.
Na entrada do regime presidencial de Franco José de Lá Costa Contreras e seu irmão João foram perseguidos por a polícia de Franco, vieram para Portugal e José foi viver com um Tio Avo, não sei o nome sei que foram os primeiros Contreras a fugir de España, em Portugal no regime de Salazar todo o descendente Contreras não se podia usar apelidos estrajeiros, daí vem a proveniência do nome Contreiras.
José de lá Costa Contreras era meu avo.

Reply

Direct link:

#260537 | Bcontreiras | 15 Aug 2010 19:31 | In reply to: #92288

Olá a todos, Sou neto de Rogério Contreiras Simão, que foi guarda-redes do Benfica, como dizem no fórum. O meu avô faleceu já há muitos anos e pouco sei da origem da família, embora esteja interessado e sabem, naturalmente. Vou ficar atento

Reply

Direct link:

#269132 | contreirasf | 23 Jan 2011 16:09 | In reply to: #222877

Olá pessoal
Sou tb um CONTREIRAS e tb neto da Joana e do Manuel.
O meu Pai é o Casimiro Contreiras Simão que é irmão do Rogério,do Joaquim,da Assunção e por aí a fora que eles são muitos!
O que interessa porém é que há afinal bastante rapaziada oriunda dos CONTREIRAS de AIVADOS Concelho de Ourique.
Não venho trazer nada de novo mas pra já gostava que aprofundásemos mais -se possível - e não deixássemos "cair" o "assunto".
Um abraço a todos os meus primos e primas que por aqui têm andado.
A propósito chamo-me Fernando CONTREIRAS.
Até sempre

Reply

Direct link:

#269215 | FSIMAO1950 | 24 Jan 2011 20:16 | In reply to: #269132

Olá Fernando, tudo bem contigo? Isto é assim um género de ponto de encontro. Sou a tua prima Fernanda ,filha do tio Joaquim.Tenho falado com a tua mãe e sei que está tudo bem, e que estás no algarve. Já encontraste o nosso primo Rogério.Dá notícias, e se quiseres envia o teu e-mail.Beijinhos da prima, que tem muitas recordações tuas.

Reply

Direct link:

#269216 | FSIMAO1950 | 24 Jan 2011 20:18 | In reply to: #260537

Olá Bruno, há tanto tempo que não te vejo, sou a prima Fernanda, mãe da Claudia, sei que está tudo bem contigo porque falos frequentemente com a tua mãe, e agora vim aqui ao forum e vi a mensagem.Se quiseres enviar o teu e-mail a prima gostava muito.Um beijinho e que tudo corra bem na tua vida.

MF

Reply

Direct link:

#269221 | contreirasf | 24 Jan 2011 21:09 | In reply to: #269215

Olá "Miúda" (hehehe) anota então s.f.f. fernandocontreiras@msn.com

Com respeito aqui ao assunto que tem sido discutido ando a ver se consigo saber mais pormenores e tento aqui e n só procurar mais informações.
O Rogério n sei aonde anda mas gostava de saber dá-me - agora que tens o meu e-mail - noticias dele se puderes.
Beijo e um abracito
Até sempre

Reply

Direct link:

#269230 | Gilson Nazareth | 24 Jan 2011 23:55 | In reply to: #187376

Jose Bessa,
Há no Brasil os Contreira de Figueroa Nabuco de Araujo.
Creio que os primeiros foram radicados na Ba,se quizer posso procurar quem lhe dê informações mais exatas;são do XVIII
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

#269271 | Forbes | 25 Jan 2011 17:19 | In reply to: #269230

Caro Gilson

Muito obrigado pela atencao. Claro que estou interessado em mais informacoes, este ramo que depois se foi fixar em Angola podera ser desses...

Obrigado desde ja
Jose Bessa

Reply

Direct link:

#269286 | Gilson Nazareth | 25 Jan 2011 20:29 | In reply to: #269271

Caro José Bessa,
Tudo certo/
Meu amigo, excelente genealogista mas meio desencantado desta lide,que descende dos Contreiras é:
Mauro Romer (romer6@terra.com.br)
Sei que não lhe negará todas as informações que tiver.
Abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

#269313 | Forbes | 26 Jan 2011 07:22 | In reply to: #269286

Caro Gilson

Muito obrigado pela dica.

Abraco
Jose Bessa

Reply

Direct link:

#269314 | Forbes | 26 Jan 2011 07:33 | In reply to: #269286

Caro Gilson

Ja tentei este mail mas nao consegui enviar. Sera que falta algum elemento no endereco?

Obrigado mais uma vez

Abraco
Jose Bessa

Reply

Direct link:

#269326 | Gilson Nazareth | 26 Jan 2011 14:26 | In reply to: #269314

Bessa,
Vou tentar encontra-lo por telefone:confirmo ou não o email.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

#275103 | contreiras | 24 Apr 2011 22:12 | In reply to: #269215

ola boa noite, o meu falecido pai era dos aivados pertencia há familia dos Contreiras, eu nunca visitei a aldeia onde ele pertencia, nem sei se existem por lá alguns familiares.
se não estou enganado eu acho que ele tinha um primo que jogou no Benfica, alguém me pode ajudar.

Reply

Direct link:

#277856 | FERNANDOBA | 06 Jun 2011 21:31 | In reply to: #275103

boa noite

eu apesar de não ter nascido nos aivados, vou lá desde que nasci há quase 50 anos, conheço alguns contreiras dos aivados e da estação de ourique. a minha madrinha de baptisto era contreiras.

estive muito tempo sem visitar este forum apesar de ser membro desde há muitos anos

Reply

Direct link:

#279732 | FERNANDOBA | 28 Jun 2011 23:41 | In reply to: #275103

Boa noite
só conheço um jogador de futebol do benfica que é da zona .

chama-se frederico nobre rosa creio que nasceu em casevel em 1957 e morou muito tempo ma baixa da banheira onde fomos vizinhos e colegas de escola primaria.
começou no benfica em 1979 e terminou no leixões em 1995 fez parte daquele grupo de jogadores do barreiro -bx da banheira e moita (eram metade da equipado benfica da altura ) que foram à selecção de saltilho em 1986 (México) onde aconteceu o que ainda hoje ninguém sabe. até o treinador já faleceu o bom gigante orres.

Contreiras conheço muitos nos aivados e na Baixa da Banheira.

qual era o nome do seu pai ?

Reply

Direct link:

#279733 | FERNANDOBA | 28 Jun 2011 23:51 | In reply to: #269132

Boa noite, permitam-me a correcção, aivados nunca pertenceu ao concelho de ourique, porque está do lado de cá da ribeira dos aivados que demarca os dois concelhos.
pertence á freguesia e concelho de castro verde, peço menos desde o século dezasseis

Reply

Direct link:

#439273 | FSIMAO1950 | 12 Feb 2022 23:35 | In reply to: #275103

Olá já agora como se chama e como se chamava o seu pai,se era primo do Rogério era tb primo do meu pai.Cumprimentos.

Reply

Direct link:

#439279 | contreirasf | 13 Feb 2022 10:50 | In reply to: #439273

Olá

Chamo-me Fernando Contreiras e o meu pai chamava-se Casimiro Contreiras Simão.O Rogério Contreiras ( que foi G.Redes do Benfica ) era meu tio ( irmão do meu pai ).E há ( actualmente ) mais dois
Rogério Contreiras ; um deles vive no Algarve e é meu primo ( filho de outro irmão do meu pai João Contreiras ) o outro Rogério ( meu primo também ) vive em França- creio -e é filho do Rogério Contreiras que foi guarda redes...era o Contreiras mais conhecido de todos.
Cumprimentos e saúde.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 10 Nov 2024, 23:29.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen