Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

#92651 | Gilson Nazareth | 05 Jun 2005 19:04

Amigos,
Em 1750 casa-se,em Guaratiba/RJ,o senhor do engenho de NS da Conceição da Caxamorra,Bento Pereira da Rocha Peixoto, conhecido como o Rocha Rico.Era nascido na Freg.Santa Comba de Regilde, Conselho de Filgueiras, termo da vila de Guimarães, Arc.Braga. Filho de Pedro Pereira Lima e Rosária da Rocha Peixoto.
Alguém teria a genealogia destes quando, provavelmente, eram conhecidos como os Rocha Pobres?
Abração
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

#92655 | rmfrp | 05 Jun 2005 19:49 | In reply to: #92651

Caro Gilson Nazareth:

Numa pesquisa rápida das inquirições de genere do Arquivo Distrital de Braga encontrei alguns processos que talvez lhe interessem. É muito provável que existam outros das mesmas famílias.

Processo 7520 - Pasta 343 - Data 1780-07-03
Antonio Jose Lopes Rocha
Natural de Regilde (Felgueiras).
Filho de Joao Lopes Oliveira e Ana Pereira Rocha.
Doc.danificado.
Domingos Lopes,Tio Paterno. Proc.33889.
Bento Lima Pereira,Tio Avo Materno. Proc.31127.
Joao Rocha Peixoto,Tio Avo Materno. Proc.19506.
Jose Pereira Lopes,Sobrinho Paterno. Proc.25057.

Processo 33889 - Pasta 1508 - Data 1733-09-15
Domingos Lopes
Natural de Regilde (Felgueiras).
Filho de Domingos Lopes e Maria Oliveira.
Antonio Jose Lopes Rocha,Sobrinho Paterno. Proc.7520.

Processo 31127 - Pasta 1376 - Data 1714-12-16
Bento Lima Pereira
Natural de Vizela (Felgueiras).
Filho de Antonio Fernandes e Andresa Goncalves Jorge.
Antonio Jose Lopes Rocha,Sobrinho Neto Materno. Proc.7520.

Processo 19506 - Pasta 848 - Data 1709-01-25
Joao Rocha Peixoto
Natural de Torrados (Felgueiras).
Filho de Gabriel Rocha e Ana Peixoto.
Antonio Jose Lopes Rocha,Sobrinho Neto Materno. Proc.7520.

Processo 25057 - Pasta 1126 - Data 1811-09-18
Jose Pereira Lopes
Natural de Guimarães, São Paio.
Filho de Pedro Pereira Lopes e Maria Clara Teixeira.
Antonio Jose Lopes Rocha,Tio Paterno. Proc.7520.
Manuel Teixeira Sampaio,Tio Materno. Proc.17283.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

#92781 | Gilson Nazareth | 07 Jun 2005 03:07 | In reply to: #92655

Rui Pereira,
Tenho um grande amigo de infância com seu nome.
Esta gente é minha...creio não haver dúvida.
Haveria como,o amigo,procurar o casamento de Pedro/Rosária e/ou os banhos?
Obrigadíssimo,mesmo
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

#92849 | rmfrp | 08 Jun 2005 01:12 | In reply to: #92781

Caro Gilson Nazareth:

Infelizmente, estou muito longe do Minho e não me será possível consultar o registo que refere, que suponho encontrar-se em Braga ou em Guimarães. Talvez algum outro colega tenha disponibilidade para essa pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

#92891 | Gilson Nazareth | 08 Jun 2005 16:47 | In reply to: #92849

Caro Rui
Onde mora?
Estou lutando por localizar os banhos de casamento do Rocha Rico,teria,então,os pais de Pedro e Rosária.
O amigo só tem a lista dos habilitados de genere,é isto?
Tenho um fichário farto sobre o Rio de Janeiro o qual fica a disposição sua ou de qualquer outro pesquisador.
Abraço
Gilson
Meu amigo Rui Pereira é arquiteto e artista plástico e somos amigos desde o jardim

Reply

Direct link:

RE: Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

#92892 | Gilson Nazareth | 08 Jun 2005 16:51 | In reply to: #92849

Caro Rui
Onde mora?
Estou lutando por localizar os banhos de casamento do Rocha Rico,teria,então,os pais de Pedro e Rosária.
O amigo só tem a lista dos habilitados de genere,é isto?
Tenho um fichário farto sobre o Rio de Janeiro o qual fica a disposição sua ou de qualquer outro pesquisador.
Abraço
Gilson
Meu amigo Rui Pereira é arquiteto e artista plástico e somos amigos desde o jardim

Reply

Direct link:

RE: Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

#92916 | rmfrp | 08 Jun 2005 23:18 | In reply to: #92892

Caro Gilson Nazareth:

Eu moro na região de Lisboa. Peço desculpa por não ter explicado inicialmente onde obtive os dados que lhe apresentei: o Arquivo Distrital de Braga tem uma página na internet que inclui uma base de dados pesquisável de cerca de 35.000 inquirições de genere da antiga diocese de Braga, que ocupava uma área muito vasta do norte de Portugal. A consulta da base de dados é gratuita, se bem que os utilizadores tenham de se registar previamente.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pereira Lima/Rocha Peixoto-FregSanta Comba Regilde

#93060 | Gilson Nazareth | 11 Jun 2005 00:27 | In reply to: #92916

Rui
Amigo,tudo certo?
Queria me cadastrar no Arquivo Distrital de Braga mas não o consegui;poderia me ensinar o caminho das pedras?
O povoamento do RJ,senhorio dos Correa de Sá,que são de Braga ,foi feito ,em grande parte,pelos conterraneos dos Correa de Sá...seria muito útil.
Também Braga é muito abrangente e gostaria de ver os degenere dos brasileiros.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: De Genere - Arquivo Distrital de Braga

#93160 | rmfrp | 11 Jun 2005 17:42 | In reply to: #93060

Caro Gilson Nazareth:

Suponho que tenha localizado a página do ADB, o que se pode fazer pesquisando "Arquivo Distrital de Braga" num conhecido motor de busca.

O meu registo no Arquivo Distrital de Braga já foi efectuado há bastante tempo e não me recordo dos detalhes. Poderá ter havido alguma alteração no processo. Tanto quanto percebo, o registo é feito da forma que de seguida descrevo.

Na página inicial do Arquivo há um link "Pesquisa em Inquirições de Genere". Clicando nesse link acede-se à página de entrada na base de dados, e do lado direito, perto das caixas onde se deve escrever o login e a password está um letreiro laranja "REGISTE-SE!". Clicando aí chega-se à página em que é necessário fornecer os dados pessoais, incluindo o nome, morada e um endereço de e-mail, e indicar o username e password pretendidos. No final clica-se no botão "registar". O registo só será definitivamente aceite se todos os campos estiverem correctamente preenchidos.

Depois de já estar registado, pode aceder à página de entrada na base de dados da forma acima descrita. Após ter efectuado o login, para efectuar uma pesquisa deve clicar no item "Pesquisa" que se encontra na barra à esquerda, logo abaixo de "Informação" e "Registo do Utilizador".

Gostaria de deixar apenas uma nota adicional. Estranhamente, tenho verificado que se efectuar uma pesquisa seleccionando apenas uma freguesia, concelho ou distrito, sem escrever nada nos campos de pesquisa pelo nome, tudo parece funcionar correctamente, dando como resultado a lista das habilitações correspondentes à região em causa. Por outro lado, sempre que tento pesquisar algum nome, sozinho ou em conjugação com uma escolha geográfica, a pesquisa dá zero resultados, o que em muitos casos está manifestamente errado. O mesmo acontece quando se utiliza a "pesquisa alfabética" com a opção "contendo as palavras". No entanto, se na mesma secção de pesquisa alfabética se seleccionarem os nomes começados por uma certa letra, a pesquisa funciona correctamente. Não sei se há algum problema no próprio sistema de pesquisa ou se sou eu que estou a fazer algo errado.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: De Genere - Arquivo Distrital de Braga

#93162 | rmfrp | 11 Jun 2005 17:54 | In reply to: #93060

Caro Gilson Nazareth:

Em aditamento à minha mensagem anterior, acabei de descobrir a razão do problema na pesquisa. O programa é sensível a maiúsculas e minúsculas. Assim, para pesquisar "Pereira", por exemplo, é mesmo necessário escrever a inicial maiúscula e as restantes letras minúsculas.

Penso que a página do ADB não refere este facto.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: De Genere - Arquivo Distrital de Braga

#93163 | rmfrp | 11 Jun 2005 18:06 | In reply to: #93060

Caro Gilson Nazareth:

... e em aditamento ao aditamento (!), não se podem utilizar acentos na pesquisa. Assim, "Araújo" deve ser pesquisado como "Araujo", enquanto "João" deve ser pesquisado como "Joao".

É louvável a disponibilização desta base de dados na internet, mas este tipo de problemas poderia ser evitado com relativa facilidade, segundo creio. Situações de não reconhecimento de maiúsculas/minúsculas e caracteres acentuados seriam mais aceitáveis num programa informático de há 20 anos. E, no mínimo, teriam de ser referidos na secção "Ajuda".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: De Genere - Arquivo Distrital de Braga

#95485 | RuiFaria | 07 Jul 2005 23:21 | In reply to: #93163

Caro Gilson Nazareth
Não é a primeira vez que consulto este Forum. Tenho estudado a origem dos Peixotos de Guimarães e como tal a Rosália da Rocha Paixoto já me havia chamado a artenção. Contudo, hoje mesmo, tive instruções para proceder à pesquisa que pretende por parte do Doutor Artur Norton que recentemente contactou consigo no Brasil. A primeira boa notícia é que existem livros do registo paroquial para Santa Comba de Regilde desde 1606 contínuos, pelo que não será difícil encontar elementos àerca da família. Melhor ainda, existem bastantes inquirições de genere de elementos da família o que facilita bastante a investigação. O problema imediato é que os registos de Santa Comba se encontram no Arquivo Distrital do Porto o que implicará uma deslocação que só poderei realizar para a próxima semana.
Tendo mais informações entro em contacto.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Faria.

Reply

Direct link:

RE: De Genere - Arquivo Distrital de Braga

#95626 | Gilson Nazareth | 10 Jul 2005 03:25 | In reply to: #95485

Caro Rui Faria
Fico imensamente grato peço seu interesse.
Gostaria de poder retribuir caso queira alguma investigação aqui no Rio.
Este casal é antepassado do poeta Mario Quintana,que talvez conheça.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: De Genere - Arquivo Distrital de Braga

#101934 | Gilson Nazareth | 01 Okt 2005 23:18 | In reply to: #95485

Caro Rui Faria,
Tudo certo com o amigo?
Venho lhe perguntar se encontrou alguma coisa sobre os meus Rocha Peixoto.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 06 Jul 2024, 14:46.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen