Apelido - Leão (Cinfães/Resende)
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas
Apelido - Leão (Cinfães/Resende)
Caros Confrades,
tenho tido um pouco de receio em colocar este tópico. Sei que deve haver muitos por aí 'à solta' . No entanto 'quem não arrisca não petisca'.
Tenho recuado pouco a pouco no tempo sempre à espera que este apelido tenha surgido do nada. Até agora continuo a encontrá-lo o que me dá esperança de talvez encontrar pelo caminho alguma ligação inclusivé em apelidos compostos.
Neste momento procuro DOMINGOS DE LEÃO (Montão) casado com ISABEL BOTELHA (Paredes) mais ou menos no ano de 1700.
O filho deste casal apareçe-me já com o apelido TEIXEIRA LEÃO que se mantem até ao sec. XX em Penha Longa. Ainda não sei de onde surgiu o 'Teixeira'.
Qualquer ideia é benvinda.
Obrigada e cumprimentos
Luisa P.L. Lopes
Direct link:
RE: Apelido - Leão (Cinfães/Resende)
Cara Luísa P.L. Lopes:
Tive um tio avô : LUIZ CARLOS DE LEÃO SALDANHA * BRAGANÇA, Sé, c. 1873 e falecido em Carcavelos, Cascais em 1943.
Era filho de ANTÓNIO AUGUSTO MENDES SALDANHA , de Bragança e de LEOPOLDINA AUGUSTA DE LEÃO.
É o pouco que sei sobre Leões...
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Apelido - Leão (Cinfães/Resende)
Caro Sr. Luis Piçarra
Muito obrigada pela informação. Vou tomar nota, pois na realidade também a origem deste Leão. Tenho seguido sempre para cima o mais que posso. O meu apelido Pinto Leão (composto ca. 1830 por um Pinto casado com uma Leão que é de origem Teixeira Leão e por aí fora até que cheguei a este Domingos Leão). Encontro os familiares na zona de Finses, muitos em Montão e até Picão. Poderão naturalmente ter outra origem. O tempo o dirá.
Suspeito que outros apelidos como Ferreira Leão (inicialmente no Porto mas vindos de Penajóia) poderão ter alguma ligação mas ainda não a encontrei.
Vou aguardar mais informações sobre estas feras.
Cumprimentos
Luisa P.L. Lopes
Direct link:
Leão, Mendes Saldanha, Castro, de Bragança
Caro Luís Piçarra,
Seria interessante descobrir um pouco mais sobre a ascendência do casal António e Leopoldina, por certo descobrirá alguns antepassados destes nas Memórias do Abade de Baçal.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: Apelido - Leão (Cinfães/Resende)
Caro Luis Piçarra
O meu bisavo chamava-se Maria Alvaro Leão Lopes dos Santos de Saldanha. Qual e a ligacao com o seu Saldanha?
Um abraço
Filiope Carneiro de Almeida
Direct link:
RE: Apelido - Leão (Cinfães/Resende)
Caro Filipe Carneiro de Almeida:
Sobre esse seu bisavô, nada sei.
Na realidade o meu tio avô Luís Saldanha, já referido, era-o , por ser casado com MARIA JOSÉ DE ALMEIDA RAMIL, irmã da minha avó materna, IDA DE ALMEIDA RAMIL ( RAMIL é do meu bisavó, que era de espanhol, galego, de Lugo).
No entanto como a única filha do casal Luís C. de L.Saldanha e Maria J. de A. Ramil. casou sem descendência, fui herdeiro de coisas dos meus tios avós, entre elas um livro sobre a Queima das fitas, Coimbra 1929 / 1930, onde aparece um quartanista de Letras - com direito a versos e caricatura, transmontano, de nome
ANTÓNIO EUGÉNIO LOPES SALDANHA, que aliás assina uma dedicatoria aos primos muito amigos, ou seja aos "meus Saldanhas". Aqui surgem o Lopes e o Saldaha juntos. Será que lhe pode ser ùtil?
Pouco mais sei sobre os parentes desse meu tio avó. apenas que um seu tio foi casado, sem deascendência, com MATILDE DA GLÓRIA CORREIA, de Macedo de Cavaleiros, que dizia ser prima do escritor CAMILO CASTELO BRANCO.
Também me recordo de ouvir falar de um primo general (Saldanha?) e de um tio Lopes ,apreciador da boa comida... Sei que há descendentes destes Saldanhas, em Bragança, nomeadamente um Fernando Saldanha entre outros.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Apelido - Leão (Cinfães/Resende)
Desculpem as gralhas, mas estava a escrever à pressa e não pude rever o texto.
Já agora acrescento mais um Saldanha.
Neste caso trata-se de alguém que deve ter estado em Paris na expo. de 1889, para a qual foi construída a torre pelo Sr. Eiffel, e adquiriu o "catálogo" da dita expo. com mais de mil páginas , cheias de gravuras dos diversos pavilhões, e algumas representando as diferentes fases da construção da torre.Enfim , catálogos a sério...
Mas voltando ao que interessa: o livro está assinado por um JOSÉ A. M. SALDANHA, que poderá ser irmão de ANTÓNIO AUGUSTO MENDES SALDANHA, se o M. corresponder a Mendes, como é provável.Aliás lembro-me de a minha tia avó falar num tio José.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Leão, Mendes Saldanha, Castro, de Bragança
Caro Tiago Faro Pedroso:
Obrigado pela sugestão.Concordo consigo.
Não possuo as "Memórias", onze volumes, se não estou em erro, o que implicará umas idas à Biblioteca Nacional mas, mais tarde ou mais cedo, vou ver o que consigo descobrir.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Sobre este casal, apenas sei que António teve pelo menos dois irmãos, José A.M.Saldanha ( aquem me refiro numa outra mensagem deste mesmo tópico) e Alípio Saldanha, c.c. Matide da Glória Correia, natural de Macedo de Cavaleiros e que era parente do escritor Camilo Castelo Branco
Direct link:
RE: Leão, Mendes Saldanha, Castro, de Bragança
Caros Participantes do fórum:
Como não possuo as Memórias do Abade de Baçal, nem me será possívelnos tempos mais próximos, consultar a obra na B.N. será que algum confrade que tenha o privilégio de possuir os preciosos (onze ao que julgo ) volumes me possa fornecer alguma pista sobre estes Mendes Saldanhas ou "feros" leões?
Cumprimentos
Lúís Piçarra
Direct link:
RE: Leão, Mendes Saldanha, Castro, de Bragança
Caro Tiago Faro Pedroso:
Graças à colaboração de Filipe Pinheiro de Campos, consegui descobrir mais alguma coisa. Assim:
1 -António Augusto Mendes Saldanha nasceu em Bragança, Santa Maria em 27.1.1843. Tesoureiro da Câmara Municipal, faleceu na mesma freguesia a 8.81893.
Casou em primeiras núpcias, na Ig. de S.Vicente em 12.8.1872 , com sua terceira prima Leopoldina Augusta Dias de Leão, n. em Bragança Santa Maria, filha de João António de Leão e de sua mulher Felisbina Augusta Dias de Leão, falecida na freguesia da Sé a 19.11.1876. Tiveram :
-Luis Carlos de Leão Saldanha (já referido neste tópico).
-Jaime Constantino de Leão Saldanha,n. na Sé,em 13.41875 , s.m.n.
Casou em segundas núpcias com Olívia de Sá Rereira , tendo nascido seis filhos deste segundo casamento, cujos nomes não vêm ao caso.
Filho de:
2-João António Mendes Saldanha , nascido em Braçança em 1818 e falecido em B. Sé a8.11.1869.
Casou na Sé a 23.5.1864, com Rosa Joaquina Lobo, n. em Bragança e filha de José Lobo e de sua mulher Antónia Luísa da Paz.
Filho de:
José António Mendes Saldanha, que casou na Ig. de São João Baptista a 20.11.1811 com com sua terceira Prima Rosa Inácia Dias, nascida em Bragança,
Sé em 16.12.1875, filha de Filha de José Dias e de sua mulher Brites Inácia, neta paterna de António Dias e de Ana Luísa e materna de Gaspar Garcia, irmão do referido António Mendes Saldanha e de Brites Bernarda, c.g.
Filho de:
João António Mendes de Saldanha, nascido em Bragança, e Catarina Henriques , qu casaram em Braçança, S. João Baptista a 22.4.1872 (Constam da base de dados do Genealogia).
Nota: Vou ter de interromper.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Leão, Mendes Saldanha, Castro, de Bragança
Caro Tiago Pedroso:
Continuando com os elementos que estava a expôr relativos aos ascendentes do casal António Augusto Mende Saldanha / Leopoldina Augusta Dias de Leão:
-( Nota : esqueci- me de "numerar" os dois últimos Saldanhas na anterior mensagem e , assim, o penúltimo seria o 3 e o último, o seu filho o João António casado com Catarina Henriques, será o 4 ) filho de:
5- António Mendes Saldanha nascido em Bragança, S.João Batista e sua mulher Ana Pereira.
Nota : Este casal, para além do referido João António, teve uma filha:
4.1.- Luísa Joaquina Mendes Saldanha, nascida em Bragança ,São João Baptista a 3.8.1789, que casou com José Inácio Pissarro, n. em Bragança, S,. João Baptista a 9.1.1784.
Estes últimos , tal como alguns dos seus ascendentes e descendentes tinham já página na base de dados do Genea , como referi na 1ª parte desta mensagem.
Melhores Cumprimentos Luís Piçarra
Direct link:
RE: Leão, Mendes Saldanha, Castro, de Bragança
Caro Tiago Faro Pedroso:
Os textos das mensagens, têm algumas grelhas que são devidas a uma certa pressa com que tive de os escrever e que me impediu de os rever, antes de serem enviados...mea culpa!
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Leão, Mendes Saldanha, Castro, de Bragança
Caro Tiago Faro Pedroso:
Na realidade "a pressa é má conselheira", de forma que vou ter de repetir os últimos dados que lhe enviei, os quais contêm incorreções, de que peço desculpa.
Assim:
3-José António Mendes Saldanha n. em 27.9.1790, cc com a sua terceira prima Rosa Inácia Dias em 20.11.1811.
e
3-1- Luísa Joaquina Mendes Saldanha n. em 3.8.1789 cc António José Inácio Pissarro n. 9.4.1784.
Filhos de:
4-João António Mendes Saldanha que casou, a 22.4.1782 (e não na data que por lapso indiquei) com Catarina Henriques.
Filho de :
5- António Mendes Saldanha cc Ana Pereira.
Bom, finalmente as coisas estão correctas... Quanto às freguesias de nascimento, e a outras filiações, estavam devidamente referidas.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Leão, Mendes Saldanha, Castro, de Bragança
Caro Luis Piçarra,
O Filipe Pinheiro de Campos é realmente uma autoridade no que toca a genealogias brigantinas, espero um dia poder ver publicadas todas estas ligações familiares, até porque também tenho raizes dessa região.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
Apelido - Leão (Cinfães/Resende)
Querida Confreira Luisa,
Acredito que somos parentes, ainda que distantes, pois o vosso Manuel Teixeira de Leão teve um irmão de nome Antonio que é meu quinto avô.
A união dos apelidos Teixeira e Leão se deu em razão do primeiro casamento do nosso antepassado Domingos com Angela Teixeira, do nasceu Manuel Teixeira de Leão, nosso avô em comum.
Ainda prossigo em minhas pesquisas genealógicas e caso possua mais informações terei prazer em compartilha las no futuro.
Melhores cumprimentos.
Marcus Vinicius
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 25 Jan 2025, 13:25.