Família Dawchel - Antuérpia

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

Família Dawchel - Antuérpia

#100053 | mctavares | 10 Sep 2005 18:06

Confrades:

Já tentei por várias vias encontrar este apelido Davvchel (ou Dawchel) que me aparece numas notas genealógicas de um meu trisavô, mas não consegui nada!
Se alguém tiver conhecimento deste apelido, agradeço qualquer ajuda.
Passo a transcrever o que me parece mais relevante das refridas notas:

"Nicolau Davvchel e sua mulher Anna Maria Conrádia eram de Antuérpia (Anvers) na Bégica, de nação flamenga e casaram pelos anos de 1660.
Seu filho o Dr. Cornelio Davvchel, nascido em Antuerpia por 1666, formou-se em medicina na universidade de "Louvai(?)" na referida Bélgica, vei para Portugal por 1690, onde praticou algunas annos, e depois foi fazer em Lisboa um exame em 1704, sendo seua examinadores o physico-mór do Reino Dr. Diogo Mendes de Leão, presidente do Jury e os Dr.s João Cravvo Semêdo, Henrique Mourão Pinheiro, André Mendes de Leão e Francisco Xavier Leitão (estes dois últimos médicos da Casa Real) e tendo sido plenamente aprovado, foi-lhe passada a sua Carta para poder exercer em Portugal a medicina, em data de 4 de Outubro de 1704. Tudo isto consta do L.º 2º do regimento da Camara Municipal de Ponta Delgada a fª 323.(...)"

MCT

Reply

Direct link:

RE: Família Dawchel - Antuérpia

#100073 | aeiou2 | 10 Sep 2005 23:11 | In reply to: #100053

Dado que com esse apelido não se encontram referências, (ou não estar bem escrito ),talvez tentar a Universidade Católica de Louvain.
Não sei a morada mas não deve ser difícil encontara no motor de pesquisa do Sapo.

Maria

Reply

Direct link:

RE: Família Dawchel - Antuérpia

#100690 | rmfrp | 16 Sep 2005 23:15 | In reply to: #100053

Caro(a) MCT:

Já tentou pesquisar o nome em causa nas Chancelarias Régias ou no Registo Geral de Mercês? Sei que, cerca de 100 anos antes da data que refere, as "Cartas de Medicina" eram registadas na Chancelaria. Não sei se o costume se mantinha ainda no início do século XVIII. Em princípio não obterá informações genealógicas adicionais, mas pelo menos poderá confirmar a grafia do apelido.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 02:26

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen