Familia Padinha

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Familia Padinha

#100738 | Vania Padinha | 17 Sep 2005 17:58

Chamo-me Vânia Padinha e foi a curiosidade de conhecer o origem de um sobrenome tão peculiar que apresentou este forum à minha irmã, Liliana Padinha, na esperança de juntas encontrarmos algumas pistas sobre este apelido que nos tem feito alvo fácil de algumas piadas relativamente ao seu significado...
É que padinha cá em Aveiro, mais propriamente numa pequena cidade da sua periferia, Ilhavo, está relacionado com o ramo da panificação, mais especificamente a um tipo de pão, a pada, ou as padinhas tão populares na zona onde moramos e crescemos.
É prática comum e bastante popular, as camadas mais jovens se juntarem nas casas das padeiras, que manualmente insistem em manter a tradição de fazer as "padas" manualmente e nos fornos a lenha, nos serões que antecedem as noites boémias em discotecas ou bares.
Logo as padas, as padinhas fazem parte da nossa tradição e é bastante comum, encontra-las nas padarias, bem como á nossa mesa.Claro está que tal apelido nos tenha valido algumas piadas, sobretudo se recuarmos aos tempos da adolescência, onde era vulgar sermos chamadas as sandes de fiambre, queijo, ou doce, ou até mesmo apelidadas de as padinhas quentinhas acabadas de sair do forno e prontas a "comer"...
A minha pergunta é , o que quer dizer por exemplo padinha no Algarve, ou mais propriamente em Tavira? Tem algum significado invulgar ou comum?
Sei por exemplo pelo meu namorado que é da zona de Lisboa, que padinha não tem nenhum significado relacionado com pão ou algo que se pareça.
Cumprimentos
Vânia Padinha

Reply

Direct link:

Familia Padinha

#405797 | fernandomrfgoncalves | 25 Jul 2018 19:12 | In reply to: #100738

Olá Vânia,

O meu nome é Fernando Gonçalves e sou neto de António Padinha Rodrigues de Tavira. As piadas de infância e adolescência tinham todo o fundamento. somos todos descendentes de João Gonçalves "o padinha" que vivei em Tavira no século 18 (17?). A origem da alcunha é a actividade do nosso antepassado: era pasteleiro e fazia padinhas (um bolo feito com banha, coisa para mim inimaginável). E tem toda a razão: em Lisboa, de onde sou, ninguém sabe o que é uma padinha.

Foi um prazer ler a sua história.

O meu endereço de email é: fernandomrfgoncalves@gmail.com

Fernando.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 14:26

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen