Fidalgo da Casa Real?
This topic is classified in the following rooms Cargos | Direito
Fidalgo da Casa Real?
Caros Genealogistas,
Um senhor nascido em 1902 poderá ter sido fidalgo da casa real? É que neste caso teria que ter sido "filhado" com menos de 8 anos...
Desde já agradeço os esclarecimentos.
Nuno Côrte-Real
Direct link:
RE: Fidalgo da Casa Real?
Caros Genealogistas,
À pergunta anterior, junto outra: é possível um senhor que viveu entre 1840 e 1900, aproximadamente, ter sido moço-fidalgo da casa real sem que o correspondente registo conste dos Livros de Mercês da Chancelaria?
Se a resposta ás duas perguntas for negativa, receio ter deparado casualmente com uma genealogia falsificada. Neste caso, a pessoa que a compilou e comunicou os dados ao Genea ou é muito distraída ou está fraudulentamente a tentar afidalgar-se e á respectiva parentela.
Mas tratando-se (salvo erro) de alguem que sempre manifestou um digno desprendimento pelos fumos aristocráticos, que assume vincado republicanismo e que revela enorme procupação com o rigor jurídico na análise dos problemas, tudo deve ter resultado apenas de uma infeliz e aborrecida sucessão de lapsos...
Em todo o caso, gostava de obter esclarecimentos quanto às duas questões colocadas.
Os meus cumprimentos,
Nuno Côrte-Real
Direct link:
RE: Fidalgo da Casa Real?
Caro Nuno Côrte Real,
Conheço um único caso em que um rapaz de 3 anos (n. 1694) teve o foro de fidalgo cavaleiro por sucessão (D. Pedro II - 4.9.1697). É o caso que conheço em que tal sucedeu a uma criança tão nova, não sendo príncipe (o D. Pedro I do Brasil era Grão-Prior do Crato com dois anos), mas não sei dizer se é comum ou não. Tenho até o traslado da mercê comigo. Quanto a tempos mais recentes, não faço ideia. Quanto ao registo das mercês, da Torre, sou pouco capaz de o explorar devidamente, mas há muitos foros e mercês que não consigo lá encontrar, mas que existem (pois os documentos existem fora da Torre). Senhoras (Meninas...) a casar aos 12 anos ou títulos a crianças ainda mais novas são coisas com que também me deparei...
Cumprimentos,
MGH
Direct link:
RE: Fidalgo da Casa Real?
Mano:
Era relativamente frequente crianças de colo sucederem no foro paterno.
O que já é quase impossível (para não ser absoluto e dizer impossível), é ter existido realmente um filhado no período que referes sem aparecer o respectivo registo na TT (Moradias da Casa Real ou Registo Geral de Mercês). Para essa época é muito fácil comprovar se o foi ou não no tempo da Monarquia.
Já detetei muitos desses "foros da república", assumidos entre 1910 e 2005. Não sei se o que referes é ou não mais um destes casos. Mas se de facto o seu registo não consta na TT, juraria que é mais um de geração espontânea.
Um abraço do
Miguel
Direct link:
RE: Fidalgo da Casa Real?
Caros Amigos,
Em tempos li no vol. 27, pág. 852 da GEPB no título de 1º Barão de Moreira o seguinte: «João Baptista Moreira, fidalgo da casa real, com as honras de guarda-roupa, etc». O que é que isto realmente significa ?!
Agradecia se me pudessem esclarecer esta designação.
Cumprimentos,
José Pedro Castro
Direct link:
RE: Fidalgo da Casa Real?
Olá Miguel,
O que me dizes confirma aquilo de que já suspeitava em relação a um caso muito concreto, mas não imaginei que o problema tivesse grande amplitude.
Com que então, "foros da República"? Esta gente é deliciosa!
Obrigado e um abraço,
Nuno
Direct link:
RE: Fidalgo da Casa Real?
Caro Miguel Gorjão Henriques,
Muito obrigado pelas indicações que dá. Lendo a sua mensagem, confirma-se a ideia de que os arquivos particulares são uma verdadeira "mina"!!
Os meus cumprimentos,
Nuno Côrte-Real
Direct link:
RE: Fidalgo da Casa Real?
Caro Nuno Côrte-Real
Ainda assim, com o Miguel, julgo que do tempo do liberalismo para cá não deve haver razões para não existirem as mercês devidamente registadas nos arquivos da Torre e, mais, parece-me indiscutível que quem invoca uma mercê para si ou para outrém, num trabalho publicado, deve oferecer a prova respectiva (ou remeter para a mesma). Ou, se for de ouvir dizer, no mínimo dizê-lo, para que o leitor saiba a "fonte" a que a mercê se atribui.
Abraço
Miguel GH
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Jan 2025, 16:50