Varzea (Tabua, Coimbra ou Seia, Guarda) ?

This topic is classified in the following rooms Regiões | Pessoas | Famílias

Varzea (Tabua, Coimbra ou Seia, Guarda) ?

#102378 | san1 | 06 Oct 2005 19:58

Bom dia,

Tenho uns antepassados originarios de "Varzea, bispado de Coimbra" no século XVIII. Penso tratar-se de Varzea de Candosa, em Tabua (Coimbra). Mas tive uma duvida porque existe perto do actual distrito de Coimbra : Varzea de Meruge, Seia (Guarda). Sera que esta ultima perteceu ao bispado de Coimbra no século XVIII ?

Luiza Saraiva (teve uma filha em 1806) natural de Varzea Bispado de Coimbra, filha de Jose Tavares e Maria Saraiva, naturais do lugar de Varzea e recebidos na freguesia de Real (Penalva do Castelo, Viseu).

Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Reply

Direct link:

RE: Varzea (Tabua, Coimbra ou Seia, Guarda) ?

#102405 | JCALD | 07 Oct 2005 01:44 | In reply to: #102378

Cara Sandra Carvalho:

O concelho de Seia era efectivamente do Bispado de Coimbra até meados (?) do século XIX. Embora Várzea de Meruge não pertencesse na época ao concelho de Seia era também do Bispado de Coimbra. Acho que pertencia ao importante Arciprestado de Seia.

Na Várzea de Meruge, mais precisamente na povoação de Várzea de Baixo, havia uma família principal Lopes Saraiva, ligada aos Almeidas de Vila Nova do Casal (hoje Tázem), de quem descendem famílias ilustres, como os Morgados de Sandomil e os Condes da Borralha.

Veja, por exemplo, na base de dados do GP: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=225812

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Varzea (Tabua, Coimbra ou Seia, Guarda) ?

#102430 | RCCORREIA | 07 Oct 2005 11:40 | In reply to: #102378

Existia também uma Várzea em Góis (distrito e bispado de Coimbra)

De qualquer forma a familia Saraiva (à qual pertence também o nosso Cardeal Saraiva) é da zona de Seia.

Irei ver se actualmente ainda existem mais lugares com aquela designação.

Reply

Direct link:

RE: Varzea (Tabua, Coimbra ou Seia, Guarda) ?

#102432 | san1 | 07 Oct 2005 12:10 | In reply to: #102378

Obrigada pelos seus esclarecimentos, são uma grande ajuda para mim.

(Reparei que escrevi mal : é Luiza Saraiva que casou em Real e não os seus pais como parece na minha primeira mensagem.)

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jul 2024, 18:38

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen