Proto Silau de Loura - Ilha de St.ª Maria séc.XVI

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Proto Silau de Loura - Ilha de St.ª Maria séc.XVI

#102434 | mgorjaoh | 07 Oct 2005 12:37

Caros Confades,

Num processo de habilitação para FSO, encontrei elementos sobre uma Senhora, D. ANA DE MELO, n. Açores (Ilha de St.ª Maria), que é apresentada como «aparentada com as mais nobres e limpas famílias» da Ilha de St.ª Maria, e filha de PROTO SILAU DE LOURA, «pessoa muito nobre». Sobre este é dada pouca informação. O nome dele parece-me dever assim escrever-se, pois aparece três vezes nos interrogatórios, de forma que, lida, me pareceu esta.

Não encontrei qualquer referência a este Sr. Proto no 1.º volume que aqui há uns anos saíu com a genealogia das Famílias de St.ª Maria. Mas remete-se para desenvolvimentos no segundo volume (que não conheço tenha sido publicado) uma D. Ana de Melo casada com o Capitão da Ilha de St.ª Maria, J. Soares de Sousa, o que me parece poder ser uma confusão.

A D. Ana de Melo de que aqui falo foi primeira mulher de NICOLAU PEREIRA DE SOUSA , n. Açores (Ilha de S. Miguel, Ponta Delgada), que além de MFCR e EFCR, foi Juiz dos Órfãos de Ponta Delgada. C.g.

Desde já agradeço qualquer pista que me possa ser dada.

Miguel Gorjão-Henriques

Reply

Direct link:

RE: Proto Silau de Loura - Ilha de St.ª Maria séc.XVI

#120245 | Samuska | 06 Jun 2006 23:49 | In reply to: #102434

Engraçado. A propósito das minhas pesquisas acerca do apelido "Loura", uma amiga arranjou-me uma fotocópia de um texto, penso que de Vitorino Nemésio, em que este nome vinha referido, mas escrito de forma diferente: Protezilau de Loura. Vou ver se encontro estas fotocópias e assim que as tiver mando-lhe um mail.
Já agora, se tiver alguma coisa sobre a família "Loura", poderá dar-me uma ajudinha?...
Cumprimentos.

Ângela Loura

Reply

Direct link:

RE: Proto Silau de Loura - Ilha de St.ª Maria séc.XVI

#120272 | mgorjaoh | 07 Jun 2006 11:43 | In reply to: #120245

Cara Ângela Loura (desculpe a informalidade, mas é característica do forum),

Infelizmente não posso dar grande ajuda. Concluí entretanto a minha investigação e publiquei o livro. Em relação ao que aqui pedi, como viu ninguém conseguiu contribuir. Entretanto, na fase final, consultei na BNL Gaspar Frutuoso, no seu clássico Saudades da terra (sobre ele, v.g. http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaspar_Frutuoso). Ele refere Protosilau de Loura (creio que escrito assim) como um dos que, creio mas estou a citar de cor, foi ferido (num braço?) num ataque de piratas, algures no séc. XVI, de que Gaspar Frutuoso dá uma uma descrição longa e viva.
O apelido perdeu-se imediatamente na descendência e nunca mais foi retomado (pelo menos nos ramos meus ascendentes). Pode ser que a por certo extraordinária obra de Jorge Forjaz que o Guarda-Mor está a editar e que espero seja lançada este ano (sobre as Famílias dos Açores) traga novos dados sobre este curioso personagem, que consta sempre lisonjeiramente tratado quer pelas testemunhas do Santo Ofício quer em Gaspar Frutuoso.
Desejo-lhe as maiores felicidades nas suas investigações,
Sem mais de momento, subscrevo-me respeitosamente,
Miguel Gorjão-Henriques

Reply

Direct link:

Proto Silau de Loura - Ilha de St.ª Maria séc.XVI

#369207 | angelaloura | 10 May 2016 15:07 | In reply to: #102434

Boa tarde,

Passaram-se 10 anos, e eis que finalmente consegui atar os nós até este senhor!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 10:16

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen