Marrafa?
This topic is classified in the following rooms Famílias
Marrafa?
Olá a TODOS,
É a primeira vez que aqui venho e confesso que estou verdadeiramente impressionado com a riqueza de informação e de estudos que aqui vão sendo acrescentados!
Também sou bastante interessado pela toponímia, pois a nossa história está, tantas vezes, contida (e contada) na origem de um nome.
O motivo imediato desta visita inicial prende-se com a questão que um bom velho amigo hoje me apresentou: qual a origem do apelido Marrafa?
Este amigo já tem trabalho feito sobre a matéria e há anos que o mistério continua por decifrar. A versão mais sustentada indica o italiano Murafi mas depois nunca se encontra nenhuma ligação que justifique o aparecimento na data e no local!
Como existe a palavra marrafa, eu admito que o apelido tenha aparecido antes como alcunha, talvez para distinguir pessoas com nomes iguais, e não por ligação a alguém com um apelido originado no estrangeiro.
Quem poderá dar alguma/s achega/s sobre a origem deste apelido?
Com a ajuda de TODOS, especialmente dos mais entendidos nesta linda arte, vamos certamente chegar a conclusões satisfatórias.
Muito obrigado pela vossa atenção ao nosso pedido.
ZéHelmer
Direct link:
RE: Marrafa?
Caro ZéHelmer,
Se é o seu amigo que se chama Marrafa, a única maneira é investigar, começando pela geração actual e recuando no tempo até chegar ao mais antigo.
Se puser aqui o que já foi descoberto talvez alguém possa ajudar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Marrafa?
Muito obrigado, caro Liberato
A investigação já feita reza assim:
"Com o casamento de António José Lopes com Maria de Jesus, realizado em 21/09/1818, na igreja de Loureiro, concelho de Oliveira de Azeméis (Aveiro), tendo ele mais tarde adoptado o nome António Lopes Marrafa. Iniciou-se então uma dinastia de homens empreendedores e de trabalho.
Sendo ele natural da freguesia de Travanca, filho de José Caetano Brandão e de Ana Maria de Jesus e ela natural da freguesia de Loureiro, filha de Bernardo Joaquim de Almeida e de Maria de Jesus. Ambas as freguesias fazem parte do actual concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro (antigo município da Bemposta que foi extinto por decreto de 24/09/1855)."
A questão dele está ali: ...António José Lopes adoptou mais tarde o nome de António Lopes Marrafa!
E não há qualquer explicação nem indício.
Mas as preocupações actuais são quanto à origem do termo Marrafa, como apelido.
Se existe a palavra marrafa (madeixa, mecha de cabelo caída na testa, cada uma das metades em que se divide o cabelo em certos penteados), e o apelido aparece sem ligação aos ascendentes, será lógico procurar a origem desse apelido num nome italiano Murafi?
Talvez outros Marrafas possam contar as suas histórias Genea-lógicas?
Ou os etimólogos possam elucidar-nos sobre a origem (e o uso) da palavra marrafa...
Vamos continuar a pedir a ajuda dos (mais) entendidos e esperamos chegar a uma clarificação fundamentada.
Saudações cordiais
ZéHelmer
Direct link:
RE: Marrafa?
Caro ZéHelmer,
Nunca estudei nem a paróquia em causa nem o nome Marrafa.
Acrescento apenas três comentários:
1. Cita um estudo entre aspas mas não indica a fonte.
2. O mais provável é tratar-se de uma alcunha transformada em nome. Pode ter acontecido que houvesse dois António Lopes. Para os distinguir um padre acrescntou a alcunha ao nome. Pode ser que a pessoa em causa usasse uma madeixa, como sugere e bem.
3. Pode ser um nome que gerações anteriores usassem, mas que a geração imediatamente anterior não tenha utilizado. Acontece com frequência. Para esclarecer esta possibilidade seria preciso encontrar o baptismo, o casamento dos pais e assim sucessivamente.
A origem italiana, sem ser impossível, é improvável.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Marrafa?
Já viu este tópico?
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=9151#lista
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Marrafa?
Caro Lobato,
De novo, muito obrigado***
O estudo/investigação é do tal meu amigo, Fernando Pereira Marrafa: ele procurou em todos os arquivos que pode... até encontrar a primeira ocorrência do apelido na sua árvore... e aparece assim por adopção, sem ligação aos pais.
Saudações cordiais
ZéHelmer
PS- Já reagi à mensagem da Vicentina... de 2001! Vamos ver se ainda frequenta o fórum :-)
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Dec 2024, 05:14