O Sargento-Mor de Campo Maior Francisco Moacho

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

O Sargento-Mor de Campo Maior Francisco Moacho

#103257 | Filipe Reis | 17 Oct 2005 23:28

Caros confrades

Ao oficial das Ordenanças de Campo Maior Francisco Cesário Rodrigues Moacho foi, por carta patente de 7 de Agosto de 1813 do Príncipe Real D. João, concedida a patente de Capitão com graduação em Sargento-Mor das Ordenaças (Major), pelos feitos que praticou na defesa da Praça da vila “por ocasião da feliz restauração deste Reino”. Na mesma Carta, com a assinatura Real existente no Arquivo Histórico Militar, ordena-se que se lhe dê um baldio livre no termo de Arronches de extensão de meia légua.

Francisco Moacho casou com Maria da Conceição Mexia na Igreja Matriz da freguesia de S. João Baptista em Campo Maior em 19 de Setembro de 1796. Ele filho de Francisco Rodrigues Rolo e de Maria Mexia Moacho e ela filha de Francisco Mexia e Maria Madalena. Todos naturais desta vila e freguesia, excepto Francisco Rolo que era natural de Marvão.
Tiveram 2 filhos: Francisco Cesário Rodrigues Moacho que nasceu em 1800 e Mateus Moacho que nasceu em 1810. O primeiro estudou direito em Coimbra de onde foi expulso em 1828 e se exilou em Bruges na Bélgica, onde viveu toda a vida. O segundo estudou medecina em Lovaina e foi físico-mor em Goa em 1842.

Procuro mais informações sobre esta família.

Cumprimentos
Filipe Reis
Cascais

Reply

Direct link:

RE: O Sargento-Mor de Campo Maior Francisco Moacho

#103779 | moacho | 25 Oct 2005 17:35 | In reply to: #103257

Boa tarde,

Não sei se pertenço ou não à familia, chamo-me Mário Jorge Calado MOacho e o meu pai ja falecido 1º sargento de cavalaria era Francisco Mario Botica Moacho.
O meu email se estiver interessado é o mario.moacho@fmartins.com teria todo o interesse em saber mais sobre a familia.

Reply

Direct link:

RE: O Sargento-Mor de Campo Maior Francisco Moacho

#103812 | Filipe Reis | 25 Oct 2005 23:04 | In reply to: #103779

Caro Moacho
Seria interessante ter mais alguns dados sobre as suas raízes familiares paternas. Se realmente existir ligação a Campo Maior no Alentejo é muito possível que haja relação, até porque este apelido não é muito comum. O militar que refiro no meu texto foi perseguido por D. Miguel e morreu prisioneiro na Torre de S. Julião da Barra em 1833, depois de um sofrimento atroz.

cumprimentos

Filipe Reis
(Cascais)

Reply

Direct link:

RE: O Sargento-Mor de Campo Maior Francisco Moacho

#103839 | moacho | 26 Oct 2005 09:50 | In reply to: #103812

Bom dia,

Como já referi o meu pai de nome Francisco Mario Botica Moacho nasceu em Campo Maior, o seu pai de nome Rui Moacho tambem nasceu em Campo Maior. Só tenho dúvidas quanto à forma como se encontrava registado o nome de Moacho, porque sei que devido a uma discussão parte da familia optou por escrever o nome com "u" e assim passou de Moacho para Muacho, que é o caso do irmão do meu pai.

Reply

Direct link:

RE: O Sargento-Mor de Campo Maior Francisco Moacho

#103861 | Filipe Reis | 26 Oct 2005 16:46 | In reply to: #103839

caro Mário Moacho
Não tenho qualquer dúvida que se trata de um familiar do Sargento-Mor Francisco Cesário Moacho falecido em 1833.
Gostaria que nos desse mais dados sobre a genealogia deste ramo familiar e tudo aquilo que eu tenho conhecimento também darei.

cumprimentos
Filipe Reis

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 22:27

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen