Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Regiões | Arquivos

Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#104676 | Marmello | 06 Nov 2005 18:09

Saudações

Tenho a seguinte dúvida. Nos arquivos distritais existem registos de óbitos anteriores a 1900 ? Que infomrção possuem?


Meu bis-avô Francisco Jacinto Viegas (14/10/1883, S.Clemente Loulé) ficou orfão de pai e mãe entre os anos 1891 - 1893.

Seu pai Jacintho Viegas, natural de S.Clemente Loulé, filho de Jacintho Viegas e Thomasia(?) Maria.

Sua mãe Maria Gertrudes natural de S.Clemente Loulé, filha de Jose Lourenço e Maria Gertrudes.

Esta informação é suficiente para os serviços fazerem a pesquisa ou terei que lá ir, o que é agora impossivel.

Alguém que lá vá pode fazer o grande favor de lá pesquizar por mim?

Gostaria de pobter a infirmação sobre o óbito e sobre o nascimento dos pais deste meu avô.


Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#104941 | Jpteixeira | 09 Nov 2005 21:38 | In reply to: #104676

Caro Marmello:

Esta tarde tive uma "aberta" e fui ao Arquivo Distrital de Faro, onde consultei os livros de óbitos de S. Clemente referentes aos anos de 1891, 1892 e 1893 e não encontrei os registos dos óbitos dos seus terceiros avós, Jacinto Viegas e Maria Gertrudes.
O que encontrei foi um registo de óbito de um dos filhos deste casal, precisamente Jacinto, o qual faleceu a 4-10-1891, com 2 meses, no Largo da Estalagem, em Loulé (registo nº240, p. 64v, do livro PSCLLE/004/028 de S. Clemente).
Assim, deverá rever os seus apontamentos e as datas de falecimento dos seus terceiros avós, pois neste intervalo de tempo não há qualquer registo de óbito dos mesmos, pelo menos em S. Clemente.
No ADFaro, existem livros paroquiais de S. Clemente até ao ano de 1899. No princípio de Janeiro do próximo ano serão remetidos, pela Conservatória de Loulé, os livros relativos aos anos de 1900, 1901, 1902, 1903 e 1904.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#105088 | Marmello | 12 Nov 2005 00:51 | In reply to: #104941

Caro Júlio Sousa, muito obrigado!!

Do meu bis avô sei que ficou orfão por volta dos 9 anos. Penso que foi de pai e mãe. Mas mesmo assim pode ter sido um dos pais.

Não sabia a existencia desse irmão. Também falecido aos dois meses de idade é normal que não tenha ficado na memória. Mesmo assim, a informção que me deu vai ser muito útil. Vou pedir o registo d enascimento dese meu tio-bis avô, preciso de confirmar o nome que uma avó do meu bis avô, espero que esteja precetivel na fofocópia.

Dos irmãos do meu bis avô tenho apenas conhecimento de dois:
Genoveva (jathinto) Viegas e Manuel (Jacintho) Viegas.
Mas devem ter nascido mais próximo do ano do meu bis avô(1883), pois o meu avô imigrou com o irmão para a argentina pouco depois de ter o primeiro filho (1903). Meu avô devia estar com 20 anos e o seu irmão devia ter uma idade proxima.

Parte da minha família é relativamente conhecida em quarteira e em olhão. o 1 filho deste meu bis avô de nome António Jacinto Ferreira( 15/1/1903), o fundador da Conserveira do Sul, em olhão, que produz conservas com a marca "Maná".


Possuo uma lista do arquivo distrital de faro. Mas penso estar já destualizada pelo que me diz.

Ela diz que os arquivos que transitaram para a Torre do Tombo, relativamente a S.Clemente, foram:
nascimento: 1540-1848
casamento: 1540-1852
óbito: 1540-1848

E ao arquivo distrital:
óbito: 1848-1894 ( se me diz que existe o de 1899 esta lista deve estar 5 anos atrazada)

Consfirme este meu raciocínio, se poder é calro.

Também, há algo que me intriga. Nesta lista só fala da freguesia de S.Sebastião, Loulé, a partir de 1891. Será omissão da lista ou a freguesia só começou a existir por esta altura.

Se calhar os pais do meu bis-avós faleceram nesta freguesia. Digo isto pois é a estas sãoa s freguesias de loulé com mais relações com a aminha família.


Volto agradecer-lhe pela sua amabilidade, sou de setubal mas tenho metade das minhas origens no algarve. Deslocar-me ao arquivo distrital de faro é um pouco difícil.
Gostaria de começar a poder utilizar a Torre do Tombo para pesquizar as minha arvore genealógica. Para tal preciso estar de encontar as gerações nascidas entre 1848 e 1883 (bis avô) e isso penso se só é possível no arquivo de faro.

Se tiver disponibilidade, agradecia se investigasse o registo de de casamento dos pais dos meus bisavós: Francisco Jacinto Viegas e Albertina da Ponte Felizardo. Já estavam casados quando tiveram estes filhos. Os seus registos de nasciemento.

Dados:
Francisco Jacinto Viegas(1883, S.Clemente, loulé):
Pai:Jacintho Viegas (S.Clemente, loulé)
Mae:Maria Gertrudes (S.Clemente, loulé)
Avô paterno: Jacintho Viegas
Avó paterna: Thomasia(?) Maria
Avô materno: José Lourenço
Avó materna: Maria Gertrudes
Esposa:
Albertina da Ponte Felizardo(1892, S.Sebastião loulé):
Pai: José da Ponte Felizardo (S.Clemente, loulé)
Mae:Maria Joaquina (S.Clemente, loulé)
Avô paterno: Felizardo da Ponte
Avó paterna: Ana de Jesus
Avô materno: José Gonçalves Zorrinho
Avó materna: Isabel Maria

Cumprimentos, e outra vez muito obrigado

David Moreira (Marmello)

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#105101 | Jpteixeira | 12 Nov 2005 11:14 | In reply to: #105088

Caro David:

O seu raciocínio está correcto. Efectivamente, a freguesia de S. Sebastião foi criada a 13 de Agosto de 1890, por Decreto Régio mas, canonicamente, só a partir de 1 de Julho de 1891 é que a freguesia de S. Clemente foi dividida, através da sentença do Venerando Prelado sobre a administração e gestão dos bens do Mosteiro da Ordem Terceira de S. Francisco, sede da nova freguesia, conforme estipulado no citado Decreto Régio.
Assim, os registos de S. Sebastião só existem a partir desta última data.
Sobre os livros existentes no ADFaro, confirmo que relativamente a todas as freguesias do Concelho de Loulé, existem os livros paroquiais até ao ano de 1899. E nos primeiros dias de Janeiro de 2006 (aproximadamente daqui a 2 meses), serão enviados pela Conservatória do registo civil de Loulé, os livros paroquiais até ao ano 1904.
Quanto me for possível deslocar ao ADFaro, logo lhe direi qualquer coisa.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#105117 | Marmello | 12 Nov 2005 18:12 | In reply to: #105101

Obrigado pela disponibilidade

Cumprimentos
David Moreira

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#105219 | RCCORREIA | 14 Nov 2005 11:08 | In reply to: #104941

Será que alguém me pode confirmar a existência de registos de óbito de Vila Nova de Portimão do ano de 1866 no Arquivo de Faro.

Procuro especificamente o registo do óbito de João de Azevedo Corrêa falecido a 1 de Julho daquele ano.

RC

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#105232 | melisa | 14 Nov 2005 14:37 | In reply to: #105219

Caro Correia

Relativamente a Portimão encontram-se no Arquivo Distrital de Faro, obitos a partir de 1850 e até 1890. pelo que podera contactar directamente o Arquivo e pedir cópia do referido óbito.

Telef: 289 810 640.

Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#105247 | Marmello | 14 Nov 2005 18:26 | In reply to: #105101

Caro Júlio Sousa

Pergunto-lhe se sabe onde estão os livros de registo de casamento referentes aos anos 1900-1906 das freguezias de Olhão ou Fuzeta, concelho de Olhão.

Tenho outro ramo algarvio nesta região.

Trata-se de dois Bisavós Tomaz Daniel e Maria Augusta Quintino:

Tomaz Daniel (2 de agosto de 1882, Olhão, Olhão). De seguinte ascendência:
Pai: José Daniel, Conceição Faro
Mãe: Elvira Amélia São Pedro Faro
Avô Paterno: Daniel de Sousa
Avò Patrerna:Joaquina Rosa
Avô Materno: João Martins dos Reis
Avò Materno: Maria de Jesus

( Teve pelo menos doisi irmãos Elvira e Amélia e mais um irmão de nome desconhecido o que ainda tenho uma fotografia, pode ter tido também uma irmã chamada Ana a "Ti anica").

Maria Augusta Quintino (2 de junho de 1879, Olhão, Olhão). De seguinte ascendência:
Pai: José Quintino, Sant Iago Tavira
Mãe: Ana de Jesus Fuseta Olhão
Avô Paterno: Quintino dos Santos
Avò Patrerna: Maria Gertrudes
Avô Materno: Pedro Simões
Avò Materno: Maria do Carmo

( teve irmãos : só sei uma de nome Florinda, talvez tivesse tido outra de nome Ana a"Ti Anica")


Tenho alguma dúvidas quanto á certidão que me enviaram do Arquivo de Faro, no que respeito à Maria Augusta Quintino. Uma vez que só tem o nome de ristão "Maria" como era costume. O Nome da mão de "Ana de Jesus" nesta certidão também me levanta dúvidas pois na certidão do meu avô está só "Ana", contudo a data de nascimento confere com a certidão do meu avô.

Também sei que no baptismos só era dadoo nome critão. E só no registo de casamento é que aparece o nome completo.


Gostaria de pedir a cópia do registo de casamento. Que deve ter ocorrido pouco antes de 1906. Entre 1900- 1905.
Não sei se deve pedir ao Arquivo Distrital ou à Conservatória.

Também como é lógico, gostaria de investigar este ramo. Mas só tenho estes dados.

Se me poder ajudar agradecia

Melhores Cumprimentos
David Moreira

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#105934 | Marmello | 23 Nov 2005 10:57 | In reply to: #105219

Caro RC

Na minha lista Portimão tem 4 freguesias. Convém saber qual é. Portimão, Alvor, Melhoeira grande, Nossa Senhora de Verde.

Na minha lista, se bem que está desatualizada. o ano de 1866.

Solicite uma cópia não autenticada desse registo. Custam .50€. Cole a moeda a uma carta e envie tb um selo. Numa semana tem o seu registo.

Eu envio sempre selos, mas penso que a taxa é paga.

atenciosamente
marmello

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Faro - pedido de ajuda - S.Clemente Loulé

#105935 | Marmello | 23 Nov 2005 11:10 | In reply to: #105101

Caro Júlio Sousa

Acabei de recer uma carta do arquivo de faro a comunicar-me que não se encontram registos de óbito de Jacinto Viegas e Maria Gertrudes para os anos de 1891 a 1894 para todas as freguesias do concelho.

Assim, não não se incomode com esta procura.

Devem ter falecido noutro concelho,ou então não morreram neste periodo. o que contradiz as minhas informções.

É possivel que tenham morrido e não ter sido registado o óbito? Eles tinham família e descendência.

Agradecia se conseguisse o registo de casamemeto deste senhores. Deve ser anterior a 1883 e deve ter ocorrido em S.Clemente.

Cumprimentos
David Moreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 20:28

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen