Violante-Aguiar da Beira

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões | Brasil | Arquivos | Bibliografia

Violante-Aguiar da Beira

#104740 | Pauloviolante | 07 Nov 2005 16:48

Srs.,

Meu nome é Paulo Henrique Violante, sou brasileiro, Engenheiro Mecânico, 33 anos, e moro no Rio de Janeiro, e gostaria muito de pedir ajuda à Sra., pois minha história, e a da minha família, está ligada a Aguiar da Beira. Eu tenho pesquisado sobre meus descendentes, e descobri que o pai de meu bisavô (José Violante, nascido em 1890, em Aguiar da Beira), que se chamava Antonio Violante, era deste município.
Meu bisavô, José Violante, fugiu para o Brasil, pois seu pai, Antonio Violante, segundo ele próprio dizia, morreu em Aguiar da Beira, e sua esposa Candida Violante, casou-se novamente.Quando chegou no Brasil, meu bisavô conseguiu trabalhar na residência de Marechal Hermes da Fonseca, em Petrópolis-RJ. Eu tenho como comprovar tudo isso, e minha família anseia por mais informações, para que possamos todos nós, visitar Aguiar da Beira.

Se os Srs. puderem me ajudar, eu gostaria de pedir, como conseguir:

. certidões de óbito, nascimento (Jose Violante, Antonio Violante, Candida Violante);
. fotos do município, nesta época;
. Literatura abrangente sobre a origem e estória da cidade;
. Se existem ainda pessoas, de novas gerações com meu segundo nome, no município (Violante) ou que estão próximos;


O que precisar ser pago, eu envio o dinheiro, pois tenho uma pessoa da família que mora na Inglaterra, Carla Violante.



Muito obrigado,

Paulo Henrique Violante

Reply

Direct link:

RE: Violante-Aguiar da Beira

#104934 | Samuel C O Castro | 09 Nov 2005 20:18 | In reply to: #104740

Estimados colegas,

Para facilitar aqueles que tiverem melhores condições de ajudar o Paulo, ele me passou a informação de que Aguiar da Beira fica perto de Viseu, Carapito.
Um abraço à todos.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Violante-Aguiar da Beira

#105421 | small | 16 Nov 2005 22:59 | In reply to: #104740

Caro Paulo
Aguiar da Beira é uma vila portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, Região Centro e sub-região do Dão Lafões. Efectivamente fica muito próximo de Viseu cerca de 30 kms ou menos, mas é no Arquivo Distrital da Guarda que deve pesquisar os seus familiares de 1890, creio que não me enganei....Carapito é uma freguesia. Aguiar da Beira tem foral desde o século XII dado por D.Teresa e um acordo de geminação com Lisdoanvarna (Irlanda) desde 1998. Tem cerca de 1500 habitantes. Em Viseu o apelido Violante é conhecido. Vou tentar fazer mais pesquisas em relação a Aguiar da Beira ...é muito bonita e muito fria....!!!

Reply

Direct link:

RE: Violante-Aguiar da Beira

#105431 | small | 17 Nov 2005 00:16 | In reply to: #104934

Caro Samuel de Castro
Vou tentar ajudar o Paulo porque conheço bem a zona e tenho aí família (Viseu) desculpe o abuso mas pode informar-me se Francisco Beltrão que penso estar na origem do nome da prefeitura era de origem portuguesa? Estive pesquisando na Net e já cheguei a Francisco Gutierrez Beltrão em 1935, outras pesquisas levam-me até São Paulo. Esse é também meu apelido materno daí o meu interesse. Disponha também
Stella Aleixo

Reply

Direct link:

RE: Violante-Aguiar da Beira

#106719 | small | 03 Dec 2005 20:53 | In reply to: #104740

Caro Paulo
Fiz uma pesquisa em Aguiar da Beira e não tive muita sorte, no entanto em Viseu com uma simples consulta à lista telefónica encontrei 6 pessoas com seu apelido, vou tentar o contacto depois dou notícias. As certidões de óbito terão de ser pedidas ao Arquivo Distrital da Guarda não sei quanto tempo demoram a ser enviadas. Vou tentar também arranjar literatura sobre a origem e história de Aguiar da Beira. Espero conseguir para si o mesmo que outro interveniente neste fórum conseguiu veja Travassos- S.Pedro de France. Cumprimentos
Stella Aleixo

Reply

Direct link:

RE: Violante-Aguiar da Beira

#106751 | Pauloviolante | 04 Dec 2005 15:17 | In reply to: #106719

muito obrigado pela sua valiosa ajuda.


Paulo

Reply

Direct link:

pergunta????

#107489 | Pauloviolante | 16 Dec 2005 16:39 | In reply to: #106719

Querida Stella,

tem alguma novidade, estou ansioso por alguma noticia. Obrigado pelo seu interesse em me ajudar. Achei muita sorte do outro rapaz que você ajudou, muito bom, espero ter a mesma sorte.


obrigado por tudo

Paulo

Reply

Direct link:

RE: pergunta????

#107497 | small | 16 Dec 2005 21:09 | In reply to: #107489

Caro Paulo
Enviei um mail para a camara municipal de aguiar da beira pedindo ajuda,nomeadamente em relação a literatura sobre as regioões que sempre têm ainda não responderam, inclusivé vou enviar_lhes o seu endereço. Em relação a seus possíveis familiares vou tentar este fim de semana um ou dois contacto na cidade de Viseu, onde me parece existir a tal família Violante. Tenho andado bastante ocupada mas esteja certo que não me esqueço do seu pedido.Cumprimentos Stella Aleixo

Reply

Direct link:

agradecimento

#107657 | Pauloviolante | 19 Dec 2005 15:32 | In reply to: #107497

Obrigado pela ajuda, pois não tenho tido sucesso, buscando por aqui, pois as informações sobre meus parentes são limitadas. Quem sabe não são meus parentes, estes de Viseu.


obrigado

Reply

Direct link:

RE: agradecimento

#107870 | small | 23 Dec 2005 14:35 | In reply to: #107657

Olá Paulo
Boas Festas para si e todos os seus. Não tem de me agradecer nada, pena que ainda não tenha conseguido um contacto frutífero. A tal família Violante, que eu conheço desde sempre em Viseu soube agora são oriundos de Almeirim Distrito de Santarém. No entanto até podem ser seus familiares, porque muita gente da região da Beira Interior se deslocou para a Região do Ribatejo Santarém. Entretanto deram-me um contacto de Carapito um senhor com cerca de 60 anos com quem já falei e fiquei de ligar mais tarde pois assim de repente o apelido nada Lhe dizia. Sabe exactamente em que ano seu Bisavô foi para o Brasil e que idade tinha? São dados importantes para podermos pesquisar. Oxalá eu Lhe possa dar esse presente de Natal, reencontrar seus familiares, assim que tiver notícias volto aqui Cumprimentos Stella Aleixo

Reply

Direct link:

RE: pergunta????

#108010 | small | 26 Dec 2005 12:38 | In reply to: #107489

Caro Paulo
Espero q tenha tido Boas Festas. Contactei c o Presidente de Junta de Carapito, que referiu que não conhece ninguém com seu apelido alertou para o facto de existir Carapito em Moimenta da Beira, que não é distante de Aguiar da Beira. Também na Guarda muito próximo da cidade existe Carapito. Tem a certeza que é Aguiar da Beira? Sem estas informações não posso prosseguir a pesquisa.
Stella Aleixo

Reply

Direct link:

RE: agradecimento

#108125 | Pauloviolante | 27 Dec 2005 22:19 | In reply to: #107870

Stella,

meu bisavô nasceu em 9 de setembro de 1890, segundo um documento que tenho dele, em Aguiar da Beira, e segundo meus familiares, ele veio para Brasil, fugido e escondido) em um barco com 12 anos de idade( talvez em 1902), por ocasião da morte de seu pai Antonio Violante, e posteriormente pelo fato de sua mãe, Candida Violante ter se ajuntado a outro homem.

Reply

Direct link:

RE: agradecimento

#108476 | small | 31 Dec 2005 15:55 | In reply to: #108125

Paulo
Dado que tem essa certeza, sugiro que envie um mail para a Camara Municipal de Aguiar da Beira para o Presidente da Junta de Freguesia de Carapito (José Francisco Lopes Baltazar). Foi ele que me pediu que o fizesse para poder fazer uma pesquisa mais cuidada. Caso não consiga envie-me o seu endereço através do Genea e farei chegar ao dito senhor. Estes dois próximos meses serão complicados para mim em termos de disponibilidade mas tentarei. Um feliz 2006
Stella

Reply

Direct link:

endereço

#108680 | Pauloviolante | 03 Jan 2006 01:36 | In reply to: #108476

Stella,

obrigado pelo interesse, e prefiro que você mande o email para ele, e se puder confirme que deu tudo certo depois,ok?Muito obrigado. Os emails são:
pauloviolante@oi.com.br
escoladesonhos@oi.com.br

bisavô - José Violante - ele nasceu por lá em 8 de setembro de 1890
triavô - Antonio Violante - ele morreu lá entre 1830 e 1900
triavó - Candida Violante - não sei nada

Feliz 2006

Reply

Direct link:

RE: Familia Violante

#282007 | violantelima | 17 Jul 2011 17:24 | In reply to: #108010

caro Paulo, eu chamo_me Joaquim fernando costa VIOLANTE lima, moro em portugal na cidade de Ermesinde e realmente sei que o meu bisavô que se chamava Jose Violante fugiu para o brasil mas ja adulto e deixando filhos em Portugal, enclusive o meu avó Albano Elisio Martins Violante, ja falecido. Para mais contactos use o meu email joaquimvlima@hotmail.com.

Reply

Direct link:

RE: Familia Violante

#282063 | small | 18 Jul 2011 11:48 | In reply to: #282007

Caro Joaquim

Por lapso dirigiu esta mensagem para mim e não para o Paulo

Stella

Reply

Direct link:

RE: Familia Violante

#326500 | pviola | 01 Apr 2013 00:38 | In reply to: #282007

Ola Joaquim Fernando:

Depois de muito tempo, estou te volta ao Fórum, em busca de informações sobre a minha família. Somente agora estou vendo sua mensagem. Vou anotar seu email e mandar lhe mensagens, mas de antemão, pergunto se tem idéia de em que ano seu bisavô possa de fato ter vindo?

meu email de contato|: paulohenriqueviolante@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Violante-Aguiar da Beira

#326513 | portingal | 01 Apr 2013 12:56 | In reply to: #104740

Prezado Paulo,

Violante é o equivalente português medieval de Iolanda, um nome feminino, portanto. Deverá ter existido na sua linha genealógica alguém casado com uma senhora deste nome que, para diferençar-se de um homónimo, tenha adoptado como alcunha o nome da mulher, por exemplo "O Francisco da Violante" e daí passasse aos sucessores. Assim, é natural que existam várias famílias Violante independentes umas das outras.
Conheço "Violantes" de sobrenome em Mangualde, proprietários de uma oficina automóvel e estabelecidos há muitos anos à saída para Fornos de Algodres, "Violante e Filhos". Por curiosidade tenho parentes de nome Violante em Aguiar da Beira, o que talvez mostre a popularidade daquele chamamento.

Cumprimentos,

Carlos da Fonte

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 08:32

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen