familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#105472 | anasilva | 17 Nov 2005 13:16

Gostava de saber mais informações sobre origem e descendentes
Obg

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#105474 | jliberato | 17 Nov 2005 13:38 | In reply to: #105472

Cara anasilva,
Não sei se pretende uma resposta.
No caso de pretender, ajuda se nos disser o que sabe da família em causa e por que razão põe a questão. Isto para o caso de alguém saber alguma coisa.
Se o fizer, pode também acontecer que alguém saiba alguma coisa não sobre a família, mas sobre parentes, sobre os locais.
O meu propósito é apenas ajudar.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#105475 | jliberato | 17 Nov 2005 13:45 | In reply to: #105472

Cara anasilva,
Também ajuda não ocupar três vezes com o mesma tema a primeira página do Forum.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#105476 | anasilva | 17 Nov 2005 14:01 | In reply to: #105475

A minha avó nascida em Figueira e Barros(zona de Portalegre) chamava-se Ana Vinte e Um (nasceu em 9 de Abril de 1911) diz-se que um seu antepassado teria tido 21 filhos e o último apelidou-o de Vinte e Um ....daí a familia Vinte e Um
Ainda há pouco tempo soube que haveria em Portalegre uma residencial com esse nome, ainda dessa familia
Quanto aos 3 topicos peço desculpa, foi a 1ª vez que participei e não estava a ver a minha mensagem ...daí tentar 3 vezes...sorry
obg

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#105482 | JCC | 17 Nov 2005 15:15 | In reply to: #105476

Cara anasilva

Se consultar a lista telefónica electrónica encontrará, na zona sul, os seguintes:

245 56 43 33 maria amelia reis botto ribeiro vinte um
herdade bacorinho - 7450 vaiamonte

245 20 25 47 rosa maria ribeiro vinte e um videira
avenida liberdade 19 1 - 7300 portalegre


Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#105526 | jliberato | 17 Nov 2005 22:06 | In reply to: #105476

Cara anasilva,
Como lhe disse o meu propósito era apenas ajudar.
Não tem que pedir desculpa. E já agora, benvinda ao Forum!
Infelizmente o que tenho de Portalegre é muito pouco e muito anterior.
Como curiosidade, a minha mulher tem na sua genealogia a família Catorze, que já foi tratada aqui no Forum.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#105549 | anasilva | 18 Nov 2005 10:27 | In reply to: #105482

OBRIGADO PELA DICA
VOU INVESTIGAR E SABER SE HÁ MAIS VINTE E UM

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#105836 | ant.perestrelo | 21 Nov 2005 20:32 | In reply to: #105526

cara Ana Silva,

Existe realmente uma pessoa em Portalegre com esse apelido Vinte e Um assim como existiu uma Pensão com esse nome, não sei se pertença desta família. a pessoa em questão chama-se Francisco Vinte e Um.

Cumprimentos
António Perestrelo

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#323112 | Miguel Lopes | 14 Feb 2013 17:45 | In reply to: #105836

Olá Ana

Eu sou Vinte e Um. Temos antepassados em comum

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#330427 | rmmendes | 05 Jun 2013 15:11 | In reply to: #105472

É a família do meu avô paterno, com origem em Vaiamonte, concelho de Monforte.
A minha bisavó paterna - Rosalina Vinte-e-Um - tinha um hotel/pensão em Portalegre, a Pensão Vinte-e-um. O meu avô paterno - Francisco Ribeiro Vinte-e-Um Mendes - foi médico em Portalegre e arredores.
Actualmente, apenas o meu irmão e meu sobrinho conservam o apelido (o meu irmão necessitou de alterar o nome para poder incluí-lo, uma vez que a família ainda é conhecida por ele em Portalegre).

Rui

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#341540 | Sónia Neves | 25 Jan 2014 23:26 | In reply to: #330427

Penso que a família tem origem em Vaiamonte, a qual teve realmente 21 filhos, sendo o último meu bisavô, o qual foi registado se não estou em erro com o nome João Ferreira Vinte e Um. A minha avó e os restantes irmãos nenhum ficou com o apelido do pai, mantendo apenas o nome Ferreira, embora ela faça questão sempre de dizer que pertence aos Vinte e Um.
O meu bisavô foi GNR penso que no Cano, mas que por razões alheias ao meu conhecimento acabou por se suicidar já não muito novo.

Sónia

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#342793 | a15184 | 21 Feb 2014 15:38 | In reply to: #341540

Cara Sónia e Rui Mendes,

é com grande alegria que descubro esta thread, pois eu também sou da família Vinte e Um de Vaiamonte, à qual fiz uma extensa pesquisa onde descobri vários antepassados até ao séc XVIII.

Rui e Sónia, a sua bisavó era irmã da minha bisavó, chamada Micaela. Elas eram várias irmãs (Micaela, Rosália, Rosalina, Maria e Victória). Eram filhas de Joaquim Lopes Vinte e um e de Rosa Maria.Tenho 2 fotografias muito interessantes que posso partilhar consigo, numa onde estão as irmãs todas e noutra onde se encontra o nosso trisavô Joaquim Lopes em cima de uma pipa de vinho!acompanhado por outros senhores.

O meu pai lembra-se perfeitamente de ir à pensão que refere, onde chegou a conhecer o escritor José Régio que vivia na pensão.

Agora encontro-me no trabalho, mas assim que tiver tempo, envio-lhe toda a árvore que já descobri, assim como as fotografias.
Seria interessantíssimo se também tiver outras fotografias que esteja disposto a trocar.

Melhores cumprimentos
António Calado Lopes

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#342797 | Sónia Neves | 21 Feb 2014 16:56 | In reply to: #342793

Segundo o que conta a minha avó, o seu pai João Ferreira Vinte e Um foi o último dos 21 filhos de onde deriva o nome da família. Não cheguei a conhecer o meu bisavô só sei que foi GNR.
É sempre bom sabermos das nossas origens.
Os meus cumprimentos
Sónia Neves

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#342798 | a15184 | 21 Feb 2014 17:27 | In reply to: #342797

olá Sónia,

Curioso que ainda não cheguei a nenhum João Ferreira Vinte e Um. O primeiro Vinte e Um que descobri foi Joaquim António Vinte um, nascido cerca de 1835 e que foi casada com Margarida do Mileu. Eu pensava que era este Joaquim é que seria o 21º filho :)

Joaquim e Margarida do Mileu tiveram pelo menos 2 filhos - Joaquim Lopes Vinte e Um (meu trisavô) e Guiomar nascida em 1861. O seu bisavô poderá ser outro irmão destes dois que me escapou nas pesquisas.

Os pais de Joaquim António Vinte e Um eram Joaquim da Silva, de Veiros e Rosalina Roca (Rosa?) Maria de Sousel, nascidos por volta de 1815.

Os pais de Margarida do Mileu eram Joaquim Ribeiro e Joanna Theodora, ambos de Veiros.

Cumprimentos
António Calado Lopes

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#342836 | Sónia Neves | 22 Feb 2014 16:00 | In reply to: #342798

Olá António!
É realmente estranho porque a minha avó sempre se orgulhou a contar a história de como nasceu o apelido vinte e um e ser esse o seu pai, logo meu bisavô.
Há pouco tempo estive em Figueira e Barros para onde este foi e onde nasceu a minha avó e perguntei pela família Vinte e Um tendo encontrado alguns, mas os quais pensavam que fosse uma história contada pelo povo a origem do apelido.
Tenho também conhecimento da existência da pensão em Portalegre, mas não sei grande história sobre ela. Falaram-me também de uma empresa que fechou há pouco tempo em Lisboa Proença e Vinte e Um que também pertencia a familiares. Este meu bisavô foi depois para o Cano e a minha avó que não herdou qualquer apelido de família segundo ela porque era o padre que fazia o registo das crianças e apontava o nome numa caixa de fósforos, a qual terminou e o padre no registo só deu o nome de Maria Rosária. Posteriormente casou com o meu avô natural de Sousel.

Cumprimentos
Sónia Neves

Reply

Direct link:

RE: familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#342845 | Sónia Neves | 22 Feb 2014 18:01 | In reply to: #342836

Falei agora com a minha avó e afinal o último filho que nasceu era avô dela João Ferreira da Silva Vinte e Um e o pai dela ficou exactamente com o mesmo nome do pai.

Cumprimentos
Sónia Neves

Reply

Direct link:

familia Vinte e Um da Zona de Portalegre

#426722 | anasilva211 | 26 Aug 2020 14:18 | In reply to: #342836

Sim, a minha avó (Ana Vinte e Um) e toda a família é de Figueira e Barros.
Os armazéns Proença Vinte e Um, em Lisboa e Odivelas eram do meu tio Ricardo Vinte e Um - agora retratado em Livro - Coisas de Loucos - da jornalista Catarina Gomes
https://www.facebook.com/catarina.gomes.940

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 19:10

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen