Nova Monografia de Alcanede

This topic is classified in the following rooms Eventos | Bibliografia | Regiões

Nova Monografia de Alcanede

#105495 | Luis D Lopes de Melo | 17 Nov 2005 18:06

Caros participantes,

Concluímos há pouco uma obra intitulada Nova Monografia de Alcanede, dedicada à história desta antiga Vila, que pertence actualmente ao concelho de Santarém.

Este trabalho culmina vários anos de pesquisa sobre o passado de Alcanede e do seu termo, o qual abrangia as actuais freguesias de Alcanede, Gançaria, Abrã, Fráguas e Alcobertas.

Através da sua publicação, propomos agora partilhar com conterrâneos, amigos e estudiosos da história regional, em geral, este acervo de informação, na sua maioria inédito, que permite uma visão nova e, por vezes inesperada, sobre a história de Alcanede e da sua região.

A sessão pública de lançamento do nosso livro irá decorrer no próximo dia 19 de Novembro, às 15 h, no “Castelo de Alcanede, Empreendimentos Turísticos, Lda.”, de acordo com o seguinte programa:

Apresentação – Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
Factos e Personagens – João Duarte de Melo Ataíde
Alcanede, História e Ficção – Realizador José Carlos de Oliveira
Percursos por Alcanede – Luis Duarte Lopes de Melo

O livro, que conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, está estruturado em 4 grandes capítulos:
A História de Alcanede
As Coisas mais notáveis
Quintas com história
O Termo de Alcanede em 1726

contando ainda com os seguintes anexos:
Fotografias de Alcanede
Apontamentos genealógicos de algumas familias de Alcanede
Testamento de Simão Froes de Lemos

Temos muito gosto em poder contar com a vossa presença neste evento e esperamos que a obra que agora levamos a público possa, de algum modo, despertar o vosso interesse.


Com os nossos cumprimentos,

João Duarte de Melo Ataíde
Luis Duarte Lopes de Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#105616 | Paulo | 19 Nov 2005 02:23 | In reply to: #105495

Caro Luis Melo,

Excelente notícia. Conto estar presente no lançamento do Vosso aguardado livro.
Um abraço amigo,

Paulo Alcobia Neves

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#105617 | jliberato | 19 Nov 2005 07:42 | In reply to: #105495

Caro Luís Lopes de melo,
Aonde posso adquirir o vosso livro, em que estou muito interessado?
Abrã é um dos maiores espaços vazios da minha genealogia, na medida em que não encontro os respectivos paroquiais do século XVIII. Haverá alguma razão de delimitação paroquial ou houve algum desastre na Igreja do tipo "visita dos franceses"?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#105870 | Luis D Lopes de Melo | 22 Nov 2005 12:19 | In reply to: #105617

Caro J. Liberato,

Infelizmente confirmo descaminho de muitos dos arquivos paroquais do termo de Alcanede, à época das invasões francesas.

Quanto ao livro pode pf contactar para o endereço mariluismelo@clix.pt

Cumprimentos,

Luis Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#105871 | Luis D Lopes de Melo | 22 Nov 2005 12:24 | In reply to: #105870

Caros Participantes,

Agradeço a todos os que nos deram o gosto de estar presentes na sessão de lançamento da Nova Monografia de Alcanede.

A iniciativa foi, felizmente, muito bem acolhida por parte de alcanedenses residentes na freguesia e noutras paragens, entidades oficiais, amigos e comunicação social.

Bem hajam

João Ataíde
Luis Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#105960 | Luis D Lopes de Melo | 23 Nov 2005 19:40 | In reply to: #105871

Caro J.Liberato

Acrescento uma informação que pode ser relevante para si.

O relatório sobre a incorporação de cartórios paroquais nos arquivos nacionais (1915) refere que não foram incorporados os registos da Abrã por serem todos posteriores a 1815.

Cumps

Luis Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#106072 | jliberato | 24 Nov 2005 21:02 | In reply to: #105960

Caro Luis Melo,
O meu antepassado, José Soares era de Amiais de Baixo, freguesia de Abrã, filho de Manuel Soares e Isabel Maria.
Casou em 1786 pelo que o baptismo foi seguramente antes de 1770.
O pároco não saberá de nada?
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#106141 | Luis D Lopes de Melo | 25 Nov 2005 18:02 | In reply to: #106072

Caro J.Liberato,

Não me parece fácil. De qualquer modo nada perde em contactar o Pe. António Pereira, Pároco de Amiais de Baixo, T. 243 408 534

Cumps

Luis Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#106196 | jliberato | 26 Nov 2005 13:58 | In reply to: #106141

Caro Luis Melo
Muito obrigado, mas Amiais de Baixo é uma freguesia diferente. Porventura o pároco é-o de várias freguesias.
Curiosamente o meu antepassado era de Amiais de Cima que pertence a Abrã.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#112910 | tristaomel | 25 Feb 2006 18:39 | In reply to: #105495

Tive agora mesmo conhecimento do lançamento da NOVA MONOGRAFIA DE ALCANEDE. Acontece que há uns 3 ou 4 anos publiquei algo sobre a biografia de um célebre farmacêutico chamado António Ferreira, que se distinguiu nacinal e internacionalmente pelo sua produção de algumas fórmulas medicamentosas e sobre tudo pelas suas tintas "estilográficas" e outras. Recebeu variadíssimas medalhas de ouro em exposições na Europa, E.U.A.,América do Sul e claro está em Portugal.Durante as minhas pesquisas tive na mão algumas das ditas medalhas e diplomas que fotografei e publiquei no meu artigo.
Enviei à Junta de Freguesia de Alcobertas um exemplar da Revista, mas não fui merecedor de saber se a dita chegou ou não às mãos do respectivo Presidente
Se por acaso lhes interessar, estou ao vosso dispor

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#113134 | Luis D Lopes de Melo | 01 Mar 2006 10:15 | In reply to: #112910

Agradeço sua mensagem, dando nota sobre António Ferreira. O Presidente da Junta das Alcobertas - Sr. Fernando Correia Afonso - é uma pessoa muito interessada na recolha e preservação de elementos sobre a freguesia.
Agradeço que informe sobre como aceder ao seu trabalho.
Cumps
Luis Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#113212 | tristaomel | 01 Mar 2006 23:54 | In reply to: #113134

Caro Senhor L.D.L.Melo

O meu trabalho foi publicado em dois números da revista " OFFarma" sob o título
" OS FARMACÊUTICOS E AS TINTAS" salvo erro em 1999 ou 2000. Possuo 1 exemplar de cada um dos ditos 2 números, mas não os tenho aqui comigo.Vou enviar-lhe depois dados mais concretos. Poderá encontrá-los certamente na Biblioteca Nacional. Se houver dificuldade poderei fornecer-lhe fotocópias.
Retribui-lhe cumprimentos
Herculano Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#113367 | tristaomel | 03 Mar 2006 23:03 | In reply to: #105495

Caro JDLMelo

Como o tempo passa?! Afinal o meu trabalho que inclue o Farmacêtico ANTONIO FERREIRA , natural de Alcobertas foi publicado em dois números da Revista "OFFARM -Edição Portuguesa" em 1996 e não em 1999 ou 2000 como afirmei há dias. Mais propriamente: Ano II-Nº 29- Janeiro de 1996 e Ano II Nº 31 - Março de 1996.
Será fácil encontrá-las na BIBLIOTECA NACIONAL ou na BIBLIOTECA DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS.
Como já disse enviei eu prórpio um exemplar de cada nº da revista ao então Presidente da Junta sugerindo que poderiam homenagear tão ilustre Alcobertense
dando o seu nome a uma rua da terra, mas não obtive qualquer resposta.
Disponha, se for necessário, dos meus préstimos para lhe enviar dados biográficos do referido personagem.
Herculano Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#113411 | Luis D Lopes de Melo | 04 Mar 2006 17:55 | In reply to: #113367

Caro Herculano Melo

Muito obrigado pela sua informação. Vou procurar junto dos arquivos indicados.

Fico-lhe muito grato caso me possa disponibilizar dados biográficos de António Ferreira.

Cumprimentos

Luis Melo
mariluismelo@clix.pt

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#113529 | tristaomel | 06 Mar 2006 23:10 | In reply to: #113411

Caro Luis Melo

Já tenho em meu poder fotocópias do meu trabalho com dados biográficos de ANTÓNIO FERREIRA de Alcobertas.
Vou enviar, pelo correio, para o Presidente da Junta de Alcobertas pois que pelo que me disse é pessoa interessada e jilgo que das sua relações. Terá de ter o trabalho de o contactar. As fotocópias são a branco e preto e não têm boa qualidade.Por isso não poderá apreciar as fotos por exemplo das medalhas de ouro. Se quizer poderei depois mandar fazer fotopópias a cores e de boa qualidade. Se o nome dele não consta na MONOGRAFIA , é pena, pois como verá foi pessoa ilustre de ALCOBERTAS.

Herculano Melo

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#124643 | cmscoelho | 10 Aug 2006 01:05 | In reply to: #105495

Caro Luís Melo

Vou começar a tentar descobrir as origens da minha família, (Coelho), não vai ser uma tarefa fácil mas a curiosidade levar-me-á até onde deus quiser.
Sou natural de Alcanede há 38 anos mas parte da infância em africa fez-me perder alguma ligação, retomada é verdade por volta dos 8-9 anos de idade, no entanto desde cedo fui viver para Santarém e agora em definitivo na cidade de Leiria.
Tenho algumas recordações suas e do seu irmão Luís assim como dos seus estimados pais, é difícil esquecer os verões de Alcanede quando ali se reunia toda a família Líbano Monteiro.
Aproveito para saudar a obra a nova monografia de Alcanede, já a li e vou relê-la, foi-me facultada pelos meus pais que vivem na rua Manuel Alves Frazão na casa outrora dos meus avós maternos, Deolinda da Conceição a Carlos Santos Justo. Aceite os meus sinceros parabéns.

Fiquei muito curioso quando ao visitar por mapas este site verifiquei nas famílias a existência de Joaquina da Piedade Marques que casou com José Marques Coelho Ferreira, talvez seja um, mero acaso… se calhar é.

No entanto verifiquei junto do meu pai, Manuel da Conceição Coelho que os pais do meu avô, Miguel Coelho se chamavam Maria da Piedade e José Coelho.

Cumprimentos

Carlos Miguel dos Santos Coelho

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#125476 | hs | 21 Aug 2006 23:00 | In reply to: #113529

Caro Herculao Melo

Chamo-me Helena Ferreira e a minha família é natural de alcobertas..será possivel que esse António Ferreira seja meu tetra avô ou coisa parecida? Irei assim que puder à biblioteca nacional mas poderá enviar-me mais alguma informação sobre os descendentes de António Ferreira?

Helena Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#125600 | tristaomel | 22 Aug 2006 22:42 | In reply to: #125476

Cara Helena Ferreira

Pouco posso adiantar-lhe sobre os descendentes de ANTÓNIO FERREIRA , no entanto sempre tenho alguma coisa para lhe acrescentar.

Se mora em Alcobertas pode deslocar-se à Junta de Freguesia e pedir para consultar as revistas onde publiquei o meu trabalho que inclui um pouco da Biografia de António Ferreira pois eu ofereci exemplares que enviei ao Presidente .
Entretanto tome nota:

António Ferreira nasceu em Alcobertas em 1859.Obteve o diploma de Farmacêutico pela Escola Médico Cirurgica de Lisboa em 30/9/1899,
Foi um farmacêutico distinto e um industrial de fabrico de tintas para os mais variados fins,
Ganhou muitas medalhas de ouro em exposições nacionais e em Paris, Lille,Marselha, Estados Unidos da América, Rio de Janeiro, etc.

Foi pai de outro Farmacêutico também célebre que se chamou HOMERO FERREIRA; coronel do exército a quem foram atribuidas numerosas condecorações e que foi um dos autores da FARMACOPEIA PORTUGUESA IV, considerada uma das melhores da Europa naquela altura.
Terminou a sua vida profissional como Director do Laboratório Scientia, tendo falecido cerca de 1980, com os seus noventa e tal anos.

Este Dr. Homero teve pelo menos dois filhos:

1- EUNICE FERREIRA- que foi pintora de certo mérito sob o pseudónimo de
MATTOS PORTUGAL.Faleceu em 1996 e deixou pelo menos uma filha que
se chama DINORAH FERREIRA e que vive no Barreiro, Seixal ou assim por ali.
A D. Dinorah é contabilçista ou tem um escritório onde trabalha como tal.

2- RUI FERREIRA - que trabalou no Laboratório Delta em Massamá e que mora em
Lisboa.

Reply

Direct link:

RE: Nova Monografia de Alcanede

#127187 | Luis D Lopes de Melo | 02 Sep 2006 18:17 | In reply to: #124643

Caro Carlos Coelho,

Muito obrigado pela sua simpática mensagem. Fico contente por ter lido com agrado a Nova Monografia de Alcanede.

Recordo-me também de si da altura em que vivia em Alcanede, bem como dos passeios de bicicleta.

Infelizmente não posso adiantar-lhe nada sobre a familia Coelho. De qualquer modo, creio que não será dificil explorar a hipótese que indica, por intermédio de consulta a registos paroquiais.

Cumprimentos e até breve

Luis Duarte Melo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Oct 2024, 14:57

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen