Apelido Traba, Espanha.

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Hispânia

Apelido Traba, Espanha.

#105563 | luis262 | 18 Nov 2005 13:18

Caros participantes,

Procuro a origem do apelido espanhol TRABA e, nomeadamente a ascendência de SEBASTIANA TRABA, natural de Jerez de los Caballeros, Espanha , nascida cerca de 1800.
Casou com JOÃO MANUEL BARBOSA, português mas cujo o local de nascimento desconheço e tiveram, JOÃO ILDEFONSO BARBOSA nascido em Espanha, Jerez de los Caballeros c. de 1825, proprietário, que casou c. ANTÓNIA AUGUSTA CINZA, n. de Moura, Stº Agostinho, com descendência.

Cordialmente

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#105619 | luis262 | 19 Nov 2005 10:51 | In reply to: #105563

Bom dia,

Renovo o meu pedido de informação sobre a origem do apelido Traba, que me referiram que seria de origem galega, mas sem qualquer confirmação.

Para além disso, estava especialmente interessado na ascendência de SEBASTIANNA TRABA, n. cerca de 1800, em Espanha, Jerez de los Caballeros, casada com JOÃO MANUEL BARBOSA ( meus tetravós pelo lado paterno) e na existência de outros Traba, na Extremadura espanhola.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Nota: O apelido também pode ser " DE TRABA " e digo isto porque o pároco que escreveu o assento de nascimento onde fui extraír estes dados, "cortava" os nomes, como por exemplo o de um padrinho , tio da batizada, José da Costa de Agular, que sempre assim assinou e surge sem o tal "de" , e o mesmo com outros nomes que já conhecia.
São pormenores, mas que às vezes didicultam as buscas...

Cumprimentos
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#105620 | luis262 | 19 Nov 2005 10:56 | In reply to: #105619

Corrijo : Aguilar.
LP

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#105866 | luis262 | 22 Nov 2005 11:36 | In reply to: #105620

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#106306 | luis262 | 27 Nov 2005 17:38 | In reply to: #105866

Caros participantes:

Verifico que na na Galiza escrevem, geralmente, TRABA o apelido que nós grafamos TRAVA.
Exemplo disso é FERNÁN PEREZ DE TRABA, que escrevemos FERNÃO PERES DE TRAVA.
Será que existe alguma relação destes TRABA ou TRAVA, com os medievais?
Ao que sei, o apelido ainda aparece hoje na Galiza e noutras regiões de Espanha, embora não creia que seja muito vulgar.

Agradeço qualquer informação sobre a questão que levantei.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#106472 | jliberato | 30 Nov 2005 15:02 | In reply to: #106306

Caro Luís Piçarra,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#106703 | luis262 | 03 Dec 2005 16:12 | In reply to: #106306

Caros (as),

Celso Milleiro informou-me que, quando no séc XV, os Reis Católicos conseguiram dominar as aspirações independentistas da Galiza, muitos nobres galegos, viram as suas terras ocupadas por aqueles que eram favoráveis à sua política ,sendo obrigados a deslocar-se para outros locais de Espanha , na sua maioria para a Extremadura e a Andaluzia, o que poderá ser o caso destes Trabas.

Continua de pé o meu pedido de infomações sobre Sebastianna Traba.

O facto do seu filho e meu bisavó, João Ildefonso Barbosa, também ter nascido em Espanha, Jerez de los Caballeros como a mãe, torna difícil obter os assentos de nascimento necessários.

Pedi assentos de outros ascendentes meus , nomeadamente, para a paróquia de Valencia del Mombuey, Badajoz e , até agora não obtive resposta...
Por isso agradeço qualquer informação sobre esres Traba extremenhos.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#106867 | luis262 | 05 Dec 2005 23:13 | In reply to: #106703

REnovação do pedido.
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#108445 | luis262 | 31 Dec 2005 10:28 | In reply to: #106867

Renovo o pedido
LP

Reply

Direct link:

RE: Trabas e Travas a mema família ?

#110696 | luis262 | 27 Jan 2006 02:07 | In reply to: #105619

Caros participantes do Fórum,

Os Traba , ao que dizem originários de Aragão, depois estabelecidos na Galiza onde permaneceram até serem expulsos e as suas terras confiscadas, no século XV, pelos Reis Católicos - tal como sucedeu a outras famílias da nobreza galega que defendiam uma ligação a Portugal, refugiaram-se na Extremadura e Andaluzia, diz o confrade Celso Milleiro num outro tópico do Forum.
Gostaria de saber da possível ligação dessa família com Fernão Pres de Trava , ou Traba, pois è assim que é muitas vezes designado em Espanha. Serão da mesma gente?

Tenho interesse no caso , até porque uma minha tetravó, Sebastianna Traba, sobre cuja ascendência nada mais sei), nasceu nos últimos anos do século XVIII, na Extremadura, em Jerez de los Caballeros,e casou com um português, João Manuel Barbosa.
Tiveram João Ildefonso Barbosa, que foi proprietário de terras, ( segundo se pensa seria senhor de muitos teres e haveres) nascido em Jerez de los Caballeros c. de 1825 ,que casou com Antónia Augusta Cinza , n. de Moura.
Deste casal nasceu em 18.11.1856, minha bisavó, Maria José Barbosa, proprietária , que casou com José da Costa de Aguilar Piçarra, que tinha também várias hrerdades nos conselhos de Moura e Serpa, ( A Parreira, Monte da Légua, SAnta Marta , Lupitos, Santa Luzia e outras) n. em Moura em 1843 , onde foi Presidente e Vice Presidente da Camara, meu bisavô paterno.

Enfim, agradecia a quem tivesse alguma informacão sobre os antigos Trabas, ou sobre Trabas da zona da Extremadura, a pudesse disponibilizar.

Cordialmente

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Trabas e Travas a mema família ?

#110714 | usermbr | 27 Jan 2006 13:17 | In reply to: #110696

Caro Luís Piçarra,
Sugiro que, sobre este assunto, consulte o site www.elanillo.com
Cumprimentos,
MBR

Reply

Direct link:

RE: Trabas e Travas a mema família ?

#113439 | luis262 | 05 Mar 2006 13:46 | In reply to: #110696

Caros participantes

Renovo o pedido, mas posso acrescentar que várias infor mações que fui recolhendo apontam para o facto de descendentes dos Travas medievais se terem deslocado pa outras regiões de Espanha, nomeadamente para a Extremadura , como refere Celso Milleiro. No entanto daí a poder estabelecer qualquer tipo de relação entre essa minha tetravó , vai uma grende distância, pois o filho, meu trisavô, também nasceu em Jerez de los Caballeros. Por outras experiências anteriores sei que é bem difícil obter cópias de assentos de nascimento em Espanha...
Se, entretanto ,alguém souber alguma coisa sobre estes Trabas, (ou Travas), extremenhos agradecia a ajuda.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Trabas e Travas a mema família ?

#113440 | luis262 | 05 Mar 2006 13:54 | In reply to: #113439

Peço desculpa pelas gralhas.
LP

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#113444 | leonun | 05 Mar 2006 15:45 | In reply to: #105619

gostaria de falar com o luis262 sobre o amado de aguilar

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#113449 | luis262 | 05 Mar 2006 17:18 | In reply to: #113444

Caro(a)?

Se quiser contactar comigo sobre o assunto, poderá fazê-lo aqui no fórum, de preferência no tópico Aguilares de Cuba ou no tópico Dr.Augusto Amado de Aguilar. Se preferir, poderá contactar para o meu e-mail luispicarra25arrobasapopontopt
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Apelido Traba, Espanha.

#113699 | leonun | 09 Mar 2006 19:58 | In reply to: #113449

mt obrigado. é q vi no forum a falar deste tal senhor e tenho uma pessoa de familia q queria saber informações.
Mais uma vez mt obrigado

Reply

Direct link:

RE: Trabas e Travas a mema família ?

#124077 | luis262 | 02 Aug 2006 01:09 | In reply to: #110696

Os Traba , ao que dizem alguns genealogistas seriam originários de Aragão, depois estabelecidos na Galiza onde se tornaram uma das mais poderosas , se não a mais poderosa familia galega a quual pertenceu Fernão Peres de Traba, ou de Trava, como é mais conhecido em Portugal.

No séc. XV, segundo diz Celso Milleiro num outro tópico, esta e outras famílias nobres são expulsas da Galiza, tendo as suas terras sido confiscadas por ordem dos Reis Católicos, por defenderem uma ligação a Portugal, refugiando-se na Extremadura e Andaluzia.

Será talvez o caso dos ascendentes de SEBASTIANNA TRABA, nascida em Jerez de los Caballeros nos últimos anos do séc. XVIII, onde casou com o português JOÃO MANUEL BARBOSA.
Deste casamento nasceu na dita Jerez , JOÃO ILDEFONSO BARBOSA c. de 1825, que foi grande proprietário de terras e casou com ANTóNIA AUGUSTA CINZA, natural de Moura, com geração até a actualidade.

Agradecia qualquer informação sobre TRABAS fixados na Extremadura espanhola.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Trabas e Travas a mema família ?

#124369 | luis262 | 05 Aug 2006 22:36 | In reply to: #124077

Renovação de pedido.
LP

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 05 Jul 2024, 09:32

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen