Termo de Barcelos
This topic is classified in the following rooms Regiões | Formação | Pessoas | Famílias | Brasil
Termo de Barcelos
Sou Brasileiro e gostaria de solicitar ajuda a quem este tópico visitar no sentido de me esclarecer se durante o inicio do seculo 19 existia em Portugal um "Termo de Barcelos - Arcebispado de Braga". Esta informação é muito importante para mim pois desejo buscar saber como devo requerer - ao local correto - uma certidão de meus antepassados : Antônio da Costa e Sabrina de Jesus. Estes devem ter nascido no sec. 18 e deram vida a Jose Costa Regadas, que, aos 11 anos de idade, seguiu rumo à Bahia.
Caso algum genealogista-leitor ou queira me prestar algum esclarecimento ser-lhe-ei muito grato.
Atenciosamente
Alfredo Regadas
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Caro Alfredo Regadas,
"Termo de Barcelos" quer dizer arredores de Barcelos.
Cumprimentos
JLIberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Caro Alfredo Regadas:
Em complemento à mensagem do colega JLiberato, posso informar que a designação "termo" se aplicava à divisão territorial a que mais recentemente se passou a chamar "município" (e, em Portugal, "concelho").
Ainda hoje existe o concelho de Barcelos, embora o seu território actual possa não ser exactamente o mesmo que era no início do século XIX.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Caro Sr. J. Liberato,
Agradeço sua explicação. Não conheço Portugal - pelo menos até agora - nem geografica, nem históricamente. Não sei localizar ainda os "arredores de Barcelos".
Aqui no Brasil somos uma Fedração, com Estados. Cada Estado possui uma Capital e muitos outros municipios. A divisão eclesiastica do Brasil eu não conheço bem. Nós não estamos habituados com a utilização da palavra "Termo". No Brasil existem diversos Arcebispados, sendo o mais importante o da Bahia, imagino sem ter certeza.
Não sei a quem devo me dirgir para solicitar alguma informação sobre o José da Costa Regada, cujos pais se chamavam por "Antonio da Costa e Sabrina de Jesus". As documentações de muitos dos nossos arquivos estão a merecer cuidados especiais por parte das autoridades governamentais. Não acho fácil pesquisar na Bahia e agora decidi tentar algo mais em Portugal posto que me informaram que lá existem arquivos muito bem preservados e de muito fácil consulta. Não sei se esta impressão que me foi passada condiz com a realidade.
Tentarei iniciar esta minha busca procurando conhecer mais o que Braga representa para Portugal. É um Estado ? E Barcelos fica em Braga ?
Confesso-me completamente leigo no assunto de modo que volto a pedir a gentileza de ampliarem um pouco mais o meu conhecimento ensinando-me, em breves palavras, algo mais sobre o Arcebispado de Braga e o Termo de Barcelos, tentando estabelecer a vinculação entre uma coisa e outra.
Desde já fico muito agradecido.
Alfredo Regadas
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Caro rmfp,
Para que eu entenda sem que paire duvida quanto a sua explicação peço que me retifique ou ratifique o que compreendi do seu escrito:
O antigo Termo de Barcelos agora é um municipio, ou "concelho" em Portugal, correto?
Quanto a ligação dele - Barcelos - com o Arcebispado de Braga eu ainda continuo na mesma santa ignorância. Peço-lhes um pouco de paciência em me explicar essa ligação entre Braga e Barcelos, ontem e agora. Seria pedir demais?
Agradeço penhorado a sua explicação.
Alfredo Regadas
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Aos inúmeros genealogistas eu peço encarecidamente informação sobre o meu sobrenome. Qual serias o significado do "Regadas" ? Existem um lugar chamado de Santo Estevão de Regadas e uma freguesia com mesmo nome. O que e qual seria o significado desta palavra - Regadas - dentro do contexto histórico em que deve ter surgido. Viria de hábito de regar alguma coisa ou de coisas "regadas"?
Agradecido.
Alfredo
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Caro Alfredo Regadas,
Barcelos é um dos 307 concelhos de Portugal. Terá de saber qual é a paróquia.
Só que caíu em mau sítio...
É que Barcelos é, nem mais nem menos do que o concelho, entre os 307, que tem mais paróquias. 89, penso eu.
Sobre o nome Reigadas não sei nada, mas talvez alguém saiba.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Prezado J Liberato,
Mais uma vez agradecido pela sua paciência. Ainda não disponho de maiores informações vez que, no documento que tenho, apenas consta que meu antepassado nasceu no "Termo de Barcelos no Arcebispado de Braga". Isto em 1840. Por não ser especialista em genealogia vai ser, realmente, muito dificil descobrir a paroquia do termo de Barcelos em Braga no ano de 1840.
Muito obrigado e que Deus lhe abençoe.
Cordialmente,
Alfredo Regadas
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Caro Alfredo Costa regada
A melhor maneira de compreender o que Barcelos é para Portugal será talvez consultar o mapa.
Assim se verificar no topo desta página encontra uma janela com a indicação de MAPAS. Clique, e clique de novo sobre Portugal.
Aparece o mapa de Portugal onde a norte , em cima à esquerda surge o Minho ( província na antiga divisão administrativa e que correponde a uma região de Portugal). clique aí.
Surgem dois distritos, um dos quais Braga (distrito, corresponde grosso modo e salvo erro ao vosso estado).
Se carregar sobre Braga aparecem todos os concelhos deste distrito (concelho será o vosso município).
Entre eles encontra-se Barcelos.
Carregando sobre Barcelos obtem todas as freguesias( a mais pequena unidade administrativa portuguesa) deste concelho, que como pode ver são muitas.
Ainda dentro das freguesias havia vários lugares como por exemplo o que refere.
Relativamente aos termos que fala, Bispado e Arcebispado era uma divisão em termos religiosos e como os registos antigamente eram efectuados pelas autoridades religiosas os mesmos são mencionados.
Havia assim o arcebispado de Braga cuja autoridade religiosa se estendia para além da província do Minho.
Termo era o conjunto de locais da freguesia.
Os registos encontravam-se organizados por freguesias.
Por isso torna-se necessário saber a qual a freguesia de Barcelos corresponde o lugar que refere.
Logo que o saiba poderá contactar O Arquivo Distrital de Braga onde se encontram todos os registos com mais de 100 anos destas freguesias.
Como a esta mensagem já vai longa e não sei se fui muito clara caso tenha alguma dúvida que eu possa esclarecer , diga.
Cumprimentos
M.Elisa
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Caro Colega
Tentando juntar alguns elementos que o possam ajudar, a divisão administrativa actual de Portugal é a seguinte:
--o país divide-se em distritos, cada um com a sua capital.
--os distritos dividem-se em concelhos ou municípios.
--estes em freguesias
Nota: não existem Estados pois Portugal não é uma república federal como o Brasil ou os EUA.
A divisão religiosa (dioceses) corresonde á dos distritos, com duas excepções. Assim ao distrito de Braga corresponde a diocese de Braga etc.
A divisão administrativa foi sendo diferente ao longo do tempo; houve comarcas, províncias etc.
Termo é uma palavra com conteúdo geográfico muito usado nos sec. XVIII e XIX mas com significado impreciso. Tanto significava "arredores de...." como "limite de..." como todo o território que estava sob jurisdição das autoridades de uma cidade ou vila, no seu caso as autoridades de Barcelos.
Há que admitir que o actual concelho de Barcelos pode não coincidir exactamente com o termo de Barcelos.
Pelo que nos conta nas suas mensagens o seu antepassado terá nascido numa freguesia ao tempo no termo de Barcelos; o actual concelho de Barcelos pertence ao distrito de Braga.
O que lhe sugiro é que entre em contacto com o Arquivo Distrital de Braga indicando-lhe todas as informações de que dispõe sobre o seu antepassado José da Costa Regadas, mesmo aquelas que lhe parecerem menos relevantes, pedindo ajuda para que localizem o assento de baptismo deste.
Os Arquivos Distritais guardam todos os livros paroquiais, anteriores a 1900, das freguesias que integram actualmente o seu respectivo distrito e respondem a consultas feitas por escrito, via correio ou e:mail. Pode procurar o seu endereço em www.iantt.pt
Espero ter contribuído para a sua pesquisa.
Cumprimentos
António Forjó
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Prezada Sra. M. Elisa,
Antes de tudo devo fazer uma correção quanto a grafia do meu nome que é Alfredo Costa REGADAS, com "s" no final (plural). Entretanto não compreendo a razão do Regadas e não me aventuro a conjeturar.
Devo agradecer a sua eficiente metodologia - foi bastante pedagogico seu ensinamento.
Felicito-a e agradeço pelas informações e pela paciência em me ensinar tanta coisa.
Segui à risca seus ensinamentos e agora verifico que tenho um nó cego a desatar antes de consultar o Arquivo Distrital de Braga, não é mesmo? Terei que me valer da metodologia da "tentativa e erro" para poder acertar, pois não disponho de nem uma outra informação a respeito do que já mencionei. Estou numa encruzilhada sem saber qual caminho seguir. O Concelho de Barcelos é imenso em matéria de Freguesias. Agora me volto para a minha Pátria e para a minha terra e me pergunto o porquê de não serem os registros antigos mais precisos e também não posso deixar de censurar a forma como a documentação eclesiastica é tratada no Brasil. As pesquisas aqui, quando chegamos a muito custo no sec. 18, fica muito complicada pela ausência de documentos - muitos perdidos e irrecuperaveis. Os antigos foram muito negligentes em não anotarem tudo direitinho.
Bem, no meu primeiro chute eu teria que optar pela freguesia de Barcelos posto que terei que adotar o sistema aleatório e tentar - com sorte - encontrar o que procuro.
Penhoradamente lhe agradeço pelas informaçõe e rogo a Deus que lhe proteja e abençoe.
Cordialmente,
Alfredo Regadas
Direct link:
RE: Termo de Barcelos
Sr. Antônio Feijó,
Devo agradecer a cada um dos co-irmãos portugueses pela inestimável ajuda que estão me prestando. Gostei muito da sua orientação e vou tentar buscar algo na Torre do Tombo e tenho a esperança de ser atendido. Sei que não será tarefa fácil posto que estou a buscar agulha em palheiro. Contudo, minha crença em Deus é grande e tenho certeza de que serei bem servido na minha busca de agora.
Agradeço-lhe e também invoco nosso bom Deus para que o proteja e continue a ilumina-lo.
Cordialmente agradecido,
Alfredo Costa Regadas
Direct link:
Termo de Barcelos
Boa noite,
Alfredo Costa Regadas, se é que 15 anos depois da sua mensagem neste fórum, ainda não obteve respostas às suas perguntas. Em todo o caso, passo a dar algumas informações.
Quanto ao termo de Barcelos já outros participantes o esclareceram.
Vamos às pessoas que penso serem as que referiu.
1. Tenho como antepassados António da Costa Regadas, N. 19.4.1796 em S. Martinho o Vale, Famalicão e F. 31.2.1822 em Gaviao, S. Tiago, termo de Barcelos, Famalicão, casado, em Gavião com Sabina (não Sabrina) Maria de Jesus (ou Sabina Rosa, no registo paroquial) N... 1803 em Gavião, S. Tiago.
2. . Estes foram pais de Josefa Maria da Costa Regadas ou Costa e Sá, N. 10.1.1832 em St. Adrião, Famalicão. A Josefa pode ser irmã do José Regadas que referiu.
4. Tenho também mais antepassados do António e da Sabina, que lhe mandarei caso leia esta mensagem e esteja interessado.
4. Parece-me que talvez tenha cópias das certidões que lhe enviarei, i se ainda não as tiver, afinal já passaram uns anos... Terei de vasculhar uns papeis.
Em caso afirmativo, diga-me o seu email e se tiver mais informações dos antepassados do António e da Sabina, mande por favor pois eu não os tenho completos, ou seja, eu mando os que tiver e peço o favor de me mandar os seus.
Os melhores cumprimentos
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Dec 2024, 12:52