Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões | Títulos

Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1086 | Cascais | 29 Nov 2000 17:13

Disponho de muitos dados destas duas linhas desta família, estou interessado em trocar informações. Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1100 | carledu | 29 Nov 2000 23:52 | In reply to: #1086

Oi!

Meu avô era Joaquim Soares, nasceu em 1911 em Vale de Cambra - Aveiro. Será que tem ligação com esses Barões d'Areias de Cambra?! Obrigado!

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1102 | mbp | 30 Nov 2000 10:31 | In reply to: #1100

Quem são esses Barões de Areias de Cambra?São os de Areias de São João?Se assim for tenho alguns documentos interessantes que descobri,há um mês, em duas velhas arcas que estavam em casa de meus pais.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1103 | LSV | 30 Nov 2000 12:53 | In reply to: #1086

o Dr. Hugo Moreira, que está encarregue da publicação das genealogias de Rodrigo Rodrigues «Genealogias da ilha de S. Miguel e de Santa Maria» contactou-me há meia dúzia de meses atrás procurando informações sobre Soares de Albergaria dos Açores, oriundos da zona de Santarém. Não sei se tem alguma informação sobre esse ramo e se acaso está já em contacto com o Dr. Hugo Moreira. Se não estiver em contacto com ele e quizer que lhe envie a sua morada, diga-me qualquer coisa. O meu e-mail é lsvarella@mail.telepac.pt

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1105 | Cascais | 30 Nov 2000 15:07 | In reply to: #1100

Resposta a carledu:
Apesar de ter alguns dados desta família não encontrei o nome do seu avô Joaquim Soares, mas posso adiantar que estes usaram o apelido Soares seguido de Albergaria. Mas não deixa de ser possivel que haja alguma relação, vistos serem naturais do distrito de Aveiro. Como tem o ano de nascimento do seu avô e se quer tirar dúvidas procure a certidão de nascimento nas freguesias de S. Pedro de Castelões no lugar d'Areias ou Beduido Estarreja, ou ainda registo de baptismo da igreja paroquial de São Tiago, nestas freguesias encontram-se vários registos desta família. Sempre ao dispor.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1108 | Cascais | 30 Nov 2000 15:27 | In reply to: #1102

Resposta a mbp:
O titulo foi creado por D. Luís I, por dec. de 7 de Julho de 1874, a favor de António Soares Leite Ferraz de Albergaria, filho de Tomás António Soares de Albergaria, Fidalgo C.R., Sr. da Quinta das Areias, etc...
Se quiser mais informações estarei ao dispor.
Quanto aos Areias de São João de que nunca ouvi falar gostava de saber se usam o apelido Soares de Albergaria e se são do distrito de Aveiro.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1109 | Cascais | 30 Nov 2000 15:46 | In reply to: #1103

Resposta ao Sr. Luís Soveral Varrela:
Já a algum tempo que troco informacões com o Dr. Hugo Moreira, de certeza que não há nada de que eu tenha conhecimento que o Dr. Hugo Moreira não saiba, mas aconcelho dois livros: "Família Soares de Albergaria" de Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo, apesar de conter algumas gafes e um outro que eu procuro da autoria de Felgueiras Gayo.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1113 | LSV | 30 Nov 2000 18:37 | In reply to: #1109

Relativamente aos «Soares de Albergaria» de Manuel S.A.P.Mello, já o Dr. Hugo Moreira consultou e disso me informou. Tenho aliás essa obra em casa, mas deixe-me acrescentar que, muito embora seja uma obra que na época em que foi publicada foi muito importante como apanhado geral da Família Soares de Albergaria, e com todo o respeito pelo mérito que Manuel Soares de Albergaria merece pelo seu trabalho, infelizmente não passa muitas vezes mesmo de um apanhado geral sobre a Família Soares de Albergaria, e inflizmente com muitos erros, muitas lacunas. Deixa-nos no entanto o testemunho muito válido das suas investigações sobre a origem da Família. Mas a este propósito penso ser sempre de confrontar (quando os indivíduos coincidem) com trabalhos mais recentes nomeadamente com as teses de mestrado e de doutoramento de J.Sottomayor Pizarro, científicamente documentadas. Um dos erros mais significativos induziu mesmo em erro todos os genealogistas desde então ao filiar o famoso genearca Pedro Soares (também conhecido por Pedro Soares de Albergaria, Pedro Soares de Teamonte, Pedro Soares de Cambra ou de Canaveses) nesta Família, e mais precisamente como descendente do fidalgo da Casa Real e armoriado (1549) Lopo Soares de ALbergaria, como efectivamente, está provado que não o era. Não o era descendente de Lopo como nem sequer era Soares de Albergaria mas simplesmente Soares. Este dado é importantíssimo no estudo desta Família pois grande parte de uma aristocracia (e não só) tida até agora como descendente de Lopo Soares de Albergaria, nem sequer era Soares de Albergaria. Prova-o António de Souza-Brandão na sua última versão de «Moutinhos de S. João da Madeira e Pinhos da Arrifana de Santa Maria», e mais recentemente em «os Soares de Vale de Cambra» publicado em «Ul-Vária» do museu de Oliveira de Azeméis, salvo erro nos seus nºs II,III e IV. Outro dos seus erros diz respeito aos Borges de Almeida, também por ele filiados nesse Pedro Soares (salvo erro no $ 256 ou 259? - estou em Lisboa e tenho os livros em Vila Nova de Milfontes onde vivo). É que esses Borges de Almeida nem são dele descendentes, e são sim Soares de Albergaria. E são-no por um irmão de um Estevão Soares de Albergaria (sepultado na igreja de S. Sebastião do Paço do Lumiar em Lisboa, com as suas armas) que Manuel S.A.P.Mello dá notícia com desentroncado. Para esse ramo sugiro-lhe que consulte a adenda ao meu trabalho publicado em «Raízes & Memórias», nº 15 a pág.s 229-242. Pode consultá-lo também na minha página em http://paginas.teleweb.pt/~lsoveral/AredeSoveral.htm. Como vê, na minha opinião, há ainda muito a dizer sobre esta Família, mas isso o próprio Manuel Soares de Albergaria refere na introdução. Quanto ao Gayo ... lamento mas para mim esse título de Soares de Albergaria é uma desgraça. Aliás Gayo, que já vi comentado neste forum, tem o enormíssimo mérito de ter compilado uma obra magnífica com um apanhado geral das "Famílias de Portugal", que eu consulto amiúde, é um facto. No entanto tem erros gigantes particularmente no que toca às Famílias das Beiras. Prefiro sem dúvida a cautela e o maior rigor científico de Alão de Moraes. No entanto, sugiro, se me permite, a consulta da que considero a melhor obra genealógica particularmente no que diz respeito a Famílias da zona de Aveiro que é o manuscrito de Luís da Gama Rangel de Quadros e Maia que está no arquivo distrital de Braga. Como reparará este genealogista foi bastante mais cauteloso que Gayo, e a Pedro Soares chama-lhe apenas Pedro Soares como aliás aos seus descendentes nunca lhes acrescentando «de Albergaria», e simplesmente não o filia.
Obrigado pela atenção e disponha sempre.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1119 | Vasco Jácome | 30 Nov 2000 22:04 | In reply to: #1109

Resposta a Cascais

Que livro de Felgueiras Gayo procura? Que eu saiba ele não publicou nenhum livro. Se é de um manuscrito, na “Bibliographia Nobilirchica Portugueza” de Eduardo Azevedo Soares (Carcavelos), são indicados 3 nos quais poderá estar incluído o que procura. Na data de realização da obra, 1917, diz que pertenciam à biblioteca do conde de Azevedo.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1128 | Cascais | 01 Dec 2000 01:00 | In reply to: #1113

Resposta-2 a Luís Soveral Varella:
Antes de mais obrigado pelos seus dados.
Gostava só de confirmar se Pedro Soares (também conhecido por Pedro Soares de Albergaria, Pedro Soares de Teamonte, Pedro Soares de Cambra ou de Canaveses) era o marido de D. Filipa de Pinho, filho de Lopo Soares de Albergaria e de D. Leonor de Meireles, como diz Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo, na sua exelente obra, que como já disse contem gafes sendo a mais flagrante, no cap.73 pag.303, onde devia tratar a descendência dos primeiros donatários das ilhas de Santa Maria e São Miguel, qual o meu espanto quando deparo com tal ausência de dados (visto o cargo de donatário ser de grande importancia), e a falta de atenção que o autor teve com esse capitulo ao falar de D. Soeira Soares de Albergaria (que não imagino onde a terá ido buscar) e faz-lhe dois casamentos com outras duas senhoras, D. Brites Godins e D. Branca de Sousa Falcão, estas sim foram casadas com João Soares de Albergaria, 2º cap. donatário das ilhas de Santa Maria e São Miguel, este filho de Fernão Soares de Albergaria e de D. Teresa Alvares Cabral irmã de Frei Gonçalo Velho Cabral 1º cap. donatário das ditas ilhas. Era Fernão Soares de Albergaria filho de Álvaro Soares de Albergaria. Agora aqui uma duvida minha que talvez me possa ajudar, será que este Álvaro era filho de Estevão Soares de Albergaria (o Moço) ou de Fernão Soares de Albergaria e de sua mulher D. Isabel de Mello? (para sua melhor identificação) é este Fernão filho de Fernão Gonçalves de Figueiredo e de D. Catarina Soares de Albergaria. Se souber responder a estas duas questões era uma grande ajuda que me dava. Muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1134 | LSV | 01 Dec 2000 17:56 | In reply to: #1128

resposta a Cascais:
tratam-se exactamente desses Pedro Soares e de sua mulher Filipa de Pinho Sampaio que refere erradamente)como Pedro Soares de Albergaria e Filipa de Pinho. E este Pedro Soares (pseudo Albergaria)não era filho de Lopo Soares de Albergaria e de Leonor de Meireles, mas sim de Fernão Soares, conforme se constata no processo de familiatura para o santo ofício de seu neto materno Pedro Borges da Costa, prior de Carregosa e comissário do Santo Ofício a 21.11.1626 (A.N.Torre do Tombo). Na prática quer dizer que os descendentes deste casal não são de facto Soares de Albergaria (a não ser que tenham casado com algum/a Soares de Albergaria). Também Albano da Silveira Pinto em «Resenha das Famílias Titulares ...» se equivoca e dá erradamente o apelido Soares de Albergaria ao 1º Barão de Areias de Cambra, quando de facto o não era por direito. Mas aliás os seus erros neste assunto não ficam apenas por aí. Tal como Manuel Soares de Albergaria Paes de Mello (na sua nota 1 ao § 61, a pág.s 255) refere que a 6ª Avó do Barão, Isabel Soares de Albergaria era filha de António Soares de Albergaria. Corrija-se: 1º não eram Soares de Albergaria, mas sim Isabel Soares e António Soares de Pinho; 2º não eram Pai e filha mas sim irmãos. Por fim, a carta de armas do suposto armigerado Manuel Soares de Albergaria e Oliveira (Avô do Barão)tem também uma série de erros que começam porque ele se chamava apenas Manuel Soares de Oliveira. Sugiro-lhe mais uma vez a consulta do trabalho fundamental de António de Souza-Brandão na Ul-Vária onde esta Família é estudada em detalhe.
Quanto à segunda questão que me põe posso adiantar-lhe logo à partida que Estevão Soares de Albergaria «o Moço» nasceu cerca de 1300 e Fernão Soares de Albergaria casado com Isabel de Mello deve ter nascido cerca de 1400 já que casou com ela em 1434. Daí, confronte com as datas que tem, pois não pode haver uma dúvida dessas com uma distância de 100 anos. Aliás, Estevão Soares de Albergaria «o Moço» era precisamente Avô desse Fernão Soares de Albergaria. Disponha

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Ard

#1149 | Cascais | 02 Dec 2000 18:57 | In reply to: #1134

Resposta-3 ao sr. Luís Soveral Varella.
Mais uma vez agradeço os seus esclarecimentos.
Se tiver dados que me possa enviar sobre a ascendencia de Fernão Soares de Albergaria marido de D. Maria Alvares Cabral, tronco dos Açores, agradecia, para poder confrontar com as informações que tenho. É que segundo uns é este Fernão, filho de Álvaro e neto de Estevam (o Moço), segundo outros é Fernão, filho de Álvaro (que matou Álvaro de Ataide), este descendente dos Figueiredos. Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Are

#1173 | LSV | 04 Dec 2000 00:43 | In reply to: #1149

resposta a Cascais
Lamento mas infelizmente não tenho dados que o possam ajudar sobre a filiação de Fernão Soares de Albergaria que tem casado com Maria Alvares Cabral. No entanto sugiro-lhe que contacte com o meu Primo e Amigo Manuel Abranches de Soveral que é, provávelmente, das pessoas que actualmente mais sabe sobre os Soares de Albergaria das Beiras. O mail dele é Soveral@mail.telepac.pt.
Disponha sempre

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#1327 | mbp | 13 Dec 2000 10:29 | In reply to: #1108

Resposta a Cascais

Estive ausente algum tempo e por isso só agora dou resposta á sua mensagem.Por engano escrevi Barões de Areias de São João quando devia ter escrito Barão de São João de Areias.De qualquer das formas aparentemente nada tem a haver com os Soares de Albergaria e sim com a família Serpa( 1ª Barão Francisco de Serpa Saraiva).Acontece que "desenterrei" vários documentos entres os quais testamentos e cartas de família pertencentes a este eoutros ramos (Almeida D'Eça,Paiva Ribeiro,Serpas)todos aparentados,referentes Ao principio do século passado.

Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores

#1337 | saxx | 13 Dec 2000 17:39 | In reply to: #1103

Eu sou Gustavo Nuno Soares de Albergaria Moreira e Lopes
Eu tenho pouca ou nenhuma informação, mas minha mãe terá de certeza muita informação, pois tenho alguma familia nos Açores, muito aprendi com minha tia-avó, a descendente mais directa, nascida ainda nos finais do século 19, mas para mim éram tudo lendas, infelizmente não a temos por cá.
Mas de certaza muitos dados se perderam por maldade, pois minha mãe teve que recuperar o nome contra vontade da familia Moreira (meu avô), após os 21 anos, devido à descendência de meu bisavô Jacinto Soares de ALbergaria, salvo erro por um infortúnio, morreu o seu único filho, Jacinto Soares de Albergaria, só restando filhas, de dois casamentos, que no casamento perdiam o nome de familia.
Vou falar com a minha mãe para obter mais informação, mas de qualquer maneira poderam contacta-la, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Maria Eugénia Soares de Albergaria Moreira.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores

#1339 | Cascais | 13 Dec 2000 18:59 | In reply to: #1337

Caro Gustavo,

Tenho informação sobre Jacinto Soares de Albergaria casado por duas vezes; 1ªcom D. Isabel Maria Andrade, de que não teve geração; a 2ªcom D. Mariana Luiza Machado de Faria e Maia, de que teve quatro filhos:

1º-Jacinto Soares de Albergaria, casado com sua prima, Maria Isabel Cymbrom Machado Soares de Albergaria,( Deve ser deste que você descende). Tiveram cinco filhos:

a)-D.Maria da Conceição Soares de Albergaria
b)-D.Luiza Soares de Albergaria
c)-Fernando Soares de Albergaria
d)-Marcos Soares de Albergaria
e)-João Soares de Albergaria

2º- Virgilio Soares de Albergaria, casou duas vezes; 1ª com D. Maria Luisa Vasconcelos; e 2ª com D. Catarina de Sousa Arruda.

3º- Elvina Soares de Albergaria.

4º- D. Mariana Soares de Albergaria, casada com geração.

Se for destes que você descende tenho muita informação. Disponha.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores

#1343 | saxx | 13 Dec 2000 20:29 | In reply to: #1339

é desse ramo familiar mesmo, mas segundo informações que tenho Jacinto Soares de Albergaria (meu bisavô) casou três vezes o 1º. casamentos é realmente com sua prima, tendo os seguintes filhos:
a) D. Luiza Soares de Albergaria
b) D. Margarida da Conceição Soares de ALbergaria
c) João Soares de Albergaria
Do segundo casamento com D. Glória Arruda Martins de Carvalho, teve dois filhos:
d) D. Isabel Soares de ALbergaria
e) Jacinto Soares de ALbergaria
Do terceiro casamento com Mariana de Arruda Martins de Carvalho irmã da segunda mulher teve uma filha:
f) Cecilia da Conceição Martins Soares de Albergaria (minha avó)

Descendências pela mesma ordem:
a) D. Luiza S.A. teve dois filhos
- Gilda S.Albergaria ......
- Fernando S. Albergaria ......
b) D. Margarida teve dois filhos
-Eduarda S. Albergaria ...
-Maria da Conceição S. Albergaria ....
c) João S. de Albergaria teve um filho
-Jacinto Soares de Albergaria (poeta, não deixou descendência)
d) e e)Isabel e Jacinto não tiveram filhos
f) Cecilia teve 2 filhos
-Maria Eugénia Soares de Albergaria Moreira
-Luis Jacinto Moreira
Maria Eugénia teve 3 filhos
-Paulo Alexandre Soares de Albergaria Moreira e Lopes
-Ana Catarina Soares de Albergaria Moreira e Lopes
-(eu) Gustavo Nuno Soares de Albergaria Moreira e Lopes
Mas julgo que minha mãe terá informações mais precisas.
Agradecendo muito.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores

#1345 | saxx | 13 Dec 2000 20:35 | In reply to: #1343

gostava muito de receber informações deste ramo e de saber de edições em que possa ler, quando voltar aos Açores tentarei esclarecer mais coisas

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#24715 | Carlotto54 | 21 Jul 2002 12:10 | In reply to: #1327

Caro Miguel B.Pimenta
Ao passar por este forum ,vejo que tem documentação sobre a família Serpa ,que são meus parentes.
Segundo informação que possuo tenho um Domingos Serpa natural do algarve,3ºquartel do sec.xvl,que terá passado aos açores à ilha do Pico.
Será muito audacioso pedir-lhe que me envie essa documentação?
O meu e-mail é cr2@netcabo.pt
Os meus cumprimentos
Carlos Rebelo

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores

#24777 | jpinho | 23 Jul 2002 22:41 | In reply to: #1345

Estimados senhores,
Peço desculpa da minha intromissão neste v/ tópico, mas sempre que vejo o nome Pinho sinto-me impelido a estabelecer contacto.
Há vários anos que procuro informações de Manoel de Pinho, nascido cerca de 1750 no lugar de Macieira Velha; filho de José de Pinho e de Isabel de Oliveira; neto paterno de Manoel de Pinho e Jeronima de Azevedo e neto materno de David de Araujo e Isabel de Oliveira. Será que cruza c/ alguma das v/ informações? Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores e Barões d'Areias de Cambra

#25803 | JdR | 31 Aug 2002 01:06 | In reply to: #1086

Caros Senhores

Gostaria de saber se alguém dispõe dados respeitantes a antepassados do Barão de Areias de Cambra para além das que se encontram no livro "Família Soares de Albergaria"

JdR

Reply

Direct link:

RE: Soares de Albergaria dos Açores

#274193 | jose801 | 07 Apr 2011 16:18 | In reply to: #1343

Boa tarde

gostaria de copnfirmar se o Paulo Alexandre Soares de Albergaria Moreira e Lopes, andou no colégio manuel bernardes,
e se a mãe mora/va na Av Estados unidos da América.
Se por acaso for verdade eu foi da turma dele e tinha o numero 801, eramos da turma do boss, serrão celso, luisinho...
o meu mail é: josecosta801@gmail.com

Atentamente,
José Costa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jun 2024, 10:51

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen