Quinta de Sinçães - Famalicão
This topic is classified in the following rooms Património | Regiões | Pessoas
Quinta de Sinçães - Famalicão
Caros Confrades,
Procuro informações sobre a história da família a quem pertencia a Quinta de Sinçães em Famalicão, antes de ser vendida à Câmara Municipal. Um dos últimos proprietários foi o meu bisavô José de Castro de quem não possuo mais informações, para além do nome e do facto de ter vivido, provavemente no fim do séc. XIX (187...?) e in´cio do séc. XX. Se alguém tiver alguma informação, agradeço.
Helena Teles de Castro
Direct link:
RE: Quinta de Sinçães - Famalicão
Cara Helena Teles de Castro
A casa da Quinta de Sinçães é a que ainda existe atrás da Biblioteca Municipal, ou era uma que existia no lugar onde hoje é o hipermercado E. Leclerc?
Desculpe responder-lhe com uma pergunta, mas penso que a casa atrás da biblioteca ainda é habitada pelos proprietários da dita quinta, enquanto a que foi demolida (do hipermercado) tem “descendência” em Famalicão nos Folhadela Marques pelo casamento da D. Adriana com Álvaro Gil Folhadela Marques.
Melhores cumprimentos
Luís Alves
Direct link:
RE: Quinta de Sinçães - Famalicão
Caro Luís Alves
A casa da Quinta de Sinçães está situada no Parque de Sinçães, completamente em ruínas, visível da estrada antes da entrada no túnel em direcção Porto. Os últimos proprietários - Augusto Cândido Paula Gonçalves e Maria Amélia Aveleda Dias de Carvalho, depois da venda foram residir para Braga, mas desconheço se ainda são vivos.
Obrigada pela sua mensagem. Se souber algo mais agradecia que entrasse em contacto comigo aqui para o Forum.
Com os melhores cumprimentos,
Helena Teles de Castro
Direct link:
RE: Quinta de Sinçães - Famalicão
Cara Helena Teles de Castro
Lamento mas não sei mais nada. Quando ia aquela biblioteca reparava na casa e tinha ideia que seria habitada; penso que ainda há poucos anos a casa era habitada, pelo menos, por caseiros.
Se entretanto souber alguma coisa contactá-la-ei.
Melhores cumprimentos
Luís Alves
Direct link:
RE: Quinta de Sinçães - Famalicão
Exma Sra
Gostaria de saber se chegou a perceber quem seriam os pais de Gil Dias de Carvalho e Castro e qual a sua relação com José Silva Castro.
Com os meus cumprimentos
Clara Lemos
Direct link:
RE: Quinta de Sinçães - Famalicão
Cara Helena Castro
Conheci os últimos proprietários da Quinta de Sinçães, bem como a srª D. Irene Aveleda, mãe da Maria Amélia. A Maria Amélia faleceu em 2002. Está sepultada em Famalicão. O Augusto Cândido faleceu em 2000. Foi enterrado em Barcelos.
Viveram os últimos anos em Fão.
Vi que procura informações sobre o dr. José de Castro e a ligação com o Sr. Gil de Castro. Gil de Castro era afilhado do dr. José de Castro. Não sei se chegou a ser adoptado, mas foi tratado como filho e herdou dele. Não só a quinta de Sinçães, mas tb a Quinta de Vilar.
Estou ao seu dispôr para mais informações.
Cumprimentos
Francisco Abreu
Direct link:
Quinta de Sinçães - Famalicão
Caro Francisco Abreu,
Ao procurar mais detalhes sobre a vida de José da Silva e Castro, deparei-me com este tópico no fórum do Geneall que respondeu a algumas dúvidas que tinha. Como mostrou conhecer a história desta família, gostaria de saber se me pode ajudar com algumas dúvidas que tenho. De acordo com Rolanda Maria de Albuquerque, José da Silva e Castro (1842-1928) não teve descendência. Poderia confirmar este facto? Qual o parentesco entre José da Silva e Castro e Gil de Castro? Existem mais dados biográficos disponíveis sobre Gil de Castro? Confirma os dados de Rolanda Maria de Albuquerque, abaixo transcritos?
«José da Silva e Castro nasceu no Porto, na freguesia de Santo Ildefonso em Fevereiro/Março de 1842, filho de Silvério da Silva Castro, juiz desembargador na cidade do Porto, e de Maria Delfina Barbosa, natural do Brasil. Viveu algum tempo no Porto tendo depois ido para a sua Quinta de Vilar, onde vivia em 1870, já casado com Mariana Ferreira da Fonseca Gouveia. A partir de 1878 passou a viver na Quinta de Sinçães, onde veio a falecer em 28 de Outubro de 1928, na idade de 86 anos. Não consta que tivesse deixado descendentes» (in http://revista.triplov.com/numero_03/Rolanda-Albuquerque/index.html, consultado a 26 de Novembro de 2014)
Direct link:
Quinta de Sinçães - Famalicão
Caro Francisco Abreu,
Peço desculpa, mas esqueci-me de assinar a mensagem anterior.
Melhores cumprimentos,
Francisco Malta Romeiras
Direct link:
Quinta de Sinçães - Famalicão
Caro Francisco Romeiras,
Tentei entrar em contacto consigo pelo facebook.
Conheci bem o casal Augusto Cândido/ Mª Amélia.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 08 Nov 2024, 12:38