Registos Belem do Pará

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Registos Belem do Pará

#111273 | pleytao | 04 Feb 2006 14:46

Mensagem proveniente Açores, Portugal

Colegas

Tenho uma "carta rogatória" em posse, datada de dezassete de Março de 1885, autenticadas as aaasinaturas pelo Consul Geral do Imperio do Brasil na Cidade do Porto, em que se refere que um dos meus ancestrais teria sido proprietario ou accionista de Mello & Companhia de Belem do Pará

Podem informar-me como sera possivel consultar documentos consulares

Sera que existem registos de companhias de navegação operando no percurso Porto Belem do Pará

Havera registos de passaportes de viajantes?

Havera em Belem do Para algum Arquivo de Empresas onde posa pesquizar ou pedir pesquiza< da Mello e Companhia

Obrigado antecipadamente
Saudações
Bons trabalhos

pleytao

Reply

Direct link:

RE: Registos Belem do Pará

#112126 | mendesdossantos | 15 Feb 2006 18:31 | In reply to: #111273

Caro amigo (infelizmente não sei vosso nome),
Há um tópico neste fórum que cita uma companhia de navegação que fazia a rota portos europeus - Belém, PA. Trata-se da Booth Line. Se fizer uma busca, poderá encontrar uma listagem com os nomes de navios da citada companhia e os anos que fizeram a viagem. Também procuro registos dessa companhia mas ainda não logrei sucesso.

Melhores cumprimentos

Gloria
Americana, SP, Brasil

Reply

Direct link:

RE: Registos Belem do Pará

#112130 | fertelde | 15 Feb 2006 19:08 | In reply to: #111273

AT: pleytao, vou responder parcialmente às suas duvidas...
Passaportes de viajantes: sim existem registros no Governo Civil do Distrito do local de residencia da pessoa que emigrava ou viajava, que naquela època estava facultado para passar ditos passaportes.-
Documentos Consulares: o melhor è perguntar ao Consul do Brasil, se existe na sua àrea de residencia ou, perguntar directamente à Embaixada do Brasil em Lisboa.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Registos Belem do Pará

#112197 | pleytao | 16 Feb 2006 14:18 | In reply to: #112126

Meu Caro Companheiro Mendes dos Santos

Muito grato por sua informação
Vou procurar de acordo com ela
Meu trisavô materno, Jose Ferreira de Mello, que viveu entre 1823 e 1880 deambulou pelo Atlantico penso que a partir de metade da vida~.
Teve uma Empresa em Belem do Pará, com a designação Mello e Companhia. Soube-o atraves de documentos e do título de testamento.
Sei tambem, atraves das mesmas fontes que subscreveu accoes da Loyd' s emitidas para aquisição do navio Tocantins

Os meus melhores agradecimentos e fico ao seu dispôr se necessitar, em Portugal ou nos Açores

Pedro Leitão
pleytao@sapo.pt
PedroLeitao@hosp-horta.pt

Reply

Direct link:

RE: Registos Belem do Pará

#112198 | pleytao | 16 Feb 2006 14:21 | In reply to: #112130

Meu Caro Fernando de Telde

Agradecimentos por suas informações
Vou estabelecer os contactos que sugere
Fico ao dispôr

Pedro Leitao
pleytao@sapo.pt
PedroLeitao@hosp-horta.pt

Reply

Direct link:

RE: Registos Belem do Pará

#112253 | mendesdossantos | 17 Feb 2006 01:22 | In reply to: #112197

Caro amigo Pedro:

Enviei para seu e-mail a listagem com os nomes de navios da Booth Line. Espero que seja de alguma ajuda. Se houver alguma coisa em que possa lhe ser útil, não deixe de me avisar.
Ao seu dispor

Gloria
Americana, SP, Brasil
Pesquisando Mendes dos Santos em Lagares da Beira, Concelho de Oliveira do Hospital, Distrito de Coimbra.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Sep 2024, 16:31

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen