1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

This topic is classified in the following rooms Património | Pessoas | Títulos | Cargos

1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112006 | mjborges | 14 Feb 2006 12:59

Caros Confrades

Alguém sabe onde poderá estar o espólio musical que certamente teria deixado o primeiro conde de Farrobo?É sabido que o primeiro Conde de Farrobo foi um excelente músico amador, melómano e até compositor. Ocupou diversos cargos de relevo relacionados com música, tendo sido empresário do teatro de S. Carlos (que viveu durante a sua empresa o período mais glorioso do século XIX), e até Director do Conservatório.Possuiu, inclusive, um Teatro, às Laranjeiras (onde está hoje o Jardim Zoológico), onde se apresentava um reportório alternativo de ópera a S. Carlos, e onde se estrearam muitas obras de compositores portugueses. Grande parte dessas obras são hoje desconhecidas, pois nunca se encontraram nem os libretos, nem as partituras, e que estariam provavelmente no referido espólio . A sua fabulosa riqueza veio a ser desbaratada com um injusto processo que lhe foi movido no final da vida, ligado à venda do seu monopólio na "contratação do Tabaco", e que não vem agora a propósito. Pelas mesmas razões presume-se que o seu eventualmente rico espólio musical, ou alguma documentação que ele tenha possuído com interesse musical, poderá ter sido vendida, ou perdida, ou estar, inclusive,na posse de alguns ramos da família. Por acaso alguém tem qualquer conhecimento acerca deste assunto?

Cumprimentos
Maria José Borges

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112019 | jcteixeira | 14 Feb 2006 15:09 | In reply to: #112006

Caro Confrade,

Sei apenas que nesse local, anexo ao Jardim Zoológico, está a Secretaria-Geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, Palácio das Laranjeiras (o Teatro está lá e penso que vai para obras para ser feito um Auditório). A minha sugestão é entrar em contacto com a Secretaria-Geral.
Melhores cumprimentos,
José Carlos Teixeira

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112030 | JPBC | 14 Feb 2006 17:25 | In reply to: #112006

Cara Maria José Borges

Da minha parte posso-lhe indicar as seguintes pistas:

- Existe no arquivo do Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, a relação dos bens do conde de Farrobo, feito no seguimento do processo judicial que referiu.

- Poderá consultar um artigo de Idalina Nunes, no qual estão especificadas as óperas existentes nessa biblioteca, bem como o respectivo material de execução, cuja referência bibliográfica é a seguinte
NUNES, Idalina
1996 "O espólio musical do Conde do Farrobo" in Arte Musical, IV Série, vol.1, nº2 (Janeiro), pp.76-91.

- O arquivo do Teatro Nacional de São Carlos, em depósito na Biblioteca Nacional, contém o material de execução da ópera "Otello" de Rossini, um conjunto de 25 cadernos, extremamente homogéneo, todos eles manuscritos, com encadernação de capa dura, em tons de azul acinzentado, com o nome de cada instrumento gravado a ouro, num losango preto centrado, debruado a ouro. Foram identificados por mim como fazendo parte, precisamente, do espólio musical do conde de Farrobo.

- Esta identificação só foi possivel graças à comparação do material de execução da ópera "Otello" com o material de execução da ópera D.Giovanni (também ele proveniente do arquivo do Teatro Nacional de São Carlos) em todo semelhante ao anterior, com a diferença de, em vez de um losango preto centrado, um rectângulo, também ele debruado a ouro. Os materiais da ópera D.Giovanni foram identificados pela Carmina Cordeio, como parte integrante da citada biblioteca, dado que a cota neles encontrada coincidir com a atribuída pelo conde de Farrobo.

Atenciosamente
José Bruto da Costa

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112032 | fertelde | 14 Feb 2006 18:01 | In reply to: #112030

Estimado J. Bruto da Costa:
Interessante a sua referencia ao Arquivo do Tribunal da Boa Hora de Lisboa, em relaçao com o seguimento de um processo Judicial.-
Haverá alguma possibilidade de ter acesso a estes arquivos, para o seguimento de outro processo que me interessa e, creio que de forma geral aos genealogistas...???
Aguardando a sua resposta,
Atenciosamente,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112079 | mjborges | 15 Feb 2006 11:10 | In reply to: #112019

Caro confrade José Carlos Teixeira

Obrigada pela sua sugestão.Será sempre uma pista a tentar.
Cumprimentos
Maria José Borges

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112082 | mjborges | 15 Feb 2006 11:22 | In reply to: #112030

Caro confrade e colega José Bruto da Costa

Creio que não nos conhecemos pessoalmente, mas já nos devemos ter cruzado pelo Departamento de Ciências Musicais e pelo Conservatório.Aliás, foi o colega quem me substituiu, em tempos, nas aulas de História da Música no Conservatório Nacional, quando eu me ausentei para uma "equiparação a bolseira". O mundo é mesmo pequeno...
Agradeço imenso as informações que me forneceu. Não conhecia, ainda, este artigo da Idalina Nunes, mas sim, outro, acerca de uma série de representações que tiveram lugar no Teatro das Laranjeiras (não me lembro agora, do título correcto do artigo). Também achei muito interessante a informação acerca da relação de bens do referido conde que se encontra no arquivo do tribunal da Boa Hora.
Cumprimentos
Maria José Borges

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112120 | JPBC | 15 Feb 2006 17:36 | In reply to: #112032

Caro Fernando de Telde

Não tenho acesso ao Arquivo do Tribunal da Boa Hora. Já não me recordo ao certo se li, ou se me foi dito, que o dito inventário ainda subsistia no Arquivo. Mas, presumo que, num caso destes, com mais de cem anos, seja permitido ao investigador a consulta, não diria à totalidade do processo, mas concretamente à inventariação do espólio musical.

Atenciosamente
José Bruto da Costa

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112122 | JPBC | 15 Feb 2006 17:52 | In reply to: #112082

Cara Maria José Borges

O mundo é mesmo pequeno... sem dúvida! Nunca fomos apresentados formalmente, mas sei perfeitamente quem é. Já nos cruzámos umas poucas de vezes no "Doce Música".
Acredito que, dificilmente, encontrará o paradeiro da totalidade do arquivo musical dos condes de Farrobo. Curiosamente, as partituras de que faço menção na mensagem anterior tinham cota no "Indice das operas do Archivo do Real Theatro de S. Carlos de Lisboa, em 1864, segundo o inventario feito pela Administração do Bairro alto" mas também na inventariação do Fundo do Conservatório de Lisboa, em depósito na Biblioteca Nacional.
A meu ver, todas as partituras encadernadas, foram entregues ou ao TSC ou ao Conservatório, sendo que as restantes, ou foram vendidas, destruídas, ou simplesmente desviadas para casa de terceiros... se em pleno século XX manuscritos do Arquivo Musical da Sé Patriarcal saíram debaixo do braço de investigadores, não me é dificil acreditar que tal tenha acontecido com o espólio do conde de Farrobo.
Talvez tenham sido poupadas à destruição, através de furto, mas dificilmente associáveis, passados todos estes anos, ao grande mecenas lisboeta.
Atenciosamente
José Bruto da Costa

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112129 | fertelde | 15 Feb 2006 18:55 | In reply to: #112120

Estimado JPBC: de qualquer forma agradeço a sua resposta e contente por ter entrado neste topico frequentado por gente ligada ao Conservatorio Nacional. Nao me è de todo estranho o Conservatório.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: 1ºConde de Farrobo:o que foi feito do seu espólio?

#112188 | mjborges | 16 Feb 2006 13:04 | In reply to: #112122

Caro José Bruto da Costa

Da próxima vez que nos cruzarmos no "Doce Música" identifique-se, então, por favor, pois sou capaz de o conhecer "de vista", mas não o associo ao nome...
Vou-lhe contar a razão porque iniciei este tópico: estava há dias a conversar com o meu colega de Italiano Francesco Esposito, doutorando em Musicologia, também na "Nova", e comentávamos que muitas das obras que sabemos terem sido apresentadas no Teatro das Laranjeiras não se conseguiam encontrar, nem sequer os libretos, ou mesmo os textos literários originais. Um desses casos é a ópera "Os Infantes de Ceuta", sob texto de Herculano, com música de António Luís Miró, que esse meu colega, interessado, também, no século XIX português, não conseguira encontrar. mencionámos depois que não se sabia do paradeiro do arquivo musical (que certamente teria) o Conde de Farrobo e eu lembrei-me de lançar, aqui no genea este tópico, na esperança de que alguém pudesse dizer alguma coisa...
Já por outras alturas consegui, de modo bastante frutuoso, esclarecer algumas das minhas dúvidas através da ajuda dos nossos confrades, num interessante inter-relacionamento de matérias: de genealogia, de história e de musicologia. Eu própria já dei informações de tipo musicológico, mas com interesse para a genealogia, assim se demonstrando que a utilidade deste excelente "site" vai muito para além da matéria genealógica, que também me interessa.
Já agora pergunto em que áreas é que se interessa particularmente, tanto na Musicologia, como na genealogia?costuma ser frequentador regular deste Forúm? talvez devessemos trocar os nossos emails respectivos para não aborrecermos os nossos confrades com disserttações musicológicas que talvez lhes não interessem muito...
o meu email é mjborges3arrobahotmailpontocom
Cumprimentos e até breve, quem sabe
Maria José Borges

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 22:58

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen