Família SABBO

This topic is classified in the following rooms Famílias

Família SABBO

#11238 | PMS1960 | 17 Oct 2001 12:31

Algum tempo depois de já ter estado em discusão esta sobrenome, volto agora no sentido de poder ser contactado por alguém que tenha conhecimento de algum SABBO. Eu sei existirem SABBOs em Lisboa e no Algarve, mas tenho pouca informação. Da outra vez que este nome esteve registado neste forum obtive uma resposta mas à qual não consegui responder por dificuldades técnicas que encontrei no site. Perdi pois o cantacto dessa pessoa e peço agora que possa ser de novo contactado.

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#11246 | JCC | 17 Oct 2001 14:23 | In reply to: #11238

Não tenho quase nada para lhe dizer senão que, quando consultei os livros paroquiais de Tavira, Santiago e Santa Maria, encontrei com alguma frequência este apelido.

Como a minha pesquisa estava centrada noutras familias não anotei nada de especial. Poderei, todavia, verificar se existem, nos registos que anotei, alguns membros dest familia que tenham sido padrinhos ou testemunhas.

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#12863 | PMS1960 | 14 Nov 2001 09:02 | In reply to: #11246

Sr. João Cordovil Cardoso:

Peço desculpa de só agora responder à sua intervenção neste forum quanto à família Sabbo.
De facto, não é novidade que tenham havido (e existem ainda) familiares meus no Algarve, mas a localização mais exacta de Tavira, Santiago e Santa Maria é um dado importante. Agradeço a sua informação, e, já agora, solicito-lhe que, se puder, me possa fornecer dados mais expecíficos.
Já agora, este PMS1960 é Pedro Sabbo, e serei familiar afastadíssimo desses Sabbos que diz ter "encontrado" no Algarve - Foi o meu bisavô, Augusto Victor Sabbo, que veio para Lisboa (por volta de 1900), tendo lá deixado um irmão e outros familiares, alguns dos quais referencia na sua mensagem.
Mai uma vez obrigado pela sua informação.
Com os meus cumprimentos

Pedro Sabbo

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#12933 | zmcm | 14 Nov 2001 23:47 | In reply to: #11238

Exmo Sr :
Fui eu que em tempos lhe falei dos Sabbos ( Mello e Sabbo mais própriamente) que conheço em Faro.
Hoje existem em Faro dois irmãos fruto de dois casamentos distintos do Sr. Dr Mello e Sabbo (grande Jurísta desta cidade) que casou em 1ªs núpcias com uma Senhora da família Bívar Winholtz cujo palácio se encontra nesta cidade. Deste casamento houve alguns filhos que vieram viver para Lisboa ( creio que uma filha que faleceu há cerca de 3 anos )e um filho que vive em Faro hoje proprietário do palácio Bívar Weinholtz, do 2º casamento do Sr. Dr Mello e Sabbo houve dois filhos dos quais um já faleceu, estando o 2º a viver em Faro casado e com descendência.
Não lhe posso dar mais informações pois não sei até que ponto estes elementos desta família estarão interessados em divulgar dados sobre os mesmos sem a sua expressa autorização.

cumprimentos
Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#12951 | PMS1960 | 15 Nov 2001 08:46 | In reply to: #12933

Sr. Miguel Cabrita Matias:

Agradeço ter voltado ao forum e ter entrado de novo em contacto comigo. A verdade é que tive dificuldades técnicas em poder entrar no forum, pelo facto de a minha senha ter expirado, e não se conseguir nova entrada. Só depois de falar com os serviços técnicos é que consegui desbloquear a situação mas não a tempo de responder à sua intervenção de então, justamente porque o assunto em discusão expirou também. Este PMS1960 é o mesmo que o 3771 da altura, apenas tive de alterar o usarname para me poder registar de novo.
Volto também a agredecer as suas informações. Quanto à confidencialidade das pessoas em foco penso não haver problemas. Eu próprio conto poder vir a estabelecer contactos com esse ramo da família do Algarve, e terei oportunidade de vir a confirmar todos estes dados que me apresentou.
Sugiro, se entender por melhor, que nos passemos a contactar via net.
Aguardo um contacto seu, e renovo o agradecimento no seu empenho em me ajudar a saber um pouco mais da minha família.

Pedro Sabbo

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#13013 | zmcm | 15 Nov 2001 23:29 | In reply to: #12951

Caro Pedro Sabbo :

Pouco mais há a dizer além do que já anteriormente disse, não conheço a genealogia da família, no entanto um dos Mello e Sabbo nascido do 2º casamento que referi na anterior mensagem é meu amigo de infância se bem que há muito tempo não tenho qualquer contacto com ele. Os seus meio-irmãos de apelido Bívar Weinholtz de Mello e Sabbo são de uma geração bastante diferente da minha pois separam-nos cerca de 15 anos de diferença, se bem que os conheça não tenho qualquer contacto com eles.
Este que eu conheço chama-se Luis Filipe de Brito Mello e Sabbo e vive em Faro ( se fôr á lista telefónica encontra o contacto), peço apenas se o contactar de não lhe dizer que fui eu que dei as pistas pois desconfio tanto quanto o conheço que ele não gostaria muito que eu fizesse isto sem o avisar.
Os Sabbo mencionados pelo João Cordovil Cardoso devem ser antepassados destes de Faro pois eles têm bastantes propriedades na zona de Tavira.

Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#13171 | PMS1960 | 19 Nov 2001 08:26 | In reply to: #13013

Sr. Miguel Cabrita Dias:

Renovo os agradecimentos já endereçados em se dispor a colaborar comigo no sentido se vir a saber algo mais sobre a minha família.
Quanto ao Sr. Luis Filipe Mello e Sabbo, de Faro, pode contar desde já com o pedido que me fez: Faz parte dos meus planos poder vir a contactá-lo, mas pode ficar descansado quanto à confidêncialidade das informações que me cedeu.
Um até breve, pois creio que ainda nos poderemos vir a contactar.
Obrigado, uma vez mais. Com os meus cumprimentos

Pedro Sabbo

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#13178 | zmcm | 19 Nov 2001 10:47 | In reply to: #13171

Caro Pedro Sabbo:
Agradeço a sua mensagem, estou a disposição para o ajudar no que fôr preciso.

De notar que só ontem me lembrei que este amigo meu não se chama Luis Filipe mas sim Luis Fernando, como sempre o tratei por Luís escapou-me este pormenor.
Parece-me no entanto que para obter mais informações da família a melhor pessoa a contactar é um irmão mais velho ( Engº Mello e Sabbo ) que também vive em Faro cujo contacto não tenho, no entanto se fôr á lista telefónica penso que o conseguirá, caso contrário fale com o Luis que ele lhe dará os contactos do irmão.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64323 | rmfrp | 06 May 2004 23:15 | In reply to: #11238

Caro Pedro Sabbo:

Apesar de já terem decorrido vários anos desde as suas intervenções, respondo a este tópico apenas para referir que ao pesquisar registos paroquiais da cidade de Faro existentes no Arquivo Distrital da mesma cidade vi de passagem algumas referências ao seu apelido.

Infelizmente, como não estava a pesquisar especificamente a família Sabbo, não tomei nota desses registos. Recordo-me porém de verificar que os Sabbo tinham origem italiana, de Veneza, se não estou em erro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64654 | 377381 | 10 May 2004 13:40 | In reply to: #64323

Meu Caro Rui Pereira:

Agradeço, uma vez mais, as suas notícias.
(Não lhe respondi logo na sexta-feira porque tinha perdido a senha de entrada no Forum).
Também eu já estive no Arquivo Distrital de Faro mas nessa altura não encontrei nenhum registo que apontasse para essa "origem". Fico grato porque, pela primeira vez, é atribuída uma localidade de origem da família Sabbo. Até agora, e pelo pouco que se sabe, "desconfiava-se" que a sua origem estava na Roménia (onde o sobrenome Szabbo é muito vulgar) ou até na Grécia, pois existem lá referências a "Sabbos". Itália, se bem que não estivesse fora de uma determinada lógica, é, de fact, plausível. Disse que tinha encontrado esta referência nos assentos de Faro (Cidade)?
Mais uma vez obrigado pela sua "dica".

Com os melhores cumprimentos

Pedro Sabbo

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64678 | rmfrp | 10 May 2004 20:55 | In reply to: #64654

Caro Pedro Sabbo:

Se não estou em erro, encontrei o apelido Sabbo em registos de casamento da freguesia de São Pedro da cidade de Faro, algures entre 1780 e 1860. Não lhe sei precisar melhor, infelizmente.

Naturalmente, para ter a certeza de que se trata da sua família, será preciso seguir a sua própria ascendência até à época em questão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64708 | abivar | 11 May 2004 13:26 | In reply to: #64654

Caro Pedro Sabbo:

Só agora vi este tópico, uma vez que só frequento este fórum desde finais de 2002. Sou primo direito dos "Bivares Sabbos" referidos noutras mensagens e sou muito amigo do meu primo João ("de Bivar Mello e Sabbo"), apesar de muito mais velho que eu, como era da minha prima Luisinha ("de Bivar Weinholtz e Sabbo"), infelizmente já desaparecida. Também conheci os meios-irmãos, mas já não vejo o Luís há muitos anos.

Sei alguma coisa acerca da ascendência paterna destes meus primos (a materna coincide com a do meu Pai e está bastante desenvolvida aqui na base de dados do Genea, onde a encontrará facilmente); do lado paterno tenho a ligação aos Mendonças Pessanhas por informações que me transmitiu o Miguel Corte Real, mas não sei muito acerca dos Sabbos propriamente ditos. Lembro-me de ter encontrado referência a um Sabo (com esta grafia) nos assentos de Faro, se não me engano ainda no século XVII, mas não havia indicação de que fosse estrangeiro; não desenvolvi mais as buscas porque estava a investigar outros ramos familiares e não sei se os meus primos se ligam a este. No entanto interesso-me muito por esta família tão ligada à minha, pelo que gostaria de manter o intercâmbio consigo. Pergunto-me se o nosso confrade Rui Pereira ao referir-se à origem veneziana não estará a pensar noutras famílias estrangeiras que se estabeleceram em Faro, com essa origem: os Doglionis e os Cumanos (meus ascendentes), também ligados (mas no século XIX) aos meus Bivares Weinholtz.

O meu mail é:

abivar arroba sapo ponto pt

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64709 | nunomaria | 11 May 2004 13:35 | In reply to: #64708

Olá António,

Fico encantado por encontrar-te por aqui!

Um abraço

Nuno Côrte-Real

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64710 | abivar | 11 May 2004 13:36 | In reply to: #64323

Caro Rui Pereira:

Respondi abaixo ao confrade Pedro Sabbo, relativamente ao que sei acerca da ascendência dos meus primos "Bivares Sabbos". Como já "espiolhei" bastante os assentos de Faro assaltou-me a seguinte dúvida (pela qual lhe peço desde já desculpa...): a ideia que tem de uma família veneziana pelo século XIX em Faro não será a dos Cumanos e Doglionis (meus ascendentes porque ligada posteriormente, mas ainda nesse século, aos meus Bivares Weinholtz)? é que de facto só encontrei um Sabo nos assentos de Faro, mas foi no século XVII e não havia indícios de que fosse estrangeiro... Na altura não desenvolvi as buscas nesse sentido e nunca investiguei a ascendência paterna dos meus primos, para além do que soube pelo Miguel Corte Real relativamente à ligação aos Mendonças Pessanhas, mas é aassunto que me interessa muiito, pelo que gostaria de trocar consigo as informações disponíveis.

O meu mail (parece-me que já o tem) é:

abivar arroba sapo ponto pt

Um abraço,

António Bivar

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64713 | abivar | 11 May 2004 14:04 | In reply to: #64709

Caríssimo!

Já tinha reparado que andavas por aqui mas tenho andado um bocado "arredado". Espero que tenhamos oportunidade de "conversar" bastante. Aqui fica o meu mail:

abivar arroba sapo ponto pt

Um grande abraço,

António

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64764 | rmfrp | 11 May 2004 23:51 | In reply to: #64654

Caro Pedro Sabbo:

Ao rever hoje os dados que recolhi em Faro, a propósito da intervenção do colega António Bivar neste mesmo tópico, verifiquei ter registado uma testemunha de apelido Sabbo em dois casamentos de familiares meus:

São Pedro, Faro, 02.11.1850 - Casamento de José Joaquim da Costa Lamim com D. Isabel Clara de Oliveira Pegado - testemunhas António Nicolau Sabbo e José Maria Ludovice.

São Pedro, Faro, 24.07.1851 - Casamento de Cláudio Francisco de Arnedo com Cândida Augusta - testemunhas António Nicolau Sabbo, casado, Administrador do Concelho de Faro, e José Baptista da Silva, casado, Escrivão da Administração do Concelho de Faro.

Por outro lado, na sequência das questões levantadas na intervenção de António Bivar, parece-me possível que a minha referência a uma origem italiana para a família Sabbo tenha resultado de uma confusão da minha parte. Se for esse o caso, desde já lhe apresento as minhas desculpas pelo erro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#64765 | rmfrp | 11 May 2004 23:52 | In reply to: #64710

Caro António Bivar:

Muito obrigado pelas suas observações. Infelizmente, e como já referi nas minhas intervenções anteriores, não tomei quaisquer notas especificamente sobre pessoas de apelido Sabbo. No entanto, verifiquei agora que registei testemunhas com esse apelido em casamentos que me interessavam, conforme descrevo em mensagem que dirigi ao colega Pedro Sabbo.

Relativamente à questão da origem italiana, poderei de facto ter confundido várias famílias que vi no mesmo dia (creio ter também visto alguns Cumano, pelo menos). Se assim for, desde já peço desculpa pelo erro e agradeço a correcção.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#152579 | LCM | 16 Apr 2007 16:58 | In reply to: #11238

Procuro informações sobre D. Maria Severiana Sabbo casada com o Capitão Francisco de Assis Baleizão.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=152578

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#152580 | LCM | 16 Apr 2007 16:59 | In reply to: #64765

Procuro informações sobre D. Maria Severiana Sabbo casada com o Capitão Francisco de Assis Baleizão.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=152578

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#159260 | LCM | 13 Jun 2007 19:01 | In reply to: #64708

Caro Tó,

Os Sabbo são mesmo de Veneza. Vê, sff, http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=159255

Abraço,
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Família SABBO

#322937 | Pedro Miguel Sabbo | 12 Feb 2013 16:14 | In reply to: #152579

Bom dia Lourenço Correia de Matos,
Não sei informações sobre a D. Maria Severiana Sabbo, mas gostava de saber que informações tem mais sobre a família Sabbo. Eu sou um Sabbo, de Lisboa, mais propriamente
Pedro Miguel Sabbo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Jun 2024, 05:19

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen