Ajuda no ADGuarda

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda no ADGuarda

#112523 | dhelena | 20 Feb 2006 21:18

Se algum dos confrades andar a pesquisar neste Arquivo, será que me pode dar uma ajuda no seguinte:
- casamento de António Lourenço, natural da serra da Borges ou Borga, filho de José Lourenço, natural de Maçainhas e de Maria Nunes, filha de Joaquim Fonseca e de Maria da Conceição, natural da dita serra. Casamento que se deve ter realizado por volta de 1840 .
- casamento de Bernardino Gonçalves, filho de Joaquim Gonçalves e de Maria Aguiar Felicia , todos naturais de Aldeia Ruiva, Ramela, com Margarida dos Prazeres,natural da serra da Freita,Ramela.este casamento ter-se-á realizado por volta de 1846.
desde já um Bem Haja a quem vier em auxilio.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251759 | macp | 16 Mar 2010 18:13 | In reply to: #112523

Cara Dulce
Em tempos pediu-me para lhe encontrar o nascimento de Augusto Pissarra Júnior. As datas que apontava eram entre 1860-1870.
Escrevo-lhe para lhe dizer, lamentando a demora, que não encontrei esse indivíduo na freguesia da Sé, Guarda, nessas datas.
Está desajustado do pedido anterior já antigo, mas perdi o rasto ao pedido a que me refiro. Espero que lhe chegue esta nota.
Peço desculpa mais uma vez pela demora.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251765 | dhelena | 16 Mar 2010 19:20 | In reply to: #251759

Cara Maria

Muito obrigada pela resposta ao meu pedido. Na realidade encontrei um documento que informa que este seria natural de Vila Garcia, mas o intervalo de anos provaveis do seu nascimento devem ser curtos, pois em 1894 foi pai de um filho e era comerciante. Talvez fosse + velho, seus pais eram Francisco Andrade Pissarra e Teresa Andrade Pissarra.

Agradecendo a sua boa cooperação, caso consiga alguma informação os meus melhores cumprimentos
Dulce José

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251777 | Odete2 | 16 Mar 2010 22:43 | In reply to: #251759

Peco ajuda para encontrar documentos de Marciano Monteiro nascido talvez ao redor de 1839 casado com Maria Jacinta Pires, pais de Luisa Antonia Pires, nao sei se tiveram mais filhos. Luisa Antonia Pires era mae de minha avo Cacilda de Sao Jose nascida com certeza mes e ano Agosto de 1892. minha avo se casou com Vicente de Jesus Ferreira em 14 de Agosto de 1915, na freguesia de Valflor concelho de Meda, distrito da Guarda.

Agradeco desde ja

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251800 | macp | 17 Mar 2010 12:13 | In reply to: #251777

Odete
Teria que fornecer mais dados de Marciano, lugar de nascimento, que pode não coincidir com a mesma freguesia em que casou a sua avó.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251801 | macp | 17 Mar 2010 12:17 | In reply to: #251765

Dulce
Sugere que procure em Vila Garcia entre 1860-1870 ou antes, percebi bem? Logo que possa, dir-lhe-ei algo.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251847 | Odete2 | 17 Mar 2010 22:07 | In reply to: #251800

Maria A. Pinto

Obrigada pela sugestao.

O unico documento de meu trisavo materno com o nome dele ( Marciano Monteiro) que tenho e o registo de nascimento de minha avo que nasceu na freguesia de Valflor, Meda, no dia 5 de agosto de 1892 com o nome de Cacilda de S. Jose.
Casou com Vicente de Jesus Ferreira em 14 de agosto de 1915 na freguesia de Valflor

Seus pais eram Jose de Santa Maria Vilar, e Luisa Antonia Pires os dois natural da feguesia de Meda e do concelho de Meda

Minha avo Cacilda teve como avos paternos Joao Antonio dos Santos e Maria de Jesus d'amaral

Avos maternos, Marciano Monteiro e Maria Jacinta Pires

Tentei pesquisar no ADGuarda consegui codigo de ref mas quando entrei na pagina recebi a mensagem de que a "informacao nao tratada arquivisticamente", o que eles querem dizer com esta mensagem?
Acho que sera muito dificil prosseguir na pesquisa.


Desde ja agradeco o interesse

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251878 | macp | 18 Mar 2010 14:34 | In reply to: #251847

Odete
Pelos dados que me indica, Marciano Monteiro, poderá ter nascido entre 1840-1855, em Val for, Meda. Será isto???
Não encontrou nenhuma outra indicação no assento de nascimento ou casamento da mãe de Cacilda?
Não sei que significado terá essa mensagem. Pode ser que ainda não está on-line? Ou pode não estar no Arquivo, visto que nem todos os documentos lá estão.
TEntarei verificar. Mas, como lhe disse, não lhe adianto data nenhuma, porque tenho outros projectos em mãos e nem sempre posso deslocar-me ao Arquivo com a urg~encia que por vezes se deseja.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251884 | Odete2 | 18 Mar 2010 15:38 | In reply to: #251878

Baseando-se na idade de minha avo, acho que mais ou menos entre esses anos.
so tenho o registo de nascimento de minha avo e nele esta somente os nomes dos meus bisavos e trisavos.

Este caso nao e de urgencia, quero compor a arvore genealogica da familia, esta dificil, mais tenho esperanca de conseguir algo.

Ficarei no aguardo quando puderes verificar algo.

Desde ja Obrigada

Odete Figueira de Souza

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251889 | macp | 18 Mar 2010 16:41 | In reply to: #251884

Boa tarde, Odete
De acordo. Procurarei logo que possa e dir-lhe-ei algo depois.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251927 | dhelena | 19 Mar 2010 18:30 | In reply to: #251801

Maria
Sugiro que procure em Vila Garcia entre 1850-1870 sff. Talvez se encontre, pois existem vários Andrades Pissarra ainda hoje em Vila Garcia e o Augusto Pissarra Junior quando nasceu seu filho já devia ter + de 30 anos.
Agradecendo a sua colaboração, com os meus cumprimentos
dulce josé

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#251984 | macp | 20 Mar 2010 18:32 | In reply to: #251927

Dulce
Logo que possa, dar-lhe-ei conta do resultado da procura.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#252102 | macp | 23 Mar 2010 17:53 | In reply to: #251927

Boa atrde, Dulce
Encontrei, creio o Augusto, a saber:
Assento nº 8 , folhas 3, 1860
Augusto nasceu no dia 14 de Março
filho de Francisco Andrade e Maria teresa , neto paterno de Alexandre Andrade e Maria Teresa e neto materno de Manuel de Andrade e Marcelina ( Marçalinna) dos Prazeres.
Apesar de não constar o apelido Pissarra penso que é este.
Não trouxe hoje comigo a cópia do assento por razões logísticas do Arquivo. Quinta- ou sexta envio-lha, se tiver a amabilidade de me enviar o seu endereço de correio normal para o meu endereço electrónico pintoalexandrina arrobasapopontopt
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#252103 | macp | 23 Mar 2010 17:58 | In reply to: #251884

Cara Odete, boa tarde
Pesquisei os assentos de baptismo entre 1842-1865 de Valflor , Meda e não encontrei Marciano. Antes, dessa data, os assentos estão em microfilme e a "máquina" estava já ocupada. Não pude ver mais nada. Descobri que Valflor tinha nessas datas o nome de Vale de Ladrões, o que sempre é uma curiosidade. Acha que vale a pena verificar nos anos anteriores a 1842?
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#252123 | Odete2 | 23 Mar 2010 23:25 | In reply to: #252103

Maria A. Pinto

Sera que valeria a pena pesquisar pelo assento de nascimento de minha avo Cacilda de Sao Jose, que diz, Conservadoria do Registo civil de Meda, Certidao Narrativa de Nascimento. Certifico que no livro de assentos de nascimento arquivado nesta Conservadoria, referente ao ano de 1892, freguesia de Valflor, existe um registo n. 18 do qual consta: Nome completo do registado Cacilda de Sao Jose, sexo feminino, Data do nascimento dia 05 do mes de agosto do ano de 1892,
Naturalidade: freguesia de Meda, Concelho de Meda, Jose de Santa Maria vilar, nao tem quantos anos ele tinha quando minha avo nasceu, natural de Meda, concelho de Meda. Mae Luisa Antonia Pires, tambem nao tem a idade dela, natural da freguesia de Meda e concelho de Meda. Avos paternos Joao Antonio dos Santos e Maria de Jesus d'Amaral, nada mais sobre eles. Avos maternos Marciano Monteiro e Maria Jacinta Pires.
Averbamentos: n.1, casou com Vicente de Jesus Ferreira em 14 de agosto de 1915 na freguesia de Valflor, concelho de Meda.

Sei que esta regiao se chamava Vale de Ladroes, pois no registo de nascimento de minha mae diz que ela nasceu as cinco horas do dia 20 de Marco de 1920 numa casa do lugar da Quinta do Convento da freguesia de Vale de Ladroes, deste concelho um individuo do sexo feminino ao qual foi dado o nome de Maria Isabel.
Depois mais embaixo tem nomes de testemunhas a importancia paga, reparticao do registo civil de Meda a data de trinta de Marco de mil novecentos e vinte e assinatura do ajudante do registo civil que nao consegui decifrar.

No item averbamento: Registo n. 116 ou 11G que diz Registada sob o numero noventa e dois , do livro primeiro do registo de cedulas do ano de mil novecentos e vinte e seis.
Casou civilmente com antonio figueira de souza em 26 de Marco de 1938 , no registo civil de Cubatao, Sao Paulo, Brasil alterou o nome para Maria Isabel Ferreira de Souza assento n. 1-C de 2003 Em 03 de Janeiro de 2003. ass: Maria Fernanda ........... P........ nao consigo decifrar os apelidos.

Se pesquisar um outro nome, por exemplo: A filha de Marciano, Luisa antonia Pires, que era mae da minha avo Cacilda que nasceu no ano de 1892.

Sera que esses dados podem ajudar na pesquisa? Nao tenho nada mais.

agradeco mais uma vez a pronta ajuda

Obrigada

Odete

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#252140 | macp | 24 Mar 2010 12:09 | In reply to: #252123

Odete
Concordo consigo: vou tentar primeiro encontrar o assento de nascimento de Luísa (mas procuro na freguesia da Meda, conforme os seus dados? o problema é que freguesia da Meda não é a de Valflor, será que Marciano também é da freguesia da Meda? ), ou sigo a pesquisa de Marciano antes de 1842. Se não nasceram na freguesia de Valflor, não os encontro aí. Se calhar é aqui que reside o problema; de qualquer modo, Marciano pode ter mesmo nascido antes de 1842.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#252251 | Odete2 | 26 Mar 2010 21:16 | In reply to: #252140

So posso dizer, ou escrever o que ja esta escrito acima, sou novata nas pesquisas e nao tenho ideia o que seria melhor, talvez como Meda e maior e no registo esta Valflor, Meda. Acho deve ser pesquisado em Meda.

Obrigada mais uma vez.

Odete

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#252302 | macp | 27 Mar 2010 17:31 | In reply to: #252251

Odete
É que a Meda é um concelho com várias freguesias, entre elas, a Meda e Valflor. Não são os mesmos documentos que se procuram: ou se procura numa ou noutra ou em ambas. Verei o que posso fazer.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#252357 | Odete2 | 28 Mar 2010 18:36 | In reply to: #252251

MACP

Eu pensei que estivesse tudo centralizado no Arquivo Distrital da Guarda, parece que nao e bem assim, e acho sera bem dificil comecar alguma pesquisa com esses nomes.

agradeco de novo pelo interesse

Odete

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#252362 | macp | 28 Mar 2010 19:35 | In reply to: #252357

Odete: não se preocupe, está tudo neste Arquivo, os documentos a pesquisar é que não estão todos nos mesmos livros. Vou tentar procurar. Não lhe prometo é rapidez.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253432 | macp | 20 Apr 2010 17:28 | In reply to: #252123

Boa tarde, Odete
Lamento informá-la que pesquisei Luísa Antónia, mãe de Cacilda para ver se se encontrava o elo de ligação com Marciano e não encontrei nenhum assento com esse nome. Vi os assentos das freguesias de Valflor e da Meda entre 1863 e 1874 e em nenhuma delas aparece o assento de baptismo dessa pessoa. Sem outras informações, vai ser difícil procurar, porque, como já lhe disse, o concelho da Meda tem outras freguesias, mas sem dados mais concretos, será difícil.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253480 | Odete2 | 21 Apr 2010 14:06 | In reply to: #253432

Maria
Agradeco muito a sua ajuda.
Acho melhor dar um tempo e quando for ao Brasil, contatarei outros parentes para ver que outro tipo de informacoes poderei obter para seguir com a procura.

Obrigadinho

Odete

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253485 | macp | 21 Apr 2010 15:54 | In reply to: #253480

Odete
Com certeza. Vá dando notícias.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253501 | Marggo | 21 Apr 2010 23:14 | In reply to: #253485

Se algum dos confrades fizer pesquisas no distrito da Guarda agradecia, caso seja possível ver meu 4ª avô Pedro José Simões nascido ( 1798/1800) em Ruivos fregusia de Nª Sª das Neves Sabugal Pinhel Guarda Sei que é filho de José Gasppar Simões e de Maria Martins.
Veio casar a S, Teotónio e nada mais sei.
Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos
Marggo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253529 | macp | 22 Apr 2010 15:49 | In reply to: #253501

Margoo
Poderei fazer a pesquisa, se não for urgente. Pretende o assento de baptismo de Pedro José Simões?
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253544 | Marggo | 22 Apr 2010 22:55 | In reply to: #253529

Maria
Muito obrigada pela vossa resposta. Não tenho pressa alguma quando lhe for possível. O meu ascendente é Pedro José Simões natural de Nª Sª das Neves Ruivos Sabugal Pinhel filho de José Gaspar Simões e Maria Martins naturais de Arrabaça da Vila de Jaromelo (não sei existe) Bispado da Guarda( constava ser prior.) Isto é o que tenho nuns apontamentos deixados por meu avô.
Cumprimentos
Marggo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253579 | macp | 23 Apr 2010 13:52 | In reply to: #253544

Margoo
Existe Jarmelo.
Portanto o que pretende é o assento de nascimento de Pedro José.
Quando tiver algum dado, dir-lhe-ei.
Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253590 | Marggo | 23 Apr 2010 17:16 | In reply to: #253579

Cara Maria

É realmente,pois a partir daí já posso pedir para o ADG sendo mais concisa.Quanto ao pai do Pedro José ( José Gaspar Simões ) confirma que existe Jarmelo e Arrabaça?Pode ser que no assento de nascimento se saiba mais sobre o pai .Foi pena o Arquivo estar tão pouco tempo onile.
Obrigada por toda atenção.
Cumprimentos
Marggo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253638 | macp | 24 Apr 2010 18:18 | In reply to: #253590

Boa tarde, Margoo
Existe Jarmelo e Rabaça, provavelmente a actual grafia de Arrabaça.
Mal tenha dados, informá-la-ei.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253655 | Marggo | 25 Apr 2010 01:12 | In reply to: #253638

Maria
Obrigada vou experimentar ,deve ser isso.Não tenho pressa.
Cumprimentos
Marggo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253807 | macp | 27 Apr 2010 17:07 | In reply to: #253655

Marggo, boa tarde
Não tenho boas notícias e talvez por isso se perceba não ter mais dados. Acontece que, em relação aos assentos de baptismo de Ruivós, Sabugal, há um hiato entre 1727 e 1813, isto é, por alguma razão ( podem ser várias) não existem no Arquivo Distrital da Guarda os assentos destes anos. Em Lisboa também não existem. O mais certo é não existirem em lado nenhum.
Lamento não poder ajudá-la.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253818 | Marggo | 27 Apr 2010 19:31 | In reply to: #253807

Maria
Muito obrigada pelas informações .Nada a fazer uma vez que não há documentos.
Já me ajudou muito.Vou deixar este em suspenso e seguir com outro ramo.
Cumprimentos
Marggo

Reply

Direct link:

Ajuda no ADGuarda

#253839 | Lourval | 28 Apr 2010 07:46 | In reply to: #253579

Cara Maria,

Sem querer abusar de sua gentileza. Eu gostaria de localizar o batismo de Isabel Leal Barros, em Sortelha, filha de Manuel Barros e de Isabel Jerônima. Manuel Barros natural de Sortelha (Sabugal) e Isabel Jerônima natural da Vila do Touro (Sabugal). O único filho anotado de Isabel Leal Barros nasceu em 30.04.1756 em Sortelha. Então Isabel Leal Barros nasceu antes de 1738. Mas se este filho de Isabel nascido em 1756 for um dos últimos filhos então Isabel poderá ter nascido cerca de 1720. Como o objetivo é conhecer os nomes dos avós de Isabel Leal Barros, então qualquer filho do casal serviria aos propósitos.

Equivalentemente resolveria a localização do casamento de Manuel Barros e Isabel Jerônimo que poderá ter acontecido na Vila do Touro mas não podemos descartar a possibilidade de ter acontecido em Sortelha.

O Leal de Isabel Leal Barros merece atenção. Nem o pai nem a mãe dela carregam o Leal. Logo não se descarta a possibilidade de que um dos pais dela seja Leal nos registros paroquiais. Então penso na possibilidade de termos Manuel Leal ao invés de Manuel Barros ou Isabel Leal ao invés de Isabel Jerônima.

Sem a menor pressa, agradeço antecipadamente.
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253848 | macp | 28 Apr 2010 11:37 | In reply to: #253839

caro Lourval
Tomei nota. Quando tiver disponibilidade, dar-lhe-ei conta do que encontrar.
Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253863 | Marggo | 28 Apr 2010 14:56 | In reply to: #253807

Maria

Desculpe incomodar , mas como o meu ascendente (José Gasppar Simôes)era Reverendo reitor o padre da igrja de Nª Sº das Neves em Ruivós por volta de 1780, é o que consta nos meus apontamentos sabe dizer-me onde posso procurar?
Obrigada e mais uma vez as minhas desculpas .
Cumprimentos
Marggo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253876 | Nelita | 28 Apr 2010 16:54 | In reply to: #253848

Cara Maria:

Vejo que tem ajudado no Arquivo Distrital da Guarda. Gostava de lhe perguntar se encontrou em alguma pesquisa Miguel de Almeida, nascido em Souropires, filho de Manuel Francisco, natural de Gouveia (?) e de Ana de Almeida, natural de Terrenho.
Casou ou teve filhos de Maria de Barreiros, natural de Casteição, finais do séc. XVII ou princípios do séc. XVIII.
Esta família residiu em Casteição, onde nasceram filhos de sobrenome Almeida. Agradecia qualquer informação.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253878 | macp | 28 Apr 2010 17:21 | In reply to: #253876

Cara Nelita
As pesquisas que tenho feito no Arquivo Distrital da Guarda são, geralmente, a pedidos concretos de alguns confrades. Se me der informações mais precisas sobre o que pretende, talvez possa ajudá-la, se não for nada urgente.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253879 | macp | 28 Apr 2010 17:27 | In reply to: #253863

Marggo
Não incomoda nada. Creio que há listas de ordenações de padres num conjunto de documentação chamada Inquirições de Genere em cada bispado, mas não sei onde nem como se encontram. Não estou muito a par. "Lançar" a pergunta em outra mensagem mais dirigida ao tema, por ex. como procurar o REv Reitor ...é uma sugestão.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253882 | Nelita | 28 Apr 2010 17:42 | In reply to: #253878

Cara Maria:

Muito obrigada. Sou descendente desse casal, mas não tenho datas precisas. O meu 5º avô de nome António de Almeida, nasceu em Paipenela. Um dos seus irmãos de nome João de Almeida, nasceu em Paipenela em 1746. Filhos de outro João de Almeida, de Paipenela. Este filho de Miguel de Almeida, de Souropires e de Maria de Barreiros, de Casteição.
Sem pressa e se me puder ajudar fico grata, pois é impossível deslocar-me à Guarda.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253883 | Marggo | 28 Apr 2010 17:57 | In reply to: #253879

Maria
Muito muito obrigada pela informação, assim vou fazer .Pode ser que tenha sorte.
Cumprimentos
Marggo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253921 | macp | 29 Apr 2010 14:49 | In reply to: #253882

Nelita: peço desculpa, mas não sei como chegou a essas datas e como anda a fazer a sua pesquisa de genealogia. Normalmente, parte-se da actualidade para os antepassados, nossos avós, depois bisavós e por aí fora ; no seu caso, tem o dado do nascimento do irmão do seu 5º avô e não do seu 5º avô. Porquê?
Também não entendi a relação entre os indivíduos. Vamos ver se me esclarece para eu chegar a alguma data: O seu 5º avô António de Almeida tinha um irmão, João que nasceu em 1746, em Paipenela. O António e o João são filhos de João de Almeida, de Paipenela. Poderá ter nascido entre 1706-1726. Certo?
É este João de Almeida que é filho de Miguel de Almeida?
Por que razão não se procura primeiro este? Ou já tem alguns dados? Nascimento ou casamento???
Por esta ordem de ideias, Miguel poderá nascido em Souropires, entre 1680-1700. São datas muito alargadas e imprecisas. Mas se me disser que este raciocínio está correcto, tratarei do asssunto... se não for muito urgente.
Cumprimentos.
maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253925 | Nelita | 29 Apr 2010 15:45 | In reply to: #253921

Cara Maria:

Desculpe não localizar tudo. Pesquisei no Arquivo de Lamego, onde encontrei algumas informações e fui completando cada vez que encontrei dados em algumas das paróquias estudadas, ou os apanhava como padrinhos de baptismo. Também fui ajudada pel João Braz que tem sido um grande amigo.

António de Almeida, n. em Castanheiro do Sul a (11/9/1900)-meu pai/ cerca de vinte anos mais velho do que a minha mãe.

Luís de Almeida, n. em Castanheiro do Sul, a (9/4/1874)-meu avô

Francisco Manuel de Almeida, n. em Castanheiro do Sul a (4/1/1829)-meu bisavô

Luís José de Almeida, n. em Castanheiro do Sul a (1/4/1800)-meu trisavô

Manuel de Jesus de Almeida, n. em Várzeas de Trevões a (4/10/1856)-meu 4º avô

António de Almeida, n. em Casteição (?) e faleceu em Várzeas de Trevões a (20/1/1799)-meu 5º avô

João de Almeida, n. em Paipenela (?), eram assistentes na Quinta da Serra-meu 6º avô

Miguel de Almeida, n. em Souropires, filho de Manuel Francisco e de Ana de Almeida, esta do Terrenho. Miguel de Almeida, meu 7º avô com minha 7ª avó Maria de Barreiros, natural de Casteição. Residiram em Paipenela.

Meu 7º avô Miguel de Almeida tinha pelo menos dois irmãos
1-João de Almeida, n. (') que casou com Catarina Francisca, n. de Souropires, filha de Manuel FRancisco e Catarina Domingues
1.1-João n. (24/5/1712)

2-Manuel de Almeida, Mazagão n. em Sernancelhe, (onde residiram tb. seus pais), casado com Leonor de Sousa

2.1-Caetana n. (12/10/1711)

Residiram nesta época em Casteição.

São os elementos que tenho, mas se por acaso se deparar com algum dos nomes agradeço ajuda.

Alguns Registos Paroquiais de Casteição e Paipenela estão no Arquivo Episcopal de Lamego. Souro pires suponho que estará na Guarda.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253962 | macp | 30 Apr 2010 11:45 | In reply to: #253925

Cara Nelita
Então vou procurar Miguel entre 1700-1712 , alargando um pouco as pesquisas. Deseja apenas as informações ou também uma cópia do assento? Se encontrar mais algum dado, tomarei nota.
Ficou registado. Quando puder, irei ao Arquivo.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253969 | cabjoka | 30 Apr 2010 12:52 | In reply to: #253925

Cara Nelita.
Por acaso a Sra. teria alguma informação, de quem foram os pais de Ana de Almeida (Terrenho), que foi casada com Manuel Francisco. Agradeço antecipadamente a vossa colaboração.
Com os devidos cumprimentos.
José Gonçalves.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253982 | Nelita | 30 Apr 2010 18:35 | In reply to: #253969

Caro José Gonçalves:

Até agora não tenho mais informações. Quando tiver partilho. Agradeço também qualquer informação.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#253984 | Nelita | 30 Apr 2010 18:37 | In reply to: #253962

Cara Maria:

Muito obrigada. Qualquer informação é importante. As informações chegam, desde que mencione as fontes.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#254190 | macp | 04 May 2010 18:07 | In reply to: #253925

Nelita, boa tarde
Não tenho boas notícias: 1º não há documentos no Arquivo Distrital da Guarda relativos a baptismos de Souropires entre 1676-1703;
2º portanto apenas vi o microfilme ( é o que se pode consultar; os livros estão em Lisboa) entre 1704-1714.
3º não encontrei o Miguel.
Acontece também que muitas folhas não se liam bem. Lamento muito.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#254191 | macp | 04 May 2010 18:10 | In reply to: #253839

Caro Lourval
Lamento mas não tenho boas notícias: vi o microfilme de Sortelha entre 1718 e 1729 e não encontrei a Isabel. Muitas folhas estavam completamnte ilegíveis e estragadas até com a indicação de rotas e manchadas. Quando voltar ao Arquivo, tenciono ver o microfilme entre 1730 e 1738.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

Ajuda no ADGuarda

#254193 | Lourval | 04 May 2010 18:29 | In reply to: #254191

Cara Maria,

Muito obrigado. Caso você não venha a encontrar a Isabel entre 1730 e 1738, ou qualquer irmão dela neste período, serei levado a crer então que nasceram em Vila do Touro pois a mãe dela é de lá natural.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#254194 | Nelita | 04 May 2010 19:04 | In reply to: #254190

Cara Maria:

Mesmo assim agradeço muito o seu cuidado. Vamos tentando, mas suponho que o Miguel de Almeida teria nascido antes, pois aparece-me em Paipenela um Domingos, n. a (19/10/1692), filho de Maria, solteira e de Miguel de Almeida, tendo como padrinhos de baptismo Manuel da Fonseca e Benta Fernandes.
Não tenho a certza se é o mesmo Miguel, mas se um dia encontrar alguém Almeida ou Barreiros, de Casteição, Paipenela ou Souropires agradeço me informe.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#254234 | macp | 05 May 2010 12:04 | In reply to: #254194

nelita
Não tem que agradecer. Boa sorte.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#254547 | macp | 11 May 2010 17:26 | In reply to: #254193

Caro Lourval
Mais cedo do que pensava, pude voltar ao Arquivo e pesquisei o que me faltava entre 1729 e 1738, na Sortelha, Sabugal. Não encontrei essa Isabel que pretende. Ressalvo o facto de, não no caso destes anos, mas nos anteriores, as páginas estarem em muito mau estado e ser impossível garantir que não está aí registada.
Lamento muito.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

Ajuda no ADGuarda

#254548 | Lourval | 11 May 2010 17:40 | In reply to: #254547

Cara Maria,

Você já ajudou muito pois agora por exclusão voltar-me-ei à Vila do Touro. Isabel Leal de Barros teve seus filhos em Sortelha e seu pai era de lá natural. Mas a mãe dela era de Vila do Touro.

Obrigado
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#254549 | macp | 11 May 2010 17:46 | In reply to: #254548

Caro Lourval
Espero que assim seja. Até outra oportunidade.
Cumprimentos.
Maria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 21:29

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen