Sentença Salomónica ?

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Títulos

Sentença Salomónica ?

#112903 | José | 25 Feb 2006 17:13

Depois de muitas opiniões e pareceres - até há data nunca devidamente fundamentados - surge este artigo na Revista Sábado nº95 de 23.Fev. a propósito da sucessão do ducado de Cadaval:
D.Jaime A.P.Melo tentou em vida que o ducado se transmitisse para a filha mais velha do segundo casamento, Diana.
De acordo com a norma de transmissão de títulos deveria passar para a filha mais velha do primeiro casamento.
"A resolução do problema obrigou à intervenção de D.Duarte Pio que decidiu de uma forma peculiar:
Diana ... será duquesa de Cadaval apenas em vida;
Rosalinda ... poderá utilizar o título de duquesa de Cadaval-Hermès...
Depois da morte de Diana, herdam o brazão os descendentes de Rosalinda ".
É a primeira vez que ouço falar da criação do título de Cadaval-Hermès.
Trata-se do primeiro título criado por D.Duarte ?

Cpmts
JSPinto

P.S. Dispensa-se a prestimosa participação de "he knows who" :-)

Reply

Direct link:

RE: Sentença Salomónica ?

#112917 | Mavasc | 25 Feb 2006 19:28 | In reply to: #112903

Caro confrade José S. Pinto

Este tema já aqui foi tratado, veja em " Duquesa de Cadaval" , por tópico, e verá que não é novidade. Se o título Cadaval-Hermés foi agora criado ...creio que deve ter sido, não existia, de certeza. O facto de, depois de D. Diana, herdarem o título os descendentaes de D. Rosalinda significa que, cumpridas as últimas vontades do último Duque de Cadaval, a sucessão no título passa aos naturais sucessores. Decisão consensual, sábia, mas não salomónica, senão cortava-se o tíyulo ao meio ...e não ficavam senão dois meios duques de Cadaval.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Sentença Salomónica ?

#112923 | LCM | 25 Feb 2006 20:28 | In reply to: #112903

Caro JSPinto

Não entendo o seu espanto. Este assunto foi discutido exaustivamente em diversos tópicos, um deles, pelo menos, aberto por si. Se e bem me lembro, o que agora saiu na "Sábado" está escrito algures aqui no Fórum há mais de um ano.

Quanto à questão da criação de títulos por S.A.R. o Senhor D. Duarte também não entendo a sua pergunta. Eu próprio lhe escrevi sobre o título concedido à Marquesa Olga, de Marquesa de Cadaval, num tópico aberto por si:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=38415#lista

Quanto às questões que levanta tenho o maior prazer em esclarecê-lo pessoalmente quando entender, mas não reacenderei a polémica neste Fórum. Peça, se faz favor, o meu contacto de e-mail aos moderadores e encontrarmo-nos-emos.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Sentença Salomónica ?

#112964 | José | 26 Feb 2006 17:00 | In reply to: #112923

Caro Lourenço Correia de Matos

Tem toda a razão e a sua resposta foi perfeitamente esclarecedora.
Mas ... já lá vão 3 anos e o meu "computador" não retém tudo :-)
Fez bem em lembrar que D.Olga teve o título de Marquesa concedido pelo Senhor D.Duarte, pois pensava que o usasse apenas por ter sido casada com o Marquês D. António .

Quanto à repartição dos títulos, já muito foi dito, falou-se na divisão dos títulos pelas várias filhas, com o título de duquesa de Cadaval para uma, o de marquesa de Ferreira para outra, etc. , cada um deu o seu contributo/opinião, só que, não tendo acesso às actas em que foi tomada a decisão final, estranhei a criação do novo título de duquesa de Cadaval-Hermès.

Aliás, se vir a página do Genea, este continua a considerar D.Rosalinda como duquesa de Cadaval – tout court.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=6795

Com os meus melhores cumprimentos
JSPinto

Reply

Direct link:

RE: Sentença Salomónica ?

#112966 | José | 26 Feb 2006 17:13 | In reply to: #112917

Cara Maria Benedita

Sei bem que o tema da sucessão da casa Cadaval já foi tratado bastantes vezes neste Forum.

A novidade, pelo menos para mim, foi ter visto, pela primeira vez, duas coisas:
1. A criação do título Cadaval-Hermès para uso de D.Rosalinda em vida de D.Diana.
2. A forma ziguezaguiante que a sucessão irá tomar.

Se esta decisão respeita a vontade do último duque, provavelmente só a consulta do seu testamento ou a troca de correspondência sobre o assunto entre o duque e D.Duarte o poderia esclarecer.

Do que resultou nas anteriores abordagens ao tema, pareceu-me que a ideia era a de que o título se mantivesse na descendência do 2º casamento do duque D.Jaime, pois havia a questão de o 1º casamento não ter sido celebrado catolicamente.
Se realmente era essa a ideia, D.Duarte realmente agiu como o rei Salomão.
Agradou em parte a D.Jaime, criando duquesa D.Diana, mas a contrariou-o na medida em que a "legalidade sucessória" será reposta após o falecimento desta, na linha da meia-irmã D.Rosalinda.
Agora, se esta decisão agrada ou desagrada a todas ... só as próprias o poderão dizer.

Melhores cumprimentos
JSPinto

Reply

Direct link:

RE: Sentença Salomónica ?

#112976 | Mavasc | 26 Feb 2006 19:33 | In reply to: #112966

Caro José S Pinto

Ao que me lembre houve uma decisão de D. Duarte Nuno sobre a equiparação do casamento civil ao católico para estes fins. Assim, o facto de o 1º casamento do Duque de Cadaval ter sido apenas civil não invalida os direitos dos descendentes daquele ao título em questão. Falou-se também em pacto sucessório, mas há que ponderar que, se D. Rosalinda aceitou que fosse a irmã a nova Duquesa de Cadaval isso não obriga os seus descendentes.
De qualquer modo, e ao que parece, a questão está ultrapassada.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 20:10

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen