Onde Procurar testamento!

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Formação

Onde Procurar testamento!

#113352 | R.Miguel Nunes | 03 Mar 2006 19:28

Caros Confrades,

Como aprendiz de genealogista que sou, mais uma vez recorro ao precioso auxilio dos muy prezados confrades, na seguinte questão: possuo um registo de óbito que afirma que determinado individuo (em 1921, Freixo de Espada è Cinta) antes de falecer deixou testamento... a questão é, onde encontro o registo do dito testamento?

Atenciosamente,
R. Miguel Nunes

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#113358 | R.Miguel Nunes | 03 Mar 2006 20:28 | In reply to: #113352

Caros Confrades,

E se a pessoa em questão não deixou testamento, mas sendo solteira e sem filhos, embora tenha deixado bens... o que poderei fazer para encontrar o rol de bens e respectivas partilhas, pois sei que houve partilhas de tais bens - terrenos, casas e "contas no banco"...

Atenciosamente,
R. Miguel Nunes

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#113414 | manelsp | 04 Mar 2006 20:02 | In reply to: #113352

Caro R. Miguel Nunes
Não sei se será de grande ajuda, mas deve haver em freixo-de-espada-à cinta um arquivo notarial, por onde creio que poderá iniciar a sua pesquisa. Os arquivos distritais - neste caso, bragança - destinam-se unicamente a documentos com mais de cem anos. Não sei mais, mas aqui fica esta dica que não sei se será de grande ajuda, mas é de boa vontade.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#113422 | R.Miguel Nunes | 04 Mar 2006 21:01 | In reply to: #113414

Caro Manuel Pizarro,

Muito agradecido pela sua achega... todas as ajudas são sempre bem vindas. Bem Haja.

Cordialmente,
R. Miguel Nunes

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#113515 | fertelde | 06 Mar 2006 20:11 | In reply to: #113358

Se essa pesoa era solteira e sem filhos, deverá ter havido uma habilitaçao de herdeiros, mor quando houve partilhas, porque senao seriam os pais da pessoa em causa que herdariam por direito proprio. ( por nao haver descendentes).
A seguir à habilitaçao de herdeiros, se deverá ter feito um rol de bens a serem partilhados. Isto deverá estar em algum Cartório Notarial da(s) comarca(s) onde possuia bens. Os bens teriam que estar registrados para demonstrar a propriedade antes da partilha. Registro de propriedade da Comarca...
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#113527 | R.Miguel Nunes | 06 Mar 2006 22:55 | In reply to: #113515

Caro Fernando de Telde,

Muito agradecido pela sua achega...

Cordialmente,
R.Miguel Nunes

Reply

Direct link:

Repito a questão para...

#160696 | manelam | 24 Jun 2007 00:37 | In reply to: #113422

Bem, antes de mais, utilizo este "velhinho" tópico ao invés do lançar, por ser adepto da reciclagem! :)

A minha questão é idêntica. Mas no caso, procuro aceder ao testamento de um indivíduo falecido em 1960, numa freguesia de Viseu. Imagino que é uma questão básica, quase não a vinha colocar... mas confesso que de momento estou em branco.

Meus cumprimentos!

Reply

Direct link:

RE: Repito a questão para...

#160721 | jamador | 24 Jun 2007 12:37 | In reply to: #160696

Bom dia,

Segundo creio o registo dos testamentos é feito no Arquivos Centrais de Lisboa. Mediante um pagamento é-nos indicada a localização do testamento, caso exista.

Se assim for, com a apresentação de uma certidão de óbito podemos aceder ao testamento no respectivo cartório.

Em 1960 será assim, em 1921 não sei se já era.

Pelo facto de se ler em determinada certidão de óbito que o falecido fez testamento, não deve tal assumir-se como certo.
As declarações para os óbitos eram muitas vezes feitas pelas funerárias e seus funcionários que muitas vezes transmitiam informações falsas.

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#160732 | recio | 24 Jun 2007 14:50 | In reply to: #113352

caro Miguel Nunes
Já hoje foi respondido ,mas eu reforço nos Registos centrais em Lisboa mediante o pagamento de 25 € procuram em todos os cartorios mesmo os testamentos que foram anulados,não sei se 1921 está abrangido, mas sei que minha irmã faleceu em 2000 e nos registos Centrais eu consegui com certidão de obito dela até mesmo os testamentos que são anulados que foi o meu caso
Espero que ajude
Ana Recio

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#160758 | judiaria | 24 Jun 2007 18:12 | In reply to: #113352

Carissimo
Poderá também verificar na Repartição de Finanças onde teria bens ou onde residia, o respectivo Processo de Imposto Sucessório, ou Imposto sobre Sucessões e Doações, pois se houve testamento, o mesmo deverá constar de tal processo.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: Repito a questão para...

#160821 | R.Miguel Nunes | 25 Jun 2007 02:11 | In reply to: #160721

Caro Confrade,

Grato pela achega.

Cordislmente,
RMiguel Nunes

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#160823 | R.Miguel Nunes | 25 Jun 2007 02:12 | In reply to: #160732

Cara Confreira,

Grato pela achega.

Cordislmente,
RMiguel Nunes

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#160824 | R.Miguel Nunes | 25 Jun 2007 02:12 | In reply to: #160758

Caro Confrade,

Grato pela achega.

Cordislmente,
RMiguel Nunes

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#161598 | Fontanetti | 02 Jul 2007 18:47 | In reply to: #160824

Caro Ricardo, Tudo bem com voce ? Agradecia imenso se me desse o ponto da situacao em relacao a sua pesquisa referente aos malafaia, ja faz mais de ano que nao me escreve nada. Tambem gostaria de receber uma copia da quarta e ultima carta do meu bisavo que me prometeu mas nunca mandou. Obrigado, Clodoaldo

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#161601 | R.Miguel Nunes | 02 Jul 2007 19:10 | In reply to: #161598

Caro Fontanetti,

Me queira desculpar mas essa pesquisa encontra-se parada faz precisamente um ano, e apenas penso retoma-la no proximo ano...

Cordialmente,
RMiguel Nunes

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#161602 | Fontanetti | 02 Jul 2007 19:15 | In reply to: #161601

Obrigado pela rapida resposta Ricardo, mas voce poderia me mandar uma copia da ultima carta do meu bisavo ? Me interessa muito ler o conteudo dela. Um abraco, Clodoaldo

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#165889 | luizinho | 27 Aug 2007 22:22 | In reply to: #160732

Ana Recio.

Saudações

Lendo a sua correspondencia para o Miguel Nunes, tomo a liberdade de solicitar sua orientação para onde devo escrever, a fim de localizar o testamento abaixo descrito.
Meu sexto avô Antonio Moraes, cc. com Anna João, faleceu em 23.07.1727 , e no livro Baptismo e Óbitos de 1710 a 1740 ,da Freguesia de Touro, Vila Nova de Paiva, consta que "fez testamento". Fiz várias buscas através de Viseu ,AdGuarda e Bispado de Lamego e nada, só informam que que não é com eles.Peço a fineza, se possível ,me dê uma luz, estou no fim de um tunel e nada vejo.
Antecipadamente grato
Luizinho
Familia Moraes

Reply

Direct link:

RE: Onde Procurar testamento!

#165897 | recio | 27 Aug 2007 23:12 | In reply to: #165889

Caro Luizinho
pelo que me é dado ver o seu sexto avô faleceu em Touro,Viseu tente ver nesse livro junto ao obito por vezes eles faziam o testamento na hora da morte, tambem pode acontecer que umas folhas desse mesmo livro haja esse testamento na ultima hipotece pergunte no arquivo de Viseu os notarios que existiam nessa data ou anterior e procure nos livros de testamentos.

Cumps
Ana Recio

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Jun 2024, 15:09

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen