Famílias Villagran Cabrita e Camisão no Brasil

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Brasil

Famílias Villagran Cabrita e Camisão no Brasil

#114460 | Luiz Alberto | 19 Mar 2006 02:05

Caríssimas/os confrades:

Terminada em 2005 e distribuída minha obra inicial " Apontamentos Genealógicos das Famílias Costa Fernandes, Bacellar, Perry, Braga e Aliadas", Rio de Janeiro 2005, venho, desta feita, pedir o auxílio dos amigos para dados referentes às famílias Villagran Cabrita ...e Camisão, no Brasil.

Por que?
Esta minha escolha recaiu nestas duas famílias brasileiras, ambas machucadas pelo infortúnio da perda de pessoas nas respectivas famílias, na Guerra do Paraguai, em situações bem diversas;

I - CABRITA, devido aos feitos do brilhante oficial da Engenharia do Exército Brasileiro João Carlos de Villagran Cabrita - que se tornaria depois Patrono da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro - João Carlos de Villagran Cabrita era filho do Cel. Francisco de Paula de Avellar Cabrita, nascido em Lagos, cerca de 1780 e de Dona Polônia de Villagran nascida em Montevidéu, cerca de 1787).

Morreu de forma inimaginável: após vitória das forças brasileiras, por ele lideradas, na defesa das posições brasileiras na Ilha da Redenção (depois Ilha Cabrita), enquanto fazia o registro das ações na luta, já então terminada - com vitória das forças brasileiras - é atingido, bem como o grupo de oficiais que o cercava então, por tiro de obus disparado do Forte de Itapirú em 10/04/1866.

O que puderem me informar dos ascendentes e descendentes do referido João Carlos de Villagran Cabrita, será muito bem-vindo!



II - CAMISÃO, outro elemento marcante na Guerra do Paraguai; Carlos de Moraes Camisão. Por todos conhecido devido ao divulgadíssimo livro " A Retirada da Laguna" de Visconde de Taunay. Merece de nós todo o maior respeito, pelo dilema humano vivido por aquele chefe militar, sem comunicações com seus superiores, sem conhecer o terreno por onde invadia o Paraguai, com os inesperados problemas de abastecimento enfrentados. Fome, doença, fogo, guerra!
Ainda mais, premido pela guerra interna que travava consigo mesmo, desde episódio anterior, quando os paraguaios invadiram o Mato Grosso e Corumbá foi tomada sem resistência dos brasileiros, tempo em que Carlos de Moraes Camisão era sub-Comandante das unidades de tal cidade.

Minha intenção é me ater aos ramos da família Camisão no Brasil, pois que da família Camisão em Portugal, outros muito mais capacitados e conhecedores do tema que eu, já o fizeram e estão fazendo brilhantemente, em Portugal.

Os Ramos até agora em desenvolvimento no meu trabalho dos Camisão-Brasil são:

1) Andrade Camisão - cujo primeiro registrado nos meus trabalhos é o de José Caetano de Andrade - que depois incorpora ao nome Camisão no nome;

2) Moraes Camisão - Cujo mais antigo nome até agora no meu trabalho é o de José Caetano [de Moraes Camisão], nascido por volta de 1759 (Brasil ou Portugal?, onde?) pai de Joaquim de Moraes Camisão nascido no Rio de Janeiro cerca de 1789.

3) Araújo Camisão - Começando nos meus estudos com o Dr. Lázaro Moreira Landeiro Camisão, (casado com Bernarda de Pinho) , pai do cap José Maria de Araújo Camisão, nascido em Vila Rica (MG), cerca de 1768. Com diversos representantes na Guerra do Paraguai, tais como o ten-cel Francisco Antonio de Souza Camisão, cap Tito de Souza Camisão;

Possivelmente todos três ramos acima tem ligações familiares, que até agora não descobri... e que gostaria muito de saber!

Todos os dados que tiverem e desejarem compartilhar comigo serão muito bem-vindos!



Atenciosamente,

Luiz Alberto da Costa Fernandes

Reply

Direct link:

Famílias Villagran Cabrita e Camisão no Brasil

#377580 | Matheus villagran | 03 Feb 2017 22:05 | In reply to: #114460

Luiz Alberto, eu descobri recentemente que tenho parentesco com João Carlos Villagran Cabrita por parte da minha avó terezinha villagran fila de yolanda Villagran e joão feliciano villagran porem não sei muito sobre o parentesco só o que descobri com meus tios

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 May 2024, 02:58

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen