Barreto Perdigão de GOIS

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Barreto Perdigão de GOIS

#114657 | JM | 21 Mar 2006 16:35

Caros confrades

Ao investigar a ascendencia do meu 4º Avô José Sanches Figueiredo Barreto Perdigão, médico em Alcobaça, encontro o regeisto seu Avô, chamado Francisco José Figueiredo Leitão baptizado em Alvorge a 3.11.1782, e filho do Bel Cap. Joaquim José Reis Saraiva e de Francisca Violante Sanches Figueiredo. Conheço a ascendencia desta senhora através de informações de um site sobre "Genealogia dos Figueiredos da Lavre de Goes e todos ..." mas gostava de conhecer a relação desta com o padrinho do filho - Francisco Xavier Botelho Perdigão Vilas Boas e não encontrei nada que mo permita fazer. (há nesta base de dados uma pessoa com o mesmo nome mas sem ascendencia) e agradecia a quem me pudesse ajudar
Com os melhores cumprimentos

Jorge Raposo de Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#114660 | alentejo | 21 Mar 2006 16:55 | In reply to: #114657

Tente uma publicação, reeditada na década de 80 ou 90, que leva por nome "Arquivo de Góis", num dos volumes é tratada a genealogia dos Perdigão Villas-Boas.

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#114687 | RCCORREIA | 21 Mar 2006 22:28 | In reply to: #114657

Caro Jorge Magalhães

Possuo alguma informação que lhe pode ser útil.

Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas, Capitão-Mor de Góis e Juiz foi o 5º avô de minha esposa e possuo grande parte da sua ascendência e descendência. Parte dessa existe de facto na referência dada pelo confrade Alentejo (NB).

Disponha se quiser para ruipontoccorreiaarrobaclixpontopt

Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#114688 | RCCORREIA | 21 Mar 2006 22:42 | In reply to: #114657

Caro Jorge

A referência que faz à Genealogia dos Figueiredo da Lavra de Goes está correcta e há um ponto de partida comum que lhe poderei explicar.

Francisco Xavier era filho de
Bernardo Barreto Perdigão de Vilas-Boas, capitão-mór de Góis e
de sua esposa (e sobrinha) Victória Elisabeth Botelho de Vilas Boas,

neto paterno (e bisneto materno) de António Barreto Perdigão de Vilas-Boas (neto de Felicitas Duarte de Figueiredo) e
de Maria Thereza de Brito Barreto Borges (de Pomares, Avô)

e neto materno de Victor Barreto Perdigão de Vilas-Boas (irmão de Bernardo) e
de Josefa Luiza Botelho (neta do 1º Conde de S. Miguel Francisco Nuno Álvares Botelho).

RC

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#114702 | JM | 22 Mar 2006 08:43 | In reply to: #114688

Caros Alentejo e Rui Correia
Muito obrigado pelas informações e agradeço também a rapidez da preciosa ajuda.
Jorge R M

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#114719 | AQF | 22 Mar 2006 13:10 | In reply to: #114657

Caro Jorge Raposo e Magalhães,

Não venho acrescentar nada ao que outros confrades aqui lhe indicaram, mas tão somente informar que o site que refere, de que sou autor, basicamente, contem apenas as pessoas tratadas no livro sobre Figueiredos e Queiroz que o meu pai publicou em 1949.

Contudo, se tiver interesse para si, informo-o que tenho outro site muito mais abrangente e completo, sobre os Figueiredos e outros apelidos, onde poderá encontrar parte do que procura e quicá dar alguns contributos nos ramos que lhe digam respeito.

Para lhe enviar a informação pertinente basta que deixe o seu e-mail na caixa de correio existente para o efeito no site que já conhece ou que peça ao moderador o meu e-mail.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo Queiroz da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#114729 | AQF | 22 Mar 2006 15:32 | In reply to: #114657

Caro Jorge Raposo de Magalhães,

Com a informação que deu aqui, tentei acrescentar no site os seus avoengos, mas como os dados são limitados agradeço que depois confirme e complete.

Se o que lá coloquei estiver correcto a informação que pede e que o programa indica é a seguinte:

Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas é um primo em 3º grau de um dos pais de Francisca Violante Sanches Figueiredo.
Com efeito,
António Rodrigues de Brito Barreto (1 grau de parentesco).
Felicita Duarte de Figueiredo (1 grau de parentesco).
são ao mesmo tempo
antepassados da 5ta geração de Francisca Violante Sanches Figueiredo
antepassados da 4ta geração de Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas

Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas é também um primo em 4rto grau de Francisca Violante Sanches Figueiredo.
Com efeito,
António Rodrigues de Brito Barreto (1 grau de parentesco).
Felicita Duarte de Figueiredo (1 grau de parentesco).
são ao mesmo tempo
antepassados da 5ta geração de Francisca Violante Sanches Figueiredo
antepassados da 5ta geração de Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas

Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas é também um primo em 3º grau de um(a) avô(ó) de Francisca Violante Sanches Figueiredo.
Com efeito,
António Rodrigues de Brito Barreto (1 grau de parentesco).
Felicita Duarte de Figueiredo (1 grau de parentesco).
são ao mesmo tempo
antepassados da 6ta geração de Francisca Violante Sanches Figueiredo
antepassados da 4ta geração de Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas

Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas é também um primo em 4rto grau de um dos pais de Francisca Violante Sanches Figueiredo.
Com efeito,
António Rodrigues de Brito Barreto (1 grau de parentesco).
Felicita Duarte de Figueiredo (1 grau de parentesco).
são ao mesmo tempo
antepassados da 6ta geração de Francisca Violante Sanches Figueiredo
antepassados da 5ta geração de Francisco Xavier Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas

Total: 8 graus de parentesco
António Rodrigues de Brito Barreto: 4 graus de parentesco
Felicita Duarte de Figueiredo: 4 graus de parentesco

Toda esta informação mais as correspondentes árvores podem ser vistos no site.

Claro que se houver outros parentescos ainda não introduzidos a situação poderá ser outra.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#114735 | JM | 22 Mar 2006 17:01 | In reply to: #114719

Caro Ângelo Queiroz da Fonseca

Muito obrigado pelas completíssimas informações que me facultou e pelas que já antes sem o saber me tinha facultado, pela consulta que fiz ao seu site dos Figueiredos de Lavra.
Entretanto pedi ao moderador o seu e-mail para poder consultar este outro site que refere.
Com os melhores cumprimentos,

Jorge

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#114772 | AQF | 23 Mar 2006 04:26 | In reply to: #114735

Caro Jorge Magalhães,

Não tem que agradecer. É sempre um prazer saber que os dados que temos podem ser úteis a outros confrades, nomeadamente aos parentes.

Já recebi a mensagem do moderador e brevemente enviar-lhe-ei um e-mail com a informação prometida.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#131823 | Granja | 21 Oct 2006 17:58 | In reply to: #114657

Caro Jorge

Houve um José Joaquim Sanches Barreto de Figueiredo Perdigão, filho de José Sanches Barreto de Figueiredo que casou em Bragança em 1888 com D.Antónia Maria Lopes

Se precisar de alguns dados disponha embora não sejam eles muitos!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#151626 | AQF | 07 Apr 2007 11:02 | In reply to: #131823

Caro Confrade Filipe de Campos,

Embora se tratem de meus colaterais, tinha algum interesse em conhecer mais informação relativa a estes Figueiredos, nomeadamente o nome da mãe do José Joaquim B F Perdigão, os pais / avós da esposa, testemunhas / padrinhos e data do casamento.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#156331 | nnamabra | 16 May 2007 20:30 | In reply to: #114657

Os avós que constam naquele registo de baptismo do Alvorge interessam-lhe?
Já agora, Bel Cap. parece-me mais Dr. Cap. ... isto fará mais sentido?

Cumprimentos,

Nuno Namora

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#156333 | RCCORREIA | 16 May 2007 21:04 | In reply to: #156331

Se calhar Bel por Bacharel (?) ...
Que dizem?

Cumpts
RCC

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#156335 | nnamabra | 16 May 2007 21:15 | In reply to: #156333

Podia ser... mas a verade é que me parece (por ter visto o registo em causa) mais "Dr." do que "Bel" ou "Bel.".

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigгo de GOIS

#156389 | Granja | 17 May 2007 11:12 | In reply to: #151626

Caro Confrade

Nao tenho comigo esses dados mas vou tentar ainda hoje arranjá-los mandar. Sei que houve filhos nscidos cá na cidade.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigгo de GOIS

#156393 | AQF | 17 May 2007 11:25 | In reply to: #156389

Caro Confrade,

Fico-lhe muito agradecido pela informação.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#165123 | AQF | 16 Aug 2007 12:27 | In reply to: #156389

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Tendo passado novamente por este tópico durante as férias, verifiquei que afinal não me chegou a enviar os dados que se dispunha a arranjar e teriam interesse para mim.

Como poderá ter havido algum lapso na sua resposta, vinha perguntar-lhe se sempre conseguiu alguma coisa.

Desde já agradecido, envio os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#167211 | Granja | 12 Sep 2007 12:28 | In reply to: #165123

Caro Ângelo da Fonseca

Por ausência prolongada não pude responder antes à sua mensagem. Pois bem o pouco que consegui foi isto:

I – D.ANTÓNIA MARIA LOPES, nasceu em Bragança onde foi exposta e foi baptizada em Paçó (Vinhais) em 28 de Novembro de 1879, sendo padrinhos Henrique José dos Santos e Mariana Barreira, filha natural de Maria Guilhermina de Madureira, solteira, natural de Bragança e neta materna de incógnitos.
Casou em 1888 com José Joaquim Sanches Barreto de Figueiredo Perdigão Júnior, nascido na freguesia de São Diniz de Vila Real em 15 de Setembro de 1861, aí baptizado a 25 de Outubro, sendo padrinhos o Dr.Leonardo de Sousa Magalhães, da freguesia de São Pedro e o Santíssimo Coração de Maria, invocado por Joaquim Luiz Antunes Teixeira; filho de José Sanches Barreto de Figueiredo Perdigão, natural de Góis e de sua mulher D.Josefa Carolina Cabral Teixeira de Moraes, natural de São Pedro de Vila Real, neto paterno de José Sanches Barreto de Figueiredo Perdigão, natural de Santa Maria Maior e de D.Maria Carlatina Henriques de Albuquerque Secco, natural de São Bartolomeu de Coimbra e materno de José Teixeira Cabral de Moraes, natural de Vila Real e avó incógnita.


Um abraço esperando que lhe seja útil

Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#167282 | AQF | 13 Sep 2007 02:48 | In reply to: #167211

Caro Filipe de Campos,

Fico-lhe agradecido pela informação, que seguramente será muito útil para o entendimento de mais este ramo de Figueiredos Perdigões.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#312515 | AlbertoFerro | 26 Aug 2012 01:34 | In reply to: #167211

Caro Filipe de Campos

Comecei há pouco a pesquisar um pouco os meus antepassados e encontrei este forum e a sua mensagem.
Dois pontos suscitaram-me interesse:
1. Sei que um dos meus trisavôs maternos é José Teixeira Cabral de Morais que nasceu em Vila Real, em 1782 ou 1792, e aí faleceu em 21.5.1860 e cuja filha é de facto D.Josefa Carolina Cabral Teixeira de Moraes minha bisavó. Tudo indica que o meu avô materno Luís Cabral e Sousa Teixeira de MORAIS, nascido em Vila Real a 3.1.1866 e falecido em Lisboa a 10 Maio 1943 é filho de Augusto Guilherme de Sousa,
nascido em Lourosa, distrito de Castelo Branco, a 27.01.1839, e falecido em 1904 e de Josefa Carolina Cabral Teixeira de Moraes. Quererá isto dizer que D. Josefa casou duas vezes?
Lembro-me de a minha mãe, recentemente falecida, referir que tinha uns primos Perdigão.
Será que me pode dar alguam ajuda no esclarecimento desta dúvida?

2. Refere também desconhecer a avó materna, esposa de José Teixeira de Morais. Apesar de não ter conseguido ainda descobrir o nome tudo indica ser filha de José Pedro Quintella que terá sido Desembargador de Relação do Porto. Descobri esta informação na literatura de Camilo especificamente em
BIBLIOTHECA DE ALGIBEIRA - NOITES DE INSOMNIA OFFERECIDAS A QUEM NÃO PÓDE DORMIR
PUBLICAÇÃO MENSAL N.o 1--JANEIRO
O LIVRO 5.o DA ORDENAÇÃO, TITULO 22.

Com os meus agradecimentos,
Alberto Cabral Ferro

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#312530 | AQF | 26 Aug 2012 15:11 | In reply to: #312515

Caro Alberto Cabral Ferro,

Com a informação dada em tempos pelo Confrade Filipe de Campos, com alguma informação recolhida por mim mais a sua informação, parece poder-se concluir o seguinte:

- D. Josefa Carolina Cabral Teixeira de Moraes terá casado primeiro com o Ten. Cor. José Sanches Barreto de Figueiredo Perdigão, pois o filho José Joaquim Sanches Barreto de Figueiredo Perdigão nasce em 1861 enquanto o filho da mesma senhora e de Augusto Guilherme de Sousa, de nome Luís Cabral e Sousa Teixeira de Morais, nasce em 1866. Tiveram pelo menos outro filho, Abílio Barreto de Figueiredo Perdigão, que vem na B. D. do Geneall (ver http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1229073).
- O primeiro marido nasceu a 8.02.1820 na vila, fregª e concº de Góis e faleceu a 14.11.1897 com 77 anos. Fez carreira militar onde chegou a Tenente Coronel, participou na revolta dos marechais e foi Governador militar de Lamego.
- Nestas circunstâncias, a tratar-se da mesma D. Josefa de Moraes, tudo indica que a segunda relação se deu após separação do 1º marido tanto mais que este aparece aqui no Geneall casado segunda vez em 1872.

Embora sem o esclarecer cabalmente, por agora é o que posso informar.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Barreto Perdigão de GOIS

#312560 | AlbertoFerro | 26 Aug 2012 22:44 | In reply to: #312530

Caro Angelo Fonseca

Muito obrigado pelo seu esclarecimento.
Penso que se trata da mesma D. Josefa de Morais, porque Filipe de Campos refere também no seu email que José Cabral Teixeira de Morais (figura pública bem documentada) era seu pai.
Muito agradecia que me comunicasse qualquer informação que venha a obter sobre este assunto.
Com os melhores cumprimentos,
Alberto Ferro

Reply

Direct link:

Augusto Guilherme de Sousa

#405954 | mtt | 31 Jul 2018 05:51 | In reply to: #312515

Caro Alberto Cabral Ferro
Diz na sua mensagem que "tudo indica que o meu avô materno Luís Cabral e Sousa Teixeira de MORAIS, nascido em Vila Real a 3.1.1866 e falecido em Lisboa a 10 Maio 1943 é filho de Augusto Guilherme de Sousa".
A redacção suscita a ideia de que não viu o assento de baptismo.
Se assim é, onde encontrou a informação que lhe permitiu associar a filha do célebre governador civil de Vila Real ao mencionado Augusto Guilherme de Sousa?
Cordiais Cumprimentos,
Manuel Cravo.

Reply

Direct link:

Barreto Perdigão de GOIS

#425320 | AlbertoFerro | 02 Jul 2020 13:26 | In reply to: #405954

Caro Manuel Bravo

Peço em 1º lugar desculpa por só agora responder à sua questão.
De facto não tenho o assento de Baptismo de Luís Cabral e Sousa Teixeira de Morais.
Contudo a sua afiliação consta em:
https://ahm-germil.exercito.pt/details?id=752267
A afiliação consta também na certidão de nascimento da minha mãe, filha de Luís Cabral e Sousa Teixeira de Morais.
Cordiais cumprimentos
Alberto Cabral Ferro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 May 2024, 05:44

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen